O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

15/01/2014

Quem quer inflação alta é o governo, que é o único que pode controlá-la

Vejo por aí notícias dizendo que o Tombini está preocupado com a inflação alta, porque estaria muito acima do centro da "meta" (que meta?); que o governo não está conseguindo controlá-la.

Eu fico pasmo como esses "economistas" parecem não entender nada de economia.

Então neste texto vou derrubar argumentos que a mídia vive divulgando nestes dias:

1 - O governo quer baixar a inflação: ERRADO.

2 - A culpa pela alta da inflação é dos consumidores: ERRADO.

3 - A culpa pela alta da inflação é por causa do tomate, da carne, da gasolina, que provocam altas em certas épocas e pressionam o índice para cima: ERRADO.

4 - Aumentar a SELIC induz a queda da inflação. ERRADO.


Por que todas as afirmações estão erradas? Vamos às respostas.

Quem quer AUMENTAR a inflação é o governo. O motivo é simples: quanto ele aumenta a SELIC, todos os preços da economia tendem a subir, porque taxa de juros é um custo para todos os agentes econômicos e, no fim da cadeia, desembocam nos preços.

O governo quer aumentar o juros por alguns motivos:

a) quer INIBIR o desenvolvimento econômico do Brasil. Sim, isso mesmo. É bem simples o motivo. No Brasil, a maior parte da população não tem poder de consumo. Se o Brasil desenvolver muito bem sua infraestrutura ( = investimentos), a produção nacional (muito focada em agricultura e metais básicos) tende a ser, na maior parte, exportada.

Ideologicamente, o governo que impedir que o Brasil seja eminentemente exportador de minérios e comida, porque, como a população tem baixa renda, isso iria encarecer os produtos aqui dentro, já que os outros países iriam levantar os preços por ter renda per capita maior.

Esse é um dos motivos pelos quais a manga (que no Brasil nasce facilmente) é mais barata nos EUA do que no Brasil, dentre vários outros produtos.


b) Aumentando a taxa de juros, o governo atrai investimentos, mesmo que seja para aposentados japoneses aplicar na caderneta de poupança brasileira ou para especuladores ricos americanos fazerem carry trade (tomar empréstimos nos EUA a 2% ao ano e aplicar na renda fixa brazuca a 9% ao ano + ganho de variação cambial).

Com essa entrada de recursos, o governo pode gastar perdulariamente. Mesmo que isso seja roubo e crime administrativo, o dinheiro entra na economia e acaba remunerando os trabalhadores. Assim, há uma tendência de aumento da renda, principalmente da baixa renda.

Nessa manobra, o governo ganha tempo: aumenta a renda, mesmo que seja por meios vis, e assim pode permitir aumento do PIB  e de algum investimento em infraestrutura, mesmo que baixo e insuficiente.


c) Com os itens "a" e "b" acima, os preços no Brasil sobem muito. Quem vive na Itália, EUA, sabe que os preços brasileiros são altíssimos. Mas o governo se beneficia, já que aumento de preços significa aumento de impostos. Assim, custeia parte de sua pesada conta financeira para pagar os juros.

Com preços altíssimos, há também outro importantíssimo efeito que o GOVERNO QUER MUITO: LIMITAR O CONSUMO!

SIM, O GOVERNO QUER QUE O CONSUMO NO BRASIL SEJA BAIXO, apesar de toda mídia dizer o contrário.

O motivo está nos itens "a" e "b". SE o consumo interno no Brasil fosse alto, demandaria naturalmente mais investimentos (como já disse, o governo quer crescer, mas a taxas baixas para esperar a maturação do mercado consumidor interno). Assim, com preços altos, muitas pessoas não consomem e é por isso que a caderneta de poupança bate recordes todos os anos.

Com pouco investimento interno (por causa dos preços altos e taxas de juros altas provocados pelo governo), a população tende a se desenvolver pouco. Assim, fica sujeita e politiqueiros de baixo nível, que só roubam (mais fácil) e não trabalham para beneficiar o país como um todo (mais difícil).

Pode parecer que o aumento de salários da baixa renda é bom. Mas trava investimentos internos, porque aumenta o custo, principalmente da indústria. O economista Paulo Gala ilustrou este aspecto muito bem, nos textos de 09/12/13 e 09/01/14, deste link (aumento do custo do trabalho) e deste link (indústria brasileira parada). 

Estes aspectos mostrados por Paulo Gala ajudam a retroalimentar o efeito maléfico que destaquei acima: indústria mal desenvolvida, baixa produtividade, atravancam o progresso.


Assim, posso concluir:

5 - Se o governo quisesse baixar a inflação, BAIXARIA A SELIC.

6 - Baixando a SELIC, induziria o AUMENTO do consumo e, consequentemente, aumento dos investimentos internos, inclusive da infraestrutura. Assim, o aumento do consumo provocaria, em um prazo maior, a REDUÇÃO dos preços, já que provocaria aumento da oferta, redução de custos de logística, dentre outros. O aumento de consumo no Brasil inclusive REDUZIRIA as alíquotas dos impostos, já que, com PIB maior, a necessidade de arrecadação seria atingida com alíquotas menores.

7 - Enfim, o governo quer exatamente o que está acontecendo: aumento dos salários da baixa renda, baixo crescimento da infraestrutura, principalmente portuária e de ferrovias, aumento generalizado dos preços.

Essa postura parece ser ideológica, porque, apesar do raciocínio que expus parecer correto, é completamente errado.


Com tudo isso, o Brasil fica estagnado. Não exporta muito, mas também não importa muito. A população fica "travada", já que a média geral  é puxada para baixo. Nesse ambiente, a imprensa comprada vive colocando a culpa, INDEVIDAMENTE, nos brasileiros que viajam para o exterior, que "desequilibram" a balança de pagamentos. Veja, neste outro post, e neste também, que trata-se de manipulação, certamente paga pelo governo, através de anúncios governamentais.

As pessoas que tem maior motivação individual ficam tolhidas em seu desenvolvimento, porque, no cenário que expus, as oportunidades, em geral, são menores do que em economias mais pujantes e mais dinâmicas. É por isso que existe a gana por passar em concursos públicos, sendo que, em uma economia sadia, a gana deveria ser um grande profissional em empresas privadas ou empresas próprias.

Assim,  o campo fica fértil para lideranças populistas dominarem, com discursos rasteiros, fáceis de serem deglutidos (porque a população em geral  é burra e inculta, travada pela economia quase estagnada).

Surge a casta dos "discurseiros fáceis", meros manipuladores da opinião pública geral, que é incapaz de discernir o que é realmente melhor para o país.

Sabemos que o discurso político mais fácil é o de "ajudar a quem mais precisa, ajudar aos pobres". Ladrões, chefes de quadrilha, tais como o MULA e seus mensaleiros, perceberam isso há muitos anos e repetiram à exaustão esse e outros mantras eleitoreiros. Ajudaram muita gente, mas com dinheiro dos cofres públicos (ou seja, SEU, leitor) e também entupiram suas contas bancárias com dinheiro roubado. Ajudaram aos outros com SEU dinheiro, leitor, mas se enriqueceram e não usam o dinheiro roubado para "ajudar os pobres".


E quando isso tudo terminará?  Eu acho que o Brasil não tem jeito. Será sempre, eternamente, o país atrasado, mas sempre "com grande potencial".

A mentalidade das pessoas aqui é das piores possíveis. Não fazem nada. Criticam críticos como eu. As manifestações de 06/2013 foram vazias, parecidas com as mentes dos manifestantes. Não elegeram os culpados e o que exatamente queriam, objetivamente. Eu fiz minhas sugestões, neste link. Mas quem botou mesmo a mão na massa parece que nem sabia direito o motivo de estar nas ruas.

Se vc é jovem, tem garra, ambições, acho que a sua melhor saída é morar nos EUA. Lá sim, se vc tem competência, trabalha bem (não precisa trabalhar muito, o importante é a qualidade, que é bem remunerada), será bem sucedido e viverá em um país mais palatável, sem essas mazelas que vivem ao seu lado.


Aqui, será essa eterna briga entre a máfia do poder VERSUS a outra máfia que quer o poder, sempre dilapidando o país inteiro, à revelia da inculta e bêbada sociedade.

37 comentários:

  1. Eu concordo com você em gênero, número e grau. "O Brasil não teve jeito quando era "Coroa", com homens do quilate de D. Pedro II, que ao ser traído e deposto, recusou até receber uma aposentadoria, (que lhe foi ofertada pelo Marechal traidor) não vai ter jeito agora com essa república de meia tigela.
    José

    ResponderExcluir
  2. ^
    ^
    José, O Monarquista!

    kkkk

    ResponderExcluir
  3. Caracas, nunca li tanta besteira. Parabéns, merece até um prêmio. Queria que explicasse por que a inflação SUBIU quando este governo incompetente BAIXOU a selic até 7,5% ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumento e redução da SELIC tem efeitos retardados e eu chuto uns 6 meses, no mínimo, para aparecerem.

      Do jeito que vc escreve, parece que a SELIC ficou uma eternidade em 7,5%. Não deu nem tempo para a economia absorver o seu efeito.

      E outra: 8% é uma SELIC muito alta. Então, quando estava caindo de 10% para 7,5%, estava contribuindo para aumento da inflação. Quando chegou a 7,5, a economia sentia os efeitos da SELIC de 10 a 9%.

      Estude mais, vc parece ser bem grosseiro e rude. Aprenda que inflação = emissão de moeda.

      Quanto mais alta a SELIC, mais o governo imprime dinheiro, decorrente dos juros pagos.

      Quando vc estudar e for uma pessoa melhor, terei mais prazer em discutir com vc e não apenas ensiná-lo conceitos básicos de inflação.

      Excluir
    2. Amigo Indignado, a gente avalia um governo pelas suas farras!

      Estude o Baile da Ilha Fiscal

      Att,

      José B., O El Monarquista

      kkk

      Excluir
    3. Unica forma de um Governo que funciona (no mundo inteiro) e o goveno do Suíça.
      Onde o povo tem o direito em referenda, podendo barrar ou aprovar TUDO que o governo pretende fazer.
      Estuda! .... Suíça.
      Monarquia e outra forma de um governo sem ouvidos pelo povo.

      Att Bispo

      Excluir
    4. Suiça?

      Pô, o "bispo" que eu conheço é da Holanda e atualmente bate ponto no fórum da ogx no infozorra....

      kkkk

      José B, El Monarquista

      Excluir
    5. E Bispão... Não fale mal da monarquia.

      Vai que esse seu comentário chega aos ouvidos do seu Rei Guilherme dos Países Debaixo e aí vc vai acabar levando um sacode nas masmorras reais quando voltar pralá.... kkkkk

      José B.

      Excluir
  4. Parabens, sou estrangeiro, concordo plenamente com vc. 99,99% das pessoas não sabem que inflação = aumentar a quantia de $$ em circulação (imprimir $$), tudo com mais oferta, tende a valer menos.
    Eles acham que inflação = escassez de produtos.........errado.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon Estrangeiro,

      E o que há de relevante no fato de vc ser estrangeiro ?

      Att,

      José Bonifácio, El Monarquista

      #monarquiajá

      Excluir
    2. Nada, só escrevi, por que tenho ainda muitos erros de portugûes.
      No conteúdo da matéria do blog, mais uma vez, parabens para o autor.
      Até certas pessoas com experiencia (dizem desde ´97) não entendem o que significa inflação.

      Att. Bispo

      Excluir
    3. Bispão, holandês ou suíço, tanto faz... kkkk

      O conceito de inflação envolve diversas naturezas e não tão somente o que vc citou, rs. Escassez de produto (oligopólio industrial, cartéis, por exemplo...), também provoca um determinado tipo de inflação...

      Inflação, é classificada não só por demanda, como também por choque de oferta, estrutural, institucional e até alguns acadêmicos acrescentam até "inflação psicológica".

      Portanto vale ressaltar que nem sempre é o aumento da moeda que é o kick da inflação; mas o seu surgimento posterior ratifica quase todas as formas.

      José Bonifácio, El Monarquista

      Excluir
  5. Alvíssaras, Mey Rey !!!

    Pô, mas que janeiro marasmo, hem?

    Tudo paradão nos reinos das finanças virtulentas... kkkk

    Até os blogs dos reinos inimigos andam as môscas, assim tipo: Portelão, Pai Meu e outros menos cotados.....

    Cadê nossos guias? Prof. Silvos, Don Fabianus, Princess Wã, Prófis Di.... E agora o Holandes Trollador, digo, Voador nem ficou pro café....

