O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

05/05/2010

O Homem de Ferro, os insiders e suas ações.

Os fatos que acontecem nas empresas Stark mostram um pequeno lampejo do que pode ocorrer com nossas ações.
Nos dois filmes da série, vemos diálogos de que participa o excêntrico controlador, Tony Stark. “Se você fizer isso, Tony, amanhã nossas ações despencam no mínimo 40%”.
O que poderia acontecer na vida real? Obviamente, os insiders poderiam ganhar dinheiro com essa informação privilegiada, entrando vendidos nas ações e recomprando-as após a vertiginosa queda, embolsando gordos lucros.
Já imaginou se você fosse um acionista minoritário, sem acesso a essas informações? Você iria ver a enorme queda sem aparente motivo. Depois iria ver as informações dos aluguéis das ações (que a bolsa divulga com defasagem de 2 ou 3 dias) que subiram muito. Tudo isso sem poder fazer nada – no máximo, vender com prejuízo ou esperar uma futura recuperação dos preços.
----------
Nesses filmes americanos que são badalados pela mídia e que chegam no Brasil (há centenas de outros melhores, mas não são badalados e saem direto nas locadoras, outros nem chegam ao Brasil), há várias mensagens de cunho social contidas na narrativa.

Aqui comento brevemente algumas dessas mensagens, contidas no Homem de Ferro 2:

- o inimigo está no governo. Se você quer fazer algo bem feito, faça você mesmo.
- Excesso de trabalho vai matá-lo. Aproveite a vida. Ah, e só pode ser com uma mulher só (essa é fácil de ver nos James Bond modernos, que não come ninguém mais).
- Se você for bem sucedido, alguém vai odiá-lo e tentar prejudicá-lo (essa é óbvia demais, mas está patente no filme).
- Os verdadeiros amigos são aqueles que se aproximam de você justamente quando está na pior.
- As mulheres não podem fazer tudo que os homens fazem (essa é sobre a Potts nesse último filme, que parece ter passado essa mensagem).

Uma frase marcante do Homem de Ferro 2: Stark diz claramente: “Com o homem de ferro, enfim, privatizamos a paz mundial”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário