O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

23/06/2012

Fraude a acionistas by Dilbert

Isso pode ser mais comum do que pensamos:


79 comentários:

  1. UM BOM EXEMPLO FOI O ME E SEU LIXO11.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Olá Rei. Está fazendo DT com OGXP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hoje não, amanheceu com gap de baixa e não fiz nada.

      Excluir
  3. Rei, está morto:

    http://www.cnbc.com/id/47947707

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei não, essa notícia é para plantar o terror, acho eu.

      Excluir
  4. ESTOU FAZENDO DT VENDIDO EM WINQ12.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. D. Fabiano, vc vai encarteirar as USIM?

    ResponderExcluir
  6. QUANDO PARAR DE CAIR FAÇO DT OU,NO MAXIMO,ST.
    ESSA AÇÃO E BLUE,ENTÃO NÃO E COMIGO.
    POR ENQUANTO,SO DT EM WINQ12 E INDQ12.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabiano, vc fez DT vendido sem cotação? Vendeu no gap?

    ResponderExcluir
  8. SINAL DE FUTUROS ESTAVA NORMAL.
    MESMO ASSIM,O CORRETOR DISPONIBILIZOU PARA MIM A PLATAFORMA DELE PORQUE SABE QUE TAMBEM OPERO AÇÕES.
    MAS ONTEM NÃO DAVA,MERCADO TOTALMENTE PARADO.

    ResponderExcluir
  9. Quem vai vender?


    26/06/2012 08:50:39 - Fábio Uchoa (fuchoa@ipsnet.com.br): Olho nessa...
    A bolsa brasileira pode repetir um padrão de comportamento visto em 2008, e que pode ser observado desde 1998, e recuar mais 30% para os 43.500 pontos, calcula o analista gráfico do HSBC, Maurício Augusto de Camargo. Ao analisar os gráficos em base mensal desde 1998, Camargo observou que, quando as médias móveis de 8 e 13 meses do Ibovespa se cruzam, existe uma possibilidade de uma correção acentuada nos períodos adiante.

    ResponderExcluir
  10. Caramba, Rei.

    A PETR caiu 10 % ontem, agora que eu vi. E OGXP caiu isso em 2 dias. E a OGXP, no gráfico, acabou suporte, agora é o buraco negro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prá vc ver: a petr há pouco tempo estava em 42,00, agora em 18,00; OGX bateu 22,00 e agora tá 8,30.

      Mercado socando essas empresas. E nem sei se dá para ver fundo nisso aí; OGX já bateu 2,50 em 2008, mas isso foi antes das descobertas.

      Excluir
  11. Petrobrás, mesmo sendo ruim, é melhor que a OGXP. Ou, pelo menos, mais segura. Em um ano: HRTP -77, OGXP -44 e PETR -17%.

    ResponderExcluir
  12. Lança um novo post sobre a OGXP3 e a pessima novidade do Sr Peruca nesta noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja que eu já estava desconfiado do Corno Picareta de Peruca já desde início de 2011:

      http://reidasbluechips.blogspot.com/2011/04/sera-eike-batista-mais-uma-fraude-da.html

      http://reidasbluechips.blogspot.com/2011/04/sera-eike-batista-mais-uma-fraude-da.html

      Dá vontade de escrever mais sobre esse picareta.

      Excluir
  13. VALENTIM,BELA DICA A SUA.OGXP3 -25%.

    ResponderExcluir
  14. É Rei, buraco negro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kiss of death para esse papiro. Agora só um farmout salva. De resto, vamos ver se no LP a empresa vai de fato produzir boa quantidade a uma boa margem de lucro. Caso contrário, é, 1,00 já já.

      Excluir
    2. MAS O DT HOJE FOI BOM,AMANHA TEM MAIS.
      ER MICO,E COMIGO,ESTAVA COM SAUDADES!

      Excluir
  15. Ok, Rei....

    Grande lição esta OGXP....acho que a tendência era ir para o VPA mesmo, como PETR e HRTP. Muita inflação de promessas. Agora, um farmout sobre promessas, vai ser difícil. Ainda mais com super problema de credibilidade. Acho até que vai operar com desconto até com relação à PETR e HRTP. HRTP até sinalizou com recompra de ações. O picareta do Eike parece estar mais preocupado em vender participações....Espero que vc esteja bem e esfrie logo a cabeça. Da minha parte, este papiro micou. Não faz sentido.

    ResponderExcluir
  16. É, eu já havia visto que outras empresas de oil são negociadas na bolsa a cerca de 2 a 3 vezes o VPA e nessa comparação a OGX estava cara de fato.
    Mas veja que farm out é justamente sobre promessas, ou recursos prováveis, pois não faz muito sentido a empresa vender por USD 11,00 reservas provadas.
    Sobre a venda de participações, não acredito que esses grandes investidores sejam enganados pelo Picareta, afinal ele tem vendido as participações por preços acima do mercado de açoes (bem acima). Acho que há valor aí, mas o problema é o tempo, ou seja, no LP mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Alá, Rei, o peruca vai falar...

