O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

06/01/2014

Análise da Tupy S. A. (TUPY3) e suas perspectivas pós capitalização de 10/2013

Relatório de Análise de TUPY S.A. - TUPY3, abordando os balanços de 2004 a 09/2013.

51 páginas. Clique aqui para acessar.

Analisa a recente capitalização de 10/2013, as demais informações disponíveis até a data de elaboração do relatório (ITR, comunicados, documentos arquivados pela empresa).

Contém estimativas sobre a possível lucratividade, distribuição de proventos; perspectivas.  Vários gráficos, cálculos e tabelas explicativas.

27 comentários:

  1. Rei!

    Passando para desejar um bom 2014 em nossas incursões pelo mercado de ações!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dimarcinho! Obrigado! tudo de bom prá ti também e muitos trades mamão com açúcar!

      Excluir
  2. Rei!

    Seria um método milagroso???

    http://blogdoportinho.wordpress.com/2014/01/07/balanceamento-de-carteira-evitando-a-sindrome-da-troca-de-pernas/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ehehehe, Dimarcinho, se alguém tem um método milagroso para ganhar na bolsa, ele não vai divulgar... Ou só vai divulgar após ganhar bilhões na bolsa e não souber mais o que fazer com dinheiro.

      O blog do Portinho é bom, foca fundamentos e estudos... Mas milagre, só o goleiro Vitor do Atlético/MG na Libertadores (mesmo assim, ele não fez milagres no mundial, ehehe).

      Excluir
    2. Olááá, minha dupla dinâmica mestres!

      kkk

      Tudo beins, Mey Rey e Prófis? Natal, Anobon, etecetera e tals?

      Pois é, Mey Rey. É isso ai mesmo o que voça sapiência pontificou. Nada a acrescentar....

      Prófis, seguinte: sei que vc já não é mais aquele cabra que acreditava até em papo de camelô do Lg. Carioca vendendo lente de raio-x que mostra a gema da ovo no meio da rua... kkkkkk

      Mas achei interessante comentar a "matemágica" de mestre potrinho que no final ainda sugere que o seu modesto trabalho "é um bom objeto de estudo para alunos de graduação e pós" (k-k-k-k-k) já que o seu "trabalho" guarda um boa relação com aquele outro trabalho de mestre poupança do além com eternit, rs

      É fácil tudo dar certo (qualquer idéia, método, etc..) "quaaaando" vc os insere em dados financeiros que apresentam histórico ascendente. Quando a RF subiu de 98 até hoje? E o ibov? E sempre lembrando que uma "carteira" de um PF é uma coisa e o ibov passivo é outra, rs

      Portanto o "Milagre" de 98 pra cá, assim como o milagre da eternit é que vc tem valores ascendentes no período, só isso, rs

      Se vc tem uma escadinha pra cima, se somente segui-la, tanto faz se pulando, de lado, correndo, devagar, de costas, tanto faz... Vc sempre terá um resultado muito bom.

      El Gnomo Para o Alto e Avante

      Excluir
    3. Sim, eu comentei lá e coloquei meu link q fui ler nos comentários e parece q achei um gnomo no meu jardim, kkkkkkkk

      Fica bem claro que se o mercado andar mal o negócio pode ficar bem feio pro lado da alocação....

      A questão do "método milagroso" sei que não existe. Inclusive, abriria um fundo de investimentos e aplicaria o mesmo.... alavancagem linda! rs

      Excluir
    4. Concordo, prófis...

      E a questã não passa exatamente se o período examinado é longo ou curto. Só depende que seja um período no qual o valor inicial seja bem abaixo do valor final. Aí qualquer forma de investir, aportar, trocar funciona, rs

      Usando uma analogia bem forçada (forçada pra mostrar o óbvio...) imagine vc comprando um imóvel hoje. Então "seee" vc acredita que a tendencia do imovel é sempre valorizar no futuro, então qualquer "plano" funciona: tanto faz vc comprar a vista, na permuta, financiado o lucro é certo... Porque se a valorização exponencial é liquida e certa, então no final vc SEMPRE vai ter lucro. Isso faz sentido mecânico? Faz se vc acerta um ponto baixo de valor de entrada e nunca mais ocorra um retorno abaixo desse valor de entrada, rs

      Outra coisa, pra pensar: o potrinho escreveu:

      "Para quem tinha R$ 100.000 em 1° janeiro de 1998, sendo R$ 50.000 em renda fixa (descontado o IR) e R$ 50.000 em bolsa (Ibovespa), teria R$ 571.518 caso mantivesse suas posições intactas."

