O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

03/11/2013

Informações privilegiadas imperam sobre as empresas listadas na Bovespa

Feike Batista e sua nova peruka
No dia 14/08/13, escrevi, neste link, sobre o release de resultados do Bicbanco (BICB4), que mostrava um desabado de seu VP sobre a queda das cotações (de 15,00 para 3,40).

Logo após, as ações subiram de 3,40 para 7,00.  Em 31/10/13, o BICB anunciou, neste link, que o China Construction Bank irá comprar suas ações a 8,90. Mas a alta começou a acontecer, fortemente, bem antes deste anúncio.

A Folha de SP publicou hoje que o Feike Batista já sabia, desde 07/2012, que a OGX não teria os bilhões de BOE que o Fake tanto arrotava em diversos meios de comunicação (twitter, entrevistas). Não é à toa que OGXP3, cotada acima de 14,00  em 04/2012, despencou quase em linha reta a partir de 06/2012. Não duvido nada que o Feike Batista tenha lucrado com a queda das ações usando algum tipo de artifício escuso.

Nos EUA, a famosa cozinheira Martha Stewart foi presa por usar informações privilegiadas para ganhar uma graninha na bolsa de lá. Há vários outros casos de prisões sobre este tipo de crime nos EUA. País sério é outra coisa.
-

104 comentários:

  1. Bundia, Mey Rey!

    É aquilo.....

    Insider information, claro, é desleal. Mas é a realidade. E é uma realidade que não pode ser desprezada pelos "defora" quando decidem investir no mercado achando que somente com informações públicas estarão aptos a tomar decisões racionais, rs

    Mercado de Bolsa antes de qualquer coisa é antecipação. O preço spot sempre reflete uma distorção do presente e não exatamente o futuro.



    ResponderExcluir
  2. sem informação privilegiada, vai acompanhar balanço desses bancos pequenos e depois fica sabendo que foram fraudados e o BACEN fechou a bagaça.

    ResponderExcluir
  3. Por isso que literatura de mercado maduro só serve por aqui como curiosidade,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li muita coisa dessa literatura. Algumas coisas não encaixam por aqui, claro.

      Mas pra mim sempre vão um pouco além da curiosidade. Lliteratura de mercados maduros de boa procedência não pecam pela ingenuidade. Por lá existem muitas obras que se dedicam ao trabalho de repassar e analisar todas as armadilhas tanto do passado como também do presente.

      Já por aqui - acredito por ser ainda um mercado tão imaturo - a falta é gritante. Exemplo: até hoje passados quase 25 anos só achei um livro que repassa o emblemático Caso Najas. Assim mesmo achado por acaso fuxicando em Feira de Sebos....

      Excluir
  4. Rei,

    Pai Mei tem novidades para nós:

    http://www.infomoney.com.br/blogs/foolish/post/3038385/abril-2014-crise-liquidez-bolsa-brasileira

    O q acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bundia, prófis....

      Pensei que vc estivese falando desse arrazoado aqui, rs

      http://makeajailbreak.wordpress.com/2013/11/05/pior-ogx-ou-hrt/

      Li lá as previsões de Pai Mei.

      Sim, é um cenário bem factível e confesso que sou inclinado a só conseguir enxergar quase a mesma coisa, infelizmente. Aliás é até meio fácil de prever do jeito que ele coloca...

      Mas é aquilo: como toda previsão que é fácil de "enxergar" fica sempre aquela impressão que "algo" não vai acontecer como o previsto.... kkkkk

      Detalhe: lá nas conclusões dele ele coloca que se caso aconteça sua "previsão" ela será diferente ou pior que as últimas, porque dessa vez os gringos irão secar a liquidez dos mercados por aqui. Bem, que eu saiba sempre foi assim toda vez quando por aqui as coisas ficam realmente feias (2008 foi um cafezinho perto dos últimos tombos). No fundo Pai Mei só está repetindo o padrão quando fala em falta de liquidez dos gringos qeu sempre queima com tudo que é valor em nossos mercados.

      ps - e o trolletinha, hem? sei que muita gente me lê em silêncio e depois tenta copiar algumas coisas... KKKK Mas até tu, Imbecilus, digo, Brutus? kkkkkkkkkkkkkkk Pelo menos vc, professor, tem demonstrado coragem, parabéns.

      Excluir
    2. Vamos ver se o Pai Mei faz um long/short em dólar/ibov. Vai ficar trilhardário se acertar suas projeções! Ganhando nas duas pontas! rsrsrs

      Sobre o que o Troll escreveu, eu entendi o que ele quis dizer. Quando ele cita o psicológico, é que na prática o cara vai lá, planeja o trade dele tudo certinho e tals. E então o negócio vai e chega no stop. Daí o cara vai e desce um pokinho o stop (no caso de compra), só pq "dali não passa".

      E assim vai. O setup em nada adiantou, visto o trader não ter seguido o mesmo.

      Excluir
    3. De fato se ele acertar um long dolar x short ibov - no tempo certo - depois dessa ela vai poder contar a "história" que ele quiser no melhor estilo parissotto (KKKK) no palco que a sardinhada toda vai acreditar.... kkkkkkkk
      .
      Só pra constar: muito fundo gringo fez a festa por aqui entre 2004 e 2008 montando Long ibov e short dolar. E uma operação com custo de montagem muito caro (com o hegde incluído, claro), portanto exige que ocorra um forte movimento pra lucrar. Mas pra eles deu duplamente certo mesmo indo um pouco contra o que seria "prevísivel" já que ocorreu uma queda muito acentuada do dólar dos patamares de ~ 3, pra ~1,5 reaus nesse periodo. Imagina o seguinte cenario vc sendo gringo portanto posicionado inicial em dolar. Vc vende o seu dolar e compra ibov. O seu ibov sobe e o dolar cai. Então além do lucro no ibov / dolar em reais, quando vc repatria esse lucro dolarizado ele ainda é mutliplicado pelo dolar que é repatriado em maior quantidade do que quando vc entrou no trade... kkk

      Veja isso só em 2009:

      http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2009/12/30/ibovespa-tem-terceira-maior-valorizacao-anual-desde-1968.jhtm

      Sobre o que o troll falou não faz sentido mesmo que seja isso que vc argumenta. Se existe um stop tanto e não respeitado não é culpa do psicológico. É porque não existe um setup "certinho". UM setup certinho é aquele que vc já conhece de antemão o pior resultado possível numa sequencia razoavelmente longa (no minimo 6 meses de operações prédefinidas).

      Não tem discussão sobre emocional bom, ruim, forte ou fraco. Vc só pode operar se tem planejamento adequado e a emoção está fora disso. Se a emoção vai entrar na discussão é porque não se está falando de um setup, mas sim um batepapo como qualquer outro. Mas fica bacana levantar essa bandeira de emocional pra formarmos uma boa audiência cativa e participante (com bastante emoção!) em fóruns... kkkk

      Portanto quando o "emocional" atua mexendo em stoploss ou mesmo stopgains ou mudando qualquer outra coisa é porque no fundo ainda não é um setup; quanto muito ainda é só um laboratório de testes...

      Na "prática" se existe um setup não existe influência do emocional seja bom ou seja ruim.

      Agora o que se vê pela web é o cabra olhar por exemplo pegar um par ou trinca de médias móveis chamar isso de forma precipitada de "setup" e depois ficar suando frio sem saber o que está fazendo. Claro, aí só sobra mesmo o emocional, porque é óbvio está na cara que não existe ali um setup.

      E aí joga-se pro emocional a responsabilidade sobre algo que na verdade ainda nem existe: o tal setup.

      Muito bonito o cara cheio de "atitude" com o seu "forte emocional" operando um arremedo de setup rasteiro "respeitando" regras sem noção ou equilíbrio. Vai perder com a mesma regularidade que o cabra com emocional fraco.

      Resumindo: se focar muito em emocional em operações de bolsa, vc vai acabar recebendo em troca a mesma moeda: emoções. Aliás é o que mais vemos pelos fóruns sobre mercados: emoções a flor da pele, rs

      Cuidado com ele. O que ele faz é diferente de vc. Vc está se esforçando, estudando. O que ele faz é só papagaiar frases de efeito copiadas pela web e inventar pra si um personagem que não sabe nem se expressar como quem realmente tem experiência em mercados ou mesmo que seja alguém próximo do que ele tenta se passar. Ele é só um borrão do que sonha ser.

      Excluir
    4. Eu entendo seu ponto de vista e concordo em parte com você. Principalmente para quem está começando, psicológico pode influenciar muito.

      Pegue o exemplo do meu último trade: o stop foi colocado em 11,94.

      Mas, imagine que houvesse um gap e pulasse para 11,80 ??

      A atitude certa é sair na hora, a mercado, visto que já passou do limite de prejuízo planejado da operação.

      Já um cara começando poderia ficar em dúvida, esperando "voltar" e com o risco de potencializar o prejuízo.

      Não é uma questão de bate-papo de fórum. Essa é a questão de realidade. Saber o caminho é uma coisa. Percorrer é outra bem diferente.

      Não interessa o motivo: se o cara não consegue stopar, seja no lucro ou no prejuízo, da maneira prevista inicialmente, então é sim problema psicológico dele, visto que o setup já estava com tudo certinho e redondo para operar.

      Uma coisa é planejar. Outra coisa é falar que vai fazer. E outra MUITO diferente é fazer de fato.

      Vemos exemplos destes no dia-a-dia nas mais diferentes áreas do ser humano.

      Em resumo: de nada adianta ter planejamento e não cumprir.

      Excluir
    5. *gap pro alto, tava vendido! rrsrs...... algo como 12,20!

      Excluir
    6. Usando o seu proprio exemplo:

      primeiro: o seu trade isoladamente não poderia ser considerado um setuo, ok? Não estou falando isso pra te "quebrar" em termos de argumento. É que como sei que alguns nos lêem é bom ficar isso claro só por formalidade.

      ao que interessa, considerando que o seu trade já fosse parte integrante de um setup completo (dicertinho, rs):

      o fato da ocorrência de gaps é algo mais do que corriqueiro acontecer em trades. Principalmente em swing trades como o que vc montou. Então é parte integrante de setup para swingtrades (oper. com mais de 1 pregão de duração) que esteja prédefinido qual será a ferramenta que vai te proteger desse evento e ao mesmo tempo não provocar mudanças de última hora:

      trava

      lembra-se que eu fallei pra vc que se vai operar vendido um stock no ato da abertura dessa posição tenque se comprar uma call mesmo otm como trava?

      viu como o emocional passa a não fazer sentido num setup se vc conhece o estrutural de operações em geral.

      agora "acertar" a aposta, acertar e "cobrir" os custos da aposta e ainda por cima com regularidade positiva... bem, aí é outro tema. E acredite tb nada a ver com emocional.

      é aquilo; anteontem alguém errou uma ordem de compra de petro e limpou o book. Se vc se garante só no stop poderia ter pulado stop, se vc se garante no pêlo poderia ter fechado o short em petro no desespero e se estivesse no banheiro ou sem conexão na hora entraria em desespero e pago corretagem de mesa pra fechar. E o que foi aquela ordem de compra de petro anteontem? erro de operador, depois tudo voltou ao normal. Mas se vc estivesse devidamente travado - em tese - poderia esperar um pouco pra tentar uma reversão...

      Muitos eu diria a maioria não operam corretamente. E acabam por isso entrando nesse discurso do "emocional". Uma forma de ter uma explicação pro óbvio: não conhece o estratégico, o gerenciamento e todo aquele nosso blablabla e tals, rs

      Qualquer um, até mesmo eu, se estou posicionado e contra mim pula um gap naquele exato instante, vou ficar na duvida e sucumbir ao emocional, óbvio. mas se o setup é de fato "certinho" essa "emoção" não faz parte.

      ps 1 - "emocional" só entra mesmo depois que a gente acerta uma mão cheia num trade qualquer daqueles tipo comprar suzanopetroquimico na semana que fechou o capital e "ninguem" sabia.... kkkkk

      ps 2 - esse papo me faz lembrar aviões de carreira; odeio voar e tenho medo. Mas tenho que admitir que levando em conta o numero de voos diarios pelo planeta o numero de acidentes anuais é ínfimo! porque será?

      Excluir
    7. me lembrei de outro exemplo de como a grande maioria não opera corretamente:

      já notou que muitos cabras mestres de web com discurso buy and hold gostam de ensinar que fazendo vendas cobertas eles "rentabilizam" os seus ativos estocados pra longo prazo? E se for exercido num gap monstro de alta? o cabra mestre ta lá com o ativo há 5 anos e derrepentemente morre na praia. Ou então precisa stopar porque o tio peruka faliu, mas antes tenque fechar as calls vendidas, pedir autorização no depto risco, etc... rs

      essa daí de venda coberta com ativo de BH, outro dia, vc mesmo já compreendeu que não faz sentido como operação de longo prazo. Longo prazo tb exige ter um setup de acordo e principalmente coerente com o objetivo.

      Excluir
    8. A citação acima do B&H versus venda coberta é só pra te mostrar por outro exemplo que quando o setup é concebido errado, incoerente ou com falhas o que vai surgir pra tapar esse buraco é o tal "emocional".

      E o aonde mora o perigo?

      Mora nas famosas "meias verdades", rs

      O cabra aprendiz lê no site ou no blog do cabra mestre que depois que vc monta o seu setup, vc tem que ser FIEL a ele usando do seu CONTROLE EMOCIONAL....

      Ok! Mas se o tal setup é montado por quem tem pouca experiencia, pouco conhecimento e sem treinamento ADEQUADO E TESTADO POR UM INSTRUTOR DE VERDADE (diferente daqueles que aprenderam a voar em aviões no simulador de um game da microsoft...) lamento informar esse avião não vai muuuuuito longe não e o "controle emocional" só vai ajudar a ficar mais feio o acidente .... kkkkk

      Excluir
    9. Eu li o artigo do ME acima e acho que pode ocorrer o contrário. Talvez em 2014 muitas ações da Bovespa subam muito por causa do aumento da liquidez. Dependerá da avaliação dos grandes investidores sobre o destino do país, principalmente quanto às eleições.

      E o ME não perde a oportunidade de arrotar que ele é classe média morador do Itaim. Parece um Feike Batista pobre: o Feike arrotava bilhões de BOE de oil, jatinhos, carrões. O ME arrota um apto de classe média. Ridículo o ME.

      Excluir
    10. Mas a cagada sempre pode ser feita.

      Nunca subestime a idiotice do ser humano!

      Num long stock + long put, após uma alta e trade já em área de lucro, nosso amigo pode resolver encerrar a put para "otimizar" o lucro com a "contínua alta do ativo principal".

      O resto vc já sabe. rs

      Excluir
    11. Mey Rey

      Seu cervo gnomo concorda com voça majestice!

      Previsão ainda por cima óbvia, é fódvia!

      kkkk

      ps - mey rey, tb não perquemos a pose! Pai Mei se esconde no Itaim? Então nóis é da Union Kingdom of Gardens... uauauauauauaua Todo mundo no Frevinho que hoje é por conta de Mey Rey o mate com raspa de gêlo!

      Excluir
    12. Prof... não substimo não!

      Tanto NÃO substimo que no dia que eu aguentei assistir um UNICO discovery acidentes aereos fiquei 7 noites sem dormir!

      Um comandante experiente da aeroflot enquanto tomava uns drinques deixou o seu filho na cabine "brincando" de piloto enquanto o bichão tava no piloto automatico! O que se assucedeu? O moleque ficava pra lá e pra cá nos "remos" do avião... kkk. O modelo era novo e tinha um mecanismo que aceitava correções de voo sem desligar o automatico. Quando se deram conta estavam mergulhando no Pacifico sem nem acender uma luzinha sequer avisando os trouxas pra começarem a rezar. Sem sobreviventes!

      ps pra otimizar esse seu trade descrito acima, o correto é justamente o contrario: fechar o long stock no lucro e torcer pra uma reversão aíí a long put que era a trava vira nova posição em bear. Ou então - mas custa mais caro - se o lucro no long stock é bem alto, fecha assim mesmo e abre uma nova posição long call desse ponto pra frente, mantem a long put aberta e assim fica com uma straddlle assimetrica mas funcional se o exercicio ainda estiver longe.

      Excluir
    13. Porra, comandante enchendo a cara + criança brincando de piloto é um Cisne Negro !!!!!!! kkkkk

      Ou não?!??? :-O

      Sobre a operação, eu dei exemplo de uma cagada que poderia ser feita, quando o investidor continua apostando na alta, mas o trade resolve inverter logo depois da brilhante ideia!! E assim vai o lucro todo por água abaixo! rs

      Excluir
    14. Sim, entendi o que vc queria exemplificar, rs. Mas quis deixar claro que em tese ele poderia continuar apostando na alta (mesmo que depois invertesse...) antecipando uma parcela boa do lucro já alcançado e livre de qualquer risco.

      Essa do comandante enchendo a cara dizem até que é praxe.... kkkkkk

      E aquela de um modelo avião que a alavanca da reversão da cauda ficava logo acima da cabeça do piloto?

      O piloto dizia: "vou ali mijar e já volto" e aí se levantava dava uma cabeçada na alavanca e inhoooonnnnnnn acionava o treco! Depois que caiu uns três do mesmo jeito os "engenheiros" descobriram a falha!

      MALDITOS ENGENHEIROS!

      UAUAUAUAUAUAUAUAUA

      ps - Mey Rey, dentro de um avião voça majestice "ainda" é um macho-real, ou vira franga que nem o seu gnomo de estimação? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    15. Rapaz, tem cada engenheiro q eu conheço q até hj eu me pergunto como passaram no vestibular/concurso.

      Já outros possuem um nível de estudo e comprometimento (e olha q eu nem era lá do tipo nerd) tão zero-a-esquerda q eu fico impressionado.

      Enfim, estudam para passar na prova e não para aprender. Infelizmente não dá pra perceber essas coisas em entrevistas e/ou concursos.

      Qdo eu tava na facul, por ex, chegou um ponto da menina no 8º período enviar um e-mail pro grupo da matéria perguntando o quer era o "e" do exercício. O professor respondeu que era o "e" da base do logaritmo natural (o papel tava ruim mesmo, xerox antiga, até dava pra engolir). Mas ela fez questão de responder em cima "Mas como eu calculo?"

      E eu não resisti: "Tá aí o futuro do Brasil!" kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Falando nisso, olha a futura geração aí:
      http://www.aimorridesungabranca.com/2013/10/barrados-no-enem-2013.html

      rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    16. Prófis...

      Em todas as épocas - marromeno - todos os "jóveins" do momento sempre acabam julgados meio que por baixo.

      Mas de uma maneira geral, acredite, a qualidade "mérdia" dos jovens tem sido cada vez melhor. Lentamente, mas cada vez melhor.

      Apesar de muita merda que vemos soltas pela internet que causa muita confusão em termos de conhecimento, somente o fato de hoje existir informação (apesar de confusa e sem classificação segura de qualidade...) em profusão e de fácil acesso - com certeza - ajuda e muito a aumentar as chances dos mais interessados e mesmos dos tosqueiras de alcançarem um melhor de nível de "esclarecimento" do que as gerações anteriores.

      Excluir
    17. Com certeza tem melhorado, mas sempre vão ter os especiais rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  5. PRINCESS WÃ! URGENTE!

    Solicito sua presença imediata aqui no Gabinete Real de Debatimentos!

    Veja isso:

    http://makeajailbreak.wordpress.com/2013/11/05/pior-ogx-ou-hrt/

    Não! Não é pra ler o arrazoado de Pai Mei, poooorra!

    Observe com atenção ao cartaz do crássico "The Good, The Bad and The Ugly" postado por Pai Mei!

    No cartaz de Pai Mei o "bad" é o Eli Wallach e o "ugly" é o Lee Van Cleef!

    ERRADO!

    Pai Mei inverteu os personagens do filme de mestre Leone! Sacrilégio! Confira:

    http://img0.etsystatic.com/000/0/6573281/il_fullxfull.332994408.jpg?ref=l2

    PQP.... Pai Mei não dá um dentro mermo.... kkkkk

    Estou sendo quase obrigado a me render que realmente Pai Mei é uma fralde!

    Se o cara não acerta nem a escolha de um cartaz de um filme manjado, imagine ele acertar a escolha de uma ação ou de uma previsão do futuro das economias...

    k-k-k-k-k-k

    El Gnomo, The Good

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu achando que o The Ugly era o JJJ

      http://pipocacombo.com/wp-content/uploads/2009/01/homem-aranha-4-jj-jameson.jpg

      Excluir
  6. Gnomo,

    olha que negócio bom comprar na planta:

    http://www.youtube.com/watch?v=ZBUUVR00SGs

    rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi tudo não...

      Não estou minimizando, mas é mais ou menos aquilo do o "carro mais vendido provavelmente é o mais roubado" em termos quantitativos. Então se cresce o volume de novos empreend. imob. natural que os rolos também aumentem e pipoquem pra todo lado chamando a atenção.

      Mas em qualquer época - falo com conhecimento do ramo - pessoas físicas jamais deveriam comprar casas ou aptos na planta ou mesmo os tais "por administração". Trata-se de um risco absolutamente desnecessário pra quem compra imovel com dinheiro de anos de poupança ou financiamento. Claro que um corretor, um construtor e um banco te dirão que nãooooo... kkkk

      Mas a questão não é pura e simplesmente pelo risco. Mas é porque é desnecessário. No fundo é todo um envolvimento emocional (shhh..) de expectativas que se cria em torno do negócio que acabam criando justificativas pra algo desnecessário. Pessoa fisica só deve comprar ou financiar imovel pronto com habite-se e RGI limpo. Agora.... outros "rolos" que justificam os diversos riscos (e que existem...), aí não pertencem a classe de comprador que estou me referindo: pessoa fisica comum...

      É como aquilo que falei sobre os "perfis de investidores" que os bancos falam pra te agradar com o adjetivo que vc se julga... kkk E aí em cima desse adjetivo que no fundo é um autoelogio eles vão te vender algum produto financeiro da moda: eu sou valente, então sou agressivo...eu sou sóbrio, então sou conservador.

      Quando no fundo o que o cliente comum do banco precisa mesmo no longo prazo é não ter o poder de compra de sua poupança ali guardada corroída pelo tempo, como também, boa segurança patrimonial pra não chegar na segunda-feira e encontrar o banco falido e fechado.

      Excluir
    2. Os caras começaram a pagar em dezembro de 2009, com entrega para maior de 2012 e em junho de 2012 nem placa tinha.... só mato.

      O pior é q foram no escritório e o vendedor estava oferecendo os aptos ainda garantindo que a entrega seria dali a um mês!!! Brasil - il - il -il

      Mudando de assunto, OGX vai fazer grupamento..... vejo oportunidades com puts??? rs

      Excluir
    3. No momento entendo como precipitada qualquer aposta em ogx.

      Como o grupamento se nada mudar (novidades), grandes chances de cair mais.

      Mas como não tem como prever "novidades" é meio um tiro muito no escuro.

      E se vc primeiro esperar pelo grupamento (sendo otimista é o primeiro passo pra uma futura nova capitalização...) as chances de embarque numa put ficam mais fáceis de escolher porque após a elevação artificial do preço do ativo-objeto automaticamente "nasce" um maior numero de séries de puts otm (valores bem abaixo do spot).

      É claro que se comprar a put hoje tecnicamente o mesmo cenário acima irá ocorrer. Mas vai que existe alguma "novidade" por trás desse grupamento?

      Tudo bem que com a long put seu risco é limitado. Mas acho que como operamos com espingarda de no máximo dois tiros, penso que seria um desperdício de munição se adiantar nesse caso em especial.

      Eu se fosse vc torceria pra uma subida pra se alavancar naquela L40 de uma forma diferente já que o cenário se tornou diferente: um call backspread. é a combinação de uma trava de baixa com uma posição solta em long call.

      Claro levando em conta que as L40 já estão no 0800. É assim: se vc tem 1000L40 compradas mantém e vende só 500L30 ou L20. Se cair forte ganha um troquinho e fecha tudo porque já estamos em cima de dezembro não vale a pena esticar. SE ficar parado sai de novo no zero a zero porque as long L40 foram compradas no lucro anterior. E se subir o lucro é ilimitado ou se suir forte exerce as 500 L40 que ficaram fora da trava e corre pro abraço com o eike.... kkkk

      detalhe: pra essa montagem acima ser viável teria que ocorrer uma nova alta da ogx pra perto de 0,40 cents.

      já que é pra pra torcer por um novo trade, pelo menos que seja por um novo trade com custo zero, rs

      Excluir
    4. Daí, lembra do meu amigo q eu falei do imóvel de 2,5k?? Saiu no JN, kkkkkkkk

      http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/precos-de-imoveis-sobem-11-em-2013/2936406/

      Excluir
    5. Marrapá.....

      Mas vcs são muito dos zibidos, Mizifio..... kkkkkkkkkkkk

      Eu tenho uma teoria: o teu amigo é metido a tocador de guitarra. Ele deve ser um vizinho muito do esporrento e incomoda todo mundo no prédio. Aí o senhorio mandou logo o dobro de aluguel que é pra vê se ele vaza de vez junto com a esporreira das guitarras!

      kkk

      Ele falou que vai se mudar pra 2 quilometros dali do maracanã. Se for 2 km pra esquerda é São Cristovão. Se for 2km pra direita é Andaraí. Se 2km for pra frente é Estacio e se for 2 km pra trás é no Engenho Novo... Só lugar bom no entorno de 2km do Maraca... uauauauauauaua

      Não vou ficar pra trás, não. Vou procurar uma entrevista que eu dei aqui pra Rádio Comunitária de Itapira falando sobre os meus tempos de gestor de fundos hedges zéropeus e colar aqui pra matar vcs de inveja!

      kkkkkkkkkk

      Excluir
    6. A gente tá zuando demais ele, pq ele é metido a espertão!!! Apelido: Gérson (leve mais vantagem).

      Cara, eu acho até q ele vai pra perto da Afonso Pena, vai ficar mais perto do metrô ainda, pagando mais barato....

      Excluir
    7. Afonso Pena tá bom, rs É em frente ao Metrô. E ali em volta tem algumas ruas com trechos bem bucólicos, sem aquela esporreira típica de tijuca. Aliás muito melhor que o anterior quase de frente pro Maracanã, esporreira doida, engarrafamento direto e quando jogam vasco e flamengo é porrada, arrastão, tiro pro alto pegando em janela. Saber aonde morar na tijuca não é pra amadores.... kkkkk

      Mas coisa meio sem sentido ele se oferecer pra ser entrevistado ficar mostrando aonde mora, suas contas pessoais... O que o "gérson" viu de vantagem nisso? Bobeira, rs

      Excluir
    8. Na verdade um amigo dele é jornalista e tava sabendo da situação dele e perguntou se podia fazer a reportagem. Nem falou nada demais.

      Excluir
    9. Entendo, mas mesmo assim acho extremamente contraditório como as pessoas regem diante do exibicionismo, vaidade, privacidade etc...

      Não estou com isso querendo me colocar mais bonito que os outros na foto... kkkk Mas pelo menos tento me manter atento com esse lado tão esquisito do comportamento humano mesmo quando o fato pode ser justificado com "não tem nada demais". Não acho tanto assim.

      Pra mim o teu amigo "gérson" é um ilustre desconhecido. Mas dentro do entorno da realidade que cerca o "gérson" não é bem assim. Fica estranhíssimo essa facilidade como ele mostra a janela de sua casa, suas guitarras, o quanto ele pagava de aluguel e o que ele tem o que ele pode gastar com aluguel...

      Uma exposição de si desnecessária quando normalmente acredito que no seu entorno real, ele provavelmente acharia um desrespeito um vizinho que ele vê todo dia no elevador chegar pra ele e perguntar na lata: "vem cá, "gérson", quanto tu tá pagando de aluguel nesse cafofo em cima do meu?". Soa estranho, não é? É quase uma afronta, rs.

      Mas aí chega do nada uma câmera e um microfone da Globo e o "gérson" se abre todinho em flor e néctar tanto sua casa, como suas coisas, seus hobbies e mostra sua cara toda feliz revelando sem se sentir invadido suas despesas com aluguel e taxas pra milhões de estranhos através da tevê.

      Muita estranho o seromano, não? rs

      Outra história estranha: eu tinha um vizinho extremamente reservado e ainda fazia cara de poucos amigos pra reforçar... kkk Evitava entrar no elevador com outros vizinhos e chegava a desviar o caminho pra não ter que trocar um "bundia" com um vizinho, rs

      Da minha parte, respeito. Sem críticas.

      Mas aí um dia procurando pelo google confirmar o novo numero do meu cep dou de cara com o endereço completo do bruto até com telefone! Tomei um susto e cliquei no tal link. Era de um blog. E o blog era desse vizinho todo "fechadão". O cara não só colocava endereço e telefone (alegava contatos profissionais) como contava sua vida, dizia procurar ali novos amigos, bater papo sem compromisso, compartilhar bons momentos, etc...

      Kiporra é essa? Afinal de contas na web o "Monstro do Corredor" era outro "ser" e ainda por cima todo simpaticão? kkkkk

      Mais uma vez: o seromano - assim como o mercado - não é NADA simples!

      UAUAUAUA

      El Gnomo do Corredor



      Excluir
    10. Sim, o ser humano é complexo, mas não vejo nada demais em nada do que vc escreveu aí acima.

      Tem pessoas que possuem problemas em lidar com outras "ao vivo", na maioria das vezes por timidez ou por ser chata mesmo.

      Enfim, são mtas variáveis, mta coisa, mta psicologia.

      Mas o que é exposição?? Ele falar que paga R$ 1.200 de aluguel hoje e vai pagar R$ 2000 agora?

      Qual a diferença na vida dele fará ESTA exposição? Provavelmente nenhuma.....

      Mta teoria da conspiração pro meu gosto.....

      Excluir
    11. kkk

      É um discussão longa e cabem muitas opiniões, rs

      Mas entendo que alguém tenha problemas de lidar ao vivo com outros e através de outros meios consiga interagir melhor; exemplo: cartas, desenhos, telefone, computador, etc...

      O que não entendo é a mudança totalmente oposta de atitude e comportamento quase lembrando dr. jekyl e mr. hyde, rs. Se sou reservado no "ao vivo", porque num ambiente virtual ou numa transmissão tevê vou me expor tanto?Os milhões de pessoas que estão do outro lado são imaginárias? Claro que não. Alguns famosos as vezes comentam que nunca se acostumaram com a intimidade que estranhos se aproximam deles e começam a falar com naturalidade sobre si ou eles mesmos como se fossem "velhos conhecidos". Parece engraçado, irreal.... mas no fundo não é. Pra milhares desses milhões o cara exposto em mídia é um íntimo seu, sim! E é mesmo em última análise, rs

      Sobre a diferença que faz na vida do "gérson" a exposição em si? De fato nada a princípio (talvez sim, praquele cunhado que pediu um troco e ele falou que não podia porque gastava uma fortuna com aluguel vai acusá-lo de mentiroso... kkk)

      Mas não pertence a convenção normal da cultura social, ficar abrindo a porta da sua casa ou expondo o seu poder de gasto pra qualquer um seja no elevador ou no Metrô. Mas quando vc se expõe publicamente em mídia, faz exatamente isso: vc perde totalmente o controle sobre quem e quantos vc escolhe pra se expor.

      Ou seja, o problema ou dificuldade de interação com outros é uma coisa, mas isso não tem nada a ver com grau de exposição ou intimidade que vc muda pra um tom bem acima só porque está se expondo a supostos "outros" distantes, virtuais ou imaginários.

      Não é sobre mêdos ou teorias conspiratórias que falo. É sobre essa atitude contraditória em relação a exposição pública e privada que vemos como no exemplo do meu vizinho. E a troco de nada.... E isso tudo sem levar em conta que a tevê usa esses pequenos shows pessoais gratuitos pra ganhar dinheiro vendendo audiência de programação, rs

      Mas cada caso é um caso. Se digamos o "gérson' tem essa mesma atitude de exposição sem controle sobre si com qualquer um no mundo real como fez na tevê, beleza, então ele é coerente consigo mesmo. E eu admiro e aplaudo todo aquele é coerente ou luta pra ser mesmo que eu discorde da atitude em questã!

      Excluir
  7. Mey Rey, Rey Mey !!!

    Dia 19 vamos todos nos encontrar na porta do Hotel Glória (estarei hospedado no barracão da obra nos fundos do que restou) pra irmos em bloco para a AGE da Ogxica!

    Vou com meu uniforme de gala de bombeiro honorário de Itapira; Prof. Silvo vai de uniforme de Capitão do Exercito Estelar; Princeza Wã vai vestida de Tonga, A Mulher Gorila; e Prof. DM vai pegar uma panela emprestada ali do lado no Amarelinho pra colocar no cabeção e vai de menino Dimalukinho!

    Contamos com a sua presença para liderar nossa Tropa de Xoque!

    El Gnomo em Armas!

    ResponderExcluir
  8. Wã,

    cacei aqui e vi que tem BDR da Berkshire na Bovespa.

    Mas precisa de R$ 1 milhão pra entrar, pelo menos.

    To fazendo arrecadação de grana com retorno em cotas do fundo. Tá afim de participar? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoria Conspiratória:

      o raposa velha de tanto usar de baixa liquidez pra proteger de especulação seu ativo, um dia, não vai encontrar mais ninguém que queira comprar e essa porra e aí vai derreter tudo por única e exclusivamente falta de novos compradores, tipo a febre das tulipas!

      Maldição de Gnomo !

      hohohoho

      El Gnomo dos Maus

      Excluir
    2. Falando nisso, a XP me ofereceu um desses fundos com principal garantido / opções da BKA. Na época não achei muito interessante, mas vou ver agora como está.... rs

      Excluir
    3. bka? põe o link aí. há séculos não opero pela xp

      Excluir
    4. prof... botando no google só achei isso porrenquanto:

      aonde se lê bka = bva

      e lendo os reclamões... kkkk... os caras tão alegando que a XP fala em fundo garantido sim, mas garantido pelo FGC... kkkkkkkkkk

      http://www.reclameaqui.com.br/4224711/xp-investimentos-cctvm/corretora-xp-sugere-aplicacao-no-banco-bva-que-sofre-interve/

      confere? mas ainda to procurando, sem certeza se é isso

      Excluir
    5. ainda na "busca"... kkk

      só esclarecendo: na verdade quis dizer bka = bva ??? eu não entendi o que seja bka.

      mas achei isso aqui, meio nada a ver mas remete aquele papo da "padaria" que certa vez contei por aqui e um cabra lá no teu mestre bastter constatou, veja:

      http://www.bastter.com/mercado/fii/XPCM11%20.aspx

      1) O fundo na data de captação foi lançado a R$ 241.457.000. O único imóvel do fundo tem uma área privativa total de 18.640,64 metros quadrados. Isto quer dizer que ao par (cota R$ 100,00) o mercado avaliou o valor do metro quadrado em Macaé por R$ 12.953,26 (página 86 do prospecto). A Média de preços para Macaé do site Classificados online de Carros, Imóveis, Empregos - ZAP é de R$ 5.404,73 o metro quadrado.

      kkkk

      Excluir
    6. Olha aí, o fundo!

      Capital Protegido Berkshire Hathaway

      Comprei um poko desse XPCM11 achando q ele ia andar qdo a Petrobras fosse pro prédio, mas não rolou! kkkkkk

      Mas aí que tá: a diferença no m² vai pros donos da padaria!! kkkkkkk

      Excluir
    7. Defendo a tese que se esses fundos imobiliários estivessem dentro de um valor "justo" considerando valor imóvel inicial e rentab. futura, dificilmente essas cotas seriam oferecidas ao público pessoa fisica em geral e ainda por cima através de um investimento de marketing tão grande.

      Observe que quase todo "negócio" quando se torna bom mesmo em termos de crescimento e retorno, estável ou com baixo risco os caras fecham o capital. Não é regra, mas parece meio recorrente. Claro que num mercado bem puliverizado como o norteamericano no qual a figura do controlador se atinge com algo em torno de 5% é dificil. Por lá, ao contrario, quando as coisas ficam ruim é que correm pra fechar o capital, rs. Mas por aqui que o controle é mal pulverizado, nota-se muito isso: quando finalmente o teu investimento começa a ficar bom, vapt vupt, os caras fecham o capital.

      Mas isso não é uma regra... É ´só uma observação particular minha.

      Põe o link desse fundo do Berkshire. Como assim ele tá protegido o principal e por qual período? Quando o bndes lançou o bova11 foi protegido por apenas 1 ano com uma put estendida pelo emissor pra incentivar a compra. Na epoca entrei de cabeça na ipo. Assim é mole, rs Mas depois de 1 ano passaria a ser cada um por si no estilo RV.

