O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

01/02/2015

Uma rápida análise sobre o balanço de 3T14 da Petrobras

Análise rápida sobre o balanço NÃO AUDITADO da ‪#‎PETR4‬ ‪#‎PETROBRAS‬, de 3T14, sem muita profundidade e sem muitos detalhes.

Alguns pontos bem importantes:

a) o endividamento aumentou, parte pela variação cambial, mas principalmente pela captação de novos empréstimos, de + 52 bi em 9M14 contra 9M13.

b) O rating da dívida da empresa foi cortado recentemente. Isso implicará em aumento da taxa de juros para novo endividamento (rolagem da dívida), o que aumentará as despesas financeiras - um problema enorme.

c) Parte das despesas financeiras são lançadas no famoso ativo imobilizado da empresa. Isso engana muita gente, porque infla os ativos. No futuro, pode gerar pesados testes de impairment negativos (que é lançar para despesas o excesso de ativos vis-à-vis o fluxo de caixa projetado para o ativo (A Vale fez isso nos últimos balanços)).

d) Ninguém comenta, mas empresa tem 122 bilhões de passivo de causas judiciais não provisionadas (12 bi trabalhistas e 96 bi de processos fiscais). ISSO É MUITO SÉRIO!!. Tem até autuação fiscal por falta de emissão de nota fiscal na venda de gás! Lendo essas causas no balanço, interpretei que a empresa tem sérios problemas de controles internos , principalmente nos estoques, o que contribui para a roubalheira e problemas fiscais.

e) Sendo assim, eu calculo que o PL ajustado da empresa, pelos 88 bi de propinas calculadas pela empresa + uns 49 bi de causas não provisionadas, seria perto de 214 bi, o que dá um VPA ajustado de 16,40 por ação (contra VPA divulgado de 26,89 de 3T14).

Se as propinas relativas ao superfaturamento de ativos forem maiores que 88 bi, obviamente que o VPA real, de 3T14, seria menor, talvez entre 12,00 e 15,00.

f) O problema da queda dos preços do oil é sério, porque a parte de venda de oil terá rentabilidade reduzida. Será parcialmente compensado com a venda de gasolina no Brasil mais cara, mas não é suficiente para empresa mostrar melhora.

EM RESUMO: acho que a situação está mesmo bem ruim. Se a Petrobras pagar dividendos relativo ao ano de 2014, deverá ficar perto de 0,60 por ação para PETR3 (veja comentário abaixo). Imagino que esse dividendo deve cair para 0,30 para ano base 2015 se a atual situação continuar. O correto seria NÃO PAGAR dividendos, via deliberação de AGO/E.

A CEREJA DO BOLO eu escutei na teleconferência de 3T14: a Graça Foster, respondendo a pergunta de um participante, informou que a empresa gastará perto de R$ 150 milhões em despesas relativas às investigações em curso, somente em 2015. Não é muito alto esse valor??? Dentro do atual contexto, imagino que isso embute um superfaturamento de uns 100 MM !!!!
Vejam outras análises em  http://analisedefundamentos.blogspot.com.br/


Um comentário:

  1. O dividendo mínimo para PETR4 tem regra diferenciada, conforme estatuto da Petrobras.

    Para mais detalhes, veja

    http://analisedefundamentos.blogspot.com.br/2015/04/petrobras-dez2014.html

    ResponderExcluir