O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

26/09/2010

Análise de Petrobrás - PETR3 e PETR4 pós capitalização

Após a OPA da Petrobrás, vejo por aí muita dúvida sobre o comportamento dos preços dos papiros.

Há muita expectativa sobre a abertura do pregão de 27/09/10, quando as novas ações já poderão ser negociadas.

Vou publicar aqui minha opinião, focando no comportamento dos preços até 2012. Por isso, não objetivo aqui acertar a direção no curto prazo.

Eu acho que a tendência é de queda, pelos seguintes motivos:
a) medo de alguns influentes investidores estrangeiros devido ao aumento do poder governamental na empresa, já que o governo populista e tendente ao comunismo do PT está se perpetuando no poder (vide últimas notícias sobre Petrobrás + Mobius e Soros);

b) diminuição do D/Y, porque o aumento do número de ações tende a diluir os dividendos nos próximos anos, aliado ao fato de que a Petro vai contrair enormes dívidas para investir no pré-sal e outros (tais como possível aquisição de empresas de biodiesel), aumentando suas despesas financeiras. Eu não ficaria surpreso em ver balanço de 2011 ou 2012 apresentando prejuízo ao invés de lucro.
De acordo com minha estimativa, o provento por ação ficará em torno de R$0,60 ao ano, o que daria 3% de D/Y se PETR4 estivesse em 20,00. Esse provento só subirá se o pré-sal der lucro, e as grandes perguntas são: vai dar lucro? A partir de que ano?

c) Poderão surgir notícias sobre a exploração do oil do pré-sal, tais como vazamentos, custos inesperados, acidentes... Vide British Petroleum.

Por outro lado, alguns fatores podem contribuir para a alta dos papiros, tais como: investidores compraram somente para longo prazo e não vão vender nem a pau; alta do preço do petróleo acima de US$90,00; popularização da bolsa e investidores leigos comprando papiros da Petro somente porque é o mais popular, sem analisar fundamentos.

Mas eu acho que a tendência é de queda mesmo e não me surpreenderia em ver PETR4 abaixo de 16,00 até 2012 - ou seja, KISS OF DEATH para os papiros, proporcionando trades mamão estragado com açúcar com formiga aos comprados.

E QUAIS AS EMPRESAS PARA APOSTAR NA ÁREA DE ÓLEO E GÁS?
Talvez as melhores alternativas sejam OGXP3 (por causa da gestão totalmente privada e óleo em águas rasas) , INEPAR (INEP4), por que talvez vá ser uma grande fornecedora da Petrobrás (conforme os membros da IRI - Igreja Radical Inepariana divulgam na internet, vide meus outros posts sobre o papiro), LUPA3 (mas eu acho que já subiu muito), WSON11 (não é muito focada na Petrobrás e trata-se de um BDR - não gosto de BDR).

6 comentários:

  1. EUA enfrentam grandes chances de nova recessão, afirma Roubini

    27/09/10 - 10h02
    InfoMoney

    SÃO PAULO – Os EUA possuem grande probabilidade de enfrentar uma nova recessão, afirmou Nouriel Roubini nesta segunda-feira (27), no Simpósio Mundial de Mercados de Capitais, em Kuala Lumpur.

    MELHOR DAR UM VIAGRA PRO ROUBINI PARAR DE GRITAR POR MAIS DEZ ANOS QUE O MERCADO VAI CAIR

    ResponderExcluir
  2. Há chances de recessão lá sim. E o Roubini cumpre o papel dele que é alertar para isso. Acho que há mais chances dos EUA driblarem a recessão do que ela de fato acontecer.

    ResponderExcluir
  3. Estás no caminho certo, gafanhoto.

    Petrobras: prestadoras de serviços para o pré-sal podem ser melhor aposta

    Recomendar!
    Por: Equipe InfoMoney
    27/09/10 - 09h00
    InfoMoney


    SÃO PAULO - A capitalização da Petrobras (PETR3, PETR4) traz “a maior das oportunidades ao investidor”, embora ela não venha de uma exposição direta aos papéis da estatal, avaliam analistas do portal The Motley Fool.

    “Dado o risco/retorno, eu estou muito mais atraído por empresas que se beneficiarão com a venda de equipamentos ou serviços para a Petrobras”, dispara Toby Shute, analista que assina o relatório do portal, petrerindo uma alocação nos papéis da blue chip por de companhias estrangeiras como a Cameron, National Oilwel Varco ou mesmo a Acergy.

    ResponderExcluir
  4. Ok, ME, aposta feita no mico inep4, eheheheheh.

    Parece que há mais chances de subir do que de cair.

    ResponderExcluir
  5. É MUITO DIZ QUE DIZ.!..... NADA MAIS DO QUE UM BALÃO DE ENSAIO CONTRA OS MINORITÁRIOS. TÁ NA CARA! ASSIM, COM TAIS INFORMAÇÕES NEGATIVAS QUE NÃO PASSAM DE ESPECULATIVAS, ALGUÉM COMO SEMPRE, SAI GANHANDO DADO AO DESESPERO E A DESOVA RÁPIDA DOS PEQUENOS..
    O RACIONAL É AGUARDAR, ACOMPANHAR E DEIXAR OS BOATOS DE LADO.

    ResponderExcluir
  6. Quanto mais eu leio sobre o assunto, mais me mantenho afastado desse micaço! KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir