O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

25/08/2011

Warren Buffett copia estratégia divulgada pelo Rei das Blue Chips!

clap, clap clap,
palmas para vc
Reizão, 
Está provado!! O Blue Chipeiro Internacional  W. Buffett leu o blog do Rei e resolveu ajudar o Bank of America.

O Rei publicou o post abaixo às 17h:36 do dia 23, terça. Hoje, sai a notícia, deste link, dizendo que Warren Buffett vai investir US$ 5 bi para ajudar o BofA, tendo tomado a decisão na manhã de quarta, 24.

O trecho da notícia é revelador:

"Buffett e o BofA disseram que ele deu um telefonema inesperado ao banco na manhã de quarta-feira, oferecendo-se para fazer um investimento. Buffett disse à CNBC que teve a ideia enquanto tomava banho, e o negócio foi fechado em 24 horas".


E ainda o Buffett tem a cara de pau de dizer que não leu o blog do Rei! Que audácia!

Para provar que a estratégia do Rei, copiada por Buffett, dá certo, segue outro trecho da notícia;

" "É bem provável que ele obtenha um retorno de 100% sobre o seu investimento em poucos anos", disse James Armstrong, presidente da Henry H. Armstrong Associates".


É por isso que Rei é Rei, para miqueiro e blue chipeiro internacional baterem palmas!  : ^)
-

47 comentários:

  1. Booooa, mey rey... kkkkk

    Mas vamos também ressaltar, que essa estratágia do bruto, possui uma particularidade específica que ele sempre faz uso quando decide "investir" em alguma "boa" empresa:

    Transcrito do OGlobo:

    http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/08/25/buffett-investira-u5-bilhoes-no-bank-of-america-925219493.asp


    """A Berkshire também terá garantias para comprar 700 milhões de ações ordinárias do BofA por 7,14 dólares por papel, com a possibilidade de exercer tal opção a qualquer momento nos próximos dez anos."""

    Em resumo, (e repetindo ele sempre faz dessa forma) ele só faz "compra" firme, quando ao mesmo tempo disponibilizam pra ele "opções de compra" para os próximos não sei quantos anos a preço fixo, óbvio.

    É por essa (e outras...) que Buffett é quem é.

    Buffett não é só esse papinho furado de estudar e descobrir boas empresas a preços baratos. Envolve senso de oportunidade, associado a grande capacidade de negociação e uso de instrumentos do mercado de derivativos (opção de compra) impondo posição de vantagem. Aliás, ele adora chamar em público derivativos de "arma de destruição em massa".. kkk

    Claro, é uma "arma de destruição" pra leigos, contrapartes idiotas ou pagagaios de embusteiros. O que não é caso dele, muito pelo contrário. Ele sabe usar e sempre fez uso dela em outros grandes negócios fechados com as mesmas características, no melhor estilo "façam o que eu falo, mas não façam o que eu faço".

    Ninguém chega aonde ele chegou tendo um raciocínio óbvio ou fácil de copiar... E claro: "cantando" a carta que vai sair do baralho ou mostrando o que tem na manga pro seu auditório de ingênuos adoradores e clones ridiculamente caricatos.

    E é por essas (e outras...) que quando um zérruela só porque leu a biografia do bruto, começa a se "achar" que é "igual" a ele ou "opera" igual a ele... Está redondamente enganado, iludido, patético.

    ResponderExcluir
  2. E aí, Mey Rey?

    Poooorra, então quer dizer que o Buffett compra call à seco ?

    Mas fazer isso não é sumitério de malandro?

    Pqp... mais uma ilusão destruída!

    Assim não dá...
    Assim não é possível...

    kkkk

    ResponderExcluir
  3. Valentim Terraagosto 26, 2011

    Parece que as calls vem junto com as ações que ele compra, dado o volume. E parece que esses warrants tem prazo maior do que calls de bolsa.

    ResponderExcluir
  4. Sim, mey rey.

    Mas é só isso que vc entendeu disso?

    O grande aposta dele está na compra dessas calls e não é a primeira vez que ele faz isso.

    Vou tentar ser mais claro: não dá pra sardinha fechar estratégias da forma como ele faz. Por isso todos aqueles tentam imitá-lo, mais parecem uma caricatura.

    ResponderExcluir
  5. É claro que as caricaturas vão sempre parecer Tops em seus discursos meia boca (sempre recheados de expressões técnicas e chamativas, não pode esquecer em inglês pra dar mais credibilidade)... ou será que alguns desses imitadores tem bala pra entrar com a módica quantia a ser investida?

    Quem tiver bala pode até imitar o Sr. de Omaha, e pedir uma garantiazinha dessas com prazinho de 10 aninhos à preço fixo... com o detalhe de que podem ou não serem exercidas...

    Cemitério de malandro é sardinha megalomaníaca, do tamanho de uma piaba se olhando no espelho da biografia lida e se achando tubarão....

    Gnomo Managment Coach, aquele que te fala o que você ja sabe (ou deveria saber hehehe), mas tem o maior prazer em pagar pela informação recebida

    ResponderExcluir
  6. call de 10 anos!??? mas o gnomo, master tarder de derivativos, e referenciado pelos excelentissimos Mark Spitznagel e Nassim Taleb disse que opções com estes prazos não existem!!

    Rei, por favor nos ilumine, estou confuso...

    ResponderExcluir
  7. Aliás, além do uso de warrants o Buffett tem optado por entrar em instumentos de Preffered Stock, que eu qualquer processo de recuperação ou liquidação nos EUA é senior sobre common equity e subordinado a credores.

    Desta maneira, ele tem um enorme colchão de proteção abaixo dele absorvendo grande parte das perdas.

    Fora isso, divendo de 6 purça e pedágio de saída caso o Bofa decida pagar os 5 bilhões com antecedência.

    ResponderExcluir
  8. kkkk

    Sabe qual o seu problema, anonimo?

    Vc quer discutir sobre algo que não entende, rs.

    O que vc nos apresentou aqui outro dia, foi uma hipótetica estimativa de cálculo de um "prêmio" pra 5 anos (nem foi de 10...). Se vc soubesse o mínimo, saberia que é impossível calcular um prêmio num exercício tão distante sem criar uma enorme distorção no seu valor por conta da volatilidade juros estimados.

    Explicar mais que isso, bem... vc terá que estudar um pouquinho antes, rs.

    E o que o Buffett fez, foi obter calls com o valor do premio já embutido no negócio (diretamente com o banco, com este dando em garantia as ações em tesouraria) atraves das tais warrants que nada mais são que o mesmo que a compra de calls (o direito de exercer) com prazo de exercício no estilo americano (a qualquer momento) para os proximos 10 anos, com o strike (preço de compra) em 7,14 num preço bem atraente e próximo do atual (em baixa).

    Como pode ver, algo bem diferente daquilo que vc uma vez sugeriu que foi estimar um prêmio de uma call pra 5 anos, que foi outra coisa e uma tremenda bola fora. Isso sim é que não existe.

    O meu erro é sempre tentar acreditar que estou conversando com quem sabe o mínimo...

    kkk

    El Gnomo Çem Nossão

    PS - e essa de ser referenciado por Mark e Taleb, tá meio doidão. Mas de qualquer forma é divertido, vc achar que "o reles gnomo se acha o tal", como as sardinhas de web que se acham clones do Buffett ou Soros. É por aí mesmo que "existimos" pela web: todo mundo agindo igual criança que amarra uma toalha nas costas e sai correndo pela sala se achando o o superman. Brincar com criança, acorda molhado, gnomo já sabe! Bóra... kkkk

    ResponderExcluir
  9. "E é por essas (e outras...) que quando um zérruela só porque leu a biografia do bruto, começa a se "achar" que é "igual" a ele ou "opera" igual a ele... Está redondamente enganado, iludido, patético. "

    Gnomo, vc está completamente certo. Sempre digo para os pretendentes a Buffett que a melhor maneira de emulá-lo é comprar ações da Berkshire Hathaway. O resto é bobagem.

    Entretanto, não posso deixar de notar um deslize seu. Nem vou afirmar que é um erro técnico mas sim um problema cognitivo. Da mesma maneira que Buffett é Buffett e sardinhas que tentam copiá-lo via analise fundamentalista após a cega leitura de suas cartas podem se engajar em um exercicio de futilidade suspeito que cognitivamente isto é o que você faz no seu mundo de derivativos já que o faz através de suas próprias biblias como o Black Swan e o Traders, Guns e Money.

    A única diferença é que vc é uma grande sardinha no mundo de derivativos já que também não pode copiar o que um fundo Universa (Spitznagel e Taleb) faz por exemplo. Você consegue comprar CPI floors nos EUA? ou swaptions com taxas de juros australianas? comprar OTC calls de indice Nikkei com prazo de 5 anos? ou comprar CDS de países no Oriente Médio? Estes caras acessam todos os mercados a todo tempo procurando derivativos mal precificados com altissimo potencial de upside.

    Ou seja, através de seu HB acompanhando nosso mísero mercado de opções acha que pode emular suas próprias biografias, o que também não passa de uma grande ilusão. Existem vários testes de finanças comportamentais aonde subestimamos o que pode acontecer conosco. Um teste clássico é sobre ser atingido por um raio: quando perguntados sobre a probabilidade de um ser humano ser atingido por um raio as pessoas respondem com uma determinada percepção. Quando perguntadas sobre a probabilidade dela (o respondente) ser atingida a resposta é infinitamente menor que aquela respondida na 1a pergunta.

    Me parece que você exerce este bias como ninguém...

    ResponderExcluir
  10. Aliás, para evitar distorções do que você falou:

    - nunca disse que entendia de derivativos

    - não fiz calculo de prêmio nenhum

    quem veio aqui colocar trades de opcõa que eram a exatamente a mesma coisa que comprar um ativo foi você rs

    mas como não quero reabrir aquela discussão, quando na verdade vc ficou sem responder uma série de perguntas minhas quero aproveitar sua expertise pra perguntar:

    - como o Buffett calculou as puts que ele vendeu em 4 indices (S&P, Nikkei, Dax, Dow) com vencimentos em 2021 com notional de 31 bilhões de doláres?

    ResponderExcluir
  11. Bem,

    Aonde foi que eu emulei pra mim biografia de Spitznagel ou Taleb, sinceramente, é a minha grande dúvida, rs

    E seu eu fiz isso que vc afirmou acima, óbvio, isso seria tão patético como as sardinhas caricaturando Buffett Soros. Portanto é um delírio seu, se me viu fazendo ou falando algo tão óbvio igual a macacada de web, já que vc está me avisando que a diferença é que eu só “mudei” os heróis do pôster do meu quartinho .. kkk

    Derivativos pertencem ao mundo das estratégias com resultados fechados (apesar de existir tb com resultados abertos). E ao mundo do sacerdócio de uma fé ou de uma ilusão, como vc fez parecer. Mas repito o já dito: é preciso vc conhecer pra entender o que é uma estratégia em mercado, seja qual for o mercado.

    A leitura de um Black Swan é somente diletante. Ali não constam estratégias ou conceitos técnicos mais profundos sobre derivativos. E Guns, Traders e Money é um livro sobre crítica histórica de um período sobre o mundo dos derivativos. Tb não é livro técnico. É preciso ler antes pra saber o que tem lá dentro debaixo da capa, rs.

    E o que eu faço, são estratégias simples e plausíveis dentro do nosso mercado que nos é acessível via mesa de operações (brokers) e tb HB. Estratégias conscientes dos seus alcances, limitações, pontos fracos e pontos fortes. Jamais falei em viagens na maioneze como vc sugere que o meu cognitivo gosta de passear. Isso aí, me parece que quem faz é vc com esse seu discurso de mercados copiados de investpédia e não que eu tenha me comparado a isso ou aquilo... kkkk

    E sim, vc pode sintetizar posições com opções (disponíveis no seu HB) que reproduzem fielmente uma ação em seu valor no àvista. Cabe vc estudar...

    E se Buffett vendeu puts, independente do valor que ele atribuiu em sua precificação, mais uma vez insisto que estude mais o assunto. É porque, com absoluta certeza, ele tem uma posição contrária escorando essa puts numa estratégia que se chama arbitragem. Ou seja, em algum ponto de possível perda máxima ele está travado, sem sustos, não importa o tamanho do gap contra ele. Esse é o segredo; e não como "foi" que ele calculou.

    Agora é preciso vc compreender um pouco também sobre o mundo dos negócios: nada impede que do outro lado comprando essas puts exista uma contraparte idiota muito bem amaciada pela raposa velha, como ele fez certa vez nos anos 80 com a Solomon Brothers. Isso não acontece sempre? Sim, acontece. Vimos isso recentemente acontecer com alguns diretores da Sadia e Aracruz tomando uma volta parecida de bancos com derivativos.

    Portanto não adianta se exaltar e delirar na batatinha, porque vc não está me impressionando com seu discurso que agora está tentando desviar pra seara de Khaneman e Tversky (FC), muito pelo contrário.... kkkkk

    El Gnomo do Bias

    PS - escreve qualquer coisa, que amanhã eu te respondo, rs

    ResponderExcluir
  12. Hummm, Anônimo mostrou as garrinhas.

    Anônimo, porque não deixa de ser anônimo? Tem medo de se revelar um picareta?

    ResponderExcluir
  13. Em tempo:

    O comentário acima (anomino 29/8 às 22:02), não me pertence.

    Como sempre digo: sempre parto do princípio que estou conversando com alguém que sabe o mínimo e que tenha alguma experiência em mercado. Por isso, às vezes, sob o ponto de vista de um leigo lendo o que eu escrevo, posso parecer ser duro ou arrogante.

    Mas esse tipo de argumento de alegar que o outro ou é picareta, recalcado, invejoso, burro, perdedor é típico de sardinha de web quando chega num limite que lhe falta argumentos técnicos ou conceiutais sobre a discussão. Por sinal isso é até a regra geral, rs.

    E pra mim o que vale é a conversa e o assunto envolvido. Não me importa se pessoa é anonima, fake, real ou não. A única vantagem que existe nesses conversas de web é que sempre existe alguém do outro lado do batepapo, e é isso pra mim que me basta. O que importa é a conversa, a troca. Há quem não goste e há quem não entenda esse jogo, tudo bem...

    Mas num determinado ponto, sugerir "quem" seja o outro - e ainda por cima o tirando por baixo - nesse nosso jogo é sinal que não está preparado pra brincar assim.

    Portanto... me reportando ao que o anonimo acima disse, peço desculpas por ele ao outro anonimo que tá gastando o seu tempo e atenção com o gnomo aqui.

    El Gnomo Serious

    PS - lá em cima tem uma frase minha com erro de digitação. Aonde se lê: "E ao mundo do sacerdócio de uma fé...", o certo é: "E NÃO mundo do sacerdócio de uma fé..."

    ResponderExcluir
  14. ó o cara, fala de deixar de ser anônimo mas como com um, piada! hahahahaa

    ResponderExcluir
  15. Gnomus, zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    Quase dormi mas se embananou bastante nas respostas. Mesmo assim vamos lá:

    - Quanto aos livros vamos deixar de hipocrisis. Primeiramente, no passado vc simplesmente já citou um paragrafo inteiro do Black Swan (com direito a número da página!!) como se estivesse recitando em alta voz uma passagem do Alcorão ou do Novo Testamento. Segundo, ninguém aqui falou em tecnicidade. O próprio Intelligent Investor do Benjamim Graham (considerado a biblia do value investing) não é um livro técnico mas sim um livro de como se pensar em investir. Até mesmo o Manias, Panics and Crashes não é um livro ténico mas é reconhecido como uma das melhores leituras sobre investimentos e mercados (assim como vários outros).

    - Embora brevemente, o Taleb fala sim em estratégias (barbell, por exemplo, aplicar 95% em treasuries e comprar o restante em opções ou até mesmo em venture capital) este aqui não é o ponto

    - Me parece que vc sim está desviando pra outra seara, uma vez que quando perguntado alguma coisa ligeiramente fora de sua cartilha web kkkkkkkk tem que desviar-se novamente. Vc disse claramente que opções com estes prazos não podem ser precificadas ("Se vc soubesse o mínimo, saberia que é impossível calcular um prêmio num exercício tão distante")! Então por favor, com toda sabedoria, nos responda como o Buffett e comprador as fizeram.

    -Quanto a possível arbitragem do Buffett com relação as puts mais uma vez te pergunto qual a estratégia voce acha que ele adotou? Aliás, a Berkshire é obrigada a marcar a mercado suas posicões com derivativos então deve ser relativamente fácil checar sua informação. Mas suspeito que, pelo seu comentário, vc provavelmente precisa estudar sobre balanço e regras contábeis. (Dica: ele não o fez).

    ResponderExcluir
  16. -Legal que vc checou o Khaneman e Tversky no Wikipedia.

    -"E o que eu faço, são estratégias simples e plausíveis dentro do nosso mercado que nos é acessível via mesa de operações (brokers) e tb HB. Estratégias conscientes dos seus alcances, limitações, pontos fracos e pontos fortes." Meu deus o que é isto? Tem que imprimir e enquadrar pra dar risada.

    - Em relação a estratégia de opcóes vis a vis comprar o ativo não foi isso que falamos ä época. Inicialmente vc disse que comprar opção e ficar long no ativo eram a mesma coisa. Depois voltou atrás e disse que havia maneira de sintetizar a compra do ativo. Mesmo assim levantei inúmeras outras questões (como custo desta estratégia por exemplo contra comprar a ação).

    - Talvez eu tenha sobrestimado sua analise já que recentemente postei um artigo do Spitznagel (considerado por muitos o maior trader de derivativos hoje), pedi sua opinião e vc disse que não havia entendido o porque. No artigo, ele claramente da enfase na diferença entre preço e valor e, inclusive, demonstra que usa parametros fundamentalitas (que vc abomina) para seus trades, dando por exemplo a medida do Tobin`s Q (vai dar uma estudada o que é).

    - Em relação a Salomon, acho que vc está jogando pro alto e não sabe o que está falando. O Buffett entrou como um white knight comprando justamente preferred stock com convertibilidade (como a do Bank of America) que acabou virando uma puta dor de cabeça. Não sei o que isto tem a ver com investidores intitucionais que compraram proteção em 4 indices de mercado. O exemplo de Aracruz e Sadia é péssimo já que eram cias operacionais ligadas a commodities que tinham posições vendidas em câmbio ao cabo que este comprador das puts nos indices tem teoricamente perdas limitadas ao prêmio pago a Berkshire Hathaway. Aliás, existem rarissimos investidores que possam comprar 5 BILHÕES em prêmios (só para uma comparacão, este investidor não sofisticado gastou 5 bi em prêmio enquanto o maior hedge fund do mundo hj tem 20 bi em carteira total!!). Me parece que sua concepção de mundo de negócios real me parece mal sustentada

    - Em resumo, sim, meu grande ponto é que vc soa como a grande sardinha dos derivativos, falando em estratégias conscientes dos seus alcances (?) rsrsrs e da beleza da alavancagem e assimetria de opçoes como se ninguém no mercado as soubesse. Pior ainda zomba de calls de longo prazo achando que opções de compra se resumem a opcões de Petro e Vale no seu HB (boa sorte!).

    - Na prova cabal do efeito que lhe falei reforça novamente, sem saber, ser vitima do exemplo do raio, já que não admite em ser comparado com os mestres de universo da web pois tem estratégias simples, plausiveis e conscientes de seus alcances como se os traders de analise técnica e fundamentalista também não acreditassem nestes predicados (Se não acreditassem por que as adotariam como estratégias???)

    - Pra finalizar, esta prosa metida a sofisticada me lembra muito os relatórios de certa casa de research, puro pseudo-finanças pra amealhar mais umas sardinhas de mercado de mas que apesar do blah blah blah tem performance abaixo de CDI e de Bovespa. Que fase!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. NAO SOU PICARETA,NEM ANONIMO.
    APENAS ACERTEI A ENTRADA NA MUNDIAL!

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Ambiente de A Fazenda aqui, não? Oi Valentim, quanto tempo. O que está fazendo?

    Gnomo, está passando um bocado de sufoco para responder as questões, não? E o Dom, está comprando ou vendendo micos?

    Anônimo, o Buffet calcula as puts via Black and Scholes, não é?

    Wan

    ResponderExcluir
  19. Valentim Terraagosto 30, 2011

    Eheheh, olá Wan, estou só obsevando esse mercado sem nem abrir o HB, só via site bmf mesmo.

    A discussão aí está boa.

    ResponderExcluir
  20. Rei, me desculpe pelos longos posts aqui no seu reino. Ta sumido la do forum dos hereges de Inepar!

    abs

    ResponderExcluir
  21. Valentim Terraagosto 30, 2011

    KKKKK, então és tu, Blackops?!?!?

    Tô sumido não, há uns dois dias fiz vários posts lá, eheheh (não sei se vc lembra, mas no ADVFN tenho duas contas, a "valentimterra" que não uso mais e "ContadorAnalista").

    Continue escrevendo aqui, só agora estou lendo tudo com calma; estou gostando da discussão.

    ResponderExcluir
  22. Pois é meu caro, estou querendo dar nosso case lá como encerrado. A previsão dos caras era 65 pra Dez e está a 3,20. Nossa tese de destruição de caixa com aumento da carteira continua de vento em popa. O que vc acha?

    abs

    ResponderExcluir
  23. Valentim Terraagosto 30, 2011

    Bão, já que agora li com calma os posts, só vou comentar o seguinte:

    se isso aí fosse uma luta de MMA no UFC, nesse round de Anonimo X Gnomo eu daria 10 a 8 para o anônimo (blackops?).

    O lance é que de fato é muito difícil adivinhar que tipo de hedge faz o Buffett e, se ele faz, de fato seria muito caro um hedge para os 5 bi supostamente investidos no BofA.

    Também devemos considerar que esses negócios dos bilionários são diferentes dos negócios comuns de bolsa e por isso uma call ou put do Buffett tem diferente prazo de uma de bolsa, de apenas meses.

    ResponderExcluir
  24. Valentim Terraagosto 30, 2011

    Então, sobre a Inep, é por isso que não mais faço comentários de analise , nem nest blog nem no advfn, pq acho que tudo que eu já tinha que opinar já fiz, ou seja, é mico mesmo e a tendência é ir à falência, salvo algum milagre.

    Acompanho para ver quando será o desfecho dos dos titulos podres. Sobre eSse ponto tenho muita curiosidade, principalmente na reação do mercado e da adm da empresa.

    E sempre leio os dois foruns do adfn pq é muito engraçado, eheheh.

    ResponderExcluir
  25. Valentim, a pergunta do anônimo foi como ele precificou. Quem acertar ganha 20 PMAN's suas. Meu chute é B&S, com grande expectativa de que um aumento de juros reduza o passivo do Buffet, via rho. Chuta aí.

    Wan

    ResponderExcluir
  26. Valentim Terraagosto 30, 2011

    Wan, B & S é o mais comum, então talvez seja esse aí mesmo.
    E eu nunca estudei esses esquemas de precificação de opções; faço um cálculo mais simples observando a taxa sobre o strike; a volatilidade vai no feeling mesmo, eheheh.

    ResponderExcluir
  27. kkk

    ok, anonimo.

    então estamos combinados: na sua concepção o Buffett, um cara que tá há mais de 50 anos no mercado, fica vendido em puts em posiçao aberta de bunda de fora, sem nada segurando o tranco se aposta andar contra ele. Pelo visto nesse seu discurso irado, rs, pra vc derivativos só se travam com derivativos. Sendo assim...

    Te deu sono? Puxa, magoou-me horrores... kkkk

    Mas parece que o problema, passa pelo fato que vc acha que sou o Pai Mei, portanto, fazeokê?


    E sobre Khaneman e Tversy se vc sabe tanto a ponto de falar com tanta propriedade sobre FC, eu passo a admirá-lo! Até recentemente eles não tiveram nenhuma de suas obras traduzidas (o que não o impede de vc ler, até porque vc tá sempre nos lembrando o quaaaanto vc é proficiente em inglês).... Mas excluindo diversas citações e capítulos em outros livros e recentemente em um livro dedicado a um resumo bem honesto sobre FC e a Teoria da Perspectiva pelas mãos do Barbedo e Camilo, por enquanto por aqui, ainda é para poucos discursar com profundidade sobre o tema. Então provavelmente vc é um deles e importou essas obras pra falar com tanta propriedade sobre raios caindo em cabeças, parabéns!


    El Gnomo

    PS - ah, e ganha discussão em internet quem grita mais alto e primeiro que venceu, rs! Vai, corra na frente... kkkk

    ResponderExcluir
  28. Pooorra, mey rey!

    Mas pra vc julgar e mandar um placar,tanto faz se pra um pra outro, voça majestice teria que entender do assunto!

    kkk

    ResponderExcluir
  29. Valentim Terraagosto 30, 2011

    Verdade, sobre esses esquemões de hedge aí entendo quase nada mesmo.

    ResponderExcluir
  30. Gnono, legal sem ofensas. Letra fria algumas coisas que tem intuito de brincadeira soam como agressão.

    Sobre o Buffett estou me atendo ao que ele disse na carta anual aos acionistas de 2008, aonde ele explica, detalhadamente a precificação e o porque ele vendeu as puts.

    O link está abaixo e vale a pena ler:

    http://www.berkshirehathaway.com/letters/2008ltr.pdf

    Ele simplesmente acha que dado o valor de prêmio que lhe foi pago ex-ante e o valor esperado de uma queda nos indices, ele precisa compor este montante (prêmio) a uma taxa de retorno muito baixa, o qual ele acredita, dadas as inumeras oportunidade que lhe batem a porta (como a do Bofa) de ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir
  31. Pois é, mey rey.

    E é dificil mesmo. E não é lendo news em sites, jornais e blogs estrangeiros que vc vai decifrar exatamente como é que eles fecharam suas estratégias. Vc pode até intuir quais as possibilidades de estratégia, mas não exatamente a que foi adotada.

    O que não dá pra achar, pelo o que ele aparentemente dá a entender nos seus "exemplos internacionais", é que as duas contrapartes num contrato de derivativo irão ou podem acertar a aposta. Isso não existe. Com tb não existe que aquele que "assume" a obrigação, ao contrário daquele que "adquire" o direito, ficar à descoberto só contando com a sua margem.

    O que o anonimo vem sempre tentando... É conduzir uma discussão que seria sobre as bases de estratégias com opções, pra uma esfera de mercados de derivativos internacionais. Porque ele acha que fazendo assim e usando a investpédia como referencia fica mais fácil pra bater no seu gnomo....kkkkk

    Mas tem que dar um desconto pro anonimo. Ele nutre um ódio por Pai Mei que transcede e transborda pra todo lado! Por isso o caldo dele desandou... kkkkk

    ResponderExcluir
  32. Olha, anonimo.

    A carta é longa e agora não dá pra ler tudo. Se vc puder só colar aqui a parte que interessa a nós, o resto eu localizo no texto do seu pdf.

    Mas "desconfio" (sem ter lido ainda..) que essa carta, deve ser a mesma que um outro amigo já tinha me enviado exatamente falando o mesmo que vc. Por isso desconfio que seja a mesma.

    O que ocorre é que por incrível que pareça "regras básicas" são basicas porque exatamente são refletidas tanto numa travinha de petro num HB, como num negócio dessas proporções.

    É preciso compreender que "derivativos" são negociações entre contratos (obrigações) e não uma compra e venda de um bem (ações). Num negócio desse vulto que vc quer usar como exemplo, é preciso que haja uma contraparte (num momento infeliz de idiotice) fazendo e assumindo um mal ou um péssimo negócio do outro lado, senão não rola, não adianta.

    E é ai que entram os méritos inimitáveis do Buffett, como vc mesmo observou: "dadas as inúmeras oportunidades que lhe batem a porta". Ou seja, é preciso que haja alguém fazendo uma grande merda pro Buffett dar o bote. Mas é claro... o velho não é tolo e nem precisa mais provar isso a ninguém. Ele sabe que uma venda de put tem que estar calçada e muito bem calçada, caso contrario a margem vem por cima dele e fecham a posição com o maior prazer e dentro das regras do mercado.

    Portanto o cálculo dele sobre compor esse prêmio com taxas baixas, mesmo sem ter lido, acredito piamente que tem bases racionais, sim. Mas pra ele tirando proveito disso ao longo do tempo, com um mínimo de segurança, ele tem que ir armando e desarmando algumas formas de travas porque ele não é tolo de acreditar que daqui até 2021 não aconteça uma rápida e profunda repetição de uma black monday que raspe a margem da aposta dele em menos de 5 minutos fechando a posição e deixando um enorme rombo no seu Fundo.

    ResponderExcluir
  33. Gnomo,

    Tentei colar aqui no vlog mas fica dificil de ler. Começa na metade da página 20 e termina na metdade da 21.

    Pai Mei é lenda viva no mercado de capitais, gosto só de brincar um pouco (que aliás ninguém faz melhor com ele que o próprio rei).

    ResponderExcluir
  34. "Nonetheless, we have used Black-
    Scholes valuation methods to record a yearend liability of $10 billion, an amount that will change on every reporting date.

    Though historical volatility is a useful – but far from foolproof – concept in valuing short-term options, its utility diminishes rapidly as the duration of the option lengthens. In my opinion, the valuations that the Black-Scholes formula now place on our long-term put options overstate our liability, though the overstatement will diminish as the contracts approach maturity.

    Even so, we will continue to use Black-Scholes when we are estimating our financial-statement
    liability for long-term equity puts. The formula represents conventional wisdom and any substitute that I might offer would engender extreme skepticism. That would be perfectly understandable: CEOs who have concocted
    their own valuations for esoteric financial instruments have seldom erred on the side of conservatism.

    Então, é isso? B&S + decaimento com o tempo + pouco efeito devido a volatilidade. E suponho que o decaimento será mais rápido com juros aumentando. Valentim, vai passar as PMAN's? Lembra que está devendo 50.

    Wan

    ResponderExcluir
  35. Anônimo, você é o Marcos Elias da Empiricus? Estou querendo comprar um relatório, mas está muito caro. Pelo menos, os relatórios antigos, anteriores à queda, poderia baixar o preço.

    Rei, quanto custa um relatório seu?

    ResponderExcluir
  36. Valentim Terraagosto 30, 2011

    Meu? preços estão lá, no blog analisedefundamentos.blogspot.com. Pelo menos não tem de inepar, KKKKKK

    ResponderExcluir
  37. Valentim Terraagosto 30, 2011

    Wan, troco 50 pmam por 50 abre11 suas, compradas na IPO, KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  38. Pooorra, mey rey...

    Além do senhor, o gnomo agora tá cheio de mestres de ordens!

    Primeiro foi o anonimo lá em cima dizendo que ele já tinha "mandado" o gnomo ler e dar um parecer completo sobre a biografia e artigo de Mr. Spitznagel... kkk

    Que eu me lembre quem me deu essa "ordem" foi a Princeza Wan... kkkk

    Agora vem ela e assina o pedido que eu fiz pro anonimus?

    Porra além dos 7 gnomos o senhor tem 5 princeas em voço reino?

    K-K-K-K-K-K-K-K-K

    el Gnomo de Itapira
    Eusidivirto

    PS - ok, sim, o valor de uma put é inversamente relacionado a taxa de juros... mas às vezes o impensável pode ocorrer; então o principal mesmo na tal aposta do Buffett é que os índices de mercado subam ou se mantenham estáveis ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  39. Obrigada Valentim, boa terça a todos.

    Wan.

    ResponderExcluir
  40. Gnomo, para de reclamar, vc manda todo mundo estudar a toda hora kkkkkkkkk

    blackops

    ResponderExcluir
  41. Gnomo,

    Uma dúvida, antes de ir...só o efeito da inflação sobre os índices, nominalmente, não ajudaria o Buffet?

    Obs: desisti de saber quem é o Marcos Elias, aqui.

    Wan.

    ResponderExcluir
  42. Gnomo,

    "ele tem que ir armando e desarmando algumas formas de travas porque ele não é tolo de acreditar que daqui até 2021 não aconteça uma rápida e profunda repetição de uma black monday que raspe a margem da aposta dele em menos de 5 minutos fechando a posição e deixando um enorme rombo no seu Fundo. "

    Mas são opções do tipo européias, não são?

    Wan

    ResponderExcluir
  43. kkkk

    Princezasss,

    Nesse seu exemplo, nominalmente, ajudaria sim.

    Mas o problema é ocorrer o impensável, ou o que a maioria precisa acreditar que é impossível: manterem reprimidas no grito as taxas de juros, câmbios estáveis, economia sem inflação e mesmo assim os índices de mercado caírem.... Ou os índices de mercado ficarem perigosamente estáveis num ponto de congestão que pode, em tese, explodir pra baixo num movimento rápido, sem explicação racional.

    ResponderExcluir
  44. Afiii...

    Pra saber se são europeias ou americanas só lendo o contrato dos caras... kkkk


    Vc talvez esteja confundindo porque no Brasil, a principio, por enquanto só deixam emitir pra mercado aberto as puts como europeias.

    E só porque é europeia e não pode ser exercida antes do prazo, isso não quer dizer que não vai rolar o alicate de aumento de margens se a aposta andar contra qualquer um.

    Agora os instrumentos financeiros que irão fechar as "travas", "princezas", não precisam ser necessariamente iguais as puts vendidas, podem ser outras.

    E ele pode até ter vendido uma put europeia. Mas isso não signfica que ele é obrigado a travar com outra put europeia.

    ResponderExcluir
  45. mey rey...

    As princezas já deram boa terça à todos, mas ainda não se foram... kkkk

    Bem, infelizmente, o gnomo aqui tem ir lá fora no galinheiro ordenhar as galinhas e só volto mais tarde ou amanhã!

    Em todo caso, vão acumulando e esscrevendo aí suas dúvidas, que depois eu volto com minhas imprestáveis aulas procês... kkkk

    A vantagem é que são digrátis... kkkk

    Mey Rey, outro dia ri de voça majastice que estava dando digrátis os seus relatórios, e olha eu aqui pagando pela língua dando aulinhas em formato "post de blog" pro seus súditos!

    k-k-k-k-k

    El Gnomo de Itapira
    Prof. Raimundo D'El Rey

    ResponderExcluir
  46. Obrigada Gnomo,

    Então, dá para concluir que, desconsiderando o blá de economia comportamental (é isso?"explodir pra baixo num movimento rápido, sem explicação racional"), o anonimo está certo a respeito do Buffet?

    Brincadeirinha Gnomo, boa tarde a todos!

    ResponderExcluir
  47. Ahhh, princeza... kkk

    certo ou não, essa decisão não cabem a nózes todos, que somente somos os palhaços do show! Aqui a gente só faz a animação e somente ao Rei Valentim cabe o veredicto final. Questão de hierárquia no reino!

    é hora é hora é hoooora
    é hora do chacrinhaaaaa

    Bóra pro outro novo post do Rei, princeza!

    PS - o seu blog anda meio paradão, bóra botar ele tb pra rodar.... kkkkkkk

    ResponderExcluir