O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

27/12/2012

É por isso que é essencial investir em conhecimento financeiro

Saber onde está pisando é fundamental.

É por isso que estudo a fundo as empresas. Nem estudando muito estamos imunes a perdas. Sem estudar então, o perigo é maior: notícia do Estadão de 27/12/12, deste link.

Destaquei as partes mais interessantes. A parte que diz que "perderão até a roupa do corpo" é exagero e tenta tocar o terror. Acionistas só perdem aquilo que investiram, desde que tenham comprado ações à vista, sem alavancagem.

----//----

"Recapitalização do Bankia castigará acionistas minoritários

Reuters

MADRI, 27 DEZ - O Bankia diluirá praticamente a zero a participação de 350 mil acionistas, a maioria pequenos investidores com pouco conhecimento dos mercados financeiros, após ter vindo à tona a informação de que o banco espanhol teve um valor negativo de 4,2 bilhões de euros (5,6 bilhões de dólares).
A medida, que afetará acionistas que foram encorajados a investir na companhia por conta de agressivas táticas de marketing financeiro, é considerada essencial para o banco estatizado se recuperar.
Uma fonte próxima ao Banco da Espanha, banco central espanhol, disse que o Bankia receberá 18 bilhões de euros em ajuda europeia até sexta-feira e fará um aumento de capital na primeira quinzena de janeiro, sob o qual os atuais acionistas perderão praticamente quase todo o investimento.
Pelo plano da União Europeia para reanimar o setor bancário da Espanha, os acionistas serão os primeiros a amargar perdas. Isso aconteceu na Irlanda, quando os acionistas do Anglo Irish Bank ficaram sem nada.
"Estamos tentando deixar os acionistas com alguma coisa? Sim. Quanto? É muito cedo para saber. Será pouco? Com certeza", afirmou a fonte sob condição de anonimato.
"Mas (o valor) será meramente simbólico. Posso garantir que vão perder até a roupa do corpo", acrescentou.
Segundo a mesma fonte, autoridades da União Europeia estão estudando o assunto e o número final será conhecido em janeiro, quando haverá o aumento de capital.
Outra fonte próxima ao processo afirmou que o valor final das ações será próximo a zero, mas o governo espanhol e o banco não querem que os acionistas pensem desde já que ficarão sem nada.
Milhares de espanhóis, parte deles aposentados sem grandes conhecimentos financeiros, investiram em ações quando o Bankia abriu capital, em 2011. Desde então, os papéis perderam 80 por cento do valor.
(Por Julien Toyer e Sonya Dowsett)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário