O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

07/10/2010

Análise de TNLP4 Telemar.

A pedido do Leandro, faço aqui uma breve análise do papiro TNLP4 Telemar PN. Foi bom ter lembrado desse papel, que há muito tempo não analiso.

Esse setor de telefonia fixa não me tem chamado a atenção, pelo fato de que parece que há tendência à queda dos preços, dada a concorrência que só aumenta e também pelo fato de que as tarifas no Brasil são caras, se comparadas a outros países.

Apesar disso, o faturamento da empresa só tem aumentado. Por outro lado, sua lucratividade líquida não está boa,  decrescente a partir de 03-2009. Apesar disso, tem pago bons dividendos, que atualmente está em cerca de 12% ao ano - muito bom. Não me agrada seu alto nível de endividamento e de despesas financeiras crescentes. Outra dificuldade nesse papel é a salada de letrinhas e balanços para analisar: TMAR, TNLP, BRTO.

Por causa do rolo com a BRTO Brasil Telecom, sua cotação caiu muito neste ano. Acho que é reflexo da opinião negativa do mercado para com o grupo Oi, que parece não dar a mínima bola a acionistas minoritários (pesquise por BRTO4 e Telemar na barra de pesquisa deste blog e verá outros posts sobre o assunto).

Pelo fato de que caiu muito, pode ser que dê um repique e suba, mas não gosto do setor e, no caso da Oi, há  o rolo com a BRTO que ainda está pendente de solução.

Eu fico de fora, mas pode ser uma boa aposta se houver  tendência da empresa em mudar seu relacionamento com seus minoritários - e se o mercado mudar de idéia e começar a comprar o papiro.

Mas às vezes, ganhar um OI pode ser divertido, não? Eheheheheh
-

Um comentário:

  1. Ainda tem a foca que o Miarola ia comprar pra bater palmas pra vc! kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir