O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

17/09/2011

IBOVESPA a 100 mil pontos dentro de 3 anos.

É isso aí meninas!
Só alegria!
Vejo nas notícias  por aí muita incerteza quanto ao rumo das bolsas.

Então, vai no feeling mesmo:

- crise da Europa será absorvida pelas bolsas e prevalecerá a tendência de alta, mesmo que pequena, do PIB mundial e, com isso, alta na lucratividade da maioria das empresas.

- Crise nos EUA será solucionada com o tempo e os mercados começam a entender isso.

Assim, concluo dentro de uns 3 anos as bolsas tendem a subir bastante, com IBOV chegando perto dos 100 mil pontos.

Mas obviamente nem todos os papiros subirão. O Rei das Blue Chips tem o seguinte feeling sobre alguns papiros:

- LAME4, BTOW3, LLIS3, HYPE3: tendem a cair por causa de aumento da concorrência.

- Setor de construção: não é uma boa por causa da concorrência com empresas não listadas e custo da mão de obra e materiais.

- PETR4: só privatização salva, ou se o pré-sal der muitos lucros, coisa pouco provável. Acho que tende a cair até 15,00.

- OGXP3: os planos são muito bons; projeto lucratividade de cerca de 25% a partir de 2014; será ótima pagadora de dividendos até 2025. Agora está muito barata e  em algum momento dentro de 4 anos a cotação atingirá 40,00.

- JBSS3: muito endividada agora, mas por ótimo motivo: tornou-se a maior fornecedora de proteína animal do mundo. Acho que dentro de uns 4 anos sua cotação atinge 13,00.

- ELET3 e ELET6: precisa ser reestruturada. Se algum governante fizer o que tem que ser feito, a cotação atinge uns 60,00, mas isso demorará talvez 8 anos - depende de quem for o presidente do Brasil.

- Vale5: incógnita: pode ir a 30,00 ou a 60,00; sobre essa eu não tenho nenhum insight.

- USIM5, GGBR4, CSNA3: os chinos estão construindo muitas siderúrgicas produtoras de aço. Se governo não barrar essa competição, o setor tende a micar na Bovespa.

- INEPAR, INEP4: tenho que falar sobre esse micão. Divulgou um relatório, apenas pro-forma para fins de incorporação da IENG, em que consta que seu VPA é 6,16 em 06/2011. Eu acho ERRADO!!! Excluindo as ressalvas quanto aos títulos podres, acho que seu VPA é de 1,49 em 06/2011, a valores contábeis, SEM reavaliação a preços de mercado, que podem indicar VPA negativo.

E aí, vai investir ou não?

O site Finanças Inteligentes publicou ótimo texto, neste link, sobre psicologia e comportamento quanto a investimentos. Leitura obrigatória!
-

08/09/2011

Obama: "... not in China, but here".

- King, you should pass here.
Come on here, King!
Discurso do Obamão hoje foi inflamado e consistente. Os pontos que achei mais importantes:

- o plano engloba basicamente reconstrução de escolas, renovação de certos itens de infraestrutura, incentivos aos professores e à geração de emprego, principalmente em pequenas e médias empresas;
- o gasto orçado em cerca de US$ 447 Bi serão pagáveis e não originarão deficit;
- haverá forte incentivo fiscal ao emprego em pequenas e médias empresas;
- os muito ricos poderão ser sobretaxados para contrabalançar o tax cut para a classe média. Obama disse que a secretária de Warren Buffet pagou mais imposto que o próprio Buffett!

- "You should pass it now" foi muito repetido.

Enfim,  haja aço, petróleo e outros itens básicos para tudo isso aí! Olho no lance.

As bolsas deverão subir bem amanhã.

Por outro lado, ficou claro o ressentimento com a China e alguns outros países orientais.
-

02/09/2011

Incrível ! Alguém no governo teve uma boa idéia!

Um secretário nomeado
pelo PT pensando
No post abaixo reclamei da possibilidade de volta da CPMF para financiar a corrupção, disfarçada de financiamento para a saúde.

Mas vi notícia impensável: tiveram uma boa idéia para financiar os gastos com saúde.

É uma boa idéia financiar a saúde colocando um imposto sobre cigarros e bebidas. Afinal, essas drogas causam enormes custos ao SUS, direta ou indiretamente. Se depender de mim, podem colocar um imposto de 50% sobre os preços de varejo de cigarros e bebidas que acho excelente.

Só não concordo em aumentar o DPVAT de carros e motos. Nem todo mundo que dirige é irresponsável e vive causando acidentes. Deveriam é DIMINUIR o DPVAT de quem não usa ou nunca causa acidentes.

Tiveram uma boa idéia (imposto sobre bebidas e cigarros) e uma péssima e burra idéia (aumentar o DPVAT). Talvez essa idéia de aumentar o DPVAT tenha origem nas Máfias dos CIRETRANs e DETRANs, verdadeiros antros de roubalheiras, ineficiência e corrupção.

------------------------------------

Também enviei este post à lista de deputados e senadores do link abaixo. Faça isso vc também, afinal, eles leem sim, veja comentários do post abaixo.