O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

14/03/2011

Eike Batista no Manhattan Connection: quando um vencedor é entrevistado por um perdedor.

Ontem no Manhattan Connection Titio Eike recebeu perguntas idiotas do Diogo Mainardi. Essa é a maneira que perdedores costumam encontrar para tentar diminuir o vencedor: tirando sarro.  Obviamente, Eike nem deu muita bola e encarou com humor.

PETROBRÁS:
Por falar em vencedores, o fundo Orbe parece campeão do mercado de ações, já que acumulou ganhos de 1.125% em 9 anos. Gostei do fato de que a opinião do gestor do fundo é parecida com a minha para PETR4 e PETR3: não é um bom investimento para longo prazo (basta pesquisar por PETR4 neste blog para ver vários posts sobre o papiro). Neste link ele explica o motivo.
-

47 comentários:

  1. Esse seu comment de vencedor e perdedor é ridículo. Cabeçinha pequena a sua ein.

    ResponderExcluir
  2. Se o cara é bilionário e mesmo assim não deixa de ser um palhaço (sic!), porque não tirar sarro? kkk

    ResponderExcluir
  3. O Diogo nasceu em classe média alta, teve educação de primeira no exterior, igual ao Eike.

    A diferença é que o próprio Diogo já disse que largou faculdade de Economia na Inglaterra por preguiça. Já o Eike saiu de classe média alta para bilionário, aumentando o PIB do Brasil, empregando milhares e dando lucros para investidores e para a BMFBovespa (gerando corretagens e tarifas incontáveis).

    Investidores como nós podemos criticar sim o Eike, do nosso ponto de vista.

    Mas para o Diogo, como entrevistador e comentarista profissional, é patético assumir aquela postura - só pode ser inveja ou ressentimento de alguém que poderia fazer pelo menos 10% do que Eike fez.

    Se o Eike é palhaço ou não, não me importa. Enxergo suas realizações como empresário e tento lucrar com isto.

    ResponderExcluir
  4. O Eike já foi corno de bombeiro pobre, dá pra se considerar vencedor nisso? O Diogo, com certeza, não. kkk! Além do mais, o Diogo mora na Itália e o Eike no Brasil (argh!) e adora um samba (Aaaargghhh!)

    ResponderExcluir
  5. Diogo mora em Veneza pq casou-se com uma veneziana; certamente mora lá pq a muié deve ter ganho um apto de herança.
    E vc já ouviu falar do cheiro de esgoto que é Veneza? Só para turismo mesmo.

    Já viste a mansão do Eike? Já viste o escritório de frente à praia dele? Nem dá para comparar, aliado ao fato de que Eike comprou com grana dele; não precisou usar herança de muié nenhuma.

    ResponderExcluir
  6. E outra: já viste a Luma hoje, como está feia? Na minha opinião foi bom ele ter se divorciado e pegar a gostosa atual, advogada das empresas dele. Mais bonita, mais produtiva, mais nova, mais inteligente.

    ResponderExcluir
  7. Mais espertalhona com certeza. kkk pobre Eike.

    ResponderExcluir
  8. Mei Rei!

    Ó nóis eu aqui otraveiz dinovo!

    kkkkkkkkkkkk

    1) Lumitta continua linda! Pramim, ela não mudou nada e ainda continua a mesma mugüerão, quando EU a apresentei ao Eikitto em Angra naquela dia da corrida de offshore.

    2) Eikitto sempre foi preiboi (nada contra...). Mas ele foi o filho certo, do pai certo, no lugar certo, na hora certa. E por conta dessa sorte e mérito ganhou "concessões" ao longo dos anos 70 e 80 de explorações minerais e repassava o risco e o trabalho para empresas estrangeiras enriquecendo a base de royalties...

    3) Mas aí um dia ele "decidiu" tirar o quimono... Kiporra é essa? kkkkk

    4) Então nos últimos anos, ele entrou nessa espiral X e pralá de alavancado. Jogo grande, muito grande. Não precisava, mas entrou. Pode dar certo, como pode não dá. Só o futuro dirá. E mesmo vencendo ou perdendo ele terá méritos, sem dúvidas. Na pior das hipóteses o mérito de ter "tirado o quimono", sem a menor necessidade. Algo me diz que ele quer provar alguma coisa: se não for pra alguém, pelo menos pra ele mesmo É CERTO! A vida tem desses mistérios... kkkkkk

    4) E quanto ao Mainardi, não gostaria tê-lo nem como vizinho.... kkkkkk. Mas é um cara necessário no mundo. É importante que sempre exista alguém com saco e vontade pra mandar a real na cara dos "intocáveis".

    E Mei Rei, tudo o que acabastes de escreverdes nada mais foi que repetir o meeeesmo discurso parolado por Eikitto na entrevista.

    Ou seja: vossa majestice comprou o peixe da maneira como peixeiro embrulhou....

    kkkkkk

    Ahhhh, e antes de mais nada: sim, invejo Eikitto. Ele é bonito, é rico e mesmo que dê tudo errado, ele não sai pobre dessa "Aventura X". Como diria o Gnomo-Rei: um cara de 10 bilhas caso perca 9 bilhas, o máximo de ruim que lhe acontecerá é passar a ser conhecido como um cara de 1 bilha... kkkkk

    PS - e mais: sobre "vencedor x perdedor", como disse lá o anonimus é meio ridículo mesmo esse enfoque maniqueísta. Prefiro dizer que a melhor estocada ficou pro Eikito: quando o Mainardi perguntou pra ele se investiria em Veneza e ele respondeu que não, porque aquilo lá tá afundando no mar! Touché!

    Essa foi boa, Eikitto! Fecha o pano.... kkk

    El Gnomo de Venecia

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que o rei era assim tão íntimo do Mainard pra saber de onde é oriunda a renda do cidadão, ou de quais os motivos que o fizeram mudar para Veneza.
    Será que não houve o advento de uma herança também recebida pelo Sr X?

    --
    El Gnomo do de Briga do Cartório de Notas

    ResponderExcluir
  10. Acabei entrando na onda aí dos comentários e partindo para especular sobre o foro íntimo dos cabra.

    O que eu quis focar foi o lado profissa dos nego.

    Um comentarista assumir o papelão do Diogo em nível nacional, daquele jeito, transparecendo que estava com, sei lá , inveja, ressentimento, birra, desdém, sobre o sucesso do Eike, é patético. Por isso, achei que o Diogo assumiu a postura de perdedor frente ao Eike.

    Sobre os riscos das empresas X, Gnomo, a única diferença com as demais empresas da bolsa é que as X são pré-operacionais. Se vc comparar com a Petro, digo que existem duas petro hoje: a Petro operacional que conhecemos e a pré-operacional (pré-sal, que vende sonhos a 16 KM abaixo do oceano).

    ResponderExcluir
  11. Rei ó Rei da coroa de lata, que parece que quem tá virando o zóio de inveja, birra e sei lá mais o que, é tu.
    Além do mais, advogados são a pior raça que tem no planeta, falo porque tb sou um deles, somos um bando de sanguessugas e as advogadazinhas, então, são piores ainda.
    E Luma?? Oras, é e sempre foi um mulherão de tirar o chapéu, continua linda e gostosona. E sabias que ela é muito mais empresária do que parece?? É uma figura pública, administra sua imagem e tb uma linha de cosmésticos.
    Ora ora ora, meu Reizinho, "quem desdenha quer comprar". kkk

    ResponderExcluir
  12. Esqueci: É pra focar o "lado profissa das NEGA tb.
    Nesse caso, Luminha é muito mais do que uma relis advogadazinha, que aliás, como se chama mesmo??

    ResponderExcluir
  13. grande Rei...
    eike a favor da tjlp!!! quem eh a favor da tjlp tem que ser olhado com extrema desconfianca.
    o conjunto de blocos que a ogx arrematou pertenciam a petro. ele disse no roda viva que acha 2 pocos por furo...inacreditavel e estatisticamente desafiador o indice de acertos.
    depois disso o governo simplesmente congelou os leiloes (ou rodadas).
    vc conhece a pink fleet?? frota de 1 barco soh.
    o eike (e as "x") eh tao real quanto a cabeleira que exibe.
    ele nao vai operar nada e vender tudo assim que conseguir...pode escrever.
    o mainardi eh um fudi..o. nem ele se leva a serio. identificar ele como perdedor eh maniqueismo. ele soh eh um porra louca nascido em berco de ouro e sem cabresto....ou seja, um tipo indispensavel na cronica brasileira.
    PS. o obama vai anunciar um mega contrato com a petro na visitinha....

    ResponderExcluir
  14. o orbe eh bom, concordo. eu gosto deles e os frequento.
    eram uns caras do fama que sairam e se deram bem.
    mas eles recomendavam unipar (unip6..ou 3, vai..) a mais de 2 reais.
    eles tiveram (ou ainda tem) todas as karsten.
    essa performance vira poh se houver resgate de 40% do PL. vira POH.

    ResponderExcluir
  15. 16 km abaixo do oceano eh algo que vc deveria guardar pra vc.

    as s novas reservas de oil estao fundo mesmo. quem fura fundo (e nao tin terra) eh a russia que nao acredita (minha opiniao tbm) na origem "biotica" do oil.

    (leia tudo do daniel yergin da cera pra saber mais)

    o pre sal estah viabilizado economicamente e apesar do custo ser muito maior que a producao on shore do oriente medio, mas mesmo assim absolutamente viaveis considerando o spot e as projecoes.

    o orbe nao quer que petro suba. administra fundos encalacrados em small caps de liquidez 0.

    ResponderExcluir
  16. Fdp me imitando. Essa corja de internet não presta huahuauhau

    ResponderExcluir
  17. EXistem duas petrobras, assim como existem duas realidades... uma real e uma na sua cabeça kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. O Eike deu a grande porrada quando vendeu a MMX para a Anglo American. Ali foi U$ 5 bi cash, foi quando o titio ficou liquido de verdade. Ele tinha vendido Onça-puma pra vale e outros deals mas nada comparado a esta transação.

    A ideia de comprar os blocos foi do Landim, segundo dizem, e ele teve folga pra pagar os 1,5 bi por 21 blocos por que a negociação dos ativos da MMX com a Anglo já estavam bastante avançadas.

    Ou seja, aconteça o que acontecer, titio Eike ta mais do que rico. Entretanto, acho que o risco operacional e de diluição, especialmente em OGX, são enormes e este plano de 80 bi de patrimonio podem na verdade ser uma pequena fração disso.

    ResponderExcluir
  19. Tudo isso q vcs falam do Eike e suas informações privilegiadas significam que as X podem ter risco muito menor do que o mercado acha. Ou será que o Eike iria tirar o roupão para perder dinheiro?

    Eu não acho que há risco de diluição na OGX. A forte posição de caixa + farm out irão proporcionar investimentos sem necessidade de aumento de capital.

    ResponderExcluir
  20. Valentim, estes relatorios de consultorias contratadas para barris provaveis e etc. tem muito de bullshit. Quase todos os poços realmente tem presença de hidrocarbonetos.

    A prova do pudim são os testes de longa duração, o que a OGX nunca fez!!! A maioria dos poços com presença de hidrocarbonetos não são comercialmente viáveis. Quem compra HRT e OGX com bases nestes reports ta fudido.

    Adicionalmente, o Eike vem com história de barris com custo de produção de aguas rasas. Isto é simplesmente ridiculo!! Ele (OGX) não tem nenhuma infraestrutura de produção, armazenamento e distribuição. Ele vai usar da Petro?? acho que não, o que eh da petro e da Petro.

    Por exeplo, a OGX não tem nenhum pipeline e vai ser obrigado a usar FPSOs e shuttle tankers, as mesmas para aguas profundas, que são absurdamente caras. Isto sem falar em infra onshore, que ele tambem não tem. De novo, o que eh da Petro e da Petro. Eu realmente nçao entendo como o titio pretende fazer isto.

    Obviamente, eh por isso que ele quer tirar dinheiro da mesa vendendo um grande stake dos ativos.

    ResponderExcluir
  21. Mas o lance da infraestrututura todo mundo sabe. É por isso q é aguardado o farm out, para arrecadar grana. Eu suspeito que o Eike vai é vender toda a OGX e se dedica somente aos outros projetos e mais alguns novos.

    O teste de longa duraç~çao em Waimea deu muito certo e superou expectativas. Esses testes são caros e talvez por isso não façam para todos os poços.

    ResponderExcluir
  22. Rei, os TLD ainda não começaram neste poço. Vai ser o primeiro. Eles fizeram somente o IP.

    Não me parece que todo mundo sabe...já que se tiver que vender 30-40% das reservas pra montar a infra estamos falando em uma empresa de petroleo bem menor do que se diz hoje. Hoje precifica barris como se tudo fosse viavel e infra pronta.

    Alias, compradores estratégicos sabem disso (vão ter que fazer infra tambem) então o valor de farm out pode ser muito inferior ao "esperado" pelo mercado.

    ResponderExcluir
  23. Não, o valor estimado de farm out é de US$11,00 a 15,00 (isso qdo o oil estava a US$87,00).
    Basta fazer as contas e veja que vai bater com as projeções de 29,00 a 36,00 divulgadas para ogxp3.
    Esse preço é para venda de reservas de oil simples, ou seja, a compradora terá que fazer toda a infra.

    ResponderExcluir
  24. Rei vc sabe me dizer das reservas da OGX o que eh:

    Provadas (%)
    Provaveis (%)
    Possiveis (%)

    ResponderExcluir
  25. Na OGX as reservas de 6,7 bi de petroleo são recursos potenciais com estimativa baixa (de cerca de 34% de êxito do total de uns 24 bi possíveis), então são reservas prováveis.