      Excluir
  9. Como meu capital estará protegido?
    Estrutura consiste na combinação de Títulos Públicos Federais pré fixados (LTN) e opções. Mesmo que o valor das opções adquiridas seja zero, o ganho proveniente das LTNs fará com que o cliente tenha, após 18 meses, o mesmo capital que investiu.

    Com essa combinação temos o seguinte cenário:
    Se a ação BRK/B cair no vencimento, o investidor recebe 100% do capital aplicado.
    Se a ação BRK/B subir no vencimento, entre 0% e 25%, ele ganhará toda a rentabilidade. Ex.: a ação subiu 23%, o investidor ganha 23%.
    Se a ação BRK/B subir mais de 25% no vencimento, o investidor ganhará 25% fixo a partir desse ponto.

    Operacional:
    Vencimento 18 meses após montar a estrutura.

    Estilo trava de alta. Como meu corretor mandou pra mim:
    Resumo simples: vc aplica R$20k no fundo onde tem lockup de 18 meses. Ao fim desse período, se a ação da Berkshire em NY tiver desvalorizado, vc recebe os 20k de volta. Se subir 20% vc recebe R$24000(20% valorização). Se subir 40%, vc ganha 25%(que é a barreira de alta). Obviamente tem marcação a mercado.. vc consegue ver diariamente qto ele vai estar
    Esse tipo de fundo de capital protegido baseado em uma estrutura de derivativos é febre nos EUA e estamos trazendo para cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente é o mesmo modelo que a Wã descreveu outro dia. Por aqui esse tipo de fundo começou a ser oferecido via alguns bancos a partir de 2010. Mas "parece" que não foram sucesso de vendas porque aparentemente no momento diminuiu a oferta dos mesmos. Na minha opinião o problema foi falta de conhecimento das mesas de gerencia que não estavam preparadas pra explicar corretamente o produto aos clientes potenciais, suas vantagens e como utilizar (tenque estar combinado com outro produto, caso contrário não tem sentido exposição a ganho zero).

      Se o tal fundo limita a 25% o ganho, como na trava de alta, então na ponta do lucro máximo existe algum ativo vendido: ou call otm ou termo. Justificável se for pra ajudar a "financiar" um volume maior da montagem.

      Mas como eu disse antes, pra valer a pena tenque ser combinado com outro produto. Exemplo: um cdb pósfixado no mesmo volume financeiro ou outra LTN. Porque se der certo a aposta, vc lucra nas 2 pontas. Se der empate e principalmente errada a aposta, pelo menos vc sai com metade da rentabilidade do período. Ou seja, aonde vc iria ganhar 10% com risco zero. se tudo der errado vc sai pelo menos com 5%. É um tradeoff razoável. Mas cabem outras combinações. Com mais risco ou com mais chances de ampliar o ganho se der certo. Mas a combinação que eu passei é o tradeoff mais "razoável" em termos de risco x retorno. Mas é importante que ao longo do tempo não só devemos evitar acumular prejuizos grandes, óbvio, mas também longos periodos de ganho zero ou proximo de zero. Caso contrario o custo de carregamento cobra o seu preço no LP.... rs

      Detalhe: o que me assustou foi isso que seu corretor falou: a NOVA FEBRE do momento, rs. Toda vez que começamos a ouvir isso é foda. Alguma coisa acontece de errado.... kkkkkk

      E risco: sim, existe risco nesse tipo de fundo. São dificieis porque principalmemte envolvem riscos de liquidez em mercados de opções, termos e futuros ou mudanças de regras, tipo a LTN fica indisponivel, ou o banco emissor do cdb quebra, etc... Mas existem.

      Excluir
    2. Apenas expus que tá rolando isso.

      A relação que a Wã colocou é a coisa mais fácil do mundo de fazer pessoalmente.

      Se for pra fazer assim pra terceiros, só digo uma coisa: SEMI-MONEEEYYY


      kkkkkkk

      Excluir
    3. Sim, entendi que vc só estava expondo por meio do meu pedido já que eu não estava achando a fonte sobre esse fundo da XP.

      Como eu já havia dito, a "base" é igual a da Wã, ou seja o conceitual dessa modalidade de estratégia. Mas se for comparar pelo modelo mais fácil, esse da XP é bem mais fácil de montar. Basicamente no modelo da XP são 3 operação e ponto final: long ltn, long call e short call ou termo e deixa correr o prazo pré estabelecido até o vencimento da ltn. Já no modelo da Wã ela iria buscar oportunidades de montagens mês a mês até o vencimento do titulo. Ou seja, a "base" é a mesma mas a modelagem é diferente e até mais trabalhosa. Inclusive porque se considerar um aumento da taxa de sucesso no modelo da wã ao longo dos meses, ela pode ir ampliando a margem de capital de risco e consequentemente de retorno. Parece simples, mas na prática é bem trabalhosa.

      Quanto a fazer ou montar "fundos" pra terceiros, claro, não tem melhor negócio no mundo da renda variável do que gerir apostas ou fundos pra terceiros, rs. Vc ganha pelo crescimento do volume financeiro e ganha sempre e em qualquer cenário. Vc pode criar 2 fundos antagonicos e vendê-los de forma simultanea. Somente metade dos seus clientes ganharão, mas vc ganha dos dois e sempre. Porque vc acha que bancos possuem uma infinidade de opções de fundos por administração? E já notou que sempre que somente "um" dos vários fundos tem resultados excelentes se transformam no carro chefe das propagandas? E os outros 10 fundos do mesmo banco que performaram mal? São lembrados? Pra que seriam, né? rs

      Mas tem um detalhe aí que vc não observou: custos operacionais. Talvez com 20K não dê pra vc montar essa operação da XP deixando margem razoavel pra lucro. Até porque talvez essas opções de berkkshire só estejam disponiveis em operações de balcão de dificil acesso pra PF. E mais: esse tipo de negocio exige a contraparte. Quem vai dar liquidez na outra ponta em berkshire? As vezes é a propria corretora ou banco que dá essa liquidez montando uma posição antagonica pra si mesmo.

      Como pode ver... é simples mas nem tanto, rs

      E o significado de supermoney ainda não é isso não.... kkkkk

      Excluir
    4. Ah, qdo me referi que fazer a operação é fácil é no sentido operacional da coisa não ser tão complicado, em geral.

      Com as ações da BRK (escrevi BKA antes, tava errado! rs) realmente não deve ter acesso para pequenos investidores.

      Mas montando um clubinho de umas 10 pessoas e ficando nóis de gestor, se a aposta de certo, ganha-se um bônus bem bonito, pq pelo q eu entendi, esta trava superior tá limitada por regra do jogo, na prática o fundo irá ganhar uma grana violenta, creio eu.

      Excluir
    5. Bem, en tendi.

      Mas o problema é que 10 andorinhas não fazem um verão... kkk

      Mas se o fundo define que o objetivo será uma trava de alta, então assim será. Fundos estão sujeitos a auditoria externa e tb a prestação de contas em assembleia de cotista (ninguém vai, mas tem...kkk). Em tese, se o fundo render além do estabelecido isso não pode ser apropriado pelos gestores a não ser é claro que esteja claramente pactuado no estatuto, como existem bônus de performance e tals

      Excluir
    6. Esses bônus de performance só costumam ser interessantes para fundos MESMO, daqueles gigantes. Claro, depende da regra, mas já vi vários onde a taxa é 20% do que excede o benchmark.

      Ou seja, se vc supera em 5% o benchmark (o que já é ótimo em 1 único ano), então a performance será de 1%. Num fundo de 10 milhões, por exemplo, isso equivale a R$ 100.000.

      A não ser que seja apenas um único gestor no fundo, se for dividir isso prumas 3-4 pessoas, é uma grana, mas longe dos tais bônus milionários que se tira por aí....

      Excluir
  10. Mais uma do Pai Mei!

    http://www.infomoney.com.br/blogs/foolish/post/3046945/desempenho-petrobras-muito-pior-que-ogx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk

      Gostei do trecho que ele fala dos caras que consultam os medalhões e aí ele respondem "não sei" e os caras saem mais admirados ainda com os medalhões: "ele está escondendo o jogo".... É bem por aí.

      Acho que a idéia original de Pai Mei pra criar o artigo é boa. Mas repente faltou um talento de um elio gaspari pra criar um tom de abstração mais adequado a intenção...

      Excluir
    2. O artigo é super tendencioso, pois trabalha com números absolutos e, devido à diferença de porte entre as empresas, deveria trabalhar com números relativos.

      Inclusive os de cotações, kkkkkkkkk

      Excluir
    3. Pois é. Por isso faltou talento: abordagem errada.

      Mas acho que aonde ele quis chegar - como crítica válida - se o que lemos na mídia é de fato concreto que além de todos os malfeitos se é verdade que a grana da capitalização pro pontapé do présal já foi pro saco....

      Mas mesmo assim a crítica não poderia passar por uma analise quantitativa. Porque de uma certa forma o mercado já penalizou e bem a petro. Tudo bem que nesse meio tempo houve uma capitalização e isso "esvazia" de valor unitário a ação após o evento. Mas em 2008 tivemos uma máxima de 55 contos na petro e hoje tá numa fase de "auta" toda se achando em 20 contos. Abaixo de 10 dolares....

      E tem um certo "padrão" curioso dos tempos das antigas é que toda vez que petro fica abaixo de 10 dolares "gringo compra", rs. Daí prevalece a teoria do tá barato é hora de encarteirar os tais 10% e a medida que for subindo compra-se mais até lá o limite de cada um. Mas mesmo parecendo simples, pode sair caro. Temos um custo de carregamento alto no brasil se aquilo que está barato hoje, demorar muito a valorizar não tem como consertar depois de alguns anos. Mas em compensação temos uma contrapartida nessas empresas tipo petro, BB, etc..: o governo é sócio. Podem ficar ruins, perderem valor e vc pode ficar no zero-a-zero daqui 20 anos... Mas não quebram, rs.

      Por isso os analistas vem recomendando (ela já está sendo penalizada e ainda tem seguro-governo) portanto essa parte critica de Pai Mei ficou um pouco fora de tom.

      Excluir
    4. Bom, eu sou meio desconfiado quando se trata de governo. Eles adoram fazer muita merda pra depois segurar o pepino, fazendo mais merda ainda! rsrsrsrs

      O dinheiro da capitalização? Foi todo por água abaixo. Só serviu para subsidiar a diferença entre o combustível importado (diesel e gasolina) e o preço aqui.

      Realmente, com um gestão dessas fica complicado.

      Mas é aquilo tb: hj está ruim, governo fazendo merda, dívida alta (e em dólar), enfim, um caminhão de notícias ruins.

      Hora de comprar ou vender, segundo os axiomas de Zurique? rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    5. O cara que chega e diz que sabe ou que na hora saberá a hora certa de comprar e vender, normalmente, é cabaço em bolsa.... kkkk

      O importante é estar sempre posicionado comprado numa medida inicial bem pequena porque pode cair, mas porque sempre pode subir mais do que acreditamos. E a medida que sobe bem acima de nossas médias em estoque, tudo bem, compra-se mais. Ou então se caiu pra um patamar que realmente é notório que houve um crash, ok, compra-se mais. Mas é importante estar apto a acionar o gatilho de vendas com alguma estrategia que replique o modelo vende stock e compra call na hora que vc começar a se sentir inseguro em qualquer momento do mercado: tanto faz se numa fase bull ou bear do mercado. Porque normalmente sempre vendemos na hora errada. O termometro do mercado ninguém tem, rs E é por isso que ativos com baixa liquidez principalmente em mercado de opções são uma merda na hora que decidimos vender: vc fica sem defesa caso tomou a decisão errada ou na hora errada.

      noticia triste: economia brasileira e ambiente de negocios blablabla e tals mas o que manda mesmo é comprador ou vendedor puxando o ativo por aqui. se os gringos forem embora ou derem um tempo, um abraço; não tem nada que faça nossos ativos valorizarem porque é muito mais fácil e seguro buscar rentabilidade direto em renda fixa até mesmo no exterior em dolar ou até mesmo alugueis de imoveis no melhor estilo portuga da esquina, rs

      Mas como eu sugeri acima... independente do dito acima é sempre bom manter um qualquer alocado em bolsa; porque quando dispara é forte. Mas manter um volume considerável.... talvez o "custo brasil de carregamento" engula todos os fundamentos.

