O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

09/01/2010

INPAR (INPR3): um mico que pode se tornar mid-cap ou vai afundar de vez?

INPR3 caiu de 23,00 em 07/2007 para os atuais 3,50.  A razão para a queda parece ter sido os constantes prejuízos apresentados após seu IPO de 06/2007. Outro ponto importante foi a precificação de lançamento das ações, que foi de cerca de 18,90, muito exagerado - acho que 7,00 na época estaria de bom tamanho.

Mas hoje em dia vivemos o boom imobiliário brasileiro, com vários investidores estrangeiros comprando participações nas empresas nacionais. Por motivos óbvios, a INPR3 não acompanhou a tremenda alta de seus pares, tais como MRVE3, GFSA3, RSID3, que atraíram os investidores dada sua lucratividade.

Será que a Inpar vai se recuperar, eliminar prejuízos e valorizar seu papiro?

No 3T09 deu lucro pela primeira vez, após 4 trimestres apresentando resultado negativo. Mas parece não se tratar de lucro consistente, face a outros indicadores de suas demonstrações contábeis.

Comparando 9M09 com 9M08, suas vendas totais e número de unidades vendidas caiu cerca de 65%.
Comparando 3T09 com 3T08, a queda foi de 43%  para vendas e 19% para unidades.
Um baita tombo; parece que não estão conseguindo recuperar volume. Mas há recuparação na lucratividade.

O histórico da empresa não ajuda a acreditar no papel, conforme trecho extraído de seu site de RI:

"A Inpar nasceu do empreendedorismo da família Parizotto, que despontou no cenário empresarial brasileiro com a criação do Atacadão, uma das maiores lojas varejistas de alimentos do Brasil. Ainda à frente dessa companhia, a família passou a investir na compra de terrenos e imóveis. Esse movimento serviu de plataforma para que, em 1992, Alcides, Cesar e Marco Parizotto decidissem se desligar do Atacadão (empresa que desde 2007 é controlada pelo Carrefour) e investir apenas no mercado imobiliário. Nascia, então, a Inpar".

No meu entendimento, parece que eles estão ainda aprendendo a lidar com o mercado de construção e têm custos muito altos..

Entretanto, o papiro parece estar subavaliado, se for considerado que há boa tendência de recuparação da empresa, por causa do lucro apresentado e da perspectiva do mercado em que atua.

Para quem quiser assumir um risco considerável e acreditar, eu acho que há espaço para valorização até 6,50 em 2010, caso o entusiasmo com o mercado imobiliário continue e ela continue a apresentar melhoras em sua lucratividade.

Dos atuais 3,50 para 6,50 em menos de um ano seria um trade mamão com açucar de 85%, nada mal!


Mas eu não entraria nesse papel... Por enquanto, acho muito arriscado - por outro lado, esse mesmo motivo pode dar bons lucros a quem comprar!
-

11 comentários:

  1. Vou repetir o que escrevi para vc ver se é em cima do muro:

    "...Mas eu não entraria nesse papel... Por enquanto, acho muito arriscado."

    Entendeu agora?

    ResponderExcluir
  2. BOLINA


    ESSE PAPEL ESTÁ R$3,00 VALE APENA COMPRAR?

    ResponderExcluir
  3. Bolina

    Já comprei e estou negativo 4,5% comprei a 3,24 e agora está 3,08, mas o bom de tudo isso, é um papel barato, aí se perde pouco!!!! ACREDITO QUE VAI DAR UMA MOVIMENTADA

    ResponderExcluir
  4. Estava comprado em 4,3

    ResponderExcluir
  5. Será que recupero o prejuízo?

    ResponderExcluir
  6. Comprado a 4,30? Não sei se volta. Minha opinião hoje sobre Inpar é: se ela conseguir passar confiança ao investidor; se conseguir aumentar suas vendas e lucratividade, é muito provável que possa ir até os 6,00 em menos de 2 anos. O problema dela é baixa lucratividade e baixo crescimento de vendas.
    O que vc deveria ter feito era ter estopado em uns 3,70 ou mais. Agora realmente não sei o que vc faz.

    ResponderExcluir
  7. Comprado à 3.09, e ai possoal oque vcs acham?

    ResponderExcluir
  8. HMMMM, eu não gosto do setor de construção pq subiu demais e pq há discussão sobre possíveis novas regras contábeis a serem aplicadas no setor. Good Luck to you!

    ResponderExcluir
  9. A INPAR Sempre Será Uma fría, corra enquanto pode

    ResponderExcluir