O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

31/07/2012

Fechamento de capital de LLX NÃO é golpe do Eike

Não acho o Eike um santo, mas, como analiso suas empresas (e várias outras, veja neste link), não posso deixar de escrever sobre o assunto.
Vejo por aí notícias, de jornais sérios, indicando que o fechamento de capital de LLXL3, proposto a 3,13 por Eike Batista, seria um golpe nos minoritários, porque o Eike "teria vendido caro e agora quer comprar  barato se aproveitando da crise".
É uma conclusão errada.
Analisando do ponto de vista do acionista de longo prazo, que comprou na OPA, não é nada mau.

A LLXL3 foi lançada na bolsa em 07/2008, como resultado de cisão da MMX. O preço de lançamento foi de cerca de 4,90.  Logo após, houve o crash de 10/2008 e o papel chegou a cerca de 0,50. Em 2010, ultrapassou 10,00, dando oportunidade de enorme lucro, tanto para o holder quanto para os traders.

Em 10/2010, quado o papiro estava perto de 8,00, a LLX foi cindida para a criação da PortX e assim o acionista de LLX ficou com dois papéis: LLXL3 e PRTX3.
Por este motivo, houve o ajuste em LLXL3 e assim, no dia seguinte da cisão e ajuste na Bovespa, o acionista tinha LLXL3 valendo cerca de 5,00 mais PRTX3 valendo cerca de 3,00.

Até aqui, o acionista da OPA teve diversas oportunidades de realizar bom lucro, mas, devido às oscilações da bolsa, também teve oportunidade de vender com prejuízo.

Posteriormente, em 05/2011, a MMX foi ao mercado e comprou ações de PRTX3, ficando com 99% do total. Em troca, caso o acionista quisesse, ofereceu o papiro MMXM11 ao acionista de LLX (MMXM11 é um  Título de Renda Variável; veja detalhes sobre esse assunto no relatório neste link).   Assim o acionista de LLX poderia ter vendido suas PRTX3 na OPA, para MMX, ou optado por receber MMXM11 na troca. MMXM11 começou negociada a cerca de 2,50 e teve seu topo perto de 4,30 em 2012.

Portanto, é completamente errado acusar o Mr. X de ter feito maracutaia com sua sopa de letrinhas, pelo menos NESTE CASO específico. Mas repito: ninguém neste planeta é santo, senão não estaria por aqui.

---------------------------------------------------

ATUALIZANDO EM 06/08/12:

Pelos comentários abaixo, parece que o pessoal não entendeu. Então vou explicar:

o acionista que comprou LLXL3 na OPA e segurou até hoje, tem LLXL3 a 3,13 MAIS MMXM11 a 3,60 = 6,73.
Corrigindo 4,90 de 10/2008 a 06/08/12, pela caderneta de poupança antiga, temos 6,34. Portanto, ao preço de hoje, o acionista de longo prazo não tem prejuízo.
-

23 comentários:

  1. PEGOU PESADO.
    FOI LA NOS VELHOS ARQUIVOS.
    KKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Não entendi... Esse artigo foi uma ironia ou vc está falando sério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando sério! Do ponto de vista do holder de longo prazo que entrou no IPO, não há prejuízo.
      Mesmo hoje ele tem LLX a 3,00 e MMXM11 a 3,4, que dá uns 5,40, preço quase igual ao da IPO de 4,90 (lógico que tem a correção monetária aí).

      Outra opção, para quem acredita no projeto de LLX, é não vender as ações nessa provável OPA de fechamento de capital e ficar sócio da empresa de capital fechado, com a desvantagem de dificilmente conseguir vender as ações.

      Mas concordo que muitos que compraram acima de 3,13 nos últimos meses terão prejuízo, mas isso é circunstância da bolsa.

      Excluir
    2. Continuando, eu não concordo com esse tipo de fechamento de capital.

      Acho que o correto era existir uma lei que obrigasse a empresa a fechar o capital a, no mínimo, o preço da OPA, descontado os dividendos e com atualização monetária.

      Do jeito que está dá margem a picaretagem. Essa da LLX é uma meia-picaretagem, porque o preço atual de LLX + MMXM11 é uns 5,40, contra os 4,90 da OPA, ou seja, há prejuízo se vc aplicar correção monetária.

      Excluir
  3. E qual seria a vantagem de nao vender LLXL3 e ficar sócio do FDP do X ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc teria que analisar bem a empresa e, caso acredite em boa lucratividade no futuro, vc poderia lucrar com esse investimento.
      Se vc não vender e ela de fato fechar capital, vc não conseguiria vender suas ações na bolsa, somente diretamente para outras pessoas, ou para a empresa ou para o Picareta X, em negociação direta, pessoal.

      Excluir
  4. Socomercial disse que ganhou muito.
    So falta o rei dizer quanto ganhou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a LLX ? Só ganhei 0,07 por ação, em um day trade há uns dias atrás, e ainda alavancado, eheheh. Mas deu um lucrinho.

      Excluir
  5. Não entendi o seguinte: o que tem a ver a oscilação do mercado com a atitude do Eike?

    Uma coisa não tem nada a ver com a outra!

    Se jogarmos só a inflação de 4,90 pra cá vai dar mais de 6,xx e o cara está oferecendo 3,13

    Piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho, vc não entendeu:

      quem comprou na OPA e segurou até hoje, tem LLXL3 a 3,13 MAIS MMXM11 a 3,60 = 6,73. Não é lucro, mas deve dar exatamente a correção pela inflação ou SELIC, faça as contas.

      Portanto, não é golpe nenhum. Parece que o Eike fez exatamente a conta aí acima.

      Como eu escrevi no comentário aí acima, também não concordo com a atitude do Eike e acho que deveria ter uma lei para proteger o acionista minoritário de coisas desse tipo. O certo era a empresa pagar a correção monetária descontados os dividendos. Na prática, o Eike tá fazendo isso, conforme essa conta aí.

      Excluir
  6. Sauve, Sauve, Mey Rey !!!!

    Estamos na área... kkkkkkk

    Mas Mey Rey, falando em "piada": o que o Dizmarcim, um dos maiores expoentes de baboseiras da blogosfera financeira, está fazendo em seu reino?

    Se é pra nos divertir com seus sólidos conceitos do tipo: " a bolsa é algo tão simples e fácil, não sei como as pessoas perdem..." (uauauauauau) Então o troço vai ser boooommm !!!

    A minha única dúvida é se tudo o que ele escreve é fruto de idiotice crônica ou somente arrogância em estado alucinógeno... kkkkk

    El Gnomo de Itapira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAla Gnomo!! Chegou em Itapira City? E como foi a viagem no geral, bacana?

      Gastou lá com cartão de crédito? Se sim, vc fez hedge, vendendo Euro na BMF? eheheh

      Excluir
    2. Gnomo, pelas estatísticas internas do blog, o Dimarcinho chegou a este post porque foi citado lá no Small nos comentários, veja, vc vai gostar:

      http://opequenoinvestidor.com.br/2012/08/eike-pretende-fechar-capital-da-llx/

      Excluir
  7. mey rey

    Sim, cheguei na sexta, mas ando sem tempo, porque o "mato" acumulado nesses 3 meses aqui na roça tá muito alto pra mode eu capinar... kkkk

    e foi boa sim a viagem. igual a essa acredito que não terei mais chance no futuro. deu tudo certo e aquilo que deu errado, acabou ajudando pra dar mais certo ainda. Ou seja, SORTE é tudo e mais 10%.

    cartão de crédito, claro, evitei: IOF + alto, cambio sem previsão de fechamento, etc... O lance é usar mesmo o cartão de débito de bancos que não cobram taxas de saque ou de uso. O cambio é fechado no mesmo dia (vc controla sem risco o teu custo) e o IOF é só 0,38% nos cartões de debito de alguns bancos.

    O hedge foi simples: quando o dolar escorregou pra baixo de 1,70 foi só comprar um fundo cambial em dolar e pronto. Como o dolar subiu e o euro caiu ficou mais bonito ainda e mais uma vez a sorte ajudou. Vou te dar um dica, coisa que não gosto, porque aqui na blogosfera como SÓ temos gente extremamente bem informada e experiente em finanças, tenho até medo de expplicar ou indicar coisas que depois a macacada sai repetindo errado e falando sem saber nesses blogs de mestres... kkkk Mas procure se informar sobre fundos de cotas com o principal garantido pra estruturar principalmente apostas em cambio. Os bancos grandes já vem a um certo tempo oferecendo esse produto pra pessoas fisicas. no ínicio era só pra cliente private, mas já ta começando a ficar acessivel; são fundos fechados. repito: mas vc tem que entender o que seja estruturar uma aposta em mercado pra saber tirar proveito desse produto casando com outros ativos.

    fica a dica.... E "hehehe" pro sinhô tumbém, rs

    ResponderExcluir
  8. http://opequenoinvestidor.com.br/2012/08/eike-pretende-fechar-capital-da-llx/

    esse small e suas aulas de inducação finanssera são coisa do outro mundo também, rs

    é muito sem noção, mas se acha perfeitamente apto a ensinar aquilo que não sabe e nem tem experiencia suficiente pra se auto-avaliar.

    e depois os "loucos" somos nós... kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Cuidado com esses cartões travel money,Gnomo.
    O cambio deles e bem superior ao valor real do dia.
    Tem que pesquisar muito antes de comprar a moeda.

    ResponderExcluir
  10. Don Fabianus,

    Câmbio pra "turista" SEMPRE é superior ao valor real do dia.

    Tanto faz se é no doleiro (paralelo), no cartão, direto no banco, etc...

    O nome clínico desse "fenômeno" é custo de intermediação financeira. Porque ninguém vai trabalhar digrátis pranóis, da mesma forma que vc não trabalha digrátis pros outros...

    Vc pode até ganhar um descontinho camarada do seu doleiro de estimação, mas se vc for cliente private do seu banco também ganha os mesmos descontinhos.

    O que eu me referi em termos de "vantagem" é especifico a cartões de débito de alguns bancos e não aos travel/passaports money.

    Aliás fica a dica: um dos grandes inconvenientes desses cartões travel moneys é quando eles vem sem o seu nome impresso e também sem o chip eletronico (somente com a tarja magnetica)....

    Algumas lojas, empresas de transporte (trem, avião, navio, etc..) costumam NÃO aceitar esses cartões quando não vem com o seu nome impresso mesmo que vc apresente o passaporte. Nessas situações, sim, esses cartões são furada e vc acaba pagando caro, porque talvez tenha que recorrer ao seu cartão de credito que por ironia as vezes é da mesma "bandeira" que o travel money que não foi aceito.

    Mas por outro lado em caso de perda ou furto, sem dúvidas, é mais seguro e funciona. Já aconteceu comigo uma vez: eu perdi, o travel money foi bloqueado e ainda recebi a segunda via no hotel em 7 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, blog do Rei também é cultura!

      Excluir
    2. ISSO NÃO SE APLICA NA AMERICA LATINA.
      POR AQUI A HISTORIA E OUTRA,FALTA DE CONHECIMENTO DO QUE E TRAVEL MONEY.

      Excluir
    3. Bem, Don, rs

      O papo levantado aqui por mey rey era sobre "euro": europa. Portanto se pra america latina é diferente, seria legal vc nos ensinar a título de ilustração como é que é o "travel money" latrino, rs



      Excluir
  11. Se vc trocar a palavra "minoritários" por "mercado" vai entender que o que ele fez realmente foi um golpe... lembra que tem dinheiro do BNDES ou melhor... "nosso" dinheiro... ok?! bom trabalho com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que quem comprou acima de 3,13, já após o direito de receber MMXM11, está no prejuízo. Mas vc está olhando apenas um lado, do pessoal que comprou acima. Quem comprou no meio da crise, por cerca de 0,50 a 1,00, tá no lucro.

      E o BNDES entrou na OPA, então, ele não está no prejuízo, como demonstrei acima no post.

      Então, reafirmo: do ponto de vista do holder de longo prazo, que entrou na OPA, não há prejuízo, pelo contrário, há lucro.

      Excluir