O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

30/05/2014

OGXP3: uma rápida análise sobre 1T14

Margem Bruta de 35,3% e EBITDA de 15,7% Em termos recorrentes,  entendo que indicaria margem líquida  entre 10% e 15%.

O problema é que, no caso da OGPAR, os itens não recorrentes, sempre negativos no passado, ocorreram de forma desastrosa e enorme, levando ao PL negativo de 18,5 bi. Portanto, é difícil fazer previsões, pelo menos neste momento.

O bom resultado financeiro de 172,5 MM ajudou a turbinar o lucro líquido, apesar de não ter tido efeito caixa em 1T14. De qualquer maneira, é um ganho patrimonial. Mas esse bom resultado financeiro pode ser revertido se os ventos mudarem para o câmbio.

O caixa gerado nas atividades operacionais foi de ótimos 206 MM, que, abatido do consumo operacional, gerou um caixa líquido operacional de 110,9 MM.

Este item é muito bom. Se continuar assim, em 4 trimestres seriam 440 MM de geração operacional de caixa, apenas com TM e TA. Nada mal. Depende, obviamente, de extração de petróleo. O problema é que a empresa precisa continuar investindo em seus campos e assim esse caixa gerado não é lá grandes coisas.

Outro problema, o principal: ainda não foi definida a criminosa diluição de 10 vezes. Se a quantidade de ações se mantivesse nos 3.236.016.790, seria bom. Mas a diluição irá massacrar os acionistas que acreditaram nas mentiras do Fake Batista, conforme já escrevi em outro post, neste link.

http://reidasbluechips.blogspot.com.br/2014/01/ogp-ogxp3-interpretando-e-calculando.html

O Fake, ignorando as regras do mercado de capitais, de forma criminosa propagou aos 4 ventos que a empresa teria 1 trilhão de dólares de reservas de petróleo, na mídia, em vídeos como este:

https://www.youtube.com/watch?v=vHCSR8NwPzo (ver principalmente a partir dos 13 minutos do vídeo).

Vale destacar o parecer dos auditores, com abstenção de opinião, devido a critérios de contabilização divergentes de empresa com perigo de descontinuidade (falência).

Ainda não dá para fazer uma completa análise sobre a OGPAR por causa das indefinições quanto à quantidade de ações, put option, recuperação judicial.

Assim que puder, farei uma nova análise que estará disponível em

http://analisedefundamentos.blogspot.com/

No curtíssimo prazo, pode ser que haja um short squeeze, a partir de hoje. Afinal, há 194.851.717 ações alugadas. Se todas já estiverem em posição vendida, talvez turbine as cotações. Vamos ver.






3 comentários:

  1. Excelente análise. Como sempre, bem lúcida e coerente.

    Vc tem intenção de fazer a análise de 2T14 da OGPar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Não mudou muita coisa em relação a 1T14. A produção subiu bem em 07/2014, por causa dos novos poços e parece que vai subir mais, por causa da entrada em produção do campo de Atlanta, no fim de 2014 ou começo de 2015.

      Enquanto não sair a definição sobre a emissão de ações, put option, eu acho que não dá para fazer análises precisas, apenas especulativas sobre a nova quantidade de ações,

      Assim que for possível farei nova análise sobre a OGPAR.

      Excluir
  2. Show Rei, sobre a analise quero uma. Abs

    ResponderExcluir