O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

16/10/2013

O que está acontecendo com Forjas Taurus? Análise de 2005 até ITR de 03/2013

Relatório de Análise de Forjas Taurus S.A. (FJTA3, FJTA4), com análise de balanços, ITR e dados operacionais de 2005 a MARÇO/2013.

36 páginas. Clique aqui para acessar.

Engloba análise das demais informações disponíveis até a data de elaboração do relatório (ITR, comunicados, documentos arquivados pela empresa).

Contém estimativas sobre a possível lucratividade, distribuição de proventos; perspectivas.

152 comentários:

  1. Mey Rey, bundia!

    Tira essa foto da Angelina e coloca uma da nossa musa real Luma que esse seu relatório vai vender que nem pão quente!

    El Gnomo Tiro Certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelina dá de 1000 a zero na luma.

      Excluir
    2. Ouso discordar de voça majestice!

      Aquele saco de osso com uma beiça que mais parece uma linguiça de cachorro quente não chega aos pézes da nossa deusa morena de Asgard!

      El Gnomo Odin

      #sempreluma

      Excluir
    3. Bom, conheço uma galerinha da área militar....

      E, curioso, o tal bombeiro da Luma é considerado gay entre o pessoal....

      Sigam daí com suas próprias conclusões sobre a separação..... rs

      Excluir
  2. Gnomo, tu que veio da área imobiliária, o que acha do mercado de Ipanema?

    O último do Portinho é sobre o assunto:
    http://blogdoportinho.wordpress.com/2013/10/16/absurdos-imobiliarios-ipanema-e-leblon/

    Particularmente, concordo com ele... tá absurda a diferença....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof, rs

      Primeiro vou "reservar" essas merdas abaixo que eu to lendo lá pra depois comentar.... kkk

      1) Quem me conhece sabe que trato aquele região do Rio (Leblon, Ipanema e Lagoa) como United Kingdom of Ipanema.


      2) Como o apto dele já está todo depreciado, provavelmente teria um imposto de ganho de capital nulo ou muito pequeno

      3) ipanema x botafogo: "São imóveis com OS MESMOS aparelhos de lazer. Com a mesma comodidade da localização estratégica."

      4) O que me levou a esse ensaio foi a dúvida de um amigo que ainda mora por lá, num excelente 3 quartos com varanda na Barão da Torre.

      ***

      Vou comentar esses pontos que mais me chamaram a atenção. O Potrinho é meio ridiculão, se quer saber mesmo minha opinião, rs. Só aquela história perigosamente fantasiosa do vovô que ficou rico fazendo all in em Vale já diz muita coisa...

      Mas antes vou comentar sobre o que vc falou: "tá absurda a diferença".

      Veja como o ponto de vista muda pra caralho e à beça levando ao péda letra o que vc escreveu, rs

      Se, seeeeeeeeeee (kkk) vc me diz que considera os atuais preços dos imoveis como um todo absurdos, ok, uma opinião válida. Pode estar certa, como pode estar semi-certa. Errada de todo nunca será.

      Massssssssss

      Mas se, seeeeeeeeeeeee, vc me diz que a "DIFERENÇA" está absurda, de uma certa forma vc embute no seu comentário uma pitada de ingenuidade (sem ofensas, ok?). Porque? Porque assim como na bolsa de valores, no feira da esquina e também no mercado imobiliário não tem burro "avaliando" preços das mercadorias. Se tem um 3 qts ipanema com preço max de 20k/m2 top de rua interna (B.torre que ele citou nem é o bicho, mas sim Redentor, N.Silva e B.Jaguaribe), então vc tem comparar a diferença com algo top de 3 qts em Botafogo que não deve ficar muito abaixo de 15K/m2.

      As "diferenças" de preços - marromeno - sempre se mantém proporcionais. Agora é claro que uma diferença de 30% sobre muito - em grana física empilhada - é muito maior que uma diferença de 30% sobre pouco.

      Mas no frigir dos ovos a diferença nunca será muito grande ou muito menor. Sempre será proporcional.

      Porque vc acha que o Recreio subiu tanto de preço? Grande procura? Falta de espaço novo pra construir? Não... Subiu pelas forças das proporções dos valores de mercado. Zona Sul subiu, então puxa atrás os outros bairros.

      Parece ridículo? Sem sentido? Tb acho... Mas é assim que funciona pelo menos até ontem, rs

      ps - agora aos poucos comento os 4 pontos ridiculos do potrinho

      Excluir
    2. 1) Quem me conhece sabe que trato aquele região do Rio (Leblon, Ipanema e Lagoa) como United Kingdom of Ipanema.

      Sou nascido e criado ali e devo ter quase o dobro da idade desse garoto. Lendo esse e outros textos dele, sempre notei que faz questão de frisar essa condição "especial" mesmo querendo disfarçar com alguma visão crítica. Acho um absurdo de escrotidão essa típica postura declarada que muitos como ele assumem sobre o simples fato de morarem no quadrilátero do tio manoel carlos. Normalmente são típicos moradores de visconde de piraja, fundos, altura de Gal. Osorio que são os mais ridiculamente bestas e inflados quando começam com esse discursinho de United Kingdom blablabla

      ipanema e leblon são bairros novos. Só começaram a ser "povoados" pra valer mesmo a partir dos anos 60 e era uma merda, quase roça: faltava luz, agua e muito mosquito. Sem contar que uma das maiores favelas da epoca cobria metade do leblon: favela do pinto. Foi criminosamente queimada no gov. lacerda em meados dos 60. Portanto ainda tem muito "duro" vivo que por sorte ainda mora por lá ou entregou pros seus recentes herdeiros um bom presente pra agora eles agora tirarem chinfra de personagens ricos quando começam a falar sobre si? Kihumildade... kkkk

      Não gosto de pobre mentiroso (como vemos muita pela web...kkk), mas tenho mais ódio de pretensos ricos sem noção do ridículo. Ficam parecendo aqueles parentes semi-ricos da tijuca que tiram uma onda com os parentes menos ricos que moram em bonsucesso ou cascadura.... kkkkk

      Então o cara pra fazer um "ensaio" sobre preços de mercado imobiliário na zona sul precisa "embutir" no meio esse discursinho de "ipanemense deslumbrado"?

      Porra, o cara então nasceu e morou a vida toda ali e ainda não se acostumou com essa glória toda?

      Se depender de mim, Manoel Carlos quando morrer vai arder no mámore do inferno....

      kkkk

      Excluir
    3. 2) Como o apto dele já está todo depreciado, provavelmente teria um imposto de ganho de capital nulo ou muito pequeno

      Depreciado? Hã? Se o tal amigo dele é o proprietário, só se comprou há mais de 30 anos então ele deve ter no minimo quase 70 anos ou mais.... kkkk

      A tabela de depreciação do imposto sobre ganho de capital é disponível no site da Receita. Pra atingir 100% ou uma porcentagem pequena do valor do imovel só sei foi comprado há muito, mas muito tempo atrás. E a isenção total só vai até uns 400K e sendo unico imovel e sem negociação nos ultimos 5 anos.

      Na compra de outro imovel residencial em até 180 dias (a confirmar...) seeee todo valor da vena for reinvestido, tudo bem, imposto zero. Mas se é pra vender um por 2,5M pra comprar outro de 1,2M, fudeu, paga ganho de capital pela diferença.

      Hoje em dia o itbi (imp. transm.) está nas picas,muitas vezes maior que o valor de mercado do imovel (claro a prefeitura quer faturar em cima da febre dos imoveis) e os cartorios conseguiram mudar as regras das escrituras. Agora o valor da escritura sobe de acordo com o vallor doo imovel... hohoho. Fora certidoes e registros.

      Se o cara quer alugar o ipanema, óbvio, quer tirar partido dos valores altos ou está num momento apertado de despesas quebrando um galho em botafogo....

      enquanto isso não quer correr o risco de "perder" o imovel ipanema e acabar tendo que ficar pra sempre em botafogo (concordo, botafogo é uma merda, como diz falabella: bairro de passagem pra chegar na zona sul.... kkk)

      afinal de contas a correlação dos preços pode ser sempre positiva (como eu escrevi no primeiro comentario) e a diferença sempre será proporcional... Mas 30% de 1M é muito mais que 30% de 500K na hora de juntar a grana... kkkkkk

      Se o mercado surpreender e continuar a subir, ele com 1,2M no banco mesmo rendendo nunca mais pega de volta o imovel ipanema. Enquanto que se alugar, quando quiser pede de volta e ponto final.

      O potrinho como "conselheiro financeiro" é o fim...

      Tá igual ao portelão nos ensinando que a poupança é mais arriscado que RV.

      Excluir
    4. 3) ipanema x botafogo: "São imóveis com OS MESMOS aparelhos de lazer. Com a mesma comodidade da localização estratégica."

      os mesmos?

      praia de botafogo versus praia de ipanema ou leblon? iguais?

      metro? vai na estação gal. osorio e imagina o chique que será a do J. alah e antero de quental e compara com a de botafogo quase chegando no flamengo...

      lazer? ipanema leblon: pistas da lagoa, praias, praças, todos os dias... Botafogo: domingo pista do aterro fechada...

      restaurantes, lojas, etc... Comparar o comercio de ipanema e leblon da visc. piraja, ataulfo e ruas laterais tendo até lojas filiais de grifes internacionais como os quebra-galhos da S Clemente e V Patria (sem calçada...) é o end da picade!

      Eu to começando achar que o que o potrinho só conhece o Rio no maximo até copacabana.... kkkkkk

      Pra ele o tunel rebouças deve ser um portal mistico que só atravessamos quando saimos dessa vida pra outra...


      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. 4) O que me levou a esse ensaio foi a dúvida de um amigo que ainda mora por lá, num excelente 3 quartos com varanda na Barão da Torre.

      A tal duvida eu já comentei, rs

      O amigo dele tá certo em alugar. Se é pra vender um imovel bom e que vc se sente bem dentro dele como morador (e se não for por uma eventual dificuldade financeira) , só se for pra comprar um melhor e não um inferior mais barato!

      O que potrinho sugere ao amigo é "especular" com a propria moradia "apostando" que estamos numa bolha imobiliaria. Pode dar certo. Mas der errado o tal "amigo" fica condenado a morar em botafogo, talvez pra sempre.

      Isso que dá pedir conselho de investimentos pra ENGENHEIRO!

      Sorry, professor dimarcinho. Sei que c é engenheiro, gente boa, bem intencionado, mas não posso ver uma bola quicando que sempre meto um bico!

      UAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUAU

      Excluir
  3. Rapaz, acho que essa foi a maior resposta de todos os tempos!!!! rsrsrsrsrsrsrs

    Só fiquei com uma dúvida:

    "Porque assim como na bolsa de valores, no feira da esquina e também no mercado imobiliário não tem burro "avaliando" preços das mercadorias."

    Mas e durante as bolhas???? Os 'espertos' são os primeiros a sair? Ou eles sabem que o mercado está inflado e estão apenas correndo um risco maior?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. testando... parece que a resposta apagou

      Excluir
    2. acho q apagou mesmo rsrsrsrsrs

      Excluir
    3. o meu comentario é dirigido sobre "diferenças" de preços em mercadorias da mesma natureza e não se as avaliações estão caras ou baratas.

      Se o preço está caro ou barato é uma coisa. Mas as diferenças sempre serão reavaliadas respeitando alguma proporção em mercadorias da mesma naureza. A dinamica dos preços não é burra. Como exemplo citado: se ipanema sobe, o recreio sobe também independente de nada ter melhorado na qualidade ou localização do recreio.

      bolhas são impreviseis. não existe esperto que as antecipe (a não ser um insider, mas aí é outra historia) . Se fossem previsiveis não seriam bolhas.

      É como a definição do cisne negro. O cisne negro é surpresa do impossivel que se materializa. Em tempo: muita gente que não leu o cisne negro fica falando em cisnes brancos que são eventos bons e cisnes negros que são eventos maus. Errado. A definição vem do fato que o europeu do sec 18 ou 19 só conheciam cisnes brancos (previsivel) e não dia que deram de cara com os negros (imprevisivel) no cafundos da australia tomaram susto porque pra eles aquilo era cientificamente algo impossivel de existir.

      os espertos não fazem apostas e nem tentam adivinhar bolhas. Procuram diante do medo se prevenir tomando decisões racionais pra atravessar com menos arranhões aquilo que se "sugere" um risco maior. Mais ou menos como faz o boiadeiro quando tem que atravessar o rio cheio de piranhas com toda a boiada: manda na frente e em outro ponto acima ou abaixo o tal boi de piranha.

      Excluir
    4. Entendi. Vai se machucar menos quem tiver com a melhor gestão de risco sobre o capital....

      Essa de cisne branco COM CERTEZA é coisa de quem não leu o livro, huahauhauahua.

      O livro não; a contra-capa dele, onde tá escrito aí isso q tu falou kkkkkkkkkkkk

      Porra, os imóveis tão foda demais no RJ...... espero comprar o meu em 30 anos, kkkkkkkkkkkkkkkk

      Inclusive esse efeito de preço âncora q fudeu tudo; o MCMV fez as porcarias subirem de preço. Daí as porcarias ficaram tão caras qto os razoáveis. Daí os razoáveis subiram e assim foi indo. Agora tá o contrário: a zona sul não para de subir e os outros vão no vácuo. Mas com o governo injetando mais grana no sistema (FGTS liberado pra até 750mil) vai dar mais um fôlego pra subida.

      Mas concordo com o Portinho no ponto que, para comprar, EU não acho que Ipanema valha essa diferença toda. Claro, minha opinião. Tem gente que acha maneiro pagar R$ 1000 numa calça da Diesel; não é o meu caso....

      Excluir
    5. Tá escrito na contracapa a explicação? pqp... então esses blogueiros de merda não se dão nem o trabalho de folhear o livro digratis na fnac? kkkkkkkkkkk

      Olha, prof, rs

      é como eu disse lá em cima: vc pode até achar absurdo, mas até ontem era assim que se precifica imoveis: como um tudo puxados pelo o tal efeito ancora.

      o que faz subir é um conjunto de eventos muito maior e complexo que somente o mcmv ou mesmo o fgts. O rio renasceu economicamente a partir dos 2000. Centenas de multis com executivos vindo a peso de ouro e todos se instalando na zonasul; no meu tempo um concurso da petro era de 20 em 20 anos.... kkkkk. Hoje tá cheio de garotada quase todo ano entrando. Fora tudo que renasceu como portos, naval, ind. aut, minerio, petroleo. Hoje é outro mundo. E mercado imob é assim: se surgir 5 vendas naquela semana, batatolina, os outros 50 imoveis vazios aumentam de preço mesmo sabendo que não tem 50 compradores.... kkkk E por experiencia te garanto que uns 90% dos negocios zonasul é troca, ou seja, a diferença o cara tira de uma herança, do fgts ou mesmo no banco mesmo se fudendo. Se der errado vende tudo, recompra um menor e refinancia. Só eu conheço 2 casos recentes, rs

      Não dá rpa generalizar mercado imob. Não é como bolsa que vc abre o pregão e bate de frente com os preços, se tem procura ou não, volumes e tals.

      Sobre afirmar "ipanema não vale essa diferença toda", cuidado, ouço isso há 30 anos.

      zonasul sempre foi referencia de imovel caro no rj, não tem jeito.

      Normalmente quem fala isso quem não quer comprar ipanema (ou qualquer outro bairro...). E não falo isso por afetação como o nosso mestre potrinho. é porque isso não envolve conceitos de valor financeiros. Envolve se vc quer ou não quer "aquilo" pra vc. O custo do metro quadrado construido de ipanema é o mesmo de cascadura. Se duvidar o mesmo de Paris ou NY... kkkk

      Mas a questão é se quer ou se vc não quer, só isso. Se vc quer, beleza!

      Claro, não vai entrar logo de bico financiando um 3 qts na B. torre que no caso é a "referencia" do potrinho... kkk

      Começa com um quitinete ali no buraco quente perto do cantagalo e vai trocando aos poucos por um melhor sucessivamente independente se tá caro ou barato o valor de mercado, porque ao longo do tempo - na media - vc irá acabar dentro de um preço marromeno justo. E que muito antes de 30 anos vc vai estar lá B. Jaguaripe tirando um sarro de alguns de seus vizinhos colegas aposentados da petro (só ali conheço 2... kkkk).

      imovel residencial é uma realização pessoal que tem que caber na suas expectativas de vida se assim vc se exige.

      Porque afinal de contas é pra isso que vc se fode trabalhando e investindo.

      Imovel não é um investimento financeiro. Somente seria se vc fosse construtor. Compradores PFs de imovel sempre foram e são os ultimos na cadeia alimentar desse mercado... kkkk



      Excluir
    6. Cara, tenho quaseeeee certeza que tem na contra-capa; chegando em casa eu confiro.

      Sobre a questão de Ipanema, eu teria vontade de morar por lá sim. Mas, a questão é como a da calça Diesel (mesmo não sendo uma boa comaparação, por não ser um ativo).

      Veja, na MINHA opinião, eu não acho que valha o preço. Tipo, é como uma Ferrari: eu gostaria de ter, mas zero chances de comprar, a não ser com dinheiro caindo q nem merda em esgoto.

      Mesma ideia: eu, com 3milhas na mão, e apenas isso, não compraria Ipanema/Leblon. Compraria Botafogo/Flamengo/Laranjeiras e o resto aplicava. Na verdade, HOJE eu compraria Tijuca, pq eu gosto do bairro. rsrsrsrsrsrs

      Mas, como falei antes, vou fazer exatamente isso: comprar com FGTS alguma coisa pequena daqui a um tempinho. A merda é q falam q tem q ser pra morar, mas eu tava pensando em comprar alguma coisa em outro canto pra alugar e não morar.... rs

      Excluir
    7. Ah! Mas se eu tivesse umas 20 milhas, aí comprava em Ipanema e foda-se! rsrsrsrsrs

      Excluir
    8. Conferi aqui no meu livro. Tá na contracapa e com destaque....

      Olha, vc mesmo já considerou: sua analogia com jeans ou ferrari não são próximas mas não se encaixam comprarando com imovel. É como comparar xadrez com mercado, são bem diferentes.

      O problema de comprar um flamengo ou tijuca e aplicar o restante é válido se pra vc isso te satisfaz. Porque como disse acima, tá arriscado o aplicado em banco não acompanhar o mercado de imoveis. Isso já aconteceu antes. Só porque deu certo quem aplicou de 95 pra cá não quer dizer que se repita.

      E claro, se tijuca é a sua praia, beleza. Vale a mesma regra do compra pequeno e vai trocando como vc escreveu.

      Não pode alugar se comprar com fgts? Acho que essa regra é das antigas e já caiu exatamente pra incentivar os negocios. Mas tem solução juridica,... kkkkkkkkkkkk Claro que jogada é sempre jogada. Não existe jogada perfeita se for fiscalizada beeeem de perto. Arruma uma imobiliaria de alguem conhecido, amigo, claro. Faz um contrato de comodato do teu imovel pra um parente acrescido além do direito de uso (residencial) direito de fruição (alugar) e aí aluga com o cpf dele. Mas atenção: junto da receita mesmo contrato de comodato sendo gratuito gera imposto ao comodante, porque senão todo mundo armava essa sem medo, rs. Mas é dificil pegarem. use um parente que já tenha um imovel pelo menos, porque tb um cara que não tem nenhum bem mas recebe aluguel fica muito na vista.... kkkkkkk

      sobre ter 20 milhas: regra de ouro: um imovel nunca pode ser mais que 25 ou 33% de todo o seu capital. Porque quando vem os 7 anos de seca, fudeu, primeira coisa a vender é a propria casa.

      Excluir
    9. 7 anos de seca ?

      Não conheço essa.

      Excluir
    10. kkk

      Antigo Egito e tals...

      "Um dos filhos de Jacó chamado José, vendido para mercadores que o levou para o Egito, interpretou um sonho do Faraó que previa 7 anos de fartura e depois 7 anos de seca. O Faraó, constituiu José como Governador do Egito. José, administrou bem os anos de fartura e por conseqüência planejou a alimentação do povo nos anos que se seguiriam de seca. "

      http://www.bibliapage.com/israel.html

      El Gnomo Faraó

      hohohohoho

      Excluir
    11. corrigindo:

      "sobre ter 20 milhas: regra de ouro: um imovel nunca pode ser mais que 25 ou 33% de todo o seu capital. Porque CASO CONTRÁRIO quando vem os 7 anos de seca, fudeu, primeira coisa a vender é a propria casa.

      Excluir
    12. aaaaahhhhhh..... já tinha visto isso, mas estava completamente deletado da minha mente, kkkkkkk

      Excluir
    13. E tem as 7 pragas também.... rs

      Excluir
    14. Ehhh... mas as 7 pragas são diferentes porque nesse trade Moisés era insider de D'eus e assim ficou fácil quebrar o Faraó...

      kkkk

      El Gnomo Hermanoteu

      http://www.youtube.com/watch?v=cHxOUae9l78

      Excluir
  4. Rei!!!!!

    O mercado quer derrubar de vez a OGX!! Estão manipulando fortemente!!!

    http://www.arenadopavini.com.br/artigos/acoes-na-arena/aluguel-de-ogx-bate-320-ao-ano-e-mercado-teme-manipulacao

    Será que é pq tem muito vendido por aí? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mey Rey!

      Apareça e açoite o insolente professor por escrever e insinuar as palavras proibidas em voço reino:

      "V3nd1d05 em 06x"

      El Gnomo Alcaguete

      Excluir
    2. Sem problemas Gnomo Dedo-Duro, ehehehe. Freedom of opinion is the main directive of this blog.

      Excluir
  5. Rei,

    mercado pode subir mais ainda, hein? Leilão de Libra hj, Chineses na área...

    http://silviotsj.blogspot.com.br/2013/10/ogx-semana-decisiva.html

    Será que agora vai ??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bundia, Prófis!

      Vejo que vc seguiu a sugestão do gnomo e decidiu ler o Mitos do Damodaran?

      Fez sucesso a sua inciativa, hem... Até o Codorno te elogiou!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Mas vc precisa controlar um pouco essa sua tendência a precipitação. Somente leu o primeiro capítulo e já saiu fazendo resenha e adorando o livro?

      Cauma, Prófis.... Cauuuuma.... rs

      El Gnomo Mitológico

      Excluir
    2. Ah, não resisti a colocar aquele parágrafo dos charlatões.... foi mais forte que eu!! kkkkkkkkk

      Falando em Codorno, tu já leu aquele livro do Paul Samuelson?? Eu queri ler, mas acho q são dois volumes monstros.....

      Excluir
    3. Literatura de economia não é meu foco, somente relacionados com mercados, estratégias, gestão, etc

      Claro que eventualmente alguma coisa mais relacionada a economia é interessante e leio. Mas não considero o principal foco de um investidor pessoa física.

      E Codorno lendo economia sem ter o beabá introdutório pode ser prejudicial a saúde.... kkk

      ps - vc que se amarra em imóveis leia isso, saiu ontem no oglobo:

      http://oglobo.globo.com/economia/imoveis/economistas-se-dividem-sobre-que-diz-profeta-das-bolhas-10442558

      Minha opinião se alinha com a da maioria dos entrevistados.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. foi texto demais, vou novamente:

      Eu to mais nessa linha tb. O q eu acho foda o cara comentou aki ó:

      "Na compra de um imóvel de R$ 1,2 milhão, o valor de um dois-quartos em Botafogo, é preciso dar R$ 400 mil de entrada e pagar mensalidade de R$ 15 mil por mês. Quem consegue ? É preciso ter renda de R$ 42 mil. A conta não bate. Mesmo com o novo teto para uso do FGTS, o máximo que dá para comprar em Ipanema e Leblon, por R$ 750 mil, é um conjugado. Então, a Zona Sul não terá mais cariocas, só estrangeiros?"

      E o mercado é muito doido. Veja, eu pago 1,3k de aluguel (2 qts). A duas ruas da minha, meu amigo estava pagando 1,4k por um 3 quartos. Daí o contrato vai acabar agora e o cara quer aumentar para 2,5k! O apê é bom, apesar de antigo.

      O engraçado é que no MESMO prédio, tem um ap também de 3 quartos, REFORMADO e o cara tá pedindo 1,8k.

      Mercado Imobiliário é uma questão de caçar mesmo. Eu mesmo, qdo peguei o meu, peguei o 2 quartos mais barato anunciado no jornal (pro bairro).... e ó que tava pintado, reformadinho e tals... a merda é que vaga tem q ficar na fila.... mas é aquilo: não tem almoço grátis...

      Excluir
    6. Ah, olha esse:
      http://tinyurl.com/onbkyrq

      Recebi ano passado por 865mil o menorzinho.

      É praticamente na porta do metrô de São Fco Xavier.

      Excluir
    7. Prof,

      Esse trecho aí que vc destacou pode até estar exagerado mesmo.. ou não.

      15K mês pra financiar 800K, mas por qual prazo? Qual taxa? Em que condições? E em qual banco? Pra mim nesse ponto é mais pra erro do jornalista que deixou de lado essas informações, e claro, acaba ficando mal pro entrevistado, rs. O cara que "falou" isso aí tb deve tá chateado, porque do jeito que ficou apresentado, ficou forçado mesmo.

      Eu tenho alguma experiência com jornalistas e te digo: são fodas, rs. É até compreensível. A coisa funciona assim: vc só tem levar a informação completa, mas só direito a tantas linhas e ponto final, vire-se. E aí acabam comendo muito coisa importante. E o pior: as vezes NÂO entendem do assunto e acabam ao ínves de informar o que o entrevistado falou, dizem a sua opinião pessoal (do jornalista..) como o dito, rs

      Certa vez um editor de finanças amigo meu quando estava super na moda fazer venda cobertas (2006 a 2008 até a Vale e a Petro "quebrarem" com os investidores de LP da época, rs) fez um artigo de página inteira descrevendo a operação e suas grandes vantagens inclusive usando a expressão fatídica da época: renda fixa... Conversei com ele, expliquei todo o processo e ele concordou que aquilo estava errado e falou que iria em breve escrever novo artigo consertando. Fez? Fez.... mas foi uma correção num quadradinho de canto de pagina 2 semanas depois e assim mesmo não deu a enfase adequada. E ainda queria me citar como fonte e tals, mas pedi anonimato, óbvio. Já desconfiava que ia me expor sem colocar toda a extensão da minha explicação. Batatolina perdi meu tempo, rs

      Excluir
    8. Eu compreendo, mas é que minhas contas pra comprar tão mais ou menos por aí, kkkkkkkkkkk

      Dá uma olhadinha no link que passei aí em cima.

      Excluir
    9. Sobre mercado de locação, conheço bem, infelizmente.....

      É o mercado aonde tem mais imbecil atuando. Tanto na ponta dos administradores como principalmente dos proprietários (propriotários, como prefiro...). Pra inquilino o certo é trocar de imovel quando a imbecilidade reina no mercado. Claro, primeiro fecha o novo contrato e depois rescinde o antigo.

      Mas a "conta" que vc tem que fazer se compensa ou não a troca do imovel envolve e diferença financeira entre os dois.

      Primeiro entra o custo da mudança e instalar tudo de novo. Depois 1 mes de aluguel de aviso prévio. E terceiro pintura, consertos. Isso a grosso modo. Entao como o novo contrato é de 30 meses, divide essa despesa toda por 30 e aí leve em conta se a diferença a menos da locação nova compensa toda essa despesa à vista + o trabalhão (sem considerar que nova locação virá no futuro: nova pintura, nova mudança, novo aviso previo, etc..) . Se o calculo da "economia futura" der empate com toda a despesa "à vista", infelizmente, não compensa a troca de locação mesmo pagando mais caro. Como sempre, cada caso um caso.

      Mas como vc tá falando numa diferença de 1,2k a mais por mês, mesmo sem fazer conta isso representa + 36K a mais num novo contrato. Acredito sem conhecer as despesas da troca que compensa e muito trocar de locação nesse seu caso particular.... kkkkk

      Excluir
    10. Entrei no teu link.... pqp, ficou tudo com letra pequena. Tenho que ampliar essas merdas primeiro... kkk

      Mas pelo que parece a primeira vista é venda na planta?

      Se for, conselho: evite. Sempre dá merda, um trabalhão, despesas altissimas na entrega, prazos não cumpridos, qualidade as vezes bem duvidosa.

      e te garanto: NUNCA fica mais barato pra PF compra na planta do que compra pronto e com habite-se. Grave isso: habite-se. Sem habite-se e RGI limpinho, esquece.

      e vou mais longe: toda vez que um alançamento desses fica pronto, plim! Logo aparece uma porrade apto a venda e todo mundo disputando comprador, quase um leilão. E toda construtora sempre reserva uma 6 duzia pra vender só depois de pronto, mesmo quando eles juram que venderam tudo no dia do lançamento. Geralmente os melhores aptos eles não vendem no lençamento. Lançamento é pra vender os piores sempre... kkk

      Excluir
    11. É só dar zoom que aumenta, mas é na planta sim.... e totalmente inviável para mim.... kkkkkkkkk

      Outro quem me ofereceram há 1,5, meio perto da Pça da Bandeira, ainda NEM começou. Só limparam o terreno. Tá lá, paradão. Esse é da PDG.

      No entanto, pelo INCC tb continua aumentando....

      Cara, vc q tem mais experiência nesse mercado, o q diabos está ocorrendo: ao comprar na planta existem vários riscos que não existem ao comprar um usado, certo? Não ser entregue, etc. Pq DIABOS ele estão MAIS CAROS do que os prontos?

      E eu acho esses novos "ruins". São todos menores que os antigos, tudo apertado. Tem que comprar um 3 quartos pra poder fazer obra e poder ter um 2 quartos 'espaçoso'. Um saco isso.

      Tipo, qual a diferença de um apto que ficou a pronto há 7 anos para um que vai ficar pronto agora?? Venhamos e convenhamos, em termos de estrutura do imóvel é praticamente nenhuma.

      ps - o caso de um amigo meu, não meu; ficou ruim do jeito q eu escrevi. O meu contrato termina em janeiro, ano da Copa.... não tô esperando surpresas, massssssssss nunca se sabe. Mas o dele está defasado mesmo: é BEM maior que o meu e possui vaga garantida, mas tá 100 reais mais caro apenas....

      Excluir
    12. Prof, conferi lá. É planta sim, pronto em 2015.

      Claro, se vc compra algo na planta hoje e durante a obra (2 a 3 anos) o mercado explode como aconteceu recentemente, óbvio, ganha-se dinheiro, rs. Mas isso é exceção e não a regra. E como negócios imobiliairios, na média, as pessoas comuns só realizam talvez uns 3 negócios em toda uma vida não tem noção exata dos gastos envolvidos com despesas burocraticas, impostos, manutenção e até mesmo com entrega de chaves de novos que envolve despesas grandes com "equipagens" de áreas comuns de lazer, portaria, embelezamento, segurança que são cobradas por fora e os caras não são bobos porque quando vc assina todos os contratos cede mais essa "venda" pros construtores, rs. Isto sem contar que quando vc compra algo na planta, se vc ler com calma, os caras ainda fazem vc assinar clausula que se caaaaso vc queira vender o imovel antes da conclusão ou quitação do mesmo eles tem a exclusividade de compra ou intermediar a venda, ou seja, vc não pode vender como quiser e pra quem quiser antes dele ser 1100% seu. E fora o mais interessante: vc sempre assina uma clausula cedendo pra eles o direito de hipotecar a sua unidade pra levantar grana pra custear a obra. Ou seja, vc paga o imovel pro construtor e o proprio construtor o ,hipoteca. Porra, vc paga por algo que é dado como garantia pra dividas de outrem. Negocio bom, ne? E isso é o básico do risco. Não estou considerando atrasos, acidentes, qualidade ruim, alterações de projetos ou de area construida, problemas de legalização. Hoje em dia existe seguro obrigatorio pra tudo isso. Mas isso tb é custo e quem paga é o comprador (fora a criação, impressão e divulgação de publicidade como esse folder lindo que vc linkou). E ainda assim dizem que na planta é mais barato? quem diz isso? os corretores e as construtoras, claro, rs. E quase como perguntar pro dono do matadouro se é verdade que os bois sofrem ali dentro....

      Excluir
    13. Isso que vc perguntou sobre o que está ocorrendo "hoje em dia" porque que na planta é mais caro que pronto (usado) é uma pergunta que está "conjugada" no tempo errado, rs

      Sempre foi assim em tudo que é mercado, quando esse mesmo mercado fica ativo e acaba sendo meio que "cartelizado".

      Pra entender isso vou usar um exemplo que precisa voltar no tempo: barra da tijuca anos 70 / 80. Até hoje ainda exsitem grandes áreas disponiveis. Imagine há 30 e 40 anos atrás, rs

      Então grandes construtoras começaram a construir condominios no meio do nada naquela época. Numa região sem nenuhuma infra (luz agua gas telefone), sem transportes, vias estreitas precarias, cercado de montanhas sem tuneis suficientes, nenhum atrativo comercial ou industrial e nem mesmo de lazer como uma disney tropical (praia selvagem não conta...) e zero de turismo (resorts, por exemplo).

      E os preços? Atrativos, claro. Mas bem proximos dos preços da zonasul que eram bairros com valores e conceitos já considerados os melhores da cidade.

      As construtoras e outros interesses são capazes de impor preços e até mesmo "conceitos". É uma forma de cartelizar um mercado e ditar valores pra metro quadrado. E assim ultrapassam as tais forças de oferta versus demanda do mercado que são melhores sentidas nos negocios entre particulares.

      Veja o Recreio no passado. Preços extremamente baratos no passado. Porque? Porque não existiam grandes construtoras atuando, somente pequenas firmas, obras por administração. Então vale a oferta e procura. Mas agora estão lançando um tal de "bairro novo" no meio do nada:

      http://www.imoveislancamentos.com.br/pontal-oceanico-recreio-rj/

      E quem está por trás? um pool de construtoras impondo um "valor" de metro quadrado no meio do NADA.

      Mas aonde entra nisso tudo acima o "pronto" (usado) que acaba ficando mais barato? Entra no fato que quaaaando o PF vai vender, ele não conta com toda a infraestrura de venda que as construtoras. Mas ele usa como parametro aquele tal preço que a construtora pratica, óbvio. Mas aí ele tem dificuldades pra fechar um negocio pequeno e isolado dependendo de um corretorzinho banguela e anuncios carissimos de 2 centimetros nos classificados do jornal.

      Hoje, vc sabe que tem um lançamento no Recreio no meio do nada mas não sabe que seu vizinho de porta tá vendendo o cafofo do lado com desconto de 20%, rs

      é mais ou menos por isso que o pronto-usado acaba na pratica sendo mais barato que o tal novo-naplanta.

      ps - já leu sobre o cartel do petroleo com a criação da opep nos anos 60/70? depois que o "mercado produtor de oil" se organizou, o barril foi de 3 doletas pra 30, rs. Demanda e oferta são a regra dos preços, ok, mas quem manda mesmo são os carteis.. kkkk

      Excluir
    14. Em resumo: vou ficar no usado mesmo, kkkkkkkkkkkkkk

      Meu primo QUAAAAAAASE tomou feio num na planta. A empresa meio que quebrou. A sorte é que veio uma outra e pegou a obra no meio e resolveu tocar pra frente. Como foi no meio do boom, ele fez um negócio da China, literalmente. Comprou por uns 400k e acho que já tá quase 1 milha. Lá em Niteroi, na 4 de Julho, se não em engano.

      Sobre o cartel, conheço a história por alto. Mas os cartéis tendem a acabar, visto o absurdo de oportunidades que se abrem. Quando veio o 2º choque do petróleo, a França já estava com 80% do seu parque energético com usinas nucleares....

      E, atualmente, ser da OPEP não é interessante, pois eles dividem as cotas de produção. Ou seja, se vc é da OPEP e descobre uma reserva de 4x o pré-sal em terra e quer sair produzir igual um louco não pode, pois sua cota é limitada.

      No caso da Tijuca, por ex: estes aptos novos estão todos na casa dos 900mil. Sendo que dá pra pegar excelentes usados por 650mil, até 550mil no mesmo tamanho ou até maiores e melhor localizados. Isso a preços anunciados, pois sempre rola um desconto.

      Como diz um amigo meu: se comprar apto na planta fosse bom, a construtora não vendia! kkkkkkkkkkkkkk
      (claro que depende do custo de oportunidade cada um, mas é engraçado assim mesmo rsrsrsrsrsrs)

      Excluir
    15. A minha consideração sobre o cartel do oil não é pra levar em conta como ele evoluiu pros dias de hoje ou se vai acabar ou se vai continuar. Mas se não fosse a opep lá atrás provavelmente o barril de oil hoje não estivesse mais que 10 ou 20 doletas...

      Niterói é um mercado que desconheço porque hoje porque sempre foi muito pequeno. Mas como disse lá atrás, estou afastado há quase 15 anos e tudo muda. Mas que seu primo deu sorte, bota sorte nisso. Sabe se ele comprou ogx? Gosto de ter como referencia cabras de sorte... kkk

      Isso que seu amigo falou sobre construtoras, pode até parecer idiota pela forma como é dito. Mas no fundo faz todo o sentido. Falo com conhecimento de causa. Como tb disse antes: pessoa fisica é o ultimo na cadeia alimentar desse mercado. E a mesma regra vale pros atuais FIIs. Se estivessem a preços justos e rendimentos bem atrelados a rendimentos bons e factiveis... Vc acha que iriam vender pro publico leigo cotas dessas "jóias"? Sejamos bobos, mas pelo menos que sejamos profissionais como os palhaços.

      Excluir
    16. A questão dos cartéis é uma coisa de economia. A questão da oferta x demanda se acerta ao longo do tempo. No curto prazo sempre surgem oportunidades, mas não tem ninguém bobo, vai todo mundo atrás, aumenta-se a concorrência, as margens diminuem e, vush. Lá se foi o negócio da China.

      É muito melhor "administrar os preços do mercado" do que montar um cartel e fazer explodir os preços igual fez a OPEP.

      Exemplo atual: Nióbio. Só o Brasil tem. Se explodir o preço, rapidinho arrumam outra tecnologia que, só não é viável atualmente, provavelmente, por preço. A partir do momento que o preço da matéria prima dispara, viabiliza a "tecnologia concorrente" e bye bye margens de lucro.

      Outro exemplo: quando Henry Ford quis lançar seus carros populares a 50% do valor de um carro comum e pagando o dobro pros seus funcionários e com carga de trabalho reduzida, as montadoras dos EUA ficaram loucas, tentaram de tudo pra impedir que ele entrasse no mercado, alegando cópia de patente e etc. Mas era um momento anti-truste nos EUA e isso foi favorável e ele acabou entrando forte no mercado. A época de ouro das montadoras foi por água abaixo. Até hoje. É só avaliar as margens de lucro das mesmas pelo mundo, são baixas até onde eu li e peguei de algumas (dos EUA). Mas aqui no Brasil elas são estratosféricas!!!

      O maior cartel do mundo tá aqui no Brasil. A sede é em Brasília. rsrsrsrs

      E não, meu primo não comprou OGX, não.... rsrsrsrsrs

      Excluir
    17. Tudo em tese...

      Tecnologia substituta tem pra tudo. Tornar viável em escala ou mesmo mais barata é uma loooonga estrada. Tira o diesel das termoeletricas, aquecimento e das maquinas pesadas (incluindo navios) e tb o quereosene da aviação e troca tudo isso por alguns cataventos no teto de todos esses equipamentos... kkkkkkk

      Eu lá sei o que é e pra que serve o nióbio. Mas se ao ínves do Brasil fossem os americanos os UNICOS donos desse troço, rapidinho eles iam dar um jeito de tornar isso essencial até nas mamadeiras dos bebês, rs. Saber fazer cartel é o nome disso...

      Esse papo aí de henry ford, não comento muito porque conheço só parte da história do cabloco. Mas esse lance aí de "pagando" o dobro e trabalhando "menos" pros operarios.... levnado em conta que ele levou ao extremo o conceito de produção em escala... Hum, sei não... A conferir essa informação tipica de Superinteressante... kkkkkk

      Se o primo não comprou ogx, deveria. Já é ,46 na pedra!

      kkkk

      Excluir
    18. A do Henry Ford eu vi na discovery; eles mostrando fotos dos jornais da época....

      E tb ele ganhou do melhor piloto da época uma corrida usando um carro dele. Quer jogada de marketing melhor que essa?

      Concordo que as tecnologias podem levar tempo para se estabelecerem, mas pode ter certeza, que é uma questão de preço. À medida que novos players vão entrando no mercado, ela vai ficando cada vez mais barata (ganhos de escala e logística que não haviam antes surgem).

      Site onde vc vê cada coisa "inacreditável": www.inovacaotecnologica.com.br

      Essa jogada do nióbio que os EUA fariam é aquilo, né: os caras não são os mais ricos do mundo à toa. Eles sabem brincar de capitalismo.... hehe

      E falando em tecnologia:
      http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/espantoso-recorde-batido-pelos-chineses-construiram-um-predio-de-30-andares-em-15-dias/

      Se isso pega, os imóveis viram pó.... kkkkkk

      Excluir
    19. Avião solar:

      http://info.abril.com.br/noticias/bitnocarro/2013/07/aviao-solar-faz-historia-ao-atravessar-eua.shtml

      Barco solar:
      http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,maior-barco-solar-do-mundo-cruza-atlantico-em-tempo-recorde,163723,0.htm

      Acredite, não estamos tão longe assim. Esse negócio de aquecimento global deve matar os combustíveis fósseis nos próximos, sei lá, 100 anos(?), visto o boom de tecnologias alternativas.

      Os táxis de NY eram elétricos. Só mudaram para motor com combustíveis fósseis por lobby da indústria na época.

      Tecnologia para mudar temos de sobra, acredite.... rs

      Excluir
    20. Sim, claro. Concordo com tudo sobre tecnologias, sua evolução e tals.

      Mas o tema em questã é sobre preços, valor, poder de comrpa, mercados e como esse troço se forma e se conseguiremos em tempo hábil (no longo prazo todos nós blablabla e tals..) acumular mais rápido do que ele em tese rende.

      Mas essa de taxi eletrico no inicio do sec XX? Não sabia... Não falam que essa teccnologia de bateria de longa duração e com potencia era algo inviável antigamente e que hoje em dia é possivel mas com produção limitada?

      Vc não tá falando de um táxi ala bonde? Com aqueles chifrinhos pro alto? Igual aos carrrinhos batebate do Parque Xangai lá na subida da Penha?

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      ps - e essa parada do henry ford pilotando um carro mesmo superior contra um piloto profissional e vencer? Ahhhhhh...... correu algum por debaixo do asfalto dessa história... kkkk

      Excluir
    21. Confirmando: imagens de um engarrafamento de taxis elétricos em NY na hora do rush

      http://www.youtube.com/watch?v=S1AHBfieL2M

      k-k-k-k-k

      Excluir
    22. Pelo o que andei "estudando" no google... kkk

      Achei isso:

      http://www.pbs.org/wnet/taxidreams/history/

      By the end of the 19th century, automobiles began to appear on city streets throughout the country. It was not long before a number of these cars were hiring themselves out in competition with horse-drawn carriages. Although these electric-powered cabs were slightly impractical (with batteries weighing upwards of eight hundred pounds), by 1899 there were nearly one hundred of them on New York's streets. Many believed that these new cabs would provide a cleaner, quieter, and faster way to travel. But progress has always had its price, and on September 13th of that year, a sixty-eight year-old man named Henry H. Bliss was helping a friend from a street car when a taxi swerved and hit him, giving Bliss the dubious distinction of being the first American to die in an automobile accident, and giving cabbies a first glimpse at a reputation they would soon solidify.

      Pelo o que entendi sobre o taxi eletrico na época (1890) o problema tecnologico dele era igual aos dos celulares fabricados em Portugal há 20 anos atrás: os menores celulares do mundo, mas usando as maiores baterias do mundo!

      kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    23. Pois é, mas note que os táxis rodavam bem pra época. E outra, estamos falando de 1900. Com o lobby da indústria do petróleo, forçou-se a ir pra esse lado.

      Se tivéssemos mantido 100 anos de pesquisa em baterias, é altíssima a probabilidade de que já teríamos descoberto baterias/materiais para atenderem a demanda atual. E o petróleo estaria na casa dos 15 dólares. rsrsrsrsrs

      O próprio petróleo quando começou era praticamente inútil: a única coisa retirada dele era o querosene (que hj é o combustível dos aviões). O resto JOGAVA FORA. Foi introduzido nos lampiões em substituição ao óleo de baleia, visto que a caça estava tendo problemas.

      O homem mais rico da história, Rockfeller, que introduziu o refino e começou a tentar utilizar toda a gororoba do petróleo. Inclusive, era muito mais rentável refinar do que extrair petróleo a época. Os tempos sempre mudam, hehehe.

      Inclusive, ele tentou uma campanha fortíssima contra a energia elétrica novamente, tentando derrubar o uso das mesmas nas residências, mas era bom demais pra ele derrubar e o negócio fixou e os lampiões foram pro espaço.

      E nisso, buscando mercados, a gasolina e o diesel surgiram como opções a um novo mercado: motores. Com grana até o talo, conseguiu forçar a barra. Na ponta da energia elétrica tinha J. P. Morgan e, convenhamos, a tecnologia além de melhor era mais segura. Mas na época, o Rockefeller fez uma anti-propaganda absurda, alegando que a energia elétrica era perigosa, matava e causava incêndios.

      E aí, o que vc acha mais seguro, energia elétrica ou lampiões de querosene em casa?? Pois é.....

      Enfim, histórias bem legais na indústria do petróleo. Aqui vc vê claramente as movimentações dos cartéis (no caso, era monopólio mesmo, a Standard Oil). E nessas histórias, as oscilações dos valores dos terrenos fazem a OGX parecer brincadeira de criança, kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ainda não terminei, mas se tiver curiosidade sobre, leia O Petróleo, de Daniel Yergin.

      Bom, até aqui apenas uma discussão saudável sobre economia. Voltando mais ao mundo dos investimentos.

      Vc outro dia comentou sobre o Supermoney (livro). Comprei ele, to esperando chegar, mas vc comparou o Eike a algo do livro. O que exatamente?

      Quero ser o novo Eike !!!!!!! kkkk

      Mas sem "falir" depois!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    24. Ah!! Ou o carro do Ford era melhor mesmo, ou então claaaaaaaaaaaro que rolou um por fora!!

      Excluir
    25. Rapá professor....

      tu tá vendo muito discovery channel.... kkkkkkkkkkkkk

      Claro que se desde 1890 ocorresse uma fixação obsessiva (sem jamais desistir ou trocar, rs) em desenvolvimento de baterias de grandes potências, com certeza, hoje estaria bem avançada sua tecnologia.

      De qualquer forma acho que no caso dos taxis eletricos acredito que muito antes do cartel do oleo ter quebrado com eles, o negocio de taxis eletricos teria ido a falencia muito antes, já que o banco dos passageiros estava todo ocupado pela bateria... kkkkkkkk

      Mas discussões sobre passado muito carregadas de "seeeeee" (maldito "se".... kkk) geralmente não fazem bem a saúde dos pensamentos!

      Como eu disse não sou profundo conhecedor da biografia do Ford, mas sou bom em tirar raio-x da personalidades dos cabras, rs. Ele era o típico cabra que nunca "apostava" pra perder. Regra de ouro: NUNCA aceite uma aposta proposta por outra pessoa. Sempre que alguém te propõe uma aposta, com certeza essa pessoa tem algum trunfo na manga: tem do seu lado alguma probabilidade forte de acerto que vc desconhece. Ford era um desses cabras, com certeza.

      Excluir
    26. Supermoney:

      Esse negócio de escrito em comentário é foda, rs

      Realmente eu associei a trajetória do eike ao que o autor nomeia de supermoney (poder de criar dinheiro sem ser BC ou banco comercial).

      Mas isso tá dentro de um contexto mais amplo. Na verdade, toda vez que alguém abre o capital de uma empresa ou faz como aquele exemplo do dono da padaria que não consegue vender toda (100%) sua padaria pra um único comprador, mas consegue vender somente 1/2 (50%) da mesma padaria pelo mesmo preço de 100% só pra 10 cotistas.

      O eike fez isso. Mas todo mundo faz o mesmo atraves do mercado e em vários tipos de situações e mesmo mercados diferentes. Mercado é uma coisa; economia é outra (na minha opinião, rs) beeeem diferente.

      No caso do eike faltou competencia e um pouco de pé de chão. Sempre teve fama de maluco no meio social, mas confesso que eu só tinha acesso a fama e não ao cabra. Por isso nunca apostei nele antes, porque optei por acreditar na "fama" do bruto. E se vc fuxicar aqui no reino de mey rey meus comentarios antigos isso está registrado.

      o contraditorio é que hoje estou apostando no maluco... kkkk Mas esse é o lado bom do maluco: ele vai até o limite que ninguem consegue nem passar perto; e geralmente ou conseguem coisas impossiveis ou explodem com tudo. São os caras que não tem medo, mas metem um medo enorme nos outros. E é nesse "medo dos outros" que estou apostando, rs

      Excluir
    27. O problema de carros elétricos de fato é o tamanho da bateria. É necessário MUUUIIITOO lítio e chumbo para uma frota significativa de veículos. Se isso acontecesse, as ações das mineradoras estariam em níveis estratosféricos.
      Não tem jeito, oil e gás ainda serão importantíssimos, até que surja uma tecnologia realmente BOA para substituir.

      Excluir
    28. Mais sobre supermoney

      Vc comprou a versão original em ingles? Em ingles tem disponivel em acrobat por toda a web.

      Eu indiquei em ingles pra Princess Wã porque ela é muita besta e só gosta de links que estejam ingles que comprovem sua auta proficiencia no bretão.... kkkkkkkkk

      Esse livro tem a tradução em portugues e muita oferta na estante virtual:

      http://www.estantevirtual.com.br/q/supermoeda

      Eu já li outros livros não traduzidos do autor George Goodman (adam smith), mas tem um problema: ela tem se expressa de forma muita sofisticada fazendo muitas metáforas, palavras e expressões pouca usadas e faz muitas misturas de expresssões cultas com expressoes populares e gírias. Pra quem não tem um bom convivio social de dialogo em ingles americano - como o meu caso - é uma leitura mais truncada; as vezes se perde alguma sutileza. Não é literatura direta com textos objetivos e tatibitati de literatura tecnica. Se o seu ingles não é 100% fluente no coloquial e bem culto, george goodman direto no ingles fica truncado.

      Se gostar leia tb o Papel Moeda (Papermoney pra Princess Wã....kkk). Ali ele conta a histiria completa da criação da opep entre outras coisas fantasticas

      Excluir
    29. Vixe, chegou hj, o original mesmo. Velhinho que só ele!!! kkkkkkkk

      Po, tava 8 dilmas apenas na estante virtual, comprei!! =)

      Porra, já vi que q vou ter q ficar os dicionários informais abertos, kkkkkkkk

      Excluir
    30. "precipitado" é o seu nome, professor!

      UAUAUAUAUAUAUAUAUAUAUA

      El Gnomo da Tecla SAP

      Excluir
    31. Ué, pq precipitado? Eu procurei traduzido e não achei =/

      Supermoeda é feio tb =P

      Excluir
    32. porque era só me perguntar ANTES, poooorra!

      quem nem aquele treidi que eu te demonstrei lá no caipira maluco rw, que se vc tivesse me avisado antes que iria montar, teria te passado a montagem mais adequada pra ficar ganha/ganha....

      Excluir
    33. Não é precipitado, é iniciativa!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Perguntarei sempre sobre traduções! rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  6. Of course not. Supermoney é para desenvolver o intermediate no Supercurrency Wizard. Sem brincadeira, o inglês é difícil mesmo.

    Di Marcinho, se você ler o capítulo " o dia em que a música parou", acho que vai vender sua carteira de ações. Não é Gnomo?

    Rei, JBS teve o rating mantido, mal sinal? Petr pode ter o rating abaixado, bom sinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que rating mantido, nessa confusão econômica atual, é muito bom sinal.

      Excluir
    2. E quanto ao rebaixamento do rating da Petr, é mal sinal. Acho que esse mico em breve irá fazer aumento de capital ao preço menor que 20,00.

      Excluir
    3. Sauve, Sauve, Princesss, rs

      Não suma ou fique escondida dos nossos batepapos....

      Vc sabe que depois de luma, gretchen, perla (a índia paraguaya) e por ultimo a Rita Cadillac vc é a mulher virtual que mais amo na web.... kkkkk

      Eu li no original do Goodman o Roaring 80's e o Power of Mind (nada a ver com mercados, uma fase mistica / investigativa do cabra autor) e muita coisa ficou um pouco truncada porque demorava muito pra entender principalmente quando ele é irônico. Aliás Goodman não consegue escrever 3 paragrafos sem mandar uma ironia de duplo sentido ou muito sofisticada. Aí eu sempre fico com aquela sensação de ser o último a entender a piada na mesa....kkkk

      Já que vc tá aí, ia te pedir pra me ajudar a esclarecer uma frase do livro Roaring 80's que tb consta na contracapa e até hoje não peguei a graça... kkkkk

      "Alan Greenspan tells how he "boned up" for the crash of 1987"

      boned up? Dããã...... kkkk

      Sim, concordo 110% com voça senhorinha. O prof dimarcinho depois que ler esse capitulo só vai voltar a dormir depois que der um sell off em toda a sua carteira de súcia de boas empresas ala bastter para o longo prazo (preço não me interessa, mantra do mestre cão... kkkk)

      O maior barato aquele capitulo do dia que a musica parou! Mesmo que esteja meio romanceado ficou fantástica a leitura. Aquele trecho dando enfase que as pessoas na epoca só tinha um telefone de mesa no máximo pra resolver tudo e aí rola aquela cena do garoto que não deixa o pai banqueiro atender o telefone negociando um presente pra fazer o "favor", impagável... kkkk

      Leia tb o Papermoney, então. Eu acho o segundo melhor da trilogia: moneygame, supermoney e papermoney. Supermoney é bom, mas é meio melancolico. Moneugame é o melhor: diversão e conhecimento em altas doses. Mas o papermoney é o mais equilibrado Ali ele conta a historia da opep, e pra mim ele foi o primeiro lá no inicio nos 70 e 80 que já previa a bolha imobiliaria nos estates quase do jeito que ocorreu recentemente. Ele só errou por um espaço de 3 decadas....kkkk Ele achava que não passava dos anos 80 a bolha. Tb previu nos 80 que o japao (roaring 80's) em breve seria a nova superpotencia economica do futuro como muitos falam hoje da china. Errou essa tambem... kkkk

      Mas mesmo assim ele é o meu heroi de cabeceira, gênio!

      Excluir
    4. (i) Eu vou ler sim. É muito bom o "paper"...mas, confesso, que eu vou ler de novo, pois é difícil.

      (ii) Quanto ao pv "to bone up", sei que é pegadinha sua, sabe que tem duplo sentindo, um deles no mal sentido....mas, vc sabe que ele, como banqueiro central, "operou" o crash da bolsa naquele ano, jogando dinheiro. E é criticado por isso até hoje.

      (iii) Quando "a música parou", a maior lição, para mim, é de que quando a crise vem, não tem para onde correr. Esta tudo correlacionado. Ademais, nos faz ter a consciência de que...imagina no Brasil.

      Excluir
    5. Bone up. http://postimg.org/image/nriom8x6f/
      Para quem leu o livro dele, sabe que ele é louco!

      Excluir
    6. kkkk

      Bundia, Princess

      Por isso que te adoro: sempre espertíssima!

      Agora com essa sua imagem aí, vc criou um "terceiro sentido" pra expressão. Depois dessa tenho que te respeitar.... kkkk

      E de fato, quando a crise vem, não tem muito mesmo pra onde correr. E é impressionante como as soluções de tudo - de certa forma - vão sendo montadas ao sabor dos improvisos no calor dos acontecimentos. Não há capacidade de previsão que consiga imaginar o fim da história, rs

      ps - não li o livro do greenspan (o ultimo?). Um amigo que sempre trocamos livros me ofereceu, torci o nariz. Seilá, não gosto de livros que aparentam mais serem um lustre em vaidades pessoais, rs. E tb não gosto daquela cara de alfaiate do bruto estampada na capa. Vaidade e bom senso nunca andam juntas... kkkkk

      Excluir
    7. Preço não importa é maior bullshit que eu já li na vida.

      Porra, tudo depende do preço!! kkkkk

      Excluir
    8. Vamos ver a opinião de vcs em relação aos mercados..... rs

      Todos, obviamente, podem ser afetados por Cisnes Negros. Na Bolsa, temos todos os tipos de crises e para todos os gostos. Ficar posicionado nela então, é um perigo.

      Na Renda Fixa, sempre temos a inflação firme e forte do nosso país.

      No câmbio, os EUA não param de imprimir moeda. Com o tempo, a inflação do dólar vai fuder tudo tb.

      Em imóveis, assegurados pela inflação, mas haja renda para pagar. Mas ainda dá pra respirar. Só torçamos para não ter um Cisne Negro como nos EUA também. Perigoso investir neste mercado.

      Em FII, muito pior que imóveis.

      Ouro?? Commodity. Melhor jogar uns dados pro alto e apostar nisso.

      E, por fim, guardar dinheiro em casa além de perder pra inflação poder ser assaltado.

      Senhoras e senhores, onde está a proteção para opção de investimento em QUALQUER crash de mercado?

      Ainda não comecei a ler o Supermoney, mas o mercado veio muito mal mesmo de 1970 para cá, né?

      Excluir
    9. Cheguei à conclusão acerca da minha carteira anti fragilidade: alpha * NTNB's curtas (protege com inflação e minimiza a sensibilidade a flutuações no juros), com pagamento de cupons (diminui a duration, relativamente à principal) + (1-alpha) * carteira diversificada de alto risco/alto retorno.

      Só não pratico porque não sei o alpha e não sei montar a tal carteira de alto risco.
      Gnomo vai criticar...

      Excluir
    10. uauauau

      princess tá endemoniada.... kkkkkkk

      mas acredite se quiser, excluindo o alpha... kkkk.... é assim que um dos gestores mais respeitados por aqui marromeno há muitos anos anos atrás quando os juros estavam altos e o dolar semi-morto revelou que faz assim mesmo a sua receita, rs

      Certa vez num rasgo de sinceridade ele soltou essa receita, mas só teve o pudor de não falar nada sobre alpha. Só disse que era 7% em rv e o resto lá mesmo nos tiltulos.

      Robert John Van Djik

      Excluir
    11. Prof, rs

      É foda mermo, viu.... kkkk

      De tempos em tempos tudo muda e que era bom ontem hoje é furada e daqui 15 anos pra frente talvez eu fique rico com minha coleção de lindos selos que juntei nos anos 70 quando era moda.... kkkk

      Outro dia um amigo meu apaixonado por carros antigos lamentava-se que não gauradou pelo menos uns 3 mavericks no fundo do galpão. Parece que hoje valem uns 60K se estiverem completos. Aí eu perguntei do Dodge Charge RT, carro muito mais bacana. E ele disse: Ahhh... o charge rt é ruim, ninguém paga mais que 7K nele. Vai entender.... uauauauaua

      Eu tinha 2 violões espanhois de renome iguais dos anos 70. Aí entrou na moda violão. Violão na media anda mais caro que violino: moda. Eu paguei 500 doletas na epoca, pensava que hoje não valesse mais 5K. Fui conferir na internet, cai pra trás. Passou a valer 20K. vendi por 18K e quase queimei o irmão dele junto.

      Um grande amigo meu que hoje tem quase 80 anos. Alemão e judeu. Passou a infancia e sobreviveu num gueto/prisão na iugoslavia. No fim da guerra voltou pra alemanha e perguntei o que era "valor" naquela epoca: dinheiro? ouro? diamentes? ovos? ou os famosos cigarros? Ele respondeu nada disso. Eram meias de nylon! Com meiaas de nylon vc conseguia trocar pro qualquer coisa no pós-guerra e ainda ganhava uns beijos de troco.... kkkk

      Nos anos 80 o dolar no brasil é que mandava. Dizia-se que com 1 milhão de dolares vc NUNCA mais iria precisar se preocupar com mais nada e viver na flauta. Com mil dolares por mes no bolso nos 80's, vc vivia como um nababo na zonasul do rio. Hoje com mil dolar tá arriscado vc não pagar nem um almoço pra 4 no antiquarius.

      Portanto fique caumo e sem precipitações, rs

      Essa porra é loka. Não tem nada garantido quando o assunto é poder de compra e valor de troca. Uma analogia boa é muita usada na literatura americana sobre isso. Imagine um dos primeiros milionarios da era capitalista europeia: os medicis. A familia existe até hoje. Então imagine se um dos primeiros medicis tivesse separado somente uns 10 kilos de todo o seu ouro desde aqueles tempos e aplicado o seu valor nos confortaveis e certos juros compostos durante os ultimos 500 anos. Dizem que a conta final seria algo como o dobro de todo o dinheiro do planeta.. kkkk. Como pode ver, nem mesmo juros composto é garantia de nada.

      A "economia" tem seus truques no longo prazo.

      Excluir
    12. Tudo bem, não questiono sobre o valor das coisas ao longo do tempo. Por aqui telefone já valeu ouro.... rs

      Mas investimentos em empresas é algo muito diferente. As empresas estão lá PRA GANHAR dinheiro. Empresas como Springer e reposicionaram e saíram do mercado de máquinas de costurar.

      Quem investia em máquinas de costurar pro longo prazo, com ctz se deu mal. Mas quem investiu na Springer? Bom, ela tá aí até hoje.

      Entendo que não há nada garantido, mas economicamente falando, não faz sentido algum uma renda fixa render mais que o capital alocado a risco no longo prazo.

      Quando houver esta dispersão, ninguém irá investir no capital arriscado, o que fará, por oferta x demanda, que suas rentabilidades subam e assim caminha.

      No curto prazo podem ter dispersões, mas no longo prazo não faz sentido algum. Se for assim, pode jogar todas as teorias econômicas e de mercado no lixo, pois tá tudo errado!! Apliquemos na renda fixa e sejamos felizes!!! rs

      Excluir
    13. Princess...

      quem começou a investir em 1970 para longo prazo na Bolsa de Valores americana não teve do que se arrepender. Veja os retornos para 10 e 15 anos:

      10 anos:
      S&P500 - 131,95%
      T-bills - 103,96%
      T-bonds - 64,34%

      15 anos:
      S&P 500 - 357,19%
      T-bills - 230,68%
      T-bonds - 248,43%

      Fonte dos dados:
      http://pages.stern.nyu.edu/~ADAMODAR/New_Home_Page/datafile/histret.html

      Excluir
    14. Prof, rs....

      acredito que a Wã te responda, sim.

      mas já conversamos sobre esses seus conceitos extraídos de dados passados antes e vc ficou - digamos - meio "brabu" comigo.... uauauauauauauauaua

      o que vc faz (e muita gente faz também, mas é armadilha) é "seleção" de dados associado timeframes especificos. Vc acaba buscando aquilo que comprava sua crenças, só isso. Essa mesma teoria em economias e mercados maduros ou estagnados tipo japão já te oferece outro resultado.

      Já que vc anda gastando dinheiro com bons livros, aproveita e encomenda também o recente "rápido e devagar" do Khaneman (da dupla dos comportamentais). Não é diretamente sobre mercados, mas dá uma luz sobre essas armadilhas mentais.

      E sobre o que disse sobre jogar as teorias economicas no lixo... Cauma, rs

      Como vc mesmo escreveu são "teorias", portanto as idéias (ou teses) economicas e por consequencia os mercados trabalham dentro de um boa margem incalculável e obviamente frágil.

      e lembre-se que investimento em capital de risco o nome é autoexplicativo. Aliás o nome certo a meu ver deveria ser capital de aventura. A coisa não é tão tatibitati quando se compara renda fixa com renda variável. E a comparação tecnica correta é retorno livre de risco contra o resto.

      Excluir
    15. Sobre os timeframes específicos... é de esperar que mudem, visto termos renda VARIÁVEL no meio... rsrsrsrsrs

      As teorias são...... teorias? Verdade, o são. Masssss estão confirmadas em diversos estudos onda a RV venceu a RF no longo prazo. Isso é indiscutível.

      O que podemos sim discutir é: será o timeframe muito grande para um pequeno investidor? Tipo o livro do Siegel, que fala em 200 anos. Porra, maneiro, mas ninguém tem 200 anos de tempo pra investir, né? rsrsrs

      E, sobre timeframes, é só fazer estudos (inclusive, já fiz no blog ibov x inflação, posso fazer ibov x selic) em diferentes timeframes.

      Uma dado indiscutível é que os mercados de ações seeeeempre bateram a renda fixa.

      O caso do japão é completamente diferente devido ao que ocorreu por lá. A bolsa chegou a um P/L absurdo. Tem imóvel lá que não se recuperou até hj. Mas o mais engraçado nisso tudo é que Tokio é uma das cidades mais caras do mundo, hahahhahahhaa

      E nisso concordo, não podemos simplesmente sair generalizando. Sempre há que tentar entender o que PODE ter ocorrido... rs

      Os preços no Japão chegaram a preços absurdos. E investidores em valor, como Buffett e Damodaran não têm tido muita dificuldades em visualizar momentos de extrema euforia e mercados fora do preço (pra cima), como na bolha da Nasdaq e a crise do subprime.

      Eu, por exemplo, tenho PETR4. Se por algum motivo ano que vem ela chegar a R$ 50, é venda garantida, a não ser que os fundamentos mudem muuuuuuito.

      O meu método de investir não é o longo prazo do Bastter, onde é B&FTP (buy and fuck the price)

      Excluir
    16. Sobre os livros, to estudando tanta coisa ao mesmo tempo, que tá foda arrumar tempo pra eles todos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Mas esse aí já tava na minha lista também. Uma hora chego nele!!! rs

      Excluir
    17. Prof... economias com força de crescimento nos ultimos 100 anos ainda mais sendo os estates com sua moeda passando a ser a referencia do mondo depois da II guerra é natural que apresentem uma bolsa com crescimento na maioria dos timeframes com vantagem.

      E assim como é facil falar dos estates é facil falar do japão. Nada é mais diferente ou mais igual , porque o passado é sempre óbvio quando analisado do ponto de vista do presente. Nos 80's o japão ia dominar o mundo e ai de quem previsse o contrario.

      E se não me engano por leituras avulsas até a inglaterra nos ultimos anos tb se encaixaria num marasmo similar ao do japão.

      Mas a questão é até quando o melhor timeframe vai durar e se VOCE será capaz e terá a sorte de estar encaixado na melhor média dos tempos. Vc não é média, vc é uma pessoa e "média" é só uma referencia. Nunca conheci ninguém na média. Ou as pessoas estavam bem ou estavam mal. Mas na média nada mais é que um referencial teórico.

      preços absurdos não existem. o que existiam ERAM preços absurdos. preços absurdos é uma conclusão que só existe quando o passado é pagina virada.

      se a petr chegar a 50 e vc vender talvez cometa um grande erro. ela pode fazer como o seu exemplo da springer e se reinventar. Mas a resposta correta só virá depois do acontecido e não porque vc tá antevendo o futuro.

      esse lance de não ter muuuita dificuldade de antever euforias ou mercados fora de preço é lenda. Todo mundo diz muita coisa, mas geralmente só lembramos daquilo que foi dito que dá muito certo ou muito errado.

      Se eu escrever um livro sobre minha trajetoria, tenho certeza, vc vai passar a me idolatrar! Mas lembre-se que serei eu pincelando com as melhores cores a minha propria glória... kkkk

      El Gnomo Gump, O Contador de Histórias

      Excluir
    18. E mais professor:

      essa tua mania de ficar usando indices de bolsa (sp500, dji, ibov) pra explicar que que RV é um bom negócio no longo prazo é a mesma bandeira usada pelos defensores dos mercados eficientes.... kkkkkkkk

      leia malkiel, então.

      ali ele explica "como" fazer pra surfar nessa certeza.

      só um detalhe a tese (até me lembrei agora do enigma da princess wã sobre como calcular o alpha.... kkkk) :

      Segundo o proprio Malkiel vc tenque acreditar que o mercado de RV como um todo no longo prazo TENDE a subir sempre.

      TENDE A SUBIR....

      (lembrei-me de vovó gnoma: meu netinho, no futuro tudo "se ajeita"... SE AJEITA.. KKK)

      Mas é bom lembrar de uma outra coisa: o modelo capitalista europeu de economias e mercados como nós conhecemos só existe há 400 anos....

      400 anos ainda é uma criança....

      Ainda estamos mais pra obter "observações" sobre mais essa experiencia humana, do que exatamente obter "padrões" sobre o capitalismo e mercantilismo como conhecemos hoje.

      Portanto voltamos aos meus antepassados médicis: porque um daqueles meus antepassados imbecis não investiram pelo menos uns 100 gramas de ouro em juros compostos num banco inglês e outros 100 gramas numas ações de alguma companhia holandesa pro meu futuro? kkkkkkkkkkkkk

      El Gnomo Di Médicis

      Excluir
    19. (i) DM, você não está ajustando pelo risco. Tome um índice de sharpe. Talvez, bonds tenha se saído até melhor.

      (ii) Gnomo, seria a fórmula de um principal protegido, mas com um (1-alpha) derivado dos cupons e aplicado em uma carteira talebiana de opções mais esperta. Não apenas comprar pó todos os meses com o $ dos cupons.

      Excluir
    20. (iii) logico que aí tem que comparar ações com títulos privados. Mas, definitivamente, acho que não tem como saber qual a melhor carteira à prova de bala.

      Excluir
    21. (iv) Rápido e Devagar tem a sacada velha. Não dá para prever bem, algo que não tem um padrão normal de distribuição. Uma coisa é prever a quantidade de pregos deformados em um processo produtivo. Outra coisa é prever a melhor carteira que se ajuste a todos os eventos possíveis no mercado. Não dá!

      Excluir
    22. Princess,

      (ii) sim, isso existe faz sentido e é usado por alguns fundos hedge. Aqui alguns bancos como hsbc andaram criando fundos assim como o nome "fundo com o principal garantido", mas parece que não tiveram boa aceitação de publico. Eu mesmo já comprei um e acredito que faltou bons vendedores pra explicar o produto aos clientes. Eu quando bati o olho entendi e expliquei pro gerente que nitidamente não sabia como funcionava e pra que servia. E comprar pó vc está certa. Somente em situações raras como a ogx está apresentando por exemplo (tanto pó em calls como puts foram ótimas apostas) A merda é quando os leigos generalizam fórmulas ou receitas como vemos muito por aí. E o taleb, gosto dele, mas me perdoe o turco acabou meio difundindo essa ideia de forma muito generalizada levando muita gente a não entender a sutileza da coisa.

      (iv) perfeito

      El Gnomo Fã de Wã
      (agora elevada a segundo lugar somente abaixo de #sempreluma na lista das 10+ do gnomo... kkk)

      Excluir
    23. (v) DM, quando ler o primeiro capítulo do Supermoney, vamos fazer uma simulação acerca do retorno dos gestores. Para mim, foi decepção.

      Excluir
    24. (i) Estou aperfeiçoando a minha carteira teórica bullet proof. Ao invés de NTNB's, debêntures com opção de compra, atreladas ao IPCA de empresas high yield e, de preferência, incentivadas. Com o pagamento de cupom de juros, apenas straddles (é esse o nome?). Só o retorno high yield ajustado pelo risco, posso bater a carteira do DM. Me protejo da inflação, posso diluir alguns sócios exercendo a opção e, ainda, tenho as opcionalidades dos straddles.

      Excluir
    25. Também minimizo meus impostos, por serem incentivadas.

      Excluir
    26. clap, clap, clap

      El Gnomo de Auditório

      Excluir
    27. Prof, atenção ao exemplo 2 comentários acima da princess em (i)

      O modelo acima é um exemplo pratico de money management (gerenciamento de capital); já o setup são as montagens de straddles (e as indicações do momento de montagem); e o controle de risco serão os tamanhos estimados de todas as straddles ao longo do tempo prevendo inicialmente sempre o pior resultado.

      Claro que o modelo acima de MM tb terá que prever que a medida que obtiver resultados positivos o controle de risco sofrerá ajustes pra comportar posições maiores no setup mas de forma que não comprometam o percentual de exposição a risco.

      E o modelo acima tb pode ser somente uma célula de todo um money management maior ou mais amplo, digamos, utilizando somente 10% de todo um PL dstribuído.

      Excluir
    28. Nossa, mtos comentários!!! kkkkkkk

      Vamos primeiro sobre economia: como vc bem colocou o mercado teeeeeende a subir. E, como disse antes, é o fato de não fazer sentido investir em renda variável se não há uma expectativa de um retorno maior que na renda fixa. Se não for assim, para o mundo que eu quero descer. Não haveria empresa de capital aberto..... a não ser pro tio Eike alavancar kkkkkkkkkk

      Agora vc já está questionando o modelo capitalista? Pourra!!! Fudeu assim, né?? Não dá pra investir em absolutamente nada. Vamos gastar a grana toda e foda-se!!

      CARPE DIEM!!!

      Sobre o exemplo da Petro foi bem ruim, me desculpe. A nova precificação só ocorrerá havendo mudanças nos fundamentos. Se ela se reinventar como vc colocou, é impossível para qualquer um prever isso. E só qdo este movimento começar a ocorrer é que podemos tentar fazer algum tipo de projeção. E porra, se ninguém fizesse projeção de nada, ainda estaríamos na idade média..... rs

      Ou seja, se eu calculei hj q ela vale 35, não faz muito sentido eu continuar com ela a 50 esperando algum milagre do céu de q ela vai melhorar. Isso é aposta-cassino, visto não haver nenhum tipo de fundamento nisso.

      Damodaran, por ex, publicou no IPO do Facebook (38) que achava caro e ele achava justo um valor de 22. Colocou ordem na pedra a 18 e, com uma dosezinha de sorte, pegou no dia que os papéis bateram na mínima. Quando oa papel voltou para 38 ele vendeu, mas deixou bem claro que aquilo não significaria que pudesse subir mais no curto prazo e q ele estava sendo coerente com o sistema dele. Os papéis estão hoje a 52. E aí? Nâo quer dizer nada novamente, pois mês que vem pode estar valendo 60 ou 38.... novamente....

      A carteira da Princess Wã sofre com dólar e default. Brasil já deu default uma vez. E não tem muito tempo assim. Quem garante que não dará nos próximos 50 anos?

      É muito fácil contra-argumentar qq tipo de investimento. Todos eles, sem exceção alguma, possuem 'pontos-fracos'.

      Fundo com principal garantido "caseiro": Juros a 10%? Aplique X/1,1 e use os 0,0909X para brincar no mercado de opções. Na pior das hipóteses, perde 'só' para inflação. Com os juros de hj, tu pode pegar alfa de 90%, Wã.

      E pq os médicis não colocaram o dinheiro a juros compostos?? Pergunte a eles!!! kkkk

      Eu entendo que vocês não "acreditam" no longo prazo, pois tudo pode dar errado. Mas td pode dar errado tb no curto prazo, não é mesmo?

      Excluir
    29. Sobre usar o S&P500 e etc, é pq é MUITO mais simples fazer uma conta com eles.... rs

      Sobre as médias, concordo médio com isso. Não conheço um milhão de pessoas para poder comparar todas elas e verificar como está a curva de distribuição.

      ------------

      Estou colocando no papel (i.e., escrevendo) todas as premissas dos meu sistema de investimentos, conforme o livro do Mark Tier.

      Na verdade é um setup. Mas um setup beeeem detalhado. rsrsrsrsrsrs
      Vou postar no meu blog em breve.

      Uma das perguntas é:

      "O que fazer para se proteger contra choques-sistêmicos?"

      Para essa responder essa que tenho estudado mais....

      Excluir
    30. Prof, rs

      "como vc bem colocou o mercado teeeeeende a subir."

      Eu não disse isso, quem disse é o Malkiel. E isso é só uma crença, nada mais.

      Essa discussão que vc novamente traz sobre exito em "expectativas racionais", "carpe diem", etc... Penso que já deveria estar esclarecida quando conversamos sobre a sutileza entre distinguir o que são "apostas" e o que são "estratégias".

      Toda "aposta" vale a pena (trabalhar com expectativas), porque descobriu-se ao longo da experiencia humana (antes até do surgimento do capitalismo) que é possível "desafiar o risco" com aplicação de "estratégias", que - quando bem racionalizadas e conduzidas com bom senso - tornam possível sonharmos com expectativas futuras de provável sucesso administrando o provavel insucesso.

      é óbvio que analisar expectativas tem valor. Mas o grande trunfo estão nas estratégias. A humanidade optou por operar expectativas não pela evolução da qualidade das leituras de expectativas; mas sim pela evolução da qualidade das estratégias.

      Por disso é que a opção carpe diem não foi adotada plenamente lá atrás, rs

      Para entender o que eu estou "tentando" te explicar (há muuuito tempo...) é necessário uma leitura mais densa e sofisticada sobre o tema. Portanto sugiro que leia "Desafio aos Deuses (A Fascinante Historia do Risco) de Peter Bernstein, ok? Se depois dessa obra vc não tiver uma epifania de esclarecimento eu prometo que desisto e nunca mais encho o teu sacolé... kkk)

      ps - e contra risco sistemico trata-se de discussão retórica; não existe nada que proteja ninguém quando um evento desses ocorre.

      Excluir
    31. Eu já entendi a relação estratégia/expectativa/gestão de risco. Não precisa ficar voltando nisso.

      Mas você pode colocar o que há de errado na estratégia/gestão.

      Por exemplo, minha carteira atual é 100% em ações (acredite, não pretendo ficar assim pra sempre).

      O único produto que consigo visualizar como seguro é realmente a renda fixa.

      Mas se for muito a fundo nisso, vou acabar chegando sempre numa carteira com sei lá, no máximo uns 25% ações? Ou 20%? Ou ainda 10%?

      Gestão ativa, claro. Alfa neles!

      Excluir
    32. Prof, profesoooo....

      A minha certeza que vc não leva em consideração o que seja a estratégia/expectativa/gestão é extraída de seus próprios escritos, veja:

      """o resultado da minha carteira este ano está prejudicado justamente neste ponto: saí do meu círculo de competência operando os termos. Fechei setembro com -10,22%, mas se estivesse fazendo apenas o B&H, estaria com algo próximo a +3,37% na data de hoje.
      Não que eu seja especialista em B&H, mas com certeza eu entendo mais deste assunto do que de especulação ou análise técnica, que são coisas para se trabalhar no curto prazo utilizando estas operações com termo."""

      http://di-finance.blogspot.com/2013/10/livro-investimentos-os-segredos-de.html?showComment=1381017904172#c8137078982983101993

      Portanto com o extraído acima já fica claro o que está errado na sua estratégia / gestão. Porque é perfeitamente admissível que vc erre uma aposta com termos, mas não é admissível que uma única operação de termo provoque tamanha rombo na sua carteira. E o erro com uma diferença tão grande, não está na competencia do operador ou porque seja especulação ou curto prazo. Está no fato que vc de forma inconsciente (sem ter noção e não por burrice) credita que acertos em renda variável estão intimamente ligados a "competencia" ou "conhecimento" do operador ser capaz de prever e acertar o preço futuro. O seu exemplo contando um trade do damodaran de uma certa forma exalta essa sua certeza.

      Excluir
    33. Mas aí que tá!!! Minha ficha "caiu" há pouco tempo, depois disso.... rsrsrsrs

      Estava operando com zero gestão de capital. E operações alavancadas demais deram nisso. Eu tava operando acho que 4x meu capital....

      Pesadinho, né? rs

      Excluir
    34. Entendo, entendo.... rs

      Mas fora a ficha que caiu sobre "gestão".......

      Não ficou claro também que não podemos lidar com certezas ou conhecimento sobre previsões tanto faz se revestidas de longo, médio ou curto prazo?

      Acreditar em certezas futuras não deixa de ser um "versão máquina do tempo do carpe diem"...kkkkk

      Viajei muito nessa agora, Princess Wã?

      Excluir
    35. Claro que ficou.

      Mas creio que vc me interpretou mal o caso do Damodaran, do qual eu queria justamente utilizar isso. No sistema dele, deveria comprar a 18 e vender a 38 e assim o fez. Não dependendo de pra onde estava indo o ativo.

      Claro que a competência na análise faz diferença no sentido de tentar "melhorar as probabilidades" da sua aposta.

      Se não fosse assim, vamos apenas programar uns algoritmos aleatórios de compra/venda e com boa gestão de risco e capital e deixar a máquina fazer o trabalho. O único trabalho seria pagar o boleto da conta de luz. rsrsrsrsrs

      Excluir
    36. "Não dependendo de pra onde estava indo o ativo."

      E se fosse pra trás? Será que ele ia postar no facebook?

      E mais: e será a carteira do fundo que ele administra iria ficar negativo se o trade fosse pra trás?

      Outra professor: boa gestão de risco não determina vitória. Boa gestão de risco só é um páraquedas suavizando a trajetória de queda. A diferença é que sem páraquedas vc se esborracha.

      E maissssssssssss..... kkkkk: a boa gestão é capaz de maximizar lucros somente quando vc possui um boa expectativa de resultados positivos, mas não é capaz de transformar o resultados de expectativas negativas em positivas.

      Excluir
    37. Se fosse pra trás? Não sei, não conheço os critérios de saída dele quando vão pro lado errado!!! Mas isso tem q ser definido, com certeza absoluta!!

      Se a carteira do fundo ficasse negativa por causa de um trade é sinal de má gestão do capital.... tipo eu com os termos, kkkkkkkkkkkkkk

      Gestão de Risco => minimizar perdas

      Maximizar lucros não existe!!!! kkkkkk

      Excluir
    38. minimizar perdas eeeee maximizar lucros... siiiim!

      kkkkkk

      mas essa "dica" de como isso funciona (e não se trata de nenhuma novidade ou coisa do outro mondo...) por enquanto AINDA vai ficar na geladeira enquanto vc não comprovar uma melhorar de suas fontes de leituras e parar de se deslumbrar com biografias, livros de autoajuda e blogueiros charlatões mentirosos safados.... kkkkk

      ps - e pode acreditar, mas gostamos de você.... kkkkk

      Excluir
    39. Maximizar Lucros com o menor risco possível é só ler o ebook do HC!!!!! kkkkk

      Sobre os livros, já falei antes que o tempo tá curto, mas to me esforçando!!! rs

      Excluir
    40. kkkk

      o que o professor HC falou foi diferente, rs

      minimizar perdas é uma primeira etapa; obter resultados positivos regulares é a segunda etapa; e na terceira etapa é possível maximizar esses resultados positivos enquanto regulares sem alterar a proporção do risco inicial admitido.

      Excluir
    41. Só não venha me dizer que é algo como trend following. Na verdade até acho essa "filosofia" interessante.

      Mas fiquei mais interessado na 2a etapa. Vc acha que conhecimento/competência não influi nela?

      Excluir
    42. trendfollowing nada mais é que um setup como qualquer outro.

      não. qualquer coisa ou setup que vc faça que apresente resultados positivos regulares é o suficiente. Como vc é engenheiro, deu um duro grande desde jovem pra chegar nesse patamar e colheu os frutos disso conseguindo chegar por mérito aos quadros da petro, de uma certa forma, passaou a acreditar que o caminho mais "certo" e "seguro" pra se obter resultados positivos é com conhecimento e competencia aplicados no objetivo em tela.

      mas em negocios de mercados que objetivam apostar e acertar expectativas futuras, infelizmente, é diferente. Influi fazer repetidamente sempre a mesma sacação que estiver dando certo enquanto assim permanecer.

      Claro que pra chegar nessa sacação de algo com resultados positivos - tanto faz se for trendfollowing, arbitragem, posições sinteticas com opções, high frequency - isso tb vai exigir esforço muito tempo perdido em estudos, testes, analises. Mas o lado chato desse jogo é que isso não é garantia de resultado por mérito, como podemos dizer que seria "quase certo" que um rapaz que se preparou seriamente pra ser engenheiro fatalmente estaria apto pra conseguir ser admitido nos quadros de uma petro.

      Ter noção dessa diferença é meio cruel, mas é real.

      Obter resultados positivos com regularidade em "mercado" tem muito mais de esperteza, senso de oportunidade e sorte do que exatamente inteligência e méritos.

      Excluir
    43. Acho q concordamos, mas estamos falando de maneiras diferentes.

      O que mais se vê no dia-a-dia do mercado é que nem sempre o mais inteligente ou mais preparado dá as melhores soluções para o problema.

      Mas é quase impossível alguém que não entende NADA do assunto obter resultados consistentes.

      O conhecimento é necessário. Se for assim, como eu disse, vamos colocar os robôs e talvez macacos para trabalhar. Tem até uns bichos aí que se saem melhor que analistas em prazos de um ano (e com ações já pré-selecionadas por eles, claro) kkkkkkkkkkkkkk

      Não acho a diferença cruel. São coisas completamente diferentes.

      Tem um amigo meu que faz testes o tempo todo; mas testes básicões, tipo "vou comprar e colocar stop de 5% e objetivo de 8%, não importa o sentido" daí faz estudos assim e vem me mostrar resultados rsrsrsrs

      Voltando... os mercados são muito complexos, pois são zilhões de variáveis. Não sei a sua formação, mas resolver um sistema relativamente com algumas poucas dezenas ou centenas de variáveis é algo descomunal em termos de esforço matemático e convergência de resultados (muita coisa diverge). O que dirá tentar modelar. Considero total perda de tempo, apesar de achar algumas coisas interessantes.

      Excluir
    44. E o que você chama de esperteza e senso de oportunidade ("feeling"?!), normalmente é algo que se ganha com experiência e muito estudo.

      E, obviamente, neste mercado a sorte pode ajudar muito, principalmente com boa gestão de risco.

      Excluir
    45. Prof,

      de fato esperteza e senso de oportunidade é um subproduto de experiencia e estudo, claro. Mas isso é um resultado pessoal. Nunca foi possível sistematizar o aprendizado dessa área de conhecimento como por exemplo a aritmética. No momento o que fazem é a sua observação, estudos... muitas teorias são pensadas. Mas sistematizar o que seria obter esperteza e senso de oportunidade ainda é um campo do desconhecido.

      um exemplo classico de esperteza e senso de oportunidade é o buffett. Um verdadeiro genio nessa arte. Ele já fez isso em outras ocasiões e a mais recente foi a grana que ele injetou no Bofa fora as calls que ele comprou. Claro que um negocio desses não estava acessivel a qualquer investidor. Mas note que é sempre ele nas ultimas decadas que sempre pega as melhores xepas. Porque? Porque é esperto e tem senso de oportunidade e não somente porque leu o balanço do bofa e muito blablabla até porque as informações são disponiveis a todos (a não ser para os insiders, óbvio). Talvez alguem diga que ele é um genio! Sim, mas genios existem vários, mas só ele ficou bilionario e ainda por cima com aquele discurso de mascate caipira. Acontece que ele tem o inexplicabel plus da esperteza e do senso de oportunidade como ninguém. Ele percebe além das sofisticadas equações ou qualquer teoria economica. Então junte-se a esse talento: bom senso de saber distribuir suas apostas com responsabilidade e uma certa dose de honestidade (ele de fato acredita em negocios produtivos) e voilá.

      Vc, prof - muitas das vezes - levanta questões que já foram exaustivamente discutidas em meios academicos, livros e tb do mundo dos negocios. São assuntos exauridos, mas ainda sem uma "explicação" definitiva com causa e efeito ou mesmo coisas empiricamente provaveis como o desvio padrão (mas provaveis daquilo que tem PADRÃO) como o exemplo da Wã da estimativa de pregos tortos dentro de uma caixa na linha de produção.

      portanto é obvio que estudo é meio pra se tentar chegar em algo no mercado. mas a diferença é que nem sempre se chega exatamente a resultados regulares. Veja bem: resultados regulares, com regularidade!

      Até o momento ninguem descobriu padrão de nada em mercados. Se descobrisse o mercado não existiria. E como dinheiro compra tudo, não seria problema pra um Soros da vida comprar a receita do bolo perfeita e monopolizar pra si todo o mercado lucrando sozinho, rs

      No mercado só resta o "desconhecido" e não o "aleatório" como muitos sugerem.

      Até porque se o mercado fosse "aleatorio" seria facil pro seu amigo ganhar algum com a simples regra stop em 5% e gain em 8%. E até mesmo pra botar um robo pra rodar exige muito conhecimento porque as ordens de compra e venda tem que ser programadas pra identificar alguma anomalia ou falha de precificação (em milesimos de segundos) entre ativos iguais ou da mesma natureza pra fazer o brinquedo funcionar. E mesmo assim dizem que de vez em quando o brinquedo se embaralha, rs

      por essas e outras o mercado não é simples, rs
      e quem entra dentro dele deveria estar ciente disso.

      ps - mey rey já abriu post novo, hora de pular de brinquedo.

      Excluir
  7. Gnomo, estou lendo o seu papo de imóveis com o DM. Mas, você não se aproveitou de um tal de FCVS, ao longo de sua carreira como corretor de imóveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk

      Não era corretor... kkk... Mas agora vc me pegou! O que é FCVS?

      Excluir
    2. Falando em corretor, hj no Bom dia Brasil mostrou que o número de reclamações com imóveis na planta aumentou só 15 vezes de 2009 pra cá rsrsrsrsrsrs

      Inclusive, tinha um "Gestor de Negócios Imobiliários" reclamando da furada que ele entrou; o apto tá 1,5 anos atrasado apenas.... kkkkkk

      E olha que ele é profiçionau....

      Excluir
    3. Normal o aumento se considerar que aumentaram os lançamentos e vendas.

      E o fato do cabra ser profissa, não influi em nada quando o assunto é quebra de contrato, rs. Qualquer um está sujeito.

      E olha que hoje em dia o "negócio" é mais sério se quer saber. Antigamente não tinha quase não tinha efeito uma demanda judicial (ganha, mas não leva) e nem tinha aonde reclamar, rs

      Excluir
  8. Rei, a PETR não vai subir o preço da gasolina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Princess,

      isso é uma pergunta ou uma afirmativa? kkkkkk

      temos agora entre nós um insider da petro: prof. DM

      acho que ele poderia nos passar essa dica. Sugiro a ele escrever aqui no reino de forma decodificada para não sermos pegos pela puliça virtual, tipo um recado assim:

      4m4nh4 p3tr0 5ob3 g4s01in4 n4 b0mb4 !!!

      Excluir
    2. Mercado tá tranquilo demais. Quase não importamos mais gasolina. Eu antigamente tinha que verificar todo dia as importações de gasolina, pq todo dia aparecia um maldito navio novo chegando. Agora tá relax demais. Só foram 3 mês passado. E tem apenas um (por enqto) agora pra outubro.

      Este ano estamos importando absurdamente menos.

      Não parei pra fazer as contas, mas eu creio que o maior problema deve ser no diesel..... a qtde importada é absurda....

      Mas a real mesmo é que os números do Abastecimento são brincadeira de criança comparados aos do E&P

      navio um dia parado (abastecimento) - 40 mil reais
      sonda de perfuração um dia parada (E&P) - 200 mil dóóóóóólares

      rsrsrsrsrs

      Excluir
    3. Mey Rey, siliga no lance.... kkk

      Lendo sobre a expertise acima de prof. DM em parkeamento de navios sou levado a deduzir que ele é o tal informante marítimo secreto do prof. Sílvo naquelas paradas de monitorar ogx e osx em alto mar... uauauauauauauaua

      ****

      Prof DM,

      Vc que é um carioca da gema, traduz pra mim essa frase enigmática típica de súditos da United Kingdom of Ipanema:

      """no Mr Lan a comemoração "não sei do que" durou até as 02 horas da manhã. """

      Um cabra que eu sei que tem na ponta da língua a tradução exata dessa parada é o insider de ipanema, Prof Potrinho. Mas admito: sou um gnomo do tipo imbirradinho e mesmo na necessidade me faço de rogado em pedir ajuda pra almofadinhas....

      k-k-k-k-k-k

      El Gnomo Genioso

      Excluir
    4. Princess....

      Tá ligado no lance?

      Tão comprando menas gasosa....

      Sinal que a industria de carangas tá miando?

      Hora de entrar vendido em siderúrgicas?

      kkkkkkkk

      El Gnomo das PUTsss

      Excluir
    5. Essa é de algum invejoso vascaíno ou tricolor. Acertei?

      É que o Flamengo ganhou de 4x0 e, como de costume, a torcida vai beber após a vitória. Isso é considerado "comemorar" kkkkkk

      Só que não é todo dia que se ganha de 4x0 numa quarta-de-final, daí a torcida estava mais animada e tinha mais gente na rua.

      "não sei o que" é pq não há título na vitória.

      Mas, como dizem: de quatro é mais gostoso! kkkkkkkk

      O cara que escreveu isso precisa de Freud. rsrs

      Excluir
    6. Hummmmmm

      "Acho" que não gostei da sua tradução...

      kimerda!

      Vou ter que me humilhar e pedir ajuda pra decifrar esse engima ao prof. potrinho!!!!

      k-k-k-k-k

      El Gnomo Imbirradinho

      Excluir
    7. Eu nem sei o q é Mr Lan.

      Mas eu acertei que o cara é vascaíno ou tricolor, né? rsrsrsrs

      Excluir
    8. Gnomo, o blog do Silvinho é engraçadíssimo, tô ligado.

      Excluir
    9. Sauve, Mey Rey

      Só mesmo voço masjestoso espírito de sabedoria pra capturar o beija-flor em pleno vôo...

      Então pergunto: o que seria Mr. Lam?

      El Gnomo do X

      Excluir
    10. Gnomo, não acredito que vc não googlou o Mr. Lam! é o restaurante do filho da puta do Feike Batista.

      É por isso que o Silvinho 171 vive fazendo campana lá na porta e já deve ter subornado algum garçon para conseguir infos privilegiadas, eheheheh

      Excluir
    11. BIIIIIIIIIIIIIINGOOOOOOOOO

      KKKKKKKK

      Mey Rey é tão esperto que nem precisou se levantar de seu trono em Pacaembu com vista pro Cemitério da Consolação pra adivinhar o enigma!

      kkkk

      É por isso que esse seu humilde cervo sempre se curva a voça auteza!

      El Gnomo de Mey Rey

      Excluir
    12. Vixe. Tio Peruka é Bostafoguense.

      Mas não conseguiu converter o filho, q é Flamenguista!

      Dimarcinho, insider do camarote da EBX

      Excluir
  9. (i) Pq a minha carteira sofre com o US$? Eu vivo em reais. Ademais, dólar e inflação, em termos nominais são correlacionados. Minha carteira, em fase de desenvolvimento, é ativa em IPCA.

    (ii) Calote vc está certo. E retificando, é calote de dívida corporativa. Desisti das NTNB's e troquei pelas debêntures conversíveis em IPCA + spread. Assim, vou ter que pedir para desenhar seguros para as emissões privadas. Dessa forma, uma parte dos cupons deixarão de ir para a carteira de straddles. Outra vai para o prêmio dos seguros. Só não sei como monetizo tais cupons hoje e compatibilizo as opções de compra das debêntures conversíveis com tais seguros para os riscos de crédito. Vou ter que chamar a Lazard.

    (iii) DM, respeito e admiro você. Você é uma pessoa acima da média, assim como o Gnomo e o Rei. Note que entre vocês existe uma média. Cada um, acima da média....hehehe. Mas, falando sério, não entendo o porquê você carrega NATU. ela está rodando acima de quanto? 25x o lucro projetado deste ano? Para 25x, o crescimento do LPA tem que ser quanto? A rentabilidade pela Margem EBITDA caiu, mesmo com a produtividade das vendas aumentando. Não significa que o crescimento do LPA pode estar indo em direção inversa a do P/L?

    (iv) Rei, Gnomo, o ME está de volta...e no infomoney.


    (iv) Gnomo, como

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Princess,

      (i) e (ii).... boooa!

      (iii) não é cumigo.... kkkkk

      (iv) última a saber... Trata-se da parábola do filho pródigo

      uauauauauau

      Excluir
    2. Wã,

      Natura foi um erro meu. Caí na armadilha do oba-oba. Eu havia calculado um preço justo de R$ 42. Comprei a R$ 53 pensando "Ah, tá subindo mesmo, essa manada deve continuar empurrando". Não segui minhas próprias premissas.

      Erro todo meu.

      A empresa é boa, mas realmente está cara.

      Excluir
    3. Sobre o dólar, acho que o Gnomo pode explicar melhor a relação títulos públicos / dólar / imóveis.

      Tem coisa aí, não é, Gnomo?

      Excluir
    4. Entendi. Então pq vc não compra uma empresa com forte geração de caixa, com elevada barreira de entrada, pouca concorrência e que se beneficia da vantagem comparativa do Brasil? Não gosta de empresas com bom histórico de integração de adquiridas e que se beneficia do US$? Ademais, é a empresa mais odiada da bolsa. JBS!

      Excluir
    5. Perae, tu misturou os assuntos! rsrsrsrsrs

      Wã, o primeiro critério é lucro crescente nos últimos anos. A JBS só teve lucros irregulares (lucros e prejuízos). Nem olho o resto.....

      Excluir
    6. É mesmo...então, vou ter que arranjar outro para vender a JBS.

      Excluir
    7. Nos fóruns de micos do ADVFN vende rápido!

      Excluir
    8. Princess....

      Prof. DM é um investidor estilo TFP

      http://www.tfp.org.br/

      Se o papiro não tem um histórico familiar de honra e lucro não está altura de casar o com o seu dinheiro!

      kkkkk

      El Gnomo Honra e Glória

      Excluir
    9. DM, a estratégia é do lixo ao luxo.

      Excluir
  10. vc sabe que ficaram até 2 horas comemorando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.... E nessa agora o prof. DM se entregou.

      Com certeza ele não é da gema (UK of Inn panema); somente os povos de Detráz dos Rebouças quando ouvem a palavra "comemoração" associam imediatamente a rixa framengo versus basco...

      El Gnomo da Baixada

      Excluir
    2. Nasci e morei Niteroi! rsrs Realmente, zona sul do RJ não é comigo.

      Uma possível tradução é a seguinte:

      """no Mr Lan a comemoração da vitória do Flamengo sobre o Botafogo durou até as 02 horas da manhã. """

      Se haviam muitas pessoas vestidas com camisas, na média, vermelha e preta, com listras horizontais se alternando em cores.... bom, aí a probabilidade é quase certeza! rs

      Excluir
    3. Profis,

      Eu já sabia que vc era de Nickcity, mas derrepentemente eu imaginei que a essa altura do campeonato vc não já seria mais um "haole" na zonasul....

      "Seje" ligeiro, porque tá arriscado o nosso Mey Rey que nunca saiu do reino da paulicéia pra nem fazer favor ao papa, matar esse "enigma"

      kkk

      El Gnomo do Frevinho

      Excluir
    4. Cara, sou um zero à esquerda da Zona Sul carioca. Quer me deixar perdido, é só me jogar no meio do Leblon. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Não tenho a mínima ideia do que vc está falando.....

      O único lugar por essas bandas q eu vou de vez em qdo é o Shenanigans. Inclusive fui há pouco tempo e não sei se conhece o local, mas caso sim, cá entre nós, as garçonetes já foram melhores. rsrsrsrsrs

      Excluir
    5. Não gosto desses arremedos de pubs criados recentemente...

      Pra brincar de pub, prefiro o velho e tradicional Lord Jim na Paul Redfern, rs

      Mas o Mr. Lam não é na Lagoa?

      El Gnomo Táquente

      Excluir
    6. Lagoa? Quem é Lagoa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Tinham me falado que o Lord Jim havia fechado, não? Foi a última coisa q ouvi do mesmo.

      Excluir
    7. Pois é.... andou fechado mesmo.

      Mas já reabriu, mizifioooo.... kkkkk

      Bóra no Hallowen, dia 31. Vou fantasiado de gnomo. Ja vc nem precisa de fantasia de halloween, vai de "civil" mermo... uauauauauauauauauauauau

      https://www.facebook.com/photo.php?fbid=684136494939331&set=a.539850699367912.127009.539758136043835&type=1&theater

      Lagoa? Lagoa Rodrigo de Freitas, Rua Maria Angelica, Mr. Lam...

      El Gnomo Támoitoquente

      Excluir
    8. A Lago foi metáfora dessa vez! Rá! rsrsrs

      Face broqueado aki e hora extra hj, só depois das 20h! rs

      Posso ir de Mr. Peruka ?

      Excluir
    9. Poooode, pooooode...

      Mas se vai de Mr. Peruka saiba que o intuito da fantasia não é assustar as pessoas. É só curtição!

      kkkkk

      Mey Rey já matou o enigma:

      http://reidasbluechips.blogspot.com/2013/10/o-que-esta-acontecendo-com-forjas.html?showComment=1382641004582#c994602196699979103

      Excluir
    10. De repente vou como o filho do Tio Peruka, de repente a mulherada fica de olho. A questão é: onde eu acho uma mercedez a preços acessíves? rs

      Excluir
    11. Mercedez velha e barata hoje em dia tem aos montes.... kkkkk

      E não. Não admito nem fantasia a minha amada e sempre Luma parindo mais outro monstro!

      Chega! Ela já pagou todos os seus pecados!

      uauauauauauauauauaua

      ps - thor, olin, baldur.... Com certeza vc seria o Lóki! Dilókinho! kkkkkkkkk

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Loki

      El Gnomo de Asgard

      Excluir
  11. Rei,

    tava olhando aqui umas debêntures. Achei essa:

    DESENVIX ENER. RENOV. S.A. DEB FLU U DVIX11 12/12/2016 CDI + 2,3%

    Como tá o endividamento desta criança??? Quando a esmola é demais, o santo desconfia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tá com despesa financeira altíssima, mas os acionistas principais são Caixa FIP e FUNCEF. Se vc conseguir comprar essas debêntures, eu acho que é uma boa, porque não acredito em falência dela.

      Excluir
    2. Ele vai comprar e armar aquela estratégia da Princess Wã, Mey Rey!

      Mey Rey, sejais duro com os estrangeiros que aqui vem para exploras as riquezas de sabedorias de voço reino e cobre os royalties!

      kkk

      El Gnomo Ministro das Minas do Saber

      Excluir
  12. A Taurus está com um vírus mortal. O vírus Birmann onde passou causou estrago. Este parasita suga os ativos das empresas em que passa. Uma pena. A CBC está infectada também.

    ResponderExcluir