O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

27/04/2010

A periodicidade da publicação dos balanços.

O site Chrisinvestor publicou um artigo sobre a periodicidade da publicação dos balanços. Em resumo, o artigo diz que "...informes semestrais, ou até anuais, poderiam criar um ambiente mais estável e com menos volatilidade para os mercados. As atualizações nos balanços em períodos mais longos seriam mais confiáveis e refletiriam melhor a saúde da empresa".

Boa discussão, mas 
eu não concordo com a opinião de que seria melhor balanços semestrais ou anuais. 
Acho que é bom mesmo que seja trimestral, e iria mais longe - deveria ser mensal (as empresas já os fazem internamente de forma mensal).

A questão da maquiagem ou decisões forçadas com fins de melhorar de forma indevida os balanços não seria resolvida com uma periodicidade maior. Talvez forçasse ainda mais o problema. A empresa saberia que, uma vez publicado um balanço ruim, somente um ano depois é que poderia publicar um melhor.

Sou a favor do maior grau de disclosure possível, e os trimestrais resolvem em parte esse problema. 
As empresas, bem como as suas auditorias, deveriam ser pressionadas a divulgar as informações da melhor forma possível, com penas eficazes para os infratores. Há várias formas de mostrar transparência, tais como fatos relevantes e comunicados ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário