O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

19/05/2010

Fumo, Drogas, Bebidas e Vaidade: as melhores apostas da bolsa

Vejam os gráficos de CRUZ3, DROG3, AMBV4 e NATU3, dos setores de fumo, medicamentos, bebidas e de cosméticos: os papiros só subiram, ou mantiveram os níveis antes da recente queda.
É o retrato do mundo: só se dá bem quem vende o que a maioria quer comprar, ou seja, bebidas, cigarros, remédios e trecos para seduzir e ficar mais bonitos que os outros.
Negada quer mais é chapar o côco, viver na farra e sair bonito na foto, kkkkkkk

Há vários meses atrás, vários economistas sérios falavam em crise em W, tais como o Reinaldo Giannetti, que falou nisso cedo demais (a bolsa subiu quando ele falou que iria começar a cair, mas só agora começou a cair).

A grande pergunta é: quando vai parar de cair e começar  a subir de novo.

Eu acho que agora o mercado tende selecionar mais as ações, que poderão não seguir uma direção única como antes. Acho que será época do famoso "stock picking".
Se o petróleo continuar caindo, OGX, OSX e Petrobrás ficarão no marasmo. O mesmo acontecerá com Vale, se de fato a China parar de crescer, diminuir demanda por minério e se o tal novo imposto sobre seus produtos de fato for implementado.

No momento, acho que o setor elétrico tende a crescer, por simples motivo: o boom de construções no Brasil vai gerar mais demanda por eletricidade, principalmente residencial, que é o caso de ELPL. Além das novas moradias, há mais demanda por aumento no número de aparelhos elétricos em residências, além do óbvio crescimento demográfico.

As ações de construtoras dependerão do nível do faturamento das empresas e da taxa de inadimplência dos compradores dos imóveis, que depende da taxa de juros vigente. Se houver encalhes de imóveis e arrefecimento nos lançamentos, além de inadimplência em níveis altos, os papiros de construtoras podem cair adestradinhos, proporcionando trades mamão estragado com açucar com formiga para comprados.

O setor industrial voltado para consumo interno, de bens e de equipamentos, tende a crescer, porque agora no Brasil é a hora: ou há investimentos em infraestrutura, ou o país vai para o buraco de vez. Não dá para enrolar mais. Por isso, algumas siderúrgicas podem se dar bem, desde que forneçam para os setores certos no mercado interno. Pegando o vácuo, elétricas que fornecem para indústrias (CMIG, por exemplo) tendem a se valorizar também.
-

5 comentários:

  1. Valentim,
    Você acredita em especulação internacional? Estava falando com meu professor de economia ele me falou sobre esse fato...
    T+
    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  2. Como assim especulação internacional? Vc quer dizer que estão forçando artificialmente a queda para comprar mais barato? Talvez não.
    Veja o novo post que escrevi hoje.

    ResponderExcluir
  3. Sim isso mesmo... Forçar para comprar barato... Velentim,você sabe que as Blue Chips não caem assim...
    Irei ver... Sucesso meu nobre
    T+
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Márcio, na verdade acho que o motivo dessa queda toda é realização de lucros ou de prejuízos dos gringos para cobrir rombos nos países deles ou porque viram novas oportunidades de investimento melhores que a Bovespa.
    Como já disse, tem muito trade mamão com açucar lá fora também.
    Acho que teve manipulação somente na famosa quinta-feira, depois é efeito manada mesmo.

    ResponderExcluir
  5. É realmente muito bom até aqui o desempenho dessas açoes.
    Mas me lembro , cosa de uns 40 dias ou menos atras
    Uma materia agora nao me lembro a fonte que falava de algumas açoes que poderiam ser beneficiadas com a alta da inflação etc.
    Entre ela estava cruz3 e natu3
    O ruim é que se o mercado reagir elas começam a cair as vezes rss. mais ou menos o que acontece com as elétricas que tem altas menores e volatilidade tambem.

    ResponderExcluir