      1) O que ele considera RF? Como ele foi procedendo o desconto do IR? Descontou tb taxa de adm? Pela calculadora do cidadão, o CDI bruto no periodo 010198 a 311213 é de 923%. Brutos, 50K teriam se transformado em 511K nas tais condições intactas...

      2) Pelo que verifiquei o ibov em jan98 estava aprox em 10,500 e fechou dez2013 aprox 51500. Alta bruta de 390%. Aplicados sobre 50K (sem descontar IR..) vai pra uns 245K ou um pouco menos porque isso teria que ser feito via cotas de fundo passivo.

      Total sem mexer em nada aprox 511K + 245K = 756K (sem descontar IR que é complicado porque nesse periodo houve mudanças de tx de imposto e periodos de taxação).

      Bem, como o cara é engenheiro, não é um blogueiro primário e tals... Não consigo acreditar que ele tenha manipulado dados tão óbvios e faceis de acessar via web. Portanto prefiro acreditar que EU tenha deixado de observar algum "detalhe".

      Então te pergunto: valeria a pena vc rever os passos de como ele chegou nesses calculos "sem alocação" com a carteira indo pra somente 571K e "com alocação" 725K?

      Só por curiosidade mesmo... Fico ressabiado quando o que vejo é muito, mas muito óbvio e ainda por cima não simpatizo de quem partiu a fala. Tá tão estranho que não descarto que eu esteja tendo uma ilusão de ótica, rs

      Excluir
    5. *fico "ressabiado" comigo mesmo, rs

      sempre duvido primeiro dos meus sentimentos... kkk

      Excluir
    6. Então, ele comenta no texto que teria imposto já..... mas essa parte de tributação, ainda mais com mudanças são complicadas e é por isso q só de vez em qdo eu incluo o IR nas minhas contas, pois o processo é complexo. Mas o mais interessante das suas contas é que, digamos, que o imposto tenha ficado aí na casa dos 15% (que é o atual para prazos acima de 720 dias). Então o IR do CDI seria de 0,15*(511-50) = 69,15, arredondando, um líquido final de 442k.

      Somando com o IBOV, daria 687k.

      Mas a questão aqui é que os valores estão dando muito diferentes. Na sua RF, pela calculadora do cidadão, o valor final tá dando 511k. Pela tabelinha dele, daria 651k!!!!!! Diferença monstruosa!!!!!!

      Na planilha dele, o ibov de partida foi de 10.479. Mas mesmo assim, isso daria um capital final de 245k. Pela tabela de resultados, ele tá considrando o IBOV fechando com 491k.

      Acho que tem alguma coisa errada, sim... rs

      Excluir
    7. Falha minha, na tabela dele o tudo é 100k.

      De qq maneira, a RF ao invés de 651k seria de 325k.
      E o ibov ficaria 245k. A soma vai dar 570k

      Acho q a diferença mesmo tá grande aí na RF.

      Excluir
    8. Sim, o ponto pra tanta diferença pode estar no desconto do imposto de renda.

      Mas veja: até 2005 0u 2006 não me lembro bem,o come-cotas era mensal. Hoje é trimestral. Isso altera bem resultado (fora se ele considera alguma tx de adm de um fundo RF...). Mas se a referencia é um fundo RF... Que "fundo", rs? Tem performance pra todo gosto.

      E porque ele desconta o IR da RF e não desconta nada em relação ao ibov? Pra se posicionar em ibov tenque ser via fundo passivo. Tem taxa de adm. Hoje em dia acho que o IR é só no saque, mas antigamente era na base do come-cotas também. E mais sobre "ibov": o valor é teórico via marcação a mercado em preços de fechamento. Portanto se é justo descontar o IR da renda fixa, tenque descontar tb do ibov e ainda descontar um "provavel" slippage (diferença sobre o valor real de fechamento de negocio em bolsa). Óbvio que meu "pedido" é irreal, rs. Por isso avaliações são feitas sobre valores brutos. Então não tem muito porque fazer descontos e ainda por cima recaindo só sobre um dos ativos...

      sobre cdi:

      O meu parametro CDI é usando como base cdb pós 100% cdi. A tributação é só no resgate. A média é resgate em 3 anos. Existem até com 5, mas isso e só pra valores muito altos com negociação. Então chegar e abater 15% sobre o bruto de 15 anos de RF fica distorcido.

      Como vc mesmo já constatou: teria que "projetar" os descontos dos IRs pra entender como que ele achou essa diferença toda.

      Mas, mesmo que os descontos resultem num "abatimento" tão alto, ainda assim, fica um resultado distorcido visto que ele não dá o mesmo tratamento ao ibov.

