O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

11/10/2010

EMAE

A pedido de um leitor, dei uma rápida olhada na EMAE, que nunca havia acompanhado, e vi que pertence ao Estado de SP, com 97% das ON.
Na Bovespa só tem PN e não há tag-along. Portanto, se houver privatização, as PN provavelmente só receberão 40% do preço do leilão, a não ser que façam uma exceção para o caso.
Faturamento caindo, lucros pequenos, D/Y ruim. Por isso não me parece uma boa e talvez por isso o papiro caiu tanto. Fica bom se em uma possível privatização o preço for bem alto, uns 20,00 no mínimo, para que dê 8,00 às PN.

26 comentários:

  1. VIRANDO ESTUDANTE DE LIXO,SR VALENTIM??

    ResponderExcluir
  2. KKKKKK, não Fabiano, é que um leitor perguntou aí abaixo sobre o papiro, fiquei curioso e fui dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  3. discordo frontalmente das observacoes dos comentaristas e da analise superficial do rei.

    a emae está com energia nova vendida de 1 pch que nem existe ainda pra despachar em 2015...pirapora com 20mw/h assegurados. edgard de souza ficará ativa no primeiro semestre de 2011 com 8 mw/h assegurado...pra se ter uma ideia um unico conjunto gerador de 15mw/h está orcado em 30 milhoes de reais.
    pedra azul está em disputa na aneel, assim como outros projetos nas margens da estrada dos romeiros.
    o plano de negócios vai muito além dessas pch e envolve termicas a base de lixo e incremento na geracao assegurada, pra breve, da gigantesca capacidade subutilizada de henri borden.
    PS:
    o atual valor de mercado é risível. o mkt cap andou por meses abaixo dos 200 milhoes de reais.
    veja q peculiar é o passivo ... eu nao conheco empresa sem dividas, emissoes de dividas ou sem 1 financiamento.
    falar q um preferencialista levará 40% de tag along é um chute daqueles. o estatuto n contempla nada parecido e realmente existe um risco pra quem pensa só em evento.

    estudem mais

    ResponderExcluir
  4. Muito boas suas observações, eu gostaria que no blog existissem mais comentários deste tipo.

    Mas discordo quanto ao seu valuation. Se o market cap está em 200 Mi, está perto do Entreprise Value de 259. Note que a maioria das empresas listadas gira em torno do EV. Portanto, desse ponto de vista ela não está barata, está no preço.

    Mas do ponto de vista de outro valuation ela está barata mesmo. Meu valuation indica cerca de 26,00 para a EMAE4, sem levar em conta a falta de TAG along. Mas veja que muitas empresas listadas tem fortes discrepancias quantoa o valuation. Por exemplo, AMBV4 é cotada a 220,00, mas seu valuation é de 88,00. PMAM3 tem valuation de 14,00, mas é cotada a 6,00.

    Ausencia de dívidas per si não indica boa situação e pode indicar o contrário - estagnação, por exemplo.

    Dentre as elétricas, a EMAE4 é um dos menores dividendos, razão pela qual não me chamou atenção na análise inicial, apesar do VPA de 22,00.

    Enfim, acho que ela teve bons motivos para cair tanto, mas, como vc está trazendo informações sobre possível crescimento dela, talvez ela possa subir de fato, vou dar uma estudada nela melhor.

    Valeu pelos comentários e please comente mais por aí no blog!

    ResponderExcluir
  5. vamos lá entao...
    emae asseggura 130 mw/h em todo o seu parque.

    isso correspondeu, em receitas operacionais, 190 milhoes de reais, considerando que o preco medio auferido foi de 90 mw/h.

    emae tem muita energia vendida faz 5 anos ao preco de 60 mw/h.

    essa energia velha será recontratada a partir do ano que vem com precos que serão até 3x maiores que os atuais.

    se ela ficasse parada, como nao está, ela aumentaria em 75% suas receitas operacionais,desconsiderando todo o plano de expansao, apenas com a recomercializacao da atual carga entregue.

    existe ainda uma receita nao operacional garantida pelos proximos 17 anos que provem do arrendamento da termica piratininga. a prestacao anual já supera 50 milhoes/ano.

    a falta de endividamento facilita muito o desconto do fluxo, mas essa situacao bizarra realmente tem data pra acabar...já existe um acordo firmado com o bndes pra construcao dos dutos, casa de maquinas e 2 maquinas capazes de gerar 20 mw/h as duas na pch de pirapora.. valor da obra: 120k...100k do bndes e 20 de recursos proprios.

    sob TDODOS os critérios emae é uma barbada!

    dividendos nunca pagou regularmente...até 2010 e a nova direcao q assumiu em janeiro está atenta e busca uma reaproximacao com o mercado... empresa foi recem saneada..basta comparar a evolucao dos bps ano após ano.
    na minha opiniao essa acao vale 18 reais HOJE.

    e quando se cogita uma venda aí então os analistas erram longe...a cesp mega alavancada com capacidade de geracao 6x maior (sim...emae é mais de 10% da cesp!) teve preco mínimo de 45 bi faz 3 anos.

    o gesp concedeu 2 reservatórios à sabesp no medio tiete no ano passado pelo valor de 700k.

    o patrimonio imobiliario da emae é inestimável. só na serra da mantiqueira possui area de 900 hectares 90% apa nos arredores da barragem de izabel.

    construir uma henri borden hoje custaria mais de 2 bi de doll!!

    a pch de rasgao já foi sondada pelo grupo eucatex por centenas de milhoes...1 grupo gerador dos 3 que possui vale 30k.

    nao existe investimento mais seguro no médio prazo...

    um abraco rei.

