O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

05/12/2010

Comentários sobre o "Dinheiro em Ação" de 05/12/2010.

Trocaram aquele cenário de filme pornô! Agora o cenário é mais "workaholic", estilo sala de reunião.

Concordo com o Paulo Gala, ao dizer que uma corrida aos bancos para saques nos PIGS não é descartada, em um possível ambiente de total desconfiança. Entretanto, os PIGS representam parcela pequena do PIB mundial e pouco podem prejudicar a economia.

Nem o cachorro do ME acredita na Inepar
Os papiros OGXP3 e HRTP3 podem de fato ter boa valorização no MP e LP. Prefiro OGX porque as cartas já estão na mesa e haverá o tão esperado farm-out, quando finalmente será conhecido o valor de venda da empresa, possivelmente cerca de 2 vezes o valor atual de bolsa.

INEPAR: o Rei da Inepar, ME, falou "en passant" do micaço.
Também mandou uma mensagem subliminar de strong buy de Inepar quando falaram das petrolíferas. O ME foi o único que perguntou "quem vai fornecer para as petrolíferas?". Também lembrou que precisam nacionalizar a cadeia de fornecimento de óleo e gás. Esse comentário, vindo do ME, é uma óbvia mensagem subliminar de compra de Inepar, porque ele acredita que o micaço vai lucrar nesse rolo aí. Eu não acredito.
-

47 comentários:

  1. Mei Rei,

    Aqui no sítio em Itapira só temos uma televisão. E ontem era o dia reservado pra Madame Gnoma escolher a programação dominical.

    Então no mesmo horário reservado para o "Dinheiro em Ação", ela me obrigou a assistir ao programa de seu concorrente direto na briga pelo ibope:

    "Samba de Primeira", com Jorge Perlingeiro!

    "Só, sifô agoooora"

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Tudo bem que o "Samba de Primeira" é tão ou mais divertido e cult quanto o "Dinheiro em Ação". E que entre Jorge Perlingeiro e Mister ME, tenho que admitir que gosto mais da sincera leveza do Perlingeiro, sem contar suas lindas e estonteantes convidadas.

    Outro ponto a favor do programa concorrente de Perlingeiro é que ele não faz tipo fumando charutos e usando suspensórios. Mas um ponto contra o show do Perlingeiro é que ele usa peruca... E se Mister ME tb usa é escondido.

    Mas enfim.... mais uma vez faltei com o meu compromisso dominical assumido com Vossa Majestade.

    Mil perdões.

    El Gnomo de Itapira

    ResponderExcluir
  2. Cara o ME vai matar os miquinhos que ficam compradassos em Inepar por que ele manda (nego com 80%-100% do que tem nesta bosta) já que ele anda falando pouco do mico. Vai matar este povo do coração hahaha

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKKKK, Gnomo, o compromisso não é comigo, e´ com o ME e sua turma de vendedores de micos, KKKKKKKK. E o ME só fumou e bebeu no primeiro programa. Acho que ele viu seus comentários e parou de dar mal exemplo para criancinhas e para ex fumantes e ex alcoolatras que lutam contra o vício.


    Anônimo, o ME tá é louco para se livrar desse mico logo, kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Mei Rei,

    Peço humildimente que não me sacaneies a minha tola ingenuidade, mas, sinto-me tentado a fazer a seguinte pergunta:

    Se Mister ME tá loko pra passar o cerol no mico, porque ele não ouve a sábia recomendação do seu concorrente dominical, o El Perlingeiro, e não vende logo tudo de uma vez usando a estratégia: SÓ SIFÔ AGOOORA!!


    kkkkkk

    El Gnomo de Itapira
    Perguntador de Primeira

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKKK, ele nao consegue vender tudo de uma vez pq tem cerca de R$ 10 MM de ações do mico - segundo vi no site da CVM - e a liquidez não comporta uma venda desse porte.
    E também acho que o P`M dele é de uns 21,00, já que ele mesmo disse ter começado a comprar o micaço há mais de 10 anos atrás... vixi.

    ResponderExcluir
  6. Fio terra, vc assim só dá mais audiência a quem mais vc odeia!
    uma pergunta pessoal: o ME comeu alguém que vc gostava ou algo do gênero?

    ResponderExcluir
  7. Mas quem disse que eu o odeio??

    Ao contrário, já escrevi por aí no blog, gosto e admiro o pessoal da Empiricus. Só não concordo com algumas coisas que eles divulgam e uso o blog para criticar... Algo de errado nisso?
    Gosto de alguns calls deles, gosto das opiniões de economia do Paulo Gala. Obviamente, discordo completamente do que eles divulgam sobre inepar.

    ResponderExcluir
  8. Anonimo, sinta-se feliz que tem alguém na Internet comentando o programa...acho que o RBC eh o único que faz isso...

    ResponderExcluir
  9. O ME andou falando em FIA e vender em block trade...to achando que aparecer alguém pra tomar a posição inteira da Galleas em Inepar eles vendem a uns R$2,00 a ação!!!

    ResponderExcluir
  10. Eheheheh, mas eu acho que ele vai é vender aos poucos. Em bloco teria muito preju.

    ResponderExcluir
  11. Dotô Valentim Terra,


    Chegando agora do roçado depois de um dia difirçi e pra relaxar fui precura no ioutuba o úrtimo pôgrama de dumingo...

    E necas!

    Mas aí achei lá um novo arrazoado falandu sobre "7 dos possíveis racionais do FLOAT (?)" e tumbem sobre "quer UPSIDE (?) honesto?"

    Uai. Eu não entendi é naaaada! Eles falam em duas línguass misturano é tudo que é sigla, com ingrês e brasilês... E parece que eles tão metendo a chinelada em alguma empresa (ou todas!). Tarvez, porisso, que quem rabiscou o arrazoado num açinou e fez esse rolo todo com um monte de linguas e sigras.

    Mas eu confesso que não entendi nada escrito ali. Essa gente que mexe cum dinhêro (dos outros, é claro) tem essa mania besta de misturar brasilês com inglês e cum monte de sigra quando falam e quando escrevem pra nois! E aí fica tudo confuso, arrê!

    Então eu que sou da roça, penso assim:

    Se esses camaradas não conseguem nem DECIDIR em que língua devem se dirigir a nós, os futuros crientes...

    ...Acuma que eles vão ter condiçaum de DECIDIR aonde investir os nossos caraminguás?

    Florisval Serra
    Banana da Terra - SC

    ResponderExcluir
  12. KKKKKKKK, vou lá escrever sobre este post agora, KKKKKKKKKkk

    Bom post, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  13. Fui lá e postei o comentario abaixo. Se eles não publicarem, colei aí abaixo para vc ver minha interpretação do texto do ME:


    ----------------------------------------

    Há algumas mensagens subliminares do ME contidas neste post.

    Vou escrever aqui minha interpretação:

    Está implícito que ME recomenda VENDA de inepar. Ele não acredita mais nesse mico.

    Cheguei a essa conclusão após profunda análise do texto acima conjugado com a última carta do Galleas (que consta no site como dezembro, mas na verdade é de novembro), do ativismo ineps e do último programa Grana em Acão.

    Na carta, ME diz que reduziu sua participação em INEP4; a Galleas tá com 200 MM em adm,. mas só 25 MM no FIA Galleas; ME diz que não gosta de PN, exceto de inepar...

    ResponderExcluir
  14. Nossa coitado do ME, eh um poço de inconsistencia:

    Novo fundo de dividendos mas ta comprado em Inepar que não paga dividendos há mais de 10 anos!!! hahaha

    Diz que na cartilha que ninguém olha o balanço mas Inepar tem balanço tão cozido que faz o do Banco Panamericano paracer Al dente!!

    Diz que a negociação do BNDES agora sai (ta esperando a uma década) e que o multiplo deve subir (ja ta 15 vezes EBITDA).

    Teve saída de 5 sócios de uma só vez e diz que é ótimo...não pode ser um bom sinal!

    ResponderExcluir
  15. Na verdade nao vejo como inconsistencia. O fundo de dividendos é criação recente. Inepar é aposta antiga do ME. Acho que ele quer é parar com esse mico e finalmente enxergando outras ações na bolsa.

