O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

11/04/2011

6ª homenagem da Empiricus ao Rei das Blue Chips

Por causa dos brilhantes, bem fundamentados e tempestivos comentários e críticas, o Rei, novamente, é merecidamente homenageado pela da Empiricus, no vídeo de 09/04/2011, neste link, nos 1:20 min. e também nos 2:00  min na parte 3, neste link.


El Gnomo de Itapira é homenageado na parte 3, neste link nos 10 segundos.  Respondendo à pergunta dos negos: não, não sou o Gnomo de Itapira.

Então vamos a mais alguns comentários:

1 - Sobre a aula de economia do Paulo Gala na parte 1 do vídeo de 09/04/2011:

Percebi que na Empiricus e no mercado em geral há grande preocupação dos EUA aumentar em muito os juros e sobre uma suposta bolha de commodities. O principal argumento são fatos passados, principalmente crises de 1970 e 1980.

Mas o mundo mudou muito desde então e também mudaram os EUA. 
A imensa dívida dos EUA os impede de dar uma porrada nos juros. Recentemente, vi notícia de grande investidor que zerou sua carteira de títulos dos EUA.  China e vários outros emergentes agora estão "quase emergidos" e por isso há grande demanda por commodites, razão pela qual não  é uma simples bolha - é grande procura mesmo.
A crise de 2008 provocou grande desalavancagem  mundial, razão pela qual os governos mundiais tiveram que emitir moeda - EUA principalmente, provocando inflação em nível mundial. 
Por isso é muito difícil enxugar a liquidez  aumentando taxa de juros porque pode ser um tiro no pé - aumento da dívida interna dos países, hoje já muito alta. Outro fator que impede os EUA em aumentar muito sua taxa de juros é o fato da China ser a maior detentora desses títulos - obviamente os EUA não querem enriquecer ainda mais o governo chinês, dando-lhe mais bala para concorrer com os próprios EUA.

O cenário mais provável, que eu vejo, é de continuidade da inflação mundial, que na verdade é uma "antecipação de PIB", ou seja, os governos emitiram moeda esperando aumento de PIB para lastrear toda essa grana em circulação. E como sabemos, inflação é uma forma de imposto, o que ajuda a diluir momentaneamente o valor das commodities para esperar a alta dos PIB.



 2 - Sobre a Inepar - vídeo de 09/04/2011, parte 2, neste link;
Esse mico eu quero! KKKKKKKK
O ME traça cenário extremamente otimista para o micaço, dizendo que em 3 anos o papiro pode atingir 40,00 e a empresa gerar 500 Mi de EBTIDA.
Ok, vamos aceitar esse cenário prá lá de otimista e admitir 500 Mi de EBTIDA. Atualmente, o EBTIDA é de 89 Mi e por isso o aumento sonhado é de 5,6 vezes. Para atingir esse fantástico número, a empresa terá que aumentar e muito seu capital social, já que não consegue girar seu famoso backlog de forma satisfatória. Veja que atualmente já há previsão de aumento de capital em 127 Mi.
Assim, uma estimativa razoável é que Inepar teria que triplicar seu capital social para gerar tal EBTIDA, o que levaria o número de ações para cerca de 285.000.000.
Um EBTIDA de 500 Mi pode levar a uns 250 Mi anuais de lucro líquido (conforme proporção do último balanço). Considerando que 50% desse lucro seria distribuído aos acionistas, a remuneração por ação seria de 0,44 ao ano.
Assim, quem comprasse INEP4 a 40,00 receberia 1,09% ao ano de dividendos. Isso é muito pouco, aliado ao fato de que as margens atuais da empresa são muito ruins e por isso o cenário de EBTIDA de 500 Mi ao ano é muito pouco provável.


Uma estimativa mais realista (dentro de um cenário extremamente otimista) seria EBTIDA de 300 Mi, o que levaria a remuneração anual projetada para 0,26, ou 0,65% ao ano para o comprador de INEP4 a 40,00.
Se ele comprasse o papiro a 4,00, seu dividendo anual seria de 6,5%, indicando que a melhor precificação para esse papiro é de uns 3,00 ou menos - isto para quem acredita numa espetacular reviravolta da empresa. Mas eu não acredito nisso.