    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/06/27/eike-batista-tentara-acalmar-investidores-da-ogx-em-teleconferencia.jhtm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estava fora e não deu para escutar a teleconferência, mas pelo visto só teve bla bla bla.

      Agora só farm out de 1 bi de BOE a usd 11,00, o que parece improvável no CP.

      SE no LP a empresa aprsentar boa lucratividade, tá barata agora, mas depende do preço do oil e dos planos de produção ficarem no mínimo 80% dentro do previsto. Aí eh para looooooooooooongo prazo mesmo.
      Peruca picaretou de vez.

      Excluir
    2. Perguntaram como ficam as concessões, se falirem. O Eike surtou: temos US$ 9 B.

      Excluir
  18. E agora reizão? Entrou água no chopp, quer dizer no petróleo!

    Será que Thor poderá nos salvar? Se ele não atropelar mais ninguém no caminho, quem sabe?

    ResponderExcluir
  19. O Gnomo morreu?

    ResponderExcluir
  20. Afiiii....

    Só porque o tio peruka tá pela bola 7, isso não quer dizer que o gnomo tá muerto ou pra murrer!

    kkkkkk

    E aí mossada? É pra comprar ou pra vender essas emprezas de oil?

    Princheza, se rasga, fia! Tô aqui nas capitar da mueda: Milhano!
    Domingo vô pra Zurich. Vou pra casa do meu primo o Gnomo de Zurich.

    Vcs sabiam que nas vitrines das relojoarias de Zurich tem relógio de pulso de 500K em exposição pra venda? uauauauauauaua

    Vô tirar essa estória a limpo, tiiiiioooo.... kkkkkkkkk

    Mille Baci,

    El Gnomo Moxilero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rei, está tudo bem?

      Excluir
    2. COM O UNICO E VERDADEIRO REI TUDO OTIMO,PRINCIPALMENTE COM A VOLTA DO MICAÇO OGXP3 E WINQ12.
      APREENDENDO SEMPRE E OPERANDO NA PONTA VENDIDA!

      Excluir
    3. D Fabiano,

      Vc está sendo inconveniente. Cuidado para não ser mal educado. Sabe que todos estão expostos a momentos difíceis. Você sabe disso, porque passou por isso. E não me venha operar vendido em índice, sem cotação e depois de um gap de baixa de 3% com a senha master da sua corretora!

      Bom, volto quando as coisas ficarem legais. Tchau Rei, Gnomo e D. Fabiano!

      Excluir
    4. NAO ENTENDI-NAO FALEI NADA QUE ESTAVA VENDIDO EM INDICE DEPOIS DE GAP DE BAIXA DE 3%.
      NAO COLOQUE PALAVRAS NA MINHA BOCA!
      DISSE APENAS QUE NO DIA QUE BOVESPA PAROU,MEU CORRETOR DISPONIBILIZOU A PLATAFORMA DELE.E NAO FOI SO PARA MIM,MAS PARA TODOS OS CENTRALEIROS,ESTA LA NA CENTRAL.MERCADO FUTURO,BMF,TEV SINAL O TEMPO TODO NO HB.
      NESSE DIA NEM LEMBRO MAIS SE ESTAVA VENDIDO OU NAO,MUDO VARIAS VEZES AO DIA,QUEM NAO FAZ ISSO SE FERRA ALI.

      Excluir
  21. Shhhh....

    to sentindo aqui das lonjuras que esse tombo nas petrolíferas tá estressando a trindade do saber bursátil aqui de nostro reinus: princheza, don fabianus, mey rey... Amém!

    se sendo assim, vô mexer meu pauzinho da sorte pra dar uma morau pros amigos: hoje vou entrar comprando gerau e aí vai tudo pra arriba!

    Palavra de Gnomo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não...Gnomo, gosto de todos aqui. Só não queria que o ambiente ficasse ruim com certos níveis de comentários, em um situação de desastre. Principalmente, por causa do Rei. D. Fernando, não fiquei brava. E Gnomo, vc é muito fraco, aposto que vc é o estrategista pé trocado!

      Excluir
  22. Por falar em fraudes...


    http://www.cvm.gov.br/port/descol/respdecis.asp?File=8219-0.HTM

    ResponderExcluir
  23. bem, princheza....

    pé trocado ou não, rs, tá aí o alívio de hoje prometido procês:

    3% arriba!

    Aproveeeeitchem.....

    kkkkk

    ;^)

    Aquele Abraço do Gnomo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava brincando Gnomo. Mas, hoje, qualquer um já tinha ganho até antes da abertura. Gnomo fanfarrón!

      Excluir
  24. Tchau, Rei. Fica bem. Bom fds para o Gnomo Estrategista e ao D. Fernando.

    ResponderExcluir
  25. Então, segundo vc, hoje era dia certo de alta!

    E aí era pra qualquer um só fazer do jeito que vc tanto critica o don fabianus e entrar comprado no gap de abertura?

    uauauauauauaua

    Fica preocupada naum, princheza. Pega na mão do Small e vai na fé que no fim da estrada a voça rendenção estararás a sua espera no LP...

    Bonna Findus,

    El Gnomo Funfarrão

    ResponderExcluir
  26. Hoje qualquer um sabia que tinha grandes chances de porrar com a Zooropa. Qualquer pessoa já sabia desde ontem à noite como estava rolando o WTI. Quanto ao gap, a sua habilidade em comprar ou não comprar gaps é tão boa quanto o do D. Fabiano. É só isso o que eu queria dizer. Aliás, acho até que Gnomo, aposto que ficou com a mão fraca na hora do almoço.

    Quando eu disse que vc é fanfarrão. É pq vc agiu dessa forma. Cantando uma bola que já estava na cara e, mais do que isso, tripudiando da situação do Rei (sem defender o Rei, pq ele não precisa.

    Quando eu disse que vc é pé trocado. Por ironia, só associei com o Estrategista Espíritus.

    Bom, mas vi que vc ficou nervoso. Não era a minha intenção. Não precisava dizer isso. Sei que você é fraco como nós. Não precisa ficar ofendido. Não perdemos, todos, já?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Gnomo? Espero que me compreenda! O D. Fabiano já me deu bronca também!

      Excluir
  27. Princheza,

    pra semana estarei sem conexão. Se eu não aparecer, não fique triste e nem diga que eu morri.... kkkkk

    falando no Small fui agora a pouco dar uma volta por lá, rs

    cuidado... que ali vc não está batendo de frente com mesmos ceguetas daqui.... kkkk

    os debatedores de lá são criaturas mui cultas, conscientes e de muito bom senso! Grandes investidores e mui experientes, inclusive!

    Não se esqueça que o seu "crítico", o tal Nélio (se diz funcionario no senado...) certa vez disse que estava comprado até o talo em OGX e que era amigo pessoal do tio peruka (insider?). E que ele "diminuia" o preço medio do seu investimento só vendendo e recomprando as mesmas ações (uiii... kkkk)

    Trata-se de gente mais lida, mais esperta e mais vivida que a senhorinha...

    k-k-k-k-k-k-k

    ResponderExcluir
  28. Mas, até para dar um contraponto para a sua mensagem anterior no sentido de que eu não concordo com tudo (ou quase nada) com que é escrito nos blogs. Aliás, dois blogs (e 1/2, já que o do D. Fabiano, quase nunca entro).

    Boas férias e volta logo. E, novamente, não fique ofendido se te chamei de fraco (no sentido de que todos nós somos) e fanfarrão (pq vc sabe que foi). Tchau!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. ah, nem esquente, princheza, rs

    vc ta insistindo tanto em repetir N vezes que estou ofendido, que deve ser pra me convencer... kkkk

    sua técnica argumentativa me faz supor que nas horas vagas (quando não está "investindo" na bolsa), vc deve se dedicar ao nobre oficio de cuidar de crianças, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gnomo, vc está muito paranóico! Está querendo extrair técnica argumentativa de um simples pedido de desculpas. Ó...de coração...desculpa, desculpinhas...

      Excluir
  30. Ui ui, a galera tá nervosa aqui.
    Esquenta não gente.

    Papiros caíram, mas se os fundamentos não caíram, no looooooooooogoooo prazo eles se recuperam.

    Nada de realizar mega preju agora.

    O momento é de comprar, que é fácil para quem estava fora da bolsa e começa a montar carteiras agora. Prá quem tá dentro, é esperar, nem que seja por 10 anos e desde que a empresa nao vá à falencia.

    E quanto à OGX, ainda acho que ela irá dar bons lucros e bons dividendos, mas, como já disse, isso é para 2014 em diante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom Rei!

      Excluir
    2. E outra coisa: ontem estive em uma reuniao de trabalho (assunto totalmente desligado de bolsa) e um cara, que está estudando bem o setor de oil, disse que a demanda mundial está em tendencia de alta e vai aumentar de fato.

      Portatno, no LP, até Petr4 pode dar bons lucros, caso o presal nao tenha custos muito elevados. É ter paciencia agora.

      Excluir
    3. mey rey....

      4 coisas pra voça majestice pensar e se possível me corrigir:

      1) sobre a crença em papiros que caem forte, mas seus fundamentos permanacem intactos, ok. Então eles caíram forte porquê? Isso significa que seus últimos valores eram "realmente" próximos do justo para o presente?

      É tudo tão óbvio assim? (estribilho)

      2) o momento está bom para começar a montar carteira, ok. Mas só porque alguns papiros derreteram forte? Mas a coisa não foi tão generalizada. Só porque um conjunto de papiros ou um setor específico foi mais atingido, isso já determina que o fundo do poço não ficaria abaixo de um ibov a 30K? 20K? Então isso significa que é muito fácil investir em bolsa? É só esperar um "momento ideal" como o de hoje, no qual "todo mundo" (?) saberia que iria inverter?

      É tudo tão óbvio assim? (estribilho)

      3) OGX derreteu uns 47% no último mês. Vamos arredondar pra uns 50%... Claro, se existe um lugar que o impossível sempre se faz presente é a bolsa, rs. Mas uma recuperação (somente recuperação nominal) de 100% é algo que se resolve facilmente apenas com o "tempo" (ou seja tudo se ajeita dentro do seu LP favorito)? Então o Small está certo e nonsense é o resto do mercado?