    Se vc acha que balanço do Panamericano e de inepar é enganação, veja essa noticia que acabei de ler, eheheheheh... Lavagem de grana que nao acaba mais.

    http://economia.ig.com.br/quadro+leiloado+nesta+terca+sera+mais+o+caro+vendido+no+pais/n1237852444939.html#1

    ResponderExcluir
  16. Rei Mei,

    Como é que funciona um fundo de dividendos?

    É só comprar papiro de empresa que paga dividendos?

    E se a empresa não pagar dividendos?
    E se o dividendo do proximo ano for mixaria?

    Então é só vender o seu papiro?

    E se o papiro cair porque o dividendo não veio ou é mixaria?

    Mas se o lance é receber dividendos... então não seria melhor comprar umas debentures dessa empresa? Ou colocar até mesmo na poupança rendendo uns jurinhos? Fica "ugly" pra um financista fazer isso?

    Será que assim a gente não correria tantos riscos, já que a visão da coisa é "renda"?

    To certo ou to errado?

    El Gnomo de Itapira

    ResponderExcluir
  17. boas perguntas. Acho que há muitas viúvas e outros q recebem heranças e têm preguiça de adm. e aprender a mexer na bolsa e por isso pagam a tx de adm para fundos.
    Lembre-se que o fundo de dividendos do galleas tem só 5 cotistas - vide site da cvm - e acho que sao os próprios sócios.
    Acho que o Warren Buffett foi o único gestor de fundos conhecido que há muitos anos atrás encerrou um fundo e entregou a grana aos clientes dizendo que não sabia mais o que fazer, após uma baita rentabilidade. Acho que a maioria dos gestores ficam inventando moda para continuar a ganhar a tx de adm.

    ResponderExcluir
  18. gnomo, vc esta bem errado nesta...fundos com empresas que pagam dividendos historicamente outperformam indices. Adicionalmente, Debentures sao muitas vezes iliquidas e sem upside de equity caso nao forem conversiveis. Como o fundo eh da Galleas, sabemos que vai ter micos que pagam ou nao dividendos de maneira sustentaveis no fundo. O ponto eh que o ME, coitado, jah nao sabe mais que estrategia adotar por que com 25MM em um FIA nao se paga nem alugiel de sala para uma asset.

    ResponderExcluir
  19. Estão dizendo que o ME montou uma barraquinha na 25 de março e está vendendo ineps a 2 reais, mas sem o Atilano e os seguidores da empiricus saberem.

    é verdade isso? sou iniciante de bolsa

    ResponderExcluir
  20. Está rolando um boato que o GALLEAS TIVEREM ALGUMAS baixas no time porque o ME QUERIA colocar o que sobrou da INEP4, em Kepler e TECTOY.

    Segundo ME , seria as duas novas porradas das bolsa

    ResponderExcluir
  21. Anonimus,

    Que o gnomo tá sempre errado, isso não é nenhuma novidade.

    Se fosse o contrário eu não estaria aqui de fiel súdito e aprendiz de financista do nosso Sábio Rei Valen Tim, sem fronteiras! Kkkkk

    Agora esse lance aí que “empresas que pagam dividendos historicamente outperformam índices” é meio conversa fiada de vendedor de fundos ou gestores ávidos por captação.

    Porque se isso aí fosse uma coisa assim, tipo, tãoooo histórica, no final do prospecto de qualquer fundo não precisaria vir acompanhada da seguinte advertência exigida por lei:

    “Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros”

    E pra uma determinada debênture chegar a ficar ilíquida, é porque o estado do papiro em bolsa do seu emissor já deve estar gasoso.

    Já o estrago é muito mais inesperado, rápido e devastador em valor de pregão de um papiro de uma empresa, “só” porque naquele ano ela pagou um dividendo que não “agradou” o mercado.

    Ou o cabra busca renda ou busca upside.
    Quem aposta ao mesmo tempo em duas casas na mesma mesa de roleta é bom que esteja ciente que pode perder duplamente numa única rodada.

    Mas de resto estamos de acordo.

    E palavra final aqui no reino, só existe uma: a do REI.

    uauauaua

    El Gnomo de Itapira
    O Rei é o meu guia e nada de mal me acontecerá

    ResponderExcluir
  22. Putz barraquinha na 25 e Tectoy foi foda hahaha

    ResponderExcluir
  23. Gnomo, retornos em ações vem de duas fontes:

    1) Dividendos e
    2) Ganhos de capital

    Historicamente nos EUA e Europa retornos de longo prazo (ultimos 100 anos) no mercado de ações giram em torno de 7% ao ano. Destes 7%:

    3% são dividendos e 4% ganhos de capital

    ou seja dividendos historicamente representa,m 40% do retorno em bolsa. Isto não quer dizer que será assim no futuro ou com todas as ações por razões algumas que vc mencionou em postos acima.

    Abs

    ResponderExcluir
  24. Anonimus,

    Entendo, tamus aí pra aprender!

    Mas é pagando 7% sobre qualquer parâmetro de valor dessas ações ?
    Será talvez sobre o valor médio da ação em cada ano ou pelo valor médio de todo o centenário?

    Será que é tão grande o rol dessas empresas com 100 anos (desde 1910) que existem até hoje e que vêm pagando 7% de dividendos e ganhos de capital na Europa e EUA em média nos últimos 100 anos sobre o valor de suas ações? Talvez só deram uma paradinha lá pelas I e na II guerras mundiais...

    E se é verdade mesmo esse lance que é difícil uma empresa sobreviver tanto tempo como boa pagadora.... Como fazemos pra saber com a devida antecedência "quando e o que fazer" quando elas entrarem em decadência? Ou então todo ano só temos que ir selecionando as novas boas pagadoras de dividendos + ganhos de capital e ir abandonando as velhas e cansadas no fundo carteira?

    El Gnomo de Itapira
    Sempre aprendendo

    ResponderExcluir
  25. Gnomo,

    estes são retornos agregados, ou seja, de índices. Saem e entram novas empresas no mercado por diversos motivos: falências, fechamento de capital, abertura de capital, fusões e aquisições, spin-offs.

    De maneira que as empresas de hoje devem ser 99% diferentes das de um século atrás como vc bem escreveu. Meu ponto é que o dividendo foi e é uma importantissimo componente de retorno de uma ação.

    Muitos se preocupam somente com o ganho de capital (quanto subiu) mas o que vc recebe da empresa em cash (dividendos ou recompras) é um componente não menos importante, principalmente por que vc pode reinvesti-lo da maneira que quiser.

    Quanto ao seu ultimo paragrafo, acho que vc acertou na mosca, eh na velha e boa analise fundamentalista de achar empresas geradoras de caixa, com poucos competidores, que continuarão a pagar dividendos de maneira sustentavel e por gerarem mais caixa o que não foi pago em dividendo é reinvestido (e mesmo se o multiplo não se alterar) o preço da ação deve subir na mesma proporção. Como vc mesmo soa, parece fácil mas não é.

    ResponderExcluir
  26. E a novela da Inepar não está nem na metade.

    Olha o que peguei lá no forum do advfn.

    http://br.advfn.com/p.php?pid=fbb_thread&bb_id=11&id=6539499&from=20681#first_article_divider

    ----------------------------------------------------
    ABRE ASPAS:

    Há uma Lei para Isso!
    Aka Dever de Lealdade
    Por Marcos Elias
    Se, por hipótese, você é controlador/administrador de uma
    companhia de real estate listada em bolsa, será que poderia realizar
    um empreendimento imobiliário na física?
    Não. E não há exceções para o caso.
    Mas mesmo se você não utilizou o corpo técnico da empresa da qual
    controla, se foram alocados recursos próprios – do controlador - na
    empreitada, e se a idéia foi desenvolvida durante os dias de folga, nos
    finais de semana, mesmo assim não se pode?
    Não. É indisputavelmente contra a lei.