Ainda deve-se levar em conta os títulos potencialmente podres da empresa. Se forem totalmente podres, o PL fica negativo e INEP4 estaria cara na cotação de 0,50. Se forem apenas parcialmente podres, o prejuízo de cerca de 550 Mi (vide ressalvas dos auditores nos balanços) que deveria ser contabilizados me leva a precificar INEP4, na melhor das hipóteses, a uns 1,20.
-

13 comentários:

  1. Fiquei extremamente chateado, não com as informações reais sobre a inepar, mas sobre sua negativa de ser ele o primo Gnomo de Itapira, mundialmente conhecida por Ducado dos bebedores de destilados de cana de açucar com limão e gelo.

    Seria uma honra ter como parente próximo tão majestifica e sabedorística pessoa quanto o Rei!!!

    Gnomo do Tanque, sempre na beira do reservatório d'água em dias de sol.

    ResponderExcluir
  2. Mei Rei! Rei Mei!

    Ahhhhh....... Agora Pai Mei me entristeceu!

    Eu, um reles gnomo, ser confundido com vossa majestice? Nem de longe eu se pareço com o senhor que és a monumental réplica de um Fábio Assumpção, equipado com o cérebro de um Einstein!

    kkkkkkk

    Mas num ponto ele estão certos, Mei Rei: é chegada a hora do senhor se revelar a eles em todo o seu esplendor e glória. Aliás isso era bem "normal" de acontecer nos tempos da Antiga Grécia, quando os deuses desciam a Terra em suas carruagens aladas vindos do Olimpo para dar o ar de suas graças aos reles mortais!

    Vai lá, Mei Rei... é só ligar e marcar:

    (11) 2362.3765

    Tenho certeza que se assim procederes, serarás a atração imperdível do próximo programa....

    El Gnomo de Itapira
    Embachador D'El Rey


    E mais: reza a lenda que Pai Mei tem aquilo que chamam de "toque de brizola". É assim que funciona: se ele apertar sua mão e tocar no seu ombro, fudeu, o senhor será imediatamente transformado num brizolista, digo, "ineparista" radical! E enquanto isso a inepar não pára de subir. e tô compradasso!!!

    Ainda dá tempo de vossa majestice fechar o seu shortis em inepar, Mei Rei! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Gnomo, esse tel aí cai direto na sua mesa na Empiricus? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. aslkdalsdjsaldasldd

    Mei Rei,

    Terarás que arriscardes!

    Tapinha, digo, telefonar não dói... kkkk

    Enquanto isso no Universo Bursátil, ibov é menas 0,5%, inepas é + 0,71.... e ELET3, dexa vê aqui... menas 0,75% !!!! Abaixo de 25 pilas? Kekeiço???? kkkkkk

    El Gnomo Telefonista
    Alou, Empiricus?
    Boa tarrrdi em que posso ajudá-lo?

    kkkk

    ResponderExcluir
  5. Valentim-clicando neste video aparece o cara dizendo que só vai responder as suas perguntas no dia que vc se identificar.Isto é homenagem?

    ResponderExcluir
  6. é sim Fabiano, quando citam o nome do Rei por aí os Deuses das Blue Chips se sentem homengeados, kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Quais perguntas Valentim??

    ResponderExcluir
  8. As perguntas eram essas:

    -------------------------------

    Salve, salve, miqueiros da Empiricus!!

    QUESTIONS!!!

    1 - Sobre o programa: a qualidade da TV Empiricus melhorou muito após vossa saída da TV. Espero que, quando voltardes à TV, que vós mantenhais a independência, tempo, conteúdo e espontaneidade - coisas que perdêreis quando foram à TV Gazeta. E sem essa de futebol, não é?
    2 - Inepar: o que vós achais da possível diluição do valor patrimonial nos prováveis futuros aumentos de capital do mico? Pelo que leio no fórum da IGREJa Radical Inepariana no ADVFN, o BNDES poderá converter dívida em capital. Mas há aquelas ressalvas de cerca de 550 Mi feitas pelos audiores, que, se contabilizadas, reduziriam o VPA de inepar para uns 0,63. Por isso, eu acho que o BNDES não aceitaria subscrever ações a um valor superior a 1,20.

    Sobre dividendos: a Inepar vai pagar dividendos, mas, como está sem grana, vai usar o dinheiro obtido através do recente aumento de capital. Isso não é efeito Ponzi? Eu acho que a empresa poderia muito bem não pagar dividendos sob a alegação de reestruturação, mas, com há a briga de minoritários X controladores, parece que vão pagar só para eliminar o direito a voto das PN.

    3 - HABITASUL - HBTS5 : recentemente, a empresa reavaliou seus ativos (centrados em imóveis) e, por isso, seu VPA saltou para 57,36, sendo que sua cotação está em 6,60. Sua receita e lucro aumentou muito também. Quais vossas perspectivas para esse papiro, considerando seu ramo de atuação (imóveis e turismo no Sul; Celulose Irani), a falta de tag-along para o único papel negociado em bolsa e a baixa liquidez?
    -
    Valentim Terra.
    http://reidasbluechips.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Legal, tenta colocar mais estas duvidas:

    1) O site do Tesouro deixa explicito que as apolices da Inepar (Governo RJ) não sofrem nenhume especie de correção de juros e principal. Por favor comentem.

    2) Vcs afirmam que os titulos podem ser usados p/ compensação de tributos. A Inepar já perdeu em ultima instância a ação para esta compensação. Na visão dos ministros estas apólices estão prescritas e não tem nenhuma liquidez. Como a Inepar deixa em balanço que ganhou em 1a instancia em 2002 se esta ação já esta julgada em 3a instância? Por favor comentem.

    3) Mesmo que fossem usados p/ compensação a Inepar teria um mutuo com a IAP somente trocando de credor desta "divida". Por favor comentem.

    ResponderExcluir
  10. Ok, acabei de enviar o seguinte email:

    -----------------------


    Salve, salve, miqueiros da Empiricus!!

    Acho que vós entrardes em terreno pouco fértil ao exigir meu verdadeiro nome. Isso é irrelevante, até porque posso dizer qualquer coisa.

    E no meu blog neguinho tá louco questionando a Inepar.

    Please, answer the

    QUESTIONS!!!

    1 - Inepar: o que vós achais da possível diluição do valor patrimonial nos prováveis futuros aumentos de capital do mico? Pelo que leio no fórum da IGREJa Radical Inepariana no ADVFN, o BNDES poderá converter dívida em capital. Mas há aquelas ressalvas de cerca de 550 Mi feitas pelos audiores, que, se contabilizadas, reduziriam o VPA de inepar para uns 0,63. Por isso, eu acho que o BNDES não aceitaria subscrever ações a um valor superior a 1,20.

    2 - Sobre dividendos: a Inepar vai pagar dividendos, mas, como está sem grana, vai usar o dinheiro obtido através do recente aumento de capital. Isso não é efeito Ponzi? Eu acho que a empresa poderia muito bem não pagar dividendos sob a alegação de reestruturação, mas, com há a briga de minoritários X controladores, parece que vão pagar só para eliminar o direito a voto das PN.

    3 - O site do Tesouro deixa explicito que as apólices da Inepar (Governo RJ) não sofrem nenhume especie de correção de juros e principal. Por favor comentem.

    4 - Vós afirmais que os titulos podem ser usados p/ compensação de tributos. A Inepar já perdeu em ultima instância a ação para esta compensação. Na visão dos ministros estas apólices estão prescritas e não tem nenhuma liquidez. Como a Inepar deixa em balanço que ganhou em 1a instancia em 2002 se esta ação já esta julgada em 3a instância? Por favor comentem.

    5 - Mesmo que fossem usados p/ compensação a Inepar teria um mutuo com a IAP somente trocando de credor desta "divida". Por favor comentem.

    6 - HABITASUL - HBTS5 : recentemente, a empresa reavaliou seus ativos (centrados em imóveis) e, por isso, seu VPA saltou para 57,36, sendo que sua cotação está em 6,60. Sua receita e lucro aumentou muito também. Quais vossas perspectivas para esse papiro, considerando seu ramo de atuação (imóveis e turismo no Sul; Celulose Irani), a falta de tag-along para o único papel negociado em bolsa e a baixa liquidez?
    -
    Valentim Terra.
    http://reidasbluechips.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Rei Rei ando preocupado...a Igreja esta em crise. Todos sumiram e nossas perguntas continuam sem respostas..o papiro este de volta a 5,2 depois de todos fatos maravilhoses que eram unlock value hahaha

    como eh que faz??

    ResponderExcluir
  12. Açoes sao para longo prazo, ehehe

    ResponderExcluir