O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

27/04/2010

Reunião do COPOM de amanhã: aumento de 0,25% ?

Muitos apostam em aumento da SELIC de 0,50% na reunião do COPOM que termina amanhã. Eu não ficaria surpreso com um aumento de 0,25% apenas, por vários  motivos:
a) O Brasil precisa canalizar recursos para investimentos em infra-estrutura. Aumentar muito a SELIC, que já está muito alta em 8,75% hoje, canalizaria o investimento estrangeiro para títulos públicos.
b) Há outras maneiras de controlar a inflação: controlar preço de combustíveis via Petrobrás (será por isso que seus papéis estão caindo?); tarifas públicas (veja que os papiros da Copasa caíram por causa disso); aumentar crédito agrícola para aumentar oferta de alimentos (para isso juros baixos são necessários).
c) Com o dólar relativamente baixo, a importação de produtos fica barata, o que é outro fator de controle da inflação. Mas a balança comercial começa a ficar deficitária. Esse déficit pode ser compensado com o imenso aporte de recursos  para investimentos no Brasil, principalmente em infra-estrututura (Eike e suas X que o digam).

Portanto, eu ficaria muito surpreso com um aumento de 0,75% amanhã. Eu acho que será de 0,25%. Talvez seja mesmo de 0,50%, mas com votação apertada.  Melhor seria ZERO porcento de aumento - seria o ideal.

Na quinta-feria, a bolsa Brazuca iria subir bem com aumento zero ou até 0,25%, ficar no zero a zero com 0,50% e cair mais com 0,75%.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário