O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

09/01/2014

JBS + Seara: como ficará a nova JBS S. A. (JBSS3) após essa aquisição?

Relatório de Análise de JBS S.A. (JBSS3), abordando balanços de 2007 até ITR de 09/2013.

46 páginas. Clique aqui para acessar.

Profunda e completa análise, abordando os aspectos internos (balanços e dados operacionais), de mercado e perspectivas futuras.

Vários gráficos e quadros explicativos.

Aborda especialmente projeções quanto a JBS após a compra da Seara: perspectivas, lucratividade, faturamento, endividamento.
-

3 comentários:

  1. Rei,

    uma crítica construtiva: você realmente tem conhecimento sobre todos estes setores de todas estas empresas que está analisando?

    Explico: eu, como potencial consumidor de seus produtos, teria mais confiança se vc analisasse um, dois ou três setores em específicos. Me passa a impressão de que pega os números, lê meia dúzia de notícias e pow! Análise! Por exemplo, raríssimas vezes encontrei alguém pela internet para discutir sobre petróleo que entendesse do negócio petróleo, sacou? E isso faz uma graaaaaaaaande diferença. Mais ou menos quando o Gnomo lê uma frase solta de um "arauto da web" e percebe que ele entrou na Bolsa ontem.

    Não posso falar da qualidade, pois nunca comprei, mas fica a minha impressão.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dimarcinho.

      Sua dúvida é mesmo interessante e eu mesmo já pensei sobre isso.

      Veja bem: quando eu comecei na bolsa, em 1994, era extremamente difícil conseguir infos sobre as empresas e sobre o setor. Era quase tudo no papel e vc tinha que se deslocar fisicamente, tirar xerox, enfim, terrível.

      Nessa época eu era mais trader com base em gráficos do que fundamentalista. Eu fazia graficos manuais, em papel milimetrado, porque era até mais fácil de acompanhar. Balanços, só uns resumos que a antiga Gazeta Mercantil publicava, ou a leitura daqueles monstros de letras pequenas publicados em jornais, que tinham poucas informações.

      Hoje, é incrível a quantidade de infos que se consegue pela web. Antes, só indo a bibliotecas e outros lugares. As próprias empresas divulgam boas informações, que podem ser complementadas com estatísticas do setor.

      Por exemplo, o setor de construção: na web, tem ótimas estatísticas, como o IVG-R do Bacen, o IGMI-C da FGV, dados do SECOVI... Tudo na internet. Por exemplo, com base nesses dados, eu uma vez discuti com um cara e disse que os FI iriam cair, há vários meses atrás. O cara se dizia especialista em FI mas mal conhecia esses indicadores, importantissimos.

      Assim, é bem fácil entender os vários setores, basta pesquisar e ter capacidade de interpretação. É óbvio que conhecer profundamente não dá, mas, para fazer as projeções, dá sim.

      Portanto, os relatórios são feitos com bom conhecimento sobre o setor sim.

      E veja que o foco dos relatórios é verificar como está a empresa e traçar cenários sobre seu futuro. Para isso, o conhecimento necessário é Contabilidade e Adm. Financeira. Para fazer projeções, o conhecimento do setor é necessário, mas isso está refletido no passado (que serve de base) e nas pesquisas que faço. Como eu traço 4 cenários, é óbvio que há margens de erro, mas o objetivo é tentar identificar tendências mais prováveis, com base nos aspectos internos da empresa e no setor.

      Eu não recomendo compra ou venda. Os relatórios objetivam explicar o desempenho passado e mostrar possibilidades futuras com base nas infos atuais e algumas possibilidades que identifico. Assim, é bem útil o relatório sim, principalmente para quem não sabe, ou tem dificuldade, de ler e interpretar info divulgadas pelas empresas.

      Mais um exemplo: teve um cara que perguntou se MMXM11 era outra empresa!! Viu, como os relatórios são úteis?

      Já que vc falou sobre petróleo e conhecimentos sobre o setor, veja essa notícia da IstoÉ de 11/2008.

      http://www.terra.com.br/istoedinheiro-temp/edicoes/581/artigo116625-2.htm

      Ela divulgou, na página 2, que a Merril projetava excelente lucratividade para a OGX. Pegue o quadro da pág. 2 e projete o lucro da OGX que a Merril indicava. VC verá que OGXP3 poderia valer uns 14,00 ou mais, de acordo com a Merril.

      E aí ??? Veja que, ao fazer projeções, até profissionais como a Merril erram, e errou feio, muito feio.

      Sacou?

      Excluir
    2. Entendi sim, Rei!

      Sobre as projeções dos analistas, eu tenho impressão que eles fazem isso: analisam as empresas de forma "relativamente superficial". Digo, eles se aprofundam, mas não conhecem a fundo os quês e porquês do negócio. Mas faz parte, o mercado é assim. E, até por isso, erram muito.

      O analista da Merryl errou no de sempre: ele já contou com o ovo no c* da galinha (antes mesmo da galinha nascer, diga-se de passagem). Faltou analisar justamente o cenário pessimista! hehehe

      []s!

      Excluir