O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

04/05/2010

Consumo de eletricidade e geração de empregos cresceram.

Desde janeiro/2010, venho falando aqui neste blog que a bolsa estava cara e a relação risco/retorno era alta. Tá aí no box ao lado e nos posts passados.
Com a queda de fato materializada, minha conclusão é de que os grandes fundos nacionais e investidores estrangeiros estão realizando lucros aqui e indo buscar oportunidades em outros mercados, seja em bolsa (da Grécia, por exemplo), seja imóveis baratos ou títulos públicos (EUA por exemplo).
Para quem investe somente aqui (ou seja, a maioria dos investidores individuais), resta analisar as boas oportunidades que começam a surgir. Não sabemos onde é o fundo; poucos privilegiados sabem (aqueles que sabem o fluxo de dinheiro dos grandes fundos).


Seguindo o objetivo do blog, que é divulgar meus estudos, seguem abaixo uma coleção de notícias, que podem beneficiar papiros de elétricas, tais como ELPL6, CMIG e outras.


O lance agora é saber QUANDO comprar... Essa é a pergunta que vale 100% de seu capital. Quando será o fundo? Vamos continuar acompanhando.
---



 "A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou há pouco reajuste de tarifas de energia de quatro distribuidoras que atendem municípios do interior de São Paulo, que pertencem ao Grupo Rede Energia. As novas tarifas entrarão em vigor na próxima segunda-feira (10).
A Distribuidora Vale Paranapanema, que atende a 27 municípios paulistas, incluindo a cidade de Assis, terá uma redução de 4,99% nas tarifas dos consumidores residenciais e do comércio. Os clientes que recebem energia em alta tensão terão uma queda nas tarifas entre 3,58% e 6,23%".

---
"Apesar da crise, o consumo de eletricidade nas residências aumentou 5,3% em 2009, chegando a 8,7 TWh. O consumo per capita mensal subiu de 42 para 43,8 quilowatt-hora (kWh) por habitante", diz informe à imprensa da EPE.  [...]  As maiores quedas proporcionais por fonte de geração de energia foram de gás natural (17,7%) e carvão mineral e derivados ((19,4%). Já em petróleo e derivados, a redução foi de apenas 0,3%, de 92,4 milhões de tep para 92,1 milhões de tep".
Fonte: Ag. Estado, em  de 29/4/10.


---
"A geração de empregos nas principais metrópoles brasileiras mais que dobrou no primeiro trimestre deste ano. Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) feito para o iG mostra que de janeiro a março foram criadas, em média, 657 mil vagas, um salto de 231% em relação ao mesmo período de 2009. O cálculo foi feito com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)".
Fonte: IG, em 29/4/10.


-



Nenhum comentário:

Postar um comentário