O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

03/12/2011

Eike Batista: o verdadeiro Rei dos Micos.

Paparazzo flagra Eike com
suposta nova namorada

Eu achava que o Rei dos Micos era o Fabiano Gênio, do blog fabianogenio.zip.net.

Mas a revista Exame prova que não é!     É o Mr. X.

A Exame, neste link, mostra que os micos OGXP3, MMXM3, LLXL3 e OSXB3 despencaram horrorosamente da árvore de micos que é a Bovespa. O único que se salvou e continuou firme na copa das árvores foi o King Kong MPXE3 (com balanços mostrando firmes e polpudos prejuízos, mas "vamo que vamo").

O Eike tem tanto mico na bolsa que a Exame se esqueceu de inserir a PRTX3 na reportagem. Eu tive que ir lá no site e fazer um comentário: despencou de 3,80 para 1,50.

Será que nosso Miqueiro X vai recuperar sua famosa fortuna ou assistiremos mais uma derrocada de papiros na bolsa?

Indicadores dos EUA:
Mais uma semana de bons indicadores da economia americana, com destaque para a queda do índice de desemprego (apesar de aparentemente estar ligada à sazonalidade de fim de ano). Se depender dos EUA, o IBOV vai a 100K rapidinho. Mas se depender dos dados econômicos da China, vai a 40K. E agora?
-

19 comentários:

  1. Oi Rei,

    Quanto ao Bifao, nao entendo. A empresa foi bem em seu terceiro tri. Por mais que ela, como todos os frigorificos esteja alavancada, a relação dívida líquida/EBITDA permaneceu em 4x
    o EBITDA ajustado, mesmo com a valorizaçao brutal do dolar. Inclusive, com grande aumento do caixa em decorrencia do aumento de receita em todos os seus segmentos. Bom, vou continuar apostando nela, segundo a empresa vai perseguir "foco no pequeno e médio varejista" e "abertura do primeiro CD no nordeste". Quem sabe nao e a nova MDIA3/biscoitos Vitarela da bolsa. Vale 500 m com operacional crescente e posicao de caixa de 700 m. Ja comeu biscoitos Vitarella?


    Ah...e comprei um papel chamado GPIV11. Apesar da queda brutal do LL, em funcao do reajuste da marcacao de mercado das empresas que a compoe, encarei como sendo uma precificacao de fundo temporario da crise. Acho que a Magnesita, uma dessas empresas na carteira da GPIV, e uma boa aposta - na linha da verticalizacao e dos ativos minerarios que ela tem em Brumado (ativos minerarios aprendi com vc...hehehehe).

    ResponderExcluir
  2. Beef3 acho que pode ser uma boa. Mas não gosto desse gpiv11. Acho que todo fundo, principalmente na bolsa, não tem fundo, eheheheh. Não confio nesses fundos. E se vc gosta de magg, por que não compra diretamente? E se prefere direitos minerários, vá de pmam, tá baratíssima - eu sei que vc está louca para comprar, kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Oi Rei,

    Dizem que comprar e facil, vender e dificil. Por mais perma bull que alguem seja, nao da para apostar em decoupling forever. Um dos papeis anti-empiricus da carteira de lp e a Tractebel. A venda, no caso, e so no grafico e na percepcao que a empresa cumpriu o seu papel na carteira neste periodo de crise.

    http://www.2shared.com/photo/9lTvneod/TBLE3.html

    Por mais que eu ache que a inflacao uma hora vai ser assustadora - o que justificaria a sua manutencao - acho que sera somente a partir de 2013. Perguntas:

    (i) o que acha de vender. Ela esta operando em um preco de 15x. E na venda, caixa ou reinvestimento em outros papeis? Talvez, colocar parte em SBSP3 para manter uma alocacao conservadora (ou acha que o retorno sobre o PL baixo nao justifica a troca) e outra para aumentar o beta da carteira?

    (ii) como se sente quando chegou a hora de vender um papel. Eu fico triste, pois fico emocionalmente amarrada e tenho dificuldade.

    Wan.

    ResponderExcluir
  4. Eheheh, muito interessante Wan.

    1- Eu acho que na bolsa, se estiver em dúvida, opte pelo pior cenário. Portanto, no seu caso, se vc acha que tble pode cair, VENDA agora e realize seu lucro.

    2 - Eu também acho que a partir de 2013 a SELIC vai voltar a subir. No momento tende a cair mesmo.

    3 - Nesse momento é difícil falar em papéis para comprar. Talvez uma boa é vc realizar esse lucro e comprar LFT 2015, até para servir de garantia para uma possível venda a descoberto, caso vc goste desse tipo de operação. Mas se eu fosse comprar agora, seria OGX.

    4 - Eu ADORO vender um papel realizando lucros!! Eu admiro algumas empresas, tipo VALe, Eletropaulo, OGX, mas não sou fixado em seus papiros. Por exemplo, Vale e ELPL4 só me deram alegrias na bolsa, mas assim que eu senti que era hora de não ficar comprado nesses papiros, saí fora. Se vc se apaixona por papéis na bolsa, reavalie esse seu "sentimento". Apaixone-se por mulheres bonitas, é mais interessante, eu garanto! KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. Oi Rei,

    Todo fundo, nao. Tarpon e um fundo. E GPIV coloquei porque ganha exposicao em um upside escondido da MAGG. MAGG que, alias, e prestadora de servico tambem, acho que ate principalmente.

    GPIV gostei pq ela vem deixando os pequenos investidores cada vez mais frustrados e fora da acao, o que acho e marginalmente positivo. E diversifica de acordo com meu estilo. Vc aluga um predio comercial, vai comer um churrasco, tem certeza que seu carro esta sendo monitorado, tem vaga de hotel para a copa do mundo e estuda pouco em facu particular. So o leite que azedou. Mas, como diz o bordao...neste caso o downside e limitado.

    ResponderExcluir
  6. Sabe como e...amor de mae. Se Tble fosse uma filha, seria aquela filha bem comportadinha, que nunca precisou chamar a atencao. Estudou, passou no vestibular, arranjou um emprego bom via programa de trainee e casou com um medico. E avessa ao risco, nunca fez loucura. Sabado a noite, so ia na casa das amigas. Foi algumas vezes na boate, mas nunca foi chegada.


    PMAM3F, seu filho como e? Da a impressao de ser aquele moco sonhador, que nunca gostou de estudar, mas tem muita ambicao. Pegou dinheiro emprestado para comprar e vender carro usado. Enricou, mas perdeu tudo vendendo baralho. Neurotico e insistente, pediu mais dinheiro emprestado para recomecar como caminhoneiro. Azarado, perdeu de novo.Engravidou duas e diz que agora ta mais responsave. Mas, sempre ta jogando....risos..

    E vc gnomo, tem algum filho?

    ResponderExcluir
  7. Ehehehe, Wan, se vc se apaixona por ações, acho melhor vc sair do mercado. Caminho curto para perdas.

    Esse papo de que é bom os sardinhas saírem fora do book para sobrarem somente institucionais é um dos mitos idiotas de mercado.

    Eu acho que sardinhas, em termos percentuais, ganham muito mais que institucionais, pelo simples fato da mobilidade: compram sem provocar altas, vendem sem provocar quedas no papiro. Institucional tem dificuldade de sair fora de um mico. Vide as enormes quedas de hrtp e mrfg3. Foram institucionais vendendo pesado. E tomaram um fumo enorme. Os institucionais, quando querem vender um papiro, precisam comprar notícias boas nos jornais, para provocar alta e arrumar compradores para suas enormes posições.

    E eu acho que fundos, em geral, somente garantem a rentabilidade DOS GESTORES. No fim, os cotistas é que absorvem as perdas. ESse gpiv eu acho uma grande trolha; tarpon idem.

    Wan, eu acho que vc trabalha na empiricus... Acertei??

    ResponderExcluir
  8. Oi Valentim, sou mico-empresaria. Nao trabalho na filial Empiricus Taguatinga-DF. Ja estudei a minha quota hora de mercado. Bom fds.

    ResponderExcluir
  9. Gnomo sentado de perninhas cruzadas só lendo o papão de auto-níveo das feras.... kkkk

    Rei Mei, noves fora, me tira uma dúvida:

    Vc escreveu que sardinhas em termos percentuais ganham mais que institucionais.

    Bem, excluindo as incontáveis feras que nos relatam suas fantásticas rentabilidades pelo orkut, advfn, fóruns e blogs, etcetera e tals...

    Tu conhece mesmo no mundo reau - nos pessoalmente de verdade - um número razoável de PFs que comprovadamente batem o mercado e os fundos, do mesmo modo como a gente conhece pela web?

    kkk


    El Gnomo de Fora
    Merda, moro em Itapira:
    http://www.orkut.com/Community?cmm=100945616

    ResponderExcluir
  10. Salve, salve, El Gnomo!

    Conheço sim, UM cara bão mesmo. Quando ogx estava a uns 8,00 lá por 2008-2009, ele vivia me falando desse treco e eu dizia que era um tremendo dum mico. Só depois dos FR é que vi potencial na empresa. Ele comprou nessa faixa, vendeu lá nos 16,00. Mas depois comprou lá nos 21,00 e agora tá segurando ela, ehehehe.

    Ele também comprou hgtx3 lá embaixo, qdo ninguem falava nela . E vendeu há uns meses atra´s, com dó, mas vendeu. Esse é ganhador sim. E opera com uns 1,5 MM. Mas é sardinha também. Esse eu te garanto, o cara ganha grana mesmo nesse mercado.

    Conheço um outro, que realizou enorme preju em 10-2008 e , frustrado, entregou sua grana para um profissional administrar. Depois me disse que recuperou tudo e mais um pouco. Obviamente, foi bem fácil para o tal profissa recuperar, já que tudo subiu em 2009.

    Mas o que eu quis ressaltar é a mobilidade dos sardinhas. Se vc compra R$ 2 MM de vale5, ela sobe 5% e vc quer realizar, OK, vc vai ter os 5% de ganho. Mas se um tuba monta posição em vale nos 38,00 com 1 bilhão, ele leva o papiro lá pelos 39,50 e tem dificuldade em realizar 2% sequer de ganho.

    Mas tubas tem várias outras estratégias, mais caras, como INDFUT, hedge, opções... Todas com ganhos menores do que as variações dos papiros.

    Não quis dizer que sardinha ganha mais que tubas. Quis dizer que sardinha tem mais mobilidade para realizar ganhos do que tubas.

    ResponderExcluir
  11. Bem, Mei Rei....

    Quase qualquer coisa comprada entre final de 2008 e início de 2009, subiu e bem.

    Mas com isso que acabei de dizer, não quero tirar o mérito do seu tal amigo. Até porque se ele enxergou com alguma visão que se o conjunto da obra que tava em 74K caiu pra abaixo de 30K, óbvio, uma queda de mais de 60% não é garantia de fundo de poço ou que vai subir em breve, mas também, ir muito abaixo disso, aí já seria fim de mundo e num cenário desses qualquer investimento ou aposta dentro ou fora de bolsa iria perder mesmo. Senso de oportunidade é pra poucos, apesar disso parecer simplista.

    Agora esse outro que contou que perdeu, mas que depois recuperou tudo... desculpe a franqueza mas esse é o lugar mais comum em conversas sobre bolsa, ou seja, vc NUNCA conhece um perdedor em bolsa, no fim todo mundo "recupera" e sempre jura que saiu no empate... kkkkk

    El Gnomo de Itapira
    Dê um sentido a sua vida: Plante Mamona!
    http://www.cnpa.embrapa.br/produtos/mamona/plantio.html

    ResponderExcluir
  12. Nao, nao....entendeu errado Rei,

    (i) eu disse marginalmente positivo, no sentido de que se trata de uma mera correlacao fraca, nao de uma causalidade. Granger causality. Acho que estou comecando a acreditar que o retorno de qualquer carteira vai depender basicamente de sorte. Mas, que pequenos investidores tendem a fazer mais cagadas, ah eu acho que sim, ne? Sejamos humildes.

    (ii) quando eu comecei a investir, eu acreditava que os gestores profissionais que entregavam um alpha consistentemente. Vi que nao e assim.

    (iii) imaginava que alguns eram genios das financas e, portanto, achava que pelo menos alguns poderiam bater o mercado com base na capacidade analitica. Depois que comecei a enxergar que tipo de pessoas eram, fiquei decepcionada. Quem, vendo os videos do Marcos Elias, colocaria dinheiro para ele cuidar? Somente aqueles mais sensiveis de serem capturados por uma pseudo-intelectualidade ou sem formacao suficiente para pelo menos enxergar que trata-se de um bom marketing com os posts mandelbrodtianos e sobre variaveis aleatorias com distribuicoes com cauda longa. Nada contra, gosto da Empiricus, sao bons, mas sao reis em terra de cegos como eu, nao?

    (iv) depois, comecei a acreditar que, pelo menos, existiam pessoas com informacao privilegiada, em um mercado assimetrico. Besteira, ne? Ate porque seria esta uma hipotese de nonstarter thinking cabeca de bacalhau. Se existe, ninguem ve.

    (v) depois comecei a acreditar em alguma tecnica filosofal. Estou, nesta fase de procura, mas admitindo um processo de desilusao a medida em que leio os relatorios fundamentalistas e analistas tecnicos.

    (vi) finalmente, por exclusao, acho que vou comecar a acreditar na sorte. Na sua resposta ao Gnomo, vc mencionou duas pessoas em quantas? E estas duas pessoas apenas incidentalmente, em episodios. Nao ao longo do tempo.

    (vii) ah...comecei a acreditar no REI DAS BLUE CHIPS. Menos, no caso das Abre, ne? Hehehe

    Ah Gnomo..antes de seus preciosos apontamentos, acho que o seu idolo tambem pensa assim...Nao curto muito ele, meio bla bla bla...mas, este texto acho que e bom, vai curtir.

    http://www.nytimes.com/2011/10/23/magazine/dont-blink-the-hazards-of-confidence.html?pagewanted=all

    So que fiquei pasma....vcs operam na casa dos milhoes? Rei, acho melhor investir alguns K para reformar seu blog. Ele e muito feio. Vende algumas Pmam3F que vc venderia mais relatorios...brincadeirinha...

    ResponderExcluir
  13. 1 - Gnomo, ok, mas um deles eu tenho certeza que fez trades excelentes e ganhadores, pq me contou a compra bem ANTES do papiro disparar.

    2 - WAN, fantástico esse seu post, eheheheh. Vc parece que lê relatórios dos empiricus pq já está escrevendo igual a eles... Vc é assinante?

    Wan, li todo esse artigo do NYT e achei excelente, valeu mesmo! Deu vontade de fazer um novo post baseado nele. Mas basicamente vejo mais um talebiano, ou seja, mais um traumatizado com recentes acontecimentos aleatórios. Se esse pesquisador tivesse feito pesquisa junto a gestores no Brasil, de 2003 a 2007, principalmente nos gestores de fundos de petro vale elpl ggbr lame4, iria concluir que aqui temos gênios da bolsa. A estatística depende da época em que é feita.

    3 - o blog tá lindo Wan!! Cheio de fotos de mulheres exuberantes! Por que vc não gosta?? eheheh

    4 - investir em ações não é sorte, Wan, pode acreditar. Esse Daniel Kahneman pode ser bom, mas é mais um enganado pelas estatísticas e pelo próprio método dele. A partir de 2002, Vale5, petr4, elpl e muitas outras subiram muito por razões fundamentalistas bem claras para alguns, não claras para outros. No mesmo período , inepar, Netc4 e outras despencaram, também por fundamentos de mercado e das próprias empresas. A arte está em identificar oportunidades. Não é um diploma que garante o sucesso. Sorte também é um fator, mas estudo, sensibilidade, controle emocional, capacidade de interpretar informações, muita pesquisa e muita inteligência são os fatores principais.

    4 - se vc acredita no Rei das Blue Chips, parabéns, está no caminho certo!! Mas leia o link ao lado, "A culpa é toda sua", eheheheheh.

    5 - Vender PMAM, agora? EStou pensando em comprar mais!

    ResponderExcluir
  14. Wan é a nova integrante do Reino das Blue Chips!

    http://reidasbluechips.blogspot.com/p/os-integrantes-da-corte-do-reino-das.html

    ResponderExcluir
  15. Rei Mei,

    Puxa! A Princeza Wan enfezada me lembrou a Beatrix Kiddo do Kill Bill... kkkkk

    http://www.youtube.com/watch?v=9pYHDrZtlbQ&feature=related

    ***

    Rei Mei, não se iluda, rs

    Quando a gente cisma de querer admirar alguém nesse jogo da bolsa, tendemos sempre a lembrar só das "dicas" que ele "acertou". Já as que ele errou, elas quase nunca entram no score da nossa "memória". E geralmente também nem analisamos com a devida cautela seu desempenho.

    Veja:

    ""Quando ogx estava a uns 8,00 lá por 2008-2009, ele vivia me falando desse treco e eu dizia que era um tremendo dum mico. Só depois dos FR é que vi potencial na empresa. Ele comprou nessa faixa, vendeu lá nos 16,00. Mas depois comprou lá nos 21,00 e agora tá segurando ela, ehehehe.""

    Num primeiro momento ele lucrou 100%, Ok. Parabéns!

    Mas agora num segundo momento ele comprou a 21 e hoje ela só vale uns 14: ou seja, uma queda de uns 35%. Então, agora, pra ele sóóó voltar pro breakeven serará necessária uma alta de quase 55% no Xizão. Haja força e fé na peruca de Mr. Eike!

    E se esse reencontro com o breakeven (correlação versus causa e efeito, nada a ver blablabla e tals) demorar um pouco a ocorrer (as ultimas vezes que o Xizão esteve em 21,00 foi entre jan/10 e maio/11), só o custo de carregamento pode praticamente engolir o lucro obtido lá em 2009...

    Eh, vai é por isso que todo mundo sempre sai no "empate" na bolsa, rs

    El Gnomo de Itapira

    ResponderExcluir
  16. Aê, Princeza Wan:

    Lá vai um dos meus preciozos apuntamentos... kkkk

    Seguinti, juntando tudo surge algo interessante:

    Vc escreveu lá em cima: "pequenos investidores tendem a fazer mais cagadas"

    O Rei Mei escreveu: "investir em ações não é sorte, Wan, pode acreditar...."

    E Kahneman escreveu: "True intuitive expertise is learned from prolonged experience with good feedback on mistakes."

    ***

    Pois é... Mei Rei.

    Quando a Princezinha chega a conclusão que os PI fazem mais cagadas, a coisa faz bastante sentido quando se compreende o que o Kahneman assinala sobre prolongada experiencia associada a um bom feedback de erros pode nos levar a um bom arcabouço decisório, ou seja, nos ajudar a fazer menos cagadas. E como normalmente os PIs são inexperientes e se amarram em acreditar em histórias clichês de mercado, bem, então faz bastante sentido o que ela disse.

    E sorte em qualquer forma de apostas futuras, ainda nos dias de hoje, por mais assustador ou inacreditável que MUITOS possam imaginar é algo tão fundamental comparado ao pequeno e insignificante ponto de apoio no espaço. Sem o ponto de apoio (sorte), a forte e poderoza alavanca nada move (de preferencia a seu favor).

    E Khaneman não é um reles talebiano ou um cara traumatizado qualquer sacando idéias em bases rasas. Junto com Tversky é um dos fundadores da teoria das finanças comportamentais. Algo que vem sendo desenvolvido desde os anos 70.

    E, por incrível que pareça a coincidência, rs, quando o senhor escreve:

    "Sorte também é um fator, mas estudo, sensibilidade, controle emocional, capacidade de interpretar informações, muita pesquisa e muita inteligência são os fatores principais."

    O senhor acabou de reproduzir em si o tema por ele abordado:

    The hazards of Confidence

    El Gnomo Preciozo

    ResponderExcluir
  17. 1 - Porra Gnomo, vc tá precisando aprender matemática.
    Se o cara tinha 100, comprou a 8,00 e vendeu a 16,00, então tem 200, não? Aí pega os 200 e compra por 21. Se ele vender a 14,00, terá cerca de 133,00, talvez uns 121,00 a 127,00, descontados custos e correção monetária. hOJE ele teria uns 21% de lucro liquido acima do custo de carregamento.
    ONDE ESTÁ O PREJU DO CARA????

    2 - Se vc acha que bolsa é pura sorte somente, aí nem dá para discutir.
    Eu acho o seguinte: os grandes investidores tem primeiro acesso às informações. Eles fazem análise fundamentalista profunda e detalhada. Assim, eles decidem onde investir a grana.

    Os analistas grafistas tentam identificar, via gráficos, onde está indo o grande capital, que é responsável pela alta ou queda dos papiros.

    Pequenos investidores podem fazer a AT ou AF. O grau de profundidade da AF depende de cada um, variando desde estudos na frente do computador até visitas à China para avaliar a situação do país, se vc quer avaliar a situação da Vale, por exemplo.

    Agora, falar que é pura sorte é forçar demais.

    ResponderExcluir
  18. Reizão, leia com cauma o seu gnomo de estimação, rs!

    Eu não disse que o seu amigo está no preju.

    Eu disse que ele está correndo o risco potencial de "devolver" os tais 100% de lucro obtidos na primeira entrada/saída do Xizão, caaaaaso nessa segunda entrada no papiro - mesmo na MELHOR das hipóteses - ele demorar muito a voltar ao valor que ele pagou (21), levando em conta o preço atual (14) que já de pronto exige uma alta de uns 55% pra voltar pro breakeven.

    Esse "tempo" (que agora que ele já tá emmbarcado passa a depender da SORTE, rs) tem um custo invisível que se chama: custo de carregamento. E como pelo o que eu vi aqui a última vez que bateu em 21 foi entre jan/10 e maio/11, o relógio já vem correndo contra ele...

    Olha dinovo o que eu escrevi:

    """Mas agora num segundo momento ele comprou a 21 e hoje ela só vale uns 14: ou seja, uma queda de uns 35%. Então, agora, pra ele sóóó voltar pro breakeven serará necessária uma alta de quase 55% no Xizão. Haja força e fé na peruca de Mr. Eike!

    E se esse reencontro com o breakeven (correlação versus causa e efeito, nada a ver blablabla e tals) demorar um pouco a ocorrer (as ultimas vezes que o Xizão esteve em 21,00 foi entre jan/10 e maio/11), só o custo de carregamento pode praticamente engolir o lucro obtido lá em 2009..."""

    El Gnomo Apuntador

    PS - e outra: se esse lucro de 100% obtido na primeira posição, caaaso ele feche essa segunda posição comprada em 21 no preju por 14... o lucro final dos dois treidis passa a ser em torno de uns 30%, como vc observou. Mas como foi em 2008 que ele montou o primeiro treidi, de lá pra cá, já se vão quase 4 anos. Olha aí o custo de carregamento quaaaase zerando o lucro dos dois treidis, caso ele se enfeze e feche hoje essa segunda posição no Xizão.

    ResponderExcluir
  19. E sobre a suerte, Rei Mei...

    Não afirmei que tudo é pura sorte.

    Eu disse que a sorte é o ingrediente mais importante, sem o qual, necas de pitibiriba.

    Não adianta nada sermos o sabichão do orkut ou da advfn se o resultado final, no fim das contas, depende do que o futuro reserva e não daquilo que vc acha ou acredita saber sobre o improvável.

    O máximo que podemos fazer é ajudar a sorte procurando não cometer de forma excessiva e repetida os tais "erros" muito comuns aos PIs. Ou, no mínimo, tentar cometer poucos erros.

    Noves fora, de fato, a princeza Wan acertou no cu da mosca quando assinalou que a questã toda se concentra nos excessos de erros que se cometem em nome da petulante soberba da ignorância.

    El Gnomo da Soberba Humildade

    ResponderExcluir