O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

26/10/2013

Preço da gasolina no Brasil é um dos mais altos do mundo

O principal imbróglio da Petrobrás (fora a roubalheira que o governo do PT deve fazer por lá) é seu problema que chamei de "O Paradoxo da Petrobrás", neste link.

Este paradoxo está no fato de que a empresa ganha com o aumento dos preços do petróleo e da alta do dólar (porque vende o produto), mas ao mesmo tempo perde, porque é responsável por comprar gasolina para abastecer o Brasil.

Se os preços da gasolina fossem mais altos por aqui, seria bom para a lucratividade da empresa.

Mas a gasolina é barata no Brasil? A imprensa vive falando da tal defasagem de preços do Brasil se comparados a outros países.

Eu acho que a gasolina no Brasil É EXTREMAMENTE CARA, pelos seguintes motivos:

a) os impostos sobre a gasolina (e combustíveis em geral) servem para financiar a corrupção, má-administração e outras safadezas do governo. Nos outros países, principalmente EUA e os top da Europa, os impostos retornam à sociedade na forma de serviços, sendo a corrupção e má-administração BEM menos importantes no gasto público.

b) Considerando o item acima, nos preços da gasolina no Brasil  estão imbutidos a ineficiência e roubalheira do governo em proporção muito alta.

Fiz o quadro abaixo a partir da pesquisa da Bloomberg, disponível neste link.  É um ranking de 61 países, baseado nos preços de varejo da gasolina, comparados à renda dos habitantes de cada país.

A coluna do meio abaixo é a que considero mais importante. Não importa o preço  em cada país, mas o percentual da renda diária necessária para comprar a gasosa. O motivo é simples: nos EUA, vc paga em US$, mas recebe também em US$, e tem uma renda média maior do que habitantes do Brasil.



No quadro acima, a coluna do meio mostra que o Brasil é o pior dentre os 4, já que, em média, o brasileiro gasta 16,57% do salário diário para comprar UM galão de gasolina (um galão americano = 3,78 litros).

Na Alemanha, apesar da gasolina ser muito mais cara, é necessário apenas 6,64% do salário diário para comprar um galão.

A situação dos EUA é a melhor das 4, tanto no preço, quanto no peso relativo da renda diária.

Assim, concluo que aumentos de preços de combustíveis no Brasil, principalmente nos dias atuais, seria desastroso. O país, através da desastrosa má-administração do PT, não fez nada para possibilitar o desenvolvimento desde 2002, quando o ladrão MULA foi eleito.

Foram feitas políticas populistas, para criticar o bom governo de FHC e para ajustar a máquina administrativa para financiar o enriquecimento ilícito de Mula, seu filho Mulinha, a Dilma, os ladrões do mensalão, a máfia dos Sarney, fora aquilo que não sabemos.

A infraestrutura de transporte no Brasil é péssima, baseada em transportes de cargas via rodovias, inviabilizando aumentos de preços de combustíveis, que atravancariam o péssimo nível de evolução do PIB.

Então, qual solução para esse problema? Entendo que seria necessário uma espécie de Revolução Francesa no Brasil, com guilhotina para todos os petistas do governo, para começar. Após isso, algo parecido com o que escrevi no link abaixo poderia ser feito:

http://reidasbluechips.blogspot.com.br/2013/06/e-quais-sao-as-reivindicacoes-se-nao.html

Enquanto não solucionamos de vez esses problemas, continuem votando nesses filhos das putas do PT, nos incompetentes dos Romários, Tiriricas, Marthas Suplicys, que continuarão sua roubalheira e incomPeTência diária.

83 comentários:

  1. (i) Rei, considerando o último Ptax de fechamento e que 1 galão equivale a 3.78 litros, o litro da gasolina está dando R$ 3.24. Está certo? Considerando, ainda, o mesmo PTAX e 21 dias úteis de trabalho/mês, a renda média é de R$ 1,555...abaixo da tabela do IBGE. Não está distorcido não?

    http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/pme_201309sp_03.shtm
    (ii)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja no link da Bloomberg que eles fecharam em 3T13, ou seja, provavelmente em 30/09/13.
      E acho que, quanto ao Brasil, eles estão até otimistas, porque a renda média brasileira é muito inferior à americana. Mesmo assim, o estudo acima mostra que a gasosa aqui é muito cara.

      Excluir
    2. Mey Rey, bundia e bundumingo!

      (i) depois que princess wã passou a fazer contas, ficou foda convencê-la com nossas opiniões passionais.... kkk

      (ii) depois que princess wã passou a sistematizar seus argumentos em (i), (ii) ad infinitum igual petissão de adevogado ficou foda enrolar essa princeza!

      (iii) sempre ouvi dizer desde minino-gnomo que o maior e mais problematico consumo em brazilandia não é de gasolina, mas sim de diesel (e agora com tanto brasilenho em miami batendo recorde de gastos no exterior talvez o querosene de aviação...kkk)

      (iv) vamos esperar o arrozoado de prof DM sobre o assunto em tela; já que agora temos um insider do mundo do petróleo na Côrte...