    ResponderExcluir
  6. só uma correcao:

    emae entregou quase 200 mw/h em 2009 e nao 130.

    oresto está ok.

    ResponderExcluir
  7. outras top picks:

    mlft4
    rpad3

    dessas tbm estou por dentro pois TENHO.

    ResponderExcluir
  8. Muito intrigante suas observações, até agora no blog não lembro de post que me deixou mais curioso e com tanto conteúdo!

    Vamos por partes:

    1- Relalmente o caso da EMAE é emblemático. Mas não gostei de seu faturamento decrescente... O que vc acha disso?

    E esses resultados não operacionais? Pelo que entendi lá do balanço, eles já contabilizaram tudo não é? Vc diz que eles irao lançar esse resultado nos proximos 17 anos, mas então por que não lançam todo trimestre?

    Vc parece que estudou bem esse papel. Mas essa queda enorme dos últimos anos, na minha opinião, foi devido ao fim do resultado não operaçcional que de fato era bem gordo e também pela queda do faturamento. O que vc comenta sobre isso?

    E vc acha que ela poderá dar filhotes? O PL já tá estourando, kkkk.


    2 - ESSa RPAD3 vc tem por causa de possível aquisição da empresa? ESses bancos pequenos podem ser explosivos.

    3 - MLFT realmente é emblemático. Pelo EV, pode subir 5 X. E pq vc nao tem MLFT3? naõ é melhor?

    ResponderExcluir
  9. Pq caiu?

    a queda de 2010 está totalmente ligada aos rumores de desistencia da sabesp na empresa.

    existe um acordo de confidencialidade firmado entre sbsp e emae desde meados de 2008.

    a sabesp está avaliando o ativo há 2 anos!!!sem posicionamento final.

    em dezembro de 2009 os rumores de fusao estavam a toda...

    em janeiro e fevereiro os rumores se inverteram e no comeco do ano houve a hipotese de chamada brutal de k.

    a hipotese de capitalizacao existe e nao é improvavel. só que chamar capital com o ativo nesses precos pune demais o minoritário e nao resolve os problemas de funding.

    ainda acho q a sabesp compra (mesmo pq entrou na geracao de hidroeletricidade com tudo em fevereiro de 2010) mas as decisoes obedecerao ao timing eleitoral.

    ResponderExcluir
  10. ponto 2 -

    o lancamento contabil do arrendamento da termica foi feito como se fosse uma venda financiada.

    uma manobra que levou o pl pra pouquissimos meses. acho, nao tenho ctz, que era pl 1.5 ano em 2008 por conta de um lucro liquido excepcional.

    as receitas n operacionais, incluindo esse servico, aparecem sim nas demonstracoes trimestrais.

    ResponderExcluir
  11. mlft3 nao tem disponivel. infelizmente. mlft valeria mais de 10 reais atualmente se tivéssemos garantias jurídicas isonomicas entre acionistas. mesmo com o risco de governanca ela vale mais de 5. e vai lá, pode ter certeza.

    rpad 3 é um colosso total de desenho societario complexo. mas ela possui indireta e diretamente cerca de 80% de empresas como transamerica hoteis, transamerica radio, a sensacional agropalma, corumbal, alfa cons, banco alfa, alfa financeira..até a la basque vai de brinde.

    vc que olha dividendo como bom investidor a rpad3 ... na on .... o yield é de 6% - 7% aa.

    ResponderExcluir
  12. 1 - Caramba, vc conhece profundamente essas empreas. Todas essas info vc pega no site das empresas/bovespa?

    2 - Sobre a EMAE, as receitas operacionais para mim não ficaram claras, depois que vc comentou, se já foram todas contabilizadas OU se ainda serão nos próximos 17 anos. Eu havia entendido que isso já foi contabilizado em 2008 e 2009 e fim de papo.

    3 - Pelo q vc fala, RPAD parece com IDNT3, ou seja, pode subir por causa das empresas subjacentes. Parece ser uma boa sim RPAD, vou dar uma estudada pq nunca analisei esse papiro.

    4 - MLFT realmente pode subir 5 x ... Mas pq ninguem olha esse ativo? Será que é pq o Jereissati é envolvido em política e pode sobrar algum escandalo e prejuizo para a empresa?