    AONDE NÓS TODOS ERRAMOS MEY REY?

    KKKK

    Aquele abraço

    El Gnomo de Itapira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaaaande Gnomis, bom vê-lo alegre e retumbante!

      O Silvinho 171 agora cobra 479,00 para vender suas "pesquisas" sobre ogpó. Tá lá num dos posts dele. É muito caro para comprar um livro de piadas, eheheh. Eu com meus míseros 12,00 fiquei perplexo!!!

      Eu não leio esses blogs, Gnomo, só dou uma olhada no Fabiano e no 171 para rir um pouco.

      É assim: bolsa caindo, a galera vaza. Bolsa subindo, entram todos eufóricos comprando até os tubos!!! Eta mundo véio!! hihihihi

      Excluir
    2. KKKKK

      Mondo véio nada, repetitivo eu diria....

      Tava pensando aqui: porque não fazemos uma permuta com o Silvinho? Voça Majestice libera uns 40 relatórios dos seus (40 * 12,00 = 480,00) em troca de um relatorio da ogpó? Sabe como é vício, né? Chega um ponto que a gente paga qualquer preço por mais uma dose seja lá do que for.... kkkk

      El Gnomo in the Sky with Diamonds

      Excluir
    3. KKKKKKKK, mas nem a pau; não trocaria nem um relatório velho de FNAM11 por uma "pesquisa" de ogpó do Silvinho 171.

      Somos de bolsa e sabemos que nem sempre o maior preço refere-se ao maior valor intrínseco... Sacou? Buffett na área!

      Mas liga não Gnomo. Quando e SE o IBOV ultrapassar 64 K aí a galera volta em peso perguntando qual é a boa para comprar.

      Excluir
    4. Opa, eu to na área!! Mês de janeiro, amigos e familiares ficam animados, sobra pouca tempo para o mundo virtual.... mas teve uma discussão "boa" sobre valuation no meu blog, Rei!

      Excluir
    5. Aí, Dimarcinho! Mostra prá eles quem somos nós!! hihihi.

      Excluir
    6. kkkk

      Mesmo diférias eu li seus debatimentos sobre valution "prof", tá ligado mano?

      Mey Rey, tá diolho na pedra?

      Ogpó saiu do leilão a 0,32.....

      Pé de pato mangalô treiz veiz!

      El Gnomo Pé Quente

      Excluir
    7. Gnomis, acho que pode estar ligado a esta notícia de hoje. BNDES liberou 10 bi para a Sete Brasil. Já pensou se libera 4 bi para ogpó pagar sua dívida? 4 bi pro bndes é dinheirim de pinga.

      http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,bndes-aprova-r330-mi-para-industria-do-setor-de-petroleo,175899,0.htm

      Excluir
    8. O que chegou nos meus zuvidos de gnomo é que vai sair o acordo....

      El Gnomo Debaixo da Mesa (assim, tipo Dona Ostra... kkkk)

      Excluir
  6. Merrey, bundia!

    Coé a boa, hoje?

    El Gnomo Deitreidi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gnomo,

      difícil achar o livro Iludido pelo Acaso, hein??? O do Mandelbrot tb, mas consegui achar. Num sebo. E caro, 145 mingaus.

      Estou no meio do supermoney, esqueço de continuar a leitura, kkkk. Já passei da parte da conversa com o mlk, mto engraçada! rs

      "Insider information": familiar meu tá com uns caras que tão com o processo de RJ e parece q vai sair sim, os americano vão levar tudo! rs

      Excluir
    2. pqp... 145 o mandelbrot? Vale cada letrinha, mas espera um pouco, tá absurdo. A editora é a Campus Elesevier. Manda um email pralá, chora que tá precisando urgente pra fechar uma tese, monografia.... Quem sabe?

      Se ficar dificil te "alugo" o meu por 50 pila.... kkkkkkkk

      Iludidos - pra mim - é melhor que o Cisne. Mas esse pode esperar aparecer um, porque uma hora vai.

      supermoney é obra-prima. Princess Wã gosta muito de me rotular de fãozoca do Talebis, rs Mas se querem me acusar de fãozoca de alguém que se seja o Goodman (A. Smith).... kkkk

      Esse teu conhecido traballha no Bermudes? Se for é firme....

      O volume foi muito forte ontem e hoje as 12:00 tá em 20M. Volume é sempre um sinal de algo, só não se sabe pra que lado ou qual intenção, rs. Mas que "pode" ser algo pro lado bull, pode. Na segunda optei por exercer alguma coisa em A10 (0,10). Uma aposta boa que vi antes do final do ano foi a H60 (agosto 0,60) estava a 3 cents. Enchi o carrinho...kkkk Se acertar vai ser lindo. Te pago os 145 mingaus do livro..... KKKKKKKKKKK




      Excluir
    3. hahahaa...... trabalha com desembargadores aqui do RJ....

      O Iludio pelo Acaso parece que tem aqui na biblioteca da Petrobras (sim, há uma). Já fui lá pedir, mas parece que está no "setor técnico".

      Espero que não tenham roubado! rs

      Excluir
    4. Se "seeeeeeeeeeee" um dia quem sabe... kkkkk.... acharem o Iludidos aí da biblioteca e fizerem uma perícia nas digitais irão descobrir que quem passou a mão nele foi o Gabrielli. Força do hábito! Aposto 10 contra 1... kkkkk

      Excluir
    5. hahahaha. Continuo na caça!!! rs

      Cisne Negro já foi complicado ler em portuga. Inglês vou levar um ano, kkkkkk

      Excluir
    6. Aê... vc não pagou os 145 no mandelbrot, então o preço subiu na pedra.

      Agora é 150!

      kkkkkkkkkkk

      http://www.estantevirtual.com.br/academiadosaber/Benoit-Mandelbrot-Richard-L-Hudson-Mercados-Financeiros-Fora-de-Controle-95199470

      Inacreditável esse absurdo, rs. Mas não são livros técnicos, portanto exige uma boa proficiência no inglês, caso contrarío fica cansativa a leitura. Recomendo continuar procurando a versão dublada.

      Enquanto isso na Alibris é isso aqui:

      Mndelbrot, 7,5 doletas

      http://www.alibris.com/The-Misbehavior-of-Markets-A-Fractal-View-of-Financial-Turbulence-Richard-L-Hudson/book/14998208?qsort=p&matches=20&cm_sp=works*listing*buyused

      E o Iludidos por 3,07doletas...

      http://www.alibris.com/Fooled-by-Randomness-The-Hidden-Role-of-Chance-in-Life-and-in-the-Markets-Nassim-Nicholas-Taleb-PH-D-MBA/book/8237732?qsort=p&matches=152&cm_sp=works*listing*buyused

      Excluir
    7. Foda, né??? Tinha 145 frete grátis de SP e 150 + 6 de frete daki do RJ mesmo.

      Peguei a mercado, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Não gosto de comparar preços daqui com uzamigo merricanu. Vontade de chorar.

      Excluir
    8. Já que vós falais sobre livros, veja um que está vendendo bem na notícia abaixo.

      Eu nunca o li, mas deve ser melhor que aquela porcaria do Cisne Preto do Taleb, que comprei, li 40% e parei, porque é repetitivo e a cada capítulo ele sempre tenta provar a mesma coisa: que qualquer previsão que tu faças está sujeita a não se concretizar (daãããããã...).

      Taleb é um enganador, um palhaço, que quebrou um de seus fundos e ficou revoltado com as estatísticas. Amargurado, escreveu o Cisne Preto, ou seja, cagou o livro.

      ===========================

      http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/pasmem/ 23/1/14:

      "Mein Kampf, escrito por Hitler em 1925, está em alta na Amazon. Segundo o The Guardian, crescem as vendas do exemplar digital. Média de preço? US$ 0,80.

      Já versões antigas e impressas – algumas com anotações – podem chegar a US$ 200."

      Excluir
  7. Merrey, só um adendo:

    Sou anti-facista até a raiz do cabelo. Inclusive tive pessoas próximas que sofreram horrores nas mãos do regime nazista. Mas sou plenamente favorável ao acesso livre a essas "idéias". Somente com liberdade a toda informação do passado não seremos vítimas de novos "líderes". Ter acesso a idéias não é perigoso. Perigosas são as pessoas que conduzem "idéias". Toda grande líder é carismático e sedutor com capacidade ímpar de ultrapassar o seu senso crítico com extrema facilidade.

    O maior perigo é a ignorância (desconhecimento..).

    Veja o belo exemplo que a Berlim dos dias de hoje oferece publicamente a todos numa exposição permanente sem portas, sem controles de ingresso:

    http://www.visitberlin.de/en/spot/topography-of-terror



    ***

    Já sobre Taleb, claro, todos nós sabemos sua opinião, rs. É razoável que ele não atenda suas expectativas. Voça Majestice queria respostas objetivas e - ao contrário - ele lhe trouxe mais dúvidas subjetivas.

    Mas acredite: essa é a real intenção dele. Trazer consciência ao espírito da interrogação do pensamento crítico e assim te libertar dos vendedores de respostas fáceis como Hitler e seu Mein Kampf que o senhor sugere que seja uma obra "melhor" que o Cisne Preto:

    "Já que vós falais sobre livros, veja um que está vendendo bem na notícia abaixo. Eu nunca o li, mas deve ser melhor que aquela porcaria do Cisne Preto do Taleb"

    "Mein Kampf, escrito por Hitler em 1925, está em alta na Amazon"



    Lembro bem que voça majestice na época disse que não leu o Cisne até o fim. Parou antes do meio ou algo parecido. E aqui mesmo reafirma que só leu 40% do livro:

    "li 40% e parei, porque é repetitivo"



    Penso que pra podermos emitir uma opinião do tipo "ele é um enganador" é preciso que estudemos e conhecemos profundamente o nosso "inimigo" (no melhor estilo Sun Tzu, rs). Caso contrário nossas críticas serão vazias e facilmente desmontadas pelo lado contrário. E assim gerarmos um efeito contrário a nossa intenção: fortalecer aquilo que não acreditamos ou combatemos.

    El Gnomo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. errata:

      onde se lê anti-facista o certo é anti-fascista

      Excluir
    2. Vixi, Gnomo, deu vontade de jogar vc numa câmara de gás agora. Como é que vc sabe o que eu procuro num livro? É impossível para vc deduzir o que procuro num livro; nem me conhece. Que arrogância!

      O Taleb sim é um grande picareta, que o digam os investidores do fundo que ele quebrou. E conhecemos um grande admirador do Taleb e seu livro cagado: o ME, que quebrou o fundo gallllleas e arrumou um monte de patos (brancos e pretos) para vender aquele lixo da inep4.

      Veja como as leis universais da física funcionam: um picareta se sentiu atraído e virou admirador de outro.

      Quanto ao holocausto, não tenho intenção de debater isso neste blog e estou pouco me lixando para o que aconteceu; meu interesse é QUANTO AO FUTURO.

      Excluir
    3. Ok, Merrey. Tá lido.

      Foi um prazer frequentar seu reino até aqui. Mas somente até aqui diante do escrito.

      Agradecido pela sua paciência,

      Gnomo

      Excluir
    4. Ih, Rei, o q houve contigo hj? rsrsrs

      Neste ponto sou obrigado a concordar com o Gnomo: dar uma opinião sobre um livro sem ao menos terminar de lê-lo é, no mínimo, temerário.

      Por muitas vezes os assuntos dão uma reviravolta. Inclusive, eu concordo contigo: o início do livro é chato, pelo q eu lembro. Fica de muito blá-blá. Mas depois melhora..... mas vc não sabe, pois não terminou de ler!! hehehe

      Qual foi o fundo que ele quebrou?

      Excluir
    5. Cara, tem alguma lei que define como classificar um livro? Eu li uns 40% do livro, isso não é o suficiente? Quem dá opinião sou eu, e poderia ler 1 página e também achar chato.

      Vcs são algum tipo de ditadores, ficam impondo regras para classificar livros?

      O pior é achar os Talebistas Ortodoxos, que ficam defendendo aquele lixo... Aí é que dá vontade de jogar aquele lixo no lixo.


      O fundo que ele quebrou nem me lembro, acho que está no livro, eu vi em algum lugar; até defensores do taleb falam sobre isso aí... Enfim, o livro é chato e o autor um picareta; me arrependo de ter gasto dinheiro naquilo.



      Excluir
    6. Lei para classificar um livro é claro que não existe!

      Mas se você consegue comentar ou opinar sobre algo que não leu, então este dom é algo que não chegou a plebe, parte da qual faço parte!

      Sds reais,

      Excluir