O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

11/10/2010

OGXP3 queridinha dos gringos; capitalização da Petrobrás: "mico pantragruélico" ??

Li um artigo muito bom sobre a CAPETAlização da Petrobrás, escrito por Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP.
Aprendi uma expressão nova: "mico pantagruélico" !!!


"A padaria do seu Manoel e a Petrobras ou como algumas espertezas geraram risco sistêmico.
[...]
Superada esta fase, pagos tais direitos à Petrobras em papéis, esta fará o aumento de capital correspondente. Mas, tanto como aconteceu com Seu Manoel, aqueles papéis no capital da empresa precisarão virar dinheiro e terão que ser vendidos a quem desejar assumir risco de tal natureza. Bem, o deságio deverá ser muito expressivo, ainda se recorrendo àquela mesma bola de cristal. O governo certamente poderá encontrar investidores mais facilmente do que o nosso padeiro porque será capaz de empurrar aqueles papéis garganta abaixo dos fundos de pensão das empresas públicas e não será a primeira vez que estas engolirão micos pantagruélicos. Azar dos cotistas, mais uma vez, com a sua aposentadoria muito comprometida". [...]

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

A BlackRock está super-otimista com OGXP3, com as ações da Bovespa em geral e pessimista com Petrobrás, conforme notícia deste link de 06-10-10, cujo trecho segue:

"Mas é bom destacar que existem duas diferenças entre a Repsol e a OGX. A OGX é a operadora dos campos em que possui, enquanto a Repsol é minoritária da Petrobras e não sabe quando os campos serão explorados. Além disso, a Repsol está em águas profundas e a OGX em águas rasas. No nível entre 22 e 23 reais, as ações da OGX são interessantes e ajudam a compensar as perdas com a Petrobras", diz. Para ele, teoricamente, o custo de exploração e o risco da OGX é mais baixo. "Quem comprar uma participação na OGX entrará ao lado do controlador. Na Repsol o acionista é minoritário do minoritário".  Por fim, Landers revelou otimismo com o mercado de ações brasileiro para o próximo ano. "Tirando o desconto de Petrobras, as eleições e medo de uma alta mais elevada nos juros, o Ibovespa continua negociando abaixo dos emergentes, da média mundial e dos mercados desenvolvidos. Os riscos intrínsecos vêm caindo. Em 6 meses achávamos que 75 mil seria bom. Agora, acho que 90 mil pontos para o índice no segundo semestre do ano que vem é factível", diz."
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário