O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

27/02/2010

As eleições, a bolsa e seu bolso: tudo a ver.



O post sobre a carta do Roubarruda aí abaixo levou a uma pequena discussão no fórum da revista Exame.


Não adianta esse papo de esquerda ou direita. Todos os partidos políticos tem, na sua liderança e na sua maioria, ladrões dominando tudo. Quem entra na política com boas intenções descobre que, para sobreviver nela, tem que fazer falcatruas também, se quiser continuar.
O sistema de escolha por votos (conhecido como Democracia) só resulta na nomeação de populistas, manipuladores de opinião, ou seja, de espertos que não sabem fazer nada, sabem somente se eleger.
Deveria ser mudado esse sistema. Cortar cerca de 90% ou mais de cargos legislativos. Os 10% restantes seriam ocupados por pessoas reconhecidamente capacitadas, escolhidas por concurso público de provas e títulos, com avaliação do seu passado profissional e/ou acadêmico.
Receberiam salários altos, dignos da importância do cargo, cerca de 1Mi por ano ou mais, com bônus por bom desempenho, no mesmo sistema adotado por corporações privadas. Acabar com essa história de partidos, seriam profissionais trabalhando para o país como um todo.
Eu acho que a continuidade do atual sistema eleitoral só vai trocar os imbecis que ocupam o cargo, e os erros continuarão os mesmos dada a falta de capacidade e falta de compromisso dos eleitos.
Continuaremos sempre com aquela lenga-lenga nas eleições, sempre trocando 6 por meia-duzia de ladrões incompetentes.
Se sou utópico ou não, só sei que quero um mundo melhor para viver. Se todos quisessem e agissem para tornar isso realidade, com certeza esses políticos já estariam em qualquer outro lugar, exceto entre nós.
-

19/02/2010

Até o Ricardo Amorim tá falando que vai cair...

Nessa entrevista ao Portal Exame, Ricardo Amorim disse que o Ibovespa deve cair aos 55K antes de retomar uma nova alta.
Até mesmo os analistas profissionais estão confusos com as bolsas e a atual conjuntura econômica.
Tempos de grande volatilidade.
-

Alta recente do Ibovespa X conjuntura econômica: tem algo errado.

Ainda continuo acreditando em bear market, apesar da alta dos últimos dias. A recente notícia sobre o aumento de taxa de juros nos EUA, somada às notícias sobre os problemas de solvência de países europeus, indicam que a tendência de baixa deve continuar.
-

11/02/2010

OFF bolsa: a carta de Arruda está repleta de erros básicos de Português.

Assunto fora da bolsa, mas de grande repercussão.

Um Governador de Estado deveria saber regras básicas da Língua Portuguesa. A carta do Arruda, escrita à própria mão, contém erros crassos, pequenos é verdade, mas não condizentes com um cargo tão importante.

Isso me leva a confirmar que ele só pode ser culpado, já que não dá importância à cultura, e sim às maquinações políticas, que em suma limitam-se a roubar verbas públicas para um estreito círculo de relacionamento (a famosa "curriola").

A maneira como uma pessoa escreve revela parte de seu perfil.  Lendo a carta dele, percebi que não se trata de pessoa digna de ocupar um cargo de tamanha relevância.

A Administração Pública brasileira deveria buscar novas formas de nomear pessoas para cargos importantes, já que o voto mostra-se, em muitos casos, falho em escolher os mais capazes.

Quem conhece sabe que o nível dos Vereadores é sofrível; apenas os Deputados Federais e Senadores têm muitos casos de pessoas com bom nível intelectual e cultural. O resto são apenas espertalhões oportunistas que só querem roubar e nada mais.
-

Declarações de Bernanke podem desanimar bolsas; Vale decepciona.

As declarações de Bernanke constantes nesta notícia da Associated Press/Yahoo sinalizam a necessidade dos EUA em aumentar as taxas de juros.

O balanço da Vale de 12/2009 mostrou redução da quantidade vendida, do lucro e da receita, tanto em relação ao ano de 2008 quanto ao 3T09. Seu VPA também sofreu redução, devido a ajustes de avaliação patrimonial.

Essa outra notícia da AP/Yahoo mostra ceticismo de analistas quanto à efetividade do estímulo fiscal para geração de empregos em grande escala.

Essas  notícias podem ser mais vetores de baixa para o Ibovespa, aliado ao fantasma do default de alguns países.

Mais um detalhe bearish: até ontem à noite, no período de 30 dias, somente a bolsa do Egito acumula alta (de 6%).  Todas as outras bolsas do mundo acumulam baixa.
-

08/02/2010

Investidores perderam a fé no mercado financeiro americano????

A notícia publicada hoje pelo Wall Street Journal me causou surpresa.  Ela diz, em resumo, que para muitos investidores, a queda da bolsa recente não só destruiu riqueza, mas também sua fé no mercado financeiro.


"For many investors, the market's turbulence hasn't just destroyed wealth. It has shattered their faith in the financial system itself".




Isso é muito estranho, pois sempre escutamos falar que americanos aplicam na bolsa naturalmente...  Sinal para ficarmos cada vez mais atentos nos acontecimentos.
-

03/02/2010

Enfim, eu acho que estamos no início de um BEAR market.

Economistas acham que há o perigo do fim do "carry trade" e por isso a fuga de dólares da bolsa Brazuca pode acelerar-se.

Obama agora está dando incentivo fiscal para geração de empregos - parece coisa de país comunista, mostrando certo desespero por parte dos americanos.

China está dando sinais de querer refrear o crescimento por questões ambientais (excesso de poluição) e econômicas (risco de bolha).

Analistas Gráficos famosos acham que há sinais de topo na bolsa gringa e daqui.

Guido ManTEIga, após comer um pão quente com manteiga derretida, disse que "é cedo para aumentar a taxa de juros". Isso eu entendo como um sinal de que ela subirá, aqui e nos outros países, pressionando as bolsas para baixo.

Os meus posts aí abaixo já mostravam minha desconfiança quanto à continuidade da alta da bolsa.

Por isso acho que o índice Ibovespa tende a cair, começando na lateralização na faixa dos 65 - 68K, com posterior queda - tudo isso dentro do ano de 2010. Depois é outra história.
-

02/02/2010

Estamos em Bear Market ou Bull Market?

Essa é a pergunta que vale um milhão, ou até mesmo muito mais - por isso mesmo ninguém tem a resposta correta.

O Chrisinvestor escreveu ótimo artigo sobre isto, neste link.

Para quem acha que é Bear, é só colocar a OC de PETR4 a 13,00 lá e esperar a execução, após o famoso KISS OF DEATH dos falsos mestres :)  .
-

01/02/2010

Isso não é nada bom para a Petrobrás.

Essa notícia não é nada boa para a Petrobrás. Se o Iraque e outros países aumentarem a produção; se a demanda por oil continuar fraca; se fontes alternativas (tipo biodiesel) continuarem ganhando força; se políticos mantiverem o uso da Petro para fins ideológicos, os acionistas poderão ser penalizados com força vendedora e ver os preços dos papiros em queda.
RUMO AO KISS OF DEATH, com possibilidades de execução da famosa OC de PETR4 a 13,00, tão falada pelos falsos mestres da internet.
----------

"Iraque fecha novo acordo com petrolíferas estrangeiras



As petrolíferas Lukoil OAO, da Rússia, e Statoil ASA, da Noruega, firmaram um contrato hoje para explorar o gigante campo iraquiano, West Qurna Phase 2, de acordo com informações do Ministério do Petróleo do Iraque".
-