O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

30/11/2011

Olho no lance: bancos centrais mundiais soltarão a grana!

- Reizão, essa grana
é toda sua! Pode
pegar!
Enquanto neguinho falava que o mundo iria acabar, os bancos centrais, na surdina, coordenavam ação para injetar grana na economia e proporcionar trades mamão-com-açucar para comprados.

Cansei de escrever neste blog  que IBOV vai a 100.000 pontos até 2015. E vai mesmo.

26/11/2011

O Rei das Blue Chips descobre o sentido da vida.

Sol. Estrelas. Os segredos de quase tudo no universo escondem-se nos mistérios das transformações físicas e químicas ocorridas no interior das estrelas.

 Sem a energia do Sol, a vida aqui seria inconcebível. A energia das estrelas dá origem a tudo que conhecemos.

Veja a complexa simplicidade de um pé-de-mamona: nasce a partir de minúsculas sementes. Em poucas semanas, geram frutos dos quais pode-se extrair óleo, próprio para fabricação de combustível automotor.
De onde uma simples semente reúne energia suficiente para gerar um óleo tão poderoso? Da  terra, obviamente, mas catalizada pela enorme energia solar.

Em resumo, a mamoneira absorve energia solar que, misturada a nutrientes da terra (que também tem origem nas estrelas), geram poderosa fonte de energia.

E o que é o petróleo? Em última análise, é energia estelar superconcentrada, na forma de hidrocarbonetos fósseis. Não é à toa que algumas bactérias se alimentam do petróleo.

As estrelas originaram os elementos básicos, tais como hélio, oxigênio, ferro, magnésio.

A partir dessas formas de energia básicas surgem formas de vida complexas

Até o momento, a forma de vida mais evoluída e complexa que conhecemos somos nós mesmos. O que nos diferencia dos outros animais é a autoconsciência e a capacidade de nos enxergar em um plano maior, o Universo (considerando que ainda não descobrimos outros animais com esta capacidade).

Se somos uma forma de energia originada do Universo, assim como todos os outros seres, posso concluir que o ser humano é  a manifestação da energia universal que tenta entender a si mesmo e ao Universo. Significa que somos o Universo tentando compreender-se. Somos manifestação da energia universal que tenta olhar a si própria.

A partir dessa conclusão, pode-se responder à velha questão: qual é o sentido da vida?

A vida é resultado das diversas interações da energia e matéria universal, cujo sentido é acompanhar a evolução das mutações ocorridas no Universo. Significa que a vida é resultado da evolução do Universo.
Portanto, o sentido da vida é a evolução.
Não se pode entender "evolução" nos termos de dogmas e conceitos emanados por doutrinas criados por nós, porque estão poluídos por interesses dos mais diversos possíveis.
O conceito de evolução aqui é aquele ligado às transformações do Universo. Assim, a vida tende a evoluir seguindo as leis universais, que ainda não compreendemos totalmente.

-----------------------

Mas o que isso tem a ver com um blog sobre ações??
Ações são derivativos da vida humana. Compreenda a vida e o Universo e compreenderá as ações.

25/11/2011

Europa: desintegração da UE? Não!! A solução é maior integração.

Acho que a solução para a Europa está dada: é mais integração. Não interessa a nenhum país da UE a desintegração porque isso seria desastroso para todos. A Alemanha detém 25% dos títulos soberanos da UE. Não interessa a ela a degradação econômica desses países.

Uma maior integração cairia muito bem: os países ricos não sofreriam com redução da dívida e os países pobres continuariam a se beneficiar com a união.

O problema é o tempo: mercados de juros e de ações sofrerão com o vai-e-vem das negociações e boatarias. Mas em um prazo maior, o saldo final será uma Europa mais integrada e com situação fiscal equacionada.
- Reizão, prá você é
de graça!

E os EUA? Também resolverão seus problemas. No momento, os políticos aproveitam para avacalhar com o   Obama e assim evitar sua reeleição. Os indicadores econômicos já mostram pequena melhora.

No fim, esses problemas dos EUA e Europa resultarão em um mundo mais integrado, com os BRIC aumentando sua participação no PIB mundial.

Mas em quanto tempo isso tudo irá ocorrer? Um ano? Dez anos? Ninguém sabe. Então vou consultar a menina ali.
-

22/11/2011

JBSS3: mais um trade mamão-com-açúcar do Rei!


O blog BolsaFeliz também havia comprado a vaquinha lá no podrão e fez também fez um post hoje.

JBS tende a se tornar uma Vale da carne, ou seja, uma gigante mundial em faturamento. Neste post mais antigo escrevi que a empresa poderia estar saindo do brejo.

Pode ser uma boa começar a realizar lucros, apesar de acreditar que em um prazo mais longo tende a subir muito mais.

Análise FREE de JBSS3 neste link.
-

21/11/2011

EUA: indicadores econômicos sugerem melhor cenário.

<p>               FILE- In this Wednesday, Nov 2, 2011, file photo, the Bob Evans restaurant in Solon, Ohio advertises job openings. The latest evidence that the economy is making steady gains emerges from a gauge of future economic activity, which increased in October at the fastest pace in eight months. A string of better-than-expected reports on the economy have some analysts revising up their forecasts for economic growth. But they caution that their brighter outlook remains under threat from Europe's financial crisis. (AP Photo/Amy Sancetta)Os EUA estão melhorando gradativamente, mas de forma tímida, conforme mostra esta notícia da Associated Press.
O site Chrinvestor já estava mostrando essa melhora de indicadores dos EUA em suas análises semanais.
No entanto, os EUA tem outros problemas sérios: o deficit fiscal e a sacanagem política, visando depenar o Obama para evitar sua reeleição.
Imagino que até a próxima eleição presidencial americana, em 2012, haverá mais notícias ruins vindas dos EUA, contribuindo para volatilidade nos papiros das bolsas.

17/11/2011

Europa: só a China salva. E acho que vai ter que salvar.

A China tem cerca de US$ 3 trilhões em reservas cambiais. O rombo na Europa varia segundo notícias que leio, mas é de uns 2 trilhões.
Europa é o principal mercado consumidor da China. Por isso acho que não tem jeito. Suponho que as negociações já devem estar em curso, com a China obviamente fazendo muitas exigências. A qualquer momento deve sair um acordo e a China talvez empreste cerca de 1 trilhão para Europa. Esse valor alivia grande parte dos problemas, não é pesado para a China e assim ela continua com seu mercado consumidor.
Mas é ver para crer.
-

Olho no lance: governo estuda fim do IOF para estrangeiros.

"O governo avalia pedido da BM&FBovespa para retirar a cobrança do Imposto de Operações Financeiras (IOF) das aplicações de investidores estrangeiros em ações. As conversas com a equipe econômica estão em curso, como já revelou o presidente da BM&F, Edemir Pinto, diante de um ano repleto de dificuldades para o mercado acionário e com perspectivas não muito favoráveis para 2012.
No Ministério da Fazenda, há defensores da medida que avaliam ser este o momento de se retirar essa trava tributária para dar um impulso extra ao mercado acionário e às empresas que esperam melhores condições para abrir o capital".

12/11/2011

Quando o boato desmentido torna-se verdade.

No dia 16/08/11 escrevi, neste link sobre o boato desmentido de uma possível volta da formação original do Black Sabbath.
Para minha surpresa, vi a notícia deste link, de 11/11/11, que confirma e anuncia a volta da formação original, com direito a disco de inéditas e tour mundial.

E o que isso tem a ver com a bolsa? Primeiro, as músicas Paranoid, Changes e War Pigs tem tudo a ver com o mercado : )

O fato é que no mercado de ações acontecem situações parecidas. Muitas vezes notícias nem são divulgadas, ficando restritas a certos grupos. Outras vezes a boataria corre solta.

Exemplos não faltam:
compra da POSI3 pela LeNovo;
farmout da OGX;
compra da PMAM3 pela Vale;
Eike interessado na RPMG3;
privatização da CESP;
alguma grande empresa de energia elétrica interessada na CBEE3;
o rolo entre USIM5, GGBR4 e CSNA3.

E por aí vai.

Se existisse o papiro BSAB3 na bolsa, estaria variando loucamente ao sabor dos boatos e fatos. Portanto, no mercado é bom ser um Iron Man para aproveitar as Changes no meio da War Pigs e Never, Never Say Die!
-

11/11/2011

Chrinvestor homenageia o Rei das Blue Chips!


O Rei das Blue Chips sente-se lisonjeado pela homenagem feita pelo site www.chrinvestor.com, em sua análise semanal do mercado deste link, nos 11min:25seg do vídeo.

Acompanho o twitter do Chrinvestor e suas análises há uns 2 anos e posso dizer que são muito boas. Servem para nos ajudar a pensar sobre o mercado de maneira ampla, porque ele faz um ótimo enfoque fundamentalista e técnico do mercado.

O mais importante é que vejo suas análises como isentas de viés, ou seja, ele claramente não tenta "puxar a sardinha" para determinado ativo ou situação, coisa um pouco rara de encontrar por aí.



Recomendo! Valeu Chris!

http://analisedefundamentos.blogspot.com/

-


05/11/2011

Bolsa brasileira: está barata mesmo?

Matéria do Valor Online de ontem, neste link, mostra que o valor de mercado da Bovespa está barato, se comparado à evolução do PIB, conforme gráfico abaixo:




Os balanços das empresas tem mostrado que a crise é mesmo nos governos, porque as empresas continuam lucrando, e bem.

O problema é se houver fuga de capital estrangeiro da bolsa brazuca por causa da crise atual. Aí não adianta alguém achar que está barato, enquanto que muitos acham que está caro - por isso pode cair mais.

A situação leva à velha questão: pânico versus racional. Se a economia brasileira continuar apresentando a performance nos próximos anos, a bolsa certamente irá acompanhar a evolução do PIB, caso as empresas listadas continuem apresentando bons resultados nos próximos anos.

Eu acho que é PRÁ RIBA! Nos próximos anos alguns papiros tendem a subir bastante, no meio de tanta volatilidade e do terrorismo das notícias sobre crise européia e americana.
-