O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

27/07/2011

Yara Brasil : o oposto de UOL.

Como gastar muito bem o lucro
obtido com ILMD4. 
Continuando o post abaixo, a Yara Brasil - ILMD4 - também vai fechar seu capital. Ao contrário de UOL, quem acreditou nesse papiro no longo prazo se deu bem.

Não sei quando ILMD4 fez seu IPO, mas o gráfico mostra que estava a 5,50 em 1999 e 4,80 em 2006. Quem comprou em 2006, a custo corrigido pela poupança, teria 6,80 hoje. Mas poderá vender a 21,00 hoje com um belíssimo lucro de 208% acima da poupança e poderá fazer ótimas festinhas cheias de menininhas bonitinhas e gostosas.

As conclusões são:
* Nem sempre é bom comprar ações para longo prazo, vide UOLL4.
* É bom comprar ações para longo prazo, vide ILMD4.
E aí?

21 comentários:

  1. Oi Valentim,

    Falando em buy and hold. Não tive nem a chance de estopar ABRE11. Então, vai para a carteira de longo prazo. Comprei SLCE3 com stop, dado que INEP4 foi consenso de mercado negativo. Vamos ver como fica.

    Wanessa.

    ResponderExcluir
  2. Olha só, da Bloomberg.

    The Bovespa trades at 9.5 times analysts’ earnings estimates, near the lowest since March 2009, according to data compiled by Bloomberg. That compares to a ratio of 10.9 for MSCI’s emerging-market benchmark, the widest gap in more than two years.

    Ou está barato mesmo ou as estimativas estão muito altas. Afinal tá barato o preço ou estão caros as estimativas?

    Wanessa.

    ResponderExcluir
  3. olha só a noticia:
    http://exame.abril.com.br/blogs/faria-lima/2011/07/27/andre-esteves-quer-ser-socio-do-uol/

    esperto ou não?

    vou comprar é 1 uoll4 no fracionário amanhã , recusar a oferta da OPA e daí posso dizer para todo mundo que sou sócio do esteves

    se eles são malandros eu sou 2x malandro

    ass: anonimo 20

    ResponderExcluir
  4. Mas Rei Mei,

    Em bolsa já é tudo no escuro... Então como que vamos arriscar nossos caraminguás numa empresa (antes de sabermos que aconteceria uma OPA, óbvio...) que só realiza 2 negócios por dia?

    Já pensou o que é ficar ficar trancado na pedra?

    Se quisermos comprar mais (preço mérdio...kk), nem ficando na ponta dos pés a gente alcança o preço na pedra; e se quisermos vender 1 único papiro tem que beijar o chão.

    E ó: o código certo é ILMD4, sem o ipisilône.

    El Gnomy de Itapyra

    ResponderExcluir
  5. Valentim Terrajulho 28, 2011

    UEPA, let us go:

    1- Nao boto muita fé nessa abre11 nao Wanessa, conforme já lhe falei.

    2 - o PL de 9,5 médio é considerado baixo mesmo e indica compra. Mas o problema é se o L cair e aí o P fica caro. Tem que acompanhar os balanços para ver essa evolucao.

    3 - investir uns 60,00 para ficar socio de uoll3 pode lhe dar direito a ir em AGE privates, comendo buffets de 200,00 . otimo trade, eheheh.

    4 - Gnomo, liquidez é mesmo um problema, mas me chamaram a atençao essas recentes OPA de fechamento de capital. E já corrigi lá o Y.

    ResponderExcluir
  6. Invertendo o P/L de 9,5 temos um L/P de 0,105 , que equivale a um retorno de 10,5%. Com a Selic acima de 12% , não faz sentido comprar quase nada na Bolsa , ao menos que você encontre uma ação com ótima perspectivas de crescimento e com um P/L menor ou igual a 6, que equivale a um retorno crescente começando em 16,6%.

    Me tornei sócio do Esteves já , comprei 1 ação da uoll.

    ass: anonimo 20

    ResponderExcluir
  7. Valentim Terrajulho 28, 2011

    Essa analise do L/P acho ruim. É mesma coisa que vc dizer que o aluguel do imóvel rende apenas 0,70% ao mes. Mas esquece que o imovel tende a valorizar no tempo, portanto, 0,70% + valorização.

    O mesmo se aplica a empresas, mas tem que escolher aquelas que se valorizam no tempo e não vão micar.

    ResponderExcluir
  8. concordo por isso escrevi : "encontre uma ação com ótima perspectivas de crescimento e com um P/L menor ou igual a 6"

    o p/l da bovespa está muito ligado às commodities.ao menos que vc saiba para onde vai o preço , fica dificil dizer se esta barato ou não. comprando ações com p/l menor ou igual a 6 , por exemplo ,e com boas perspectivas de crescimentos vc consegue uma boa vantagem em cima da selic. Eu tenho calcular um prêmio de 5% em cima da selic e ver quais ações estão vendendo a esse preço , depois vejo se tem perspectivas de crescer mais ainda e compro.

    anonimo 20

    ResponderExcluir
  9. O que é um tubo de cobre sem costura? As PMAM3 vão concorrer com as CNFB4? Se sim, pq alguém quereria a CNFB4 ao invés de PMAM3?

    iniciativa faz parte do plano de expansão e investimentos da companhia que, com a nova fábrica da marca Eluma, pretende dobrar a capacidade de produção de tubos de cobre de 18 mil toneladas por ano para 36 mil. O investimento na unidade será de cerca de R$ 72 milhões e a conclusão das obras deve ocorrer no primeiro semestre de 2012. Na etapa de análise da viabilidade do negócio, a empresa chegou a cogitar a realização do investimento em outro estado. No entanto, com o apoio da Investe São Paulo, que prestou assessoria tributária à Paranapanema, a empresa poderá se beneficiar da desoneração de ICMS na importação e aquisição local de máquinas e equipamentos, conforme o decreto estadual 54.422. Com o investimento, a planta da Paranapanema será a mais moderna na fabricação de tubos de cobre sem costura do Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Valentim Terrajulho 28, 2011

    PMAM3 ? Concordo e por isso estou comprado; só vendo acima de 11,00 heheheheh. Espero que esta antiga bluechip, hoje mico, volte a ser blue.

    ResponderExcluir
  11. Rei Mei,

    falando em PL, cuidaaaaado... kkkk

    veja que o anonimo20 até usa o PL como parametro, mas ele NÂO usa da maneira ingenua e simplista como mestres da web alvoroçam porraí.

    nada, nem mesmo imovel, tem garantia de valorização futura. E só porque um preço sobe 10%, não quer dizer que houve lucro. Em brasil custo de carregamento é alto...

    Uma coisa o senhor tem que entender e ficar bem claro sobre PL:

    Toda vez que o ibov ou um ativo deixam pra trás um fundo, pode conferir: com certeza o PL SEMPRE "era" baixo. E toda vez que o ibov ou um ativo afundam após uma resistencia, tb confira: o PL SEMPRE "era" alto.

    Mas.... é interesante a confusão que muitos fazem com essa afirmação acima: porque nem sempre quando o PL tá baixo é porque chegou no suporte e nem sempre quando o PL tá alto é porque bateu na resistencia.

    Entre um PL que cai de 8 pra 6 (só 2 pontinhos...) é sempre mais provável estar embutido uma queda de uns 30% ou um pouco mais do "P", do que exatamente um aumento do "L". E 30% é muita coisa na hora de recuperar um preju, sem contar a espera (custo de carregamento).

    Parece bem óbvio lendo assim... mas na hora do vamuvê muito marmanjo não enxerga isso.

    ResponderExcluir
  12. El Gnomy de Itapyra, que prazer em rever o primo!

    Trancado na pedra?

    Essa ai o Prometeu sabe como é.

    Se bem que eu acho que ao comprar certos papiros é até bom ficar trancado na pedra, bem trancado lá dentro, porque se ficar só acorrentado na dita cuja pode vir uma águia todo dia comer o fígado do(a) cidadão(ã). E com a tal Lei do Smurf na parada, é certeza de que virá... e do jeito que a coisa está, se vier só uma águia comer o fígado, o comprado amarrado vai ficar até feliz, derrepentemente pode aparecer um lagarbixa e abocanhar um naco de outras partes do desinfeliz.

    Um abraço ao primo,
    O Gnomo do Jardim, sempre de butuca no céu!

    ResponderExcluir
  13. Wanessa,

    caramba.... que palácio é aquele da foto?

    mesmo sendo só a galeria do palácio, detesto teto de palácio sem afresco....

    Eu se amarro num afresco!

    El Gnomo dos Jardins de Versailles

    ResponderExcluir
  14. El Gnomo de Itapira,

    1 - Dizem que no fundo da crise de 2008, o P/L do Ibovespa era alto, pelo fato dos lucros terem caído muito (muito embora, no post inicial eu tenha colado a informação da Bloomberg dizendo que na ocasião o P/E* era muito baixo). Então, calcula para nós!

    2 - O da Bloomberg diz E* = sei lá, lucros estimados em um período futuro, não é?


    3 - Ah, o palácio é um template do wordpress. Só isso. Vou mudar, pois achei muito babaca.

    ResponderExcluir
  15. P/E = price / earnings, ou preço sobre lucro = P/L

    ResponderExcluir
  16. Oi Valentim.

    Eu sei que E = Earnings = Lucro. Mas, não se trata de uma estimativa? Sei lá, uma média passada de Lucros? Ou uma média de estimativas futuras de Lucros?

    Pois se L tender a zero, P/L vai ao infinito, supondo que P não caia rapidamente para zero. Como lidar com tal fato?

    ResponderExcluir
  17. nao eh estimativa, é um ratio mesmo. Se o L vai cair ou não, é a pergunta de 1 Bi; todo mundo fica tentando adivinhar.

    ResponderExcluir
  18. Wan,

    1 - durante o fundo da queda de 2008 não foram os lucros que caíram. O que caiu forte foram os preços, consequentemente o ibov. E se calcular PL serve pra alguma coisa, acredite, é como ferramenta de marketing pra se "vender" bolsa pra PF. Broker adora prospectar clientes revelando o "segredo": "veja o PL está baixo..."

    2 - e essa questão do tem por trás do E*... é foda. Isso é meio como preparar Neston: tem mil e uma maneiras de se fazer. Pegue um dos livros do Damodaran, que teve saco pra enumerar algumas das formas mais usuais praticadas por aí. Mas no fundo, o que acontece que o ato de "estimar algo para o futuro", baseado em valores passados e informações do passado, nada mais é uma aposta, um chute. O problema é que muita gente se sente incomodada e até ofendida se tiver que admitir que está "especulando". Preferem dizer "investir" como se isso mudasse a realidade.

    3 - boa idéia mudar de palácio. mas dessa vez vamos escolher juntos, porque sou um gnomo mui exigente nessas coisas de arquitetura, decoração, tradição, família e propriedade.

    El Gnomo da Casa Cor

    ResponderExcluir
  19. talvez me de bemmm
    essa 1 ação de uoll4 que comprei hj por 16,99 já valorizou 0,50 centavos ... uhulll

    http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/minoritarios-pressionam-uol-por-oferta-melhor

    ResponderExcluir
  20. QUEM VIU O LUCRO DA CVRD?
    E A QUEDA DA COTACAO DE UMA BLUE.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  21. Pois é, Dom....

    A Fabiano o que é de Fabiano.

    Entra geração, sai geração do mercado.... e os novos continuam sempre confundindo "ibov passado" com "blue chip do passado"

    El Dom Gnomo

    ResponderExcluir