O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

16/12/2013

"O Petróleo é Nosso?": Análise dos Fundamentos de SONDOTÉCNICA até ITR de 09/2013

Relatório de Análise de Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. (SOND3, SOND5, SOND6) .

Profunda e completa análise, elaborada em 12/2013, com base nos balanços de 2006 até SET/2013.

36 páginas. Clique aqui para acessar.

Contém análise das demais informações disponíveis até a data de elaboração do relatório (ITR, comunicados, documentos arquivados pela empresa) e estimativas sobre a possível lucratividade, distribuição de proventos; perspectivas futuras da empresa e de seus mercados.

29 comentários:

  1. Rei!

    Sondas dão muito dinheiro! O aluguel das meninas vai de 200 a 600 mil dólares / dia !!!

    Vamos construir uma?? hehehe Só precisa de 1bizinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ehjeheeh, pede o 1 bi pro Gnomo, o cara deve estar milhardário com os trades dele baseados em derivativos, eheh.

      Excluir
  2. Rei,

    fui falar sobre valuation lá no site do cão e depois de muita discussão ele apagou o tópico!

    Pode isso, Arnaldo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é o site do cão? E essa história de ficar apagando posts de leitores é palhaçada. Então, porque libera postagens? Aqui no Reino das Blue Chips pode falar à vontade!!! hihihihi.... Rei é Rei e Miqueiro Bate Palmas!

      Excluir
    2. O Bastter, rei!!!

      Ele mistura os conceitos e diz que sou eu que estou misturando...... rs

      Excluir
    3. Affff... Bom , vc sabe como ele é: empresa boa é que dá lucro HOJE. Análise mais fácil não existe.

      Se bolsa fosse fácil assim, a caderneta de poupança e TD não estariam com bilhões, estaria tudo na bolsa.

      Eu não gosto dos conceitos dele; muito oba oba em cima de uns conceitos simplórios. Enfim, cada um no seu quadrado.

      Excluir
    4. hauahuahuahau, ele fez até um vídeo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      http://www.youtube.com/watch?=VH_Vya9vs4M&feature=share&list=UUsra3f6ogpXhIZbSUe2OoaA

      rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    5. http://www.youtube.com/watch?v=VH_Vya9vs4M&feature=c4-overview&list=UUsra3f6ogpXhIZbSUe2OoaA


      Eu concordo com ele no início do vídeo: ou vc vai em cima do valor (trade) ou em cima do preço (valuation). Não vou ver o vídeo agora, mas ele já começa bem.

      Mas é um assunto controverso e não é verdade absoluta. O problema dele é que do jeito que ele fala ele é o Rei da Verdade, ehehehe.

      Agora tenho que sair. Fui!! dpois a gente se fala! Abraço!

      Excluir
    6. Mas rei, a análise de valor não é justamente para verificar se ele está acima ou abaixo do preço?!?

      Excluir
    7. Dimarcinho, o que o cachorrão quis dizer é que a ação tende a se valorizar, e muito, se a empresa, no longo prazo, performar bem, com boa lucratividade.
      No CP, ele quis dizer (e acho correto) que o preço sofre influência de inúmeras origens, como notícias, operações vendidas e outras.

      Para vc entender bem, veja essas minhas postagens:

      http://reidasbluechips.blogspot.com.br/2013/02/olha-uma-acao-que-caiu-56-em-7-meses.html

      http://reidasbluechips.blogspot.com/2013/01/e-se-eu-dissesse-em-012002-que-vale5.html

      Excluir
    8. Ok, Rei, eu concordo.

      Mas ele criou um vídeo falando para as pessoas não fazerem confusão, mas na verdade quem está fazendo confusão é ele! rsrsrsrsrsrs

      O valuation de uma empresa "nada mais é" do que o fluxo de caixa descontado a valor presente. Da mesmíssma maneira que se precifica um título de renda fixa.

      Ou seja, TEORICAMENTE FALANDO, este valor é o que vc receberá ao longo do tempo, mantendo o papel, o que é uma boa visão do B&H.

      B&H este que ele comenta que não importa preço. Isso é piada.

      Falar que preço não importa pois caso a empresa continue indo bem ela irá valorizar..... bom, não é bem assim. SEEEEE, a empresa tende ao longo do tempo a corrigir e ir pro valor justo, de nada adianta pagar mais caro por ela agora, pois por mais resultados que ela entregue, ela vai acabar convergindo pro tal valor justo. E agora, José?

      Excluir
    9. Então, professor...

      E aí como o tal "valor justo" nunca ninguem chega a uma "conclusão justa".... Então o Cão que viu o tio do amigo que comprava um lote de BB desde os anos 70 ganhar uma grana preta, acaba se cansando dessa porra toda, joga pro lado a calculadeira e entra de voadeira no mercado:

      "Compra essa porra, não importa o preço porque no long play tudo TENDE a subir merrrmo"

      kkkkkk

      ps - mas aí é aquela velha história que se repete (leia o Rapido e o Devagar do Khaneman..) A mente humana por instinto de sobrevivencia só registra as historinhas que lhe convém, no nosso caso, só as historinhas de "sucesso". Como se diz por aí: quem conta a história sempre são os vencedores... Ou ninguém vai ao cemitério ouvir as histórias dos mortos...

      Excluir
    10. Pois é, a matemática é muito simples.

      Só faz sentido fazer o valuation parar justamente ter um "ponto de referência", onde vc identifica se o ativo está sub ou sobreprecificado. Dizer que não é pra comparar valor com preço...

      Então POR QUE calcular o valor???? rsrsrsrs

      E, mesmo que haja valorização. E o cálculo é baseado numa taxa de desconto. Um ativo que está hoje a 60 e deveria custar 40.... se ele subir 7% em 15 anos, vai chegar a 110!!

      OOOOHHHHH!!!!! Comprou uma ação por 600mil e vendeu 15 anos depois por 1,1milhões!!! Negócio excelente, né??

      Mas no mesmo período a renda fixa pagou 10% (por ex) e aqueles mesmos 60 estariam valendo 250.... mais que o dobro ("só" com 3% de diferença).

      Isso ele não fala lá, né? rs

      Excluir
    11. Olha, entendi o que vc quis dizer, rs

      Mas tive que conferir alguns cálculos em cima dos teus valores sugeridos pra ter que te entender... kkkk

      Porquê? Porque a questão tb passa pelo "tempo". O óbvio disso tudo: 10% sempre será maior que 7% se o prazo é o mesmo (15 anos). É por isso que no valuation também "tenta-se" descontar a "provável" futura taxa de juros livre de risco.

      No frigir dos ovos é marromeno como o nosso sábio Mey Rey pontificou:

      "Se bolsa fosse fácil assim, a caderneta de poupança e TD não estariam com bilhões, estaria tudo na bolsa."

      E pra tudo funcionar tem tb um pouco a ver com que o teu amigo soulsurfer sugeriu: é preciso que nas primeiras compras vc "acerte" o tal preço com bom desconto. Se vc acerta esse primeiro ponto as compras subsequentes (aportes) ao longo do tempo serão mamão com açucar. É o tal piramidar pra cima. Claro, estou falando do paraíso na terra do investidor de B&H. A referencia é pra reconhecer aquilo que é 100% errado (comprar mecanicamente sem olhar preço) do que seria o "ideal" de compras regulares (piramidar pra cima).

      Pra não dizer que não estou aberto a entender o "significado" do que seja compras mensais regulares sem "olhar preço" fica registro: funciona, sim. Mas desde que no longo prazo o valor do ativo respeite o tal TENDE a subir sempre. Ou seja: o cara compra tipo R$ 5K todo mês. Se o valor do ativo estiver baixo compra muito e se estiver caro compra pouco. Então como vc acredite que no LP TENDE A SUBIR, então natural que o PM fique abaixo do valor spot.

      Essa tese acima, não concordo. Mas admito o seu uso pra compra de fundo passivo ibov. É "razoável" acreditar que no longo prazo existe espaço pro mercado e economia brasilenha crescer. Nossa "bolsa" ainda é muito pequena. Mas essa teoria aplicado a ativos especificos pode ser uma armadilha no LP.

      Excluir
  3. Porra, Mey Rey, poooorra!

    Agora o nosso professor tá trolando até o Grande Cão!

    Criamos um monstro, Mey Rey!

    E audaçiosso !!!!

    UAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAAUAUAUAUA

    El Gnomo Frankstein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o Dimarcinho será o próximo laureado no Reino das Blue Chips: será o donatário da Grã Cruz da Ordem dos Trolls, eheheheh

      Excluir
    2. Po, eu não trollei não!!! Eu estava discutindo um assunto de finanças, sem trollagem.

      Ele que eu acho que queria me trollar, dando um exemplo "Se vc tem uma carteira de 1M e compra 3 ações da Natura, fará diferença?"

      Porra, 1M e vc vai fazer um aporte de R$ 130 ??? Isso é 0,013%. Tá de sacanagem comigo, né? Quem tá trollando quem? rs

      Excluir
    3. Hummm

      Queremos o contexto, professor! Queremos saber o contexto!

      Derrepentemente ele tava te dando uma aula de como se monta uma carteira betona menor que 1 na qual um aporte de 0,013% ("amostra" de beta? kkkk) não faz a menor diferença....

      kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Ele quis dizer que para quem faz compras mensais não importa o preço.

      Como eu disse, seeeeeeeeeeeee irá receber o teórico ao longo do prazo, então não interessa o volume da compra: vai perder do mesmo jeito.

      Daí dei o exemplo de que uma LTN 010117 estava custando R$ 705. Você pagaria R$ 800 por ela? Não importa se vai comprar todo mês ou se vai comprar 1zilhão de uma vez. Ele queria argumentar isso, aí deu o exemplo de 1M e adicionar 130. Peraí, né? rs

      Excluir
    5. Sim, concordo contigo. Compras mensais funcionam desde que exista um "pacto inabalável" na crença que no LP tudo TENDE a subir, rs

      Escrevi sobre isso em comentario acima. Pra ibov passivo, valá. Mas pra ativo específico é armadilha.

      E a armadilha não é porque vc foi bobo ou burro e errou. Porque "prever" futuro com seriedade não envolve esse tipo de avaliação, rs. A armadilha consiste sempre no TEMPO. Um exemplo simplório: se vc tem 25 anos é perde uns R$500K, vc ainda tem uns 15 anos pela frente pra recuperar essa grana. Mas se vc já tem os seus cinquentinhha ou mesmo quarenta e tals... aonde vc vai arrumar mais tempo e força pra recuperar um prejuizo desses?

      Excluir
    6. Achei que a armadilha era mais no survivor bias. Se eu monto uma carteira e 2 papéis vão por água abaixo, é caveira neles, rsrsrs. Obviamente que se o capital derrete já era. rs

      Mas o índice passivo tem aquele negócio de ir entrando as novas promessas e saindo as coisas ruins.

      No entanto, to pra fazer um levantamento das empresas que, digamos assim, eram boas e sumiram do índice e o porquê (faliram, fusão, fechamento de capital?)

      Excluir
    7. O indice passivo historicamente é uma referencia em renda variável segura. São poucos os fundos em renda variável que o superam no longo prazo. Claro, a comparação correta entre um indice do tipo ibov tenque ser usado contra uma carteira 100% renda variável. Vemos muitos blogueiros comparando o desempenho de carteira mistas (RF+RV) com o ibov. Está errado. Numa carteira mista a referencia é a taxa livre de risco. E até mesmo contra a selic não é qq carteira mista que vence (se estiverem sendo realmente honestos nas suas divulgações, rs).

      É duro, é quase humilhante... Mas os indices refletem os papeis que no momento são mais negociados, portanto os mais "avaliados", os mais "calculados", os mais observados, os mais desejados e excluem aqueles que estão em queda de interesse. No fim das contas - mesmo sendo cego - é o mercado como um todo através do valor de cada ativo "escolhendo" o que está valorizado ou valorizando e os rejeitados. Algo bem próximo da prevalencia da tal teoria da demanda versus oferta, rs

      Esse levantamento sobre empresas que "eram" boas e que um dia sumiram ou foram absorvidas é beeeeem foda de realizar. Clao que esses dados existem e estão registrados. Mas dá quase pra acreditar que exista uma "teoria conspiratoria" pra não deixar o acesso desses dados facilmente disponiveis para o publico em geral.... kkkk

      É incrivel. Depois que uma empresa some ou se somente o "ticker" muda, torna-se um trabalho de Hercules pra achar seus antigos dados. Isto sem contar que dados com mais de 10 anos então.... hahahaha. Na plataforma da CMA (paga e bem cara...) encontram-se dados com mais de 10 anos. Mas empresas que sumiram ou trocaram o ticker, não lembro, mas acho que tb saem do banco de dados.

      Por exemplo: a antiga telemar que um dia foi a queridinha do mercado: tnlp4. É ruim de achar qualquer dado. Lembra-se que vc usou os da OIBR pra fazer uma avaliação e no final nada tinha a ver com nada? Pois é. E agora se a OIBR sofrer essa nova fusão, fodeu. Novo ticker,, nova história. Só quem pode contar a historia é o pobre coitado que comprou tnlp4 lá no auge em 2004, depois trocou pra OI e agora vai trocar outra coisa. Esse cara "sabe" que botou 10K lá em 2004, e que hoje provavelmente tem bem menos que isso em valor. Esse é o problema dos perdedores. Mesmo que quissesem contar a sua história nao tem como explicar que no passado tinha talvez 1000 tnlp4, talvez hoje tenha 5000 oibr4 e mesmo assim perdeu dinheiro e vai perder mais quando vier nova fusão, rs

      Perdedores em bolsa, conheci alguns. Normalmente dão as costas e preferem se calar. Não estão errados. Mas vc me assustou quando disse que se errar no futuro, aceita viver da previdencia privada mas que valeu a pena correr o risco.

