O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

23/07/2013

O Fim do Monopólio da Distribuição de Informação

Excelente post do blog do Portinho:

http://blogdoportinho.wordpress.com/2013/07/23/o-fim-do-monopolio-no-sistema-de-distribuicao-da-informacao-e-da-opiniao/


"Amigos do Blog, mais uma vez tenho que pedir licença para interromper nossos debates sobre finanças e tratar das manifestações que tomaram conta do Brasil nos últimos dias.

Faço isso porque acredito haver muitas faces desse movimento que (ainda) não estão sendo tratadas ou debatidas. E quero tentar contribuir para essa discussão e esse entendimento.

O dia 22/07/2013 pode ser considerado o dia do “fim” do sistema tradicional de distribuição de informação e de opinião.

Enquanto o sistema tradicional (rádio e TV) estava ocupado “polindo” e “envernizando” o pacote de informações que chegaria ao público, (nada contra, é o papel dele) havia um sem número de sistemas do tipo “broadcast yourself” transmitindo ao vivo.

Como moro bem perto dos conflitos e estava ouvindo bombas, não me interessava o nascimento do futuro rei da Inglaterra, a opinião de algum cientista político ou o capítulo da novela. Queria saber o que acontecia por ali.

E consegui acompanhar, graças a alguns desconhecidos que utilizavam sistemas de distribuição de imagens ao vivo. Tudo sem qualidade, improvisado, sem edição e sem verniz.

Sem qualidade? Por enquanto...

Fico imaginando com links 4G, com óculos do Google em HD, com treinamento e com pequenas receitas provenientes de microassinaturas ou doações ao Big Brother da vida real.

O impacto dessa modalidade de cobertura é tão expressivo que mesmo meios tradicionais foram obrigados a relatar prisões arbitrárias e abuso de autoridade, flagrados pelos “freepórteres” da TV Ninja e outras. Perto de 23:30h as imagens já estavam no sistema tradicional.

Prisão ao vivo. Centenas de milhares de testemunhas.

Acompanhei tudo ao vivo, sem, evidentemente, saber o que seria transmitido.

Ninguém sabia.

E o desempenho do poder policial nas duas prisões foi desalentador.

Primeiro um oficial à paisana é identificado, é questionado e o primeiro freepórter foi preso, sem qualquer motivo. O oficial que o prendeu alegou incitação à violência?!?!?

Depois, um outro freepórter foi até a porta da 9ª DP obter informações sobre a prisão e documentou momentos de intimidação e abuso de poder do oficial que lhe deu voz de prisão. O oficial estava até desistindo de prendê-lo, pois REALMENTE não havia motivo, até que um telefonema exigiu que o freepórter fosse preso.

E ainda houve ameaça de “prender quem passasse mensagem por celular”.

Mais adiante, ao que parece, tentaram trocar a acusação para “posse de material explosivo”?!?!?!?

Tudo gravado ao vivo. Cinco mil pessoas assistindo, que logo se transformariam em centenas de milhares de testemunhas.

Havia vários advogados de prontidão para garantir os direitos de quem havia sido preso. Mais tarde, o twitter oficial da PM afirmou que “advogados da OAB estão atrapalhando o trabalho da PM”.

Entendo que a situação para a PM é muito tensa, mas eles são, e devem ser, a face o Estado de Direito nesses movimentos. Quando a PM comete arbitrariedades, quem sofre é esse mesmo Estado de Direito. É o que nos separa da barbárie.

Controle da corrupção.

Quando em fevereiro um meteoro atingiu a Rússia, logo apareceram centenas de gravações do fenômeno a partir de câmeras colocadas em carros. Não fazia qualquer sentido tantos registros, pois o fenômeno não foi antecipado, até que veio a explicação.

Os cidadãos russos são instruídos a manter câmeras em seus carros para desestimular e se proteger da corrupção policial.

Talvez um dia os freeporters da vida estejam na favela da Maré ou no interior do Maranhão mostrando ao vivo a ausência de saneamento.

O que mudará com isso? Não sei, mas mudará. Como “bom” não está, talvez mude pra melhor.

Monopólio no sistema de “distribuição”.

Pode parecer estranho o título do post, mas é proposital.

Na indústria de bens INTANGÍVEIS, como entretenimento, informação, opinião etc. o que interessa MESMO é a distribuição. O resto é firula.

Se a emissora detém 80% da audiência, ela praticamente “controla” a informação e a opinião. Se tiver 25%, ainda é forte. Mas se a audiência for pulverizada, o controle se perde.

O que aconteceu com a indústria fonográfica é pedagógico. Enquanto dominavam o sistema de distribuição das mídias tangíveis (disco e fita), não havia chance de se lançar um artista sem apoio da indústria. Hoje, até vídeos no YouTube lançam artistas.

Sempre se entendeu que o padrão de qualidade garantiria a liderança nessas indústrias. Isso faz sentido se você faz com qualidade o que o consumidor da notícia DESEJA. Mas não adianta mostrar o nascimento do príncipe em full HD e 55 polegadas se o consumidor quer saber o que acontece na Rua Ipiranga no mesmo momento.

Ontem o consumidor da notícia, ao menos naquele microcosmo que estava interessado no que acontecia em Laranjeiras, preferiu as imagens toscas do celular ao verniz das notícias sobre temas que, naquele momento, não o interessavam.

Comemorar?

Bom, eu creio, sinceramente, que essas atitudes e iniciativas são muito úteis e tornam a sociedade menos alienada.

Mesmo que haja grupos com viés político X fazendo as filmagens, mas desde que haja outros grupos com viés político Y, outros com viés religioso H e outros com viés futebolístico FLA (rsrsrs), e desde que eu possa escolher o que me interessa, é melhor do que ter apenas uma ou duas origens politicamente corretas, polidas e envernizadas.

Agora, é importante notar que isso tende a enfraquecer significativamente os sistemas constituídos. Não só do atual monopólio da distribuição de informação (TV, rádio, jornal etc.), mas também de outros grupos de poder.

É possível que tentem controlar esses sistemas, invocando algum interesse nacional, alguma “infração” legal ou, simplesmente, criando novas leis. Não acredito que prosperem, mas é provável que tentem.

O mundo mudou radicalmente e isso, normalmente, assusta. Mas dessa vez, criar barreiras à internet seria tão “antieconômico” que talvez eles não consigam controlar e tenham que conviver com esse novo modelo de pluralidade.

A solução para as manifestações?

Posso até parecer “otimista”, mas acho que um mundo hiperconectado e supercomplexo não abrigará, indefinidamente, “tenebrosas transações”, pois não conseguirão se manter suficientemente ocultas. Veja os vazamentos na CIA.

Gosto de procurar soluções não ortodoxas para assuntos supercomplexos, mas nesse caso acredito que a solução para a pacificação das ruas e do povo é a mais óbvia possível. Não precisa inventar. Para melhorar, deverá haver mudança no comportamento dirigente.

Se as evidências de desmando, de corrupção, de arbitrariedade, de descaso, de abuso de poder, de injustiça e de tantas outras características que parecem “definir” o Brasil dos últimos 20 anos, continuarem evidentes e ficarem AINDA MAIS evidentes por conta dessa superexposição própria do século XXI, não há muito que fazer.

Já se, por algum milagre político, as evidências cessarem ou diminuírem sensivelmente, e se, realmente, houver sentido na representação política para a esmagadora maioria da população, pode ser que a situação se pacifique naturalmente e volte a ao equilíbrio.

E não adianta acreditar que basta descer o sarrafo em manifestantes que a situação se acalmará. Ao contrário, dada a hiperexposição, o fascismo de Estado vai alimentar o fascismo das ruas, e vice-versa. Aqui não há causa e efeito. Não há “quem começa”. É só uma observação trivial da realidade.

É da natureza dos sistemas humanos a busca pela proporcionalidade na força. Essa característica inerente a esses sistemas criou kamikazes e homens-bomba, mas também libertou o Estado Indiano e pacificou a África do Sul pós-apartheid. Entender isso é fundamental para soluções REALMENTE pacíficas.

O Brasil pode estar uma porcaria, mas está muito menos alienado.

Esse é o recado das ruas. Ouçam!"

83 comentários:

  1. Mey Rey,

    Ao ínves de ficar se preocupando com o "fim do monopólio" da informação, voça majestice deverieis se dedicardes com mais atenção a coisas mais sérias e urgentes de voço reino que foi o:

    O FIM DE NOSSAS HOMENAGENS!

    Veja que na surdina nossas honrosas homenagens do passado, prestadas principalmente pelo nosso Grão Mestre Pai Mei foram TODAS deletadas sem sua anuência reau!!!

    http://reidasbluechips.blogspot.com.br/p/lista-das-homenagens-ao-rei-das-blue.html

    Recomendo consultardes voços sábios adevogados reais, se podemos entrar com um processo na CVM contra Pai Mei exigindo a volta de nossas homenagens!

    El Gnomo Deslaureado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, eu já havia visto há mais tempo. Retiraram há mais de um ano. Pena, tava bacana aquilo.

      Excluir
    2. Mey Rey,

      Voça Majestice é o maior barato quando escreve seus artigos e opiniões sobre o mercado...

      Foco, Mey Rey, fooooco!!!!

      Já viu qto tá pagando nas suas L50? pagão em 0,18 e só tem entregão em 0,21!

      Dia 19 vai ser a viraaaaaada, amigos do reino!

      kkkkkkkkkkkkkkkkk



      El Gnomo X
      Agora vaiiiii

      Excluir
    3. Só pra constar: até ontem as corretoras estavam mesmo repassando 80% de taxa pro aluguer das OGX. Tava achando que o tio Silvo tava exagerando, mas isso é real mermo. E é verdade que tá diminuindo a procura eplo aluguer como ele conta. Mas é aquilo, essas coisas viram do dia pra noite. Mas no momento, de fato, raspando um pouco o excesso de otimisto, o tio Silvo é quem tá com informações mais plausiveis pela web sobre os negócios tio peruka.

      El Gnomo do Silvo

      Excluir
    4. Verdade. Também leio o blog do Silvinho do 171 e os posts dele sobre a ogx estão interessantes.

      Excluir
  2. Mey Rey,

    O Grão Mestre Kanitz fez uma meia defesa do tio peruka e vi que o senhor comenta logo em seguida meio decepcionado com o Grão Mestre...

    Voça majestice ainda tá fazendo aquelas ameaças assustadoras pro tio peruka pelo tuíta?

    uauauauauauauauauaua

    El Gnomo do Twittí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hihihih... Não, porque ele me bloqueou. MAs eu já vi outros fazendo coisas do mesmo nível. Pikareta tá mal na fita.

      Excluir
    2. Injustiça do tio peruka!

      Tudo não passou de um leve destempero de um admirador.

      Só quem nos ama muito tem a coragem de falar as coisas que o senhor falou pro bruto assim na lata....



      El Gnomo Passional

      Excluir
  3. Rei, onde está o ME?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde eu estou?

      Estou aqui trankilo, trankilo costurado na boca do sapo...

      uauauauaua

      Excluir
    2. hihihi, Gnomo, apesar de suspeitarmos que vc é o ME, aqui estão os links para os novos escritos seu, ops, do ME:

      http://www.portalinvest.com.br/blog/marcos-elias-col-13.html


      http://makeajailbreak.wordpress.com/

      Excluir
    3. Mey Rey !!!

      Voça Majestice, é o único que consegue me proporcionar os melhores presentes via web!

      Já estão nos Favoritos!

      kkkkkkkkkk

      Sou fão do senhor, mas tb arrasto uma perninha por Pai Mei!

      Pensava que Pai Mei depois de tantas confusões tinha nos abandonado divez! Ledo engano, Ledo engano...

      É claro que sempre que rolar o confronto Rei Mei versus Pai Mei SEMPRE estarei ao seu lado mesmo que seja pra apanhar... uauauaua

      Não, não sou Pai Mei.

      Voça Majestice mesmo viu como ele ficava com os olhos esgazeados nos vídeos quando citavam minha humilde pessoa.... kkkkk

      E o resto da turminha? Sumiram...

      Os que mais me preocupam foi que fim levaram os outros mosqueteiros que o apoiavam naqueles programas.

      El Gnomo de Auditório

      Excluir
    4. To lendo lá Pai Mei, Rei Mei...

      Em Defesa do Eike: bom, muito bom.

      Melhor parte:

      "s grandes bancos nacionais, de Itaú e Bradesco, passando pelos públicos e de desenvolvimento e os banqueiro de investimentos. Se ele cair terá sido o mais bem-intencionado desse entorno que o formou, pois o underwriter de um IPO coloca centenas de milhões de dólares no bolso a titulo de comissão por ter aberto o capital de uma dúzia de companhias, vendendo à própria clientela títulos que hoje valem 1/20 do preço pago, e dormem tranqüilos. "

      Bom frizar. Por exemplo, no dia que esses FIs fizerem água, dificilmente veremos algum blogueiro destilando mágoa do banco que o ofereceu esse negócio da china. Veja vc: os caras vendem o imovel da propria a agencia pros seus clientes pelo triplo do seu preço de mercado, mas oferecendo em troca um percentual do aluguel livre de impostos um pouco mais alto que o valor de mercado dos alugueis. E no dia que a coisa desandar, seja lá por qual motivo, eles recompram via mercado dos mesmos clientes aquilo que venderam beeem caro.

      Melhor impossível.. kkkkk

      El Gnomo

      Excluir
    5. Muito bom....

      Sobre os mercados, a lição é velha mas é sempre bom lembrar:

      1) 1) Os planos de negócios dos home brokers consideram que a “expectativa de vida” de um cliente seja de 8 meses. Esse é o tempo que transcorrerá entre você entrar na bolsa e deixá-la, assustado ou quebrado. É o que a mesa diz: “tenho que rentabilizar esse sujeito em 8 meses, depois disso estará quebrado”.

      5) 5) Não faça o que é de senso comum pois esse senso já está precificado. Se todas as corretoras classificam como COMPRA uma ação, não compre pois essa expectativa já está no preço. Compre aquilo que ninguém quer, se quiser ficar rico

      Excluir
    6. Ele que o diga com a Inep4 dele, hihihi... Ele quebrou muita gente que acreditou nas análises escabrosas dele.

      Então vai lá e compra AGEN11 agora, ta em leilão, dá tempo ainda, hihii.

      Excluir
    7. Sobre os FII, Gnomo, concordo. E com o desemprego aumentando, parece que a sangria será já já.

      Excluir
    8. Rei Mei,

      Para ser um "fão" de Pai Mei é preciso saber sublimar esse lado esquizofrenico do nosso Taleb tropical... uauauauauaua

      ps - não esquecer tb das famosas hrtp3...

      Eike loucuuura!

      kkkkk

      El Gnomo

      Excluir
  4. Oi Rei, oi Gnomo. O Gnomo, acho, que não é o ME. O ME é gestor de um fundo novo. Um tal de Lagos Quantitativos. E compra cotas de um fundo chamado Ice Man, além de apostar em OGXP.

    http://www.bloomberg.com/quote/GLQTFIM:BZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wan, já vi isso aí. Mais um fundo dele em enorme preju! Ele deveria "comprar poupança"!!

      Excluir
    2. Sim, confirmo a dica de nossa princeza Wan.

      Pai Mei agora dedica-se a um fundo de high frequency que ele montou. Deve ter muita grana o bruto ou contatos do balacobaco pra arrumar recursos pra mais essa aventura.

      Excluir
    3. Gozado, né? Dispões de recursos ilimitados. Gnomo, o ME é o próprio SuperMoney!

      Excluir
    4. Princeza, toooodo o mercado na forma como o conhecemos é "supermoney".

      Excluir
  5. Oi Gnomo, aliás, o SuperMoney que você indicou é justamente sobre o que você mencionou, não é?

    "s grandes bancos nacionais, de Itaú e Bradesco, passando pelos públicos e de desenvolvimento e os banqueiro de investimentos. Se ele cair terá sido o mais bem-intencionado desse entorno que o formou, pois o underwriter de um IPO coloca centenas de milhões de dólares no bolso a titulo de comissão por ter aberto o capital de uma dúzia de companhias, vendendo à própria clientela títulos que hoje valem 1/20 do preço pago, e dormem tranqüilos. "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Princeza.

      Digamos que é o mote central do livro. Mas o livro é muito mais grande e envolvente. Foi escrito no inicio dos anos 70 e eu já o li há muitos anos. Se quiser conversar sobre ele até me animo em reler alguns trechos.

      George Goodman o autor (Adam Smith), esse sim, é meu guru e inspiração maior quanto o assunto é mercado. Já li todos os livros dele, até mesmoum romance barato sobre romance e sexo sem compromisso em Paris que ele escreveu em 1950 aos 20 anos quando ele ainda era virgem.... UAUAUAUAUAUAU

      El Gnomo de Zurich

      Excluir
  6. Pois é, eu vou comprar o livro. E rever o meu investimento em BRPR, com suas reavaliações patrimoniais de suas propriedades por uma tal de Deloitte, antiga empregadora de nosso Rei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ehehe, nunca trabalhei na Deloitte! Mas quase na KPMG. Fuiz!!!

      Excluir
    2. Deloitte...

      Eu conheci um baterista da noite que fazia bico de dia por lá...

      Será?

      k-k-k-k-k-k

      El Gnomo Ringo Star

      ps - compre sem, leitura obrigatória. É humilhante perceber como nós de uma maneira geral no mercado brasileiro ainda somos tão ingenuos e imaturos sobre coisas que já eram debatidas e bem conhecidas há 40 e 50 anos atrás nos estates....

      Excluir
  7. Buenas Tardes, Mey Rey!!!

    Acabei de ler praticamente todo o novo blog de Pai Mei...

    Tá ótimo; pode não parecer mas gosto dele... TAMBÉM!

    UAUAUAUAUAUAU

    Bonfindi,

    El Gnomo de Itapira

    ResponderExcluir
  8. Mey Rey,

    Passando aqui pra agradecer a dica das agen11!

    Já subiu 15% e agora tá no leilão a 0,24 (+ 20%).

    É por isso que eutiamo...kkkkkkkkkk

    El Gnomo Agroinvestidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hiihihihi... cool, pretty cool!

      Excluir
    2. Máxima no 0,27....

      Mas acabou de rolar leilão em 0,23!

      É pra manter ou vazaaa, Mey Rey?

      El Gnomo Xupa-Dica

      Excluir
    3. A qq momento AGEN11 podem ser bloqueadas por possível decretação de falência. Se tu és doido, keep trading, hihihihi...

      Excluir
    4. Mey Rey

      Tá todo mundo ainda diolho no Papa, vamos aproveitar a distração e levar a bagaça até o fim do pregão!

      A não ser que volte pra 0,20 (minima até agora 0,21).....

      Aí Gnomo vaza!

      El Gnomo Ganançioso

      Excluir
  9. Olha aí Gnomo, Eike Esperança, ihihiihi...

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ciaEVDuw2zk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mey Rey,

      Assisti, muito bom! Mas melhor ainda são as suas L50!

      Pagão em 0,19 e entregão só a 0,23, porque a ogx já é 0,63 (+5%)

      Acho que tem algo a ver com que explicam porraí que quando o ativo-objeto sobe o derivativo sobe junto, seilá!

      kkkk

      El Gnomo Derivativo de Rey-Objeto!


      Excluir
    2. Mey Rey,

      Saído quentinho do infozorra:

      http://www.infomoney.com.br/blogs/vida-de-investidor/post/2885544/que-empiricus-nao-pensa-eike

      Escrito pelo Rodofolfo...

      Muito bom, disse tudo. Independente de como acabe essa história.

      El Gnomo Almstardes

      Excluir
    3. Bem escrito porra nenhuma.

      Ele escreveu, escreveu, e ficou em cima do muro. Para provar isso, basta ver a recomendação: MMX, sobre a qual jorram notícias de que será vendida e assim ele parece apostar muito mais CONTRA o Pikareta do que a favor.

      Nem comentou sobre a OGX, que foi objeto da fraude contra o mercado provocada pelo Pikareta.

      Um lixo de artigo, refletindo que ele mesmo não sabe porra nenhuma sobre as X e tá com medo de tomar uma posição bem clara.

      Excluir
    4. Hummm....

      Trata-se de uma artigo filosófico, Mey Rey.

      Não está em questã recomendações ou análises...

      E no fim das contas, excluindo a figura do insider, em ultima instancia NINGUÉM no fundo sabe porra nenhuma ao certo sobre o que rola dentre de qualquer empresa negociada em Bolça.

      E como assim a ogx foi fralde contra o mercado? Exagero, Mey Rey. Por enquanto o tio peruka é o maior perdedor nessa história, sim. Só vou enxergar de outra forma se surgir um novo coelho inesperado dessa cartola, rs

      El Gnomo X-Factor

      Excluir
    5. Ninguem sabe o que rola mesmo, Gnomo, mas ele fugiu da raia. Na hora de recomendar, focou MMX, que está sob boataria de troca de controle, ou seja, foi no arroz com feijão.

      E se ele ousasse mais e recomendasse OGX, já estaria com 20% de ganho. Não gostei.

      Excluir
    6. Entendo o seu ponto de vista, Mey Rey... És um pragmático!

      Mas o seu gnomo é natureza romantica.... uauauaua

      O que o jovem mancebo Rodolfofo escreveu vai em linha com o que eu disse aqui:

      http://reidasbluechips.blogspot.com/2013/07/o-bndes-fez-um-grande-negocio.html?showComment=1374192015189#c2589431873929264982

      "Agora sim, na hora do cerco e sem saída é que o peruka é "o cara certo no lugar certo"! Resumindo: nada como não ter mais nada a perder, pra se começar a ganhar... "

      E tudo maia a ver ainda com o que voça majestice sabiamente comentou aqui:

      http://reidasbluechips.blogspot.com.br/2011/04/ogx-e-fraude-acionistas-atraves-do.html

      "Ficou óbvio que a OGX frustrou o mercado em geral ao desistir do farm-out de 30% e optar por obter empréstimo de cerca de 2 Bi. A justificativa é que as reservas valem mais do que o mercado poderia pagar no farm-out. Mas se o Mr. Eike Fanfarrão diz que vai achar mais petróleo do que foi reportado, é fácil imaginar que vender uns 25% das reservas não seria ruim - ao contrário, evitaria a despesa com o empréstimo e ainda distribuiria dividendos aos acionistas."

      Não se está falando sobre "recomendações". Está se falando do que é real e presente aos nossos olhos! É só com isso que contamos do lado de cá do pano verde.

      El Gnomo Crupiê

      Excluir
    7. Ah, tá bão Gnomo. Logo tu, que conheces muito bem a Casa de Análise e sabe dos insistentes "chutes" deles em hrt e inep... Agora defende o nego quando ele é cauteloso?!?!

      Então por que foi cauteloso agora e antes não foi (e se ferraram com hrt, inep, apesar de ótimos calls, tipo llis3, eztc (sejamos justos)) ???

      Acho que tá faltando FEELING por lá, GNomo, FEELING!

      Sabe como se desenvolve FEELIng? Pergunte ao Michael Jordan, ao Roger Federer, ao Nadal. Após muito treino, trabalho e talento, vc simplesmente desenvolve uma percepção mais acurada, o que possibilida a diferenciação.

      Sacou?

      Excluir
    8. Mey Rey, voça majestice não está entendendo o que voço humilde cervo quer mostrar sobre a tese do Rodolfofo não tem nada a ver com cautela ou chutes: ele leu a realidade que o eike errou feio, vaiodoso, ingenuo, ganancioso, ok.... Mas agora ele é um louco obstinado útil para quem ainda aposta nas Xs. É o cara certo, na hora! É disso que o artigo trata.

      Agora que eles lá na "Casa de Ri Chorzi" são um bando de garotos pé trocados (inep, hrtp, etc..) isso não temos dúvida e nem entra na discussão. Temos que nos ater ao que nossos olhos vêem e ao que nosso feeling (bem lembrado por V.M.) está berrando:

      "Agora é a hora"

      kkk

      El Gnomo do Feeling

      Excluir
    9. Também não é assim. Eles têm seu valor sim, acertaram bons calls ao longo desse tempo. O problema é que insistiram e deram muita ênfase nos calls errados (hrt e inep). E não foi culpa dos meninos. O pivô de hrt e inep vc sabe muito bem quem foi: seu querido ME !!!! Agora que ele "foi saído" de lá, parece que melhoraram. Mas mesmo assim eles embarcaram na onda dos FII. Se os clientes deles seguiram, devem estar putos, eheheheh.

      Excluir
    10. Tirando voço gnomo que não vale a urina que mija.... kkkk... Todo mundo tem lá se valor.

      Sobre Pai Mei, é o que sempre digo: gosto da sinceridade do bruto; ele é um excelente pensador. Mas como "estrategista" se formos julgá-lo apenas pelo o que ele escreve (que talvez seja diferente do que ele pratica no mercado, quem sabe?) de fato ele é um desastre total... kkk

      Sobre culpados (não é minha intenção defender Pai Mei) acho que TODOS tem culpa. Um garoto só porque tirou notas boas repetindo na ordem certa aquilo que estava na apostila do MBA, não tem a mesma cancha de um macaco velho rodado e velho de guerra. Esse seu exemplo das recomendações dos FIs são a prova disso.

      El Gnomo do Cabaço Véio



      Excluir
  10. E as nossas agen11, mey rey?

    Firmeza?

    El Gnomo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agen11 corre o risco de falência fraudulenta. Parece que seus ativos são bons e potencialmente bons geradores de receita mesmo (pelo que li por aí em uns blogs e fóruns). Assim, parece que querem falir a empresa para poderem vender suas fábricas a preço de banana, fraudando os minoritários e tirando-os da possibilidade de lucrar.

      Se conseguirem barrar essa tramóia, tem chance de ir sim até 4,00, caso façam um bom PRJ.

      Muito risco. De mico, já me basta OGX, hihihih.

      Excluir
    2. Já vendi metade a 0,24 (+20%).

      A outra metade tá na fogueira, Mey Rey!

      Se eu se der bem, lhe honrarei um tributo!

      kkkk

      El Gnomo Caça Dicas

      ps - falando em ogx, como é que vão suas L50 hoje? =8^0

      Excluir
  11. Mey Rey,

    Buenas Tardes...

    Na condição de seu principal açessor, pergunto: Já não está na hora de abrirdes um novo tópico de debatimentos aqui em voço reino?

    Vamos copiar o estilo de Pai Mei e falar de lanchinhos para a hora do "break afternoon".... uauauauauau

    Receitas de bolinho de chuva...

    Ou a maneira correta de requentar um café de ontem sem alterar seu bouquet...

    Ou se for pra fazer concorrencia aberta ao novo blog de Pai Mei deveriamos ousar e falar sobre vinhos com nossos leitores!

    O que achas de fazermos uma lista de bons vinhos abaixo de 20 reaus que qualquer sardinha pode comprar no supermercado da esquina?

    El Gnomo Rascante

    ResponderExcluir
  12. Princeeeeza Wãããã....

    Eu sei que vc está escondida nos vigiando!

    uauauauauauauauaua

    Acabei relendo todo o Supermoney por sua causa; acabei agora à pouco...

    Assim que eu pegar ar dinovo, irei mergulhar novamente nos melhores momentos da obra prima Cisne Negro só pra atiçar a ira soberânica de nosso Mey Rey!

    kkkk

    El Gnomo Goodman

    ResponderExcluir
  13. Sim, estou vigiando o conflito filosofal. Uma pergunta, qual o maior cisne branco que já experimentou? E o seu, Rei? O meu foi ABRE....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ELET3 na época dos famosos dividendos atrasados. Belíssimo lucro com grande capital, mas vendi antes dos dividendos. Boa lembrança.

      Excluir
    2. Princesssss....

      Interessante essa expressão "cisnebranco".

      Te juro que ela surgiu pela web e justamente entre aqueles que não leram o livro... kkkkk

      Mas tá valendo.

      Só pra constar, o unico termo a que se refere o Talebão em todo livro é "cisnenegro" (até porque a referencia se faz porque até uma determinada época a europa culta só conhecia os cisnesbrancos...). Ou seja, "cisnebranco" pela logica é tudo que é conhecido; já cisnenegro é justamente o desconhecido beirando o impossivel.

      Enfim.....

      Não importa se evento bom ou evento ruim. Qualquer evento absolutamente imprevisivel é CISNE NEGRO, independente se bão ou ruim.

      Dito isso.... kkkkkkkkk

      ...se o que vc quer chamar de cisnebranco como uma bela tacada em volume e retorno, eu diria que com o seu gnomo foram 3: usiminas comprada em 2002 fora os dividendos, Vale em 99 e uma porrada linda de virada: suzano petroquimica antes de ser comprada pelo petro: 70% de um dia proutro. Plim a 0,20 e telemar a 2,00 ou menos deixei passar por medo; até hoje lamento essas... kkkkk

      Excluir
    3. Usiminas não é cisne branco. Usiminas foi uma porrada de uma vez? E Usiminas em 2002 é da sua fase de "value investor". O Taleb ainda usava B&S.

      Meu próximo cisne branco vai ser Plascar. Que acha Rei?

      Excluir
    4. Hoje usiminas é quase mico. Mas pra quem embarcou de 2002 até 2008 e acionou os paraquedas depois do segundo ou mesmo terceiro circuit break em toda carteira, ainda foi um belo trade.

      pra constar: em 2002, usiminas era MICO. Todo mundo falava que siderurgia era um negocio de merda, sme futuro e altamente endividado em dolar (dolar chegou a quase 4,00 em outubro) e impagavel suas dividas, blablabla e tals.

      Resumindo: o mesmo de sempre, rs

      Excluir
  14. E cisnes negros? Para mim, a maioria. Especialmente FI's...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O micaço OGX, mas a vantagem é que ainda há tempo para se tornar um cisne branco.

      Excluir
    2. Continuando... kkkk

      Foi a mesma telemar... uauauauauaua

      Outra época ainda operava via broker (mesa). Era meio "tradição" todo mundo que se achava um "operador respeitável" (KKKKKK) ter em carteira telemar só pra ir fazendo "caixa" com opções. Um dia aquela merda derreteu feio e virou risco alto lançar calls (puts só existiam em teoria na epoca). Tive que ir me desfazendo de todas com prejuizo a medida que lucrava em outras operações (confrontar lucroxprejuizo) pra ir saindo do mico, ex-bluechips. Lado bom disso: estudei a fundo o mercado de opções pra evitar novas roubadas e não ir mais em conversa fiada de broker ou rodinhas de Pais Meis do tipo: "todo operador respeitavel faz desse jeito"... Então tá, rs

      ps - não posso falar mal de brokers, tb já fui apresentado a alguns bons lucros atraves de seus contatos em outras mesas. No tempo que "bombriu" era mico, meu broker me trouxe muitos lucros porque estavamos bem "açeçorados"... kkkkk

      Excluir
    3. Pow...lançando opções para fazer caixa? Então naquela época, já existia o Bastter...

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      O Baster nada mais é que um subproduto estragado daquela época, rs

      Eu o aplaudo pela cara de pau por capitalizar pra si atraves da web, uma mercadoria velha que desde os anos 80 era "vendida" pelos brokers de corretoras pros seus clientes.

      Excluir
  15. Gnomo, já viu algum desses vilões de Babson?

    "Elements of the financial press which promoted intonew investment geniuses a group of neophytes who didn’t even have the first requisite for managing other people’s money—namely, a sense of responsibility"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos minha princeza, muitos.... kkkkkk

      Vamos botar nessa barca não só alguns jornalistas sem noção, mas principalmente a CVM. Caberia mais a ela fiscalizar e puxar as orelhas desses cabaços que se acham gente grande. Acho tb que nem é muitoa falta de responsa, é falta de gente mais experiente )como no caso o Mr. Babson) pra chamar na xinxa esses putinhos arvorados... kkkk

      Essa cena de Mr. Babson no seminário e todo mundo sem saber aonde se enfiar (inclusive o Goodman que o convidou a falar) é simplesmente hilária... kkk

      Excluir
    2. Eu nunca teria a coragem, sequer, de administrar o dinheiro da minha vó. Vc administra, não é? O Rei também...

      Excluir
    3. Ele está na seguinte frase: "There may be
      no consistency in the performance of the same fund in successive periods"

      Dizem que o fundo Verde, consegue bater consistentemente o mercado. É verdade?

      Excluir
    4. Já administrei, mas há muito tempo parei com isso. É só dizer que andou perdendo dinheiro que todo mundo sai da sua frente. Sabe aonde mora o risco disso? É na sua propria vaidade de querer mostrar pros amigos ou familia que vc é financista. Vaidade é uma merda. Se é pra ter um vicio opte pelo alcoolismo e evite as vaidades... quando quiser falar muito se transforme num reles gnomo ou outro ser virtual e se solte..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      ps - o fundo verde do Stulberger é um bom exemplo de como a execeção explica a regra, rs

      Excluir
    5. É...o mercado não é mole. Faz a gente sentir os piores sentimentos. Medo, ganância, vaidade, etc. Tem que ter uma boa dose de ceticismo e estudar, mesmo sabendo que o estudo não levará a lugar nenhum. O importante é o meio, acho, pq o fim só a Deus pertence.

      Boa noite.

      Excluir
    6. Bundia, Princesss... Bundia, Mey Rey....

      Comodifatis: estudar mesmo sabendo que o estudo não levará a lugar nenhum.

      Mas tem validade, desde que estudo conduzido com bom senso: vc aprende a identificar melhor aquilo que é 100% errado, equivocado ou o pior de tudo: as meias verdades! É importante saber diferenciar e saber se expor entre "chances" e "arapucas". Não é nada fácil, rs

      Mas falando em livros.... kkkkkkkkkk

      Já leu as obras do seu mestre mago portelão?

      Primeiro "o livro preto sobre imovéis"... kkk
      Fuçei pra descobrir quem é o autor, mas não achei em lugar algum. Devem ser revelações tão bombasticas que o bruto ficou com medo da repercussão... kkkk. Como só vejo o tal livro preto no site dele, desconfio que foi ele quem compilou a obra prima.

      E o segundo livro é o conto de fadas: "Manuel e o Pequeno investidor". Será que é bom mesmo?

      E vc? Já leu os dois ou tá esperando a versão em inglês?

      uauauauauaua

      Excluir
  16. Mey Rey, notícias do front:

    Voça majestice ficou metendo meda no seu valente gnomo e agora eu se estou todo derretendo assistindo o leilao da agen11.... uauauauauau

    Se abrir abaixo de 0,20 fecho a mercado.

    Mas se der um suspiro, mantenho stop no 0,20...

    ResponderExcluir
  17. To lendo aqui leilão até 10:30....

    Shhhhhh....

    ResponderExcluir
  18. Muita cauma nessa hoooora

    Tem pagão a 0,18....

    Dedo do gatilho...

    tic, tac, tic, tac

    ResponderExcluir
  19. PM: 0,24+0,18 = 0,21

    ganho de 5% sobre mixaria = custos operacionais

    kiódio!

    kkk

    El Gnomo Cagão

    ps - tá vendo, merrey? é por isso que não devemos operar papiros que não tem liquidez em opiças: gaps de abertura....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc ainda deu sorte que o mico não foi bloqueado.

      Excluir
    2. Pra encarar a Bolça é preciso ser um pouco conformista com isso, Mey Rey:

      Sem sorte, sem chances!

      El Gnomo da Sorte

      ps - e suas L50? Tá acompanhando? Olhei elas aaui no aquário: 0,24 versus 0,26.... kkkk

      Excluir
  20. Princeza Wã...

    Hoje Mey Rey anda muito caladão; sem açunto pro gastar com seu gnomo de estimação... kkk

    Mas como sei a senhorinha entre uma moda e outra se amarra numa filosofia aqui e acolá, leia isso:

    O Imbelectual

    ***** Nada prolifera hoje, no Brasil e no mundo, tão rápido e tão intensamente quanto os imbelectuais. Os imbelectuais são a própria personificação do que Oscar Wilde chamou de pessoas que não são realmente pessoas. Que são apenas o reflexo de outras mentes, toscas coletâneas de opiniões de terceiros, meras projeções individuais do pensamento da maioria, seres incapazes de um único pensamento original próprio. O imbelectual - imbecil metido a intelectual - tem alta opinião sobre si mesmo. Ele é corajoso, profundo, sensível e inteligente. Suas convicções são sempre firmes e decididas. *******

    ***

    Pricesss,

    Se vc jogar isso google vai achar a fonte. Foi usado pra introduzir um outro assunto de funto judaico/politico que na verdade, na minha opinião, não nos interessa diretamente.

    Mas o que achou desse excerto?

    Seja lá o qual for sua opinião, adianto a minha: Achei uótimo!

    É a cara de nossos mestres blogueiros, os sabotudos de plantão...

    kkkkkkkkkkk



    El Gnomo Imbelectual de Plantão

    ResponderExcluir
  21. Eu concordo. Vivemos cercados de pessoas assim. Às vezes, sinto que é cada vez mais difícil identificar os verdadeiros intelectuais. Lembro de uma frase: se você pudesse comprar o que uma pessoa realmente sabe e vender aquilo que ela pensa que sabe, neste mundo, ficaria rico. Note que não estou falando de casos de desvios de conduta, nos quais a pessoa vende sabendo que o que ela entrega, nada vale. Mas, sim, de uma certa superficialidade, quase ingênua, mas com pretensão de ser um "think tank". É think tank que se diz?

    O seu intelectual predileto é o Taleb. O meu é o Ricardo Azevedo. E o seu Rei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim... concordo sem nada mais a dizer, rs

      Ricardo Azevedo? Existe algum link que nos teletransporte até ele?

      Mas sendo o assunto "mercados", sim, simpatizo com o discurso do Talebão, rs. Mas ele não é filho ingrato e por mais de uma vez aponta a sua fonte: Mandelbrot.

      De toda forma, já me entreguei esses dias: o meu predileto é G.Goodman.

      Mas se formos levar nossa pesquisa muito a sério, vou de Chacrinha: "nada se cria, tudo se copia"

      El Gnomo Chacrete

      Excluir
    2. Meu intelectual predileto sou eu mesmo!!! hihihihi

      Excluir
    3. Booooooooaaaaa

      A melhor resposta da discussão SÓ podia vir do nosso soberano: Mey Rey

      É porisso que tiamomus, Salve Reys!

      El Gnomo de Itapira
      Sou "duque" porraqui não é à toa...

      Excluir
    4. Master.

      Excluir
  22. Gnomo, olha aí o que eu acabei de desenhar!
    http://postimg.org/image/qv82h3yhx/

    Boa noite a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do titulo da imagem:

      "extremistão"

      Senti um bafo de Taleb quando abri essa imagem... kkkk

      ps - a imagem é relacionada aos fractais: as partes que representam o todo, ou algo mais ou menos nessa linha.... kkk

      Boa noite,

      Excluir
  23. hihiihihi, mas vcs estão com bicho carpinteiro no corpo!!

    ResponderExcluir