O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

27/02/2011

E o mundo continuará viciado em petróleo durante muito tempo.

Há vários meses atrás eu escrevi neste blog que a alta dependência do mundo por petróleo poderia estar no fim - talvez perto de 2030.

Mas a notícia de hoje, cujo trecho segue abaixo, mostra que durante muito tempo o oil continuará a ser o principal combustível mundial.

Rei, please passa
petróleo em
mim, passa!!
"Para reduzir a dependência do petróleo na produção de energia, porém, o desafio é muito maior. Segundo a AIE, para diminuir a participação do petróleo na matriz energética global do patamar atual, superior a 80%, para 50% em 2050, seriam necessários nada menos que US$ 270 trilhões, número considerado praticamente inatingível.
Até o fim de 2011, o consumo mundial de petróleo atingirá a marca de 90 milhões de barris diários. Apesar de todo o esforço em busca de fontes alternativas, a AIE calcula que o consumo de petróleo seguirá crescendo e passará, em dez anos, de 100 milhões de barris de petróleo por dia. O poder do cartel da Opep já diminuiu desde o primeiro choque do petróleo, de 1973. Na época, a Opep controlava 51% da produção mundial. Agora, domina 40%. Mas essa participação ainda é suficiente para fazer um grande estrago. A recente alta de 20% no preço do petróleo, em apenas uma semana, foi deflagrada pela crise política na Líbia, responsável por apenas 2% da produção mundial".

8 comentários:

  1. Rei, desculpe usar o forum para isso. Essa semana fui renovar o passaporte dos gnominhos lá de casa e tive problema, quiseram marcar para maio. Será que dá tempo ou será tarde?

    --
    El gnomo precavido

    ResponderExcluir
  2. El Gnomo Perguntador, KKKKKKK. Ligue para a PRF e pergunte, UAI!

    ResponderExcluir
  3. PRF?

    Polícia "Rodoviária" Federau?

    Cê tá disacanagem logo com os seus gnominhos, Auteza?

    UAUAUAUAUAUAU

    El Gnomo de Itapira
    Aquele com um passaporte na mão
    e uma idéia (fixa) na cabeça !

    ResponderExcluir
  4. http://www.inepar.com.br/noticias/281RCA.pdf

    ResponderExcluir
  5. Ok, anonimo, e a inepar continuará viciada em dívidas, KKKKKKKKKK.
    Terá que aumentar o capital novamente e assim diluir os pobre minoritários. tsc tsc.

    ResponderExcluir
  6. Cade a negociação maravilhosa da divida? esperaram 10 anos pra isso? hahaha

    ou seja, além de alienar CEMAT terão que pagar 170 milhões ao BNDES e com penhora de ações. Isso não me parece haircut pelo saldo que o BNDES tinha la.

    ja que esta divida estava defaultada e agora vai ter amortização quero ver como vai ficar a geração, que ja era negativa, de caixa.

    ResponderExcluir
  7. Não meu amigo , você não está sabendo de nada!
    A Inepar pagava 2 milhões por mês ao BNDES desde 2009 , quando o acordo começou a ser costurado. Os 166 milhões (primeira parte) irão virar bônus de subscrição , e futuramente o BNDES poderá aumentar posição na empresa se assim desejar. A segunda parte , CEMAT será entregue para matar o restante da dívida. CEMAT é um ativo que no mercado vale metade do que está registrado no balanço(por vpa) , e sairá para o BNDES por um bônus ainda ! Se Inepar vendesse sua participação de CEMAT à mercado ganharia 70 milhões. Ao invés disso irá trocar esse stake por algo como 280 milhões em dívida. mal negócio , hein? Ainda dá tempo de você aprender a fazer contas e comprar , amigo anônimo.

    Não esqueça que saindo o acordo com BNDES a Inepar pode voltar à captar no mercado a custos mais baixos , portanto sua geração de caixa tende a subir! Aguarde ...

    ResponderExcluir