    Pelo que li, o preço-alvo de 33,00 para ogxp3 não leva em conta as reservas de gás que são gigantescas (talvez pela falta de estrutura para seu transporte).

    ResponderExcluir
  26. Se eu não me engano no linguajar seria então reservas possiveis (> 10% mas < 50%).

    Abs

    ResponderExcluir
  27. Os textos abaixo são do relat´rio da DM de 09 2009.
    Só para confirmar, todo o valuation que o mercado faz de ogx só leva em conta o petróleo e as reservas abaixo de gás são ignoradas.

    Estimativa
    Média
    Unidades Inglesas

    Recursos potenciais totais de óleo ajustados por Pg, 10³bbl 6,732,204

    Recursos potenciais totais de gás ajustados por Pg, 106 ft³ 7,338,078

    Observações:
    1. Aplicação de Pg não iguala recursos potenciais a recursos contingentes ou reservas.
    2. Eficiência de recuperação aplica-se aos recursos potenciais nesta tabela.
    3. Não há qualquer certeza que qualquer parte dos recursos potenciais resumidos aqui será descoberta.
    Se descoberta, não há qualquer certeza que será comercialmente viável produzir qualquer parte dos
    recursos potenciais aqui previstos.
    4. Os volumes sumarizados acima não incluem o potencial volume de gás associado nos prospectos do
    Espírito Santo. O potencial de gás associado foi estimado deterministicamente e é sumarizado nas
    tabelas Quantidade Potencial Média, Despesas e Custos

    ResponderExcluir
  28. Soh o Petroleo? de novo, entre relatórios pagos e os TLD existe um enorme gap...

    minha opiniao eh simples, comprar uma commodity perto do seu all time high (quintuplicou de preço em 7 anos) em uma empresa sem a infra e track record eh muito arriscado pro meu gosto.

    eu acho que a melhor coisa seria o tal do farm out, aproveitando crise no OM e os atuais preços pra tirar granda da mesa.

    ResponderExcluir
  29. Ehhhh.... Mei Rei,

    O anonimus tá mais pra certo do que pra errado, acredite, vossa santidade...rs.

    E como ele bem alertou:

    " estes relatorios de consultorias contratadas para barris provaveis e etc. tem muito de bullshit."

    Agora a cereja do bolo, sem dúvidas, foi essa:

    "EXistem duas petrobras, assim como existem duas realidades... uma real e uma na sua cabeça"

    UAUAUAUAUAUA


    Seinão...

    Eu acho que vi um gatinho... kkkk

    El Gnomo Piu-Piu

    ResponderExcluir
  30. Eu acho que para todas as empresas listadas existem várias: uma real e várias nas cabeças dos mais de 500 mil investidores.

    E se os relatórios de reservas são bullshit, também são as reservas da Petro, que usam a mesma técnica.

    Se bolsa fosse consenso, jamais iria haver variação de mais de 0,50% por semana em cada ativo - exceto por novos fatos relevantes.

    ResponderExcluir
  31. MEI REI! REI MEI!

    DEIXEMOS DE LADO AS DESAVENÇAS E NOS ATEMOS AOS INIMIGOS DA CORTE!

    VEJA:

    http://blogempiricus.blogspot.com/2011/03/nem-sempre-saltar-demandara-energia.html

    O tal Prof. Lêvi Bobos tá acusando vossa majestice de PATÉTICO!

    Declaremos guerra a esse infiel que consta em suas fileiras de blogs recomendados!

    Esse canastrão não sabe nem o que é uma opissa e tá tentando conquistar a simpatia do inimigo as vossas custas!

    Ao cadafalso com o Prof. Lêvi Bobos!

    El Gnomo Alcagüete

    ResponderExcluir
  32. Deixe o Bobos falando abobrinha prá lá.

    Gnomo, lembra-se do resumo do livro do Taleb em duas páginas? Agora o blog do Kanitz arrumou um resumo em algumas linhas , veja:

    http://blog.kanitz.com.br/

    Charlie Rose Entrevista Nassim Taleb


    1. O futuro não é previsível, e portanto deve-se preparar contra ele, tendo reservas financeiras.

    Por 500 anos nossos economistas não pensavam assim, até hoje criticam o "custo absurdo de ter reservas", e a cada crise imprevisível iam pedir dinheiro ao FMI e ao Bill Clinton, piorando as crises com dívidas impagáveis.

    ResponderExcluir
  33. Mei Rei,

    Nada contra o Kanitz, apesar de achar que ele é dado a fomentar certos simplismos sobre o mercado de renda variável, que podem levar leigos a caírem numa sinuca de bico financeira...

    Mas esse post dele - inclusive - é uma homenagem ao Taleb....

    Taleb, que por sinal, tb é um crítico feroz de quem fomenta simplismos sobre o mercado.

    ResponderExcluir
  34. A petro tem reservas provadas; o fato eh que a Petro produz mais de 2MM barris dia e OGX não produz uma gota.

    O problema dos reports eh o mesmo de agencia de ratings são pagas pra dar report mas não tem absolutamente nenhum liability se algo da errado.

    ResponderExcluir
  35. Anonimo,

    Seguinte: aquele que ousar falar maus dos atributos de Luma vai ter que rolar na porrada com o gnomo, independente se ele vai apanhar ou não!

    kkkkkk

    Mas aí, levamau naum, mas a atual morenaça Madame X, admitamos, tb é fogo nas canjicas.... kkkkk

    Veja só que ela pediu e ganhou de presente de Coroné X:

    http://odia.terra.com.br/portal/diversaoetv/html/2010/10/eike_batista_e_sua_namorada_a_advogada_flavia_sampaio_inauguram_clinica_de_estestica_na_barra_118624.html

    PS - e quanto a cabeleira de Mister X, ela de fato não é "real", na verdade, foi tudo em "dólar". É só pra quem pode...

    uauauauauauauau

    El Gnomo das Candongas
    Em Defesa da Verdade !

    ResponderExcluir
  36. Num tô falando, a advogadazinha já começou a cumer ele pelas pernas. Pobre Eike, se ela der de cara com algum bombeirão sarado titio Eike perde de novo. kkk

    ResponderExcluir
  37. 1) Tem um gnomo ali fissurado em listas uhauauhauh

    2) Pensei que o Valentão tivesse morrido, deu uma sumida e tal edeixou o blog desamparado.

    ResponderExcluir
  38. Luma eh Luma gnomo

    mas que o Eike comprou na baixa e vendeu na alta, ah sim ele fez hahahaha

    ResponderExcluir
  39. Simplesmente brilhante o post do Rei no Blogue Impiricus hahaha nem sei como postaram...

    ResponderExcluir
  40. Srs os convido a verem o ultimo programa Impiricus no site e olhem o quadro atras do ME hahaha

    este cara devia fazer stand-up comedy ao inves de querer bancar o Nassim brasileiro!!

    ResponderExcluir
  41. Mais um detalhe ate o cabelo e o cavanhaque ele ta deixando igual...kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  42. Mas é por isso que eu assisto os programas da impiricus: é um teatro in home; melhor que stand up comedy, pq na impiricus tem 4 comediantes, mas sentados, KKKKKKKKK.

    E foi isto que eu quis dizer mesmo sobre a Luma: o Eike comprou na alta e vendeu na baixa mesmo, KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  43. vc eh pessoa non-grata la...quer coisa melhor que isso kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  44. Corrigindo: o Eike comprou na baixa e vendeu na alta mesmo.

    ResponderExcluir
  45. Anonimo,

    "Luma eh Luma gnomo

    mas que o Eike comprou na baixa e vendeu na alta, ah sim ele fez hahahaha"

    ----- ******** ---------

    Pô, essa aí foi de ippon!

    Pra essa "luta" gnomo pede penico!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    El Gnomo

    ResponderExcluir
  46. Rei olha isso:

    No âmbito desse pedido, a CVM solicitou o aprimoramento de termos do edital do
    Leilão e de certos itens do Formulário de Referência e, também, de ajustes nas
    Demonstrações Financeiras de 31.12.2009. Com base nos ajustes solicitados, a CVM
    enviou à Companhia, no último dia 21 de janeiro, o Ofício CVM/SRE/GER-2/Nº
    75/2011, no qual informa se encontrar impossibilitada de dar prosseguimento à análise
    do pedido de registro da Oferta Pública de Distribuição de Sobras, enquanto esses
    ajustes não forem efetivados. A efetivação de tais ajustes demandará tempo, inclusive
    em virtude do fato de que certos ajustes serão objeto de recurso à Superintendência
    de Relações com Empresas - SEP, nos termos da Deliberação CVM nº 463/03, o que
    postergaria ainda mais a realização do Leilão e a conclusão da Oferta Pública de
    Distribuição de Sobras.

    Sera que eh pelos titulos bomba? hahaha

    ResponderExcluir
  47. Pode ser mesmo que no próximo balanço já sejam contabilizados os títulos podres.

    ResponderExcluir