      É tudo tão óbvio assim? (estribilho)

      4) E todo "cara" que estuda o setor do oil entende realmente do assunto? Então existem previsões erradas pra quê? Só pra darem lucros pra quem faz previsões certas sobre a mesma coisa? Esse tal "cara" é o Dizmarcim do blog DizFinance, rs?

      É tudo tão óbvio assim? (estribilho)

      Excluir
    4. Olá Gnomo! Estás onde na Europa agora? Itália ainda?

      Vamos por partes:

      1 - vc parece que esquece o pânico do mercado. Veja 2008: a Vale chegou a cerca de 15,00, para depois bater 50,00 2 anos depois. E o short selling também ajuda os papeis caírem exageradamente.

      O mercado precifica o FUTURO, não o presente. Em momentos de pessimismo, o futuro fica terrível e assim os papéis caem mesmo.

      2 - Vc acredita mesmo que a Europa vai quebrar, que os EUA vão micar? O momento ideal para comprar sempre foi no pessimismo, vide momentos antes da eleição de Lula em 2002. Aí entra a analise fundamentalista, afinal, algumas empresas quebram, outras quadruplicam o faturamento e lucro (Vide balanços antigos da Vale).

      3 - OGX ainda pode ter um futuro excelente, de acordo com seus PLANOS. Como ainda são planos, esse papiro é muito volátil e fica atento ao menor dos deslizes da empresa. Muito normal, afinal, ninguém sabe do futuro, só podemos fazer projeções. Se os planos derem errado, aí é pó mesmo.

      4 - Então por que o oil subiu 9% ontem? Quer dizer que o preço de 73 era certo, e o preço atual de 85 usd é errado? Vc não acha que havia panico e especulação pessimista até mesmo no preço do oil?

      Excluir
    5. blá blá blá...sobre blá blá blá!

      Excluir
  31. Oi Gnomo, tudo bem? Concordo com os pontos 1-2 e 4.

    Mas, em (2), pq vc sempre joga com a possibilidade de 20k/30k? E não com 90k, 100k? Significa que nunca se pode ter uma carteira de longo prazo, pois sempre existirá a chance de uma queda geral de 50%?

    ResponderExcluir
  32. OGXP3

    Fim de um reinado de um empresário que vendia sonhos que não valia nada! Senhor Eike Vigarista, enganou a todos por muito tempo, agora vai devolver boa parte de sua fortuna ao mercado, mesmo assim sairá no lucro, e bem no lucro.

    Que o mercado faça justiça enterrando de vez esse legado de empresas X quase todas improdutivas, sem nenhum compromisso com produção, lucros e dividendos aos sócios! Fim de um legado onde somente um lucrava: o próprio Eike!

    Caixão e vale preta! Aqui jaz, OGX!

    ResponderExcluir
  33. Mey Rey,

    Estou em Milão e hoje vou pra Suíça, perto de Zurich. Esta viagem é dedicada – em especial – a arte contemporânea, algo que ouso dizer ser meio outlier em termos de “passeio na zooropa”, visto que na minha idade já não dá mais barato ver enésima vez Palácio de Versailles, a Capela Sistina ou a Mona Lisa.... Mas como agora vou para casa de amigos e a política familiar é “no-internet” dentro de casa, talvez eu não possa dar continuidade ao nosso batepapo (talvez num café wi-fi, só na hora pra saber...).

    ResponderExcluir
  34. Mas voltando aos nossos pontos e lembrando que falo sobre “pânico em mercado” na confortável posição de ex-post....

    Pânico em mercado mesmo é um momento raro. Só vi dois assustadores: no plano Collor (1990) e quando a eleição do Lula tava no papo (2002). Em 90 (sem contar o Caso Najas e o fechamento da bolsa do rio) eu mesmo fiz côro com a maioria “profetizando” que a “instituição bolsa de valores no Brasil” estava fadada a extinção nos próximos 20 anos (2010... kkk). Ou seja o mesmo erro que sempre se repete em previsões: todos sempre ficam projetando o futuro como uma releitura do presente.

    De fato, 2008 foi um bom momento pra se entrar. Mas aquilo não foi um pânico. O problema é que costumamos associar “pânico” quando somos nós que afundamos. E que “correção” é quando são os outros que afundam. A questão toda é que a oportunidade, de fato, se faz nesses momentos. Mas é preciso compreender a extensão das perdas em caso de equívoco. Não podemos contar com discursos paliativos, mas sim com “limites”. O nome disso é estratégia, boi de piranha,não importa o nome. Gosto muito de usar como exemplo o nosso mestre Small pra tentar expor o que seja “limite”. Veja: ele declara que 75% do seu PL está em RV. Te esclareço: não ecziste estratégia, hedge, reza-forte, fundamentos, canal gráfico de suporte ou bom senso (além de muita sorte, é claro... ) que segure uma exposição desse grau (considerando todo o PL). Diria mais: 50% já vai longe de qualquer salvação. Como ele é barnabé (funcionário público), sem problemas, a viúva vai segurar ele até o fim da vida com um aposentadoria integral.

    Mas é preciso compreender que em termos de preto no branco, a maioria desses blogueiros devem girar PLs de 20K ou 30K no máximo. Sendo assim, um cabra desses que perde 50% do seu PL, em um ano trabalhando hora extra de motoboy, eles recuperam os esses 10K ou 15K do prejuízo de 50%. Portanto cuidado com esses discursos de pseudo-caipiras-suburbanos-financistas. O que sempre estou falando é de algo mais “irrecuperável” em caso de perdas consistentes. Porcentagens, por incrível que pareça, quando o assunto é grana torna-se relativo pra cacete: 100% de pouco pode ser igual a 1% de muito.

    Esse papo de que o mercado precifica o futuro tem que ser bom de abstração filosófica pra se entender o que isso significa. Os preços do mercado sempre trabalham mais o presente que futuro. Se hoje acordamos pessimistas, o nosso futuro refletirá essa imagem. E se acordarmos otimistas...blablabla e tals. Mas o “futuro” mesmo, só saberemos quando ele se fizer “presente”.

    Esse papo de Europa e USA micarem, depende mais do fim da era do capitalismo do que de fim de contratos financeiros, calotes ou renegociações. Depois das I e II grandes guerras, com a criação das máquinas de guerra de destruição total, já se sabe que NADA pode terminar em impasse incontornável. Vide a lição da Guerra Fria, em especial, o desfecho da crise dos mísseis soviéticos em Cuba nos anos 60. Portanto não confunda com comparações espúrias a falência da padaria da esquina com a insolvência ou convulsões de países soberanos.

    Sobre a OGX, repito, se existe um lugar que o impossível se faz presente é na bolsa, rs. Nada impede dela subir aos céus e ser uma bela aposta. Mas falar em “planos” da empresa sendo apenas um minoritário com acesso a relatórios escritos por eles e auditados por escritórios pagos por eles mesmos, sinceramente... prefiro compreender os meus limites de perdas do em apostas cegas no futuro, do que esperar que me convençam sobre planos de negócios que desconheço a verdadeira extensão. E se ontem o oil estava a X e hoje está a Y, sinceramente, não vejo no que isso possa ser bom ou ruim. Vc mesmo já jogou o problema pra 2014. Então os preços recentes do oil NADA significarão para os próximos meses.

    ResponderExcluir
  35. E lembre-se: preços de commodities não são parâmetro pra nenhuma forma de previsão de futuro. Eles mudam ao sabor do NADA. É tudo ilusão. O oil vai de $30 a $100 em questão de semanas, da mesma forma e velocidade que faz o caminho contrário. Se os árabes decidirem que vão “regular” a torneira, a coisa vai a $200. E se USA ou a Rússia decidirem que vão liberar geral seus estoques reguladores, vai a $30 da noite pro dia. O seu tal amigo tem acesso a esse tipo de informação? Ou ele faz como todo mundo que liga na bloomberg de noite pra saber o no que vai acreditar no outro dia? Ou então ele tb é adepto da mais nova barbaridade que leio nos blogs... kkkk: “quando a empresa não apresentar mais bons fundamentos, eu vendo”. Bonito, né? Há 100 anos atrás Charles Dow já intuiu e esclareceu esse absurdo quando dividiu os investidores em 3 categorias: insider, outsider e out-outsider. Mas não adianta... a força de atração do “buraco negro” é mais forte, sem dúvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rei, neste ponto, o Gnomo tem razão:

      “quando a empresa não apresentar mais bons fundamentos, eu vendo”.

      o contrário, que eu já vi é:

      "compre empresas com lucros crescentes"

      O problema é que, como experimentamos, na OGX, a função de um ativo, pode até ser contínua, mas não é diferenciável. A gente sente o buraco negro, mas a gente já está lá....hihihi.

      Excluir
  36. Princheza,

    Como vc de fato sempre demonstrou boa capacidade de abstração, acho que entenderá a minha “tese”... kkkk...sobre carteiras de longo prazo.

    Isso já comentei antes: todo mundo confunde índice no longo prazo com carteiras de ações no longo prazo (principalmente a “sua” própria carteira...). O índice, claro, numa economia e mercados não maduros (Brasil), de fato, no longo prazo “tendem” a subir, crescer... ou como quiser. Mas os ativos (empresas)vão se alternando nessa “escalada”. O problema é que os ativos da moda quando saem desse páreo eles simplesmente não param de subir, ao contrário, primeiro caem forte e rápido; e outros ativos (impensáveis na época como uma Usiminas em 2002,considerando as leis dos fundamentos e dos gráficos) é que passam a subir. Então essa “troca” destrói qualquer plano de longo prazo pra quem embarca em bolsa visando LP e caaaso não acerte no cu da mosca, tipo estar comprado em Petro ou banco do Brasil desde os anos 70 ou coisa parecida. No final dos anos 90 é emblemático a privatização da Embratel e o surgimento da NET (plim). O que na faltavam eram “fundamentos”, “lógica” e “planos de negócios” bem convincentes nessas duas apostas. E foi o que foi. Portanto perder faz parte do jogo; mas derrapar e só perder uma roda amassada é uma coisa e capotar pra fora da estrada é outra. A maioria capota e só sabe o que aconteceu quando acorda no hospital. Não precisa “brincar” de daytrader ou “bulir” com opções pra capotar em bolsa como ensinam os sábios de plantão. Só precisa ser imaturo. E se além de imaturo for arrogante (tipo os nossos mestres da blogosfera...) ainda levam junto com ele alguns gaiatos nos bancos dos caronas, rs

