
Quando enxergamos absurdos, a tendência é tentar achar uma justificativa para eles. No último programa Manhattan Connection, entrevistaram o Fernando Henrique Cardoso. Havia muito tempo que eu não escutava tão atentamente a um político falar. Quanta elegância, clareza de raciocínio, cultura... Nos últimos 8 anos não escutei o Sapo Barbudo falar por mais de 5 segundos sem torcer o nariz e trocar de canal.
FHC estava perplexo pelo fato de que o Tiririca foi a pessoa mais aplaudida ao ser diplomado Deputado. "Estavam aplaudindo o quê", perguntou FHC estupefato. Aplaudindo a vitória da ignorância?
FHC, vou tentar aqui responder à sua pergunta e dar sentido aos fatos... Afinal, precisamos arrumar um motivo para tudo, cerRRRRto?
-------
Tiririca é um filósofo que vai ao âmago das questões. Engana-se quem pensa que ele é burro. É analfabeto, mas não é burro.
Não é à toa que "o sistema" o apoiou quando lhe deu projeção nacional na época em que ele era palhaço de TV (agora é apenas mais um palhaço no circo do Congresso).
E qual é a grande filosofia de Tiririca? Está estampada em sua música mais famosa. Vejam:
"Florentina de Jesus, não sei se tu me amas, prá que tu me seduz?"
A mensagem que ele quer passar é que deve-se fazer apenas as coisas que valham a pena. A letra da música é claramente ortodoxa quanto ao sexo, ou seja, prega a abstinência sexual e apenas o sexo com amor.
A mesma mensagem está impregnada em centenas de filmes hollywoodianos dos últimos tempos. Por exemplo, o James Bond já não come mais de uma mulher por filme há anos. E em um filme (não me lembro qual), ele deixa a mulher nua no quarto, com caviar de beluga e champagne à disposição, e sai correndo para ir trabalhar (ou seja, matar mais um).
É tudo que "o sistema" quer: pare de se divertir e vá trabalhar vagabundo. Só faça coisas que valham a pena.
Então devemos reprimir nossa libido, devemos parar de nos divertir somente para fazer "o que vale a pena" na opinião dos "formadores de opinião"?
Não sei, observe seus representantes legislativos. Observe o Tiririca: eu acho que ele vai ficar apenas se divertindo durante seu mandato e tentando gastar seu salário de deputado, por um motivo bem simples: o cara não tem como trabalhar. Um deputado precisa saber ler e escrever muito bem para exercer seu mandato. Mas não é necessário: basta contratar uma dezena de assessores para isso. É por isso que o salário de deputados é de 20 mil, mas o custo mensal passa de 100 mil, já que eles precisam pagar para vários outros fazerem o que não sabem.
Enquanto eles trabalham, Tiririca vai fazer as coisas que valham a pena para ele.

-