O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

17/09/2011

IBOVESPA a 100 mil pontos dentro de 3 anos.

É isso aí meninas!
Só alegria!
Vejo nas notícias  por aí muita incerteza quanto ao rumo das bolsas.

Então, vai no feeling mesmo:

- crise da Europa será absorvida pelas bolsas e prevalecerá a tendência de alta, mesmo que pequena, do PIB mundial e, com isso, alta na lucratividade da maioria das empresas.

- Crise nos EUA será solucionada com o tempo e os mercados começam a entender isso.

Assim, concluo dentro de uns 3 anos as bolsas tendem a subir bastante, com IBOV chegando perto dos 100 mil pontos.

Mas obviamente nem todos os papiros subirão. O Rei das Blue Chips tem o seguinte feeling sobre alguns papiros:

- LAME4, BTOW3, LLIS3, HYPE3: tendem a cair por causa de aumento da concorrência.

- Setor de construção: não é uma boa por causa da concorrência com empresas não listadas e custo da mão de obra e materiais.

- PETR4: só privatização salva, ou se o pré-sal der muitos lucros, coisa pouco provável. Acho que tende a cair até 15,00.

- OGXP3: os planos são muito bons; projeto lucratividade de cerca de 25% a partir de 2014; será ótima pagadora de dividendos até 2025. Agora está muito barata e  em algum momento dentro de 4 anos a cotação atingirá 40,00.

- JBSS3: muito endividada agora, mas por ótimo motivo: tornou-se a maior fornecedora de proteína animal do mundo. Acho que dentro de uns 4 anos sua cotação atinge 13,00.

- ELET3 e ELET6: precisa ser reestruturada. Se algum governante fizer o que tem que ser feito, a cotação atinge uns 60,00, mas isso demorará talvez 8 anos - depende de quem for o presidente do Brasil.

- Vale5: incógnita: pode ir a 30,00 ou a 60,00; sobre essa eu não tenho nenhum insight.

- USIM5, GGBR4, CSNA3: os chinos estão construindo muitas siderúrgicas produtoras de aço. Se governo não barrar essa competição, o setor tende a micar na Bovespa.

- INEPAR, INEP4: tenho que falar sobre esse micão. Divulgou um relatório, apenas pro-forma para fins de incorporação da IENG, em que consta que seu VPA é 6,16 em 06/2011. Eu acho ERRADO!!! Excluindo as ressalvas quanto aos títulos podres, acho que seu VPA é de 1,49 em 06/2011, a valores contábeis, SEM reavaliação a preços de mercado, que podem indicar VPA negativo.

E aí, vai investir ou não?

O site Finanças Inteligentes publicou ótimo texto, neste link, sobre psicologia e comportamento quanto a investimentos. Leitura obrigatória!
-

67 comentários:

  1. Fui naquele topico da inepar e fiquei bobo em er que,agora,estao acreditando em INET3.Essa voce nao comentou aqui.

    ResponderExcluir
  2. Deus lhe ouça! hehe

    POMO, AMBV,CCRO,, Tem algo delas?

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  3. Olá ITM, obrigado por listar meu blog lá! Também listei o seu aí nos links interessantes.

    Essas 3 que vc falou são empresas bem administradas e acho que tendem a subir sim, seguindo o aumento do PIB brasileiro. Acho que estão caras, mas tendem a ficar ainda mais caras. Cuidado com POMO pq ela compete no setor de bens de capital com os chinos.

    Fabiano, INET3 é um lixão do mico inepar e nem analiso isso aí não. Será mais uma especulação à moda de ieng3.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente v so falou de ramos e empresa que poderam cair , fala tb alguma ação ou ramo interessante

    ResponderExcluir
  5. Falei de papiros interessantes sim: ogx, elet, jbs. O ITM mencionou 3 papiros que podem subir bem, pomo, ambv e ccro.

    -------------------------------------------------------------------------

    FABIANO REI DOS MICOS, ESSA É PARA VC E SEU ADORADO KARL MARX.

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral-economia,marx-estava-certo-sobre-o-capitalismo,84554,0.htm

    ResponderExcluir
  6. Opa!

    Valeu pela indicação! Também acho que essa queda abriu oportunidades pra investimentos em longo prazo.

    Abcs, bons investimentos!

    ResponderExcluir
  7. uhmmm essas previsoes ja vi varios filmes hahahah, é mais facil voce dizer que ibovespa bate 58k na semana q vem do que ficar profetizando incertezas, como em 2006 q eu lia q ibov ia nos 90k ligerinhu, eu vi foi ir nos 30k e bater 74k e ate entao esperando voltas do fundo de 48k desse ano, pra bater nos 74 e derreter tudo de novo esse movimento lateral vai ficar é uns 3 anos quem acertar os fundos é que vai se beneficar na akumulacao de patrimonio, agora acertar topo pra daki 3 anos? gosto deste blog mas axu ki o editor pisou na bola com profecias, abraço!

    ResponderExcluir
  8. FI, valeu!

    Saimon, realmente fazer previsões não é muito saudável.

    Mas veja: na bolsa, mesmo sem querer fazemos previsões: se vc fica fora da bolsa e vai com tudo para RFixa, vc está prevendo que a bolsa não é uma boa.

    Se vc compra um papiro, mesmo que para CP, vc está prevendo que vai subir.

    Então, na vida sempre fazemos previsões, ou estimativas... A diferença é que às vezes eu escrevo aqui o que penso do futuro.

    ResponderExcluir
  9. MARX ESTAVA MUITO CERTO EM AFIRMAR SER A RELIGIAO UMA FORMA DE DOMINACAO DO HOMEM PELO HOMEM.


    E A INEPAR?SUBIRÁ EM QUANTAS DECADAS?????

    ResponderExcluir
  10. Oi Rei,

    Quanto tempo. Estava de férias. E vc ficou otimista! Q bom. Parou de comprar RF e gastar. Está comprando? Quais? E ABRE11! Voltou ao preço do IPO! (Ok, não vou falar das Pman's). E D. Fabiano é marxista? Não é leitor de Carta Capital comprada em banca dos Jardins, né? E cade o Gnomo? Está apavorando ainda os caras do B&H?

    ResponderExcluir
  11. Valentim Terrasetembro 20, 2011

    Olá Wan! eu já estava otimista há muito, pelo menos com os papiros que comprei, ehehhe. Quanto à PMAM, aguarde... Vai bater 12,00 em alguns anos, anote aí.

    O Gnomo sumiu depois que postei sobre politica.

    Não comprei mais RV por questão de disciplina, ou seja, estabeleço um limite de patrimonio em exposição a papiros e ponto final. Enquanto isso, a RF vai engordando e também vou gastando com as menininhas lindas e gostosas,KKKKKK.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rei,

    E hoje, está mais ou menos otimista?

    ResponderExcluir
  13. E A QUEDA HOJE VALENTIM?
    MINHA TELB NO CAMINHO INVERSO!

    ResponderExcluir
  14. Valentim Terrasetembro 22, 2011

    - Depende: para amanhã estou pessimista, mas para 2018 estou otimista, e muito. E aí?

    - Fabiano, suas telbinhas são coisa de louco, eheheh.
    E suas GAZO GAZO GAZO GAZO GAZO GAZO4? KKKKKKK

    ResponderExcluir
  15. Hrt nunca gostei muito, pq tem risco governamental (reservas na Namíbia) e ambiental, custos (Amazõnia).
    Mas está num fundo historico, talvez dê repique. Hoje um fundo vendeu tudo que tinha em leilao. Por que esse fundo quis vender no preju, já que é fundo historico?

    ResponderExcluir
  16. Essas gazolinha estao na fila para sair.Por sorte nao tenho nenhuma,porém vou comprar logo que for liberada.Enquanto isso,o negócio é TELBiar...

    ResponderExcluir
  17. gostei da sua análise Rei...

    Pelo visto atualmente temos que aguardar para ir as compras...

    Recomendas apenas OGX?

    ResponderExcluir
  18. Por que os investidores pediram seu dinheiro de volta. Estou certo?

    ResponderExcluir
  19. Ou ainda Precisa pagar umas contas de luz.

    ResponderExcluir
  20. Valentim Terrasetembro 23, 2011

    Veja, não gosto de recomendar nada, só comento aqui e exponho minha opinião.

    Eu acho OGX uma boa para LP e acho barata agora, pq seus planos de negócios são muito bons e acho que será ótima pagadora de dividendos qdo cmeçar a produzir e vender.

    O risco é se os planos não se concretizarem. Mas estou comprado e pagando para ver, e confiante.

    ResponderExcluir
  21. Dear V.T.

    I come back! Quantos às LAME4, BTOW3, LLIS3, HYPE3 discordo de vc: elas vão bombar, as outras vão SUMIR!, tipo Magazine Tia Luisa, Ponto Quente, Colombo etc. pois anote aí: as pessoas não estão se dando conta da força da internet, pois até o preço das lojas irá cair. Já percebi a força do e-shop no interior: as lojas estão às moscas. A Petrosauro vai hehe.. as privadas que extraem o crú vão nadar em $! mando mais depois...cansei de digitar

    Arthur Bezerra

    ResponderExcluir
  22. Grande Arthur, bom ve-lo de volta.

    eu achava que lame, btow,llis iriam perder mercado justamente para as Colombo da vida e outras, tipo e-lojas. Mas o que vc falou aí faz sentido. De qq maneira, não gosto de nenhuma varejista na bolsa.

    A petromico vai o que? cair?

    REalmente acho que os planos da OGX sao muito bons, vamos ver e rumo aos 36,93!!!

    ResponderExcluir
  23. Rei,

    papel bom é a Positivo Informatica... caiu de 18 para 4,8 e agora está em 6. Ela conseguiu manter o share e está ampliando as operações para a argentina. Ou seja, tem grande chance de ser comprada. O que achas?

    ResponderExcluir
  24. OGX está valendo 10 reais e o cara sonhando com 36.

    ResponderExcluir
  25. Valentim Terrasetembro 27, 2011

    - POSI3 é bom só com dolar bem alto pq ela não consegue competir com os equipos gringos. Se vc quiser apostar na aquisição, ok, mas é muito arriscado.

    - OGX vale é 40,00 mesmo e o mercado é que tá bobeando nos 12,40 de agora. ESpere só e verá.

    ResponderExcluir
  26. Veja o futuro das LAMe4: olhe para a Amazon...e quando a velhinha que cuida do meu pet, diz que comprou uma geladeira nessa tal de internet, é pq esse é o futuro. Quanto a petrosauro, é a ingerência política + concorrência privada=mico!

    A.B.

    ResponderExcluir
  27. Salve, Vossa Majestade,

    Ventos uivantes e uivativos estão fungando nos cangotes do povo lá nas terras ancestrais, nessas horas a Família se reúne para decidir o futuro do mundo, e como bons trabalhadores noturnicos anônimos a gnomada se reúne também, para assistir de camarote o pega pra capá. Vossa Majestade sabe como é, as sentinelas tem de estar atentas, o Gnomo do Jardim teve até de recalibrar o telescópico caçador de lagarbichas estrelares shitarianos para poder mandar soar a trombeta do mão de martelo, ops, desculpa, filme errado (esse era dos anéis), ...mandar soar os cornos agressivicos avisando em tempo abiu ao povo da invasão apocaliptica finaldemundiana.

    Interessante esse exercício previsionísco, como bom gnomo não gosto de arriscar o pote de ouro, mas como bom e leal servo de Vossa Majestade, deixo aqui minha previsão futurística também, num futuro que pode ser próximo ou longínquo, fortes ventos e vagalhões poderão abalar as estruturas mercadológicas, podendo trazer inundações em uns lugares e secações em outros, por outro lado, se o tempo virar, pode haver céu de brigadeiro, acompanhados de queijadinha, beijinhos e bom-bocados.

    Despeço-me de Vossa Majestade, desejando vida longa e próspera, cada dia mais espantado com vossa sapiência.

    The Austrian Gnome

    ResponderExcluir
  28. Valentim Terrasetembro 30, 2011

    KKKKKKKKK, boa A. Gnome.

    ResponderExcluir
  29. Oi Rei,

    Como vai, ainda está otimista?

    ResponderExcluir
  30. Para longo prazo sim, para curto não.

    ResponderExcluir
  31. A web decretará o fim das agências de turismo? Acho que sim, talvez sobre uma ou duas. Saraiva? Dentro de poucos anos, um king kong. Preciso explicar ou o kindle explica? Postos de gasolina? Não duram mais que 15 anos(google eletric car).

    Arthur bezerra (AB)

    ResponderExcluir
  32. Eheheheh, Arthur, previsões lógicas, mas já vi várias previsões do tipo que nunca se concretizaram.

    Há anos atrás falaram que corretoras de imóveis iriam quebrar por causa da web. Hoje estão mais fortes que nunca.
    Carro ele´trico é um excelente projeto e idéia, mas tá muito embrionário ainda... Imagine as toneladas de lítio e chumbo para armazenar a energia em cada carro. Precisaríamos de umas 10 Vale no mundo.

    ResponderExcluir
  33. King V T

    É claro que são só previsões, pois se eu as tivesse como certeza, estaria rico. Veja o carro elétrico em http://www.nissanusa.com/leaf-electric-car/index#/leaf-electric-car/index. Então quando teremos um IPO de lítio?
    Doravante somente conhecido como A.B.

    ResponderExcluir
  34. Reservas de lítio, enormes, existem no Afeganistao, mas é impossível montar uma empresa e extrair isso lá no momento.

    ResponderExcluir
  35. E TAMBÉM NOS SALARES DE ATACAMA E UYUNI,QUE ESTÁ REOLUCIONANDO O SUL DA BOLÍVIA,COM A POSSIBILIDADE DE SUA EXTRACAO.

    ResponderExcluir
  36. Dear KING

    Mas o x da questão é a força da web, que muitos varejistas não estão vendo. Depois de milhões de kindle, quem vai comprar um livro?, afinal aqui,a pirataria corre solta. O que será do verejista do interior perante uma LAME4?, e se ela seguindo a amazon, resolver vender peças de carro?

    ResponderExcluir
  37. Valentim Terraoutubro 03, 2011

    Concordo com a força da web e da lame4 e seus PDV espalhados estrategiamente no país. Por isso, tende a continuar forte no mercado. MAs seu papiro está muito caro e eu nao entro. Olha lá o D/Y dela, o P/L, o P/VPA!.

    ResponderExcluir
  38. Rei, qual a sua opinião sobre a empiricus?

    Tenho observado que eles erraram feio em hype3, hrtp3, inep4 etc. FOra que disseram que a crise da Europa não era nada demais e agora falam que é sério.

    Lembro do ME dizer: Venda a sua casa e compre hype3 e hrtp3... ehehehe...

    Ele spararam com os videos tb

    ResponderExcluir
  39. Acho os calls deles muito fracos. Gosto de ler o blog e ver os videos e radio só para me divertir e para me informar um pouco sobre o mercado. Gosto das opiniões de economia do P Gala.

    Eles tem seu valor pq é praticamente a única empresa que se comunica desta forma com o mercado. O conteudo deles aguça meu senso crítico, só isso. Nao confio neles, e também nao confio em nenhuma corretora ou banco que fica divulgando carteiras de açoes.

    Já percebi, há muito tempo, que eles gostam de comprar primeiro e depois sair por aí indicando compra para tentar elevar a cotação e assim arrumar mercado para vender. Isso ´varias corretoras também fazem, pode analisar.

    ResponderExcluir
  40. Ah, e eles pararam com os videos por causa de um processo na CVM. Vá no site da cvm e pesquise por empiricus e verá o processo.

    ResponderExcluir
  41. Ué? agora que descobriram que as corretoras só indicam para lucrar? O W. Buffet já havia dito isso há alguns anos atrás....Quanto a Lame4 e similares , eu tb não compro,mas é o futuro. ( falta saber o fundo do poço) A TAMM4 boto uma fezinha, mas nas construtoras hehehe...

    A. B.

    ResponderExcluir
  42. A gradual divulga esta empiricus todos os dias.
    Porque seria?

    ResponderExcluir
  43. Escreve algo novo para ficar mais facil de ler novos posts

    ResponderExcluir
  44. Nao acredito que vc nao falou nada da primeira venda da ogx.

    ResponderExcluir
  45. Valentim Terraoutubro 07, 2011

    Eheheheh, Moreira, estou meio sem inspiração e continuo achando que é isso aí mesmo que escrevi nos últimos posts.

    Quanto ao Corno de Peruca, nem rola ficar dando cartaz prá ele não. Já enrolou demais com a OGX - era para março deste ano - e não fez mais do que obrigação em fechar o contrato.

    ResponderExcluir
  46. Oi Rei,

    Mais do mesmo, não é? Uma pergunta: como a Colombo aumentaria a concorrência da LLIS? Gostaria que a In Brands realizasse logo o seu IPO. Acabaram de comprar a Bobstore. Esta sim, uma mega concorrente. Uma dúvida: durante todos os conferences, a Wege sempre reclamou do dólar. Será que novo patamar do dólar, pode levar as minhas Wege para outro patamar? Cadê o Gnomo?
    Grata. Cadê o Gnomo?

    ResponderExcluir
  47. Valentim Terraoutubro 07, 2011

    Colombo X LLIS? Não vejo concorrencia aí.

    O dólar tende a 1,75, conforme vi um economista falar na Globonews. Concordo com ele. Por isso, quem depende de dolar alto vai continuar na pitimba.

    Gnomo deve estar contablizando preju com as Inep4 dele, kkkkkk.

    ResponderExcluir
  48. Ok Rei,

    O que acha que acontecerá segunda feira?

    ResponderExcluir
  49. Segunda? A única certeza é que a bolsa vai variar... Prá cima ou para baixo, eheheheh.

    Difícil prever no curto prazo. Minha bola de cristal só me permite tiros longos, de 3 anos prá cima. E acho que no LP tende a subir.

    ResponderExcluir
  50. O Socomerciais esta prevendo AGEN11 subindo.
    Que pensas disso?

    ResponderExcluir
  51. KKKKK, agen11? essa já quebrou e esqueceu de cair. Tu podes especular com esse mico, mas coloque stop curto pq senão é fria.

    ResponderExcluir
  52. Agora me explica como o ibov chega a 100k com petr4 a 15,00. Dificil né ?

    ResponderExcluir
  53. Valentim Terraoutubro 13, 2011

    Simples: tu não sabias que a composição da carteira do IBOV muda?

    ResponderExcluir
  54. Este blog morreu.
    O do Sílvio está dizendo como 10000,00 viram mais de 200000,00.Aqui sem novidades.

    ResponderExcluir
  55. Silvio? Mais conhecido como silvinho171 na internet. Cuidado com aquele miqueiro hein? Indicou milk11 lá nos 3,00... Cuidado.

    Sem novidades mesmo. Continuo com a opiniao deste post aí acima. Aguarde 3 anos e verá o ibov perto dos 100k.

    ResponderExcluir
  56. Esses papos sobre MILK11 podem dar lucro.

    ResponderExcluir
  57. O ME aprontou mais uma e MILK11 desabou.Queria o seu palpite.

    ResponderExcluir
  58. Meu palpite sobre milk11 vc já sabe: é mico, e tende a falir. ^Cuidado. Nao mexa com isso. vá de OGXP3, JBSS3, para 3 anos

    ResponderExcluir
  59. Meu método: vi leite leite da HyPE3 1,90 e outros similares beeem mais baratos, então significa, que ela está virando mico.

    A.B.

    ResponderExcluir
  60. Ótimo o link sobre comportamento do investidor!
    Um exemplo interessante do Credit Suisse vendendo no topo histórico de Petrobras, graças ao comportamento do investidor: http://novateceditora.com.br/livros/lucrandotubaroes/capitulo9788575222881.pdf

    ResponderExcluir
  61. Blog do Silvio
    Mercado em 2012 é para 36000 a 55000 pontos.
    Que pensa disso?

    ResponderExcluir
  62. Valentim Terraoutubro 25, 2011

    Silvinho 171? Cuidado com aquele blog. Eu acho mais provável entre 50k a 80k.

    ResponderExcluir
  63. Quer dizer que bovespa vai a 100 mil, dentro de 3 anos sem petro e siderurgicas, e sem certeza de vale, e sem construtoras....vai subir com base no que? Eike e teles?

    ResponderExcluir
  64. Eu disse PERTO dos 100 K.

    O mix do ibov sempre muda, mas nesse cenário é provável que petr e siderúrgicas subam também, mas não tanto quanto as X. Vamos ver.

    ResponderExcluir