O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

01/02/2011

Programa Money Talks e a questão da análise e cursos sobre mercado.

O programa Money Talks da última sexta-feira, neste link, propôs discussão sobre vários cursos divulgados na internet por profissionais de reputação duvidosa – talvez picaretas.

Eu tenho uma opinião sobre esses cursos e até sobre análises de ações divulgadas gratuitamente ou não na internet.
Observamos que a CVM e APIMEC, através do Processo CVM nº RJ-2010-1108 e INSTRUÇÃO CVM 483, de 6 de julho de 2010, estabeleceram novas normas para quem quer ganhar dinheiro com indicações sobre quaisquer ativos financeiros negociados em bolsa.

Será que essa regulamentação evita a picaretagem?

Minha resposta é NÃO! Apenas limita a picaretagem a seletos profissionais que pagam as taxas à APIMEC e à CVM.
Eu acho que a CVM perde ótima oportunidade de ampliar a difusão do conhecimento e da propaganda da bolsa se permitisse que mais pessoas pudessem dar cursos e fazer indicações remuneradas, sem ter que arcar com custos de APIMEC e CVM. A relação custo/benefício do cadastramento na APIMEC pode não ser favorável, já que no Brasil poucas pessoas iriam pagar pelas informações . O ideal para a Bovespa , para o desenvolvimento do mercado e para todos é que essa reserva de mercado fosse revista. Deveria ser permitido a qualquer pessoa cobrar por cursos, indicações baseadas em AF ou AT, desde que essas pessoas divulgassem com transparência suas credenciais acadêmicas e profissionais. Caberia às pessoas decidirem se comprariam relatórios de profissionais com CNPI ou de outras pessoas.

Outro problema relacionado a isso é a independência do analista CNPI. A grande maioria deles tem relação de dependência com instituições, razão pela qual a certificação CNPI não garante uma boa análise para o comprador de relatórios . Basta pesquisar na internet sobre esse assunto e veremos muitos textos, tais como estes.

8 comentários:

  1. Eu discordo.

    --
    El Gnomo de Briga.

    ResponderExcluir
  2. aldlashdlashhddlsahd

    El Galetovisky

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Gnomo de Briga.

    ResponderExcluir
  4. Meu Nobre...
    Boa Noite

    http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/economia/mat/2011/02/03/the-economist-revista-britanica-aponta-ganancia-politica-como-um-dos-entraves-para-pre-sal-923732899.asp

    Dps deixa o feeback
    T+
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Márcio, é na linha daquilo que já andei falando no blog sobre a Petro - basta pesquisar aí por PETR4.
    Há muito tempo correm notícias sobre a dificuldade de extração de oil do pré-sal. Agora a nova dificuldade que a revista vê é política, ou seja, sabemos que políticos sao em geral ignorantes, gananciosos, ladrões e mentirosos. Com isso, eles poderão atrapalhar a exploração do pré-sal.

    Pode ser mais uma pressão para privatizar a petrobrás. Eu acho que isto é a melhor solução, mas qual político vai se queimar para fazer isso? O Serra é doido e faria, mas a Dilma não sei não.

    ----------------------------------------------
    'The Economist': revista britânica aponta ganância política como um dos entraves para o pré-sal03/02 às 23h53 O Globo
    LONDRES - A revista britânica "The Economist" que chegou às bancas nesta quinta-feira traz um apanhado dos desafios que o petróleo do pré-sal representa para o Brasil. Eles são tanto de ordem geológica, dada a profundidade da camada do pré-sal, como política. Do lado físico, além da profundidade há o fato de que a perfuração tem de ser feita com uma pressão até três vezes superior à habitual. A camada de sal, explica a revista, muitas vezes se fecha depois da perfuração.

    Mas os desafios políticos, afirma a "Economist", são ainda mais assustadores. A revista critica a decisão de tornar a Petrobras a única operadora. E mostra preocupação com a classe governante: "Muitos políticos locais já se referem ao óleo como um pote de ouro no fundo do oceano - vastas riquezas, capazes de resolver os problemas do Brasil, e os deles pelos gastos".

    ResponderExcluir
  6. Kkkkkkkkkkkkkkkk
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/872318-ladrao-invade-casa-para-furtar-gnomo-de-jardim-em-sp.shtml

    Cuidado, hein Gnomo!

    ResponderExcluir
  7. adasldalsdlas

    "O ladrão pulou o muro e levou um gnomo, um sapo e uma centopeia."

    Na verdade o que aconteceu foi o seguinte: ele só queria levar o sapo e a centopéia.

    Mas aí quando ele puxou a centopéia, EU fui junto!

    UAUAUAUAUAUAU

    El Gnomo de Ribeirão
    Eu sou espada, digo, centopéia!

    ResponderExcluir
  8. Kkkkkkkkkkkkkkkk
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/872318-ladrao-invade-casa-para-furtar-gnomo-de-jardim-em-sp.shtml
    ...........
    ::
    Nessas horas é que é bom morar no Rio de Janeiro e ser de briga!

    Mas ser de briga é relativo, uma vez vi um pinto que pensava ser galo de briga, o bicho era esperto e inteligente, mas no terreiro... acabou perdendo as penas do rabo, e tendo de usar um creme pra assaduras. Coitado do penoso!

    Abraços
    O Jardineiro

    ResponderExcluir