O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

14/08/2013

OGX: comentários sobre histórico prejuízo de 4,7 bi no 2T13

Nova Peruka do Eike Batista
A OGX mostrou prejuízo de 5,5 bi no 2S13, sendo, desse total, 4,7 bi relativos a 2T13.

A parte "boa" (se é que há algo de bom nisso) é que, dos 5,5 bi negativos, 5,2 bi referem-se a eventos não recorrentes (lucro de 1 bi do farmout;  prejuízos com variação cambial da dívida que vence em 2018 e 2022; prejuízos com a provisão para baixa de  Tubarão Azul e outros tubas).

Por isso, no 2S13, OGX teria prejuízo de 0,3 bi, somente considerando a parte recorrente e excluindo-se a variação cambial da dívida. Considerando que a produção estava caindo porque TBAZ está para ser descartado, não é tão mal.

Acho que  empresa agora entra numa fase de definição.

Ou quebra, ou é comprada, ou acontece o que seria de melhor:

- a put de USD 1 bi ser exercida, dando fôlego ao caixa de 0,7 bi.

- Tubarão Martelo jorrar muito óleo, tipo 40 kboed ou mais, além de poços no ES.

- Reestruturação da dívida de USD 3,6 bi. Não pode ser descartada a hipótese de conversão da dívida em ações. Caso seja convertida por USD 3,6 bi, a diluição ao acionista seria desastrosa, caso o preço de subscrição fosse perto da atual cotação, de 0,68. Nesse caso, seria interessante ao acionista que o preço fosse perto de 15,00, que é o valor da IPO corrigida, aproximadamente, nos moldes da put exercida pela OSX a 40,00, recentemente. Mas é uma hipótese muito remota.

É um momento crítico para a empresa e acho que até o fim de 2013 deverá acontecer uma definição, seja para o lado negativo, seja para o positivo.

No caso da empresa ser vendida, devemos lembrar que entrariam em negociação a capacidade de seus campos de exploração em gerar petróleo e gás. No momento, os famosos 10,8 bi de BOE contingentes estão em xeque (sendo 79% de oil e 21% de gás, sem considerar a estimativa da 11ª rodada ANP). Não se sabe se a OGX poderá mostrar, no futuro, reservas provadas de 0,5 bi ou 4 bi de BOE de oil.

Assim, o preço de venda de toda a empresa pode variar de 0,50 a 15,00, dependendo das negociações, circunstâncias de mercado e, principalmente, da expectativa quanto a qualidade de suas áreas de exploração.

Muito mistério neste momento.

Já ia esquecendo!! Um detalhe importante é que o caixa de 0,7 bi de 06/2013 não engloba os valores do farmout para a Petronas. Assim, a OGX tem a receber 1,6 bi, que serão pagos conforme o fato relevante do farmout.

Portanto, o "caixa FUTURO" de curto prazo da OGX é:  0,7 bi + 1,6 bi + 0,06 bi (venda de oil de agosto) = ~ R$ 2,3 bi.

Assim, no curto prazo, o exercício da put ainda não é necessário.

-

217 comentários:

  1. em suma, um resumo da real da situação da ogx sem oba oba, apontando inclusive algumas de suas alternativas! bom comentário, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Auvísceras, Merrey!

    Regozijo-me vendo-lhe dinovamente aos trabalhamentos em voço reino!

    Faço couro ao anonimo acima: belo comentário!

    El Gnomo de Itapira
    Seu Infiel Escudeiro

    ResponderExcluir
  3. Mey reyes será quer mubadala troca lujinia por ogx?


    Duende Desinvestidor
    Prestador de atenção no mestre Gnomo

    ResponderExcluir
  4. Rei, gostou do resultado da JBS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não analisei a fundo, dei uma lida, mas parece que a JBS está caminhando para se tornar uma empresa lucrativa. Se continuar assim, tem tudo para voltar aos 13,00 do IPO.

      Excluir
  5. E aí, Merrey?

    Como teins passado esses dias de fuertes emoçãos?

    E as nossas L50? Tão bem gordinhas?

    kkk

    Sugesta: hora de fechar e vender as L50 e com o lucro pular ou pras L80 (ideal mas sem liquidez de oferta até ultima sexta) ou então pras L1 e ficar no zero a zero. Agora o jogo ficou bom: fazendo assim ou é saída no empate ou ganho sem freio.

    Mas se foguetar pro alto, claro, não mexe ou então exerce e passa a operar com stop no breakeven do ativo.

    Capice?

    El Gnomo de Itapira
    #lokoporluma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A OGXP3 ainda tem esperanças. Ela pode valer facilmente entre ZERO e 15,00 ou até mais, 30,00, dependendo do que tiver embaixo do solo e se for provado como reserva.

      Excluir
  6. Mey Rey,

    Já pensou se essa moda pega por aqui?

    http://oglobo.globo.com/economia/escola-de-investimento-de-donald-trump-processada-por-enganar-alunos-9696645

    Ia ser bunito de ver o MP tupiniquim passando o rodo nesses "cursinhos" de ensaboar sardinhas em fim de semanas desses mestres-piratas virtuais que infestam os mares da web....

    kkkk

    El Gnomo Comigobolsatanopapo & Associados Ltda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gnomo, veja como é a América:

      "— Ninguém, não importa quão rico ou popular ele seja, tem o direito de iludir trabalhadores nova-iorquinos — disse o procurador, em nota".

      Pode ser queos promotores de NY estejam querendo arrancar grana do Trump.

      Mas conhecendo os EUA um pouco, acho que a afirmação acima deve ser lida ao pé da letra. Lá realmente existe justiça.

      Quanto mais o tempo passa, eu vejo que os EUA só melhoram e o Brasil só fica para tra´s.

      Não é á toa que no youtube tá cheio de vídeos de brasileiros que foram prá lá e descrevem as maravilhas dos EUA.


      Se o Brazuca fosse um pouco melhor, o filho da puta do Eike Batista estaria na cadeia e suas ações e grana dadas em indenização, porque o safado fraudou abertamente o mercado de capitais.

      Excluir
    2. Mey Rey,

      Bem, não era minha intenção com essa news sobre ilusionistas de cursos fazer ligação com os negócios do tio peruka. Até porque sabemos que voça majestice está bem chateado com o atual estágio das coisas....

      Mas não fique chateado com o que o seu gnomo vai dizer.

      O tio peruka não tem tanta culpa no cartório como a mídia anda castigando. Ele foi bem ingênuo e não se deu conta que enquanto estava colocando em excesso a cara nas capas das revistas e tevê, ao mesmo tempo, estava colocando uma perigosa corda no pescoço se os negócios ficassem estranhos. E agora ficou fácil expô-lo unicamente como o "judas" pra se malhado até não sobrar nem um pedaço sequer do cabra.

      Ponha-se no lugar dele e imagine todo esse rolo compressor dos últimos meses que passou sobre ele, sua familia, seus negócios e seu patrimonio sendo com você. Valeria à pena? Penso que não.

      A culpa maior é da CVM. Se nas primeiras exibições dele pelo twitter, revistas e tevê ele tivesse sido chamado na chincha não tinha chegado aonde chegou. Mais culpa ainda da CVM permitir uma empresa desse vulto abrir capital ainda sendo pré-operacional. Culpa forte também da presidencia da republica colocando a presidenta ao seu lado em diversas inaugurações de suas empresas implicitamente dizendo "o governo apóia". Culpa das maiores ainda da mídia que publica qualquer coisa sem verificar ou conferir fontes. A mídia brasileira é quase igual a esse ambiente de internet: qualquer um falando cheio de grau é especialista com credibilidade.

      Enfim... desculpe mey rey, não estou de gozação. Mas culp de fato ele tem.... mas é apenas uma parcela perto de muita gente e muita instituição furada.

      El Gnomo

      Excluir
  7. Fala, Rei!

    navegando outro dia encontrei esse link, sobre um problema interessante:
    http://blogdoportinho.wordpress.com/2011/12/08/enigma-matematico-a-porta-dos-desesperados/

    Vi lá q vc comentou, mas não consegui concluir q se vc ainda acha a solução do Portinho está correta ou errada. Queria saber o seu ponto de vista.

    []s!

    ResponderExcluir
  8. Olá Dimarcinho. Vc deve ter visto que a solução do Portinho é aquela mais correta estatisticamente falando.

    Mas aquela que eu coloquei leva em conta aspectos não matemáticos. Por isso a grande discussão.

    Eu acho que as 2 estão corretas, depois de pensar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mey Rey, fui lá ler no Potrinho essa discussão em respeito aos interesses culturais de voça majestice!

      Bem... é aquilo, rs.

      Como tudo em internet tá muuuuito mal apresentado o post sobre o problema de Monty Hall. E aí essa garotada começa a misturar filme de internet, hollywood, com link de wiki... E fica um sarapatel de informação embolada. Enfim fazem uma coisa simples ficar densa e complexa. Sem objetividade, sem didática direta. Tá ficando muito estranho esse novo mundo que todo mundo tem um google no colo com resposta pra tudo... kkkk

      De fato, o Potrinho apresenta a única resposta certa. Não duvide disso, porque de fato a compreensão correta é contra-intuitiva. Exige muita atenção.

      A "Pegadinha" que faz a diferença e aí altera as probabilidades é que o apresentador sabe qual é a porta certa e quais as portas erradas. Seeee o apresentador estivesse na mesma situação como o apostador e tb estivesse escolhendo aleatoriamente a porta, tudo bem, voça majestice estaria certo.

      Mas acho que é mais interessante, cultural e até divertido pra entender corretamente o "problema" sugirir a voça majestice a explicação extremamente clara e feliz do Leonard Mlodinow que está no seu livro "O andar do bebado" (como o acaso determina nossas vidas) a partir do fim da pagina 62.

      Mas a chave pra entender com simplicidade somente o Mlodinow foi capaz de criar uma explicação facil sem tanto rococó e verborragia e tabelinhas inuteis como vi naquele blog: ao ínves de usar o exemplo com apenas 3 portas, Mlodinow faz o mesmo exemplo, mas com 100 portas! Parece incrível, mas com 100 portas, voilá ficararás fácil de entenderdes.

      Mas independente disso, o livro como um todo é leitura e boa e recomendo.

      El Gnomo das 3 Portas

      Excluir
    2. A velha história: em estatística, quanto maior a amostra, melhor a análise.

      Excluir
    3. Bundia, merrey!

      Hoje, sabadão, to de castigo por aqui fechando as contabilidades de agosto... kkk

      Só pra constar: a explicação do Mlodinow, sobre problema, não se torna clara por conta de maior amostragem. Não é por aí. É que usando o valor "100" como eventos possíveis ao ínves do valor "3", nos faz conseguir "visualizar" com mais facilidade a explicação correta do póbrema, rs. E nao quero "tentar" explicar porque pode ficar longo e mal explicado. E como beins sabeis sou contra coisas explicações nas coxas como tanto vemos pela web...

      Sugestão: de repente já existe a solta por aí pra download o livro. Tenta achar e vai direto na pag 62 e algumas avante. Vai ficar claro.

      Excluir
    4. De fato, El Gnomo tem toda razão!

      Qdo conheci o problema eu tb teimava em achar q era 50%, mas o exemplo das 100 portas, por algum motivo "mágico" faz a gente visualizar mto melhor mesmo.

      O problema é que este problema não é estatística tão básica assim. O correto é utilizar o Teorema de Bayes, pois como bem colocado pelo gnomo, a "pegadinha" é que o apresentador NUNCA vai abrir o prêmio... assim, existe um "DADO QUE" que muda tuuuuuuuuuudo...

      Outro dia, não lembro em qual canal (fico revoltado por não lembrar) vi num desses programas infantis (tipo Eliana) um problema super parecido.

      A criança escolhia um prêmio dentre 6. E tinham 6 "portas". A apresentadora foi abrindo os prêmios q ela não queria e sempre ia perguntando se ela queria trocar ou não. Daí ela abriu 4 prêmios e deixou a criança com o inicial e um outro. Ela não quis trocar.

      Se eu lembrasse o canal, acho q ligaria fazendo voz de criança, pois tinha PS3 na jogada!!! kkkkkkkkkkk

      Apesar de mais "complexo", pois ela pergunta se vc vai querer trocar em cada passo, não faz diferença, o ideal é esperar, pois torna-se igual ao problema original. E neste caso, trocando de porta a probabilidade de vencer seria 5/6 = 83%!

      Da mesma maneira, no exemplo das 100 portas, a probabilidade de vencer trocando é de 99%!

      []s!

      Excluir
    5. Gnomo,

      discordo de vc qdo fala-se no exemplo das tabelas. Ele é um bom exemplo pra pessoa ACREDITAR.... rsrsrsrs

      As pessoas, em geral, possuem muita dificuldades com estatística. E isso é normal, pois existe muita coisa nessa área totalmente contra-intuitiva.

      E este caso, que envolve Teorema de Bayes, é mais complexo ainda. Não a toa é complicado explicar para leigos (em estatística e/ou matemática). E alguns juram de pés juntos que está tudo errado! Vide o amigo advogado que comentou lá no Portinho.... rs

      []s!

      Excluir
    6. "Qdo conheci o problema eu tb TEIMAVA em achar q era 50%, mas o exemplo das 100 portas, por algum motivo "mágico" faz a gente visualizar mto melhor mesmo."

      Também concordo com o Dimarcinho!

      Ele SEMPRE é muito TEIMOSO!

      UAUAUAUAUAUAU

      El Gnomo Tira-teima

      ps - "bom exemplo pra se entender algo" é demonstrar que tudo pode ser explicado com simplicidade, quando se faz com TALENTO e arte. Sem isso, fudeu, toda compreensão fica hermética. É essa a mensagem que deixei ao motivar Mey Rey a ler o Mlodinow.

      Excluir
  9. Boa noite, Mey Rey!

    Viu o fechamento X de hoje?

    Pra voça majestice rir... e MUITO do seu fiel gnomo!

    kkkk

    Como já era "imaginado" durante o leilão ia dar alguma queda, normal. Então veja o que aconteceu com o seu gnomo antes de abrir o leilão estando o stock no ultimo minuto negociando a 0,51:

    Coloquei 2 ordens pequenas, só pra recompor o montante já realizado daquela minha aposta projetada em opiças, caaaaaso o peruka sobreviva até dezembro: foram então compra de stock X a 0,47 (abaixo da min) e compra de call J30 (strike 0,30) a 0,20. No máximo eu pegaria somente o stock no leilão pela "lógica" (lógica? kkk)

    Como beins sabeis, depois que abre "leilão" as ordens dadas e não canceladas ficam travadas e vc não consegue cancelar mais via HB a não ser pela mesa. Mas pode enviar novas ordens se quiser. Beleza...

    Eis que o leilão fecha em 0,30 e aí vale compra em qualquer preço abaixo do que vc mandou.

    Detalhe: um gaiato viu minha ordem J30 a 0,20 e correu pra dentro do leilão pra me vender! Não dava mais tempo pra modi seu gnomo cancelar... kkk

    Resumo da ópera: como somente ocorre nas melhores novelas do impossível, em apenas 10 minutos e durante um leilão de fechamento o stock desabou 40%! Então o seu gnomo comprou um stock a 0,30 e uma call strike 0,30 a 0,20!!!!!!!!!! Paguei por uma call strike 0,30 quase o mesmo preço 0,30 que paguei pelo seu ativo-objeto em duas operações fechadas simultaneamente!

    k-k-k-k-k-k-k-k-k

    Essa nota de corretagem merece ser emoldurada e pendurada na sala! Porque daqui alguns anos, quando eu contar vão me chamar de mentiroso!

    k-k-k-k-k-k-k-k-k


    El Gnomo do Impossível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei daquele outro papo seu em que vc disse ter comprado usim5 na mínima de 2002, eheheh.

      Se vc repetir a façanha, comprará ogx na mínimia de 2013 e venderá por 20,00, uhuhu.

      Excluir
    2. Só lembrando: a usiminas não foi exatamente na mínima, mas próximo das mínimas.

      Isso é algo interessante quando olhado de trás pra frente, porque aí tuuuuuudo fica aceitável, rs.

      Explico: quando alguém diz que comprou algo por 1 e logo em seguida cai pra 0,50 acabou de perder 50% e precisa de uma recuperação de 100%. Maaaasss se depois de um bom tempo o papel sobe e se firma a 10,00, por exemplo, tooodo mundo no "futuro" vai dizer: porra, "tanto faz" quem comprou a 0,50 ou 2,00! Como assim tanto faz? kkkkk E aquela tal diferença de 50% versus 100% que se mostrava assustadora nos dias do vamuvê? Ehhhhh....

      Isso que escrevi acima é obejto pra reflexão e não necessariamente uma estratégia, ok?

      Outra: quanto mais passa o tempo sempre existe uma tendencia humana a simplificar comparações passado/presente e começar achar tudo "mais ou menos" igual como no passado. Não é bem assim. Isso é em parte relacionado a nossa necessidade humana de tentar ver lógica em tudo (até mesmo aonde não existe lógica...).

      Usiminas em 2002 era uma empresa com capacidade produtiva extremamente reprimida por baixa demanda, custos operacionais mínimos muito altos e endividamento alto em dólar... Uma merda, sem dúvidas, Mas nem de longe uma situação tão crítica como a X de hoje. A aposta X é bem diferente da usiminas e nos termos de hoje é válida, porque pra quem domina estrategias com opções, existe um mar de estrategias que valem a aposta porque os seu mercado de opiças (calls e puts) está razoalvelmente liquido dando margem pra muuuita estrategias com risco limitado e ganhos exponenciais. Seeee não existisse liquidez de puts e calls na X, nem de longe, eu recomendaria montar posição a seco em X, tanto faz apostando na alta como na baixa.

      Eu diria que um case algo "similar" ao de usiminas de 2002 seria a Oi de hoje. Mas isso não significa que a Oi no futuro vai trilhar a mesma rota da usiminas. Até porque são setores bem distintos com tecnologias e demandas bem diferentes. Mas, sinceramente, se 10K é algo que represente 0,50% do seu patrimonio (1 mes de rendimento da poupança do mesmo) e vc quisesse montar uma carteira hoje com baixissima exposição a risco, mas que te trouxesse chances de crescimento mais exponencial no LP? O pulo do gato nessa jogo de gerenciar capital em prol de se expor a rentabilidade acima da selic no LP, já escrevi por aqui em diversos comentarios passados: é evitar (ou nunca se "expor") a sequencias (mesmo que poucas vezes) a rendimentos negativos ou "empates" no longo prazo. Vc pode até ficar abaixo, desde que proximo a selic. E isso só se faz com baixa exposição a ganhos exponenciais (alto risco). Ou seja: se vc acertar 2 ou 3 tacadas firmes num prazo longo, vc tá feito. Sei que voça majestice não gosta do Taleb, rs, mas ele foi o unico cara que eu já li até hoje que teve a coragem de admitir com humildade essa "verdade" que pelo menos a minha experiencia de vida se revelou em diversos exemplos reais que testemunhei, mas me achava o "unico" maluco que enxergava assim os eventos. Por isso ele ganhou minha admiração. No fundo somos mais passageiros que pilotos quando o assunto é mercado. A estrategia é reconhecer isso e fazer o melhor possível pra tirar vantagem dessa condição.

      O jogo bem jogado no LP é contra-intuitivo. E lidar com isso não é nada "simples", rs

      El Gnomo de Itapira



      Excluir
  10. Rei, os fóruns descobriram LOGN. É mal sinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é mal sinal. Além disso, veja o gráfico de logn3 desde 2009. Ela sempre vai a 11,00 e depois volta a 8,00 ou 6.

      Se fizer isso de novo, vai a uns 7,00 já já. MAs a situação da empresa hoje é melhor do que em 2009, então, pode ser que o gráfico passado não ajude muito.

      Excluir
    2. Esses fóruns são indicadores contrários. Não é possível! Micaram minhas PTBL's também.

      Excluir
  11. Falando sobre o Eike, MPXE3 é uma boa aposta, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MPX agora é E-on, o Pikareta tem uns 30% dela e não manda mais por lá. Se a MPX não atrasar mais seus projetos, pode ser sim boa aposta, mas não sei que tipo de esqueleto que o safado deixou por lá. Eu nao tenho.

      Excluir
  12. Rei,

    o q acha do Eike agora não querer pagar a put ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que ele vai vender a empresa inteira. No momento, é difícil saber o que está rolando, muita fofoca, FR, comunicados. Mas eu acho que ele venderá a OSX e OGX inteira.

      Excluir
  13. Rei,

    Vendi as Tractebel e as KROT. Por que ALLL não anda? Acha que é melhor comprar mais de SUZB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a ALL não anda eu acho que é porque depende das definições do governo sobre as concessões. Atualmente, o mercado acha que esse governo é comunista e vai proibir o lucro das empresas.

      A SUZB parece que subiu por causa do dólar, já que suas receitas são a ele vinculadas.

      Excluir
    2. Entendi. Vou comprar mais ALLL e CSNA. Acho que é Blue Chips ao invés de Small Caps, não é?

      Excluir
  14. Rei,

    Por que as empresas estão demonstrando, cada vez mais, este tal de "Lucro Líquido Ajustado"? Despesas financeiras com planos de opções, afinal, não faz parte do lucro líquido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Lucro Líquido Ajustado" em geral é o lucro excluído dos efeitos não-recorrentes.

      As empresas estão tentando mostrar o lucro que TENDE a ser o recorrente, tirando um evento extra para fins de mostrar como é a empresa "sem surpresas".

      Tem que tomar cuidado com isso porque já vi um caso em que eu nao concordei com o tal do "Lucro Líquido Ajustado" da empresa.

      Excluir
  15. Porra, apagaram todos os vídeos antigos....e começaram de novo!

    http://www.youtube.com/watch?v=6GaSzZszIng

    ResponderExcluir
  16. Claro que tinham de apagar. A Constituição garante o direito a não fazer prova contra si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que eu imaginei também. Agora dizem que foram "erros". hihihiii

      Excluir
  17. E não são os únicos que querem retocar as fotos comprometedoras do passado. O cusco precisou colocar extrema censura vigilante pra não ter de se explicar pra quem acompanha faz tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cusco = cão em gauchês

      o anonimo tá falando do mestre das vacas?

      uauauauau

      El Gnomo Leiteiro

      ps - de que "fotos" vcs estão falando? das calls da hrtp?

      Excluir
    2. tem várias, mas pra mim as mais marcantes são as que retratam em vídeo o início da queda da ELPL4 em um vídeo que xingava a "manada" por reclamar de uma empresa que despencava (na época perto dos 30 reais", quando o olhar em retrospectiva via ela subindo no século passado dos mirréis até quase quarenta.
      Outro interessante foi o vídeo explicativo sobre o empate. A Usiminas era o exemplo, tinha de sair fora da bagaça que tava podre. Desde então a Usiminas não pode melhorar pra não constranger o patrão. Também ninguém pode cobrar o tal vídeo da ELPL, que por sinal, era líder do ranking no blog do guaipeca. Virou maldita.

      Excluir
  18. Cusco 2 months ago

    Porque o patrimonio produz renda. Um exemplo: Voce tem 40 imoveis alugados em media a 2.500 reais por mes. Recebe 100 mil por mes sem fazer nada. Para q precisa vender o patrimonio? É exatamente assim q o sistema te induz a pensar, PQ girando seu patrimonio voce passa a vida pagando impostos e intermediarios e seu patrimonio nunca cresce e vai ter sempre que trabalhar para pagar contas. Não é a toa que a maioria pensa que nem você. Não é a toa que a maioria nunca fica rica, mas se acha esperta.

    Viram só?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk

      Bingo!

      http://www.youtube.com/comment?lc=S1rLCY8DL2Qa8oqNt4IkhjarN-0WuCBcwtVHCCpNqk0

      El Gnomo Certeiro

      ps - ridículo, sem dúvidas. Mas a voz é do cusco-irmão... kkk

      Excluir
    2. Ah, mas que mundo perfeito vive esse tal de Cusco (já sei quem é, o famoso B a s tt...). Quer dizer que os imóveis duram para sempre e não tem nenhuma dor de cabeça?

      Veja o problema dos imóveis, o mundo real, principalmente no Brasil:

      - IPTU alto, que, na vacância, o dono tem que pagar;
      - inquilino inadimplente é o pesadelo de qq pessoa que viva de renda de aluguel de imóvel;
      - se conseguir mandar o inadimplente embora, processo que é demorado, vc tem que alugar o imóvel depois e assim fica sem receber durante muitos meses.
      - se vc fizer reforma no imóvel, tem que pagar um outro imóvel para o inquilino morar, sabia?
      - tem sempre uma reforma a fazer.

      Se fosse assim tão fácil... Não é à toa que o dito cujo tem pregado no quarto dele lá o famoso cartaz de "vc é um idiota".

      Excluir
    3. kkk

      Mey Rey, isso que tudo que voça majestice arrelacionou com tanta maestria é fato, sem dúvidas.

      Mas para provar a minha tese que existe vida inteligente na web, volte lá e verifique o comentário de um tal "cesar" que gerou essa ridicula resposta acima do cusco:

      "Claro que sim, para imoveis é valido, mas quanto as ações, vai alugar? 0,59% ao ano de uma boa empresa com Petro. Nas ações não tem jeito, acho até correto acumular ações, mas tem que chegar o momento de vender e usufruir, talvez até deixar um pouco pra posteridade, mas o acumulo por si só não. Isso não significar vender toda hora, sugiro as pessoas Trend Following. Temos o minimo de operações, fica loge da volatilidade, vive em paz, pouquissimos trades e acumulo com $ no bolso, sempre."

      E mais do "cesar":

      "Não dá pra entender. Pra que serve acumular patrimônio? No fim de 40 anos você tem milhares de ações de uma empresa, se nunca vendeu nada foi pro bolso. O cara morre, a mulher arruma outro cara, eles vendem tudo e vai viver na França. bla... "

      Resumindo: a analogia do cusco além de espúria, também é infeliz.

      Fora outra barbaridade que ele (cusco) comenta:

      "existe viver de renda quando a sua renda passiva for no mínimo o dobro dos seus gastos mensais."

      Flando assim com a simplicicidade de uma conversa de boteco, beleza. Mas na pratica isso não é factivel, por diversas razões e variáveis.

      E o que me choca é os dois já são cinquentões e com certeza viveram na carne os tempos da hiperinflação nos anos 80/90 e deveriam saber por experiencia propria que esse tipo de "equação" não se sustenta em tempos bicudos. Imagine então se vc já estiver velho, improdutivo e saude fragil?

      Um palhaço.

      Como bem lembrou o anom, nem precisa ir muito no passado. Pede pro cusco prestar contas pros montes de sardinhas empurradas pras teorias sobre vendas cobertas das blue chips até 2008 com Vale a 60 e Petro a 50 pra fazer "remunerar carteira"....

      Excluir
  19. Renda Passiva = 2xG! Vou colocar no Matlab.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uauauauaua

      deixa de ser exibido e faz essa porra em excel mermo... kkkkk

      El Gnomo do Ábaco

      Excluir
    2. A fórmula da riqueza é muito complexa.

      Excluir
    3. A formula da riqueza não está contida em nenhum excel e nem mesmo no teu matlab, segundo Mestre Peruka.

      Ela esta no powerpoint!

      k-k-k-k-k

      Leia "Supermoney" de 1971 de Adam Smith (George Goodman). Ali se explica como se "imprime" dinheiro e riqueza sem precisar ser BC ou banco comercial

      El Gnomo do IPO

      Excluir
  20. Rei,

    Não acredito neste Bastter, não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=1ihUxi7xLwo

      Excluir
    2. Uma forma fácil de ler balanços é medida perfeita pra saber quais ações vc devia ter investido no passado se soubesse qual seria o resultado do balanço presente. ELPL era pelo balanço excelente empresa, cash cow, lucros constantes. Ótimo investimento até deixar de ser, e todo holder se orgulhava de ter em carteira. Quando começou a cair só se falave em ação barata e promoção, demorou vários balanços e muitos porcentos de queda pra ação sair de moda.

      Excluir
    3. Eletropaulo com lucros constantes??? onde??
      Prejuízos em 2002, 2003, 2004, 2005 e teve um trimestre em 2007 que bateu na trave. E, na primeira crise, depois disso, prejuízo novamente! Em 2012.

      Não enxerguei lucros constantes.

      Excluir
  21. Isso aqui não é barganha, não!

    http://www.bastter.com/Mercado/Loja/Produto/130/aula-particular-de-operacoes-com-opcoes-com-predador.aspx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou fazer esse curso, gostei!

      kkkk

      Excluir
  22. Mas, e se o predador não gostar de gnomos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se o gnomo não gostar de Ogros?



      k-k-k-k-k

      Excluir
  23. A bolsa está se popularizando...


    https://plus.google.com/102799955747113753861/posts

    ResponderExcluir
  24. Concordo!

    Eu tumbém sou a prova disso...

    El Gnomo Malokeiro

    ResponderExcluir
  25. Li numa crítica sobre o Jeremy Siegel a enfase no fato do cara ter prestígio acadêmico como agravante aos problemas metodológicos do seu "Stocks for a Lung Run". Guardadas as proporções erros de conselheiros de Web que conseguem algum prestígio tem o dano dimensionado pela credibilidade que conseguem ter, mesmo que seja a custa da total ausência de auto-crítica. E o pior é que só o acompanhamento ao longo do tempo informa sobre esses engôdos.
    Não sei a a vída média do investidor em bolsa no Brasil, mas mesmo que passe um pouco de um ano é insuficiente pra constatar a cilada da venda coberta e valuations. Perto disso blogs toscos dos misóginos que proliferam inexplicavelmente pela web é refresco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venda coberta gera muita corretagem e eu sempre achei que essa sempre foi a finalidae do dito cujo, afinal, todos sabem que ele é vinculado a corretoras.

      Excluir
    2. Mey Rey,

      De fato, operação VC é mais "vaca leiteira" pras corretoras do que pras sardinhas. A corretagem é "amplificada" (calls + stock) todo mês, fora o fato que é risco deles é zero pra administrar margens de clientes. Eles metem o stock da sardinha na garantia e voilá: pra soltar só se recomprar a call.

      Mas pro cuscão - apesar de ser real seu vinculo com corretoras - o seu filão são os cursos, palestras e publicidade no site. A operação VC SEMPRE foi uma tentação aos olhos de leigos. Há anos que se pratica essa "manobra" em cima de pessoas fisicas em bolsa (como disse o anom existe um ciclo de vidas que se renovam de tempos em tempos investidndo em bolsa). O mérito dele é que foi o primeirão a aplicar essa velha jogada de broker pela web. A diferença sutil é que o broker aplicava pra se rentabilizar em cima do cliente. Já o cuscão enxergou a coisa pelo novo angulo dos HBs: ele passou a "ensinar" pra vc como executar a operação e com uma alcance muito maior.

      Em tempo: VC é uma operação valida em mercado, mas somente com ativo em tendencia bull e tenque ser stopada quando vai na direção errada: quando o ativo cai. Vender call coberta não é hedge é especulação. Hedge é que compra call ou put. VC é resultado igual a vender put (operação mais sensata). Hedge é comprar put se a intenção é manter o stock. Ou então vender o ativo e imediatamente comprar sua call mais conhecida como cash and carry.

      Excluir
    3. Anom,

      Boa a sua análise acima, concordo, rs

      E sinceramente, não sei como aquele coisa do Siegel ganhou tanta projeção, um espanto...

      Mas esse lance da vida média de uma sardinha em bolsa é assunto pra muito manga, abacaxi, abacate, etc...

      Autores, mais cronistas do que exatamente traders ou investidores de mercado, já alertavam pra isso há seculos. Um autor interessante, investidor dos tempos do crash 29, já falava disso: Gerald Loeb.

      Mas "novidade" mesmo nesse ramo... kkkk.... É que vc alertou: esses blogs de investidores misóginos!!!

      kkkk

      Isso sim, nunca ouvi falar de qualquer relação em comum entre os "interesses" de misóginos e de investidores!!!

      Será que que tb sou um e não sabia?

      Eu vi isso pela primeira vez no orkut. Tinha uma meia duzia de debeis mentais que eram donos de comunidades de "investimentos" e de "misoginia" ao mesmo tempo. Um deles era esse silvio koerich... kkk

      eu pensava que isso era só um ponto fora da curva.

      Mas hoje vendo esse numero tão grande de blogs de auto proclamados investidores misoginos, começo a aceitar que eu é que não estava enxergando o "ponto" no lugar certo!

      Uma hora vai surgir uma nova versão do cuscão que vai explorar esse filão, com certeza!

      kkkk

      Excluir
  26. Concordo com o gnomo. Venda coberta tem que ser no sentido de especular. Especular uma alta. Senão, como faz? Fica com, digamos, PETR durante 10 anos, vendo o papel esmagado...e uma micharia de prêmios? E quando dá uma reversão monstro do papel é exercido lá embaixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. O problema, e falo por experiencia propria, quando vc explica pra alguem pela web essa caracteristica da VC quando mal aplicada ou conduzida...E o cabra pensa que vc está "condenando" a estratégia VC, quando na verdade vc só tá explicando que ele a está utilizando da maneira errada, com a perspecitva errada e provavelmente na hora errada.

      O problema é o seguinte: o cara não sabe nada, mas acha que é capaz de saber com convicção quando algo está certo ou errado, pqp!

      Excluir
  27. Rei,

    Parece que OGX não cai mais. Um fluxo monstro de notícias ruins na última semana e ela se segurou. Dá para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta....

      Não foi pra mim, mas vou dar o meu pitaco.... kkkk

      Acho que desde que ficou abaixo de 1 real passou a valer o risco, sim.

      É claro que pra defender essa tese (ou ir contra...), vc tem que tomar um partido sobre o fim dessa novela, claro.. kkkk

      Mas ressalto: o meu ponto de vista parte do ponto quando o ativo passou a ficar abaixo de 1 real. E não sob o ponto de vista de quem comprou acima de 10 reais (foi o valor do IPO?) e ainda tentou resistir fazendo PM até ficar abaixo dos inacreditaveis 1 reaus!

      E claro: tenque ter uma estrategia prevendo diversos desdobramentos bem definida com controles e valores bem definidos. E caso perca, tenque ter em vista claramente qual será esse valor maximo pacificamente aceito.

      Excluir
    2. ogx costuma funcionar assim: faça o contrário do que vc acha que vai acontecer. Costuma dar certo, ehehe.

      Excluir
  28. Análise Fundamentalista, também, não pode ser extremamente simples. O que um sujeito ganha não sabendo acerca do processo de tarifação da própria empresa em que ele é sócio. Se perguntarem isso para o Bastter, ele todo nervoso diz....para com isso, o importante são os lucros crescentes!

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Dancei... kkkk

      Eu tb ficaria nelvoso: o que é "processo de tarificação" na empresa?

      El Gnomo da Umilitá

      Excluir
    2. E esse papo de que vc é sócio da empresa é furada.

      Eu me considero sócio quando sou capaz de ver tudo que os outros sócios fazem com a empresa e assim dar porrada neles se necessário.

      Na bolsa, vc é, com certeza, sócio dos prejuízos e TALVEZ dos lucros.

      Empresa de bolsa é muito sujeita a fraudar os minoritários, é só ver as X, Inepar, PMAM antiga e centenas de outras.

      Excluir
    3. Hehehe...Rei, então tá. Pelo que eu entendi, existe a possibilidade de converterem dívida em ação. Neste caso, chuta, o papel cai para quanto? Ou sobe?

      Excluir
    4. Mey Rey,

      Tá ligado no pregão?

      Ibov menas 0,70~0,80% e a X bravamente ancorada no 0,38~0,39 cents.

      E falando em meter a porrada nos sócios...

      Hoje, 15 horas, voça majestice vai estar lá na assembléia? Se o senhor for, eu vou... kkkkkkk Tamu junto! Se o senhor avançar nos caras eu caio dentro também. Eu sou maluco, mas preciso de um líder pra me encorajar! uauauauauauau

      El Gnomo Maluko, a serviço de El Rey Valentim Terra!

      ***

      Anom, tem um lance engraçado aí sobre o cuscão que quando vc citou "lucros crescentes" me fez lembrar dos seus atuais mantras: "empresa para ser sócio" e "lucros crescentes". Fácil, né? Mas o que me choca é o numero enorme de blogueiros e comentaristas de blogs que repetem essa ladainha sem se perceberem que somente estão "disseminando a palavra do mestre" no melhor estilo bíblico... kkkk

      Excluir
    5. Bom, tá todo mundo achando que vai quebrar, que vai haver diluição... Então, vai subir!!! Em OGX, isso costuma funcionar, hihihi.

      Mas tem que ver qual seria o valot total da conversão de dívidas em ações, qual o preço de subscrição, se haveria novo aporte em cash, enfim, difícil estimar.

      Excluir
    6. Não vou na assembleia nao Gnomo, senão a coisa vai parar na delegacia. Se o Peruka aparecesse, hmmm... A galera iria me pedir para desafiar o Don Jones depois , hihihihi...

      Excluir
    7. Uma série de lucros crescentes, me lembra o gráfico de turkey do Taleb. E considerando que o pequeno investidor, na média, só visualiza a série bem no final, ferrou.

      Excluir
    8. kuakaukauakua

      Merrey ia ser lindo! Pelo menos o peruka ia ter alguém pra ele processar, nem que fosse só por agressão!

      Mas a gente podia inverter as coisas e fazer com que ele nos agredisse:

      Nós dois iríamos fantasiados e de bombeiross e a Princeza Wã fantasiada de Luma com coleira e o escambau!

      O caria ia ficar loko! Ia entrar de voadeira em nós!

      uauauauauau

      El Gnomo de Albucaxis

      Excluir
    9. Anom....

      Ja leu Burton Malkiel? Random Walk down Wall Strett?

      É interessante, sabe... Até faz bastante sentido se o assunto é LP.

      E claro, se estivermos exposto a um mercado não maduro (como no caso brasileiro) e que tenhamos a sorte de não começarmos a investir em algum ponto não muuuuuito alto do tal grafico de turkey, rs

      Excluir
    10. Não entendo. Estão pedindo 100% aa para poderem operar vendido? Oferta de ações não está muito grande não?

      Excluir
    11. De fato, rs

      Pra entrar nessas condições do lado vendedor e ainda por cima com uma ativo abaixo de uns 5 reais... só tendo conhecimento e coesão de operadores com alguma "certeza" nesse imbroglio todo, rs

      Agora qual é a "certeza" que vem embalando isso que estamos assistindo só saberemos no fim da novela... kkkk


      Não sou dado a teorias conspiratórias... Mas que essa novela tem todos ingredientes, ahhhhh isso tem!

      kkk

      El Gnomo Qual Folha ao Vento

      Excluir
    12. Se forem convertidas dívidas em ações, dependendo do preço e outras variáveis, OGXP3 pode SUBIR, e muito... Mas depende de várias coisas.

      O problema é a diluição, que não pode ser muita.

      Excluir
  29. Bom, comprei a 0,38. Rei, você comprou?

    ResponderExcluir
  30. Rei, BRFS é melhor vender. Já virou bolha, não?

    ResponderExcluir
  31. Gnomo, me tira uma dúvida:

    Pq fizeram isso?

    http://ultimoinstante.com.br/pt/noticias_20130912/bolsa_de_valores_bmfbovespa/307574/Liberacao-de-atuacao-dos-Formadores-de-Mercado---OGXP3.htm#axzz2ehWjXnYE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk

      Gnomo não é sabotudo...

      Posso deduzir a razão disso, mas eu acredito que se ligar pra mesa da sua corretora terá a explicação de forma mais rápida, rs

      Bem, como pela ultimas news que andei lendo pela manhã, no momento, está proibido abrir novas posições tanto com opções como com termos da ogx (só podem negociar posições já abertas até ontem).

      Então como o formador de mercado que ficar "criando" exatamente novas posições nas duas pontas de forma simultanea pra dar liquidez a esses mercados, sendo assim, a atuação deles iria contra a determinação de hoje.

      A proibição é justa, pra evitar descontroles com falta de papel pra entregar em caso de alta forte sem aviso previo(ou alta provocada pra manipular um short squeeze) já que praticamente todo 50% do free float disponivel pra aluguel já está tomado, segundo se ouve por aí...

      Mas isso é só a minha dedução.

      Excluir
    2. Tava relendo aqui...

      eles não "proibiram" como eu escrevi. Mas sim, os "liberaram" da obrigação de atuar....

      será que tem uma pegadinha na compreensão disso? kkkk

      agora dancei, rs. Se aquilo que libera, não é exatamente proibição. Então a minha dedução fica um pouco perneta.

      Liga lá pra corretora, eu to com piguiça... kkkkk

      El Gnomo Formador de Deduções

      Excluir
    3. Eu acho que liberaram porque sabem de algo: a bolsa identificou que há o risco de explodir para cima ou para baixo e assim liberou os formadores de correr risco em qq posição.

      E o free-float aumentou para 1,6 bi de ações, a bolsa comunicou hoje.

      Excluir
    4. Tamém iterpretei dessa forma. A volatilidade vai aumentar. O volume está muito baixo nos 0,38. Deixei a venda em 1,65.

      Excluir
    5. Nesse caso, risco só existe pra cima. Pra baixo é valor previsivel.

      Mas achei a dedução do Mey Rey mais simples e mais próxima do real: liberar de correr risco, porque se (seeeeeee) vier mesmo um short squeeze vai ser monstruoso... kkkkkk

      Excluir
  32. Rei, me tira uma dúvida:

    O que significa 0,25 do valor de face de uma dívida? E essas dívidas da OGX não estão garantidas de alguma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa famosa dívida que vence em 2018 e 2022, com pagto de juros semestral, tem a denominação "unsecured notes" no meio do nome, pode olhar no balanço do mico.

      Se é unsecured, presumo que não tenha garantia e por isso o título despencou. Mas o Fake Batista parece que deu alguma garantia "por fora", já que está negociando isso.

      Excluir
    2. Então, se não tem garantia, tenderia a zero em caso de falência. Eu negociaria, se fosse o credor. Deve ter um monte de gente na frente...não? Mais capital e o dinheiro de Petronas de volta. Manda todo mundo embora. E começa de novo com o Martelo.

      Excluir
    3. Se der certo, vai ser uma aposta memorável, de fazer inveja ao Taleb.... kkkk

      Excluir
    4. Enquanto isso já é 0,40.

      Mey Rey... o nosso anom aqui é pé-quente!

      Se tudo correr bem, promove ele pra minha função de Duque e eleva a Barão por antiguidade e merecimento!

      kkkk

      El Gnomo vai a 2,00

      Excluir
    5. Um baita short squeeze na sexta seria ideal. Todo o mundo fechando a venda com medo de ficar exposto para o fim de semana. O anon sou eu, Gnomo. O único problema é que eu estou roteirizando mentalmente segundo o meu sistema 1, está muito fácil para ser verdade.

      Excluir
    6. Então bota o sistem 2 pra rodar, porque o que move o mundo é a esperança!

      kkk

      El Gnomo da Porta da Esperança

      Excluir
  33. Gnomo,

    Só pode ser você. Esse vocabulário de scan, priming, etc...só vc e o MA utilizam. A probabilidade de duas pessoas distintas é tão baixa que presumo ser vc mesmo.

    http://makeajailbreak.wordpress.com/author/marcoselias1971/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom...

      Vc não é o primeiro que me confunde com o Pai Mei, o inimigo mortal de nosso Rei Mei.... kkk

      Até mesmo Rei Mei já me fez essas acusações injustas! E até existia um daqueles videos do Pai Mei que ele acusava Rei Mei de ser o gnomo!

      Um rolo de adivinhações essa porra.... kkkk

      Nunca neguei que simpatizo com Pai Mei (ME) por uma simples razão: quando ele tem ataques de sinceridade, de fato, ele bota o dedo na ferida e abre mesmo o jogo de como funciona os bastidores dos jogos não muito limpos do mercado. É um bom pensador, também, sem duvidas.

      Mas o carater dele... hummm.. muito duvidoso... kkkk O perfeito personagem caracterizado pelo Jo Soares, o "muy amigo".

      Mas como tb ando lendo aquele blog novo dele, vou extrair dali de dentro mesmo uma "prova" que ele não é o gnomo. Me de um tempo, porque tenho achar o link do post e o trecho.

      Pai Mei pode entender muito de vinhos, carros antigos, charutos, calls, blablabla e tals.... Mas de "estrategias operacionais", parece que andou faltando as aulas.... kkkkkk

      Assim que eu achar o trecho colo aqui pra vc a pisada de bola que ele deu e que eu jamais assinaria aquele escrito.

      Tambem tinh aum video que ele, muito metido a culto.... kkk... Pontificava pras sardinhas cheio de autoridade que o livro O Jogador de Dostoievsky "ensinava" como se ganhar em jogos de roleta.. UIIIII

      Primeiro que o livro não ensina nada sobre como ganhar o "Inganhável" (se vc concorda que no minimo a expectativa matematica de uma roleta é sempre positiva pra cassino...); e segundo que o livro, ao contrario, conta a desgraça do destino da vida de um jogador inveterado. Resumindo, ele não leu o livro mas falou com autoridade, rs

      Mas infelizmente esse video foi apagado do youtuba.

      A duvida que fica sobre ele é seguinte: fala sempre com autoridade e bem articulado. Mas quando ele cita algo que vc conhece, normalmente tem falhas simplorias ou execessos de rebarbas.

      Acho que ele é uma fralllde (dapres Prof. Dimarcinho)

      kkkkkkkk

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKkk El Gnomo quando cisma de escrever mesmo, saem textos fantásticos.

      Esse é o Gnomo, não é à toa que foi laureado pelo Rei das Blue Chips, hihihih

      Excluir
  34. "Tambem tinh aum video que ele, muito metido a culto.... kkk... Pontificava pras sardinhas cheio de autoridade que o livro O Jogador de Dostoievsky "ensinava" como se ganhar em jogos de roleta.. UIIIII"

    O Jogador, trata-se de um romance amoroso. Só isso. Sobre roleta, é um capítulo de "O andar do bêbado".

    E é Matlab, e não MathLab.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desconfio que o ME ganhou comissão para vender HRT para bobos.

      Quanto a Inepar, acho que ele só arrumou otário para desovar o mico, que ele tinha comprado bem antes.

      Excluir
  35. Perdoem o meu francês, mas que coisa de jeca esse textículo do cara! Então o vinho era bom pq tinha Rothschild na parada? Então o cara deve ter coleção de DVDs com programas da Márcia Goldschimdt, uma legítima ex-esposa e mãe de autênticos Rothschilds, fina flor do bom gosto.

    ResponderExcluir
  36. Sobre o jogador, o Dostoievski era viciado em jogo e vivia endividado. Teve várias vezes que escrever sob encomenda obras menores pra aliviar pressão dos credores. Seria um péssimo professor num cassino, pelo visto sacamos donde o ME aprendeu a apostar.

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Só pra constar, a "fonte" dos debates sobre as lições de mestre Dostoievski assimiladas pelo gafanhoto ME... kkkk

      Em 2010:

      http://reidasbluechips.blogspot.com/2010/11/comentarios-sobre-o-programa-dinheiro.html?showComment=1290701681199#c6204482878617938090

      El Gnomo All In

      Excluir
    2. Hihihihi, bons tempos desses posts e vídeos.

      Excluir
    3. kkk

      Bundia, Mey Rey

      Falando em bons tempos, um dos melhores debates aqui no seu reino pertencem a esse post.... uauauau

      http://reidasbluechips.blogspot.com.br/2010/11/comentarios-sobre-o-programa-dinheiro_28.html

      "confesso que fiquei “tocado” com sua homenagem a este seu humilde servidor real nesta última imagem, na qual aparece um diminuto gatinho gnomo ao lado (e bem abaixo, é claro) de um imenso e portentoso felino (quase um tigre!) representando Vossa Alteza."

      El Gnomo

      Excluir
  37. Hummmm....vão querer dormir vendidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria problema nenhum, desde que vc conheça o estratégico correto da operação.

      Excluir
  38. Boa Noite, Mey Rey!

    Pai Mei, seu inimigo mortal, pouco a pouco voltando aos trabalhamentos em vídeo, bons tempos... kkkk


    Ahhh, Narciso é mais forte do que eu.... uauauauauaua

    Até concordo com alguns dos pontos de vista de Pai Mei sobre o tio peruka. Mas o comentário anexo do tal "marcus" é mais coerente e contundente, sem dúvidas. Espero que ele não se arrependa e apague o comentário.

    El Gnomo Narcisista



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc concorda com o ME no vídeo? Tá louco! Então no caso do mensalão vc iria acompanhar o outro pilantra, o Levandowsky.

      Até o momento o Fake Batista indica que fraudou o mercado de capitais, enganou a todos, dizendo que havia petróleo. Bolsa não é essa porra louca, existem regras e crimes tipificados, sendo que o Fake cometeu vários crimes.

      Excluir
    2. Mey Rey, rs

      Leia com atenção, olho no replay:

      "Até concordo com alguns dos pontos de vista de Pai Mei sobre o tio peruka. Mas o comentário anexo do tal "marcus" é mais coerente e contundente, sem dúvidas."

      Em detalhes, primeira frase:

      "Até concordo com alguns dos pontos de vista de Pai Mei sobre o tio peruka."

      Como dito acima, concordo com "alguns" pontos, não com o todo da tal defesa de Pai Mei. O ponto de vista de Pai Mei é passional. Uma interpretação emocional do papel do tio peruka, claro, tb merece ser analisada. E de fato, tio peruka foi vítima de si mesmo, um ingênuo: alguém que se deixou levar pelas proprias vaidades e tb por puxasacos oportunistas (como se não existisse puxasaco não oportunista, rs). Não é fácil se colocar no lugar dele (peruka)pra ninguém. Se a intenção dele fosse realmente dar um golpe, acredite, não teria sido forma com esse resultado redundando numa cagada que dificilmente ele sairá ileso. Um golpe desses - como muitos sugerem que está sendo o grupo ebx - é até muito comum no meio empresarial. Um cara que era o "mestre" nesse tipo de golpe era Mansur (mesbla). Portanto concordo com o Pai Mei, que o tio peruka é ingênuo e não é um golpista, mas sim tolo que se deixou embaralhar. Parece inacreditável, mas isso existe. O mundo não é tão coerente como parece.

      Em detalhes, a segunda frase:

      "Mas o comentário anexo do tal "marcus" é mais coerente e contundente, sem dúvidas."

      Em poucas palavras, o comentário do marcus está certo, racional. De fato ele está coberto de razão, porque no mundo dos negócios não existe espaço pra interpretações passionais. Independente do tio peruka tb ser "vítima" nessa novela, ele tem que honrar com seus erros e responder com seu patrimonio. E é fundamental tb, que as instituições de estado e orgãos reguladores também respondam com MUITO mais responsabilidade nessa história. Porque tio peruka não teria ido tão longe cometendo tantos erros e mentiras infantis se o governo, instituições de estado e órgãos reguladores não fossem tão inertes e irresponsáveis. E na minha opinião mais irresponsáveis que o tio peruka...

      Excluir
  39. nao sei se é disso que tao falando, mas num elogio da praticus ao mutante teve um momento que ao que parece, não foi constrangedor a ninguém. Quando o chefe da reunião constrangeu o arauto de um relatório não tão favorável, dizendo que vc não contabilizou o fator X, e o druida fez com as mãos o gesto de X pra não deixar dúvida.

    ResponderExcluir
  40. Esse é um dos momentos descritos e maior doideira, podem se somar a ele as descrições de garantias pessoais feitas pelo cara.

    ResponderExcluir
  41. Anons acima e Mey Rey:

    Essa história do "fator X" na tal reunião é contada pelo Rodolfofo no infozorra. Pode ser mais uma lenda de muitas que irão surgir daqui pra frente sobre o nosso herói druida, rs. Mas de fato, tio peruka, dá muita margem pra esse evento ter sido real, rs

    Mas porque falo em "lendas"? Porque não conheço diretamente tio peruka. Portanto é preciso muito cuidado antes de sairmos comprando qualquer coisa que nos contam, sejam boas, más, engraçadas, tanto faz... Todo mundo tem uma tendencia a contar (ou nos auto convencermos...) através de histórias "levemente" modificadas por simpatias e traumas pessoais. Por isso que no popular se diz que nossos maior inimigo somos nós mesmos, rs

    Falo isso, porque como disse antes, nunca tive contato direto com tio peruka pra ter a minha "própria história" sobre ele, rs

    Mas conheci 2 pessoas do RJ que no passado (muito antes dele criar o grupo ebx) que tiveram contato direto com ele. Um socialmente (sem envolver negócios) e outra um engenheiro como prestador de serviços (nada a ver com petroleo ou ebx). O que o conhecia em rodas sociais afirmava que ele era inacreditavelmente um sem noção sortudo que não falava coisa com coisa. Isso é real? Inveja? Despeito? ironia? Poderia ser.... E o tal engenheiro tb dizia a mesma coisa além de relatar uma arrogância e descontrole emocional, financeiro e de objetivos sem medidas. Mais uma vez: isso é real, inveja... ou blablabla? Não sei... Eu não estava lá, somente me contaram, rs

    É muito dificil essas avaliações por "histórias contadas" ou mesmo lidas em mídias. Se eu fosse acreditar em tudo que já ouvi nessa vida tanto de ruim como de bom, tava doido de vez, rs

    Já tive a oportunidade de conhecer alguns figurões da vida pública do passado. E é interessante como nada era realmente como nos era contado, vendido ou apresentado através de terceiros. O dado interessante é que na maioria desses figurões o que descobri é que eles não eram nem tão bons ou nem tão maus como se falavam, mas eram "diferentes" de tudo que se falava. E acreditem: tão humanos (ou ridiculamente simples...) como o qualquer pessoa que vc conversa a esmo num viagem de metrô ou numa fila. Ou seja: essas pessoas surgem e alcançam destaque e poder mais pela força do aleatório do que somos capazes de aceitar, rs

    Mas voltando ao tio peruka, rs, hoje vendo esse rolo todo, agora sou mais capaz de "comprar" aquelas histórias que os dois conhecidos me contaram sobre ele no passado. E como disse acima, por isso ele dá margem pra acreditarmos nessa história contada sobre o fator X com ele fazendo sinal do X com os braços e tals....

    Por isso defendo a tese que acima de tudo ele foi vítima de si mesmo e não um golpista com um "plano sinistro" pra ficar bilionário. Um golpista saberia a hora certa de passar a batata quente. E e ele teve TODAS as oportunidades do mundo pra fazer isso e ainda sair por cima com muuuuito lucro, mas não o fez. Porque como todo maluco inconsequente e sem noção, ele "acredita" no fator X. A atitude dele bate muito bem com a descrição do tal engenheiro que ficava aparvalhado diante do "chefe" que dava ordens sem objetivos e o botava pra trabalhar em círculos sob suas ordens...




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas em termos práticos a questão, pelo menos pra mim, hoje é bem simples. Ele iniciou projetos que ninguém teve coragem (ou loucura..) de fazer no país. E deram bastante corda pra ele se enforcar e ele seguiu o script direitinho. Agora tudo está em liquidação em preços de xêpa. Mas existe o risco: somente os projetos que sobreviverem é que trarão retorno. Quem diluiu as apostas por todo o grupo X e foi o apostador mais conservador, já está começando a ficar no lucro. Quem concentrou em uma unica empresa, se acertar, ganha bolada; mas se errar, vai chupar dedo, rs. E provavelmente alguns projetos como os portos, acredito que assim que forem saneados e começarem a ficar lucrativos seus novos controladores irão fechar o capital; é sempre assim no mercado, rs. E claro, aqueles que apostaram irão lucrar com o fechamento do capital, mas não irão usufruir pra sempre como muitos sonham.
      Aliás, Mey Rey, quero registrar que não é minha intenção tripudiar com esse novela X, até porque sei que vc está desconfortável com o seu investimento. Sou solidário ao senhor, porque aprendi a ser seu admirador, já que reconheço que voça majestice nesses 3 ou 4 anos de batepapos sempre foi muito paciente e simpático para com o seu gnomo de estimação... kkk

      E para não sentirdes sozinho nessa caminhada, apresento-te-lhe a declaração de bens de voço duque gnomo ao ministerio da fazenda de voço reino... kkk

      Tamu junto! Tb estou long em llx e ogx. No momento vale a pena o risco. Não gosto de micos, mas adoro um trem desgovernado... kkkkk
      Se vamos acertar essa aposta? Sinceramente, não sei. Se der errado, sem problemas. Haverá uma perda financeira, claro, mas suportável. Mas oportunidades como essa só surgem em espaço de anos!

      Llx sempre namorei, mas nunca tive coragem antes. Era o "risco peruka" que eu sempre falava com o senhor que me assustava. Mas não entrei fundo, porque o mercado de opções dela é fraco. Só me sinto seguro num ativo que tem liquidez em mercado de opções: hora recorrendo a hegde, hora buscando espaço pra exercícios itm. Já ogx, peguei mais pesado, justamente pela força de liquidez do mercado de opções. Dá pra montar muitas estratégias de entrada buscando hedge ou exercício. Mas essas estratégias, tem custos. Se vc erra, paga-se um preço. O preço é menor que ficar long stock a seco; mas se vc acerta, paga-se mais caro pelos stocks e os ganhos serão menores. Tudo tem sua contrapartida, rs

      E agora uma confissão: a prudencia mandava pesar mais a mão em llx e menos em ogx, independente da tese que defendo sobre liquidez em mercado de opções. Por enquanto a prudencia se apresenta como a opção certa... Mas se acertar a mão na ogx vai ser bonito. E se a llx der tudo certo, como parece, talvez o lucro dela cubra o eventual prejuizo da ogx. Mas nada disso AINDA é garantido, claro. Portanto...

      Sorte, Mey Rey.

      No fim TUDO se resume a sorte.... kkk

      E se existe um cara de MUITA sorte nesse mundo, esse cara é o tio peruka!

      E por isso eu vou embarcar SIM, na tal nave do FATOR X... KKKKK

      Estratégias operacionais existem pra isso: pra serem o salva-vidas pra se acreditar na SORTE... kkkk

      E lembre-se daquela historinha que um dia eu contei sobre o tio peruka aqui em voço reino: a diferença entre ele é nós é que ele tem SORTE BAGARAIO! KKKKK

      http://reidasbluechips.blogspot.com/2012/09/analise-dos-fundamentos-de-bm-bovespa.html?showComment=1349463989484#c3208052279753314122

      El Gnomo da Sorte

      Excluir
    2. Bom, se forem convertidas dívidas em ações, dependendo do preço e outras variáveis, OGXP3 pode SUBIR, e muito... Mas depende de várias coisas.

      Eu estava fazendo umas simulações aqui, mas depende de várias coisas.

      O problema é a diluição, que não pode ser muita.

      Excluir
    3. Realmente Gnomo, o Fake Batista parece ter merda na cabeça e teve muita sorte.

      Mas os bancos, BNDES e credores parecem ter acreditado na equipe dele e nos projetos, que, afinal, são estruturais e o país precisa muito.

      Eheheheh, bem colocados seus argumentos.

      Excluir
    4. Mey Rey,

      Não acho prudente tentar imaginar o que e como tanta gente e bancos acreditaram no tio peruka. Como disse acima, aquilo que não testemunhei in loco, grandes chances de estar bem distorcido com a realidade, rs

      Mas se (seeeee) tudo der certo, a diluição é certa. Se será grande, média ou pequena? Como saber? e se tudo der certo, acredite, mais uma vez os valores dos ativos flutuaram nas alturas ao sabor dos melhores sonhos, rs. Variáveis, claro, são quase infinitas. Se formos analisar variáveis a fundo não existe negócio, trade ou investimento. O que vale na novela X é o tal "espírito animal" como nos contava vô keynes... kkkk

      Essa é uma situação específica que não se pode analisar variáveis, mas sim, qual a sua aposta (ou recupera ou quebra). E de acordo com a aposta montar a estratégia que o exponha sem contradições pra sua aposta com perda travada e ganho exponencial.

      O tratamento operacional não em cima de "perdas", mas sim, de "custos". Se vc vai comprar a padaria da esquina, qual o roteiro? Um pequeno sinal (opção de compra com direito a arrependimento) e logo em seguida uma auditoria (contador, advogado, etc...). ntão depois da auditoria, o senhor descobre que a padaria é furada, um saco sem fundo? O que faz? Desiste e perde o sinal e os custos da auditoria. Prejuízo? Não, custos. Prejuízo mesmo teria sido se tivesse abraçado a padaria, rs

      As mesmas regras tb valem e podem ser adaptadas a empresas negociadas em bolsa.

      O âmago desse meu enorme discurso sem fim... kkkk... Na verdade se resume nessa única frase que foi escrita acima:

      "Estratégias operacionais existem pra isso: pra serem o salva-vidas pra se acreditar na SORTE"

      Excluir
    5. Eheheh, ok Gnomo, tá certo.

      Mas as variáveis são muitas nessa reestruturação de dívidas e uma delas, que tem muita importância, é a vazão de oil de TMartelo.

      Excluir
    6. Mey Rey, eu diria que a fundamental.

      Mas pra saber só sendo insider de verdade (e não do twiter... kkkk) ou tendo visão de raio-x do fundo do mar.

      Lembre-se de Julio Cesare quando atravessou o Rubicão não deu pra avaliar todas as "variáveis", mas foi bem coerente quando soltou: "a sorte está lançada".

      Pois é, deu certo e foi o que foi.... kkkk

      Portanto o nosso momento é esse: A sorte está lançada.

      E com a vantagem que se der errado quem vai ser atirado aos leões no Coliseu vai er o tio peruka.... kkkkk

      Excluir
  42. Gnomo, não entendi. Eu, por exemplo, fiz uma aposta na OGXP em 4 reais. Perdi. Mas, e se tivesse ganhando? Empresa de petróleo pré operacional tem em todo o mundo, não?

    Esse blackwizardX dá para acreditar? Rei deixou a ordem de venda em quantos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem em todo mundo, mas o Fake Picareta safado só tem no Brazmerda, onde ladrão como ele não vai para cadeia.

      Acreditar no BWX? Tá louca!!! Jamais acredite em twiteiros e blogueiros! hihihihi.

      ah, e ja´que vc gosta de ler twiteiros, leia esse:

      https://twitter.com/ferrisss

      É o Rafael Ferri, o cara da bolha da MNDL4.

      Veja que ele já andou com algumas X e notícias. O cara tá quebrando tudo!

      Veja que ele diz que CCX vai a uns 6,00 ou mais!! E pior que tem fundamentos para isso, mas depende de uma boa venda dos ativos de carvão (será que valem muito???)

      Mas tome cuidado! Pode ser mais um fake dele.

      Excluir
    2. Só para complentar: o Ferris twiteiro disse que comprou ogx por 1,80 e vendeu por 1,00 (basta ler nos twits mais velhos).

      Agora ele diz que OGX vai quebrar e que dá para recuperar comprando CCX.

      Só para deixar registrado e ver se ele adivinhará.

      Excluir
    3. Anon, tb não entendi o ponto central da sua pergunta, rs

      Mas se vc for mais claro, não me importo de te responder.

      Mas antes de qualquer coisa te adiando uma coisa: todo investimento em bolsa (empresas tanto faz pré-operacional ou não) tem carater de "aventura", sinônimo de "empreendimento", "empresa".

      Acredito piamente que se os nomes dos "negócios" ao invés de constarem como "Bagulho Empreendimentos S/A", fosse "Bagulho Aventuras S/A", arrisco dizer que MUITA gente pensaria 7 vezes antes de comprar uma ação ou a padaria da esquina, rs.

      ps - sobre o tal blackwizard do twiter sei do que se trata; ele é só mais uma aberração virtual, mas não vem ao caso no assunto aqui, rs. Até porque não é sobre aposta que será vencedora que estou tratando, mas sim sobre o que é ter uma estratégia. Toda aposta é uma pressuposição do futuro, portanto cada um tem a sua. Mas estratégia é diferente. Estratégia é passível de estar certa ou errada, pela obrigação óbvia dela ter que ser coerente com a aposta escolhida.

      Excluir
    4. O Rei está certo. Já fiz besteira de comprar idéias de fóruns. Se eu perder com twitter ia ser dose. Rei, e PMAM? Por que saiu do papiro?

      Excluir
    5. Saí de PMAM com lucro razoável, mas abaixo do esperado, porque achei que perto de 5,00 ela já estaria precificada de acordo com minha análise. Acima disso, só se a lucratividade dela melhorar além do que imagino e/ou aquele papo dos direitos minerários voltar à tona.

      Excluir
    6. Vixi, então vou pensar em vender também...

      Excluir
    7. Entendi o tal de Ferris. É mais um na fogueira de vaidades na bolsa, não é? Ele tem 5 startups e é inimigo do BlackWizardX no mundo virtual. Como todos, queria ser trader. Lê, de alguma forma, balanços. Teve sorte em pegar um timming em CCX, mas não acredita em sorte.

      Excluir
    8. " Teve sorte em pegar um timming em CCX, mas não acredita em sorte."

      Gostei dessa, rs

      É bem por aí mesmo. Parece que acreditar em sorte esvazia a autoestima de qualquer um... kkk

      Pra mim, acreditar em sorte traz um certo alívio por acreditar que sempre faço o melhor possível com o verdadeiro pouco que podemos controlar: nossas decisões...


      Excluir
    9. Vai dizer para um expert em vinho que o vinho que ele acha que é bom não é nada bom.

      Excluir
    10. Se o tal expert for um histérico destemperado, afirmo que o vinho é fraco mesmo não sendo, só pelo show de vê-lo tirar as calças pela cabeça...

      Minha alma é de trovador, digo, trollador.... kkkk

      Excluir
    11. E se pegar o capítulo do TTS mostrando que existe um modelo simples que leva em consideração chuva e sol, o expert vai te dar um block pelo twitter. Rei, já saquei lendo 1000 tweets do tal de Ferris. É mais um supermoney.

      Excluir
    12. http://www.torontotemperancesociety.com/wines.html

      k-k-k-k

      Excluir
  43. Rei, falando em balanços, o cara que faz os comentários de resultado, no RI da EALT, é o mais nerd, não é? Os comentários são diferenciados. É um mini curso de contabilidade, não? Gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coments? Fala o link, quero ver isso.

      Excluir
    2. Pow Rei, que decepção. Já sei até o que significa liquidez seca e corrente!

      Excluir
    3. corrente contínua ou alternada?

      El Gnomo Ray-o-Vac

      Excluir
    4. Liquidez corrente é aquela em que o caixa vai embora correndo.

      Excluir
    5. Pra mim "corrente" é só um instrumento para dar surras e tração em bicicletas....

      Excluir
  44. Rei,

    Acho que no final das contas, este é o melhor fórum. Mesmo se nós não ganharmos dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ehehehe, é por isso que o blog chama Rei das Blue Chips!!! REI É REI !!! hihihihi

      Excluir
    2. Eita, o Di Marcinho andou postando por aqui.

      Excluir
    3. "Professor"... Professor Dimarcinho!

      Olha o respeito, Mizifio!

      Aqui "o troço é sério" (daprez Pai Mei in Moneytalks)

      El Gnomo ME

      kkkk

      Excluir
    4. Espaço é coração de mãe. Tem lugar para todo o mundo! Vamos convidar o Small!

      Excluir
    5. Já pensou. O Gnomo e o Small debatendo?

      Excluir
    6. O small já apareceu uma vez há muito tempo atrás, mas foi só pra ameaçar de porrada toda a troupe de Mey Rey....

      kkkk

      Excluir
    7. Gnomo, Carta Aberta ao Povo Brasileiro.

      Excluir
    8. Aliás já cheguei a "debater" muito por lá.... kkkkk

      Mas chegou um ponto que ele passou a bloquear 100% dos meus commnets. Não adiantava mais mudar o personagem, ele já tinha descoberto a minha "caligrafia"

      uauauauauaua

      El Gnomo Ruim de Disfarce

      Excluir
    9. É uma pena que aquele blog do small é ruim pra cacete de "buscar" posts antigos.

      Mas tem uns 3 ou 4 posts que renderam uns 100 comentários hilários...

      Um que me lembro agora foi um texto, se não me engano do Buffet, que ele cheio de moral jurou que tinha passado a tarde todo do domingo traduzindo o troço para a leitura dos seus seguidores. Mas se vc pegasse o texto e o colocasse no translator do google ficasse igualzinho a dublagem do monstro... uauauaua

      Mas a cereja do bolo foi uma frase que era intraduzível so,ente pelo google e ele deixou do mesmo jeito porque ele mesmo não compreendeu o contexto da coisa, hilário... kkk

      Aí fiz a releitura e mesmo assim que nao admitiu que era igual a tradução do translator.

      Uma fralllde, como diria Prof. Dimarcinho!

      kkkk

      Excluir
    10. Hihihi...mentira...é verdade? Bom, mais tarde tento caçar o texto.

      Excluir
    11. Deixa ver eu acho agora...

      Um tempo atrás fui procurar um outro post dele com muitos comments hilários. Achei o post, mas os comments tinha sido todos apagados! kkkk

      Excluir
    12. Gnomo, última pergunta e dado que vc nasceu na crise de 29. Por que as pessoas digamos, mais experientes, falam "fita" O que é fita? De cor que ela é?

      Excluir
    13. Voilá.... kkkk

      http://www.opequenoinvestidor.com.br/2012/02/warren-buffett-explica-porque-as-acoes-sao-melhor-investimento-do-que-ouro-e-titulos-publicos/#comment-5670

      Excluir
    14. kkkk

      "fita"?

      Pelo visto vc anda lendo muito fórum do infomoney, seção ogx... kkkk

      é chique entre investidores / especuladores daqui usarem esse jargão "fita" muito comum em waal street. Sinal que vc é íntimo das autas esferas de waal street ou grandes mesas por aqui.

      E não um reles clicador de HB... uauauauauauaua

      Excluir
    15. Não...é que eu vejo nos fóruns, mesmo. Fita.

      Excluir
    16. Ah, então agora se deixou de ser jargão dos pessoau das internas e caiu na boca dos HBzistas, em breve, será tratado como coisa de jacú!

      E assim aquilo que era chique, vira cafona!

      Kimundo mais descartável esse, né?

      kkkkk

      Excluir
    17. AHHH...fita = tape!

      Excluir
  45. Gnomo, eu li. Engraçado mesmo. Mas, vc usava Elias só de pirraça?

    Rei, eu li. É bandidagem mesmo,né? E acho que as corretoras não reclamaram de nada, né?


    http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1018/noticias/escandalo-na-bolsa?page=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também do Jonas, o Ronnie.... Toda troupe do gnomo apareceu nesse dia da dublagem do buffet pelo small, vai lendo o resto....kkkkk

      Até o prof. dimarcinho deu o ar de sua graça nesse dia!

      kkk

      Excluir
    2. Eu vi. O Small é fogo...hihihi... Boa noite a todos. E block no ferriss.

      Excluir
  46. Bánoite, Mey Rey!

    E aí?

    Tio Peruka voltou e sem nenhum arranhãozinho naquela soberba toda... Uau, mas tem que ser assim mesmo. Um cara normal já teria tido um AVC. Por isso aposto no bruto: só os loucos sabem montar no rojão e depois ainda saem andando.... kkkkk

    O que voça majestice achou das declarações do nosso comedor de vidros? Depois dessa de comedor de vidro, os amigos fazem brincadeira dizendo que isso é coisa de artista de circo e aí ele vai ficar nelvoso... Não pode! Falou, agora tem que guenta... kkk

    Ele falou em mapa astral também. Ele nasceu em 3 de novembro, mas procurei no google a hora registrada e não achei. Se descobrir me repassa, mas nada de "inventar" hora, porque aqui o "troço é sério"... kkkk

    Já pedi e madame gnoma, ela topou fazer o nosso proprio mapa astral do bruto pra nós monitorarmos essa porra e se ele tá falando sério mermo! Será um documento secreto das internas aqui do voço reino. Somente nos teremos acesso ao nosso mapa astral do peruka. Tipo "relatorio reservado" como vemos nessas researchs chiques.

    El Gnomo do Zodíaco


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A entrevista no geral foi desanimadora. Parece que ele está orientado por advogados a se fazer de vítima para se prevenir de ações judiciais, que já estão correndo, sendo que uma delas (do pessoal de SC) muito boa e acho que com grandes chandes de êxito, mesmo nesse lixo de país com justiça comprada.

      Mas ele deixou algo dúbio no ar: disse que investidores saíram cedo demais e que deveria ser abençoado com petróleo... Entendi que pode ainda existir muito oil por lá, ou seja, a fatura ainda não fechou, tem coisa no ar.

      Acho que está tudo muito confuso em todas as X. Talvez esse seja o pior momento para arriscar algo.

      Eu acho que estão forçando para que ele venda tudo o mais barato possível. Os ativos bons trarão ótimo lucro aos caras que estão na mesa de negociação. Não sei se os minoritários perderão ou lucrarão.

      Enfim, difícil concluir por hora.

      Excluir
    2. Pois é, Mey Rey.... eu achei boa a entrevista.

      Sou da opinião que se ele estivesse caído, humilde ou contemporizador, aí sim: sinal ruim, rs

      ps - cadê aquele seu avatar de coroazinha? Foi preso? kkkk



      Excluir
    3. Óia nós aqui traveis!!

      É que estou usando mais a conta do analisedefundamentos, hihihihi...

      O Rei tá aí na atividade! hihihiih

      Excluir
    4. Booooooa, dá outro "brilho" em nosso reino!

      kkk

      El Gnomo Hood

      Excluir
  47. Rei,

    tenho uma pergunta que pode parecer meio sem sentido, mas ainda não consegui entender um negócio:

    O título do seu blog é "Rei das Blue Chips"

    Mas aqui só vejo vc falando, em sua maioria, dos micos. Não é um pouco inconsistente? rs

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hihihihi, mas hoje em dia tudo é mico na Bovespa... PETR4 é blue? Eu acho mico.
      OGX era blue, agora é o maior mico do planeta!! tá tudo uma merda!

      Excluir
    2. Mey Rey, não fale mal de petro diante de prof. dimarcinho!

      Ele trampa lá dentro.

      Voto pela inclusão do prof. dimarcinho na sua corte pelo seu valor estratégico: ele será no nosso espião lá dentro, tipo, o famoso Deep Throat com dupla utilidade.... kkkk

      Eis aqui a famosa história do Deep Throat:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Deep_Throat

      OPs! Link errado!

      Esse desse aqui que estou falando... kkkkk

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Deep_Throat_%28Watergate%29

      El Gnomo Lovelace

      Excluir
    3. Gnomo, tu estás vendo muito filme pornô vintage, daqueles antigões.

      Excluir
    4. Mey Rey,

      Esses filmes mais antigos - de uma época mais pueril - são com enredos mais fáceis para a compreensão de voço gnomo!

      k-k-k-k

      Excluir
    5. Quando é que OGX foi blue chip???????? rsrsrsrsrsrs

      E Petrobras é mico mesmo!! Lucra dezenas de bilhões por ano!! MICASSO!

      Vou além e concordo com vossa majestade: sim, a bolsa SÓ tem mico!!! Itau, Bradesco, Ambev, Natura, Eternit, Grendene, tudo micasso mesmo!!!

      Rei é Rei, sua opinião é sempre a que impera, mesmo que não tenha razão! rs

      []s!

      Excluir
    6. Bundia, Mey Rey!

      Tá vendo?

      Esse é prof. Dimarcinho que nos conhecemos, finalmente mostrando as unhinhas aqui em voço reino, rs


      Excluir
    7. hihihihi, PETR4 blue chip? Que lixo de papiro.

      Excluir
    8. Rei,

      o q vc consideraria uma definição de blue chip?

      Confesso que não achei definições acerca do mesmo, mas encontrei várias definições razoáveis ao que realmente "passa a ideia" de ser uma blue chip. Vejamos as duas abaixo, por exemplo:

      "A nationally recognized, well-established and financially sound company. Blue chips generally sell high-quality, widely accepted products and services. Blue chip companies are known to weather downturns and operate profitably in the face of adverse economic conditions, which helps to contribute to their long record of stable and reliable growth."

      "Large, prestigious, prosperous, and stable corporation. Blue chip firms have a solid record of earnings and dividend payments in both good and bad times, and have a strong long-term growth potential. The term comes from the game of poker in which the highest value chip is blue. Called first section in Japan.

      Por acaso a OGX alguma vez se enquadrou em alguma definição parecida?

      A Petrobras não se enquadra na mesma?!

      Fontes:
      http://www.investopedia.com;
      http://www.businessdictionary.com

      Excluir
    9. *não achei definições acadêmicas

      Excluir
  48. Mey Rey, Princess Wã e rude plebe:

    Hoje é dia de festa nacional na república vizinha do grande líder da resistêcia X, Prof. Sílvio!

    http://silviotsj.blogspot.com.br/2013/09/aniversario-do-blog.html

    kkkk

    Tava pensando aqui....

    Quando foi que voça majestice declarou ao mundo a criação do Reino das Blue Chips, Mey Rey? Tb merecemos ter nossas datas festivas, bandeiras, brasões e se possível também um hino para ser executado com um irado solo de batera... kkkk

    El Gnomo Duque Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só olhar aí do lado no arquivo do blog, foi em 2009 a primeira postagem.

      Excluir
    2. Merrey:

      http://reidasbluechips.blogspot.com/2009/12/culpa-e-toda-sua.html?showComment=1379606458778#c1886939686469408880

      Excluir
  49. Mey Rey!

    Aê, não esquece depois de nos passar a "hora" que voço reino nasceu pramôdi dona gnoma traçar o mapa astral dos nossos destinos! A data já sabemos: 29/12/09.

    Mas o assunto é outro. Viu o último money talks? Acabou de sair do forno:

    http://makeajailbreak.wordpress.com/2013/09/19/sem-qe-e-sem-siria-ibovespa-pode-voar-ate-os-70-mil-pontos/

    Ehhh... "Aqui o troço é sério..."

    kkk

    Bem, o assunto do último pograma é aquilo de sempre: previsões disfarçada de análise.

    Mas o que me preocupa é aquele ar cansado de Pai Mei. No primeiro vídeo, tudo bem. Mas agora nesse novo video ele tá todo assim, tristonhão? Hummm... Não pode. Tá muito desanimado. Ele não era assim. Lembra como era? Charuto acesso, gestos largos, falando alto cheio de energia! Só faltava um cassetete na mão pra ele ficar igual ao Ratinho dos bons tempos... kkkk

    Seilá... tá faltando algo pra animá-lo, tipo assim, um desafio. Ou quem sabe um INIMIGO valoroso pra ele ressurgir das cinzas, tipo, o Batman voltando da aposentadoria como foi naquele série do Cavaleiro das Trevas que no final ele ainda meteu a porrada firme no Superman deixando o bruto todo amassado... kkkk

    Acho que temos que voltar a escrever pra ele com nossas idéias, críticas e sugestões pra dar um gás no Pai Mei. E mais uma vez, realizar outro embate épico entre titãs como já assistimos diversas vezes no passado: Pai Mei versus Rei Mei! Então depois que ele começar a ficar mais forte, mais animado e começar a subir pelas paredes sozinho, aí tudo engrenar e ele já pode ir sozinho... kkkk

    El Gnomo do Ibope


    ResponderExcluir
  50. Bundia, Merreeeeyyyy !!!!

    Porra, que desânimo é esse majestice?

    Vamos abrir um novo post e arejar os debatimentos mentais em voço reino!

    Quem trouxe o sacarolha?

    Odeio quando esquecem o sacarolha e a gente se vê obrigado a empurrar a rolha pro dentro da garrafa....

    El Gnomo Merlot Cabernet Sauvignon

    ResponderExcluir
  51. Tava catucando filme pra passar o tédio e achei um chamado O Capital, filme rodando pipoquinha e pasmei, a direção era do Costa-Gavras. Puta expectativa e .... entrega uma estorinha bobinha e moralista. Abismo cultural com GB e USA.
    E a gente aqui que traço cultural tem? 100 mil CPFs realmente atuantes na bolsa ou menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Auantes? Tipo como os nossos foristas e blogueiros? kkkk

      Essa turma que vemos pela web pagando de investidores, esses sim, são os verdadeiros "diletantes".. kkk

      Teve uma época (anos atrás) que procurei me aproximar de alguns, por pura curiosidade, já que afinal de contas TODOS são grandes vencedores com rentabilidades acima de qualquer coisa que já vi tanto pessoalmente como relatado por estudos academicos ou até mesmo rankings da Anbima.

      A maioria desses web-investors, depois que vc pega alguma intimidade confessa: só operam no fracionário, opções a seco (somente na compra de call sem noção do estratégico e do que seja alavancagem...) e nunca estruturaram com valores reais uma operação ou estratégia com começo, meio e fim. E mesmo assim, ainda existem alguns que falam sobre long e short com propriedade...

      Minha intuição me assopra que é menas... bem menas que 100 mil.

      Sempre gostei de puxar assunto. No tempo que ainda se podia desmontar travas com opções no dia do exercicio, perguntei pro pessoal da mesa qual o melhor horario pra ligar sem pegá-los atarefados e eles disseram: Ihhh qualquer hora, esse negócio de travas são pouquissimos clientes que operam... 8^O !!!

      Outro dia fui "obrigado" a ir numa palestra de um banco pra dar uma força pra um amigo que atuou no palco... kkkk

      E um dos palestrantes-artistas puxou um powerpoint com um quadro comparativo em porcentagens totais de PFs com aplicações diretas em RV(não necessariamente "atuantes")no qual o valor brasilenho rodava próximo a 5%, enquanto nos states era próximo a 45 ou 55%. Pensei em pedir uma cópia, mas seilá, fiquei com vergonha, sem saco e não queira tb dar corda pros caras, que na verdade estavam ali mesmo é pra vender serviços e fazer captação com promessas sobre "novos tempos" dos juros baixos. Olhando em volta, se juntasse toda a vellharada da plateia acho que tinha ali reunido algo em torno entre 50M a 100M só de CDBiztas... kkkk

      Se a informação é segura, como saber? Já tentei achar esses valores direto no site da Receita, Anbima, etc e não encontrei. Pura curiosidade, só isso.

      Excluir
  52. Já tinha visto algum tempo um filme francês onde o especulador montava junto com uma meteorologista um esquema de análise técnica que tinha sucesso incrível pra prever mercado. Aí vem a questão, são infantis em relação ao mercado por serem católicos? Por terem uma visão moralista do marxismo? Por serem bestas? Ou simplesmente por não tomarem banho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre não tomar banho, tenho uma teoria que justifica: o olfato fica mais confiável! Fundamental quando estamos criando novos laços sociais. Ponto para os franceses... kkkk

      Sobre "prever" tem algo registrado em um capitulo de um livro que reúne vários pensamentos consagrados de filosofos, matematicos, etc... sobre as diferenças grotescas entre a compreensão do que seja uma "previsão" em relação a medida da ignorancia individual do nivel intelectual de cada espectador (exemplo: aquele que acha que tudo tem uma relação explicável com causa e efeito). O livro é Desafio aos Deuses, Bernstein (Taleb tb fal algo parecido: no final todos sem repetem, rs). A versão dublada do "Desafi"o para o brasiles foi financiada pelo Daniel Dantas; Dantas é do mau, mas sempre reverenciou a boa cultura e o conhecimento... kkkkk

      Curiosidade: Desafio aos Deuses e Daniel Dantas, os dois abreviados ficam "DD".

      Isso é algum sinal demoníaco ?

      kkkkkkkkkkkkkkk


      Excluir
    2. O ACM deu uma explicação interessante sobre o Dantas, extremamente inteligente, com uns 25 anos já tava com Doutorado nos EUA, com uns 30 já tava milionário, e não ficou satisfeito. Tinha (tem?) um grande defeito. Não fazia amigos e o ACM avisou ele que quando tivesse problemas ia ficar sozinho. Pra sorte dele o dinheiro se mostrou amigo leal e eficiente.

      Excluir
    3. Boooa... kkkk

      El Gnomo sem Comentários

      Excluir
  53. Ah, sim, e antes que acusem esse humilde membro da plebe de diletantismo, justifico. Com pouco mais de cem mil CPFs realmente ativos num país de 200 milhões, como evitar a óbvia suposição que só ganha dinheiro quem é insider ou amigado com fundos de pensão.
    Em tempo, o atual governo não é simpático ao mercado financeiro, mas isso é anormal no Brasil? Tirando o Paloffi, Pedro Malan, mais um ou outro, a regra no país não é mudar a regra quando quiser, xingar o "capital especulativo" e elogiar o "capital produtivo" sem perceber exatamente a impropriedade desses conceitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... tem bastante fundamento.

      Se formos ver bem, quem acertou mais perto da mosca sobre tudo que é teoria que vemos por aí, foi o velho Charles Dow, rs.

      Primeiro são os insiders no topo das operações; depois os outsiders ora ali no meio da acumulaçao ora no meio da distribuição das operações; e fim da fila lá vem os tradiconais perdedores: out-outsiders somente na contramão das operações do mercado... kkkkk

      Mas mesmo num mercado maduro e bem pulverizado, nota-se a mesma coisa: ganha-se de verdade quem é insider ou amigado com fundos.

      Detalhe: é divertido ver nos foruns real time as sardinhas se contorcendo acusando os tubas de estarem se alimentando das sardinhas... kkkk. O jogo grande e é outro. E está mais relacionado com dito acima: "amigado com fundos", rs

      Em tempo: é preciso conceituar o que seja "ganhar de verdade". Isso seria ganhar muito em qualquer timeframe do mercado, simultaneamente tanto no curto como no longo prazo. Talvez surja alguém se arvorando com a biografia do Buffett pra jogar por terra o argumento... kkk Mas exceções justamente servem pra justificar a regra. E ele principalmente usa o mercado pra comprar parte do controle das empresas na qual passa a influenciar e fiscalizar diretamente (insider). Uma delas é só abrir no site da Coke USA e ver os nomes de quem está em um dos assentos; ele sim, é "sócio" de verdade das empresas que investe, diferente da versão "meia verdade" de se tornar sócio via leitura de balanços como hoje em dia vemos baster pontificar pra criançada dos fracionarios (out-outsiders). Todo detalhe é fundamental e faz diferença.

      Mas se num mercado pequeno é relativamente fácil alguns combinarem o resultado de uma partida, em contrapartida, num mercado muuuuto grande e liquido é dificilimo fiscalizar e flagrar os games com cartas marcadas.

      Excluir
    2. O Buffett nasceu na hora certa no país certo. Surfou um período de crescimento econômico quase constante por meio século. Transpor ideias próprias ou referidas do cara pro Brasil é parecido com tentar fazer os caras aprenderem a jogar Soccer assistindo "Isto é Pelé". Mas mesmo assim, se um holder brasileiro tiver SORTE de um prolongamento do ciclo de commodities capaz de ficar bem de vida e contar belas histórias sobre as virtudes da paciência e fé nas empresas.

      Excluir
    3. Bem definido.

      O chato é que pessoas mais rasas (ou com uma insegurança emocional que as impõe serem ingênuas crédulas pra suportar a realidade...) quando lêem ou ouvem um comentário como esse, automaticamente, o associam a inveja, despeito ou descrença ao Mr. Buffett, rs.

      De fato Buffett tem muitos méritos e não são poucos (inteligencia, estrategica, rapidez de raciocinio, sangue frio, etc...) . Mas é fundamental que além de ser a "pessoa certa", que tb esteja no lugar certo na hora certa.

      O seu exemplo brasileiro está correto, mas ainda tem uma outra variável muita mais louca e caprichosa que somente quem tem mais de 50 anos sabe do que se trata: o poder do drible da "moeda fraca",, rs.

      A moeda fraca tem correlação, mas não tem uma correlação tão positiva e pacífica com "crescimento economico". As voltas que uma moeda fraca provocam são devastadoras em qualquer plano de longo prazo (inflação descontrolada, taxas de cambio loucas, indexação informal de tudo ao dolar, correção monetaria, diversos gatilhos, corte de zeros, trocas constantes de indexadores, até mesmo trocas de nome da moeda, etc..).

      Apesar dos meus exemplos acima, a moeda fraca não se explica tão facilmente apenas com inflação ou cambio. Ele provoca constante mudanças de "valor" muito bruscas nas relações patrimoniais: um dia já bom negocio estocar llinhas de telefone (alugue e valorização); um dia já foi bom negocio comprar imoveis e deixar fechados sem alugar só pela valorização segura; um dia já foi negocio comprar dolar; um dia já foi negocio locações de imoveis comerciais; um dia já foi bom negocio pegar emprestimos subsidiados pra aplicar no over; um dia já foi negocio estocar pedras de granito, marmore ou até mesmo madeira de lei do que ter dinheiro no banco aplicado; um dia ja foi bom negocio trocar cheques predatados....

      Enfim, NÂO dá pra ter nenhuma certeza do que será uma BOA para os próximos 10 anos num país no qual a moeda é fraca

      Só com SORTE mermo e habilidades camaleônicas... kkk

      Excluir
  54. Que site bizarro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é exatamente por isso que o atraiu.... oras, rs

      Excluir
  55. Mey Rey!

    Voça Majestice teins nos deixados tristes e solitários desde que se trancardes nos apusentos reaus com dona Mey Raya...

    Que se passa?

    Estamos a cá agoniando de saudades!

    Apareça, Senhor dos Senhores do Mercado!

    El Gnomo Invocador Reau

    ResponderExcluir
  56. Gnomo,

    já leu esse??
    http://www.opequenoinvestidor.com.br/2013/09/resenha-livro-negro-financiamento-imoveis/

    Queria uma resenha menos parcial. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Dimarcinho,

      Posso até estar enganado, mas acho que foi vc que uma vez escreveu num raro arroubo de lucidez: "não existe opinião imparcial".... kkkk

      Obviamente, sendo vc meu fã, já deve ter lido minha opinião por aqui sobre o liiivro preeeeto dos imoooooveis.... buuu.

      http://reidasbluechips.blogspot.com/2013/07/o-fim-do-monopolio-da-distribuicao-de.html?showComment=1375274725741#c4158093610734316338

      Não li. Acho até desnecessário, considerando a avalanche de lixo que derramam toda semana em formato ebook pra se vender pela web pra leigos, rs

      Mas queria lembrar que a crítica que fiz na época que surgiu esse treco, foi exatamente o fato que não aparecia o nome do autor, seu currículo profissional ou academico. Parece que leram a minha resenha na época.. kkkk... E hoje vejo que o autor se deu conta do absurdo e aí se revelou ao mondo.

      Agora me diga quem é o tal leãodro ? Qual a real experiencia e conhecimento dele nesse mercado? E a maioria desses autores de ebooks, quando vc vai ver são uns garotos mal saídos dos cueiros que já estão pagando de raposas velhas em assuntos complexos tanto em negocios como em mercados... E a ponto de estarem aptos a ensinar? Negocio imobiliario é tão trivial assim? Complicado, viu...

      ps - sem tirar a leveza da brincadeira do ponto de vista sobre castelos versus imoveis cariocas lá no seu blog, mas a comparação certa entre valores de imoveis em paises diferentes deve levar em conta não só o "volume" do imovel,mas que esteja inserido dentro do mesmo nível de "localização social". Até mesmo com imoveis dentro da mesma area urbana vc irá encontrar discrepancias "aparentemente" inexplicaveis, tipo, uma mansão no Jardim Pernambuco versus um mansão em Santa Teresa... kkkk

      El Gnomo do Jardim da Mansão

      Excluir
    2. Não tinha visto esse comentário não. Perguntei uma vez lá pro Fábio e ele respondeu sobre esse Leandro aí e realmente não achei nada dele....

      A questão da parcialidade é que tenho quase certeza que a sua será a oposta da do Portela, assim lendo duas contrárias, dá pra analisar os dois pontos de vista diferentes! rsrs

      Sim, o negócio dos imóveis foi uma brincadeira. É um mercado muito mais complexo do que aparenta, sei muito bem disso. Mas achei engraçado, apesar de considerar o preço dos imóveis do RJ altos demais. Mas se tem gente pagando, quem sou eu para discordar? rs

      Dado o seu comentário sobre os autores, acho que você vai adorar meu próximo post.... será bem polêmico.... rs

      Excluir
    3. Prof,

      De fato os preços no RJ estão bem altos. Mas é preciso entender uma regra, inclusive bem antiga, que sempre existiu dois mercados imobiliarios distintos: a) o da primeira compra; b) da segunda compra ou "troca". O que toca o mercado A é oferta de financiamento o que é bom e ncessario, claro. Já o mercado B, em tese, deve ser tocado mais pela força da demanda/oferta por imoveis e não pela mesma força de oferta de financiamento igual ao mercado A. Daí vem o atual desequilibrio. Porque se o seu primeiro imovel está valendo 1 milha e o banco te oferece outra milha pra pagar em anos... Qual o problema do segundo imovel está custando 2 milhas? Em tese, nenhum., rs.

      Enfim esses preços muito altos que vc está vendo no Rio se concentram em imoveis pra demanda de "segundo imovel" e não de "primeiro imovel". Então pra quem nao tem o primeiro imovel está irreal, mas pra quem já ta dentro do primeiro imovel acham até "normal". Daí vem o desequilibrio.

      Opinião: nunca vi preço de "imovel bom" no Brasil cair, rs. Aliás no tempo que não tinha internet pra disseminar tanta discussão sobre tudo e sobre todos... kkk... muita coisa que já aconteceu ou já foi esquecida ou foi mal foi registrada. Coisa até normal de país economicamente pequeno.

      Mas já tivemos por aqui preços altos demais em imoveis em outras epocas e por outros motivos. No plano cruzado em 86, por exemplo, os preços foram longe tambem. Em fins dos anos 90 por medo do cambio, em 03 com a eleição do lula... Mas a tradição aqui no Brasil é que o "preço em moeda local"cair, mas irem lentamente sendo corroidos. Ou seja pelo cambio, ou seja inflação ou por taxas de juros.

      Mas preços "caírem" como pregam aí pela web, será novidade. Pra uma queda forte ou mesmo chamativa ocorrer teria que existir 2 elementos bem presentes: a) presença forte de compras pra investimento (valorização) por PFs; b) oferta excessiva e em valores altos de financiamento principalmente pro mercado B (segundo imovel).

      ***

      Sem conhecer bem as particularidades urbanas de outros países é bem dificil mesmo a comparação. Eu mesmo, desde o ano passado, fiquei muito tentado a comprar um imovel em Lisboa e desisti apesar de alguns preços "aparentemente" tentadores. Ou vc tem estar ou muito bem assessorado por profissionais locais seguramente bem indicados por pessoas confiáveis ou pelo menos morar um bom tempo alugado pra ir aprendendo as manhas bem devagar por "tentativa e castigo".... Caso contrário, ja sabe: erro! rs

      Mas se o assunto é brincar de "escolha seu imovel" em qualquer cidade do planeta... kkk... Existe esse site aqui aparentemente muito bom. Quando eu estava na fase da "tentação" (que ja passou...) me foi indicada por uma advogada que tem escritorio no Brasil e Porto e trabalha com isso.

      http://global.remax.com/default.aspx

      Sobre as opiniões do Portelão, já te expliquei isso uma vez e acredite não estou de brincadeira: esse garoto deve ser doido. E não sei bem se ele (assim como aquele outro o HC) tem verdadeira noção dos equivocos que disseminam através de um discurso pomposo carregado de autoridade calcado em conhecimentos rasos e frases de efeito.

      Eles são crias do orkut, porque eu vi eles surgirem do nada. Começaram como todos: fazendo a claque de elogios pros supostos mestres de plantão da epoca. Aí de repente se autoproclamaram como investidores experientes e pularam de "fase" no brinquedo virtual.. kkk

      Aquilo ali no orkut foi um momento tão ou até mais surreal como a tal blogosfera que vc conhece. Pessoas que só conhecem o mercado através do HB e leituras do infomoney, baster, L&S e resumos de livros de autoajuda mal elaborados e ainda por cima mal copiados como aquele ebook do HC. E esses caras "cresceram" através do autoconvencimento através de trocas de elogios entre si. Fora da web não são NADA. São motivos de incredulidade quanto conto por aí o que leio e vejo. Riem e dizem que estou de brincadeira ou exagerando...

      Excluir