Calma, não é a ECOD3 não, eheheheh... É mais uma de suas várias concorrentes não listadas em bolsa, a Delta Biocombustíveis, conforme esta notícia de 31/05.
Quanto mais eu leio sobre biocombustíveis, mais me mantenho afastado de ECOD3, conforme já disse nesse blog, em 02/01/2010 e em 13/05/10.
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Valentim,
ResponderExcluirÉ conhecido que o transporte no Brasil é majoritariamente por via rodoviária, utilizando-se de caminhões e ônibus, urbanos, intermunicipais, interestaduais, e até internacionais.
Atualmente adicionando meros 5% de biodiesel ao diesel comum, já existe uma demanda de quase 3B de m3/ano. Imaginemos com o crescimento do país, o aumento da adição para 20% e ainda a utilização em transportes urbanos e até aviões ( vide experiência da TAM neste segmento ainda este ano ).
A previsão é que sem grandes acontecimentos a demanda por biodiesel aumente em 10 vezes até 2015, aí está o grande motivo pelo qual tem surgido novas empresas no segmento.
Minha visão é de que a BRASIL ECODIESEL vai ser comprada em parte, e receber um forte aporte de capital, sendo capaz de multiplicar de tamanho de 3 a 5 vezes nos próximos 4 anos.
O único dificultador para o papel voltar ao patamar de R$ 5 a R$ 7 é o fato da grande dispersão dos mesmos nas mãos de pequenos investidores, o que faz com que o investidor que tenha apetite para comprá-la, precise alinhar estes interesses.
Mas uma coisa é líquida e certa, mesmo com todos estes acontecimentos contrários à empresa nos últimos 12 meses, R$ 0,85 pela ação é uma pechincha.
Anônimo, não acho que aumento de tamanho vá melhorar a lucratividade da Ecod não... Vai diluir mais seu capital, tornando
ResponderExcluirqualquer distribuição de dividendos insignificante. A empresa poderá valer mais, mas seu preço por ação não deve melhorar (e acho 0,85 caro).
Quanto à demanda por biodiesel, acho que ele compete muito com alimentos (porque demanda muita terra cultivável). Na verdade, acho que é mais fácil acontecer um salto tecnológico que poderá melhorar os motores, diminuindo o consumo. Isso, aliado a novas descobertas de petróleo e novas formas de energia para motores (inclusive elétrica), não é um bom cenário para
a empresa, fora o que já falei nos posts mencionados acima.
Valentim, respeito sua opinião, porém penso diferente.
ResponderExcluirPenso que até 2015 a demanda global por biodiesel aumentará substancialmente, o uso de energia elétrica efetivamente em transporte ainda é incipiente e deve demorar cerca de 10 anos para se efetivar, concorrendo inclusive com a demanda doméstica e industrial ( mesmo problema que citou dos alimentos, só que de outra fonte ).
Lembre-se que diesel é empregado em transporte de grande porte, coletivo e de carga, e o biodiesel concorre em parte com a soja para alimentação, mas já há estudos efetivos para uso de outras matérias-primas, como o pinhão-manso.
Fato é que são necessárias várias fontes de energia, a demanda por energia é crescente e deve aumentar com o emprego e aumento da tecnologia, então a longo prazo, diria de 2 a 4 anos, o biodiesel deve tomar escala global, e aí surgem oportunidades interessantes de consolidação e investimentos internacionais para um negócio que está se estabilizando ainda, como foi o álcool cerca de 10 anos atrás.
Anônimo, o que vc diz é bem factível mesmo. Também acho que Ecod pode ser comprada, ou talvez comprar outras empresas, mas no momento seus resultados assustam o mercado.
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