O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

24/02/2015

O perigo que ronda o mercado de imóveis

Não acho que há bolha, mas sim um perigo de forte stress devido a atual situação econômica.

O economista Paulo Gala, em seu site, coloca dois gráficos que mostram os "topos históricos" dos preços do imóveis por m² e do crédito imobiliário em relação ao PIB.

Os dois gráficos (copiados abaixo) induzem a conclusão de que se a renda (PIB) continuar caindo, se inflação e SELIC continuarem altas e se em 2015 o desemprego começar a subir de forma preocupante, haverá uma chuva de distratos, derrubando os preços dos imóveis.

A solução que vejo, em um prazo mais curto, é dar um choque positivo na economia, para restabelecer a confiança do empresário (e do investidor internacional, de suma importância). Dessa forma, as perspectivas futuras iriam melhorar, apesar do mau momento.

Em minha opinião, o melhor choque de confiança seria através de impeachment da Presidente da República e da saída total da influência de seu partido nas decisões governamentais. Isso, em um primeiro momento, poderia trazer algum stress na economia, mas, logo após, entendo que a confiança dos agentes econômicos quanto ao futuro do país poderia melhorar e muito.

Esse impeachment teria que ser feito bem rápido e sem as costumeiras "passadas de rasteiras" comuns na política brasileira. Teria que ser feito com foco de restaurar as bases da economia, que entendo que foram muito abaladas pelos incontáveis erros capitaneados pelo governo, desde 2002 até hoje.

Mas alguém pode perguntar: se a economia e governo estão ruins, por que os preços dos imóveis subiram tanto?

Minha resposta é que trata-se de reflexo das reformas econômicas feitas de 1994 até 2002, além da forte alta dos preços de commodities de 2000 a 2008. Estamos colhendo, agora, os efeitos dos erros que foram cometidos de 2002 até 2014.

De http://www.paulogala.com.br/?p=1947

De http://www.paulogala.com.br/?p=1947

Veja mais artigos em http://analisedefundamentos.blogspot.com.br/p/artigos.html

Outras análises: http://analisedefundamentos.blogspot.com.br

(OBSERVAÇÃO: EDITEI  o texto acima em 06/03/2015. O texto original, de 24/02/2015, foi transferido para o comentário abaixo)

11 comentários:

  1. Se me permite, no inicio você deixa claro que não acredita em uma Bolha, mas ao final você conclui que "o estrago vai ser grande". Você poderia explicar melhor sua posição? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que exista bolha imobiliária. Basta vc pesquisar sobre isso no google e verá que a alta dos preços no Brasil não tem característica de bolha.

      Quando concluo que o "estrago vai ser grande", me referi às construtoras que já estão em situação financeira e operacional bem ruim; às pessoas que compraram imóveis fazendo dívida, mas podem não conseguir pagar, principalmente se perderem emprego. Enfim, o estrago será grande para aqueles que forem diretamente atingidos pelos efeitos que descrevi acima.

      Excluir
  2. Então isso é bolha

    ResponderExcluir
  3. A situação é bem simples. O governo artificialmente por meio de lei aumentou a massa salarial do trabalhador brasileiro (regra ridícula de reajuste do salário mínimo). Estimulou o consumo promovendo subsídios de toda espécie, abriu a torneira do crédito, realizou desonerações etc. Desta foram a economia cresceu (o voo da galinha) e com ela houve aumento do emprego. A população viu que o salário dava pra pagar a prestação da CEF que pra isso teve de diminuir juros e ampliar prazo. Houve um aumento de demanda para compra de imóveis em um curto espaço de tempo. Resultado: preços inflados. Observe que o trabalhador brasileiro não enriqueceu ao ponto de comprar um imóvel de 200, 300, 400, meio milhão de reais. Não. O trabalhador brasileiro teve um acréscimo de salário que lhe permitiu pagar a prestação da CEF graças a um crédito barato por um período oceânico. Mas entenda, esse crédito era fruto da crença de que essas condições que mencionei iriam se perpetuar por aquele período oceânico. A tal nova matriz econômica (crédito, consumo, intervencionismo) se mostrou um equívoco, uma aventura. O cenário econômico está rapidamente se revertendo e com ele o mercado imobiliário.

    ResponderExcluir
  4. preços 30% acima....fundos imobiliários tem hj essa diferença entre o valor patrimonial e sua cotação em bolsa....ou seja, uma casa q o dono pede $ 500 mil, vale na verdade $ 350 mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí mesmo... Sobre os FII, veja que há forte perigo de testes de impairment (alguns já fizeram):

      http://reidasbluechips.blogspot.com/2014/12/testes-de-impairment-os-badalados-fii-e.html

      Excluir
  5. https://www.youtube.com/watch?v=EqW9srTn7xM

    ResponderExcluir
  6. Simples assim. "Rei" já é uma autodenominação um tanto arrogante. Se entendesse de verdade de mercado, estaria milionário negociando papéis, imóveis, etc, e não ganhando a vida "vendendo" relatórios. Tem quem goste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João H., não sou especialista em imóveis, apesar de já ter ganho dinheiro com isso, sem especular, somente poucas compras e vendas em muitos anos.

      Sobre sua opinião quanto a venda de análises, pesquise no google por "analistas de mercado", analistas de ações, stock analists, stock opinions. Verá que no mundo inteiro tem gente vendendo análises. Todas sujeitas a erros e acertos.

      Excluir
    2. Ah, e sobre o nome do blog: é uma piada, não entendeu? É no início, lá em 2009 (veja o arquivo de postagens ali ao lado) eu só queria escrever alguma coisa sobre o mercado de forma bem descontraída.

      Depois fui ficando mais sério nas postagens!! Mas mesmo assim preferi manter o nome, afinal, nós dóis sabemos que analistas só erram mesmo, não é???

      Excluir
  7. EDITEI O TEXTO ACIMA EM 06/03/2015. Abaixo, o texto original que foi publicado em 24/02/2015

    =================================================

    Não acho que há bolha, mas sim um perigo de forte stress devido a atual situação econômica.

    O economista Paulo Gala, em seu site, coloca dois gráficos que mostram os "topos históricos" dos preços do imóveis por m² e do crédito imobiliário em relação ao PIB.

    Os dois gráficos (copiados abaixo) induzem a conclusão de que se a renda (PIB) continuar caindo, se inflação e SELIC continuarem altas e se em 2015 o desemprego começar a subir de forma preocupante, haverá uma chuva de distratos, derrubando os preços dos imóveis. O estrago será grande.

    A solução que vejo, em um prazo mais curto, é dar um choque de confiança na economia, para restabelecer a confiança do empresário (e do investidor internacional, de suma importância). Dessa forma, as perspectivas futuras iriam melhorar, apesar do mau momento.

    Em minha opinião, somente um #impeachment e saída total dos PilanTras do poder poderiam restaurar a confiança geral na economia.

    Esse impeachment teria que ser feito bem rápido e sem as costumeiras "passadas de rasteiras" comuns na política brasileira. Teria que ser feito com foco de restaurar a ordem institucional, que entendo destroçada pelas roubalheiras e pacote de incomPeTências do PT.

    ResponderExcluir