    Sobre o ibov é mais ou menos assim: hoje as petrolíferas podem até estar “baratas” (preços de 2008). Mas o ibov como um todo ainda tá firme em 50K. Então o conjunto como um todo ainda pode buscar mais fundo. Se isso acontecer até ouso chutar que uma petro não vá mais fundo que uns 16 contos. Mas precisa arriscar no seco hoje? Podemos (e devemos) até arriscar, mais tentar isso estruturando com opções. Elas TAMBÉM existem pra isso. E pelo amor dos deuses não estou falando nas malditas vendas cobertas... kkkkk Porque se o ibov como um todo descer mais ela pode ficar meses ou anos remando nesse mesmo valor atual (como a própria petro nos anos 70/80 que era um elefante branco bancada pelo governo).

    Vou te dizer uma coisa e espero que seja útil: em bolsa (como até pontificam alguns dos nossos mestres...kkk) nada e nem ninguém é 100% certo! Uau! Certíssimo! Kkkk Mas essa afirmação – na prática – não se traduz em nenhuma utilidade. Mas se vc se concentrar no outro lado desse moeda, descobrirá algo extramente útil: que em bolsa existem MUITAS coisas cantadas em verso e prosa que são 100% erradas!!! E nisso que vc tem que concentrar sua atenção. Para exatamente saber reconhecê-las, evitá-las e saber se posicionar aonde existe alguma chance de exposição minimamente segura pro seu patrimônio como um todo (quando ninguém é 100% certo...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gnomo, que bom que postou. Viu só como consegue ser bom, sem tripudiar e se fanfarrão? Em resumo:

      (i) Significa dizer que vc é cético quanto à capacidade de um investidor, pequeno ou grande, em selecionar os ativos certos em momentos corretos. No sentido, então, de que a melhor estratégia básica seria se expor a fundos passivos, ETF's como SMLL, BOVA, etc. ou, até, por meio de operações estruturadas com opções.

      (ii) Dado isso, estratégias que pululam na net sob jargões como "value investing", "stocks for the long run", "buffetology", etc são perigosas, até em função da tosquice dos pretensos seguidores.

      (ii)Ainda se fundamenta no risco de que um Ibov em 50K oferece riscos sistêmicos e uma exposição comprada em ações nos preços atuais pode se configurar até em uma armadilha de valor.

      (iv) Ser contrária, fugir de modismos e identificar os erros que são subjacentes às "estratégias" que são rotuladas e vendidas por aí, é o ó do borogodó.

      Excluir
    2. Esse enorme comentário do Gnomo aí mostra que ele é mesmo cético a tudo na bolsa, o que é bom. Medo é muito bom na hora de investir na bolsa, pois minimiza prejuízos. Mas também minimiza os ganhos.

      Excluir
    3. (i) Isso eu concordo ex-ante. Até já postei um vídeo aqui que vc nunca deu seu parecer. http://www.youtube.com/watch?v=AtSlRK0SZoM

      É por isso que eu diversifico. Mas, provavelmente, vc vai ridicularizar quanto à minha capacidade de diversificação. Seria outra questão. Além do que, vc já experimentou o buy and hold. Deixa eu experimentar, pelo menos travando % do meu patrimônio! Até o Shiller prefere uma exposição em ações para o longo prazo: http://www.usatoday.com/money/economy/story/2012-03-03/robert-shiller-economy-stocks-housing/53338010/1


      (ii) Mas, via de regra, acho que vc está certo. Vai acontecer coisas como essas, confrontando uma análise de um fundamentalista experiente contra o resultado:

      Análise Bastter sobre a SBSP para 2012: "Olhando o quadro realmente nao parece ser grandes coisas, mas este quadro é só um estudo inicial. Agora realmente as receitas vem crescendo. Parece que 2011 está sendo um ano pior." + "este ano margem menor e divida maior isso é ruim"

      Resultado 2012S1: http://www.infomoney.com.br/sabesp/noticia/2482325-com+alta+sabesp+foi+melhor+acao+ibovespa+semestre

      (iii) Tenho consciência de que ninguém pega fundo e tendência ao mesmo tempo. Mas, esperava que vc argumentasse mais a este respeito. Acha que eu não tenho medo de um artigo desses?

      http://www.ritholtz.com/blog/2012/06/bulls-eye-investing-almost-ten-years-later/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

      Lógico que eu tenho medo. Mas, vc confia? Vc confiou no Taleb?

      http://www.bloomberg.com/news/2010-08-11/-black-swan-author-taleb-says-he-bets-on-collapse-of-government-bonds.html

      (iv) nasci de ponta cabeça, já sou contrária por natureza.

      Como já disse para o Rei, acho que vc, apesar de polêmico, tem muita coisa a ensinar. E deu para entender que existe a chance de se alcançar o mesmo retorno com menos risco/volatilidade via opções. Mas, esta questão é aberta, vou ter que aprender sobre opções, para afirmar isso.

      Rei, quanto ao OIL, ele estava querendo dizer sobre isso:

      http://www.forbes.com/sites/toddganos/2012/06/22/is-it-time-to-by-oil/

      Excluir
  37. Uau...

    agora vcs tem bastante coisas pra comentarem, rirem e baterem até doer a língua no seu gnomo de estimação... kkkkk

    divirtam-se aí que eu me divirto daqui.

    gnomo, agora, só daqui uns 15 dias!

    kkkkk

    ResponderExcluir
  38. Rei, o que acha?

    http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/eike-nunca-cumpre-o-que-promete-diz-ex-socio?page=3&slug_name=eike-nunca-cumpre-o-que-promete-diz-ex-socio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o que sempre acontece: a imprensa observa os fatos e DEPOIS publica notícias correlatas. Como as ações X despencaram, agora publicam notícias desfavoráveis.

      Essa reportagem mostra o JC idolatrando o Daniel Dantas e grupo Votorantim e detonando o Eike.

      Sobre o D Dantas, nem precisa falar: o cara é mais bandido que qualquer um, basta pesquisar no google. E o Votorantim? Lembra da VCPA4, que quase quebrou por prejuízos bilionários com os derivativos lastreados em dólar? Prá mim, o Votorantim fraudou seus acionistas, afinal, se a empresa perdeu, alguém ganhou. E esse JC vem dizer que a Votorantim é o grupo mais sério... Minha nossa!

      E é errado o cara dizer que os investidores na OGX não entendem de petróleo. Há grandes fundos da arábia que entendem de oil mais do que qualquer um e aportaram bilhões na OGX, vide Mubadala recentemente.

      Também é errado dizer que os leilões da ANP foram "sobras" do que a PEtro não quis. A Petro nao conseguiria explorar sozinha todo o território nacional.

      Enfim, vejo essa reportagem como mera reação às quedas das ações, afinal, é fácil falar mal agora. O oil da OGX está lá, são no mínimo 10,8 Bi de BOE. VAmos ver no futuro como fica isso.

      Excluir
    2. E outra: o tal do JC diz que a MMX nunca vendeu minério. Errado. Está vendendo sim, em quantidades ainda pequenas, que não dá para encher um navio capesize por ano, mas vende. E vende para a VAle, Gerdau e outras nacionais, tá lá na ITR da MMX.

      Essa reportagem é, no mínimo, estranha.

      Fiquei foi com vontade de comprar OGXP3 e MMXM3 agora, pq parece que querem semear o terror para comprarem mais barato.

      Excluir
    3. Calma Rei, deixa pelo menos saírem novos resultados. Não é melhor?

      Excluir
  39. Rei,

    Aposto que o Gnomo está lendo. Bom fds.

    ResponderExcluir
  40. hehehe aproveito esse mini-pânico para aumentar minha posição nas empresas X.
    Mubadala, Hyundai, entre outros não são otários. Eles conhecem e tem muito experiência nos seus respectivos segmentos. Porque investiriam nas empresas X ? Por sorte? Não acredito, agora pode não estar dando lucro mas no futuro quem aguentar a posição nas empresas X vai ser muito bem recompensado!
    Parem de ser imediatistas

    E não se esqueçam que o mestre do pessimismo Ricardo Amorim preveu um final de ano mais negro ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pq vc não está comprado em 11 reais, como eu. Rei, este papel é tóxico demais.

      Excluir
    2. It's all about FEAR and GREED
      Tente controlar os seus sentimentos.

      web.mit.edu/alo/www/Papers/lorepsteen4.pdf

      Excluir
    3. Gostei desse paper, valeu pelo link.

      Excluir
  41. HEHEHEHE-UM MIQUEIRO FAMOSO E UM MICAÇO EM SUAS MÃOS.
    A MISTURA PERFEITA--O UNICO E VERDADEIRO REI E OGXP3.
    RESULTADO-LUCRO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi D. Fernando. Pq está comprando LEVE?

      Excluir
  42. Silvio abrindo conta no exterior.O senhor deve ter uma tambem,rei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já pensei nisso e em 2010 cheguei a entrar em contato com uma corretora nos EUA.

      Mas para negociar ações lá é preciso levar em conta também a variação cambial.

      Veja que eu até queria comprar GOOG e teria lucro:

      http://reidasbluechips.blogspot.com/2010/05/google-gostaria-de-comprar-acoes-dessa.html

      Excluir
  43. Afiiii, mey rey e princheza!

    Até que nem bateram muito no seu gnomo... kkkkkk

    Como sabem não estou pontificando do meu bunker em Itapira City. Então não tenho as mesmas facilidades e confortos do meu laboratório bursátil e acesso aos meus alfarrábios e minhas canetinhas mágicas de cores.