    ResponderExcluir
  13. Corrigindo:
    2 - Sobre a EMAE, NÃO FICOU CLARO O CASO DAS RECEITAS NAO OPERACIONAIS , depois que vc comentou, se já foram todas contabilizadas OU se ainda serão nos próximos 17 anos. Eu havia entendido que isso já foi contabilizado em 2008 e 2009 e fim de papo.

    ResponderExcluir
  14. sim...o "vistoso" no arrendamento da termica nao aparece mais.

    mas as prestacoes farao parte do fluxo pelos proximos 17 anos aliviando as necessidades de caixa q a empresa sofria.

    entao mesmo q nao impacte balancos com ares pirotecnicos o acordo foi vantajoso pra emae, no meu ponto de vista.

    por isso vc pode ter notado q a entrega efetiva de energia caiu, bem como rec. operacional.

    a termica de piratininga fazia mais volume que todas juntas!!

    e, gracas a petro q arrendou, tá com capacidade de quase 900 mw/h. a cesp toda nao tem 8.000.

    o ativo volta melhorado em 17 anos.

    ResponderExcluir
  15. mlft tem gente de olho.

    os proprios donos compraram stakes dignos de comunicados publicos pela link no fim de 2008.
    em fevereiro houve o movimento forte que levou o papel ao high (q até hj n foi rompido) por conta de um tomador final gringo.

    o papel está de jeito pra decolar e rápido.

    quem n tem é bom ficar de olho pq após essa resistencia vai saber em que nivel de preco voltar a acumular.

    ResponderExcluir
  16. Realmente muito interssantes seu coment´´arios e vou dar uma analisada nesses papiros.

    E vc viu que tem um leilao de MLFT3 marcado para hoje às 14:20?

    E vc que viu CEDO4 ? Vi esse papel há dias atrás a 34,00, dei uma estudada mas não tive coragem de comprar. Olha que está a 52,00 agora. E tem bons fundamentos o papel...

    ResponderExcluir
  17. to entrando nesse leilao...

    ResponderExcluir
  18. eu te vi no google cara..procurando por emae.

    aí n resisti.

    gostei da vontade do amigo em aprender..é isso mesmo..

    sempre quem busca e sabe separar informacoes sai vencedor...

    um abraco, mas o leilaozinho de mlft3 é mixuruca...mas vou levar 500 até 2.

    ResponderExcluir
  19. Entao foi vc quem levou aquelas 1000 mlft3 agora por 1,60 pela Novoinvest, KKKKKKkk.

    Como vc viu que eu pesquisei EMAE no google?
    Tu és hacker?

    Sempre em busca do trade mamão com açúcar, KKKKKK.

    ResponderExcluir
  20. Se vc viu que pesquisei emae no google acho q vc trabalha na EMAE e é webdesigner, não?

    ResponderExcluir
  21. O que mata em MLFT são as pesadas desp financeiras que comem quase todo o lucro.

    Vc acha que isso tende a melhorar?

    ResponderExcluir
  22. sem duvida.

    a subsidiaria mais alavancada era a lffe...a oi raspou as antigas operadoras estaduais de celular junto com a vivo. e levou brto tbm..a divida era muito alta realmente e o controlador forcava as telemar a pagar dividendos ridiculamente altos.

    das lffe eu tenho quantidades amostrais pra poder frequentar assembleias.

    acontece que o novo sócio já virou essa página...por isso ela vai pra lua no curtissimo prazo.
    na operacao prevista a pt telecom aportará 1.3 bi e deterá ao final 30% da lffe. a lffe fica formalmente avaliada em perto de 5 bi de reais e o endividamento pode ser ZERADO dependendo das medidas da direcao financeira da cia.

    ResponderExcluir
  23. Ok. E como vc viu que eu pesquisei EMAE no google??? :)

    ResponderExcluir
  24. eu tava falando que EU te achei pelo google.

    eu sempre procuro por emae ... noticias recentes etc...
    aí achei teu blog com o assunto...achei q poderia contribuir.

    quanto ao leilao de mlft3 me deu uma demencia temporaria e apregoei de 500....

    a ordem entrou onde deveria...no fra....acabei ficando...mas teve cara de diretinho mandrake.

    cedo4 eu n conheco...como a imensa maioria!

    ResponderExcluir
  25. Ta vendo ae rei.
    Fazia um tempo que nao voltava aqui.
    Fpi eu que pedi pra voce dar um olhada em Emae, achei interessante por estar barato apesar de o lucro decrescente como voce disse.
    Enfim nem sempre boas empresas sao as que tem liquidez ou que fazem parte do ibovespa

    ResponderExcluir
  26. Verdade. EMAE pode ser um bom caso e vale a pena ficar de olho. Volte sempre ao blog e fique à vontade para escrever, afinal, o blog tá precisando de bons comentários tipo o seu e do outro anônimo aí acima.

    ResponderExcluir