      Veja uma analogia com imoveis: quem comprou no final dos 90 e inicio de 2000 só "atualizou" seu investimento ou nem isso em alguns casos. Mas quem comprou de 2008 pra cá, lucrou e bem. Mas em contrapartida pra lucrar de verdade tenque vender, rs, foda.

      timing é tudo e mais 10%... Mas como tb dito acima timing (hora certa de comprar e vender) é papo de cabaço, rs

      Bem vindo ao mundo (ir) ou (sur) real dos negócios... kkkkkkkk

      Excluir
    6. Eu acho q vou abrir capital da DFX (Di Finance X) só que num vou esperar começa a produzir oil não, vou vender minhas ações todas, comprar as calls de longo prazo e o resto colocar no CDI

      Se der tudo errado, estarei rico ainda.

      O q vc acha?? kkkkkkkkkk

      Se eu começar com um Powerpoint e uma sala já estou melhor q mta gente aí! :P

      Sobre o timing, é aquilo: foda vender. Foda demais. Particularmente, não acho tão difícil comprar. Mas vender é uma merda. O máximo que dá pra fazer é tentar aplicar algum setup de trend following (tipo o stoptrailing) quando não tem as opiças.

      Excluir
    7. A questã jurídica é interessante, rs

      A princípio quem é detentor de opções até o seu vencimento está na posse de todos direitos referentes ao ativo-objeto.

      Mas aí eu pergunto: se o cabra controlador vende todas (ou a maioria) de suas ações e compra calls na mesma quantidade... O "controle" da empresa tb permanece pra quem detém suas calls correspondentes até o vencimento? Ou se transfere praquele que passa a deter a maioria das ações?

      Cultura inútil.... Mas valá, curiosidade é sempre curiosidade... kkkkkk

      Não vou pesquisar, como obviamente poderia ser uma óbvia ferramenta de fraude bem previsível, com certeza existe previsão legal contra isso, rs

      Sobre o que é mais dificil: vender ou comprar, tenho uma teoria. rs

      Os dois são igualmente fodas. a diferença está em parte no psicológico e no comportamento do investidor comum (só sabe atuar na ponta compradora). Quem opera comprado, quando compra, intui que no máximo perde o que investiu: 100%. Massss, quando vende, deixa de ganhar 100, 200 as vezes 1000%. Daí essa impressão mais forte que vender é mais dificil que comprar.

      E fora a minha "teoria" acima, é fato já comprovado por diversas pesquisas que o seromano é mais forte e resistente no prejuizo (demora a assumir a derrota); e mais fraco e impaciente no lucro (garantir o dia de hoje). Resquícios de nossas memórias ancestrais de luta pela sobrevivencia na natureza. As sociedades evoluiram muito mais rápido que nossos sentidos e inteligencia inconsciente moldados em milênios no ambiente natural do mata-mata vivendo um dia de cada vez. Por isso é preciso muito esforço pra se pensar racionalmente e quase nenhum na forma irracional.

      Excluir
    8. Hmmmm.... não sei não... acho que ele só possui realmente todos os direitos a partir do momento que ele EXERCE a opção, não?

      Não à toa, ele paga para ter este direito ou não. Caso contrário, era só fazer um Forward Contract, onde aí sim, nosso amigo possui todos os direitos (e deveres) até o final.

      A opção é aquilo: se o bicho ficar bom, eu entro. Se começar a ficar feio, eu saio fora. Mas, obviamente, vc paga o tal prêmio por isso.

      Não diria que é fraude, mas sempre existem mecanismos que podem mascarar más intenções.... rs

      Vide, por ex, MILK11/33 e suas sucesssivas subscrições.... não sei como eles ainda conseguiam captar alguma coisa, mas nesse meio tempo tinha gente na diretoria ganhando uma grana..... td bem q o cara tá foragido agora, kkkkkk

      Voltando às opções, o prêmio é justamente para dar esta opção ao comprador da mesma. Naquele exemplo que rola por aí, dos armazéns de azeitona e tals, que dizem que foi pelo Laplace. Ele pagou a opção de usar os armazéns para alugar. Ele PAGOU para ter o DIREITO. Se por algum motivo os armazéns explodem e matam não sei qtas pessoas devido a algum problema de instalação, ele não deveria ter culpa nisso se ainda não tivesse exercido o direito, pois, em tese, a responsabilidade ainda está com o dono.

      Mas isso são elocubrações direitísticas de my mind! kkkkkkk

      Excluir
    9. pqp... quanta elocubração... kkkk

      quanto aos direitos de uma opção, é aquilo, como se está elocubrando sobre o controle da empresa, caberia uma pesquisa detalhada se assim é tãoooo interessante essa questã, rs.

      mas naquilo que se restringe ao básico: quem detém a opção call (americana) pode comprar e vender a hora que quiser o ativo-objeto; assim como está na posse dos dividendos e outros que porventura alcançarem sua vida até o vencimento.

      Daí então o "direito"..... não é a partir do momento que exerce a call, mas sim, durante todo o tempo de sua existência até o vencimento.

      O prêmio é como o nome já diz: é um plus de "adiantamento" pra assegurar a "posse" e o "usufruto" de todos esses direitos; sendo que o "domínio" (conceitos de propriedade: posse, uso e dominio) fica assegurado pelo direito de sua transferencia no ato de exercicio se assim desejar o detentor. O premio é a "paga" por esse controle total de 2 componentes (posse e uso) e parcial de outro (dominio, disposição) por um determinado tempo predefinido.

      sobre subscrições da milk não acompanhei o caso. mas tem de tudo quando o assunto é dinheiro e principalmente o alheio. Por exemplo: muita gente hoje pode estar rindo da quebradeira geral do tio eike, mas derrepentemente o fundo que está gerindo a previdencia privada do tal "gozador" pode estar enterrado até as orelhas nas empresas X. E o tal fundo tem um "acordo" qualquer com alguém no mundo X pra essa grana fluir. Muita gente não entende que quando se "joga" com o dinheiro alheio, perder também pode dar lucro pra dois lados da mesa, rs

      Sobre esse lance aí do armazem explode e tals é mais complicado. Aí já é outra historia. Indpendente de opção ou não, ninguem ocupa um imovel com finalidade comercial industrial sem contrato (até porque a junta comercial exige o mesmo pra inicio de conversa...) e sem assunção total de responsabiliade sobre autorizações legais de instalação e funcionamento como alvarás de toda ordem além de corpo de bombeiros. Se NÂO fosse assim ninguem alugava imovel se tivesse que dividir essa responsabilidade com ocupantes. Mas cada caso é um caso... se o proprietario tem ciencia (ou mesmo por omissão) e assume parte de algum risco aí é diferente.

      Excluir
    10. Tá ficando muito complexo pra abrir a DFX, mas não desistirei !!!!!!!

      Excluir
    11. Sem contar que vc já começou TODO ERRADO aodo se apropriar de marca registrada alheia.... kkkk

      http://www.grupodfx.grupodfx.com.br/dfxtransportes/

      Excluir
    12. Poxa, sacanagem!! Queria fazer uma homenagem ao tio Peruca!! =/

      Excluir
    13. falando em sacanagem.... kkk

      vi uma tela hoje no infozonna piscando com 1 milhão! cliquei sem pensar, claro! kkkk

      aí descobri que é mais um curso da dupla caipira Leãodu & Estóiko...

      Até aí tudo bem, rs

      Mas clicando mais longe aparece lá que os dois tb são súcias da XP! Pqp!

      E tem gente (como eu... kkk) achando que o b@ster é que era o rei dos espertos no valetudo virtual, só porque era carioca da praia do leblon. Tá aí: mais uma lenda urbana que se desfaz.....

      kkkkk

      Excluir
    14. É rapá, e tu aí dando bobeira!!! XP começou pequena, daqui a poko abre capital! kkkkkkkkk

      Excluir
    15. Rapaz, vi lá!! Eles vão operar 1 milhão!! Uhuhuhuhuhu

      Excluir
    16. Acho que vou pagar R$ 4k só pra ir lá assistirem como eles fazem isso

      5 vagas - VIP !!!!!!!! o/

      Excluir
    17. marromeno começaram "pequenos", rs

      eu acompanhei na época e até fui da primeira geração a abrir conta. Os caras foram audaciosos e pensaram grande desde o começo acreditando no crescimento do mercado PF que de fato começou a despontar mesmo a partir de 2006.

      E acho que tem até méritos porque logo em seguida o mercado PF encolheu feio depois de 2008 e mesmo assim seguraram as pontas e conseguiram crescer numa reviravolta interessante: apostaram no crescimento da clientela, mas como tudo que é previsão dá errado mesmo... kkk... cresceram do mesmo jeito mas chupando a clientela PF da concorrencia.

      Hoje em dia não sei... Mas na época achei meio cruel o que fizeram. Colocaram pra trabalhar como brokers muito garoto inexperiente pra captar clientes e negocios. Mas no final a coisa ficou mais parecendo aquele velho lance do emprego de vendedor de livros, no qual o vendedor pra manter o cargo acabava vendendo livro pros parentes e depois que acabava o folego fim da "carreira". ´Tb prometeram muita ferramenta de plataformas moderans... Que de fato eram coisas mais modernas que as em oferta na epoca, mas nada perto do que prometiam que seriam plataformas do nivel de uma cma ou mesmo cedrofinance.

      Mas são mestres de marketing. Veja as associações com infomoney, L&S... Tb incentivam operações complexas como long short, teeeermos, agora oferecem fundos... kkkk... Vc liga a tevê estão sempre dando entrevistas, levam sardinhas pra dar entrevistas pra globonews, rs, são marqueteiros.

      Mas essa de que vão operar 1 milhão é complicado, rs. Imagine a cena: o meu sócio da corretora que tb é gestor de um determinado fundo está comprando ou está vendendo um ativo especifico naquele dia em função comum do proprio fundo, isso é normal. Aí eu lá no minha demonstração de puder de leitura do mercado vou e mando minhas ordens de acordo com as compras ou vendas do gestor do fundo num ativo qualquer com baixa liquidez. Grandes chances de acertar todas ou pelo menos uma vitoria de 3 pontos sobre duas derrotas de um ponto só pra demonstrar que o meu setup é bom, rs. Uma demonstração de setup ou tecnicas vencedoras não é possivel de se fazer com poucos trades. É como vc querer achar oil com apenas 3 furos mesmo numa area com razoaveis chances de prospecção comercial.

      Queria mesmo ver ele fazer a demonstração com poucos trades em um curso de 5 dias do seu setup fazendo a leitura e mandando ordens daqui pra bolsa de NY... kkkk

      Excluir
    18. Jogo do ganha-ganha:

      Se tem bom desempenho, a galera fica maravilhada.

      Se vai mal, fala que os stops protegeram a queda e blá blá blá.

      Excluir
    19. Prof... tava lendo lá seu artigo sobre esperança matemática e tals.

      Só pra constar: sou da opinião que a exaustiva discussão conceitual sobre esse tema traz mais benefícios do que demonstrações práticas de algo que no fundo no fundo é altamente difícil de comprovar ou reproduzir resultados. A discussão conceitual traz mais consciência do que se está "tentando" fazer. É chato, é árido... Mas é mais útil pra quem realmente quer tentar pelo menos entender que o buraco é mais embaixo.

      A maneira como vc usa a fórmula não está errada. Mas o mais usual é considerar o valor nominal em dinheiro dos resultados e não a seu percentual. Já em percentual fica somente a probabilidade estimada. Exemplo: 60% (0,60) de acerto com ganho de R$3,00 e não 3% do capital. Parece irrelevante, mas na prática vc estará sempre analisando um setup com resultados concretos. Colocar diretamente em valores traz mais consciência. Falar em menos 0,2% é sempre uma abstração e tudo fica parecendo mais leve.

      Outra coisa: na forma como vc escreveu não está dando a clareza do que a fórmula traduz. Veja:

      E = 0,20 x 3 + (1 - 0,20) x (-1) = -0,2%

      """Ou seja, mesmo ganhando o triplo do que quando perde, a tendência é de que ao final você perca 0,2% do você utilizou no começo, pois você erra muito em suas apostas no mercado.""""

      Quando vc diz que no final a tendencia é perder 0,2% fica parecendo que a perda máxima é 0,2%. Isso soa falso. Porque quando na verdade é uma "perda média" de 0,2% sobre a totalidade do capital de risco em CADA trade.

