O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

20/02/2011

O percentual de acerto dos analistas de bancos e corretoras

Esse tema é muito discutido nos fóruns, blogs e sites de bolsas de valores.

Há uns dias atrás, um leitor comentou aqui  no blog que confia em indicações de certo banco, em resposta a um questionamento que fiz sobre esses analistas.

O blog BolsaFeliz, neste post, confirma o que eu havia dito, conforme trecho a seguir:

Só confiamos nas análises do Rei e
do analisedefundamentos.blogspot.com
"Todo início de ano eu salvo no meu HD as previsões das corretoras, só pra ter uma idéia de como os "palpites" foram bem sucedidos. Pasmem: o índice de acerto é baixíssimo, horrível mesmo. Profissionais de mercado é que divulgam estes palpites. E quase sempre é ferro".

Portanto, as duas girls aí ao lado é que estão certas, KKKKKKKK.

10 comentários:

  1. Rei Mei,

    Se me permites tamanha ousadia, peço-lhe-te ,humildemente, favor encaixarme-me ali na foto entre as duas mocinhas!

    Assim, cômo-elas.... TAMBÉM só confio em vossas majestosas forecasts!

    El Gnomo de Itapira
    Uma Menage ao Rei

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKK, elas fazem parte do harém particular do Rei, KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Salve, salve Sua Santidade, digo, Vsa. majestade!!!!

    E por acaso elas não possuem lá umas irmãs ou primas também crédulas em Vsa. majestosa sabedoria mercadísticaforense para apresentar a uns amigos e humildes servos reais?

    Sobre o assunto em epígrafe gostaria de compartilhar aqui o que um certo cidadão quase conterrâneo escrivinhou em um livrinho bem recomendado, mas infelizmente muito pouco entendido em suas palavras, trata-se de Herr Max Gunther, em seu O 4º Grande Axioma; DAS PREVISÕES:

    "O comportamento do ser humano não é previsível.
    Desconfio de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro.
    É de se pensar: para que ficar dando ouvidos a esses profetas da economia, que sabem tanto do futuro quanto você e eu?
    Ouvimos, não tenham dúvida, porque hoje, como desde sempre, o conhecimento do futuro é um dos mais desesperadamente ambicionados objetos do homem. Se você conseguisse ler hoje cotações da Bolsa de amanhã, seria um homem rico. É por isto que, cada vez que alguém se levanta e anuncia uma visão do futuro, ouvimos com todo respeito.
    Com grande freqüência, é erro ouvir. Em 1929, no dia 23 de agosto, o Wall Street Journal dizia aos seus leitores que poderiam ganhar muito dinheiro na Bolsa. A bola de cristal do WSJ, uma técnica de enxergar o futuro chamada Teoria Dow, revelava que, no mercado de ações, estabelecera-se ‘’uma forte tendência de alta’’.
    E afirmava: ‘’Para os meses vindouros, as perspectivas são mais brilhantes que nunca.’’ O jornal prosseguiu contando vantagens, feliz. Dois meses depois, entrou todo mundo pelo cano.
    (continua)

    ResponderExcluir
  4. (continuação)
    A verdade é que ninguém tem a mais remota idéia do que vai acontecer ano que vem, semana que vem, nem sequer amanhã. Se você está a fim de chegar a ser alguém como especulador, a primeira coisa a fazer é largar o vício de dar atenção a previsões. É da maior importância jamais levar a sério economistas, especialistas em mercado nem quaisquer outros oráculos financeiros.
    Às vezes eles estão certos, é lógico, e é isto que os torna tão perigosos. Depois de passar alguns anos bancando o profeta, qualquer um deles é capaz de, orgulhosamente, exibir meia dúzia de palpites que deram certo. ‘’Fantástico!’’, todo mundo exclama. O que nunca aparece na publicidade do profeta é a lista de todas as vezes que ele errou.
    ‘’É fácil ser profeta’’, disse, certa vez, o conhecido economista Dr. Theodore Levitt, na Business Week. ‘’Você faz 25 previsões, e depois só comenta as que deram certo.’’ Nem todos os magos são assim tão francos, mas, na intimidade, todos concordariam com a fórmula do sucesso do Dr. Levitt. Economistas, especialistas em mercado, oráculos políticos, videntes, todos sabem de cor a regra básica: se não consegue prever certo, preveja muito.
    Dá para observar os economistas que todo ano obedecem a essa regra. Nos Estados Unidos, por volta de junho ou julho, os mais conhecidos profetas começam a emitir seus solenes palpites sobre o primeiro trimestre do ano vindouro. Esses palpites, geralmente, referem-se aos grandes indicadores: PNB, taxa de inflação, juros etc. Uma vez que, obviamente, estudam cuidadosamente as previsões uns dos outros, a tendência é que freqüentemente ocorra uma extraordinária uniformidade no que ele prevêem. Muitos especuladores baseiam suas decisões nesses palpites; empresas poderosas e o governo fazem o mesmo.
    Por volta de setembro, todos os anos, o panorama econômico se apresenta levemente diferente, e os economistas aparecem com ‘’revisões’’ para suas previsões sobre o primeiro trimestre vindouro.
    Em novembro, as coisas tornaram a mudar, de forma que lemos revisões das revisões. Em dezembro... Bom, você já viu como a coisa funciona. Cada um dos oráculos reza para que ao menos uma das suas previsões seja acertada. O mais provável é que as certas estejam entre as mais recentes, já que foram feitas mais perto do
    período prognosticado; às vezes, porém, uma das previsões mais antigas dá na mosca. O profeta tirará grande partido do fato:
    - Previ isso em julho!
    Ele terá todo cuidado em evitar dizer que a sua previsão correta foi cancelada e superada por previsões e revisões das revisões, posteriormente divulgadas.
    O 4º Grande Axioma diz para você não montar o seu programa especulativo baseado em previsões, porque dá errado. Esqueça todos os prognósticos. No mundo do dinheiro, um mundo moldado pelo comportamento humano, ninguém tem a mais remota idéia do que acontecerá no futuro. Preste bem atenção: ninguém."

    .....

    O que me faz lembrar algumas previsões interessantes pro ibov "até o fim de 2010".

    - Só pra variar... o futuro só Deus conhece!

    The Austrian Gnome

    ResponderExcluir
  5. Ok, Gnomo, mas não é correto falar que previsões não devem ser feitas.

    Fazemos previsões o tempo todo: se vc escolhe uma faculdade, está prevendo que será uma boa para seu futuro profissional.
    Se vc compra uma ação, está prevendo que ela se valorizará no futuro.

    ResponderExcluir
  6. Óh Vsa Sapiencia,

    Sei que não é cabe a vossa sábia pessoa,mas será que ao neófito investidor cabe a dúvida... previsão ou espectativa?

    Se eu jogo uma pedra numa vidraça, é até fácil prever que ela irar se estilhaçar, mas ai entra um fator suprize, ela é blindada... num quebra... lá se vai a previsão maldosa predradistica e quebrateira...

    Sobre previsões e os preços dos ativos, segundo o Herr Gunther:
    "Há coisas que podem ser preditas. Sabemos precisamente, por exemplo, a que horas o sol se levantará a cada manhã. O calendário que o banco me dá de brinde, todo mês de janeiro, diz quais serão as fases da lua nos 12 meses seguintes. Previsões do tempo são menos confiáveis, mas ainda assim são razoavelmente dignas de crédito, e têm melhorado.
    Por que tais coisas podem ser previstas, e por que são confiáveis essas previsões? Porque se trata de eventos físicos. Os Axiomas de Zurique, porém, tratam do mundo do dinheiro, que é um mundo de eventos humanos.
    Não há método, não existe ninguém capaz de prever eventos humanos.
    Uma das armadilhas em que os profetas do mundo do dinheiro costumam cair é a de esquecerem de que estão tratando do comportamento humano. Falam como se coisas como a taxa de inflação ou os altos e baixos do índice Dow fossem eventos físicos. Ao encarar assim esses fenômenos, é compreensível que o oráculo se deixe
    levar pela ilusão de que eles são passíveis de previsão. Na realidade, porém, é claro que os fenômenos envolvendo dinheiro são manifestações do comportamento humano."

    Ainda sobre essas espectativas de ganhos:
    "Claro, todos nós pensamos no que será que vai acontecer, e nos preocupamos. Mas tentar escapar a essas preocupações apoiando-se em previsões é pobreza na certa. O especulador de sucesso não baseia suas jogadas no que, supostamente, vai acontecer; ele reage ao que realmente acontece.
    Trace o seu projeto especulativo baseado em reações rápidas a eventos que você vê acontecendo à sua frente, na hora. Naturalmente, ao escolher um investimento e colocar o seu dinheiro nele, você tem esperança de que o seu futuro será brilhante. Essa esperança, presumivelmente, vem de muito estudar e de muito pensar. O ato de pôr o seu dinheiro na operação é, por si só, uma espécie de previsão. Você está pensando: ‘’Tenho razões para esperar que isto dê certo.’’ Não deixe, contudo, que tal pensamento se congele num pronunciamento oracular:
    ‘’Vai dar certo, porque as taxas de juros cairão’’. Nunca, jamais, perca de vista a possibilidade de ter apostado no cavalo errado.
    Se a especulação der certo, e você se vir a caminho da linha de chegada preestabelecida, tudo bem. Mas se, apesar de todas as promessas de todos os profetas, as coisas começarem a sair erradas, lembre-se do 3º Grande Axioma: abandone o barco."

    The Austrian Gnome

    ResponderExcluir
  7. ok, não importa a semÂntica, se é expectativa ou previsão, mas todos nós esperamos algo do futuro em todos os aspectos da vida.
    Por isso é errado dizer que não fazemos previsões (ou que não há expectativa) sobre o futuro.

    ResponderExcluir
  8. CENTRAL MAO DE FERRO NAO ENTREGA BARATO.
    O MELHOR ANALISTA DO MERCADO-CONEXAO 100% REI DOS MICOS É SHOOOOOOOOOOOOOOW.

    ResponderExcluir
  9. Que é isso,Valentim?
    Propaganda do tal rei aqui????????

    ResponderExcluir
  10. KKKKKKKKKK, acho que ele tá querendo te irritar!

    ResponderExcluir