O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

23/01/2010

Bovespa com 5 milhões de acionistas ? Só se for no ano 3500!

Às vezes comento com colegas  e amigos sobre aplicações na bolsa. A maioria só lembra de fraudes, tipo "Naji Nahas", "fundo Sparta", "fraude dos derivativos lastreados em dólar" e outros acontecimentos negativos.
Quando falo sobre aplicar em fundos de ações independentes, não vinculados a bancos, dizem que "todos quebram no final".


E por que lembram-se somente dos aspectos negativos? É certamente por causa da impunidade passada que leva a um temor de fraudes futuras.


Então como a Bovespa quer convencer 5 milhões de pessoas de que a bolsa é um bom investimento?  Deveria começar estimulando a CVM a fiscalizar de fato as empresas, e estas a evitar fraudes a acionistas, ou resolver de forma justa e rápida os conflitos.


O caso da Brasil Telecom e Telemar só está começando a tomar corpo na imprensa (até o Paulo Henrique Amorim já começou a falar dele). Se a CVM, Bovespa  e Oi não agirem logo, será mais um mico na mente das pessoas que as manterão afastadas da bolsa.  E certamente irá afastar investidores que já estão dentro.



O caso dos derivativos lastreados em dólar ficou sem punições e sem indenizações a acionistas.


O caso dos dividendos da Eletrobrás agora está na mídia especializada, e mostra que, se você quer investir em empresas boas pagadoras de dividendos, pode ficar a ver navios durante longos anos.


Concluo que a situação atual do mercado de ações não estimula novos investidores a arriscar seu rico dinheirinho nos papiros da bolsa... Afinal, ninguém quer ser mais um sardinha para ser abocanhado pelos "tubas"!


-

4 comentários:

  1. concordo com os argumentos de falar que nunca que a bolsa terá 5 milhoes de acionistas, mas acho que na parte dos exemplos de fraudes faltou conhecimento de sua parte !

    ResponderExcluir
  2. Valentim Terrajaneiro 27, 2010

    Não fiz pesquisa profunda sobre fraudes envolvendo ações negociadas na Bovespa. Só expus o que as pessoas em geral pensam o que é fraude e acham que podem ser prejudicadas por isso e, assim, não aplicam na bolsa.
    Quis dizer que falta uma sensação de segurança aos potenciais investidores da bovespa.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.

    Em recente pesquisa o numero de cpf cadastrado na bolsa aumentou apenas uns 15 mil continua em 585 mil mais ou menos, indicando que esta mais ou menos estavel em relação ao ano passado o ingresso de pessoas fisícas na Bovespa.
    E me parece tambem que o ano passado teve um participação maior de pessoas fisicas por causa da crise, pessoas viram uma boa oportunidade de entrada em 2009.
    Entao me parece que em 5 anos o Bovespa chegar a 2 Milhoes ja vai ser muito né ? rss

    ResponderExcluir
  4. Valentim Terraamarço 16, 2010

    Também acho que 2 milhões de cpf em 5 anos seria muito.
    Mercado precisa passar mais confiança aos investidores, com mais controle e mais punição aos fraudadores de acionistas minoritários.

    ResponderExcluir