O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

15/07/2011

Meu próximo cortador de unhas será da Mundial - MNDL4

Até poucos meses atrás os papiros da Mundial eram considerados micos na bolsa, mais um dentre vários.


De repente, o mico explode: quem comprou R$100.000,00 de MNDL4 em 15/07/2010 a 0,20, pode vender ontem a 3,50 e enviar R$ 1.750.000,00 para sua conta bancária.

Qual explicação? Pelo que li na internet, brigas e questões societárias foram resolvidas e assim a empresa irá melhorar sua governança corporativa, aliado à uma melhora em suas vendas (apesar da lucratividade ainda estar ruim). A empresa está envolvida em um setor do varejo que é bem valorado na bolsa: esmaltes e outros produtos ligados à vaidade.

O mais importante: alguém viu corretoras ou bancos recomendando de compra de Mundial  há mais de um ano atrás? Alguma empresa de "independent research" ficou recomendando "strong buy" na internet ou em programas obscuros de TV?  Eu não vi.
Antes da enorme alta, só vi comentários no blog Bolsa Feliz, que tratava como mico, para vender assim que desse uns 20% de alta. Também vi comentários no blog do Fabiano Rei dos Micos, também para vender com 10% , se subisse. Ninguém esperava tamanha alta.

E assim é a bolsa: o mico de hoje pode ser a blue-chip de amanhã (MNDL4); a blue-chip de ontem pode ser o mico de hoje (tal como aconteceu  com NETC4, INEP4, TELB4 e outras).
-

39 comentários:

  1. Olá Valentim. Muito embora a bolsa esteja em tendência de baixa. Acho que os frigoríficos estão graficamente em um objetivo de queda no semanal. Acha que já é hora delas, tendo em vista a queda do boi e a valorização dos real? Beef3 não é uma boa aposta? Muitos fundos de small cap estão apanhando. Chegou a hora? E vc apostaria em unip6 com a diversificação do portfolio deles, pós venda da Qattor?

    ResponderExcluir
  2. "mico de hoje, blue de amanhã / blue de hoje, mico de amanhã"

    mui filosófico....

    mas é aí, Rei-zen, fora isso, pelo menos teu portfolio tá tão bão como esse aqui?

    http://opequenoinvestidor.com.br/2011/07/em-que-investe-o-pequeno-investidor/

    ResponderExcluir
  3. - beef3 nao tenho acompanhado, mas comprei um pouco de jbss3 a 6,02 e ainda nao vendi. Em um prazo maior acho que jbss tende a ir a uns 10,00 por causa de seus bons fundamentos e tamanho. O que atrpalha é a desp financeira alta, justificavel pela expansão. Acho que em uns 2 anos terei lucro.
    Unip6 eu estava começando a analisar, mas com o incendio recente da fabrica eu nao quis comprar, mas ahco que pode ser uma boa sim. EStou de olho nela.

    - eheheh, no momento estou no vermelho princpalmente pela ogx, mas acho que essa vai dar bom lucro , o problema é que talvez demore uns 4 anos. Mas meus trades fechados estão no lucro no geral.

    ResponderExcluir
  4. uepa!

    a carteira tá no prejuízo, mas os trades tão no lucro? como é que isso?

    então quer dizer que na contabilidade real não existe essa de consolidar os resultados ?


    kkkkkkk

    pelo menos vai vendendo algumas dessas ogx e o resto no preju pra irem sendo compensadas nos lucros dos seus tais treidis no lucro!

    porra, rei! carteira na vermelho e pagando IR em treidi fechado no lucro? assim vc tá nos decepcionando... kkkk

    ResponderExcluir
  5. ue´, lucro ou preju só ocorre com trade fechado. E eu faço a consolidação sim.
    Só nao acho vantagem esse lance de realziar preju só para compensar no IR atual, pq no futuro haverá lucro... Se houver, eheheh.

    ResponderExcluir
  6. ah, tá.... agora eu entendi! valeu!

    mas então é isso aí: quem anda de lado é caranguejo!

    ResponderExcluir
  7. E aí Valentim,

    Obrigado pela sua atenção no post sobre o Beef3 e pela Unip6. Beef3, coincidentemente, explodiu hoje. Obrigado Deus! E Unip 6 está em uma mega-secular cunha de baixa. Uma hora, sai dela. Comprei um pouco e irei adicionar, a medida em que sair dessa cunha. BRFS3 deixou um hanging man no nível da queda antes do CADE. A empiricus entrou hoje, segundo o relatório deles, não é? Muito embora, goste dos meninos de lá, acho que estarei saindo do papel caso o candle seja confirmado segunda. Quem sabe, não fecha o Gap em 30,xx. Racionalmente, acho que mesmo que a decisão do CADE tenha circunstancialmente favorecido a BRFS3, ela saiu machucada, não? Então, pq ela romperia o topo histórico de uma vez?

    E OGXP3 deixou um belo sinal de fundo. Vou fazer uma trava de alta na segunda, caso confirme. O que acha?

    ResponderExcluir
  8. mas seu rei, o objetivo é mais que compensar IR... rs

    quando vc realiza parte de uma posição em preju, contra uma posição fechada com lucro dentro do mes, vc além de reter saída de capital (sem volta) via IR mantendo sua liquidez.... caso essas suas tais posições no preju te "prometem" tanto lucro pra daqui 1 ou 10 anos, então tudo bem. No outro dia é só vc recomprar a mesma posição vendida no preju que de quebra ainda vai baixar o preço mérdio dessa sua posição no preju.

    não paga IR, não diminui sua liquidez... e ainda baixa o preço mérrrdio das suas queridinhas que tão no preju.

    oh, rei... siliiiga!

    olho no lance! kkkkk

    ResponderExcluir
  9. - Nao vá muito pelos relatorios da Empiricus, ehehehe. às vezes eles querem é achar mercado para VENDER posições. Observe EZTC3 e verá que eles indicavam forte qdo estava a 18,00.
    OGX parece que pode subir semana que vem, principalmente pelo aspecto gráfico.

    - Anonimo 2, como é que vc sabe que, se eu vender hoje por 10,00, amanhã consigo recomprar tudo por 9,93? Não dá né? Assim o dono da corretora fica rico. E no caso da OGX, o que tenho feito é lançar coberto, seja para DT ou ST e aproveitar a grana para C e V de opções dela mesmo. Tem dado certo, consegui baixar um pouco o preço mérdio.

    ResponderExcluir
  10. seu rei, o que vai subir ou vai cair é uma questão de fé. mas matemática, é preto no branco.

    se vc vende no preju a 10 é porque o seu custo de compra tá acima de 10, não é? então recomprando tanto faz se pelo mesmo 10, 9 ou 11.. ainda assim vc é favorecido por baixar o seu preço mérdio. em tempo, preço mérdio pra baixo só se faz se vc tem muita, mas muuuuuita fé no seu eike-papiro-batista, é claro... kkkk

    outra coisa, falando em números: se preocupa menas com o lucro da corretora e se concentra mais em gerenciar o seu prejuízo no longo prazo. cada ano de capital estacionado em ativo empoçado custa, no barato, 8% ano, rs.

    e mais: venda coberta de calls é jogo de perdedor se o preço de custo do seu ativo tá alto, ou seja, bem acima do strike atm. mas na prática, pra entender isso, só mesmo pagando pra ver, não tem jeito....

    eh, seu rei...

    ResponderExcluir
  11. Obrogado, Valentim.

    Quanto a empiricus, acho que eles confiam mesmo nas análises que eles fazem. Pois acompanho o fundo Galleas (pela cvm e pela variação das ostas diárias do site). O problema, acho, é que eles não tem timing e compram papéis que no gráfico estão em distribuição, por mais que as empresas sejam boas. E o pior, mesmo na tendência de baixa, recomendam compram quase que semanalmente os mesmos papéis.

    Exemplo: HYPE3. O ME se diz empirico e comprou muito do papel, mas empiricamente, quase nunca vale a pena comprar após grandes quedas diárias. O papel deve consolidar, ir buscar um fundo, atingir um suporte bom. Note que, exatamente agora, no diário, ele respirou em um ex-topo histórico da série. E no semanal um sinal de fundo. Comprei agora, metade do que eu quero. Enquanto isto, deram 8 calls de compra para ela ao longo da queda. A outra metade, vou comprar quando aparecer uma boa figura de reversão.

    Da mesma forma, eles não conseguem timming para vários papéis....TRIS3, KROT11, AUTM3, CYRE3, QGEP...Eles são bons, mas sem timming, me parece.

    Mas, acredito na sinceridade e na capacidade deles. O problema é que ninguém é maior que o mercado, não é? OU como a empiricus gosta muito de inglês: nobody is bigger than the market.

    ResponderExcluir
  12. - anonimo 1, como assim tanto faz comprar por 10 ou 11? SE vc gosta tanto assim de ver o custo do capital, entre 10 e 11 são mais de 10%...
    Outro ponto são os custos dos trades. Muitas vezes é melhor fazer menos trades que dá mais resultado.

    E eu só considero lucro na bolsa se ela der acima do que eu obtivesse no CDB liquido. Minha power planilha excel corrige diariamente o valor aplicado na bolsa pelo CDB. Portanto, fique trankilis que eu sei o que faço.

    O lançamento coberto é bom quando está de lado ou caindo, desde que vc queira manter o papiro para LP, que é o caso com OGX.

    - anonimo 2, também gosto do conteudo da Empiricus, principalmente dos comments do P Gala; gosto tambem do que eles falam sobre as ações, mas quase nunca sigo calls deles. Lembro que segui elet3 na epoca dos famosos dividdenos de 11,00 e me dei muito bem; segui brto4 e estopei com 3% de preju; analisei FFTL4 agora e comprei a 23,55 e a Vale já publicou o edital de compra a 25,00, parece que vou me dar bem.

    ResponderExcluir
  13. valeu, seu rei!

    pela suas 3 respostas já dá pra entender bem mesmo o seu "perfil de investidor"... kkkk

    só dois detalhe e mais uma dúvida:

    1) se o assunto é fazer preço mérdio pra baixo no custo do seu ativo, o que importa é que a recompra do ativo seja inferior ao seu custo já estocado. E não necessariamente inferior ao preço que vc acabou de vendê-lo pra compensar no lucro de outro trade, rs. Mas na sua idéia, pra valer a pena, além de fazer preço mérdio baixo, ainda por cima tem que acertar na mosca uma recompra de venda com estorno? Assim o senhor além de rei quer ser um campeão...

    2) se lançamento coberto funcionasse como vc tá pensando não existiriam perdedores na bolsa, só preguiçosos.

    3) como é que essa sua planilha faz mesmo? vai "corrigindo diariamente o valor aplicado nos papiros pelo CDB"? Mas o rend. de cdb nem sempre é "cheio", mas sim negociado pela mesa do banco? Nâo precisa dessa burocracia toda em excel não, seu rei. É só ir comparando a rentabilidade acumulada do cdi com a rentabilidade acumulada da sua carteira e não através do valor investido.


    anonimo 1

    ResponderExcluir
  14. O QUE ACONTECE COM MUNDIAL É EXPLICADO POR UM FATO RELEVANTE QUE CONVERTERÁ MNDL4 EM 80% MNDL3.
    ENTAO,É SÓ MNDL3 SUBIR QUE MNDL4 VAI ATRÁS.
    MUITO FÁCIL TRADEAR,MUITO FÁCIL GANHAR.
    NEM POSTO MAIS SOBRE ELA E SOBRE O FUTURO SPLIT DE IGBR3 NO MEU BLOG.
    PARA ESSAS DUAS,O CÉU É O LIMITE!

    ResponderExcluir
  15. Oi Valentin,

    - Acho que ja estou exagerando nos comentários. Mas, este é a últuma da semana. Analisei o prospecto de IPO da Abril. Embora não acredite muito em fundamentalismo (até porque não estude/não saiba muito a respeito), gostei da oferta marcada para o final do mês, considerando a clássica/meia boca análise de regra de 3 entre os pares do setor. Estava atrás da Kroton, em um bom ponto do compra perto de alguma LTA longa de semanal/mensal e dada a falta de timming da Empiricus (repare que no mensal, ela está fazendo o que se chama de "basement"/no diário pode estar fazendo um padrão ABC (Suri Duddela). Contudo, pelas regras de 3, em termos prospectivos e intuitivamente, gosto mais da Abril. Dois drivers: alta carga de concurseiros e alunos anglo que sonham com a medicina da Usp. Que análise meia boca, não? Hehehe. Mas, to dentro. Vc vai entrar?

    - Acho que finalmente chegou a vez da Petro (pelo menos no curto). Repare o mensal (sei que faltam 15 dias) de fechamento. Qto a OGXP3, muito embora a maioria dos grafistas(e maioria é sempre um lugar ruim de se estar quando se fala em mercado) aponte para o big OCO com objetivo de 9,83 no diário, tenho a esperança de ter atingido o objv do semanal em 13,97. Então, muito boa sorte! Se QGEP foi, pq não?

    - Mais alguns papéis para ficar de olho, além dos frigoríficos. SLCE3 (levou uma porrada mesmo com a reavaliação de terras e está em um bom suporte). A queridinha dos fundamentalistas UGPA4 (será que dá para venda, assim como está acontecendo com a POMO4?). Cesp6???? (o que acontece?) e Farmácias (me diz o porquê de não termos drogarias dentro de supermercados).

    Ah, e PMAM4. Dizem, que mesmo despois do sinal de venda do dia 07/07, no diário/semanal é o que se chama CUP AND HANDLE com objetivo em 12,xx (deu para perceber que sou bem otimista, né? hehehe). Vc acha que é melhor trocar minhas vales por ela? O Trade-off é ficar sem opções para venda coberta.

    Obrigado pela sua atenção.
    Wanessa Ruas.

    ResponderExcluir
  16. Por favor, Valentim.

    Espero que não fique chateado com meus comentários. Como percebeu e como disse, a maioria são baseadas em pontos de compras no gráfico, para carteiras de longo, dado o meu parco conhecimento de fundamentos.

    Wanessa Fernandes Ruas

    ResponderExcluir
  17. Olá Valentim,


    Hoje tem show da Ivete aqui em Brasília. Antes, para organizar as idéias, fiz um resumo do IPO da Abril e coloquei em um diário. Meu namorado ajudou. Bom fds e vê se vai entrar.

    http://wanessaruas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. UEPA, vários comentários, vamos às respostas:

    1 - - Anonimo 1, acho que seu estilo de investidor é tipo que acha que só sua estratégia é a correta e que todos deveriam fazer igual.

    Se todos fizessem igual a vc, a bolsa seria renda fixa e não haveria variações significativas.

    Se vc nao gosta de lcto coberto, saiba que já ganhei muito com isso quando operava Vale5.
    Conheço um investidor que está com PM de cerca de 15,00 em petr4 por causa de varios lçtos bem feitos. Então ,há várias estrate´gias boas na bolsa.

    Sobre a correçao do CDB, parece que vc está mesmo por fora de como funciona a renda fixa.
    Eu tenho CDB e por isso basta verificar sua rentabilidade liquida e aplicar na minha planilha.
    E eu nao acho isso dificil, prá mim é bem simples.


    2 - Fabiano, a Mundial acho que ja´ foi e quem entrar corre serio risco de pagar a conta da farra.

    3 - Wanessa, não está exagerando não e escreva à vontade, eu até gosto, eheheh.

    Eu também comecei a analisar o ipo da Abril. No momento, estou bem reticente, pq os multiplos
    ao preço de 25,00 estarão já meio caros para o setor. Outro problema é a familia Civita. É
    empresa familiar e por isso nao sabemos se irão modernizar a empresa ou a manterão emperrada.
    Outro problema é o momento ruim para bolsas em geral.
    O lado bom é que o grupo Abril parece ser bem forte no ensino, como vc já percebeu, e a classe
    emergente poderá migrar para a escola paga - assim, para LP pode ser uma boa.

    Ainda não li seu novo blog, mas dei uma olhada e parece que sua analise esta´ boa.
    Coloquei o link de seu blog nos favoritos aí ao lado, veja, eheheh.

    PETR4 não gosto dos fundamentos, mas pode ser uma boa do ponto de vista da AT, ou do fluxo
    de investidores.

    A PMAM3 acho uma boa sim, até pq estou comprado, eheheh, e acho que bate 8,00. O maior trunfo
    dela são seus 105 direitos minerário que acho que valem uns 1,5 bi e não estao no balanço
    por esse preço.

    A UGPA4 está bem esticada no grafico sim e por isso pode dar uma venda, mas nao acompanho esse
    papiro.

    ResponderExcluir
  19. Complentando, Wanessa, sua análise no http://wanessaruas.wordpress.com/ está tipo "profissa", muito boa, parabéns! Mas ainda estou reticente com o caso, não decidi entrar ainda. Empresa boa nao significa que necessariamente as cotações pós-IPO irão subir.

    ResponderExcluir
  20. Reizão..

    em nenhum momento eu comentei sobre estratégias corretas.

    só te demonstrei a falta de lógica e até mesmo falta de uma estratégia na sua afirmação:

    "no momento estou no vermelho .... mas meus trades fechados estão no lucro no geral."

    mas o senhor não pára de me surpreender!

    "Se vc nao gosta de lcto coberto, saiba que já ganhei muito com isso quando operava Vale5."

    Pergunto: se vc já ganhou muito com lançamento coberto, porque não continuou ganhando mais? parou porque? tava tedioso? kkkk

    vc conhece um cara jogou o preço médio da petro pra 15 por conta de "vários lançamentos bem feitos"? Bota vários nessa conta aí, pagando IR, corret, emol e sem nunca ter sido exercido. Então ele compra mal o ativo, mas pelo menos vende bem a call. O cara é fera, hem?

    então vou te ensinar um truque pra vc repassar pro seu amigo das petros e a brincadeira ficar com um custo financeiro mais baixo: esquece venda cobertas de calls e diz pra ele passar a operar seco só na venda de puts da petro. Se ele é essa fera toda, vai ser a galinha dos ovos de ouro!

    Rei, esse troço de "lançamento bem feito" só existe no basquete... kkkk

    ResponderExcluir
  21. QUEM DISSE QUE O VERDADEIRO REI ESTÁ COMPRADO EM MNDL3 OU4?SÓ PEGO EM DT.QUEM ESTÁ COMPRADO HÁ TEMPOS,SEGUNDO O PRÓPRIO,É O MEU IMITADOR DO ADV.

    ResponderExcluir
  22. Oi Valentim, tentei postar no site do Dom, mas ele não aceita comentários. Por favor, diga que agradeço o comentário a ele, segundo esta resposta que fiz no blog:

    Oi Rei. Oi Dom. Primeiramente agradecemos seus comentários. Gosto muito de vocês. É uma honra muito grande, sabiam? Em essência, postagens sobre mercado teriam como objetivo algum caráter didático em termos de educação financeira para nossas clientes. Somos responsáveis e ao longo do tempo nos sentimos no dever de transmitir nossos parcos conhecimentos a elas. Não compre este vestido porque não caiu bem para vc! Leve esta saia, pois usará em diversas ocasiões! Então, como o mercado também virou uma paixão, resolvemos discorrer sobre investimentos às nossos clientes. Logicamente, sem nenhuma pretensão e na consciência de que nós temos muito a aprender com pessoas como vocês. Aliás, eu poderia escrever sobre vocês em um eventual post?

    Wanessa

    ResponderExcluir
  23. Opa, vamos lá!

    Anonimo 1, vamos lá:

    1 - seu estilo de escrever lembra o sumido Gnomo de Itapira... És tu o Gnomo? Se sim, suspeitávamos aqui que o Gnomo poderia ser o nosso querido ME... Ehehehe.

    2 - Esse cara da petr4 opera na bolsa desde acho 2000. Vc esqueceu de um detalhe que contribui e muito para diminuir o `PM de um papiro: o pagamentos de proventos!! Portanto, faça as contas: se o cara ganha em média 0,03 por dia em DT de LC, durante uns 8 dias por mês, terá lucro de 2,88 brutos ao ano, que dá uns 2,25 liquidos. Em 3 anos isso dá uns 6,60 + dividendos. Então, dá ou não dá para diminuir bem o PM?

    3 - Sobre suas estratégias com puts, pode ser uma boa sim, mas veja que no Brasil elas são pouco líquidas. Eu por exemplo nem as coloco no HB, nem sei como anda a liquidez delas agora. E tem o lance da psicologia: operar opções a seco é mais perigoso que lançamento coberto. Outro ponto é que operar opções a seco exige ficar 100% do tempo ligado no HB e muitos não podem. Então, mais uma vez acho que vc só acha boas as suas estratégias e esquece a ampla gama de investidores que existem, com suas caracteristicas e limitações,inclusive de tempo.

    4 - Sobre os LC da Vale: Depois que vale5 passou dos 36,00, comecei a achar cara e por isso nao comprei mais; passei a olhar outros papiros que nem tem liquidez de opções, tipo ELPL4, cmig, elet e outros.

    5 - sobre o "no momento estou no vermelho .... mas meus trades fechados estão no lucro no geral" significa simplesmente que a soma dos trades fechados deram lucro e que só considero lucro ou preju se o trade estiver fechado, já que não tenho nenhuma obrigação de fechar os trades em vermelho no momento e acho que no futuro darão lucro.

    WANESSA, pode escrever sobre o Rei das Blue sim, eheheh, será mais uma homenagem. Seu blog já está listado ali nos meus links favoritos.

    ResponderExcluir
  24. Reizão,

    seilá quem é gnomo ou ME. eu acho que vc tá desconfiado mesmo é que não pode ter mais gente além desses 2 escrevendo por aqui kkkk

    olha, rei, se o teu amigo tá comprado em petro desde 2000, e o PM dele tá em 15, então tá alto à beça. De lá pra cá a petro se valorizou fortemente, mas ela não é aparente no atual preço spot por conta de vários splits entre 2003 e 2008. E se vc é daqueles que gosta de botar os proventos nessa conta, então fica mais caro ainda esse PM de 15.

    agora, mesmo querendo muito acreditar nessa conta linear de 0,03 cents por dia, então o que ele faz é daytrade e não lançamento coberto. Pra operar DT com calls seja abrindo posição comprado ou vendido não precisa do ativo. aliás DT é exatamente isso que vc chama de "operar a seco", ficar 100% ligado e tal... DT é uma coisa, lançamento coberto é ouuuuutra.

    sobre o fato de vc achar que a vale5 ficou cara, qual o problema? o seu amigo não te provou que lançamento coberto + proventos resolvem o problema no longo prazo?

    sobre a puts, poderia me explicar qual a diferença entre vender puts e montar lançamento coberto?

    ResponderExcluir
  25. Eu nao disse que ele estava coomprado em petr4 desde 2000, disse que ele opera em bolsa desde mais ou menos 2000 e não fico checando as notas de corretagem dele; batemos uns papos sobre bolsa às vezes. Portanto, nao sei quando ele comprou ou vendeu petr4.

    Como assim LC não é DT? Cansei de fazer DT a partir de LC. É proibido lançar a 0,30 e depois comprar a 0,27 no mesmo dia? Em que planeta tu vives?, KKKKK

    Sobre sua implicancia em nao descontar dividendos do PM, vamos a um exemmplo radical: eu compro hoje um papiro a 20,00. No dia seguinte, a empresa me paga dividendos de 20,00. Então, qual meu custo de aquisição do papiro? Deixando de lado custos da operação, é ZERO, nao é?

    Respondendo à sua sabatina: quando faço um LC, me compromento a vender o ativo adjacente ao preço do strike da call (aposta na queda). Se eu vendo uma put, me comprometo a comprar o ativo adjacente ao preço do strike da put (aposta na alta).

    ResponderExcluir
  26. reizão

    fazer DT a partir de LC, acho que essa pergunta sobre "em que planeta tu vives", deveria ser feita de si para vós mesmo! kkkk

    gostei do exemplo radical de um provento de 100%... radical e realista! perfeito!

    e não foi bem uma sabatina. só queria a confirmação do que já estava óbvio: vc acha que lançamento coberto aposta na queda e que venda de put aposta na alta, como se fossem 2 estratégias diferentes...

    Mas o que ocorre é que são 2 estratégias absolutamente iguais. As 2 apostam na alta, com tolerancia pra mercado de lado. São estratégias bull e não bear. E isso é até conceituado em todos os livros sobre o tema. Mas é claro, vc deve "conhecer" centenas de feras de internet, como esse seu amigo das petros, que juram que o certo é o contrário.

    ResponderExcluir
  27. PUTZ, agora vi que escrevi besteira sobre as puts.

    Pensar em put sem simular em números, para quem não está acostumado, dá é nisso.

    Realmente, vender uma put de petr4 strike 28,00 por 1,00 é apostar na alta, porque se petr4 subir a 30,00, a put vira pó e tu embolsas os 1,00.

    Ok, tu venceste nessa e vou ficar antenado nas puts agora. Vou também checar a liquidez delas e começar a pensar nos casos.

    Vejo que vc não gosta de açções para longo prazo. Afinal, o LC foi feito para quem quer manter na carteira por longo período. Nada contra, afinal, eu mesmo já falei aqui que a blue de hoje pode ser o mico de amanhã.

    ResponderExcluir
  28. reizão,

    percebe-se que vc realmente quer aprender como se joga o jogo certo.

    em mercado não é tão importante se vc escolheu o jogo que vai ganhar ou o jogo que vai perder. Mas sim, que vc jogue o jogo escolhido da forma correta. Caso contrário, às vezes, mesmo conceituando a aposta certa, vc pode acabar perdendo.

    E LC não é estratégia de longo prazo. Isso não se trata de uma questão de gosto pessoal. É conceitual da própria estratégia.

    O que andam ensinando por aí é que muitos acham que só porque embolsam o premio quando o ativo cai, não compreendem que quando se embolsa um premio, ao mesmo tempo é porque o seu ativo se desvaloriza. É um resultado igual a enxugar gelo. No começo vc se remunera trocando valor ganho de premio com o valor perdido do seu proprio ativo. E se a queda continuar constante, no longo e até médio prazo, a enterrada no ativo é certa (como vc hoje está assistindo com a petro, e já foi com a telemar, embratel e outros do passado).

    E como vc que disse que não gosta de enriquecer dono de corretora, deveria saber que eles incentivam empurrar essa operação pra clientes porque é a galinha dos ovos de ouro deles. Ah, eles inclusive chamam e tentam te convencer que isso é hedge, que é pra vc entrar com bastante fé e vontade. Porque pra eles, se o tiro sair pela culatra do cliente, o risco de aborrecimento da corretora é zero. Só que hedge quem está fazendo é justamente quem está na outra ponta do lançamento coberto.

    PS - vc não falou mais sobre os proventos, mas acho bom vc saber outra coisa por conta daquele teu exemplo acima: quando um ativo de 20,00 paga um dividendo de 90% (não precisa ser 100%), na abertura do proximo dia ele surgirá na pedra como "ex-dividendos". Então se ele te pagar 18 de dividendos (90%), o seu novo preço de oferta no proximo dia será somente 2 reais... Ou seja, vc pagou 20, ganhou um retorno de 18 por dividendos, mas só existirá comprador no outro dia a 2 reais. Portanto....

    ResponderExcluir
  29. - Ok, até concordo que LC não é o melhor jeito de ganhar na bolsa. Mas acho que ele se justifica se vc quiser manter o papel para LP.

    Estou entendendo o que vc quer dizer: especular com puts e calls é mais seguro do que comprar para LP. E e´ até fácil demonstrar isso: se vc compra 200 mil de vale5 e ela sobe 10%, vc ganha 20 mil.

    Mas se vc deixa 190 mil na renda fixa e compra 10 mil de calls de vale5, nesse cenário, dependendo da call, ela dá uns 200% de alta, ou seja, vc ganha os mesmos 20 mil , arriscando somente 10 mil.
    E a vantagem é que com os mesmos 10 mil poderia apostar na baixa, comprando puts.
    O problema disso é que calls e puts podem virar pó se vc não estopar rápido, ao contrário de vale5 que pode recuperar depois.

    Uma estratégia boa para se pensar. Mas veja que no Brasil quantos papéis tem calls e puts liquidas? Talvez só uns 3, vale petr e ogx, talvez bvmf.

    - O exemplo dos dividendos, bem irrealista, era só para mostrar que é preciso considerar os proventos recebidos na contabilidade pessoal. Como vc mostrou, estratégia de dividendos tem que ser para LP, porque nada adianta comprar ação na véspera só para receber proventos.

    ResponderExcluir
  30. reizão,

    quando a gente fundamenta decisões de investimentos futuros com o argumento "longo prazo", não deixa de ser uma forma de se auto-iludir. é absolutamente impossível prever qualquer resultado seja bom ou ruim. mas quando dizemos "longo prazo", na verdade estamos empurrando com a barriga um problema que não fazemos a menor idéia de como irá se resolver. falar em longo prazo é mais uma postura de auto-defesa emocional, do que exatamente um objetivo. Existem milhares de blogueiros por aí com esse discurso. Mas só porque tanta gente quer desesperadamente se agarrar em falsas certezas aonde só existem dúvidas (futuro), não quer dizer isso seja certo ou minimamente racional.

    E em bolsa é mais assustador ainda esse discurso tão batido por aí. Muitos adoram falar "pradaqui a 20 anos". Mas não percebem que talvez o auge das suas apostas em LP tanto poderão alcançar o seu topo em 3 anos ou talvez em 17 anos. Mas quando fizer os tais 20 anos, pode ser que tudo já esteja derretido. Estabelecer prazos em bolsa é pedir pra ser atropelado pela realidade. Sem contar que adoram comparar suas ações compradas hoje com valores do ibov do passado. Como se uma coisa (uma única ação ou uma carteira muito da mal distribuida por setores e liquidez) tivesse correlaçao linear e direta com a outra (ibov).

    Mas enfim, rs, só vamos registrar aqui que suas conclusões anteriores sobre o que eu escrevi não estão de acordo com o que eu disse, ok?

    eu não disse que especular com derivativos é mais seguro que especular com ações pra LP ou vice-versa. Aliás os dois mercados são extremamente inseguros pra qualquer um com noções esparsas dos seus mecanismos e estratégias. A questão é que vc tem saber "jogar o jogo que vc está jogando de forma correta". Só porque uma ação que desaba vc pode guardá-la no fundo da gaveta, não quer dizer que no LP ela vai se colar sozinha que nem osso quebrado, desde que fique imobilizado. Se vc for fuxicar de verdade dentro de corretoras, conversar mesmo com o pessoal mais antigo das mesas irá descobrir que o contrário é mais recorrente que a crença comum: o que mais tem nas suas custódias são carteiras esquecidas há anos entulhadas de blue chips do passado. Porque bom cabrito nao berra e os mortos não falam.

    em resumo: tanto faz se o mercado é de ação, opção, futuro ou termo... se vc não domina com consciencia o seu funcionamento e estratégias qualquer um deles é igualmente inseguro. E conhecer isso não passa pelos "fundamentos" ou pelo "gráfico" de uma ação/empresa.

    Mas pro leigo, infelizmente, o que faz a diferença é a ilusão de que no futuro tudo se resolve...

    ResponderExcluir
  31. Como legítimo representante da Familia Gnomica, aproveito a parada em terras tupiniquins para posar, mesmo estando em viagem interplantária na tentativa de seguir uma bola chutada ontem à gol por um jogador de futebol brasileiro, devo discordar veementemente no anonimo, que não sei quem é, portanto não deve ser meu primo de itapira.
    Lançamento perfeito não temos só em basquete, temos também, baseball, futebol americano, disco, argolas, dardos, martelos e outros.

    O Gnomo do Jardim, sempre de olho no espaço, agora mais povoado por pelo menos 3 bolas de futebol das 4 chutadas à gol ontem.

    ResponderExcluir
  32. -´Anonimo 1, concordo mesmo que é fácil ver por aí pessoas deixando para LP ações que caíram.
    Mas veja que já falei neste blog que LP é o ciclo operacional da empresa necessário para valorizar o papiro.
    Portanto, LP, como vc disse, pode na verdade derrubar o papel.
    Vc perguntou pq eu não invisto mais em Vale e seus LC. É por isso: acho que ela está no topo e tende a se desvalorizar, por vários motivos. Mas achei barata em 10-2008 e por isso comprei e tradeei vários LC.
    É diferente de OGX , que acho que está só começando e pode atingir seu ápice em 2019.

    - El Gnomo de Volta!!! KKKK, tu gosta mesmo de ver esses malandros correndo atrás da bola para ganhar milhões? Eheheh.

    ResponderExcluir
  33. é esse cara aí que não fala coisa com coisa é que é o seu tal gnomo?


    brincadeira... kkkk

    anonimo 1

    ResponderExcluir
  34. Gnomo sim, mas não o primo de Itapira. Eu sou do Jardim, primo do Zurich, e de outros mais, afinal a familia é grande.

    E no momento em viagem... mas sempre de olho do céu.

    ResponderExcluir
  35. Quem ousou falar o meu nome em vão ?

    Vcs não sabem que não se deve pronunciar nem em sonhos o nome de um gnomo que ele aparece, poooorra?

    Agora vcs vão ter que me aturar...

    Mei Rei, Rei Mei!

    Mas já que estou aqui, veja isso, voça majestice! A sua poderosa e nobilíssima peçoa foi citada pelo tio jojo lá no reino dos ceguetas por conta desse seu pôust:

    http://forum.investidoragressivo.com/viewtopic.php?p=77958#77958

    El Gnomo de Itapira, ex-soneca!

    ResponderExcluir
  36. Não é sobre mim porque nao recomendei mndl4 em nenhum fórum.

    ResponderExcluir
  37. MNDL4 NAO ERA PREJUIZO ?????
    DAY TRADE TODO DIA!!!

    ResponderExcluir
  38. HOJE NAO DEU,AS COTACOES ESTAVAM ALTAS DEMAIS.
    MNDL4 SÓ OS BURROS VENDERAM.AMANHA NOVO DIA...

    ResponderExcluir
  39. Ihhh... acho que sobraram "burros" nesses últimos dois dias então, hein, Menino Gênio?

    ResponderExcluir