O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

25/01/2011

Renda Fixa X Ações: dá para comparar?

Nosso Duque de Itapira, Conselheiro Literário e General da Brigada Internética, El Gnomo de Itapira (vide credenciais neste link), descobriu um texto na web e trouxe à discussão aqui no Reino das Blue Chips, no post logo abaixo.

O texto discutível é este, constante neste link:
"Se você acha que seguro mesmo é investir na poupança, reflita sobre o que vou dizer a seguir: nos últimos 10 anos, quem aplicou exclusivamente na poupança perdeu dinheiro, porque o IPCA avançou mais no período, do que a rentabilidade obtida nesse investimento. A poupança é menos volátil, mas é muito mais arriscada para o investidor de longo prazo do que investir em ações".

Gnomo sabiamente refutou tal assertiva, dizendo:

"Mas tá estranho isso aí que o Fabão escrivinhou. Não tenho nos meus guardados tudo que é dado e tabela. Mas indo lá na calculadeira do cidadão do BC:
https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores
Se vc mete nela 12/2000 a 12/2010 o IPC-A pro periodo é 90,96%. Se meter IPCA-E já sai 90,96%.
E se meter pra poupança 31/12/2000 a 31/12/2010 ele apresenta 122,20%. Então, sinceramente não sei em que período de 10 anos foi que ele constatou a poupança perdeu pro IPCA.
Agora, noves fora, desde quando um investimento em renda variável (ações em bolsa) no qual o principal, em tese, pode virar pó se a empresa falir é MENAS arriscado que a poupança (mesmo numa hiperinflação) no qual o principal sempre estará preservado, fora os 0,5% de juros impostos por lei?
Sinceramente é complicado. Então devemos concluir que a Bovespa/BMF, como instituição, é mais sólida e garantida que a CEF pros caraminguás do cidadão".
 
Realmente o IPCA não parece ter ganho da poupança nos últimos 10 anos.
Eu comparei a poupança e IPCA com alguns papiros e vi que VALE5, PETR4, LAME4, nos últimos 10 anos, deram de 10 a 0 na poupança. Outros ativos pederam feio até para o IPCA, tais como NETC4 e INEP4 (é por isso, viu Mr. ME PAI MEI, que é melhor comprar poupança que inepar, KKKKKKKK).
 
PORTANTO, o Reino das Blue Chips convida o  autor do assertiva em questão gentilmente vir aqui para justificar seus cálculos, já que tanto o Rei das Blue Chips quanto seu Conselheiro Literário não conseguiram encontrar fundamentos.


O Rei das Blue Chips foi pessoalmente ao reino do "pequenoinvestidor" para postar um convite.

Adicionalmente, El Gnomo de Itapira escreveu brilhante texto sobre o tema nos comentários do post abaixo, que agora o Rei eleva à categoria de post:

"[...] o que ocorre e que vemos muito, mas muito mesmo nesses pseudo financiscistas de internet é uma mistura perigosa de juventude (inexperiência) com ignorância (pouco conhecimento sobre mercado e suas regras, finanças, filosofia e matemática).
Não é errado buscar compararações entre mercados e investimentos distintos. E claro, tentar tirar alguma vantagem do cruzamento de suas características especificas e retornos.


Mas.... o erro comum que todos esses pseudo financista de web cometem é fazer essa comparações como se fossem "ativos" iguais, com pesos iguais, com caracteristicas iguais, volumes iguais, natureza jurídica igual, mercados iguais, regras de funcionamento iguais.


Enfim... a velha explicação clássica do absurdo de se comparar tomates com caquis! Julgando coisas diferentes como iguais (ou pelo menos parecidas) apenas pela aparência.


E esses equívocos estão por demais amplificados com a disseminação dessas informações absurdas pela web. Como outro exemplo temos explicações sobre uma teoria que se chama "aloukeichon" em que é dado um exemplo hipótetico como esse:


"""se a alocação em Renda-Fixa cair de 50% para 30% e sua alocação em Ações subir de 50% para 70%, ele irá proceder o rebalanceamento vendendo os excedentes de 20% em ações para comprar os 20% restantes em Renda-Fixa. E assim prossegue, até que o limite entre 30% e 70% seja atingido novamente"""
Como, que um investimento em renda fixa vai cair de 50% pra 30% no mundo real? Pela lógica do portfolio apresentado (50% rf + 50% rv) seria uma queda de 40% nos investimentos em renda fixa! É possível? Claro... mas é porque de alguma forma o sistema financeiro tá ruindo. Não se trataria de uma "natural volatidade". E tb não é nem um pouco racional esperar que os outros 50% em ações caminhem fortemente na direção oposta numa situação dessas... kkk.


Talvez alguem diga: gnomo, seu bobo, na verdade a renda fixa não se desvaloriza 40% no exemplo acima passando de 50% pra 30% na cota do portfolio! Na verdade foram as ações que subiram muito atingindo a cota de 70% do portfolio! Pois é... Mas pra o valor das ações passarem de 50% pra 70% de um portfolio (50/50) sem novos aportes e sem a hipotetica forte queda da renda fixa, não se trata de um simples crescimento aritmético de 20% do valor das ações, mas sim, de uma valoração geométrica de 132% só da carteira de ações! A carteira ficaria assim: 50 (30% rf) + 116 (70% rv) = 166 (100%).


Enfim, a prática de "vender" discursos malucos sempre existiu. Mas ultimamente a coisa anda muito amplificada graças a web".
-

26 comentários:

  1. Qui orgulho do primo Gnomo, duque e General!!!

    Perdão Vsa Majestade, mas sabe como é né? O primo dessa vez, como dicustumi escrivinhou muito bem!!!!

    O que mais uma vez mostra como vossa Soberana Pessoa é sábia em distribuir cargos, títulos e terrenos, digo terras por vosso reino!!!

    Primo, rebentou hem?!?! onde ja se viu jogar a poupança agressiva assim no quintal, essa ta no mesmo nivel daquela de que a melhor coisa prum cabra que apostou feio em títulos pré contra o governo e perdeu, tem como melhor remedio enfiar a cabeça na geladeira. Viuxi!!!!

    E mais uma vez ó nós aqui aprendendo, só ficou uma duvidinha, o ouro entra onde no aloukeition?
    olha a resposta em primo, o reino é familiar.... kkkkk brincadeira o primo é educado!!!!

    Um forte abraço à familia Gnomo, e uma cordial saudação ao nobre governante do Reino das Blue Chips

    The Austrian Gnome

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Rei Mei,

    Só gostaria de deixar claro duas observação:

    1) Renda Fixa é uma nomenclatura que engloba classe de investimentos não só de títulos préfixados, como tb, os pósfixados.

    Os préfixados, acredite, são de natureza especulativa. Porque apostam numa queda dos juros futuros. Isso pode ocorrer ou não. Mas se não ocorrer e a inflação disparar o prejuízo pode ser grande. Pois a aposta é traduzida por um lucro fixo contra um prejuízo "quase" ilimitado.

    Já os pósfixados, em tese são defensivos, pois "acredita-se" que sempre irão acompanhar o poder de compra, independente de uma alta ou baixa da inflação. Joga-se pro empate e às vezes pode-se até lucrar.

    2) Ações, são melindrosas no longo prazo. Jamais saberemos se as bluechips de hoje serão as bluechips daqui a 10 ou 20 anos. Empresas fecham, quebram, são absorvidas, perdem a capacidade de crescer, diluem o seu capital com novas emissões, saem da "moda", enfim, o leque é grande e normalmente esse leque sempre "abana" contra o minoritário.

    Não vou me estender. Se aceita mais uma recomendação literária do seu gnomo de estimação, procure esse livro pra entender o que seja o conceito de "futuro" no mercado de ações. Como a primeira edição foi escrita em 1935 no início da recuperação do colapso de 30/32, isso vai te dá uma coompreensão diferente, cuidadosa e assustadora do que seja essa coisa de "longo prazo" quando o assunto são ações:

    The Battle of Investment Survival, Gerald Loeb. Não tem tradução pro portuga.

    El Gnomo do Futuro

    ResponderExcluir
  4. Ok Gnomo, concordo 100% com vc. O que eu quis mostrar é apenas a NATUREZA dos dois investimentos, e não as oscilações de preço e/ou estratégias. A natureza operacional das empresas é de longo prazo, logo, as ações refletem (bem ou mal) seus ciclos e suas relações com a economia. Mas não quero dizer que devemos ficar comprados por anos esperando. Veja que neste blog já falei bem de ELPL6 ELPL4 e depois mudei de idéia. O mercado dea ações é especulativo quanto ao futuro das empresas e por isso trocar de posições é recomendado sim. Já os títulos de renda fixa tem natureza de curto prazo porque sua rentabilidade já está definida. Da mesma forma, isso não quer dizer que servem só para CP - depende da estratégia, objetivos e contexto econômico.

    ResponderExcluir
  5. Putz removi sem querer o post acima.

    ResponderExcluir
  6. O que eu havia escrito era mais ou menos assim:

    Respondendo à minha própria questão:

    Renda Fixa X Ações: dá para comparar?
    Resposta: NÃO!
    As ações são essencialmente títulos de longo prazo porque seguem (bem ou mal) os ciclos operacionais das empresas emissoras.

    Já os títulos de renda fixa tem natureza de curto prazo porque já se conhece sua rentabilidade.

    ResponderExcluir
  7. Li o texto e, embora tenha que fazer uma concessão ao autor, não gostei da maneira sensacionalista e desrespeitosa com que me tratou, especialmente no seguinte trecho: "o que ocorre e que vemos muito, mas muito mesmo nesses pseudo financiscistas de internet é uma mistura perigosa de juventude (inexperiência) com ignorância (pouco conhecimento sobre mercado e suas regras, finanças, filosofia e matemática)."

    Mas eu não me rebaixarei ao nível do sujeito, e não o ofenderei, apesar de ele se esconder atrás de um nick e se manter anônimo. Eu tenho cara e a mostro e, se erro, admito. Refiz minhas contas e realmente há um erro - as contas anteriores foram efetuadas com base no IGP-M, mas eu escrevi IPCA - e já pedi ao pessoal do Clube de Vienna para corrigir o erro e indicar que a conta foi feita com base no IGP-M, que é um índice que, a meu ver, reflete melhor a inflação do que o IPCA, como já expliquei em um post no meu blog.

    No fim das contas, o resultado se mantém: quem aplicou na poupança, perdeu dinheiro, quando usamos o IGP-M como indexador. Pelo IPCA, há uma pequena vantagem para a poupança, que obteve uma rentabilidade real de 20,30% em 10 anos (a fantástica rentabilidade de 1,69% ao ano). Pelo IGP-M, por sua vez, a rentabilidade real foi de -4,27% em 11 anos. O valor real de R$ 10.000,00 investidos no dia 01/01/2000 seria de R$ 9.573,14. Se pro Rei das Blue Chips isso é fantástico, pra mim não é. As demais acusações serão respondidas em um post no blog do sujeito inexperiente.

    ResponderExcluir
  8. Ok Fábio, obrigado por ter respondido. Que "blog do sujeito inexperiente" é esse?

    Deixo claro que o Gnomo é um e eu (o Rei, eheheh) sou outro.

    Quero deixar minha opinião sobre esse problema: quando nos expomos na internet, estamos sujeitos a esses tipos de julgamento. É por isso que eu não me coloco aqui como um nick. Outros não se importam e, por diversas razões (principalmente ganhar dinheiro) preferem expor sua real personalidade na internet.

    O que o Gnomo fez foi bacana e até contribuiu ao seu trabalho no seu site. Acho que ele foi enérgico, mas não desrespeitoso, já que apenas expressou uma opiniao baseada em um erro seu.

    Não é À toa que a CVM e a APIMEC estao fortemente engajadas na questao do Analista de Valores Mobiliários (que não é seu caso, só dando um exemplo).

    ResponderExcluir
  9. Agora já que vc corrigiu seu erro, quero opinar sobre o artigo, já corrigido:

    O fato da poupança ter perdido em -4,27% para o IGPM (nem conferi seus cálculos) não a desabona como protetora do capital na média dos preços.

    Por isso, vou discordar da sua afirmação de que "a poupança é menos volátil, mas é muito mais arriscada para o investidor de longo prazo do que investir em ações".

    Eu sei que em muitos casos a poupança e renda fixa em geral não garantem que no LP o dinheiro continuará com o mesmmo poder de compra.
    Mas as ações, no geral, também naõ!!!! Veja os casos que citei, de NETC4, INEP4.
    ÀS VEZES, uma ação , principalmente blue chips ou aspirantes a blue chips, retornam uma excelente lucratividade... Outras vezes, não.

    Portanto, não dá para generalizar, como vc quis em seu texto.

    ResponderExcluir
  10. Com uma boa alocação de risco, é possível generalizar sim. Mas voltei pra deixar uma reportagem do Infomoney sobre o que eu havia falado antes (poupança x IGP-M).

    http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1756348&path=/investimentos/

    ResponderExcluir
  11. Pois é Fábio, li a tal reportagem e ela , na minha opinião, desabona ainda mais sua afirmação contestada neste post.

