O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

11/09/2010

Ibovespa versus micos. Quem vai ganhar?

Venho escrevendo no blog  que o IBOV tende a cair para 47 K. Obviamente, nem mesmo eu acredito que será EXATAMENTE  47K. Acho que é uma tendência de queda com  direção àquele patamar (que pode ser mais ou menos). Ricardo Amorim fez semelhante previsão, quando disse que IBOV rumava aos 200K - ele mesmo disse que esse patamar não era um número exato, mas sim um direcional. Acertou, porque o Ibov saiu de 36k para 72k.

Se o IBOV sobe ou não, sempre há papéis que não o acompanham. Supondo que o IBOV reflete muito os humores de investidores internacionais, afetados pela crise em seus países, é razoável imaginar que alguns papiros da bolsa Brazuca poderão ignorar a tendência do IBOV e ter seu próprio comportamento, por causa de especificidades do setor de cada empresa.

O mercado interno do Brasil está muito bem. Acho que a escolha de certos papéis ainda baratos poderá resultar em trades mamão com açucar para comprados.

Um desses papéis pode ser PMAM3, por uma razão muito simples que já mencionei aí abaixo: a Vale quer comprar por 6,75, mas não conseguiu.  O balanço da Paranapanema mostra que ela aumentou muito suas vendas no mercado interno, reduzindo sua dependência de exportação. Seu principal produto, artefatos de cobre, são vitais para a atual tendência de obras de infraestrutura no Brasil. Não é à toa que a Vale tá a fim de comprar.

De outro lado, acho que a VALE5 tende a se desvalorizar no CP e MP, pelos seguintes motivos:
- tendência de diminuição do crescimento da China e do preço do minério de ferro;
- mudança do foco de seu core-business, diminuindo sua dependência de vendas de minério de ferro para atuar  na área de fertilizantes e siderurgia. Isso demanda endividamento para aquisições de empresas e outros investimentos.
- a eleição da comunista Dilma poderá levar a uma pressão para a Vale fazer investimentos populistas, podendo diminuir substancialmente os já mirrados dividendos do papiro.

Esse governo que está pintando aí poderá também afetar negativamente os papiros de empresas de serviços públicos, principalmente as elétricas, que deram polpudos dividendos durante muitos anos e, por isso, chamaram a atenção dos gananciosos comunistas-petistas, que tenderão a atacar os preços do setor até mesmo para tentar refrear a inflação.

Os papiros do setor de construção podem sofrer um grande revés se novas regras contábeis (que estão em discussão para o setor)  forem aprovadas e induzirem à contabilização de menores receitas. Por isso, não vejo com bons olhos esses papéis, que já subiram bastante.

Os papiros da Petrobrás poderão cair ainda mais, mesmo após a capitalização. Para os comprados em PETR4 acima de 44,00, isso foi uma CAPETAlização. O pré-sal poderá dar lucros, mas somente lá por 2015 ou depois (SE DER lucros, porque ninguém sabe ainda o resultado disso). Além disso, há várias notícias sobre possível queda dos preços do petróleo, ou mesmo sua estagnação. Outro vetor negativo para os papiros PETR3 e PETR4 é a continuidade do governo PeTista, que poderá usar a estatal para continuar comprando votos e financiando as invasões dos sem-terra.

Por isso tudo, acho que agora é hora de olhar e analisar as small, mid-caps e micos, além das blue-chips voltadas ao mercado interno.

Acho que haverá KISS OF ANGELS para alguns papiros, proporcionando trades mamão com açucar. Outros papiros levarão o KISS OF DEATH.  CUIDADO!!!! KKKKKKK



4 comentários:

  1. As regras do mercado

    Verdadeiros ou não, o mercado é povoado de ditados, axiomas, regras, mandamentos, ainda que o que realmente tenha sido provado e comprovado seja a regra de ouro de que...não há regra de ouro !

    A experiência de cada um vai mostrando quais desses ensinamentos ditos populares funcionam realmente, pelo menos na maioria das ocasiões. O princípio mais consagrado talvez seja aquele que muitos consideram como derivado de uma apreciação cínica sobre a natureza humana: o Princípio do Contrário, segundo o qual o mercado funciona na direção oposta aquela em que está acreditando a maioria dos investidores, ou seja, quando a maioria está altista, o mercado cai e vice- versa.

    Esta estrutura fundamental do funcionamento do mercado é intuitiva e auto-explicável, pois quando quase todos estão otimistas, restam poucos para comprar ainda mais caro e, consequentemente, aos poucos alguns vão se animando a vender (e vice-versa nas ocasiões de grande pessimismo). O Princípio é o inspirador de inúmeros estudos da análise técnica, como os osciladores (força relativa, estocástico) ou mesmo indicadores diretamente de sentimento, como os que contabilizam a opinião consensual de analistas e profissionais (para fazer o contrário...).

    Um estudioso confessou que achava que o Princípio existia porque a opinião das pessoas está geralmente errada sobre a maioria dos assuntos, mas acabou se convencendo que era apenas a maneira exata como funcionavam os mercados, sua essência básica...

    Decorrem disso outras das regras famosas: "compre na baixa, venda na alta" e no que nos interessa neste artigo "boas notícias vêm dos vendedores, más notícias vêm dos compradores".

    Com o tempo, a prática e a experiência com os mercados acabam nos dando uma visão automática dos eventos à luz do Princípio do Contrário, salutarmente passando tudo que acontece por um filtro de desconfiança. É inútil perder tempo com reflexões éticas sobre como as coisas deveriam ser e, modestamente, se concentrar em como as coisas são...

    Não é outra a lição que nos deixa o último ano, em que interesses contrariados lançaram uma campanha de desmoralização contra o projeto de capitalização da Petrobrás e agora muitos dos mesmos estão envolvidos nessa operação, dando garantia firme ao processo que tanto criticaram, falsamente, como vemos agora, trava-se apenas do Princípio do Contrário em ação.

    Da mesma forma, esta semana começou com uma súbita volta de "sérias preocupações" com as dívidas de alguns países europeus, derrubando a maioria dos mercados sob esse pessimismo; tudo desapareceu como por encanto, porque se tratava apenas de derrubar o preço de títulos que vários desses países estavam oferecendo e que, com o preço mais baixo conseguido, tiveram forte demanda e grande sucesso na colocação...

    Confie, desconfiando, já recomendava a boneca Emília de Monteiro Lobato, sugerindo que se dormisse com um olho fechado e outro aberto, por via das dúvidas...

    ResponderExcluir
  2. Ghitnick, bom texto, que já vi que foi retirado do seu blog. Vc é o Ghitnick mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Valentim, o Jayme é meu tio.

    ResponderExcluir
  4. OK. E vc também escreve aqui com os codinomes de KBELO e Capitão?

    Seu tio Ghitnick está miliardário com a bolsa? KKKK

    ResponderExcluir