    Quem disse?
    A Lei nº 6.404, de 15 de Dezembro de 1976. Artigo 155:
    Dever de Lealdade
    O administrador deve servir com lealdade à companhia, sendo-lhe vedado:
    - Usar, em benefício próprio ou de outrem, com ou sem prejuízo para a companhia, as
    oportunidades comerciais de que tenha conhecimento em razão do exercício de seu
    cargo.
    - Deixar de aproveitar oportunidades de negócio de interesse da companhia;
    - Adquirir bem que sabe necessário à companhia;
    Qual é a pena aos infratores?
    Em última instância, prisão.
    Qual é o direito da pessoa prejudicada?
    Haver do infrator indenização por perdas e danos.
    Um outro exemplo, fora do contexto real estate:
    A IAP, holding dos controladores da Inepar, poderia ter investido na
    CBD, Companhia Brasileira de Diques, ex-ishibrás, no lugar da
    própria Inepar?
    Não. Sob Hipótese nenhuma.
    E o que é a CBD?
    A grosso modo, é um estaleiro que recebe um arrendamento da Petrobras por 20 anos
    no valor presente de R$ 1 bilhão. É tão valioso que este arrendamento cabe apenas
    sobre parte do estaleiro.
    Dii habent laneos pedes, sed ferreas manus
    Ou, àqueles que “curtem” a Bíblia:
    “Não deixeis que a lealdade te abandone; amarre-a em volta do pescoço; entalhe-a no
    teu coração”.
    FECHA ASPAS

    -----------------------------------------------------


    " Dii habent laneos pedes, sed ferreas manus: Os deuses têm pés de lã, porém mãos de ferro. A justiça tarda, mas não falha"

    fonte: http://www.hkocher.info/minha_pagina/dicionario/d06.htm

    ResponderExcluir
  27. Mas anonimus,

    Esse nosso papo só rolou porque vc falou de “fundos com empresas que pagam dividendos, historicamente, outperformam índices”

    Eu tinha entendido que seriam os retornos de um fundo ativo (seleção) com uma carteira de ações boas pagadoras de retornos.

    Mas agora me parece que são os retornos sobre ações que compõe os índices: “estes são retornos agregados, ou seja, de índices”. Então como é que esse mix passivo vai superar a si mesmo já que ele espelha o próprio índice?

    E não acho que nenhuma forma de análise seja capaz de oferecer quaisquer margens de acerto pra se achar as tais boas empresas geradoras de caixa. É duro aceitar, mas toda empresa é uma caixa preta tanto pro público em geral, assim como pros gestores e analistas profissionais (estando os dois últimos do outro lado da calçada da empresa). E como penúltimo exemplo recente sobre caixas-pretas das empresas temos a Sadia.

    Somos aquilo que há mais 100 anos atrás Charles Dow definiu como out-outsiders. Mas sempre achamos que no máximo somos outsiders... kkkkk.

    E tb não acho que dividendos sejam um importantíssimo componente do retorno de uma ação. Toda vez que há dividendos, juros sobre capital ou bonificação em ações o papiro é imediatamente descontado em valor de pregão nesse valores. Então se o papiro não voltar a embuchar depois do parto, já era. O componente importante é a valorização do papiro por conta da “possível expectativa" na aposta no crescimento da empresa. Os dividendos serão no máximo uma das boas conseqüências dessa aposta.

    E tb acho que não devemos nos preocupar com o quanto subiu ou achamos que vai subir um papiro; mas sim com o quanto já caiu e pode vir a cair o papiro. E claro: o que vamos fazer nessa triste hora. Tudo isso tb já tem que estar decidido antes de embarcamos na canoa, rs. Por isso vou aproveitar o ensejo e recitar uma frase do gnomo Ralph Vince:

    “devemos sempre esperar pelo melhor, mas estar preparado para o pior”.

    El Gnomo de Itapira
    O Out do Out do Outsider

    ResponderExcluir
  28. “Fundos com empresas que pagam dividendos, historicamente, outperformam índices” Isto não quer dizer que TODOS o fazem justamente por que precisa haver stock picking nas ações que irão compor a carteira. O que nos leva ao ponto que você falou e eu já havia concordado e compõe a última frase do meu post anterior: "parece fácil mas não é."

    "O componente importante é a valorização do papiro por conta da “possível expectativa" na aposta no crescimento da empresa."