      Eu diria que vc está 50% certo e 50% errado... kkkk

      Certo porque sim vale a pena arriscar. Mas 50% errado correr risco de 100%.

      Por favor, grave isso: perdas podem ser tranquilamente limitadas a 100%. Tanto faz no todo com nas partes. Então opte pelas "partes".

      Então uma "parte" no pior cenario pode perder 100% e no melhor cenario pode ganhar 1000% ou mesmo 10000%. É nisso que vc tenque apostar, porque se der tudo errado, ainda sobra uma boa parte pra vc não depender exclusivamente da PP. E claro pode der o prazer de dizer pra si: sim, pelo menos eu tentei a aventura.

      Excluir
  4. Prófis, pra pensar:

    http://oglobo.globo.com/tecnologia/o-monark-dos-games-bruno-aiub-fatura-30-mil-por-mes-comentando-jogos-11096499

    Junte os pontos, faça algumas analogias e é isso aí, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juntei alguns pontos e tive até umas ideias. Primeiro comentário bastante interessante dele:

      "Já postei uns 1.200 vídeos e, às vezes, acho que já falei tudo o que tinha para falar."

      Realmente, o conteúdo das áreas possuem limite, apesar de ser sempre possível ampliá-los! rs

      A ideia que tive foi abrir um canal também, anti-cão, o q vc acha????? kkkkkkkkk

      []s!

      Excluir
    2. obs - assim roubo a já grande audiência!! pensamentos malignos no ar!!! kkkkkk

      Excluir
    3. Pois é. Desde o Grande Cão até o Pequeno Imitador passando pelos leitões, portelões, HCs e outros tantos e muitos menores é ISSO que eles buscam: o mesmo suce$$o do nosso alegre bruno aiub. A diferença é só no "veículo". No caso dos nossos astros o veículo são as conversinhas fiadas explorando a ganancia alheia que se resumem no bordão-show do bozo: "vamos ficar riiicoooos no mercaaadooo, tereu teteu"

      Olha... há anos fico imaginando criar "algo" contando e descrevendo as diversas historinhas inacreditáveis que já testemunhei dessa turma de pseudo investidores de web, rs

      Mas imagino algo com um toque em versões estilo monty python.... kkkkk

      O que não me falta é "idéia", rs. E das duas uma: ou ganharia uma boa grana vendendo como espetáculo de humor nonsense ou me divertiria muito até cansar, é claro...

      Estar aqui é legal porque sou livre pra falar o que penso sem precisar me cansar com equações sociais e outros rapapés interativos. Mas hoje em dia busco um outro "sentido" (como contemplação, gratidão, prazer...) pra minha vida além da pura diversão. Sem contar que tenho mêdo de não resistir a tentação de ficar refém de personagem de sucesso de audiência. Vaidade é um troço difícil de se controlar... kkkkk

      El Gnomo Sentido da Vida

      http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Meaning_of_Life_%28filme%29

      ps - antes de inaugurar o um canal anti-cão primeiro consulte um "adevogado".... kkk Se a intenção é um ataque direto ao ganha-pão dele e isso fizer sucesso, acredite ele vai revidar na justiça. Mas se vc tem talento pra fazer a coisa de forma criativa falando em linguagem alegórica, tudo bem. Mas esse talento é pra poucos.... rs

      Excluir
    4. Cara, ok, eu não duvido disso. Eu, por exemplo, criei um blog para discutir coisas que eu estava discordando e ao mesmo tempo fazer contatos e buscar aprender.

      Pensar em ganhar $$$ nunca nem imaginei. Hoje até penso em fazer alguma coisa, mas sinceramente? Me falta tempo para fazer várias coisas q eu gosto. Me dedicar a um blog/vlog, só se for pra levar a vida do Bicicleta aí: de 15-30k/mês.

      Menos que isso, não vale eu "largar" aqui, onde além do salário tem bons benefícios (previdência, plano de saúde, "estabilidade").

      By the way, outro dia tu perguntou para mim se eu queria parar de trabalhar ou ficar rico. Na verdade quero não PRECISAR trabalhar (tipo, poder chutar o balde de vez em qdo sem dar nada). Rico, rico mesmo sei que é deveras complicado..... mas to jogando na mega-sena da virada!! Vai que? kkkkkk

      Excluir
    5. kkkk

      A pergunta "quer ficar rico ou parar de trabalhar" é uma pegadinha, rs

      Já que "parar de trabalhar" é só jogar tudo pro alto e foda-se.... kkkkkk

      E "ficar rico" na maioria dos casos (excluindo a mega) envolve muuuuito trabalho e claro: assunção de muito risco e sorte, rs

      Excluir
    6. Então é isso: rumo à independência financeira!!!!!! rs

      Excluir