    Já passei por Zurich e Dornnach (conhecer o Goetheanum, vale à pena) e já estou em Kassel (visitar a Documenta) sendo dia 9: Berlin

    Essa batebapo poderia até render mais, mas como disse: aqui estou limitado.

    Mey Rey, atenção aqui no que disse:

    """Medo é muito bom na hora de investir na bolsa, pois minimiza prejuízos. Mas também minimiza os ganhos."""

    O que vc chama de "não-medo"? entrar firme num único papel? Ou montar uma carteira diversificada com alto grau de exposição (acima de 50%)?

    Adianto: qualquer uma das respostas envolve erros graves. Mas diversificar, acredite, envolve erro em maior grau se o seu objetivo - é claro - é ficar rico em bolsa, rs

    Céticos não acreditam em muita coisa, inclusive sorte.
    E como eu acredito MUITO em sorte e me acho sortudo, portanto não sou cético.

    Princheza, como disse, não tenho agora como comentar os seus comentários... kkkk

    Mas veja: vc sempre pergunta algo citando um link e sempre responde e comenta com outro link. Então pra te responder envolve muita tempo e observação por isso não dá argumentar tanto sobre tudo que vc cita. Se quiser em agosto voltamos aqui e continuamos. Sobre confiar ou não, não entendi e não vi o link. Mas previsões sejam as suas as minhas ou do Taleb possuem o mesmo pêso: especulação. Taleb é um pensador conceitual sobre o mercado. Mas se vc quer valorizar quem acerta em cheio, então teremos que aceitar que "Bola de Neve" é uma obra-prima.... kkkk

    Ao anomimo que falou:

    """Mubadala, Hyundai, entre outros não são otários. Eles conhecem e tem muito experiência nos seus respectivos segmentos. Porque investiriam nas empresas X ? Por sorte?"""

    Esse é um exemplo tipico de ingenuidade. Um pequeno investidor JAMAIS pode se espelhar em decisões de bigplayers. Bigplayers normalmente compram com dinheiro dos outros (pequenos acionistas como vc). Vc pode ganhar de mil maneiras e ganhar sempre quando se toma decisões com o dinheiro dos outros, inclusive perdendo esse dinheiro, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El Gnomo das Zoropa!

      Gnomo, pedir para eu definir o "não-medo" já é demais!!

      É simples: bolsa é igual a Coca-Cola: ou vc toma ou não toma!

      Ou vc entra na bolsa ou não! Simples.


      Mas concordo com vc que o adm. de fundos de ações pode ganhar dilapidando o patrimônio do próprio fundo. Chama-se fraude a cotistas, muito comum.

      E discordo de que um pequeno investidor JAMAIS pode se espelhar em bigplayers. Se fosse assim, JAMAIS um pequeno investidor compraria ações.

      Excluir
  44. mey rey...

    de fato não existe "meia-bolsa", rs

    Ou vc tá dentro, ou vc tá fora.

    mas até cocacola se o cabra não souber beber até certo ponto ou se beber errado vai ter dor de barriga... kkkkk

    e como eu disse existem mil maneiras de um adm. na condição de bigplayer ganhar dinheiro. Inclusive com fraude, ok. Aliás vc mesmo quando tá puto acusa o tio peruka, o Dantas, o Lehmann, o Soros e até o meu primo o gnomo de zurich de espertalhões! Em sã consciencia vc seguiria os passos de alguem que vc desconfia que seja um espertalhão? As juras de amor de um BP espertalhão (aliás nem seria BP se fosse um bobão) são de verdade mesmo e ele quer casar comigo ou ele só tá querendo comer a minha bunda? kkkkkkk

    Mas as outras 999 formas através de operações mais sofisticadas (estruturadas) é que são as mais dificeis de vc "desvendar" corretamente através de uma simples observaçao se ele está comprando o ativo X, vendendo o ativo Y e o mesmo em derivativos ou futuros. Normalmente sardinha só consegue ver ou ter acesso a uma das pontas da operação ou da estratégia de um BP. E aí quando ele lê no jornal, na Exame, vê no book ou ouve na radio-mesa que tem "gente" comprando deteminado ativo, não faz a menor idéia que existam estratégias de aposta firme em queda que necessitam operar com uma das pontas compradas; ou pior: o BP apenas está fechando uma operação de futuro (montada no passado, rs) "comprando" que é pra sair vendendo logo em seguida e fechar a operação no lucro.

    sardinha pode comprar ações, sim, mas seguindo seus próprios planos adequados a sua medida e da sua realidade de out-outsider. E não ficar "copiando" estereótipos midiáticos de soros (eu sou especulador) ou de bufett (eu sou investidor). Vcs só tem acesso a uma ponta da biografia dos cabras, os quais, acredite, não são "pessoas óbvias" como a maioria dos que se identificam com eles se acham, rs. E justamente a ponta que eles te deixam vislumbrar.

    pra sardinha vale a velha regra: "passarinho que tenta voar como morcego acaba dormindo de cabeça pra baixo"

    ResponderExcluir