    Veja que TODOS os investimentos constantes no quadro da reportagem tiveram em alguma época rendimentos negativos. VEja que a poupança bateu o ibovespa em vários anos lá colocados.

    Em resumo, o que o Gnomo quis dizer e eu concordo com ele NESTE ponto é o seguinte: não dá para generalizar e dizer que um investimento SEMPRE é pior que outro.

    E vc está certo quanto à alocação de risco. Mas o problema é que não podemos prever o futuro, não é? Eu tento, vc tenta, todos tentam ganhar na bolsa, mas ninguém tem bola de cristal.

    ResponderExcluir
  12. Bom, você é o rei das Blue Chips...

    Eu estaria satisfeito se fosse o Valete das Small Caps. Escreverei sobre o texto do seu blog nos próximos dias.

    ResponderExcluir
  13. KKKKKKKKKk, O valete das Small Caps é o Fabiano Rei dos Micos.

    ResponderExcluir
  14. (Cantiga) 20 Gnominhos foram passear, pra lá da floresta, eles não vão voltar....

    Gnomos são seres inofencivos, trabalhamos como concelheiros, desculpe se agimos mal, mas com essa agressividade acho que meus primos não sairão de casa.

    El Gnomo Bardo
    20 gnomos foram passear...

    ResponderExcluir
  15. Rei,

    Já viu o ultimo post do ME?
    Tem mensagem subliminar ali...aquele cara é "fantástico" rsrsrs:

    "Quem são seus ídolos no mercado financeiro?
    James Hillman, Raul Seixas, e mais recentemente, George Soros, que admitiu que realoca suas posições sempre quando sente dores nas costas. Nassim Taleb também. E o Silvio Santos, sem dúvida.

    Silvio Santos?
    Sim! Conhece alguém mais resiliente do que esse cara? Nem Jesus Cristo."

    Dou um doce para quem adivinhar qual a MENSAGEM SUBLIMINAR da frase do ME acima!!!

    ResponderExcluir
  16. Ah é, depois q Gnomo põe fogo no circo desaparece?

    Gnomo, o Rei ordena sua volta,KKKKKKKKKKKkk

    ResponderExcluir
  17. Acabei de ler o novo post do ME e escrevi o seguinte coment lá, nao sei se se3rá aprovado:

    Desconfio muito desse discursos a favor da burrice, ou seja, de falar para os outros não estudar.

    Quem lê este post saiba que o ME é super-estudado, apesar de ser em uma área que não aconselho para finanças: a área de exatas, que forma financistas que só pq acham que sabem muito bem matemática (coisa de contadores e adm ficam devendo) acham que sabem finanças também . Não é à toa que vários fundos quebraram, todos tocados por estes pseudofinancistas.

    Em resumo, o que o ME quer dizer é: não estude, compre os relatorios empiricus e sigam as reocmnedaçoes.

    ME quer é eliminar concorrehntes matando-os no ninho.

    ResponderExcluir
  18. Nao saquei a msg subliminar a que vc se refere.

    Bom, para mim, ele semmpre induz a comprar inepar e a comprar os realtorios iempiricus, isso está sempre implicito.

    ResponderExcluir
  19. a mensagem subliminar é: Comprem BPNM3 e BPNM4
    kkkkkkkk

    tanto nesse post qto no post das férias dele

    estaria ME PAI MEI com o micasso comprado a 10 reais? kkkkkk

    ResponderExcluir
  20. KKKKKKKKKK, mas isso aí nem é subliminar, é explícita mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Aí, Sr. Fabio, prá acabar de vez com esse seu estudo:

    http://reidasbluechips.blogspot.com/2011/02/sobre-rentabilidade-da-renda-fixa.html


    http://economia.estadao.com.br/noticias/suas-contas,tesouro-direto-foi-melhor-aplicacao-dos-ultimos-10-anos,53912,0.htm

    Tesouro Direto foi melhor aplicação dos últimos 10 anos
    Levantamento do Instituto Assaf comprova que alta taxa de juros do Brasil coloca renda fixa como a melhor modalidade de investimento, com rendimento de 164%
    06 de fevereiro de 2011 | 20h 30
    O Tesouro Direto foi a modalidade que mais deu lucro aos investidores nos últimos dez anos no Brasil. Levantamento feito pelo Instituto Assaf, especializado em investimentos, mostra que as Notas do Tesouro Nacional (NTNs) proporcionaram ganhos reais de 164% aos investidores entre 2001 e 2010. Esses títulos são recomendados para investimentos de longo prazo, com vistas à aposentadoria por exemplo.

    Em segundo lugar do ranking que avalia rentabilidades reais obtidas entre 2001 e 2010, está a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), com ganho de 139,3%. Depois vem os fundos DI, com rendimento de 119%. O único investimento que não conseguiu resultados positivos no período avaliado foi o dólar, que demonstrou queda de 56,6%.

    "O ranking considera que o investidor aplicou em 2001 e não tirou o dinheiro até o fim do período, em 2010", detalha Fabiano Guasti Lima, responsável pela elaboração do estudo no Instituto Assaf. "No caso das ações, no entanto, consideramos uma gestão ativa e acertiva entre os papéis que compõem o Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo), o que não é simples de ser feito", emenda Lima.

    ResponderExcluir
  22. Valentim

    Tava lendo esse seu post, então fui lá conhecer o blog do Fábio e vi isso aqui:

    http://opequenoinvestidor.com.br/2011/02/tesouro-direto-rende-mais-que-a-bolsa-na-decada/

    Dá uma olhada num dos conselhos que ele deu praum novato de nome Juliano Silva:

    Juliano:

    1) Isso varia de pessoa pra pessoa… pra quem está começando, eu sugiro a formação de um “colchão” de segurança equivalente a uns 6 meses de salário em renda fixa antes de se aventurar pelas ações.

    Mas tb lá no blog ele exibe uma entrevista que ele deu pra Rádio CBN afirmando que ações são mais seguras que a poupança (renda fixa).

    Se a poupança é mais segura, então qual a necessidade de se fazer um colchão de segurança equivalente a 6 meses de salário em renda fixa antes de sair se "aventurando" em ações?

    E comprar ações é "aventura" ou "segurança"?

    Assinado,

    Juliana Paz

    ResponderExcluir
  23. Juliana, dois pontos!!!

    1 - Ações não necessariamente são mais seguras que poupança!! Cuidado com esses conselhos!!! Talvez esse rapaz tenha rabo preso com corretora e por isso ele quer fomentar o mercado de aç~eos e por isso tenta arrebanhar mais acionistas! Veja no meu blog que há estudos que mostram que nos ultimos 10 anos o tes direto rendeu mais que a bolsa!

    Leia nos últimos posts deste blog que esse tema foi bem discutido aqui, inclusive o proprio autor daquele site veio aqui discutir.

    2 - Colchão de seguran~ça sempre é bom .Mas se vc aplicar isso em ações somente, corre o risco da bolsa cair e vc ter q vender com prejuizo. Colchao de segurança tem que estar na renda fixa, na minha opinião.

    É bom vc começar a estudar o mercado de ações. Leia bastante na internet e avalie se vc terá que fazer cursos (varia para cada pessoa) ou vc pode ser autodidata.
    Dê uma olhada no http://analisedefundamentos.blogspot.com e avalie se vc precisa de serviços iguais àquele.

    Bolsa não é ciencia exata.

    ResponderExcluir
  24. Um falando do rabo preso do outro. Aí não meu rei...

    ResponderExcluir
  25. Só acho que a Ju se atrapaiou um pouco quando escreveu:

    Se a POUPANÇA é mais segura, então qual a necessidade de se fazer um colchão de segurança equivalente a 6 meses de salário em renda fixa antes de sair se "aventurando" em ações?

    Acho que ela quis dizer:

    Se AÇOES SÃO mais seguras, então qual a necessidade de se fazer um colchão de segurança equivalente a 6 meses de salário em renda fixa antes de sair se "aventurando" em ações?

    De resto, Menina Ju, faço minhas as sábias palavras e conselhos de Rei Mei, Valentim, O Terra:

    "Bolsa não é ciência exata"

    Se fosse, era só fazer o "rebalanciechon" no "aloukeichon" e correr pro abraço!

    kkk

    El Gnomo do Rebolation

    ResponderExcluir
  26. Pergunta como se faz esse "rebalanciechon" no "aloukeichon"?

    O alouketion ai é daqueles tipo comprar umas moedas bulão de ouro ou barrinhas de plástico tipo cartão de crédito com metal amarelo, e enterrar tudo no quintal ou no colchão por conta do apocalipso mundial comandado pelos lagarbixasmen???

    Se for assim vou mudar meu endereço do jardim pro quintal.

    O Gnomo Guarda do Jardim, aquele que fica só de butuca no céu esperando o desembarque dos malvados lagartos alienígenas

    ResponderExcluir