      Exemplo: capital de risco (K); $1000
      Com um total de 1000 trades realizados
      20% de acertos com lucro de 3% do K = 200 trades x $30 = $ 6000
      80% de erros com prejuizo de 1% do K = 800 trades x ($10) = ($8000)

      Prejuizo acumulado: ($2000) = 20% do K

      Prejuizo acumulado por trade: ($2000) / 1000 trades = $2,00

      $2,00 = 0,2% de $1000 K

      Ou seja o prejuizo é de 0,2% "distribuídos" em media por CADA trade considerando o conjunto de todos os trades (100%). Mas se for considerar a "tendência da perda no final" ela vai no frigir dos ovos pra casa de 20% ($2000). E é essa visão mais contundente que se deve usar pra se avaliar a importância da taxa de acerto em relação aos ganhos e perdas.

      Excluir
    20. Refazendo o exemplo acima, porque acabei colocando um "zero" a mais na quantidade de trades... kkk

      Onde se lê 1000 trades são na verdade 100 trades

      Exemplo: capital de risco (K); $1000
      Com um total de 100 trades realizados
      20% de acertos com lucro de 3% do K = 20 trades x $30 = $ 600
      80% de erros com prejuizo de 1% do K = 80 trades x ($10) = ($800)

      Prejuizo acumulado: ($200) = 20% do K

      Prejuizo acumulado por trade: ($200) / 100 trades = $2,00

      $2,00 = 0,2% de $1000 K

      Excluir
    21. É, creio que faz mais sentido para o investidor trabalhar com os números diretamente, realmente.

      Eu não quis ficar remoendo a teoria. A fórmula dá o retorno, partindo do princípio que a operação é repetitiva e seus parâmetros se mantém.

      Para uma única operação, apesar dela lhe dar um horizonte, os resultados podem ser lá pros 3 sigma da vida sem muito stress rsrsrsrsrs

      Excluir
    22. Mas vc está escrevendo pra leigos. É importante entenderem a extensão completa do que significa "no final perder 0,2%". Se vc quer ser útil trazendo luz a esse tipo de conhecimento é importante que o leitor visualize o quadro completo até porque apesar de ser uma perda constante a medida que se insiste e aumenta o número de tentativas mairo fica o buraco. Pra vc pode parecer simples, mas pro tipo de leitor leigo de web isso não é claro.

      Talvez eu não tenha entendido o que vc quis dizer com "uma única operação". Mas se vc está se referindo sobre esse calculo aplicado a um setup especifico é temerário considerar um setup com X sigmas ou uma expect. positiva fixa. O mercado muda diversas vezes e sem aviso prévio as variáveis. E quando isso ocorre o setup especifico fica inutilizado mesmo com uma aparente leitura inalterada.

      Setup é mais ou menos assim, dito por um autor que não me lembro o nome: um setup na verdade é vc tentado "impor" um padrão criado por você aonde não existe um padrão decifravel ou no minimo de duração de vida imprevisível.

      Excluir
    23. Quando digo "uma única operação" é no sentido que você pode ter "calculado" 60% de alta, 40% de baixa, expecativa positiva de 8% e negativa de 5%.

      Mas, dependendo da volatilidade, vc pode ter tanto retornos de 20% quanto perdas de 20% (se não estiver em um setup travado).

      Isso em uma única operação.

      Mas, se o setup for "consistente" com as variáveis propostas, aí sim, a Esperança irá começar a aparecer.

      É o caso de jogar moedas. Cara ganha 3 pontos, coroa perde 1 ponto.
      Se vc jogar uma vez só, não interessa muito a esperança: ou vai ser 3 ou 1. Vc só atingirá o valor esperado se jogar muitas e muitas vezes, aí sim, a estatística irá sair do papel e virar realidade...

      Excluir
    24. Bem, em todo caso cuidado com esse conceito de expectativa sobre aleatoriedade. Ele é usado em paralelismo com apostas em mercados de bolsa, mais pra ajudar a entender que não adianta simplesmente acertar 3 e errar 1 pra ser vencedor. Na prática os desdobramentos dos eventos de uma modalidade (resultados absolutos e fechados como um dado, moeda, roleta, etc..) são bem diferentes do outro (saltos imprevsíveis de múltiplos preços). Fora uma porrada de outros componentes como custos operacionais que alteram e muito o equilibrio entre o simples acertar versus errar num lançamento de moeda ou dado.

      Esperança é um conceito pra se usar como base de aprendizado sobre mercados, as dificuldades, as consequencias, etc... Mas na prática, como ferramenta pode ser mais uma armadilha se usada com aquela fé típica de engenheiros, rs

      E de mais a mais: NÓS não éramos contra o conceito de mercados eficientes? Então, cuidado..... rs E mesmo que os mercados um dia se transformem em eficientes, óbvio, da mesma forma que não existe ninguém ou casino que aceite uma aposta cara ou coroa do tipo vitoria ganha 1,5 derrota perde 1... Também não existirá quem ofereça ativos com movimentos com saltos iguais mas com valores diferentes (sem considerar cust.oper.).

      Excluir
    25. Não dá pra usar esta fórmula na prática. Mas o conceito que ela traz é importante.

      Na prática, as variáveis mudam o tempo todo, ou seja, vc apenas calcula probabilidades do passado. Mas o que você quer saber é do futuro. rsrsrsrs

      Os exemplos com dados e moedas são apenas para entender o conceito, pois é mais fácil de visualizar. Mas é fato que o mercado, na prática, é muito, muito, muito mais complexo. rsrsrsrsrsrsrs

      E enquanto houver análise técnica os mercados não têm como ser eficientes..... rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    26. E enquanto houver análise técnica os mercados não têm como ser eficientes

      hã?

      Excluir
    27. Mercados Eficientes = os preços já precificam toda informação disponível acerca dos ativos.

      Análise Técnica = só utiliza uma informação: gráfico.

      Simples assim.

      Excluir
    28. olha, acho que não preciso lembrar que não sou fã da teoria dos mercados eficientes...

      mas a concepção completa de ME não é simplesmente cravar que os preços embutem toda informação disponivel; até porque envolve uns 3 níveis: forte, médio e fraco. E a teoria exige tb que estejamos falando de um mercado bem pulverizado e bem líquido. Por exemplo: só o fato de grandes fundos estrangeiros serem os maiores investidores por aqui já seria é um dado que exclui a bovespa como um candidato a ME....

      Ou seja: o mercado não é eficiente porque existe análise tecnica.

      E se for considerar bem, AT de fato precifica exatamente a informação disponivel... mas a informação do PASSADO. O que convenhamos não guarda relação com o futuro porque os preços se movem de acordo com novas informações e não por padrões de movimentos ou regressões a média. O buraco (e grande) da AT é considerar que pode se extrair "padrões regulares" dos movimentos passados de preços e volumes.

      Excluir
    29. "o mercado não é eficiente porque existe análise técnica."

      Certeza que não, mas enquanto houver será impossível ser eficiente.

      A questão sobre o nível apenas envolve mais/menos insiders (grosso modo) e velocidade de precificação da informação. Isso não invalida minha teoria de sobre AT/HME.

      Imagine casos de empresas boas e lucrativas mas, que por algum motivo cortaram médias médias móveis para baixo e agora estão em "tendência de baixa". Os analistas técnicos irão operar vendidos, enquanto que não há horizonte ruim para empresa.

      Os preços podem ter sido derrubados por vários fundos de pensão estarem vendendo ativos apenas por rotina, por exemplo. Ou seja, ele não tá vendendo pq tem informação nova e sim pq tem q vender! rsrsrs

      Isso é um total descasamento com a HME.

      E as próprias crises agudas, como de 2008 e momentos de extrema euforia como 2002 (before bolha .com) mostram como a HME é furada.

      Repito: enquanto houver AT, não há como haver HME. Não é difícil de ver isso.

      Como vc bem pontuou, a AT precifica informações passadas. Só esqueceu de detalhar: DO GRÁFICO.

      Fora o "humor do mercado". Lembra da descoberta de Tupi? Ações da Petrobras disparam absurdamente. Na época era muito oba-oba e tals.

      E o campo de Libra, que quando descoberto tinha potencial para ser 4x maior que Tupi?? Ações da Petrobras caindo no dia....

      Faz sentido? Aparentemente nenhum..... rs

      O verdadeiro valor de um ativo está no seu fluxo de caixa, custo de oportunidade e lucros atuais. Por mais que nós não tenhamos capacidade de prever o futuro, o que melhor podemos fazer é projetar algumas coisas que não são tão assim complicadas de visualizar, mas nunca esquecendo dos Cisnes Negros que podem dar o ar da graça a qq momento....

      As informações que surgem ao mercado que podem modificar estes valores são as verdadeiras informações que se encaixam na HME. Mas aí entra o segundo problema dela: interpretação dos dados.


      Qualquer coisa diferente disso é ruído e/ou especulação.

      Excluir
    30. É..... rs

      De tudo que vc acabou de escrever nada é 100% errado, mas longe de ser 100% certo. Até porque se fosse "quase" 100% certo, bem, o Sr. Mercado (um jovem senhor de 400 anos..) já "estaria no papo", como dizia um dos mestres da antiga: Sr. Pelicano.... kkkk

      http://www.youtube.com/watch?v=1mBqx6CqyIA

      Tem um lado bom essa coisa de termos convicções e certezas inabaláveis e tals. Aliás se não fosse assim o seromano já tinha sido varrido da face do planeta... kkk

      De fato chega um ponto que aquele pequeno e esfomeado grupo olha pro lago escuro e inexplorado e diz: "aqui tem peixe é só jogar a rede". E assim fazem através da inabalável força da convicção e assim ali nasce na beira daquele lago escuro uma rica civilização, rs

      O que mais tenho a dizer? Pegue na mão na tonga e siga em frente, feliz... kkk

      Que fique claro que não o condeno. Até porque é isso aí mesmo que faz a roda da vida não parar. E sou pela vida, mesmo que aos tropeços, já que somente assim alguns irão sobreviver e muitos outros terão que ficar pelo caminho.

      Mas sou chato... kkkkk

      Acho o seguinte: é preciso mesmo agir e pensar com convicção temperada com algumas certezas (mesmo que falsas...). Mas acho que o "tempo atual" da evolução humana exigiria mais humor, mais alegria e muito mais humildade no lidar com essa força das convicções e certezas que nos impulsiona.

      Façamos as pazes com o desconhecido, fazendo o que tem que ser feito mas sem as muletas da convicção e da certeza! Mas sim, com humor e com a mesma alegria das crianças quem vêem tudo com a leveza da imaginação, sem impor a si certeza ou segurança de nada.

      Acho que está fazendo falta um pouco de Saint Exupery e Richard Bach na sua formação de investidor, professor, rs

      ps - vc é um cara bem intencionado e recentemente vc me surpreendeu por tb ser bem esforçado e ainda por cima luta contra si mesmo pra tentar ter uma mente mais aberta ao questionamento e as dúvidas mais assustadoras. Portanto, saiba que ganhou minha admiração. Mas ainda peca por exalar certezas de forma precipitada citando fontes que vc ainda não absorveu boa parte da informação já disponível sobre os assuntos. Ousar ter idéias próprias é fundamental e aplaudo suas iniciativas nesse sentido; mas tente absorver mais informações tanto sobre aquilo que vc defende como aquilo que vc critica antes de discorrer com tanta propriedade suas conclusões. Parece que vc tb tem senso de humor, mantenha, isso é tb fundamental.


      Excluir
    31. Captei vossa mensagem! (rs, de verdade)

      Mas, por enquanto, com meus conhecimentos e minhas convicções, vou manter minha teoria: HME com AT não dá! kkkkkkkk Até pq o argumento lógico é simples! rsrsrsrsrsrs

      Mas a moda agora é Trend Following; Guiainvest (deveria criar um nick por lá) tem um monte de sardinha q perde dinheiro por um método, depois pula pra outro falando que "AGORA SIM!" vai dar certo!! huhuhuhuhuhu

      B&H num tá com nada, bolsa de lado há muito tempo e tals: vamos de trend following! kkkkkkkkk

      Excluir
    32. Bem, por enquanto deixa pralá, então... kkk

      Voltando ao assunto expectativa: vi lá sua resposta praquela anta do vitor. A expectativa correta pro seu primeiro exemplo é +1 e não +2, erro bobo, mas é aquilo... O segundo exemplo tá certo.

      Outra coisa: não tenho agora de cabeça uma literatura específica pra te passar sobre esse assunto. Até porque ele é somente introdutório em alguns livros sobre setups e money management. Mas a questão da estimativa da expectativa da probabilidade de acertos ou erros de um setup não está ligada a escolha desse ou daquele ativo com maiores ou menores chances. Está ligado a avaliação do desempenho do setup como um todo, após uma sequencia razoavel de eventos passados que permitam estimar quantas vezes ele acertou / errou e quanto ele rentabilizou em termos de ganhos e perdas financeiras.

      A expectativa não é uma ferramenta pra "projetarmos" o que queremos obter no futuro. Na verdade é uma ferramenta usada pra estimar o desempenho passado do seu setup. E assim pra se ter uma idéia se ele é rentável ou não e assim ir ajustando a sua rentabilidade (payoff ratio) pra adequar essa rentabilidade a taxa de acerto do setup caso essa taxa de acerto seja minimamente regular. Lembrando que como se trata de setup de negociação de ativos normalmente quando se tenta alterar a rentabilidade pra ajustá-la a taxa de acerto obtida, o setup sempre perde a eficiencia da tx de acerto que já instável por natureza.

      Excluir
    33. Falando em setups, conhece esse:

      http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/0061241717/trendfollowin-20

      Achei a recomendação, imparcial, rsrsrs, neste link:
      http://www.trendfollowing.com/performance/

      Dimarcinho

      Excluir
    34. ah! obrigado pela correção, eu fiz de cabeça e, como todo bom engenheiro, já deixamos de utilizar a mente para fazer contas há mto tempo, ou é HP ou é Excel atualmente, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    35. Prófis,

      É vc no comentário anonimo citando os turtlles?

      Impressionante como nos estates tudo vira livro, rs

      A história deles é sempre citada e a metodologia é sempre mais ou menos explicada como um setup vencedor porque pelo que parece os seus resultados foram comprovados. Mas veja bem; "comprovado" não é sinônimo de "aprovação de eficiência". O sistema é similar ao usado pelo Darvas que é uma variação da leitura criado pelo Donchian (anos 40). Depende de um mercado ou de um ativo passível de boa volatilidade inseridos num mercado com uma forte tendencia primaria, secundária e terciária (conceitos de Dow) beeem ativadas puxando todas na mesma direção. Quando algo (método) "funciona" em mercado, é porque esse algo "foi" o método mais "aderente" ao timeframe vigente (no passado). Por isso sempre comento pra se tomar cuidado com análises a partir de timeframes específicos. Se vc se esforçar, sempre vai achar o que "funcionou" em determinado timeframe e pode cair na armadilha acreditando que o método é bom (com poucas chances de dar errado...) ou até mesmo infalível.

      Por exemplo: num mercado relativamente longo com as tendências prim/sec/terc alinhadas e bem definidas o melhor método é o B&H com aportes regulares através de somas fixas principalmente em índice e um outro ativo da sua preferencia. Essa metodologia tb foi "comprovada" seus resultados. Mas hoje em dia em mercados maduros já não demonstram tanta eficiência...

      Talvez eu compre esse livro pra conhecer mais de perto a história dos turtlles. Não sabia da sua existência.

      E já que vc, professor, entrou numa nova fase de fazer uma avaliação crítica sobre o método trend following, rs, vou te ajudar com um subsídio: a ponto fraco do trend following é o excesso de falsos breakouts. Apesar do metodo usar corretamente stop curto com stop trailing e apesar do breakout verdadeiro sempre dar alto retorno, como a taxa de acerto é baixa é complicado obter grandes lucros com a frequencia necessária. Sendo assim o pulo do gato pra esse metodo funcionar é operar de forma simultanea com vários ativos diferentes e se possível de mercados diferentes. Porque num exemplo simplorio: se vc entra em 5 ativos com sinal de breakout com stoploss curto de 1 ponto e stopgain longo em 5 pontos, na hipotese de ocorrer 4 sotploss e 1 stopgain (tx de acerto de 20%), vc terá um saldo positivo de 1 ponto. Repito: o exemplo é simplorio, mas basicamente é isso. Ou seja, fica complicado com um unico ativo aguardar essa expectativa tão baixa se concretizar; mas com vários ativos "diferentes" em atuação simultanea não muda a expectativa, mas muda a constância dos resultados como um todo. Saiba que qualquer retorno por mais baixo que seja, se for constante, é passível de ser multiplicado pelo MM adequado a cada metodo especifico.

      ps - vi o comentario atribuido ao troll sobre expectativa em VC. É complicado porque se vc for usar VC "mecanicamente" (independente de leitura do ativo) só terá 12 eventos por ano; se for baseado em algum critério de entrada de leitura do ativo terá menos eventos ainda. VC por si só não é um setup; é só uma estratégia. Lendo aquele comentario e outros percebe-se porque a discussão conceitual é muito mais importante (pra quem realmente quer estudar, claro...) do que apresentar formulas ou regrinhas. Sabe qual a consequencia de um troll, um vitor e outras aberrações "aprenderem" a expressão "expectativa" ou "esperança matemática"? Eles passam a usar isso como "figura de linguagem" pra enfeitar tudo que falam ou escrevem vulgarizando o conceitual (mesmo que simplório) existente na sua compreensão. É a banalização pelo repeteco vazio de frases de efeito, infelizmente.....

      Excluir
    36. Sim, fui eu. Não estava conseguindo logar, por isso postei como anônimo.

      Os Turtles são quase uma seita pelo pouco que li. Interessante que muitos deles não vivem uma vida de milionários hj em dia. Tem um que é professor em escola básica. Assim, nada contra. Eu mesmo pretendo fazer coisas simples em minha independência financeira, mas é aquilo né.... rs

      A questão do Trend Following na verdade surgiu numa discussão lá no GuiaInvest. Tem um cara lá, tal de Ivan Landa, que TODO DIA postava coisas sobre o Banco do Brasil e que ele era holder e etc, etc, etc. Bom, eis que do nada esses dias, qdo o BB deu uma recuada forte (após uma longuíssima perna de alta, diga-se de passagem) ele cantou uma pedra dizendo que "B&H não funciona no Brasil". De repente começaram a pipocar zilhões de sardinhas adeptas ao trend following (e, suspeito, que metade não saiba o que é de verdade, rsrsrsrs)

      Anyway, resolvi escrever o post em cima disso. O cara fazia B&H no BB desde 2010. Três anos depois ele fala que o B&H não presta.... rsrsrsrs

      Como vc já colocou e eu tb comentei no meu texto: é necessário que a tendência seja forte. Um ativo de lado, não há setup estilo trend following que funcione. Em ativos de lado, olhando pelo lado da AT, o que funciona melhor, creio eu, é o bom e velho suporte/resistência.

      Notei o "problema" de otimizar o stop trailing. Ora, este problema é o mesmo em qq área de AT, não precisa ter um nome bonito de Trend Following, rsrsrs

      Este post aqui é meio patrocinado, massss, cabe análise do setup:
      http://www.trendfollowing.com/whitepaper/Does_trendfollowing_work_on_stocks.pdf

      Mesma ideia que você disse: ele atira pra tudo que é lado. Os ativos que dão stop loss são cortados da lista e vai migrando o capital para os ativos que ainda estão na tendência de alta. Faz sentido no melhor estilo trend following: comprar o que ainda está subindo.

      Sobre a venda coberta do Bastter, depois tente entender lá o método que ele criou; eu teria que parar pra olhar com calma e tentar transportar pro mundo normal. Mas já adianto que ele nem olha para a tendência do ativo, o que já não julgo muito bom..... rs

      Excluir
    37. Professor, tem um lance aí que vc uma tenque se libertar: credulidade com personagens de web. Esses caras são rísiveis, piadas involuntárias de si mesmos. Não digo que vc regrida em conhecimento, mas com certeza atrasa pra cacete sua evolução dando atenção ao que rola por aqui, rs

      O ambiente aqui em web é muito, mas muito fantasioso e imbecilizante. Tudo é analisado de forma rasa, imediatista e mentiroso, principalmente mentiroso. Pra passar o tempo, rir, bater papo valá... Mas como reprodução de mundo real é puro "ficção científica ala star trek solta no espaço 24 horas".... kkkkkkk

      Se o tal Ivan ia mesmo tão bem investindo em BB desde 2010 (quase 4 anos corridos...) então ele vinha preso num canal entre $20 na quase minima comprada em 2010 e $30 na quase maxima 2013. Ou seja, com muuuuita sorte se ele bateu nas extemidades desse canal ele teria tido um lucro NÂO realizado de 50% (mas duvido muito que essa seja a "Média" do bruto, rs). Enquanto isso um cdb teria deixado sem sustos perto de 40% de rendimento no mesmo periodo.

      Aí como o cara reage? Fica indignado e concluí que já que era pra ficar no "risco", que pelo menos fosse "lutando".... kkkkk. Bem coisa de crianção.

      Então ele olha lá o grafico do BBSA3 nesse timeframe e "descobre" que poderia "facilmente" ter explorado esse canal entre $20 e $30 usando trend following. Seria tão fácil assim? Bem olhando o lado esquerdo do grafico do BB desde 2010 eu diria que foi "moleza"... kkkk.

      Trend Following é pontuado pelos breakouts (quebra de suportes e resistencias). Mas como dito acima, como esse gatilho do trend tem baixa taxa de acerto, esse gatilho tb pode ser usado como referencia pra identificar pontos de reversão para "tendencias para dentro do canal", rs

      Sobre o baster ele não "criou" porra nenhuma, rs. Se ele tivesse criado algo novo seria um novo gênio do mercado e não seria louco de abrir isso a publico. No dia que vc finalmente compreender todo o estrategico sobre mercado de opções irá visualizar isso com mais clareza. Não dá pra ficar te explicando em poucas linhas.

      Excluir
    38. Cara, eu acho q vc confunde as coisas. Não é questão deu acreditar ou não. É questão de debater o que estou lendo.

      Eu não tenho a mínima ideia de quem seja esse tal de Ivan e se ele é um personagem estou cagando e andando.

      Minha crítica é: o cara se diz Holder desde 2010. Os números do Banco continuaram na mesma de lá pra cá, com lucro crescente, ou seja, em termos de fundamentos a empresa continua indo bem. E o que o cara faz? Sai reclamando dizendo que B&H não funciona. Mas ele não esperou nem os dez anos.....

      Concordo com vc qdo citar o custo de carregamento, se de tudo errado e etc. Ok. Mas é fato de que ele não seguiu o método como deveria. Daí o cara chega e grita que "Longo prazo no Brasil não funciona".

      Apesar de ter pego esse exemplo, já vi inúmeras vezes esses tipos de comentários por aí e, por isso, resolvi escrever.

      Cara, o Bastter inventou uns negócios esquisitos. Veja: não é pq vc inventa um carro pior do que o que existe q signifique q isso será bom, kkkkkkkkk

      Excluir
    39. Bem, talvez eu esteja confundindo mermo e tá todo mundo fingindo acreditar um no outro só pra me deixar boquiaberto com os "debates" que leio.... kkkkk

      Olha: se tá todo mundo de sacanagem e eu que não tô pegando a brincadeira, acredite, dou risada junto. Eu tb me divirto quando sou feito de bobo.... kkk

      Mas seilá, rs, já vi vc "debatendo" com tanta "seriedade" - pelo menos da sua parte - com figuras do naipe nonsense de dona ostra, prof. mobral, Adp, FI, Portelão, Leiton, trolleeeta e até mesmo o pobreta... kkkk... que fico realmente preocupado como que alguém não enxerga o quanto está se distanciando do planeta Terra nesses "debates", rs

      Bem, espero sinceramente estar te ajudando por aqui... Não te "ensinando" nada, longe disso. Até porque não em poucas linhas entremeadas de batepapo que vc terá alguma idéia completa do que te apresento. O que faço é só te "apresentar" ao lado mais concreto do assunto que vc está curtindo no momento: mercado. Essa sua atração pode durar, como não. Mas enquanto durar estou tentando mais te incutir a dúvida saudável (pra vc buscar no mundo real as questões de forma mais madura e consciente) em uma realidade diferente desses "debates" do mundo das certezas toscas e rasas dos nossos personagens fakes de plantão.