    Na minha visão ações sobem por 3 motivos:

    1) Aumento no múltiplo: isto se da por uma melhor percepção do mercado, as expectativas como vc falou com relação a demanda e crescimento de um determinado setor. Já vimos isso em Tecnologia, Real Estate, Mineração. Cada hora tem uma bola da vez, agora é varejo. Note que mesmo com uma mesma geração de caixa, um multiplo maior vai implicar em um maior valor de mercado.

    2) Aumento na geração de caixa: se a empresa gera mais caixa, ela pode distribuir ou reinvestir mais. Note que com um caixa maior (denominador) mesmo que o multiplo permaneça o mesmo o Valor de Mercado ou Valor da Firma vai mudar. (multiplo 10, LL, 10, vM = 100, LL=11, VM =110)

    3) Eventos ou Catalistas: melhoras na governança, troca de managent, lançamento de um grande produto, ou seja, eventos que melhoram a percepção da empresa perante ao mercado e faça o valor de mercado convergir ao valor intrisico.

    Eu nunca faço analises contando com expansão de multiplo (isto é upside pra mim) então geração de caixa e possíveis eventos atrelados à empresa são fundamentais. Meus dois cents.

    Grande abs

    ResponderExcluir
  29. no blog da empiricus há um texto que encaixa-se como uma luva na discussão de vcs:

    "Perto disso, inside information é absolutamente irrelevante. Sério mesmo! Se você ainda duvida, assista à aula de nosso amigo Jim Cramer.
    www.cnbc.com/id/40481997
    Com sua costumeira clareza, Cramer explica que o conjunto de informações públicas é suficientemente amplo para se extrair dali diferenciais marcantes. O grande edge está no entendimento, na interpretação, e não no mero acesso à informação. De quebra, fica tudo dentro da lei!"

    Até concordo em parte... Mas uma boa informação de insider não faz mal nenhum , não é?

    ResponderExcluir
  30. Valentim Terra, Marcus Elias disse que a inepar seria a maior porrada da historia, e está sendo, mas uma porrada no estomago.

    até agora a unica coisa revelada é que a IAP, rouba a empresa a 10 anos e que ele está desesperado para vender o MICO KKKK

    ResponderExcluir
  31. O ME ta fora da casinha coitado:

    o Aluguel da Ishibras eh 4MM/ mes, ou seja, 48MM ano. O Fator tem 50% deste empreendimento, a IAP fica com 50% (24MM ano). Sem contar os impostos que a IAP deve pagar o VPL para a IAP deste alugiel eh de R$186 MM e não 1 bi. Como sempre, o pessoal da Empiricus nem se da o trabalho de fazer as contas. Agora eu concordo que eh maracutaia mas ninguém mandou ele não escutar o mercado quando falava do Atilano.

    ResponderExcluir
  32. Anonimus,

    pra 2 cents, já tá bom o que eu li. Valeu.

    REI MEI! REI MEI!

    Já está no iuotuba esse pôgrama do último dumingo que a gente AINDA nem comentou depois 97 comments... kkkkk

    Vi tudinho.

    No segundo bloco o assunto foi petróleo.
    Mas não se conversou sobre o mercado do petróleo, históricos, preços spot, futuros, tendências, estoques reguladores, níveis de extração ou consumo e tals. Afinal essas bobagens só são interessantes pra quem é operador, trader. Então nada a ver discutir isso ali, rs.

    Mas pelo o que eu entendi (mas dêem um desconto, porque todo gnomo é lento...)os caras tavam discutindo seriamente que o oil que tem no fundo do mar da Namíbia é o mesmo oil que tem na bacia da Campos.

    Só que o que aconteceu lá atrás não sei quando exatamente é que esses 2 oils foram separados ao nascer quando a Pangéia se dividiu em mais continentes. Me parece que isso foi Antes de Cristo ou Maomé, seilá. Parece que essa informação só os "fundamentalistas" é que sabem com precisão.

    Mas em todo caso assistirei mais vezes esse trecho do pôgrama até entender direitinho o assunto. Essa história de Pangéia mui me interessa...

