O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

02/11/2014

Calculando o valor do rombo na Petrobras a partir das denúncias de superfaturamento

Não faltam notícias sobre o novo propinoduto do PT: o famoso "petrolão".

Notícia do Estadão, de 1º/11/14, neste link, indica que a empresa de auditoria PwC estaria se recusando a "aprovar o balanço" da Petrobras.

Lendo a notícia, interpretei que a PwC estaria questionando vários números e talvez quisesse publicar algumas ressalvas em seu parecer, para mencionar possíveis superfaturamentos em contas de despesas e de ativos, afinal, há denúncias de que contratos da Petrobras eram superfaturados entre 18% e 20%, conforme notícia deste link ( Congresso em Foco), de 04/10/14.

Então, estimei qual seria o montante relativo ao rombo, a partir das demonstrações contábeis divulgadas pela Petrobras e das notícias.

A estimativa abaixo é, obviamente, aproximada e leva em conta as notícias acima.

Para estimar o total do possível roubo feito contra a Petrobras, estimei que a partir de 01/01/08 houve superfaturamento nos investimentos (conta de CONSTRUÇÃO DE ATIVOS PRÓPRIOS) e nas contas de INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS.

Veja que o PT estava no planalto desde 2002 e, conforme estudo que fiz e publiquei neste link, as despesas gerais da Petrobras estavam subindo muito mais do que o IGP-M, sem um motivo aparente, o que justifica a estimativa abaixo, além das notícias.

Primeiro, vamos ao balanço real da empresa, de 06/2014:



Abaixo, faço o ajuste e cálculo do suposto superfaturamento, considerando:

a) que a conta de CONSTRUÇÃO DE ATIVOS PRÓPRIOS registrou 444 bi de 01/2008 a 06/2014. Considerei que este valor embute superfaturamento de 20%, ou 74 bi.

b) que a conta de INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS somou 1,2 trilhões de  01/2008 a 06/2014. Considerei que apenas 50% desse valor poderia ter sido objeto de superfaturamento, ou 643,3 bi. Assim, nos 643,3 bi estaria embutido um superfaturamento de 20%, ou 107,2 bi.

Portanto, temos o balanço ajustado, para evidenciar os valores relativos ao superfaturamento:



Somando os superfaturamentos mostrados acima, temos o total de 181,2 bi, somente no período de 01/2008 a 06/2014.

Isso equivale a um superfaturamento de R$ 13,89 por ação, considerando as atuais 13,044 bi de ações.

Significa que os acionistas (incluindo a União) poderiam ter recebido dividendos de R$ 13,89 por ação, superiores aos que já foram pagos, afinal, o suposto superfaturamento reduziu o lucro e as disponibilidades da Petrobrs.

Considerando que a União e BNDES (+ Fundo de Participação Social) detêm 45,96% do total de ações (ON e PN), poderiam ter recebido 83,3 bi em dividendos adicionais no período.

Se não houvesse distribuição desse valor em proventos, a Petrobras poderia ter reduzido seu enorme endividamento e isso também iria refletir no lucro, com menores despesas financeiras.

Portanto, vamos supor que não houvesse a distribuição adicional de proventos e que, por algum milagre, o valor de 181,2 bi fosse devolvido à empresa. Nessa hipótese, poderia ser estimado que o valor fosse utilizado para reduzir 175 bi da dívida de longo prazo da Petrobras:



Veja que, nessa simulação, o VPA de PETR4 subiria para 35,99, contra atuais 27,77 (2T14). Além disso, grande parte dos empréstimos poderia ser reduzida, melhorando a situação de endividamento da empresa e, obviamente, o lucro, pela redução das despesas financeiras.


É muuuuuuuuuuuuuuita grana!!!  Se as denúncias sobre o "petrolão" estiverem corretas, este é o rombo que as propinas causaram na empresa, segundo esses meus cálculos, que, obviamente, não são precisos: 181,2 bi somente no período de 01/2008 a 06/2014.

Parece exagerado, mas as cotações de PETR4 parecem embutir essa possibilidade, porque entre 2007 e 2009, PETR4 estava girando entre 29,00 e 32,00, com topo perto de 39,00 (no gráfico descontado de proventos). Atualmente, PETR4 gira em torno de 16,00.

Somando a cotação de 31/10/14 ( 15,28 ) mais  o rombo de 13,89, temos 29,17, que parece ser o nível de cotação aproximado que "todos esperariam" para uma empresa do porte da Petrobras, dentro do atual nível de pessimismo que paira no mercado de ações brasileiro

Sabemos que, muitas vezes, as cotações em bolsa já embutem eventos misteriosos, ainda não publicados. Isso parece confirmar o rombo que calculei acima, ou seja, o "mercado" parece já saber e acaba precificando o ativo, descontando o valor supostamente superfaturado.

