O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

04/06/2010

O filme "Avatar", a Vale e as bolsas.

Quem viu o ótimo filme "Avatar" não pode deixar de lembrar das bolsas, e principalmente da Vale. Em determinado momento do filme, a empresa mineradora se vê obrigada a destruir uma floresta, para ter acesso a um metal valiosíssimo. Seria necessário agir  rapidamente para dar tempo de mencionar o feito no próximo balanço trimestral, para dar trades mamão com açucar aos comprados.
Tudo a ver com as bolsas e com a destruição do ambiente provocada por mineradores e outras indústrias. É o preço de viver na civilização moderna: caem os índios, sobrevive a civilização dominante.

Não é à toa que "Avatar" e seu diretor, James Cameron, não ganharam o Oscar. Ele critica profundamente a civilização, rotulando-a de atrasada; sem solução; os índios é que estariam corretos. Por outro lado, venceu a ex-esposa de Cameron, Kathryn Bigelow, que dirigiu o filme vencedor, "Guerra ao Terror". Esse filme também critica a civilização, mas ressalta o heroísmo individual, passando a imagem de que nem tudo é perfeito, mas a vida continua e deve ser feito o melhor possível. É mesmo um filme mais pé-no-chão, mais ligado à realidade do que "Avatar".
-

2 comentários:

  1. Valentim,
    Dps veja

    http://www.youtube.com/watch?v=EewGMBOB4Gg

    Enfim,
    bom final de semana
    T+
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Opa Márcio, valeu pela indicação.
    Dei uma olhada, são 2 horas de filme, ehehehe. Assim que tiver um tempo vejo tudo.

    ResponderExcluir