    O senhor notou que o bigode de Mister ME já ficou mais encorpado? Eu acho que depois que o tal buço engrossar ele vai ficar a cara do Tom Selleck! O senhor podia armar um poll sobre esse tema.

    E pela primeira vez, ouso discordar de Vossa Majestade... sorry, mil sorries!

    Mas eu gostava mais do outro cenário. Os 3 mosqueteiros e o D'Artagnan Eliás em volta de uma mesa vazia ficou parecendo aqueles batebapos de refeitório de fábrica antes do apito tocar pro segundo turno.

    E eu senti falta daqueles takes de baixo pra cima em preto e branco. Aquilo dava um certo clima MTV, eu faço gosto em mudernidades!

    Outro coisa: eles podiam incrementar mais e chamar pra participar de um bloco, um convidado pra tb discutir opiniões sobre os papiros da vez....

    Eu, humildimente, sugiro um nome de peso pra essa minha idéia de pauta:

    Valentim Terra, O Magnífico Rei das Bluechips!

    El Gnomo da Pangéia
    O Mico de Auditório

    ResponderExcluir
  33. Que decepção Valentin, vc só fala de Inepar, tá pior que o Marcos Elias, os dois parecem um samba de uma nota só, um fala Comprem Inepoar e vc Inepar é fria... pára com isso, se vc quer é só Ibope pro seu blog, ok, vejo que seus comentários qdo não trata de Inepar tem um outro gato pingado cometando, mas qdo fala da inepar, enche de maluco aqui.

    vc té ficando louco como o M.E. e o pessoal do advfn, só falam de inepar, fui!

    ResponderExcluir
  34. Essa molecaqda da empiricus quer é fazer parte do conselho da inepar e roubar a empresa junto com o atilano. e tem gente dando procuração pra eles,kkk

    o acerto entre eles e a familia será dividam o lucro dos salários conosco e o pessoalq ue se ferre.
    onde já se viu alguém trabalhar em prol do minoritario? eles querem mamar junto com o atilano e cia

    ResponderExcluir
  35. 1 - Gnomo, se vc gosta do cenário anterior, então vc gosta de sala de espera de bordel semi-chique e de filmes pornôs meia-boca que passam no GNT à noite, KKKKKKKKKKKkk.

    2 - Eu até gostaria de ir lá e debater bolsa e falar na frente deles: INEPAR É MICOOOOOOOOOO!!!!
    Mas se eu abandonar temporariamente o REino das Blue Chips e for lá visitar o Reino dos Micos, provavelmente irão sequestrar o Rei. Briga de reinos é assim. E tem também os membros da IRI- igreja radical inepariana -.

    3 - Watchman, bem pensado, nem tinha pensado nisso. Acho que finalmente eles aprenderam e viram que a melhor forma de ganhar grana com empresas da bolsa não é participar dos lucros, q sao via de regra mirrados... É melhor participar das DESPESAS, sacou?

    ResponderExcluir
  36. 4 - Mas falar de inepar é a bola da vez do momento!!! Tem alguém indo à TV falar de Vale, OGX, recuperaçao da Paranapanema, reestruturação da Eletrobrás?
    Não, o Dinheiro em Ação é o primeiro programa da TV Brazuca focado exclusivamente em ações!!
    Tem coisa melhor? Melhor que isso, só assistindo as duas meninas lindas se catando nos pornos light do GNT, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  37. Gnomo, a tese da separaçao dos continentes está cada vez mais evidente para os geólogos.
    Eu que gosto de ver os documentarios do History e Discovery, já vi provas de que rochas semelhantes estão na Africa e América, por exemplo.

    Os meninos da Empiricus podem ter razão em dizer que a geologia das placas americana e africana são semelhantes para fins de existencia de petroleo.

    ResponderExcluir
  38. Se Mei Rei viu no Discovery as evidências, então quem sou eu pra duvidar?

    Afinal de contas quem seria o maluco que iria ficar levando rocha de um continente pro outro só de molecagem pra confundir os geólogos?