Considerando que os cálculos acima são hipotéticos,  qual será o valor correto do superfaturamento, caso as denúncias sejam confirmadas?
Podemos estimar 6 outros níveis de possíveis superfaturamentos:



Interessante é que a dívida financeira da Petrobras saltou de 63,2 bi em 12/2008 para 307,4 bi em 06/2014, um acréscimo de 244,4 bi, bem próximo ao valor de 181,2 bi que calculei mais acima.

Se essa roubalheira realmente aconteceu, no nível de 181,2 bi, posso concluir que a Petrobras é uma empresa muito lucrativa e com tendência a mostrar bons números, porque, mesmo com a hipótese de roubo de 181,2 bi em 6 anos e meio, a empresa mostra situação não tão ruim, apesar do endividamento.

Significa que, caso o problema do superfaturamento seja resolvido, a empresa poderá mostrar mais saúde financeira e mais lucros.

Não é à toa que recentemente PETR4 disparou para o nível de 24,50, sem motivo aparente. As notícias indicaram que seria pela expectativa de vitória de Aécio Neves. Mas eu acho que, na verdade, a alta recente revela uma expectativa de resolução do problema no futuro.

A revista Veja publicou hoje uma série de gráficos, neste link,  que mostram vários números interessantes sobre a Petrobras. Parece que só falta o lucro subir, porque receita, dívida e investimentos subiram... Talvez se o suposto superfaturamento for eliminado, a empresa poderá mostrar margens de lucro melhores.

Só torço para que os responsáveis por essa roubalheira (caso as denúncias se comprovem) sejam presos e que as autoridades consigam recuperar 100% do dinheiro roubado (corrigido + multa de 50%), afinal, foram lesados TODOS OS BRASILEIROS.

**

Vejam a lista de outros artigos em:

http://analisedefundamentos.blogspot.com/p/artigos.html

Vejam análises sobre a Petrobras e outras empresas:

http://analisedefundamentos.blogspot.com/



 material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pwc-recusa-se-a-aprovar-balanco-da-petrobras-diz-estadao,1586592

2 comentários:

  1. http://veja.abril.com.br/blog/mercados/pensando-bem/caro-francis-voce-tinha-que-estar-aqui-pra-ver-isso/


    Geraldo Samor
    VEJA Mercados
    Notícias, análise e opinião sobre as empresas que fazem a Bolsa.
    Assine o Feed RSSEmails p/ Geraldo Samor: vejamercados@abril.com.br

    14/11/2014 às 21:44 \ Pensando bem...
    Caro Francis, você tinha que estar aqui pra ver isso

    No final de sua vida, o jornalista Paulo Francis foi atormentado por um processo judicial.

    Francis havia dito no programa “Manhattan Connection” que “os diretores da Petrobras todos têm conta na Suíça.”Paulo Francis

    O então presidente da Petrobras, Joel Rennó, resolveu mover-lhe um processo nos EUA, usando, claro, advogados pagos pela empresa. E como tudo na Petrobras sempre tendeu ao superfaturamento, a estatal pediu logo 100 milhões de dólares de indenização, um dinheiro que Francis nunca teve nem jamais teria.

    Atordoado pelo ‘assédio jurídico’, Francis perdeu o sono e, coincidência ou não, acabou tendo um ataque cardíaco que o matou em fevereiro de 1997.

    Há vasta literatura contra e a favor da tese de que o processo foi o fator determinante para sua morte, mas pelo menos uma coisa já pode ser pacificada: as descobertas da operação Lava Jato e os mandados de prisão executados nesta sexta-feira mostram que Francis pôs o dedo na ferida certa.

    De lá pra cá, a corrupção na Petrobras passou de endêmica a epidêmica, mas a empresa continua vivendo das boas graças do contribuinte brasileiro — não se esqueça, é o “orgulho nacional” — enquanto é usada para servir a interesses políticos e particulares.

    Paulo Francis não está vivo para ver as entranhas da Petrobras expostas à sociedade, mas a sociedade já deveria estar madura o suficiente para discutir se as empresas estatais deveriam ser as vacas sagradas que ainda são — enquanto o contribuinte é a vaquinha de presépio da maior estatal de todas, a Roubobrás.

    Com agradecimentos à GNT, a coluna dá a palavra a Paulo Francis, in memoriam.

    https://www.youtube.com/watch?v=BtJgGDsS-0c

    ResponderExcluir
  2. O Reino do Petrolão:

    https://scontent-b-lga.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/150734_1487980544824891_6840323005741704193_n.jpg

    ResponderExcluir