O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

10/04/2014

Sua carteira de ações, teste de impairment, mundo sem telefones fixos

analisedefundamentos.blogspot.com.br
Alguns investidores de bolsa de valores têm uma noção errada sobre a análise fundamentalista (o uso da contabilidade e dos outros indicadores de fundamentos), porque dizem que "é igual a retrovisor de carro, só olham para o passado".

Mas não é correto usar a análise fundamentalista só para olhar o passado. O correto é usar o passado para efetuar estimativas quanto ao FUTURO da empresa, principalmente quanto à sua lucratividade, inserção no mercado, endividamento e outros aspectos.

Nesse sentido, algumas notícias recentes podem indicar futuros prejuízos para empresas de telefonia que têm grandes ativos ligados à telefonia fixa por cabos, o velho telefone fixo.

Em notícia ontem, o WSJ, neste link, mostra que a AT&T está entrando de cabeça em uma tendência que parece clara, conforme trecho da notícia:

"Se os reguladores aprovarem, os clientes de telefonia fixa da AT&T terão de migrar para o serviço sem fio ou de alta velocidade. Novos clientes não serão autorizados a contratar o serviço tradicional de telefonia fixa, via cabo. O principal executivo da AT&T no Alabama, Fred McCallum, escreveu que as mudanças propostas são uma "oportunidade excitante para os nossos consumidores e para a nossa empresa".

Mas Janice Pendley, funcionária da prefeitura de Carbon Hill, diz que alguns moradores estão apreensivos. "Alguns deles gostam do telefone fixo, e gostam dele do jeito que é hoje", diz."


Artigo do Estadão, de 23/03/13 , neste link, trás o título de "A Morte do Telefone", se referindo à telefonia fixa.

Mas o que isso tem a ver com sua carteira de ações? TUDO.

Se o telefone fixo  de fato entrar em tendência de desuso, as empresas de telefonia terão que fazer o teste de impairment destes ativos. Significa que jogarão para resultado (prejuízo) os valores dos ativos, que terão seu fluxo de caixa futuro reduzido. Com sorte, podem tentar vendê-los ao preço que conseguirem.

Neste cenário, empresas de telefonia que só operam a parte móvel tendem a ficar mais promissoras, além dos fornecedores de equipamentos de telefonia móvel.

Apesar desse terrorismo, a notícia do Estadão indica que, no momento, o Brasil está aumentando a quantidade de telefones fixos, talvez mais pela inclusão social do que por tendência de mercado.

Por isso que uma boa análise fundamentalista tem seu valor. No âmbito deste assunto, pode indicar o perigo dos testes de impairment e a necessidade de capitalização necessária para a empresa de telefonia fixa substituir seus ativos, para entrar na parte móvel.

O "retrovisor do carro" serve para dar segurança, para ver os perigos do passado, possibilitando uma viagem mais tranquila para o futuro!!!

Leiam minhas outras análises em

-

Um comentário:

  1. Leia este texto também no blog do Investmania:

    http://blog.investmania.com.br/2014/04/11/mundo-sem-telefones-fixos-e-sua-carteira-de-acoes/

    ResponderExcluir