      Enfim.... custo a crer que alguém com o curriculo que ele gosta de exibir possa ter deliberadamente "mexido" nesses valores de forma tão tosca. Mas na minha opinião ele não pode dar tratamento tributario pra um ativo e outro não se a busca é de uma avaliação justa. Ou dá pros dois ou não dá pra nenhum.

      em tempo: não estou considerando que a tal alocação ala potrinho não obteria resultado superior a tal "carteira intacta". Até porque quando vende o que sobe pra comprar o que cai e assim sucessivamente, óbvio, se os 2 ativos performarem alternadamente numa espiral de alta constante, óbvio, isso tem tudo pra exponenciar o resultado, rs

      Só questiono como ele chegou no valor da tal "carteira intacta" e também o metodo de descontar IR somente em um dos ativos que ainda por cima depende de valor teorico (preço de fechamento).

      Excluir
    9. errata:

      Só questiono como ele chegou no valor da tal "carteira intacta" e também o metodo de descontar IR somente em um dos ativos que ainda por cima depende de valor teorico (preço de fechamento).

      leia:

      Só questiono como ele chegou no valor da tal "carteira intacta" e também o metodo de descontar IR somente em um dos ativos (RF). E ainda por cima além de não dar o mesmo tratamento pro outro ativo (IBOV) não alertou que o mesmo depende de possvieis variações em cima do seu valor teorico (preço de fechamento) e sem contar que fundos passivos replicam, mas não rreproduzem com eficacia 100% o ibov. Tudo em RV é sempre aproximado.

      Excluir
    10. Li lá seu comentário e vi a resposta do cabra...

      "Oi Dimarcinho, é efeito da tributação mesmo.
      Se você pegar os valores da SELIC que coloquei (fonte BACEN), e capitalizá-los sem imposto, daria 10,37, exatamente o que você achou. Retirando 20% ao mês, cai para 6,51, o valor que achei"

      Bem... na prática o imposto não é descontado todo mes na base de 20% desde 1998, rs

      Além de tratamento desigual, fixou uma tributação irreal pro CDI no periodo.

      E porque optar por um "fundo" e não vai usa o cdb que só desconta a cada 3 anos? Um fundo multimercado com gestão ativa e tals que objetiva "superar" o cdi, tudo bem, vale o risco. Mas se o objetivo é só replicar a renda fixa, o lance é o cdb ou letras do tesouro (coisa mais recente).

      E ele ainda fala: "Poderia ter usado o índice de 15% no IR, mas isso iria acabar deixando o resultado ainda melhor."

      Sim. Mas qual é o objetivo dele na obtenção do resultado? Deixar "melhor", "pior" ou IMPARCIAL o seu modesto estudo para estudantes academicos, rs?

      E na minha opinião deixar o "melhor" o resultado da renda fixa (eu não refiz o estudo dele, portanto...) pode ATÉ demonstrar que o metodo de alocação dele foi de resultado igual ou mesmo inferior a tal carteira intacta. Mas isso pra demonstrar só mesmo na ponta do lápis....

      Excluir
    11. errata:

      Além de tratamento desigual, fixou uma tributação irreal pro CDI no periodo

      leia:

      Além de tratamento desigual (desconto de IR só pra um ativo) entre os dois ativos (RF e ibov), ele ainda por cima fixou uma tributação em formato irreal pro CDI no periodo de 98 a 13.

      Excluir
  3. Mas a questão é que ele está colocando o método em uma situação, dentro de um único timeframe. Quanto maior o prazo pode ou não dar certo. Se algum dos ativos derreter no LP, vai ficar bem complicado ganhar do que ficou no alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, o que vc falou está certo.

      Mas o meu ponto de vista - subjetivo admito - é se o cara já começa distorcendo ou forçando uma certa barra na definição das variáveis, no caso rf e ibov, fica muuuuito dificil vc levar em conta até mesmo isso que vc está falando. A atitude dele é mais de um advogado de defesa de uma tese do que exatamente de um pesquisador, ou estudioso ou seja lá o que for.

      Tem um lance aí que muita gente boa inclusive não leva em conta quando monta avaliações usando dados de RV: "na rática é o dia (ou semana ou mês) que faz TODA a diferença". O único cara que vi fazer essa observação (outros devem ter feito, óbvio...) foi Mandelbrot. Resumindo: se, seeeeee... kkkk... vc entra na fatidica semana do topo ou na gloriosa semana da minima, esse DIA faz toda a diferença. E ela é mais real quando estamos em RV. "Médias" em renda variável são só parametros. mas NUNCA a realidade.

      Excluir
    2. Sim, concordo. Um estudo mais aprofudado seria pegar os diferentes timeframes e avaliar todooooos esses desempenhos.

      Por exemplo, numa amostra de 20 anos, um estudo de 15 anos daria 5 x 252 = 1260 pontos.

      Teríamos resultados com certza interessantes, mas o que mais importaria para nós pobres mortais seriam os piores resultados.... hehehe

      Excluir
    3. Então, um estudo "ideal" seria pegar um intervalo de tempo específico e ir variando nos timeframes.

      Por exemplo, em 20 anos, poderia fazer um estudo de 15 anos. Uma variação diária, teríamos aí uns 5 x 252 = 1.260 pontos. (Comeãndo no 01/01/01, depois 02/01/01 e assim vai).

      Uma variação mensal (mais fácil de fazer, por sinal), já seriam 60 pontos. (começando em jan/01, fev/02, ..., dez/05)

      O resultado deste estudo (que com certeza tem por aí em algum lugar) vai trazers dados interessantes e os mais importantes para nós mortais seriam os "piores".

      "Será que pode acontecer deu ficar com o pior resultado?"

      Resposta: com certeza!

      rsrsrsrsrs

      Excluir
    4. Sim, visualizar os piores resultados trazem a tona a imagem daquilo que não gostariamos de vivenciar e assim tomar decisões mais conscientes. Uma especie de algo parecido com o efeito "guerra fria" gerado depois da horrível visão de Hiroshima. Apesar de que resultados passados em RV não se repetem, quando muito somente "rimam"....

      Excluir
    5. Isso é verdade. Mas é aquilo: em se tratando de futuro até a renda fixa pode colapsar mais frente. O risco está sempre à espreita..... seu apelido é Murphy.... rs

      Excluir
    6. Se bem que um "estudo" como esse que vc sugere, levando em conta 2 ativos se alternando em movimento ascendente, mesmo o pior resultado será no mínimo bom ou suportável.

      O interessante seria num timeframe "diladinho"... kkkk... Como exemplo o dow jones que desde 97 está amarrado no range mínima 7000 pts e maxima 15000 pts.

      Imagine vc começando num ponto proximo das máximas? E ainda por cima considerando as baixas taxas livres de risco de retorno real norte-americanas? Claro estou levando em conta na minha alegação na tal tese de alocação com compra passiva de ibov e não numa alocação buscando alto indice sharp, que também não é nenhum Graal; mas pelo menos é mas bem teorizado do que esse sinplorio vende o que sobe e compre o que cai.

      De fato Grahan sugeriu isso no seu livro investidor inteligente (venda o que sobe muito e compre o que cai muito que no final tudo TENDE a subir). Mas isso foi escrito e vivido lá pelos anos 40 / 50 , uma época de muita prosperidade e crescimento quase que exclusivo pra economia americana já que toda europa, asia estavam destruidos no pós-guerra.

      Todo evento tem o seu contexto com a sua época. Mas parece que a unica coisa que se repete sempre é comportamento humano de querer enxergar padrão em absolutamente tudo, rs

      Excluir
    7. Quanto ao Murphy, só respeito um: o robocop!

      uauauauauauau

      Excluir
    8. E tem um detalhe aí, ressaltando o que vc falou sobre RF.

      Esses ganhos exponenciais e reais que vemos hoje aí desde 94 (inicio do real) com nossas taxas de juros pra quem aplicou em CDI só existem por conta da queda inimaginável do dólar a partir de 2005 / 06.

      No dia que algo fizer um sentido lógico e previsível, acredite: só precisaremos ligar a tevê as 20:00hs e ouvir com atenção ao Jornal Nacional (ou o Reporter Esso, como preferem os mais os mais idosos... kkkkkkkk)

      Excluir
    9. Falando em dólar.... já notou q todo ano o HC faz um post gigante sobre um ativo e o mesmo derrete? Ele fez sobre FII's ano retrasado e os mesmos tiveram um péssimo ano.

      Daí fez aquele post patrocinado sobre Ouro..... e olha o resultado kkkkkkkkkk

      Será q há correlação?? Se eu entrar vendido no próximo que ele sugerir, o Taleb me crucifica??? rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    10. kkkkkk

      é impressionante como se erra previsão quando se "canta a pedra", rs

      não sou supersticioso, mas tenho por hábito nunca ficar falando minhas apostas. Posso até apontar a minha "opinião", mas não gosto de fazer previsão.

      e acredite: não é por medo de errar minhas previsões (ou chutes... kkk)

      Mas é medo dos grandes de trazer AZAR pras minhas próprias apostas e também ser vítima da tradicional "maldição dos profetas" e dar tudo ao contrário com a minha grana.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    11. Essa questão de errar a pedra é cortesia do nosso amigo Murphy !!!!!!! kkkkkk

      Excluir
    12. uauauaua

      Agora é hora de sair.

      Abs,

      Excluir