O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

28/03/2011

Nova homenagem da Empiricus ao Rei das Blue Chips; PMAM3

Novamente o Rei é citado no vídeo da Empiricus, desta vez em 26/03/20011 neste link, nos 30 segundos da fita.

O motivo do "quote" é a pesquisa dos negos sobre a possibilidade de fazerem um programa televisivo em que falariam de ações e de futebol. Cruz credo não? Futebol não!

Hmm, Rei, quero ver seu LOG
No final deste vídeo, nos 5:03 min,  o ME está bem nervosinho sobre "o pessoal que "não entende de Inepar", KKKKKKKK.

Então, enviei uma pergunta sobre o mico:

1 - O que é esse tal de backlog imenso da Inepar? LOG = tora; BACK = costas. Não seria uma mensagem subliminar de que o acionista de Inepar estaria levando uma imensa "tora atrás" ao comprar o mico?
2 - Como a Inepar poderia anunciar programa de recompra de ações se a empresa não tem grana nem para pagar uma pinga com mel para os membros da IRI- Igreja Radical Inepariana - no bar da esquina?


PMAM3:
Recentemente Paranapanema divulgou FR dizendo que aprovará a distribuição de dividendos de 0,22 por ação, o que daria ao preço de hoje  4,07% de yield. Não  é muito, mas reflete a nova fase da empresa. Após 15 anos, será a primeira distribuição de proventos do ex-micaço, agora wanna be blue chip.

Inepar INEP4 INEP3: Balanço de 31/12/2010:
Clique nos "comentários" deste post para ler algumas análises sobre o último balanço de Inepar.
-

23/03/2011

Parar de consumir diminui inflação? OGXP3, ELPL4, PMAM3, ELET3.

O blog Drunkeynesian, no post deste link,  inteligentemente provoca a tese muito divulgada pela imprensa burra, de que inflação é causada pelo consumo excessivo de cada consumidor. Dá exemplo de que, se isso fosse verdade, nos EUA e Europa, países altamente consumistas, a inflação seria de uns 40% ao mês.

No Brasil a inflação é causada pelo governo, que mantém as fronteiras fechadas para o livre comércio, o que impede a importação de produtos melhores e mais baratos. Não há investimento em infraestrutura, aumentando o custo-Brasil e desestimulando o florescimento da indústria, que fica preguiçosa e não consegue competir lá fora, tendo que vender a preços altos aqui (lembram das carroças nacionais?)  A incrível má-administração e roubalheira de recursos públicos completam o quadro inflacionário.

E a imprensa comprada põe a culpa no consumidor, que trabalhou para ganhar a grana e terá que se sentir culpado ao comprar.

A alta recente da bolsa Brazuca:

OGXP3: agora finalmente vai?

ELPL4: a famosa causa,  ainda não contabilizada, que faz a Eletropaulo dever R$1,2 Bi à Eletrobrás ELET3 ELET6 parece que não assustou os investidores. AMBOS papiros subiram muito ontem!! Será que AS DUAS empresas serão beneficiárias da causa???!!!

PMAM3: chegou a mostrar quase 6% de alta ontem, ao mesmo tempo em que o Warren Buffett diz que quer fazer umas comprinhas por aqui  e a Gerdau está buscando mais grana no mercado para investir. Só coincidências ou será que há cortejos nos bastidores?
-



16/03/2011

Presidência da Vale e atraso do Nordeste: soluções modernas para problemas antigos.

O mundo evoluiu muito e por isso devemos enxergar soluções modernas para problemas antigos.

Por isso, aqui vai a contribuição do Rei das Blue Chips para alguns problemas:

1 - Presidência da Vale: há vários meses há especulação sobre a saída do Agnelli da Vale. Seus papiros estão caindo e muitos dizem que, pelo que representa a empresa, deveriam valer muito mais.
A solução moderna é a seguinte: colocar Titio Eike Batista na presidência da Vale. Obviamente, ele vai negar dizendo que as X demandam muito trabalho. Assim, sugiro que a Petrobrás use seu imenso caixa atual para comprar a OGX por R$150 Bi, satisfazendo assim os acionistas e livrando o Eike da administração de uma empresa. Se a Petrobrás comprasse a OGX, iria aumentar suas reservas em águas rasas e com isso esquecer o pré-sal e seus riscos, explorando assim o petróleo de fácil acesso da OGX.
Veja que beleza: as ações da Vale subiriam graças ao toque de midas; OGXP3 também subiria pela aquisição; PETR4 poderia subir novamente dadas as novas reservas e fim do risco do pré-sal.

2 - Atraso do Nordeste brasileiro: o mundo atual tem suas fronteiras desenhadas por várias guerras do passado. Para solucionar alguns problemas atuais, deve ser esquecido esse contexto histórico em prol do desenvolvimento. O Japão tem um território muito hostil do ponto de vista sísmico, mas um povo altamente produtivo e evoluído. O contrário acontece com o Nordeste brasileiro.
A solução moderna seria o governo brasileiro doar todo o Nordeste para o povo japonês, para que eles se mudem em massa para lá, criando assim o JapaBrazuca, um novo país. Em troca, os japoneses iriam facilitar o acesso do Brasil ao seu imenso acervo tecnológico. Justo não? Só não vale os japoneses se acomodarem, abandonarem as fábricas e faculdades e ficarem vendendo miçangas e churrasquinho na praia.

Rei é Rei não é? Miqueiros, batam palmas!!! KKKKKKKKKK
-

14/03/2011

Eike Batista no Manhattan Connection: quando um vencedor é entrevistado por um perdedor.

Ontem no Manhattan Connection Titio Eike recebeu perguntas idiotas do Diogo Mainardi. Essa é a maneira que perdedores costumam encontrar para tentar diminuir o vencedor: tirando sarro.  Obviamente, Eike nem deu muita bola e encarou com humor.

PETROBRÁS:
Por falar em vencedores, o fundo Orbe parece campeão do mercado de ações, já que acumulou ganhos de 1.125% em 9 anos. Gostei do fato de que a opinião do gestor do fundo é parecida com a minha para PETR4 e PETR3: não é um bom investimento para longo prazo (basta pesquisar por PETR4 neste blog para ver vários posts sobre o papiro). Neste link ele explica o motivo.
-

02/03/2011

BTG Pactual: fábrica de bilionários planeja IPO; nem só de petróleo vive o homem.

Quem quiser aprender como um cara da classe média torna-se um bilionário, leia a reportagem de capa da Exame de 23/02/2011: André Esteves. Seguem algumas pérolas do escrito:
- Esteves começou na área de TI do antigo Pactual e consertava computadores; é formado em matemática e falava mal o inglês.
- A partir daí tornou-se sócio do BTG Pactual, após vários lances de sorte que evitaram a perda de bilhões (obviamente também muito trabalho e competência).
- O ambiente altamente competitivo premiava quem faltava a aniversários de casamento e outros compromissos "menos importantes" que o banco. Pessoas que pediam demissão eram ovacionadas (no melhor estilo "escola do BOPE", ou seja, aplaudiam a saída de mais um concorrente).
Essa reportagem também parece ser uma propaganda para o IPO que o BTG Pactual está preparando. Desconfio que, como quase todo IPO, It will be Probably Overpriced !

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem só de petróleo vive o homem.


Notícia de hoje indica que a Petrobrás começará a operar o maior campo de gás do Brasil.
Isso faz lembrar que o valuation das principais petrolíferas da bolsa - OGX e PETR - não costuma levar em conta as grandes reservas de gás que essas empresas tem. Olho no lance!
-