      Sobre o BB. qualquer definição que estipule um prazo qualquer pra qualquer ativo como "adequado" seja 5 ou 10 ou 20 anos é sempre um tiro no escuro. BB por si só dificilmente se perderá "muito" dinheiro no longo prazo: é banco e ainda por cima "semi" estatal.. Só por isso vale a aposta no LP dentro de limites suportáveis ao PL.

      Se vc observar o BB ao longo dos ultimos 10 anos vai ver que ele subiu sem suspiro desde 2003 até 2008. Haja "valor" a custa de crescimento nesse subida, rs. Então natural que mesmo depois do tombo de 2008 ele fique de lado. E nem seria assustador se cair um pouco. A economia como um todo precisaria pular pra outro patamar pra esse subida no setor bancario continuar. Pode até ocorrer... Mas não parece ser o horizonte mais próximo...

      Vc, professor, gosta muito de falar usando o parametro nos "ultimos 10 anos" quando o assunto é bolsa de valores brasil.

      Um dado importante, caso queira pesquise e confirme: mas até 2002 e 2003 a bolsa brasilenha movimentava diariamente em média um volume irrisorio de 500M dia. E quando se aproximou o tombo de 2008 essa média já tinha pulado pra 5B. Essa média de 5B é mais ou menos a mesma até hoje. Portanto com um volume tão baixo negociado fica quase óbvio (analise de retrovisor....) que os preços dos ativos de 10 atrás tendem a ser bem mais baixos que os atuais (algo a ver com aquilo que vc gosta de falar sobre oferta e demanda, rs). Assim como o volume sendo mais ou menos o mesmo nos ultimos 5 anos em torno de 5B, natural que os preços da maioria dos principais ativos de outrora estejam marromeno próximos. Claro, existem exceções mas são poucas como o setor de consumo, por exemplo.

      A economia como um todo cresceu e muito nos ultimos 10 anos, e claro com isso praticamente todas as grandes empresas vem a reboque. Por isso ter como parametro 10 anos atrás é uma armadilha de visão.


      Excluir

    40. Mas se o nosso previsor e profeta Pai Mei estiver equivocado... kkkk.... e a economia ganhar novo impulso, óbvio todos irão descobrir que o "rídiculo" patamar de 5B de volume negociado será largamente ultrapassado ficando bem baixo em comparação com o crescimento possivel de ser alcançado num futuro boom economico (e só considerar o volume negociado em outros mercados com economia mais dinamica..). E aí sim os preços atuais serão tão ridiculamente baixos como hoje nos parece os preços de 2002 e 2003, rs

      Portanto cuidado com as comparações.

      O referencial correto não é por "tempo corrido", mas em qual contexto está inserido aquele momento usado para a tal comparação. O momento atual está marromeno coerente com o padrão que vc acha possivel que ira se reporduzir no futuro? Ou somente serve ao meu interesse pessoal de estar confortavelmente certo com minhas escolhas atuais?

      E quanto mais tempo leva pra nós estarmos certos, mais caro isso vai custar. Todo valor de ativo em bolsa é uma antecipação do valor futuro com pouca ligação com o presente. Nem vc e nem eu somos mais espertos que o mercado como um todo.

      Sobre o baster, se vc mesmo acha "esquisito" o que ele inventou então não preciso dizer mais nada, rs

      Excluir
    41. Opa... aqui cuidado com ovo e a galinha....

      O capital veio para cá e, por isso fez as cotações subirem?

      Ou as empresas começaram a dar ótimos resultados e isso sim atraiu o capital externo que aí sim fez as cotações subirem?

      Em última instância, o que fez subir foram os fundamentos. Não há possibilidade de uma empresa fique com ótimos fundamentos e capital aberto.

      É comprar tudo na hora, melhor estilo Buffett.

      Excluir
    42. Prófis, rs

      A dinâmica de um ciclo de crescimento economico é muita mais complexa do que simplesmente do nada (o milagre da natureza?) os "fundamentos" das empresas negociadas em bolsa começam a crescer como hortaliça no quintal como se de uma hora pra outra tudo que se planta cresce e dá frutos.

      O capital externo é atraído por toda essa gama de oportunidades de uma nova dinâmica de um ciclo economico que não nasce de "dentro" das empresas (fundamentos). Mas sim é excitado de "fora" das empresas (entrada forte de capital) que alavanca a economia como um todo com novos investimentos.

      Agora o capital especulativo / investimento que interessa ao "dimarcinho investidor em bolsa" é aquele que vem a reboque de toda essa dinamica economica; e ele é específico e seletivo e altera todos os patamares anteriores de valor. Da mesma forma como vc assistiu o metro quadrado da sua tijuca pular de 4K para 9K em apenas 4 anos. Por um acaso a tijuca já melhorou comprovadamente os seus "fundamentos" (lazer, qualidade, segurança, etc)?

      Ou a expectativa criada por um excesso de oferta de novos classe média associado a credito farto fez esses valores crescerem? O que é fundamento? O que é real? Mas é concreto afirmar que o padrão economico de vida de todos de uma maneira geral melhorou e bem nos últimos 10 anos, certo? Se vc quer investir em bolsa está sujeito a esses efeitos também, acredite ou não.

      ps - sobre o buffett é preciso ter muito calma com isso que vc e muitos "pegam" pela web como ladainha corrente, acreditando ser possível reproduzir a experiencia buffett no "ambiente sardinha", rs. Buffett desde os anos 70 deixou de ser um tradicional "gestor de carteira de ações". Já naquela época ele compreendeu com clareza que no longo prazo é complicado vc se manter acima da linha d'agua só administrando "papeis". Claro, pra ele de alguma forma tem sido proveitoso manter essa mística de gestor de portfolio de sucesso. Mas desde os anos 70, na verdade, ele é um empresário que se utiliza dos mercados de ações, opções e titulos como "meio" e não como "fim" para sua atividade principal: empresário de negócios dos quais ele participa da gestão. O modelo dele é o mesmo de um Carlos Slim e agora vemos o nosso Paulo Lehmann indo pelo mesmo caminho. Não é uma crítica a eles, muito pelo contrário: homens espertos e de visão. Mas "você" e a nossos amiguinhos estão muito longe de poderem reproduzir com alguma fidelidade o mesmo modelo de atuação e investimento de um mister buffett e assemelhados.

      Excluir
    43. Ok, concordo com "os capitais"

      Citei Buffett no sentido que não há como uma empresa boa e lucrativa ficar dando sopa baratinha durante muito tempo. É só vir um tubarão, como vc mesmo citou, ao estilo Buffett, comprar e levar pra casa de cara um prêmio de uma empresa JÁ bem gerida....

      Sei que é impossível fazer o que ele faz HOJE. Mas, assim como ele, eu acredito nos meios de produção....

      Sobre os mercados em si, eles atingem fundamentos, mas apenas em longo prazo. A tijuca pulou de 4k pra 9k em 4 anos. Mas deve ter levado uns 10 anos pra sair de 2k pra ir pra 4k.....

      E assim vamos indo....

      Excluir
    44. Sendo que os "fundamentos" do mercado imobiliário mudaram: o crédito disparou.

      Infelizmente eu não tinha tanto conhecimento qto hj, senão na época que tivessem anunciado o MCMV eu teria comprado coisas.

      Depois dessa de liberar o FGTS pra 750pratas eu já to correndo pra comprar algo pequeno, num to afim de esperar pra ver, não. Mesmo com queda, pode rolar aquele tradeoff interessante no futuro....

      Excluir
    45. Boatarde, professor!

      Tb acredito nos meios de produção. Mas a nossa forma de acreditar nisso através de ativos negociados em bolsa é bem limitada e sempre atrasada. Porque investimos "acreditando" no que os outros irão fazer e não naquilo que faríamos ou desejaríamos que fosse feito no lugar dos controladores...

      Veja que eu citei o Lehman. Portanto sim, é possível fazer HOJE o que o Buffett tem feito nos ultimos 40 anos! Quando Buffett tomou essa decisão ele já era grande pros padrões da época. Como hoje o Lehamnn é... E o Slim também. Trata-se de um outro patamar de investidor. É bem diferente do nosso. Lembro que tb começaram pequenos, depois viraram gestores e a medida que o bolo vai crescendo (tb por conta de novos investidores e sócios...) esses caras entenderam a hora de fazer essa "passagem" pra outro nivel de investidor que é totalmente diverso do nivel pequeno investidor ou mesmo gestor de asset. E lembrando: existem tb diversas "biografias" nos estates que fizeram o mesmo, mas quebraram. Claro, em alguns casos foi golpe como m. milken. E outros por burrada e incompetencia mesmo no melhor estilo eike batista, rs Só ressaltando que m. milken é bilionário até hoje... desonesto, mas não é burro! kkkk

      Excluir
    46. Sobre o mercado imobiliario, sim, a oferta do crédito é um dos grandes motores dos nvos patamares de preço. Concordo.

      Mas o padrão de vida e renda média, hoje, subiu e muito! Há 30, 20 anos atrás um jovem recém formado tinha sérias dificuldades de arrumar um emprego em sua área e quando arrrumava a grande maioria era mal paga. Muitos, mas muitos da minha geração emigraram pra europa e principalmente estates.

      Não é seu caso. Mas entre o final e o inicio dos anos 90 um salario minimo no brasil era em torno de 30 dolares! E ainda faltava emprego pra um monte de gente mesmo assim...

      Põe no google pra conferir: uma das "promessas" não cumpridas dos dois governos FHC era conseguir chegar com o SM em 100 doletas. E muitos riram. Disseram que isso era sonho, rs. Hoje tá ai na casa dos 300 doletas. E é ruim de contratar alguém hoje em dia por menos de 1 conto + benefficios, rs

      Só lembrando que não estou defendendo governos passados ou atuais. Odeio esse tipo de assunto maniqueista. Só estou repassando fatos passados e não tão distantes mas que mostram como o brasil mudou de patamar. Mas nada impede de tudo recuar novamente. No inicio dos anos 70 éramos a "futura potencia" e o pib crescia a 10% aa. Sendo assim se nada é difinitivo, tb nada é lá muito previsivel... rs


      Excluir
    47. Tava relendo aqui uma coisa que vc escreveu:

      "Infelizmente eu não tinha tanto conhecimento qto hj, senão na época que tivessem anunciado o MCMV eu teria comprado coisas."

      Olha, cuidado com esse tipo de conclusão. É batatolina depois de fato ocorrido sermos tomados por esse tipo de "certeza". A coisa funciona assim: vc pensa, óbvio, rs. Então diante de uma decisão presente lastreada em hipóteses futuras vc "pensa" pelo menos uns 3 cenários diferentes e possíveis.

      Aí o tempo passa e quando o futuro vira presente, automaticamente vc vai descartar pro esquecimento os 2 dos cenários que não ocorreram e aquele terceiro cenário que se confirmou passa a ficar acendendo e apagando na sua mente feito uma árvore de Natal... kkkk

      Por isso que seria bom vc ler pelo menos o tal "Devagar e Rapido" do Khanemman. O livro não "nos" cura, mas pelo menos nos dá um certo alívio saber que é assim que a nossa mente marromeno nos prega peças, rs

      Sobre comprar um cafofo com a grana do fgts, me lembro de já ter dado meu pitaco.... kkk.... Cada caso é um caso. Mas se vc tem lá uma grana presa e ainda por cima na mão de governo tem mais é que comprar um imovel de valor encaixado igual ao valor depositado e tirar esses valores do controle deles.

      Até porque se vc realmente tem como "objetivo" (sem esse objetivo não faria sentido) usar o imovel de fgts como primeira compra pra trampolim pra segunda compra de um maior ou somente melhor... SE (kkkk) os preços dos imoveis caírem como um todo por igual será até mais vantagem pra vc que tem fonte de renda proveniente de trabalho assalariado. Já que uma diferença entre dois valores fixos de 30% pra baixo é nominalmente menor que uma alta de 30%.

      vamos nomear isso como "hedge home"

      kkkk

      Excluir
  11. Rei,

    vc viu o filme Margin Call ??? Tem tudo a ver com o tema deste post...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sim. Logo no início dele, há um erro de tradução na legenda. O tradutor confundiu "short sellers" com "vendedores pequenos", o que trouxe um enorme erro, já que o personagem queria dizer que queda das ações era atribuída à "venda descoberta", a correta tradução de "Short sellers", eheheh. Mas é um filme bem legal.

      Excluir
    2. Mey Rey... Depois faça uma cópia desse filme em VHS pro seu gnomo tb poder assistir aqui em Itapira!

      kkk

      Excluir