O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

26/12/2011

Nova análise sobre a Inepar - Inep4

A notícia do jornal Valor Online, deste link, reativou minha curiosidade quanto ao mico Inep4 e por isso fiz novas análises.

(Para quem nunca leu este blog, pesquise INEP4 ou Inepar na barra de pesquisa aí do lado esquerdo e verá vários posts e centenas de comentários dos leitores).

A análise abaixo é motivada pela necessidade de refazimento das DFP e ITR desde 2009, conforme notícia acima. O PL deverá ser retificado devido a vários "desvios" de contabilizações.

Então, segue quadro com os valores prováveis de Patrimônio Líquido e VPA, conforme hipóteses de ajustes:



HIPÓTESE 1:  é o que pode ocorrer imediatamente. São todos os ajustes necessários à adequação ao novo padrão contábil das normas IFRS. Assim, o PL ficaria negativo em 586 MM. Nessa situação, a Inepar não poderia participar de licitações públicas, já que PL negativo é impeditivo.

HIPÓTESE 2: é a que eu considero mais justa. O mútuo vinculado aos TDP (títulos da dívida pública, que carinhosamente chamo de títulos da dívida podres) deveria ser cancelado proporcionalmente e devolvido à Inepar pela IAP, porque, se os TDP são podres, então, por justiça, o pagamento vinculado a eles deveria ser cancelado. Obviamente, a IAP não quer isto. Acho difícil de ocorrer, salvo provável disputa judicial, que levaria vários anos. Nessa hipótese, o PL ficaria em 677 MM.

HIPÓTESE 3: é um meio-termo entre as duas acima. A IAP, nessa hipótese, trocaria os TDP por títulos de crédito "bons" no mesmo valor. Não acho que essa hipótese deva ocorrer, mas seria melhor do que a hipótese 1.

Ocorrendo qualquer hipótese, não haverá reflexos operacionais na Inepar, ou seja, as margens continuarão ruins, tendência de prejuízos continuam. A famosa correção monetária fantasma, dos TDP, irá desaparecer, contribuindo para aumento do prejuízo trimestral.
Por isso, não vejo bom futuro para as cotações de Inep3 e Inep4, que continua com sérias necessidades de capitalização (estimo uns 500 MM para começar).
-

20 comentários:

  1. Rei Mei,

    Boas Festas e etc... Mas vamos logo ao que interessa!

    Lá no blog inimigo saiu mais uma tripléxica do case marfrigus e parece que o voça majestice também está envolvido no imbroglio, já que foi citado! Veja:

    Vozes como a da reportagem do Valor,que hoje informa:“Marfrig falha ao explicar mudança para IFRS”.Vozes como a dos autores da análise “A Fantasia do EBITDA”, que expõe a big picture de um rei nu. Sim, o rei está nu. E se o rei está nu, seus súditos também estão.

    El Gnomo Peladão

    PS - o senhor além de nu... tá vendido ou tá comprado na parada?

    ResponderExcluir
  2. Eheheh, Gnomo, eu já comentei sobre esse lance neste link, nos comentarios:

    http://reidasbluechips.blogspot.com/2011/12/o-rei-das-blue-chips-descobre-formula.html#comments



    Continuo com a mesma opinião. Eu até queria comprar nessa época aí, mas começou a subir muito aí desisti. Agora acho uma boa para LP, mas prefiro a jbss3 - mais poderosa e maior.
    Acho que Marfrig tá caindo agora pq esse questionamento está assustando o mercado - na dúvida, neguinho sai fora e realiza lucro. Estou fora de mrfg3 , mas acho uma boa.

    ResponderExcluir
  3. de jeito nenhum Fabiano. Acho que pode ir a uns 0,50.

    ResponderExcluir
  4. daí nóis gosta né D Fabiano?!!! hahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Porra, Rei Mei, porra!

    Faltam só 2 dias pro ano arribar e voça majestice AINDA não escrinvinhou a retrospectiva do ano?!

    Relembre os melhores e piores momentos do ano!

    Contalibilize nossas vitórias!

    Lamente nossas derrotas!

    Tripudie com as baixas, os vexames e as humilhações que os inimigos de voço reino sofreram diante de ti e lheu fiel Exército de Brancaleone!

    Bota quente, Rei Mei!

    El Gnomo de Itapira
    Fugueteiro Reau

    ResponderExcluir
  6. Gnomo, boa idéia essa, eheheh
    Mas eu não gosto de retrospectivas... Nem leio essas revistas que publicam isso; na TV, quando aparece uma , troco de canal.

    Se vc quiser escrever uma retrospectiva, beleza, aí eu publico em um post.

    ResponderExcluir
  7. ONTEM INEP3/4 DISPAROU?
    SABE O MOTIVO?
    QUANTO A RETROSPECTIVA VOU FAZER NO FIM DE SEMANA EM MEU BLOG.SÓ DOS MICOS,CLARO!
    BOM ANO PARA A GENTE.

    ResponderExcluir
  8. Faz retrospectiva não Fabiano. Faça previsões. Quero saber do futuro. Passado já foi.

    ResponderExcluir
  9. poooora, mey rey!

    retrospectiva é só um resumão dos melhores e piores momentos de nossas sagas! Voça Majestice está nos devendo uma retrospectiva!

    previsão já pertence a outros ministérios...

    Mete bronca aí na sua retrô, Don Fabianus. Se ela for boa mesmo, irei lá te elogiar e encher as tuas bolas, se ainda mey rey lho me permitides! kkkkkk

    El Gnomo de Itapira

    ResponderExcluir
  10. tu já foste convidado a escrever uma retrospectiva e postar aqui, mas tu não quiseste...

    ResponderExcluir
  11. A questã não passa pelo querer gnômico, Mey Rey!

    Falta-me-lhe um talentium talqualmente o voço para tanto....

    El Gnomo

    ResponderExcluir
  12. COMECEI O ANO BEM,COM BEES3 E IGBR3
    HOJE UMA SURPRESA COM AGEN11.
    ASSIM EU VOLTO A SER QUEM FUI.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. incrivel a agen11 hoje, 135% com volume 13 MM.

    Gnomo, então leia esse texto do luciano pires sobre retrospectiva:

    -----------------
    Vou repetir neste final de ano um texto publicado em 2008 no qual fiz algumas adaptações. É que gosto muito dele, que é atemporal e merece ser revisto.

    Todo final de ano tem retrospectivas. Quem é que não gosta de rever aquelas cenas que nos tiraram o fôlego ao longo do ano que passou? Principalmente quando editadas em ritmo de filme de ação? Imagens fortes que brincam com nossas emoções.

    Retrospectivas colocam molho em nosso rotineiro cotidiano e servem para lembrar como somos sortudos, afinal, com raras exceções, aquelas tragédias nunca acontecem conosco, não é? E às vezes também aparecem as perspectivas, aqueles exercícios que tentam antecipar o que vem pela frente. Todo ano é igual: Jair de Ogum e Mãe Dinah dizendo que vai morrer um artista e economistas apostando que a inflação será de xis por cento. E a gente adora! Pois vou propor algo diferente: em vez de olhar para trás pra rever o que passou ou para frente pra antecipar o que vem por aí, proponho olhar pra dentro e fazer sua “Introspectiva 2011”.

    Pouca gente sabe direito o que é a introspecção. Costumamos dizer que um indivíduo introspectivo é aquele pouco social, que passa a maior parte do tempo às voltas com seus pensamentos, à margem da festa. Mas a introspecção é mais que isso. Envolve até mesmo a Filosofia! Sabe-se que Sócrates já utilizava a técnica da introspecção em seus estudos sobre os grandes enigmas da vida.

    O que me interessa neste final de ano é refletir sobre a introspecção como “o ato de olhar para dentro de si mesmo, para seus pensamentos, desejos e sentimentos, examinar como sua mente funciona, como toma decisões, como direciona seus atos.” A introspecção como um auto-exame para nos conhecer melhor e assim antecipar nossas reações e realizar escolhas melhores.

    A introspecção envolve credos, desejos, dores e emoções. É um vasto campo de estudos da psicologia, coisa de quem é do ramo. Mas dá pra refletir sobre esse processo de auto-conhecimento que fará você se arrepender e se orgulhar de coisas que fez ou deixou de fazer.

    O processo de introspecção ajuda a entender como sua mente funciona, deixando você mais apto a evitar armadilhas e principalmente, a mudar. Mas a coisa não é assim tão fácil, não. Temos a tendência de repetir padrões de conduta, cometendo sempre os mesmos erros. Sabe aquela amiga que vai pedir dinheiro emprestado outra vez? E você vai acabar emprestando? Ou seu chefe que vai te chamar para a reunião no final da tarde e vai te segurar por horas? E você vai? Pois é... A Introspectiva 2011 colocará você na incômoda posição de ter que explicar – para si mesmo – a razão de não mudar. Esse exercício é incômodo, pois mentir para si mesmo não é confortável, ninguém gosta de ser confrontado com suas fraquezas. Preferimos o auto-engano, a continuidade confortável dos processos que podem não ser os melhores, mas são familiares.

    Comece 2012 realizando uma introspectiva 2011. Olhando para o que aconteceu no mundo, no Brasil, em sua cidade, em sua família – mas refletindo sobre como você reagiu aos acontecimentos. Que atitudes tomou, o que aprendeu e o que é que vai fazer a respeito.

    Mudar dói. Reconhecer fraquezas dói também. Mas a alternativa é deixar como está pra ver como é que fica.

    Um jeito bem vagabundo de começar 2012, não é?

    Feliz Ano Novo.

    Luciano Pires

    ResponderExcluir
  14. Perfeita análise sensata sobre o Mico Valentin.
    Ja estive comprado nesta merda ha tempos atras e tomei 1 puta nabo, mesmo assim se estivesse hoje nisto estaria 50%pior. Entao antes tarde do que nunca. O que nao me conformo é ver os iludidos ignorando este "ROMBO" na empresa como se nada tivesse acontecido. Como são inocentes em acreditar que o Velho Gagá anti-acionista irá limpar quase 700M do balanco e dar coisa boa de bandeja. Nao pagam nem 10m de dividendos, quato mais arrumar 700M da noite pro dia. É ridiculo quem investe nisso falando que tem potencial de ganho. A empresa nao sabe o que é lucro tem séculos. Acredito que isso foi jogada certa pra foder a cotacao e fechar capital de vez. Assim como fodeu a incorporacao de IENG que ainda nao ocorreu, foderá com o OPA da Inep, em breve.

    Sucesso a ti.
    Abraços e parabens pelas analises reais dos fatos.
    Abs

    ResponderExcluir
  15. Mey Rey,

    Não gostei do texto do cabra Luciano...

    Ele quis ser prafundo, mas acabou superfacial.

    E o auto-engano, em certa medida, é indispensável a sobrevivência da tal raça humana. O auto-engano é a fonte secreta e inigualável das apostas no imponderável das quais dependem não só as grandes realizações criativas da humanidade comotambém a esperança selvagem e inexplicável que nos alimenta, nos impulsiona e nos sustenta em nossaa vidas.

    Portanto auto-engano é bom, sim. Sem uma boa dose dele, ia ser foda de tocar essa canoa furada.

    Resumindo: sem o tal auto-engano nóis aqui no reino não estaríamos comprados até o talo em OGX..

    kkkkk

    El Gnomo Enganadão

    ResponderExcluir
  16. KKKKKKKKK, Gnomo, tu escondes o leite aí no rancho itapirístico. Tu escreves bem e não quer escrever a retrospectiva. Ou esse texto aí foi control c control v ?

    ResponderExcluir
  17. hahahahahaha

    Ahhh, Mey Rey agora sim, senti o meu PRIMEIRO ORGULHO DE 2012 com voça majestice... kkkk

    Sim, esse texto pertence a Eduardo Giannetti do seu livro "Auto-Engano", pág 11, primeiro páragrafo, rs.

    Fiz assim, porque toda vez que faço uma citação e coloco a fonte parece que isso irrita profundamente a audiência de voço reino a qual cusa voço servidor gnomo de pedante e arrogante, quando o certo seria o contrário para aqueles que respeitam os copyrights das sabedorias alheias.

    Mas já em compensações... kkkk.... Descobri OUTRA coisa de voços hábitos:

    TUDO AQUILO QUE O GNOMO ESCREVE, O SENHOR SEMPRE COPIA E COLA NO GOOGLE PRA SABER SE É ORIGINAL MERMO, OU SE EU TÔ TIRANDO UMA CHINFRA COM O CHAPÉU ALHEIO!

    k-k-k-k-k-k-k-k-k-k-k

    El Gnomo de Itapira
    Só pode haver um! (daprez, Highlander)

    ps -mas não deixe de comprar e ler essa obra de giannetti; em 2012 procure não se deixar levar por essa atual cultura de resenhas incompletas, confusas e porcas de google. O seu aqui criado pequeno agradece, rs

    ResponderExcluir
  18. eheheh, nunca fiz pesquisa no google sobre seus escritos Gnomo. Talvez agora faça às vezes, ehehe.É que o texto tava muito bom para uma escrita assim de chofre.

    ResponderExcluir
  19. Mey Rey é espertíssimo, audiência.... hehehe

    El Gnomo de Chofre

    ResponderExcluir