O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

05/11/2011

Bolsa brasileira: está barata mesmo?

Matéria do Valor Online de ontem, neste link, mostra que o valor de mercado da Bovespa está barato, se comparado à evolução do PIB, conforme gráfico abaixo:




Os balanços das empresas tem mostrado que a crise é mesmo nos governos, porque as empresas continuam lucrando, e bem.

O problema é se houver fuga de capital estrangeiro da bolsa brazuca por causa da crise atual. Aí não adianta alguém achar que está barato, enquanto que muitos acham que está caro - por isso pode cair mais.

A situação leva à velha questão: pânico versus racional. Se a economia brasileira continuar apresentando a performance nos próximos anos, a bolsa certamente irá acompanhar a evolução do PIB, caso as empresas listadas continuem apresentando bons resultados nos próximos anos.

Eu acho que é PRÁ RIBA! Nos próximos anos alguns papiros tendem a subir bastante, no meio de tanta volatilidade e do terrorismo das notícias sobre crise européia e americana.
-

4 comentários:

  1. Acho que a Bolsa hoje está barata também!Mas infelizmente o grande volume de negócios na Bolsa brasileira ainda eh concentrada em ações relacionadas a commodities....se a crise lah fora afundar ainda mais a Zona do euro e como consequancia reduzir a demanda mundial...O cenário para Bovespa ainda será de queda!!Enfim...acho que a demanda interna ainda eh forte e isso pode segurar o desempenho de algumas empresas!!Abraços

    ResponderExcluir
  2. é isso aí. Fundamentos bons, mas se não tiver investidor com volume para comprar, não sobe.

    ResponderExcluir
  3. AGEN11 E MILK11 TAMBÉM?

    ResponderExcluir
  4. agen11 e milk11 = falência em breve.

    ResponderExcluir