    Erich Von Daniken? Dan Brown? JJ Benitez? Paulo Coelho? ME?

    kkkkkkkkkk

    El Gnomo das Cavernas

    ResponderExcluir
  39. coitado do ME, quer se livrar do Mico mas tem que entrar comprando diariamente pra segurar o preço do papel senão ele não ganha taxa de performance este ano.

    ResponderExcluir
  40. Valentim,

    Se inepar fosse tao ruim, Luis Stulberger nao teria comprado, vc nao acha?

    ResponderExcluir
  41. Depende. Primeiro, não sei se isso é verdade. Se for verdade, empresários bem sucedidos também cometem erros crassos. Veja o próprio ME dando exemplo de um grande empresario que queria comprar a Agrenco semanas antes dela falir.

    Não sei as reais condições de negociação dessa suposta entrada do L S no negócio. O que sei é que inepar tem balanços sofríveis e tem gente na internet fazendo propaganda dizendo para comprar a ação pq é bom.
    Se essa ação fosse tao boa assim, o ME estaria fazendo o contrario, falando que era mico falido para derrubar a cotação e comprar mais barato, vendendo quando os supostos fatos futuros ocorressem. Não é verdade? Se a empresa é boa, pq é necessário marketarem na internet?

    ResponderExcluir
  42. Anonimo, vc jah viu quanto INEP representa do Fundo Verde? Inep eh 0,039% do Fundo, nao to brincando e vc nao leu errado!!

    ResponderExcluir
  43. KKKKK estava lendo seu blog e percebi que quando vc não fala em Inepar, a audiência de seu blog vai a quase zero, não fica triste com isso?

    Alguém já fez as contas para saber quantas Inepar o Fundo Verde compraria com as dezenas de bilhões de reais que detém?

    Caso a Inepar suba bastante em 2011 o valentin vai falar que comprou Inepar? ou fará como o FHC esqueçam oq ue escreví?

    Quais ações vc recomenta para 2011, que vão subir mais do que Inepar?

    ResponderExcluir
  44. 1 - se eu estivesse preocupado com audiencia, eu me candidataria a BBB e não escdreveria blog sobre ações num país em que quase ninguem aplica.

    2 - se o fundo verde compra e aplica 0,039% de seu capital, isso nao quer dizer que inepar é uma boa empresa. Significa que é mico, já que o fundo está aplicando uma parcela ínfima de seu patrimonio.

    3 - veja que eu já fiz um trade de 13% em inep4 em 40 dias. Posso comprar de novo sim, mas só para trade especulativo, de mico, já q a considero uma empresa em má situação.

    5 - eu acho que em 2011 vão subir bem ogxp3, elet3 , pmam3 e talvez bvmf3. Hrtp3 pode subir também.

    Faço-lhe uma pergunta agora:

    se inep4 é tão boa assim com dizem na internet, por que o pessoal que acredita nela tem que ficar marketando por aí? SE eu soubesse de um papel que iria bombar no futuro, eu iria falar MAL dele para tentar derrubar a cotação e comprar o máximo possível, para vender na hora que saísse a grande noticia.

    ResponderExcluir
  45. É isso aí, Rei Mei!

    Bote quente nesses invejosos pseudo-financistas que não sabem juntar o lé com o cré do mercado, como Vossa Majestade!! E falem mal, mas não se esqueçam que diligence só leva um "L" e até segunda ordem insight information pode ser algo mais íntimo e pessoal que inside information como já dizia Erasmo, O Carlos...

    E porque hoje tumbém é dumingo, dia de Money Talks na TV Gasseta!

    Só sifô agora, porque aqui o troço é sério!

    A chapa vai esquentááá....

    El Gnomo de Itapira,
    Dinheiro de Primeira - CNT às 20:30Hs

    ResponderExcluir
  46. Gnomo, tem esse programa na CNT mesmo?

    ResponderExcluir
  47. Sim, Rei Mei!!!

    Mestre Perlingeiro com o Samba de Primeira é o concorrente direto da trupe do Money Talks pelo ibope dominical!

    Veja só uma palhinha com a participação especial de Selminha Sorriso, Sorriso Maroto, e outros Sorrisos e tals:

    http://www.youtube.com/watch?v=BLsnlEOxUB0

    El Gnomo Sorriso

    ResponderExcluir