      (v) curiosidade: existe petróleo no reino das blue chips? poderíamos tentar a sorte como o maluf e lançar a nossa versão paulipetro virtual; o prof DM seria a nossa versão marcio melo, eu seria o pianista laranja João Assis, voça majestice, claro, no papel de maluf e princess wã no papel princesa diana porque ela era muito chique.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulipetro

      Excluir
    3. rsrsrsrsrsrs

      Diesel é mto pior, como já tinha dito no outro post. Ao menos operacionalmente (o volume de diesel nem se compara ao de gasolina). A questão é quem está mais defasado e ACHO que o diesel está mais defasado, pois ele sem quem iria criar uma inflação absurda (inflação de custos, pois nossa malha de transporte é esmagadoramente rodoviária, o que encareceria os custos de frete, o que iria acabar rebatendo em praticamente TUDO....). Gasolina é brincadeira de criança nessa história.

      Fora que diesel tb é utilizado em algumas termelétricas... rs

      Sobre os preços da gasolina, os impostos pesam. Nos EUA os impostos são ridículos.

      Aqui tem um quadro com um gráfico autoexplicativo:

      http://www.petrobras.com.br/pt/produtos/composicao-de-precos/



      bom domingo a todos!

      Excluir
    4. Prof,

      Vc que é das internas, aproveita e esclarece pra nós o que é lenda e o que é verdade:

      (i) nos antigamente falava-se que o diesel era artificialmente mais barato que a gasolina na bomba, porque seu preço era subsidiado pelo governo via impostos já que o consumo do diesel era mais importante pra "incentivar" o desenvolvimento do país;

      (ii) nos antigamente tb rolava uma história que as refinarias da petro por conta da necessidade maior de diesel pra atender ao consumo acabavam produzindo um excedente alto de gasolina que não colocavam no mercado interno pra evitar o aumento da oferta; então exportavam toda essa gasosa excedente bem abaixo do custo de produção pros vizinhos sulamericanos. Essa história fecha?

      (iii) estou adorando escrever pontuado com minúsculas entre parentes...

      Conte-nos tudo, não nos esconda nada!

      El Gnomo Minorotário da Petro


      Excluir
    5. (i) http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/10/1362953-morre-aos-71-anos-o-lendario-guitarrista-lou-reed.shtml

      Excluir
    6. (i) não gosto de guitarristas elétricos mas saúdo a passagem de Reed; fez da vida o que gostava, portanto foi feliz.

      (ii) isso sim é guitarrista: http://www.youtube.com/watch?v=QrdpmM-dI3g

      Excluir
    7. (x) muito bom!

      Excluir
    8. (xxx) veja agora esse aqui, Xavier Latorre, referência em guitarras medievais:

      http://www.youtube.com/watch?v=LO_jpR04Hfo&feature=related

      Olhou bem pra cara dele? Com certeza ele e Pai Mei (ME) foram separados ao nascer!

      kkkkkk

      Excluir
    9. (x.a) Não parece muito não. Parece + o Zeca Pagodinho. Mas, o som é bonito mesmo. Gostei, vou baixar.

      Excluir
    10. (x.b) jura? então deve ser o meu coração cegando meus olhos!

      uauauauauauauauaua

      Excluir
    11. (x.c) agora adivinha quem é esse cabeludo aqui....

      http://www.youtube.com/watch?v=R7BdN5b0I3g


      Excluir
    12. Capítulo 5, Art. 35, Parágrafo XII, Inciso V, a: chato. Acho que é o Cerbasi.

      Excluir
    13. booooaaaa.... k-k-k-k-k-k

      Esse cabeludo aí, agora é esse careca aqui:

      http://www.youtube.com/watch?v=QoOG85aL5ZI

      Excluir
    14. Hehahahaeha....que picareta!

      Excluir
    15. Olha o respeito.... ele é engenheiro também!

      Quem nem o nosso prof. DM!

      kkk

      Excluir
    16. Grande coisa. O DM está lendo o Damodoran, que é administrador. Back to basics!

      Excluir
    17. É... Tens razão, rs

      Mas pra um back to basics correto, penso que devemos encaminhá-lo direto pros alquimistas pra aprender a forma correta de transmutar o chumbo em ouro!

      Flamel nas cabeças!!!

      Excluir
    18. Back to basics em finanças !!!

      Mas seu precisar projetar um trocador de calor ou tubulação, já to no esquema!! hehehe ;-)

      Excluir
    19. Prof,

      Quando eu era um gnomo-mirim fiz muita merda com os troços que vinham dentro desses kits junto com os fascículos da encicropédia:

      http://oscientistas.wordpress.com/kit-os-cientistas/
      .

      http://oscientistas.wordpress.com/kit-os-cientistas/

      Excluir
    20. Batata azul?

      Sangue do diabo?

      rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    21. São reproduções das experiencias dos antigos cientistas desde os tempos de Archimedes!

      Mas eu era um guri criativo... Fiz muita coisa da minha cachola.

      Mas acho que acabei cheirando muito sulfúricos e outras bobagens químicas.

      Deu no que deu.... kkkkk

      Excluir
    22. Ahhhhh os simples probleminhas de física.

      Tomam dimensões inimagináveis no mundo real, da engenharia...

      Haja Cisnes Negros e experiência para ir aperfeiçoando as tecnologias.... rs

      Excluir
    23. Respondendo acima, tenho q me informar ainda, mas já exportamos muita gasolina sim, mas o mercado interno cresceu demais e f******* tudo. Agora importamos.

      Li nos infomoney (olha, não é confiável!) que a defasagem maior é no diesel mesmo. Ou seja, ele quem fode tudo: o volume é maior e a diferença de preço é bem maior também! rsrsrs Mas vou confirmar aqui nas internas depois.

      Sim, lembro do fato do diesel ser mais barato por "subsídio" (imposto menor).

      Segundo esse link, historicamente a gasolina era um pouco mais cara, mas desde 2004 a coisa inverteu:

      http://www.eia.gov/dnav/pet/pet_pri_gnd_dcus_nus_a.htm


      Excluir
    24. Fica faltando lembrar se era verdade ou não que apetro exportava mesmo mais barato que o preço de custo pros hermanos.....

      Excluir
    25. Bom, isso aí é estranho demais, pois não faz sentido nenhum. Existe um mercado internacional gigantesco onde é relativamente fácil vender a gasolina. E, a depender da qualidade, vende-se pelo valor de mercado que flutua, conforme mandei o gráfico anterior.

      Vender ABAIXO do valor de custo é meio bizarro.... pode ser aliança política, sei lá.... vou ver se acho alguém das antigas por aki e perguntar isso.

      Excluir
    26. Isso era um papo que rolava ali entre anos 80 e inicio de 90, uma época que a demanda mundial (pra qualquer commodities) não era nem de longe como a da última década. Sinceramente, acredito que não há memória ou referência suficiente no formato "news" pra se pesquisar algo que em tese pertence a era pré-google, rs

      Mas o pessoal das antigas por aí devem se lembrar com mais clareza se isso foi real ou só teoria conspiratória....

      Excluir
  2. Mey Rey, Rey Mey

    Não fale mal do tiririca! Ele é só um gnomo que não deu certo!

    E mais: ele não é um filho da puta como voça majestice assevera!

    Ele é um Filio do Braziu !!!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=zBAImyf2xkI


    El Gnomo Florentino

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Olhem a Petrobrás! Brasillllllll!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hã? aonde? o quê?

      o pregão abriu as 10:00hs... kkkk

      mas é aquilo, atenção na bola porque ela pode murcha, caso o papo do "dessa é certo que vamos conseguir aumentar a gasosa" for só mais um factóide....

      Excluir
    2. Isso é verdade. Gnomo, chuta aí. Eu acho que lá fora vai começar a cair. E se lá cair, aqui cai também?

      http://www.bloomberg.com/news/2013-10-27/small-caps-double-dow-in-signal-economy-is-gaining-speed.html

      Excluir
    3. Comidifatis.... se formos olhar pelo lado dos "padrões", reza a lenda que quando as smalls ultrapassam com fuerça as larges, sinal de topo com reverção, rs

      Agora se cair lá, aqui é um abraço e atélogo. Gostaria até de estar só 90% certo na esperança dos outros 10%... kkkk O grosso da grana por aqui em RV vem de lá; então na hora de confrontar preju com lucro o que estiver aqui terá que ser vendido pra cobrir o buraco deles lá.

      Excluir
    4. o interessante do momento é que tá apertando bem a diferença entre a ON (+8,25%) e a PN (+6,15%).

      o que tem por trás, seilá, só sei que se voltar era dantes o gnomo vai ficar mais feliz que pinto no lixo.... kkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Meu Deus! A carteira mensal do DM vai ixprodíiiii!

      Excluir
    6. isso depende mais pra que lado for a Natura e os diterminhos....

      Excluir
    7. Sem terminhos este mês.... rs

      Excluir
  4. USA é supermoney. Só essa semana, 10 IPOs. Enquanto aqui...
    http://stocktwits.com/IPOtweet/message/16833034?utm_campaign=&utm_source=twitter&utm_medium=community

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é. Se bem que por lá nêgo abre capital até de padaria da esquina....

      isso já aconteceu por aqui, não é do meu tempo (mas cheguei a pegar em muitas cautelas do tipo: "fazenda pica-pau" de uma febre que rolou nos anos 60 ou 70....

      "Acho" que por lá eles comem o mingau pelas beiradas; já por aqui nêgo entrou com as 4 patas e aí fudeu: quebraram o brinquedo.... kkkkk

      kkkk

      Excluir
  5. Enquanto aqui, no ppt do careca...tentando vender IPOs no BR. Desde 2010....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poooorra é só pra admirar o careca e não o powerpoint.... kkkkk

      Excluir
  6. Gnomo, esse acertou bem!

    http://www.bloomberg.com/video/exploring-the-options-trade-on-eem-gTGLbSIKRhGBjEy2ksHUQQ.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh... com esse sotaque fanhoso sofro um bocado pra entender, rs. Não sou bem articulado em conversação e audição.

      Excluir
    2. O que importa é q ele disse que tem uma visão "bearish" para os mercados emergentes no longo prazo. Anota essa, Gnomo!

      Apesar dele não ter citado o tal longo prazo dele, ele propôs uma trava de alta...

      Ok, ele comenta que é uma operação de curto prazo.

      Estrategicamente está certo isso? "Eu acho que no longo prazo vai mal, mas no curto prazo vou apostar na alta."

      Ele não está, digamos, aumentando o risco com essa aposta?

      Excluir
    3. Considerando a leitura do que vc nos conta, não...

      Independente se ele vai acertar ou não o bearish pro longo prazo, pelo o que vc diz ele no curto prazo - ou seja por enquanto até ali na esquina - o mercado será de alta segundo ele. Então como posições sinteticas com opções são de prazo limitado e normalmente muito dificil conseguir liquidez acima de 6 meses... Então deduzo que se ele aposta de acordo com o que mídia anda cantando (afunilamento do QE somente a partir de março 14...) e como tradicionalmente a bolsa "gosta" de terminar em alta nos finais de ano, tudo bem. Tá coerente montar uma TA que não ultrapasse o vencimento de janeiro 14.

      Mas é aquilo, rs

      Nada mais certeiro de dar ao contrário, do que bola cantada em mídia... kkkkkk

      Excluir
    4. A trava é pra novembro.... na 42 / 45,5 do EEM, q pelo q eu entendi, é algum índice dos mercados emergentes (negociado no momento da entrevista a 41,60)

      Excluir
    5. Novembro é logo ali, então não é arriscado ou contra a tese que ele defende que os emergentes irão tombar só mais a frente.

      Agora tem que conferir "quando" foi essa entrevista e se ele está falando em calls ou em puts.

      Porque armar um trava de alta com calls com menos de 30 dias é meio perca de tempo. No caso ele compra a call 42 barato, mas vai vender a 45,50 por uma ninharia que talvez nem cubra os custos operacionais. Nesse caso seria melhor comprar a 42 a seco mesmo se for com calls.

      Mas se for TA com puts já muda a configuração... Aí já seria vender a put 45,5 e comprar a put 42. Aí nesse caso - avaliando antes o valor dos premios e spread, óbvio - talvez seja mais compensador por estar tão perto do vencimento.

      Mas aí eu não sei qual é a liquidez deles nesse tal EEM em puts ou mesmo calls.

      Excluir
    6. Ele falou em calls mesmo...... rsrsrsrsrsrsrsrs

      Mas foi dia 16 de setembro.

      Parece que ela tá dançando conforme manda a música....

      Por curiosidade, olhei aqui agora e o EEM tá 43,03

      Quem siguiu u moço tá indu biennnnnn !!!!!!!!! rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    7. Independente dele "estar" acertando a aposta (provavelmente o exerc. novembro é lá pro meio ou fim do mês), de fato, montou no tempo ainda aceitável: setembro.

      TA como define a trava, tem perda limitada, mas o ganho idem.

      Se o tal EEM já é 43,03 dependendo de quanto custou os prêmios na data da montagem, o certo é não carregar até o vencimento se o lucro atual já dentro de uma faixa de 85 a 90% do lucro maximo.

      Excluir
    8. Essas manhas de saber os pontos de entrada e saída que sou totalmente por fora em opiças. Tem esse tipo de coisa no livro do Lauro? Se tiver, vou reler.

      Mas sendo a trava sugerida era 42/45,5, assim sendo, não bateu perto do lucro máximo ainda, a não ser que alguém tenha feito 42/43....

      Excluir
    9. Não o livro do Lauro não passa esse tipo de informação de forma "prática". Ele te explica que todas as opções fora do dinheiro ao se aproximarem do vencimento vão "enxugando" o seu valor extrinseco, e as calls dentro do dinheiro passam a ter o seu valor em proporção 1 pra 1 com o ativo-objeto. Um exemplo grosseiro: se monta uma TA otm, tipo compra 0,20 a callA10 e vende a call A11 a 0,05 o seu lucro maximo é 0,85. Então se ela ficar muito itm digamos 2 semanas antes do vencimento vc irá notar que ela terá um lucro em torno de 0,78 a 0,81 cents. Então não vale o risco de esperar 2 semanas, garante o que tem e desmonta.

      Um livro que passa o conceitual "pratico" sobre a hora de montar ou desmontar é o do Luiz Mauricio (halip.com.br). Mas saiba que isso tem a ver somente com o uso correto da estrategia estando ela coerente com a aposta. Apostar é adivinhar se sobe, cai ou fica de lado. E a estrategia nada mais é que ficar corretamente e de acordo com a aposta escolhida.

      Agora o livro tem umas 1000 paginas, custa caro e pro meu ponto de vista é o melhor porque é voltado pro lado pratico do estratégico com posições sinteticas.

      Agora põe uma coisa na tua cabeça antes de comprar esse livro ou qualquer outro sobre estrategias, ou money management seja o que for: estudar tudo isso só o torna mais coerente (estrategias) e mais eficaz (money management). Mas junto com isso não vem a formula do acertar mais do que errar. Essa formula ninguem controla. E todo esse arcabouço de conhecimento só é útil pra saber se tirar o melhor proveito quando se tem bons acertos tanto faz se no curto prazo, medio ou mesmo longo prazo nas suas apostas.

      Excluir
    10. O DM não gostou. Toma, agora em junho, quando EEM estava em crash. E não adianta dizer que era melhor comprar o índice logo, pq estava na cara que naquela época ia subir:

      http://www.youtube.com/watch?v=WzKqx1hhfKQ

      Excluir
    11. concordo...

      E esse lance do "estava na cara" é simplesmente fueda. Se vc sente uma necessidade incontrolável de conversar com qualquer um sobre mercados, infelizmente, tem que estar sob forte controle emocional pra não surtar; porque é inevitável que vai ouvir esse frase emblemática a qualquer momento.... kkkkk

      Excluir
    12. Yoyotubiu não pega aki. Livro de 1000 páginas vai ficar pra escanteio por enqto =(

      Preciso me aposentar, kkkkkkkkkkkkk

      Sobre estratégias: a única correlação que vejo que realmente há na bolsa é para o longo prazo

      Lucro Aumenta => Cotação Aumenta

      Como o Gnomo gosta de dizer, minha aposta é que as minhas empresas terão lucros maiores do no futuro e isso fará com que as cotações cresçam.

      O que estaria incoerente neste ponto em termos de estratégia, visto que eu estou comprando?

      E a diversificação existe justamente contra alguns Cisne Negros. Por exemplo, se um meteoro cair na bacia de campos e formar um maremoto que afundará todas as sondas e plataformas, é fato que a Petrobras vai à falência.

      Minha aposta: uma empresa que é lucrativa, tende a continuar lucrativa.

      A grande questão é seeeeeeeeeeeeeee isso irá bater a renda fixa....

      Excluir
    13. Prof, rs

      Sua tese de longo prazo não é mais segura ou melhor que outras. Só é mais confortável, sem dúvidas.

      Agora que vc anda mais calmo, talvez vc me leia com mais atenção.

      É o seguinte: todas essas teses de ações pro longo prazo muito se apoiam em valores de evolução de índices (djia, sp500, ibov) e não sobre ações específicas ou carteiras específicas (sem tranqueiras como inventaram essa nova teoria pela web). Então é óbvio que numa economia que cresce é natural que os índices subam e as empresas - enquanto estiverem dentro desses índices - evoluam tanto ganho de capital como em dividendos. Por isso a tese do Malkiel vem se provando eficiente até mais ou menos o presente. Mas isso possui chances de funcionar se vc investe passivamente em índices, mas será bem mais dificil e arriscado comprando ações específicas ou montando uma carteira escolhida por vc não importa o metodo que use.

      Mercado sempre antecipa. Esse papo de bastter de quando a empresa deixar de ser boa, vc vende e blalblala é balela. Se vc for esperar uma empresa deixar de ser boa (lucrativa) pra finalmente vender, com certeza a ação dessa empresa já derreteu no minimo uns 30 a 40% do teu investimento inicial mesmo recebendo dividendos pelos periodos anteriores.

      Atualmente a chance pra essa sua teoria (comprar pra longo prazo) funcionar só tem um caminho: comprar depois de um crash do mercado. Metade em indice passivo, 1/4 em empresas que vc julga sólida e 1/4 em aposta de crescimento. E ai, sim a medida que for "melhorando" vai fazendo novas compras fazendo preço medio pra cima.

      Apostas de longo prazo nem sempre dão certo. E quando dão errado, aquele perdeu normalmente fica calado; diferente de quem tirou a sorte grande e fica alardeando o quanto se deu e bem e como foi "burro" de não ter entrado com bola e tudo nesse ou naquele ativo.... kkkk

      O problema de apostas com o objetivo único de longo prazo envolve um risco específico e claro: tempo de existencia do investidor. Se aquilo que vc aposta daqui a 10 ou 20 anos não se concretizar, infelizmente vc não terá "tempo" pra se recuperar ou reorganizar suas apostas. Por isso tem que tomar muito cuidado com teses que nos falam dos beneficios alcançados em "média".

      Não gosto de Pai Mei porque - diferente de vc - ele tende ao mau-caráter. Mas não misturo as estações. Em várias situações o maluco sabe do que tá falando e muitas das vezes vc deixa transparecer uma certa inocência por se deixar convencer com coisas que te agradam (até mesmo eu, se não me policiar embarco em ideias confortáveis). Veja isso:

      http://makeajailbreak.wordpress.com/2013/06/04/o-ibovespa-esconde-seus-erros/

      Pra não pensar que estou com discurso de radicalismos, saiba que eu tb tenho lá minhas apostas pra longo prazo na gaveta. Mas não me iludo e hoje em dia sei até aonde posso me expor sem traumas futuros. Claro que riscos sistêmicos engolem qualquer "plano", como bem disse lá atrás a nossa Wã.

      E claro que cada um é um caso especifico. Se vc é jovem e bem empregado e todo o seu PL mal encosta em 100K, tudo bem, se vc entrar com tudo em RV o máximo que pode acontecer é vc perder 2 ou 3 anos de trabalho. Mas se a coisa já pula pra cima de 500K ou mais, aí é foda de recuperar porque o "tempo" irá correr contra voce.

      who uantissss...
      toliiiveeeee
      foreeeeverrrrrrrrr...

      El Gnomo Highlander

      Excluir
    14. (i) "para finalmente vender, com certeza a ação dessa empresa já derreteu no minimo uns 30 a 40% do teu investimento inicial mesmo recebendo dividendos pelos periodos anteriores."

      Por favor, leiam o capítulo 27 de Think, Fast and Slow. O risco de perda que o Gnomo mencionou está relacionada ao nosso comportamento, médio e não racional. Especificamente, no que diz respeito ao efeito dotação.

      (ii) Orbe, Value Investing e Kahnemann...http://www.orbeinvestimentos.com.br/wp-content/uploads/2013/10/Relatorio-Trimestral-de-Gestao-Set-2013.pdf

      Excluir
    15. abrindo aqui pra reler o 27.... rs

      já volto

      Excluir
    16. (i) "Se aquilo que vc aposta daqui a 10 ou 20 anos não se concretizar, infelizmente vc não terá "tempo" pra se recuperar ou reorganizar suas apostas. Por isso tem que tomar muito cuidado com teses que nos falam dos beneficios alcançados em "média""

      Acho que dá para apostar dependendo do que você tem. Se você é funcionário público, aposta mais pq se acontecer algo, tem no mês seguinte. Se você tem pai rico, você também pode apostar mais:

      http://gregmankiw.blogspot.com.br/2009/06/was-keynes-really-savvy-investor.html

      Excluir
    17. Sim, por isso está escrito mais embaixo:

      "E claro que cada um é um caso especifico. Se vc é jovem e bem empregado e todo o seu PL mal encosta em 100K, tudo bem, se vc entrar com tudo em RV o máximo que pode acontecer é vc perder 2 ou 3 anos de trabalho. Mas se a coisa já pula pra cima de 500K ou mais, aí é foda de recuperar porque o "tempo" irá correr contra voce."

      E principalmente aceitando critérios de investimentos como dito em outro comentario:

      "....esse livro ou qualquer outro sobre estrategias, ou money management seja o que for: estudar tudo isso só o torna mais coerente (estrategias) e mais eficaz (money management)...... E todo esse arcabouço de conhecimento só é útil pra saber se tirar o melhor proveito quando se tem bons acertos tanto faz se no curto prazo, medio ou mesmo longo prazo nas suas apostas. "


      ***

      Reli o 27 por cima, já que é um pouco longo e exige atenção, claro.

      Concordo 100%. Referência é tudo. Mas ele ali tb faz as considerações da exceção desse efeito: "os negociantes experientes". Ou seja, pra quem domina o prático do estratégico e do gerenciamento, tudo bem.

      Mas acho que o exemplo do func. publico bem remunerado ou mesmo do herdeiro rico pode não funcionar bem, porque se ele não é experiente ou tem o conhecimento adquirido do negociante experiente ele tb pode ser refem do efeito dotação até mesmo porque ele terá fortes referenciais de perdas (ou do "histórico" como cita kahnemann) por exatamente não saber julgar ou mesurar as dimensões dos seus negocios e investimentos.

      Excluir
    18. (i) citei, pois eu também tinha esta dificuldade de vender, achando que ia sair muito no prejuízo e apegando em ações. Assimetria de perda + dotação. Quando se der conta, já tinha perdido um monte.

      (ii) a Orbe falou um monte de blá...mas, gostei das decisões deles. SSBR e ROMI foram compras depois de crash. Nada de lucros crescentes.

      Excluir
    19. (iii) Ah Gnomo...e na carta da Orbe, descreverá a sua tarefa de enxugador de gelo: "...com o aumento do número de "blogs sobre ações", aumenta também o número de resultados excepcionais gerados por movimentos randômicos do mercado" Boa sorte!

      Excluir
    20. (i) suas intervenções ou citações sempre são interessantes e me animam, porque sempre pisam no detalhe, cutucam nas fragilidades ou apontam os hiatos, fora o bom humor... kkk

      (ii) mas como acabei de ler o tal capitulo e talvez vc esteja falando de memória fica um pouco desigual o meu comentario. Mas sempre ouso correr o risco de ter minha própria opinião e acho que vc tende a mesma atitude (ou pretensão onde me encaixo melhor... kkk)

      (iii) minha opinião pessoal: penso que o investidor - aceitando como válido o efeito dotação - ele não fica numa posição rígida entre o comportamento médio e o racional; ele balança entre os dois comprtamentos. Ou seja, mesmo eu me esforçando em ter um comportamento racional (negociante experiente) e tendo conhecimento claro de que posso estar sendo refem do efeito dotação (comportamento médio) tendo dificuldade em vender.... SE (maldito seee..) eu não me anteceder aos eventos futuros com decisões racionais (estrategia + gerenciamento) com absoluta certeza e do nível de aposta que participa, eu serei obrigado a agir dentro do comportamento médio e começar a conjecturar com minhas "referencias" fazendo atuar o efeito dotação. Não em jeito e nem leitura de qualidade que vai me salvar disso...

      (iv) usemos o nosso prof. small como exemplo, rs. Agora ele parou de divulgar seu pertfolio. Mas era basicamente 70% RV e 30% RF. Ele ainda é jovem, imovel proprio, func. publico e sovina.... kkk Mas veja bem: 70% em RV não tem controle de risco ou gerenciamento de capital que salve a pátria se a coisa desandar. Não estamos de um fundo de cotas que por finalidade é pra ser reateado entre centenas de investidores (diluição de risco). Essa concentração toda é pra uma única pessoa fisica! As consequencias são diferentes pra um fundo pulverizado entre cotistas. Se der certo (e pode..), beleza. Mas e ser errado daqui a 20 anos? E se ainda por cima além de velho sem tempo pra refazer sua teoria de investimento, talvez esteja prejudicado por uma nova politca de achatamento de aposentaria publica e o imovel proprio dele com custos de manutenção acima de suas rendas? Eu, se estivesse no lugar dele num cenário desses dificilmente poderia tomar decisões racionais com um negociante experiente, rs.

      Excluir
    21. (llxl) não li, mas vou começar a ler o texto do orbe...

      Excluir
    22. Entendi a ideia do survivor. Ok.

      Mas empresa que continuo lucrando não faliu.

      Inclusive, estou pra fazer um estudo sobre isso, apesar de achar que vai ser trabalhoso e concluir algo óbvio: as empresas que continuam com lucros crescentes não saíram do mercado. Podem ter fechado capital, por exemplo Confab, que era um papel que eu vivia de olho, mas na época eu era mais medroso pra comprar papel de baixa liquidez.

      Agora, Pai Mei poderia evitar forçar a barra. Ele pega que CMIG4 saiu de 29.00 para 16.00. Fala que Light saiu de 78 para 18.

      "Só" esqueceu de colocar dividendos e bonificações na conta, né?

      Corrigira o valor da Cemig em abril de 2008 para algo próximo a 10,77. Ou seja, de lá pra cá, hoje, já foram 90% de valorização....

      Light saiu de 13,15 +-/ e hj tá em torno de 17,90. Up de 36% e não um down de 78 para valores de hj.

      Forçou muito a barra.....

      Apesar de sermos pequenos e bobos, sem força para nada, os grandes não estão aí pra brincar. Uma empresa boa e lucrativa nunca irá congelar no tempo, sempre virá um tubarão e irá comprar ela fechando o capital, ou então o preço corrige.

      Excluir
    23. Li o Orbe, gostei do blá, rs

      Já sobre sua analogia talebiana com o "aumento dos blogs" não acho que aumentou o numero de resultados excepcionais; mas sim o aumentou o número de diversão pros gnomos sem vergonha que curtem cultura trash.... kkkk

      Mas é mais ou menos o que acho ser próximo do coerente tudo o que ali consta.

      Só não li todo o desenrolar sobre os ativos que eles apostaram.

      Excluir
    24. DM é 100% !

      kkk

      ps - mas ele já deixou claro que trata-se de um projeto piloto (de carro bomba... kkk) com baixo volume.... tranquilo, então.

      Excluir
    25. 100%!!!!!!!!

      Mas isso em breve mudará..... títulos públicos subindo lindamente.... deixa o negócio continuar, qdo tiver bem alto, vou atolar de renda fixa pré longo prazo (duration high high high)

      By the way, as carteiras do ano passado dos blogueiros devido à renda fixa, podem checar. Esse ano que as NTNB tão afundando, tá geral no fundo do poço.... rs

      Excluir
    26. Prof, leia o texto linkado pela Wã da Orbe....

      Acredite: é mais difícil do que vc pensa isso tudo que escreveu, e claro, tb acredita.

      Infelizmente há muito que já percebi que vc terá que aprender isso por vivência própria. Não pense que estou te agourando. Até porque vc pode até acertar suas apostas; como ali mesmo consta no texto da Orbe é natural que alguns tenham resultados excepcionais.

      E mais: vc já analisou com frieza aquele ambiente virtual que vcs chamam de blogosfera financeira na relação dimarcinho versus o resto? rs

      (i) o dimarcinho é o unico perfil real;
      (ii) dimarcinho é o único que tem formação superior confirmada (engenheiro e não corte e costura) e ainda por cima é um concursado da petro (um cara que estuda, no minimo...).
      (iii) e o dimarcinho é o único que não dobrou ou triplicou o capital nos ultimos dois anos num grupo de fakes no qual todos bateram os melhores fundos rankeados da anbima?
      (iv) então dimarcinho é inferior a todos esses fakes com discursos nonsense e nitidamente saídos de mentes tacanhas de periferia com baixa formação?
      (v) ou dimarcinho é o unico honesto e está dentro da "média" na qual é muito dificil bater a selic?

      É só juntar os pontos, professor, que o desenho se forma... rs

      Excluir
    27. DM, essas dicas você só encontra aqui, no Rei das Blue Chips.

      Excluir
    28. Esqueceu de assinar:

      Wã, A Cruela

      kkkk

      Excluir
    29. Hihihiihi, Rei é Rei, miqueiro bate palmas.

      Excluir
    30. Ehhhh....

      Sauve Mey Rey!

      andamos sentindo muita a falta de suas sábias decisões quando entramos em conflito em nossos "debates mentais"

      kkkkk

      El Gnomo Debatelóide

      Excluir
    31. e outra: seus súditos apreceam muito mais dedicar nossas reverencias aquela sua imagem com a coroinha...

      e essa imagem usando um cifrão no meio já tem dono: professor DM

      kkkk

      ps - até hoje desconfio que o senhor "escondeu" aquela sua imagem real depois daqueles justos ataques terroristas ao twitter do tio peruka! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    32. By the way, falando da Petro, meu ex-gerente perdeu 200mil em opções na queda de 2008.

      Como será que devia estar o controle de risco dele?? rsrsrsrsrs

      Excluir
    33. Pois é... mas só lembrando que o errado nesse caso é julgar qual foi a aposta dele.

      O certo é entender que pra montar uma aposta dessas - mesmo com controle de risco - ele teria que ter no mínimo um capital de 40M.

      Só um fundo de investimento com objetivo explicito em operações com alavancagem e hedgeado como naquele modelo apresentado pela Wã poderiam fazer esse trade do seu ex-gerente.

      Excluir
    34. Sim, sim, tô ligado, por isso comentei do controle de risco dele..... rsrsrsrsrs

      E na época dava pra quase quitar alguns aptos por aqui RJ. Se tivesse comprado qq coisa meia boca tava valendo o triplo hj..... rs

      Excluir
    35. Gnomo / Wã,

      deixa eu fazer umas contas aqui com vcs. Assim como o Gnomo já explicitou que ter uma carteira muito carregada em RV não resistirá a um Cisne Negro, que pode ser amanhã, então seria mais seguro ficar com maior parte alocado em RF, correto? Imaginemos então uma carteira 85% RF e 15% RV

      Daí eu pego esses 15% e fico operando. Se eu conseguir aí uns 1%líquido no ano seria lindo já, né? Isso daria uns 12,7%. Vai, vamos fazer 13%.

      E digamos que a RF esteja batendo uns 10%, mais ou menos como hoje.

      Rentabilidade:

      r = 0,85 x 10 + 0,15 x 13 => r = 10,45%

      Minha pergunta: mesmo obtendo um prêmio de 3% líquido, não parece ter sido tão atrativo, não é mesmo?

      E mesmo com rentabilidades maiores, alá Soros, de 20%aa, isso daria uma carteira rendendo 11,5%, partindo de resultados consistentes e regulares ao longo do tempo.

      Pergunta 1)
      Não parece muito pouco? Claro que 1,5% no LP fará muita diferença, mas por aqui o LP anda meio de lado.... rs

      2) Compensa todo esforço para obter a rentabilidade acima?

      Onde está a pegadinha?

      Excluir
  7. Hummmm....poluimos muito o blog do Rei. Melhor não exagerar. Chega por hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Momento emoção:

      “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

      http://elas-querem.blogspot.com.br/2012/04/dialogo-da-raposa-e-o-pequeno-principe.html

      Sem Mey Rey não existiríamos; e sem nós Mey Rey seria mais solitário que o Pequeno Príncipe no seu planetinha... snifes!

      kkkkkk

      Excluir
  8. NEW POST!!

    OGX: comentários sobre o "Project Olympic"

    http://reidasbluechips.blogspot.com.br/2013/10/ogx-comentarios-sobre-o-project-olympic.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boooooooooooaaaaaaaaa

      bóra pra lá toda a equipe reau de mey rey de comentaristas!

      Excluir
  9. Gnomo e Wã,

    achei um vídeo que é a cara de vocês!! rs

    http://vimeo.com/10601416

    ResponderExcluir